Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Joinville: Planície x Serra Dona Francisca x Serrana


DSoares
 Share

Recommended Posts

São Palmeiras, Renan.

 

Coqueiro não aguentaria um mês de verão ali!

 

Ah, aqui na minha região Palmeira é só esta daqui:

 

Acai%202%20-%20PA.jpg

 

As que aparecem nas fotos do Diego, eu sempre chamei de coqueiro :laugh: :laugh: :laugh:

 

Renan, essas que aparecem na tua foto eu chamo de palmito juçara (Euterpe edulis), que tem aos montes aqui em Joinville, mas somente na Floresta Ombrófila Densa ( que ocorre em quase toda a extensão territorial de Joinville, menos na região serrana)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 184
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Diego e Bruno, ou estou confundindo as coisas, ou aqui na minha região estas árvores têm nomes

diferentes, hehehe !

 

Em todo caso, não sabia que estas palmeiras existiam de forma natural na floresta ombrófila mista.

 

Eu sinceramente não visualizei nenhuma no planalto sul.

 

abraços botânicos

Link to comment
Share on other sites

Caracas, Soares! Tu manja de botânica!

 

Bruno, eu sou o que se pode chamar de engenheiro por acaso. :laugh: Aprendi a gostar de Engenharia Ambiental e acabei me formando neste curso. Mas sempre gostei de geografia, sobretudo a parte "natural" da matéria. Daí a gente vai se virando como pode mesmo hehehe

Link to comment
Share on other sites

Diego e Bruno, ou estou confundindo as coisas, ou aqui na minha região estas árvores têm nomes

diferentes, hehehe !

 

Em todo caso, não sabia que estas palmeiras existiam de forma natural na floresta ombrófila mista.

 

Eu sinceramente não visualizei nenhuma no planalto sul.

 

abraços botânicos

 

Renan, não deves ter visto no planalto sul porque dentro de um mesmo ecossistema há variações botânicas e climáticas. O topo do Planalto Sul é mais frio que a região da minha estação, que se encontra numa área de transição climática e botânica.

 

Mas mesmo no sítio da família, já em Campo Alegre, ainda há palmeiras.

Link to comment
Share on other sites

Véio de guerra..essa geada foi fichinha para o nevão de agosto de 2010 :laugh:

DSC03300.jpg

 

 

Bela imagem do carrao ao lado da geada! :good2:

 

Sds.

 

Valeu, Silvio. Faço questão de registrar o "galo véio" junto à paisagem. Mas ainda procuro um carro mais alto, pois algumas estradas rurais judiam demais do bichinho. :D

Link to comment
Share on other sites

Espetáculo Diego.Amigo pelo que vi tua estação não está na parte mais fria do terreno :ok:

Aqui mais na canhada" vai pegar temperatura mínima menor. :good2:

 

Valeu, Paulo. Qual localização exata você me sugere?? Abs.

Perto da Palmeira(popularmente chamado de coqueiro pelos gaúchos) ou perto do xaxim. :ok: :good2:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Até dia 25 de Julho de 2011 - Joinville Serrana

 

JulhoParcialdia25.jpg

 

Aqui, um breve comparativo entre as duas estações: primeiro gráfico contempla as máximas e o segundo, as mínimas

 

Maxeminplanicieeserrana.jpg

 

Ficou meio poluído, eu sei, mas é a maneira mais fácil de se analisar e tecer comentários a respeito.

 

Meus comentários farei assim que sobrar um tempo (creio que depois do almoço) :D

Link to comment
Share on other sites

Essa segunda metade de julho foi um estrago completo!

 

Se mantivéssemos um padrão médio de comportamento para o mês, já seria espetacular. Entretanto, foi ruim....

 

Bruno, essa segunda metade foi uma lástima e não vejo, ao menos aqui na minha região, como recuperar uma média mais baixa em julho...

 

Os dias estão monótonos por aqui....e para piorar, hoje ainda abriu um baita sol e já chegamos a 25 graus...

