Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

O sul do RS as cidades já estão bem frias, desde Uruguaiana até Chui, Canguçu agora com 11.5°C.

 

Por aqui os dias estão monótonos, estabilidade dignia de clima tropical, mais um dia nubldão e ameno, sem frio nem calor, 22°C agora, agora só na espectativa do ciclone trazer ar polar, to otimista com relação as mínimas para os próximos dias :D

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Esse ciclone está mais ventoso que o normal aqui em POA. O Centro da cidade, por estar ao lado do Guaíba (uma região livre de obstáulos) está impressionante. As janelas não páram de assoviar e da minha janela avisto uma Guaíba crespo.

 

No aeroporto Salgado Filho a rajada máxima atingiu 63 km/h. Aqui no centro imagino que já passou dos 70 km/h :girlwitch: :girlwitch:

Certamente passou dos 70! Aqui em casa atingi 60,7 km/h a pouco, a primeira ou segunda maior rajada do ano. Na RBS deu rajada de 79 km/h às 11 h! :good2:

 

Aqui tenho 20,8° com 58% e vento ONO a 22,2 km/h.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone está mais ventoso que o normal aqui em POA. O Centro da cidade, por estar ao lado do Guaíba (uma região livre de obstáulos) está impressionante. As janelas não páram de assoviar e da minha janela avisto uma Guaíba crespo.

 

No aeroporto Salgado Filho a rajada máxima atingiu 63 km/h. Aqui no centro imagino que já passou dos 70 km/h :girlwitch: :girlwitch:

Certamente passou dos 70! Aqui em casa atingi 60,7 km/h a pouco, a primeira ou segunda maior rajada do ano. Na RBS deu rajada de 79 km/h às 11 h! :good2:

 

Aqui tenho 20,8° com 58% e vento ONO a 22,2 km/h.

 

Abraços ciclônicos!

 

Se bateu em 79km/h ali na RBS que fica na Av. Ipiranga, aqui no alto do prédio que estou e que fica ao lado do Guaíba deve ter encostado nos 90 km/h! :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

"Café: novos modelos matemáticos da meteorologia deixam alarmados os cafeicultores: chuvas de valor agronômico só deverão chegar ao sul de Minas em novembro. A próxima florada está sob risco. Preços sobem mais de 500 pontos em N. York."

 

Alarmismos a parte, o ano mais seco já registrado na região cafeeira e no sudeste em geral foi 1963, quando só voltou a chover em novembro. Naquele ano houveram grandes incêndios no Paraná também.

Curiosamente, em 63 houve El Niño no Primeiro semestre, e virada para La Niña no final do ano/início de 1964, com PDO negativa também! Seria o ano de 1964 um possível análogo com 2011??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

"Café: novos modelos matemáticos da meteorologia deixam alarmados os cafeicultores: chuvas de valor agronômico só deverão chegar ao sul de Minas em novembro. A próxima florada está sob risco. Preços sobem mais de 500 pontos em N. York."

 

Alarmismos a parte, o ano mais seco já registrado na região cafeeira e no sudeste em geral foi 1963, quando só voltou a chover em novembro. Naquele ano houveram grandes incêndios no Paraná também.

Curiosamente, em 63 houve El Niño no Primeiro semestre, e virada para La Niña no final do ano/início de 1964, com PDO negativa também! Seria o ano de 1964 um possível análogo com 2011??

 

Sds.

 

Cara, excelente análise. O ano de 1964 teve média de 18,9C em POA (leve anomalia negativa) e os meses de junho e julho tiveram anomalias negativas de -2C.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas na tarde de hoje

 

Picture13.png

 

O vento sopra de Sul e a sensação é muito agradável no interior do estado. Faz calor no Norte pioneiro e nas áreas planas do interior do litoral. A temperatura é de 23°C em Curitiba, 24°C em São José dos Pinhais, e 21,9°C em Planalto. Entre Umuarama e Maringá as temperaturas estão mais baixas. Agora faz 19°C em Goioerê e 18°C em Umuarama e Maringá!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é Brunão, idem aqui no Paraná, o ano de 1964 teve anomalia negativa, e junho e julho abaixo da média!!

Além disso, as coincidências entre o ano atual e 1963 não páram por aí. Em 63 o verão foi fortíssimo, com vários recordes de calor em janeiro em SC, e forte onda de frio no início de agosto com muita neve, seguida de calor e seca em agosto e setembro!!

O inverno de 1963 foi muito seco em São Paulo, parece que ficou 150 dias sem chover na capital.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Brunão, idem aqui no Paraná, o ano de 1964 teve anomalia negativa, e junho e julho abaixo da média!!

Além disso, as coincidências entre o ano atual e 1963 não páram por aí. Em 63 o verão foi fortíssimo, com vários recordes de calor em janeiro em SC, e forte onda de frio no início de agosto com muita neve, seguida de calor e seca em agosto e setembro!!

O inverno de 1963 foi muito seco em São Paulo, parece que ficou 150 dias sem chover na capital.