 

Se ao menos a MP do início do mês tivesse chegado em cheio para esta região, aquela semana gelada seguraria a média por mais alguns dias ainda..mas pode ver que nem registrei a mínima do ano neste última MP, fato que ficou a cargo daquela MP do final de Junho...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, busquei os dados de máxima de uma estação em Campo Alegre (Faxinal), para ver se a minha estação poderia estar esquentando demais. Embora haja algumas diferenças entre os sítios das estações e as condições pela região variam em poucos km (pode estar com um baita nevoeiro em uma das estações, e em outra um sol de rachar), os dados foram muito parelhos, como mostra o anexo.

5a4e89354d01d_faxinaleserrana.jpg.7beeeb9b0c7deb106a9acfeaa850369b.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Chama minha atenção alguns dias em que a amplitude diária é muito alta, acima de 20ºC.

 

Pois é Renan....nestes dias, o resquício da MP ainda persistia pela região, ocasionando um frio vampiro...

Dia 10: 0,0° a 24,0° -> amplitude: 24,0°!!!

 

Dia 12: 6,6° a 26,3° -> amplitude: 19,7°

 

Dia 16: 5,5° a 26,6° -> amplitude: 21,1°

 

De matar, hein? Aquele de 0° a 24° chega a ser caricatural. Só faltava ser de 0° a 30°, hehe.

 

Abraços variáveis!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Algumas considerações:

 

- Amplitudes monstro desde junho.

- bom vento em agosto, com 40 km/h. A estação fica em um local pouco ventoso.

- Apresenta boas mínimas, mas tenho apenas um fato que me chama a atenção: apresentou, até agora, 5 meses com temperatura negativa. Por mais que minha mínima absoluta fique acima do Castelinho e de CDJ, por exemplo, chama atenção o fato de que entre essas estações a minha foi a única com uma negativa em maio ainda :good2:

 

Pelo menos ganhei em alguma coisa contra essas gigantes hehehehehhe

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Carlão e Caio....verificar os dados desta estação realmente é muito empolgante.

 

Mas há de se convir que está localizada a mais de 800 metros de altitude, próximo a borda da serra do mar.

 

Aliás, aproveitando, estou quase certo que mudarei a estação de local, tudo em prol da tentativa de disponibilizar os dados online. Vamos ver se vai dar certo.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

É importante ressaltar que:

 

- Em Abril perdi os dados entre o dia 14 e 24, quando fui obrigado a resetar. Entretanto, tinha salvo os dados desde o início da instalação, que ocorreu em 10 de fevereiro. Assim, temos:

 

-> Mínima fevereiro 2011 (no período compreendido): 14,9ºC no dia 19.

-> Mínima março 2011 (mês completo): 10,4ºC no dia 17.

-> Mínima abril 2011 (ocorreu nos 14 primeiros dias do mês): 6,2ºC no dia 7.

Link to comment
Share on other sites

Aí a La-Niña não afetou tanto o volume de precipitação quanto o verificado no Castelinho.

 

Houveram 3 máximas acima de 32C, enquanto que no Castelinho houve apenas um dia assim. Entretanto, a máxima do Castelinho foi mais alta: 33,7C!

 

Verdade, Bruno. Estava reparando que essa semana escaldante aqui na região foi responsável por 3 máximas acima de 32ºC. Entretanto, tive máxima absoluta menor até mesmo que medalhões do frio no Planalto Norte Catarinense, como Major Vieira e União da Vitória (PR).

Conversei com o pessoal que mora ao lado da minha estação, eles me falaram que de dia era quente, mas de manhã e de noite ficava muito agradável. A julgar pelos dados, as mínimas em alguns dias ficaram na casa dos 10 ºC.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Como tive que trocar de softwares algumas vezes durante o último quarto do ano de 2011, perdi os resumos da minha estação aqui na planície, em Joinville.

 

Entretanto, pelos cálculos do wunderground (uma pena que algumas mínimas foram perdidas pelo WU), minha estação Joinville Planície ficou assim:

 

Temperatura máxima: 39.4ºC(23 de dezembro de 2011)

Temperatura mínima: 2.7ºC (28 de junho de 2011). Neste dia outra estação da Defesa Civil de Joinville registrou 0,6ºC!

Média anual: 20.4ºC, a qual considero uma média muito boa e abaixo do que geralmente é verificado em Joinville.

 

Chuva: 2524,5 mm (O ideal seria arredondar para uns 2600 mm, devido a falha em alguns dias do poluviômetro)

 

É isso pessoal!

 

Esse ano acho que será mais quente por aqui....esse fevereiro está, em média, quase 1ºC mais quente que fevereiro de 2011.

Link to comment
Share on other sites

Caramba Diego, como chove em Joinville. 2600 mm num ano é muuuuita coisa!

Abs, muito bons seus dados. E como disseram, muito bom o clima na serra ai!

 

João, em compensação esse ano, até o momento, não choveu quase nada...tenho que verificar meus dados, mas acho que somando os primeiros dois meses do ano não chega a 200 mm...enquanto que no ano passado apenas janeiro registrou mais de 600 mm!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro 2012 - Joinville Serrana

 

fevereiro2012completo.jpg

 

Mês horrível. Média de 21 graus é pra acabar. As mínimas também foram elevadas para o local, mas mesmo assim em alguns dias dava para puxar um cobertor...

 

As máximas também foram relativamente elevadas, com destaque para os 32,1 graus, alcançados em dois dias consecutivos naquela onda de calor do início de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

Joinville Serrana

 

Março

 

maro2012completo.jpg

 

Reparem na mínima do dia 29 de março: 2,6oC! Achei um excelente valor! Foi um dos menores de todas as estações do Planalto Norte, empatando com a fria Itaiópolis!

 

Eu até registrei algumas fotos de uma geada, fraca e isolada, na região da minha estação neste dia! Aqui vão elas.

 

IMG331.jpg

 

IMG333.jpg

 

IMG335.jpg

 

IMG336.jpg

 

IMG337.jpg

 

Abril até o dia 18

 

abril2012at18.jpg

 

Reparem que a mínima de hoje foi de 10,3oC, o que se configurou na menor mínima de TODAS as estações do planalto norte catarinense no dia de HOJE, 18/04/2012

 

Anual até dia 18

 

anual2012at18abril.jpg

 

É isto. Obrigado! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Então pariu aquela mínima de março! 2,6C!

 

Valor muito abaixo do verificado em Ctba, logo ao lado.

 

Verdade, Bruno..hoje tive que subir a serra e aproveitei para baixar os dados...e hoje o pessoal que mora lá estava, de fato, lá hehehe

 

Outro valor muito bom foi um 8 graus no dia 10 de março...bem abaixo do resto do planalto norte...

Link to comment
Share on other sites

Como tá a questão do sinal 3G?

 

Infelizmente não há nem sinal pela região. A minha estação fica, infelizmente, muito isolada.

 

Eu montei um esquema com uma outra estação que eu tenho e ela funcionou (aqui na cidade mesmo) sob sinal 2G durante um mês a fio, sem problemas.

 

Agora, estou tentando arranjar um local na serra também, próximo a uma antena de celular, para tentar colocar esta minha outra estação para funcionar mesmo com 2G...mas até agora tá difícil... ;/

Link to comment
Share on other sites

Então pariu aquela mínima de março! 2,6C!

 

Valor muito abaixo do verificado em Ctba, logo ao lado.

 

Verdade, Bruno..hoje tive que subir a serra e aproveitei para baixar os dados...e hoje o pessoal que mora lá estava, de fato, lá hehehe

 

Outro valor muito bom foi um 8 graus no dia 10 de março...bem abaixo do resto do planalto norte...

 

 

Sensacionais os dados! Muitas mínimas de respeito!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.