Sds.

 

Mein Gott! Idêntico ao ano de 2010 até o presente momento. Apenas a enorme onda de calor desse ano ocorreu final de janeiro/início de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza Carlão, ainda tem muita água pra passar debaixo da ponte!!

Previsão de longo prazo pra chuva tem muita variabilidade. Citei o texto da Somar mais pra fazer uma comparação de tendência e analogia entre os anos citados. Acho muito cedo também pra apostar em alta continuada no café, quanto mais baseada em modelos de chuva pra mais de 15 dias.

Citei o texto mais pra ressaltar mesmo as semalhanças com o ano referido!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Brunão, idem aqui no Paraná, o ano de 1964 teve anomalia negativa, e junho e julho abaixo da média!!

Além disso, as coincidências entre o ano atual e 1963 não páram por aí. Em 63 o verão foi fortíssimo, com vários recordes de calor em janeiro em SC, e forte onda de frio no início de agosto com muita neve, seguida de calor e seca em agosto e setembro!!

O inverno de 1963 foi muito seco em São Paulo, parece que ficou 150 dias sem chover na capital.

Sds.

 

Mein Gott! Idêntico ao ano de 2010 até o presente momento. Apenas a enorme onda de calor desse ano ocorreu final de janeiro/início de fevereiro.

 

Pois é Soares, pra se ter uma idéia, em janeiro de 63 fez 44C em Orleans-SC. Já em Agosto, -8.2C em São joaquim, -8.4C em Castro, e -10C em Caçador.

 

Olha o estrago em Janeiro de 1963:

 

83864 - Porto União. 35,9-07/63

83920 - São Joaquim. 30,4-06/63

 

83919 - Bom Jesus. 32,5-04/63

83942 - Caxias do Sul. 34,6-06/63

83881 - Iraí. 42,2-03/63

83914 - Passo Fundo. 35,6-02/63

83907 - São Luiz Gonzaga. 39,4-03/63

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Essa semana será a mais quente do ano até agora. Nenhum dia com temperatura máxima inferior a 35ºC. Só quem conhece aqui ou a região pra saber que inferno é essa época.

Rodrigo, em 2003 quando morava em BSB a primeira chuva só veio no dia 06 de outubro! Antes disso a capital federal registrava máximas de 33C todo dia!

 

Bruno,

Não me lembro de a 1ª chuva da estação ter acontecido apenas em outubro aqui em Goiânia. Mas pelo caminhar das previsões, pode ser esse ano. Contudo os mapas colocam chuvas a partir de 23 de setembro. Com esse calor que está fazendo, pode apostar que ocorrerão temporais por demais intensos.

Ô saudades de Canela e São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

ESTE TEM TUDO PARA TER SÉRIOS PROBLEMAS NA SAFRA DE VERÃO NO CENTRO-SUL, ESTÁ PINTANDO UMA SECA BEM MAIÚSCULA!!!

 

EM SC TEM VASTAS ÁREAS EM QUE A ÚLTIMA CHUVA DECENTE FOI A 35/40 DIAS ATRÁS. O ATRASO NO PLANTIO DA SAFRA DE VERÃO VAI SEGUINDO, NO PR ESTÁ PIOR.

 

AQUI DO DIA 14/08 ATÉ HOJE DEU UM DIA DE CHUVA.

Link to comment
Share on other sites

ESTAÇÃO VENTOSA É ÁGUA DOCE!!

 

HOJE CHEGOU A 112,1 KM

 

3 HORAS COM VENTO MÉDIO DE 47/49 KM.

 

LÁ É TOPO, MAS NÃO SE COMPARA COM O MORRO DA IGREJA, OS CAMPOS DE PALMAS, DEPOIS DO MORRO DA IGREJA, SÃO IMBATÍVEIS!

Aqui deve ser pouco vento, afinal da meia-noite até o meio-dia de hoje, a média das rajadas foi de 63,4 km/h... :laugh: :laugh: :laugh: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

 

E durante duas horas vento médio de 44km/h e no período vento médio acima de 40 km/h... :girlwitch: :girlwitch:

E isto que está 1300m abaixo do Pico da Igreja e uns 600m abaixo de Palmas... :hang1: :hang1: :hang1: :hang1: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

A temperatura disparou hoje à tarde, chegou a 33°C aqui em casa e 32.6°C no INmet, um baforil quente, vento norte é uma merda mesmo, ainda sim ta 27°C agora, e a atmosfera ficando seca, desde começo de Agosto até agora só tive 2 dia de chuva, na verdade foi durante a noite, e em uma delas foi um acumulo ridículo, agora no período diurno nao vejo chuva desde então. Na verdade eu to gostando desse clima seco, porque é incomum pra cá :yes:

Link to comment
Share on other sites

Forte neblina baixou há pouco, com o vento SW constante e gelado! Ares invernais de volta. Só faltou a chuva em bom volume..

 

Igor....pelo que percebi, no PR choveu bem apenas em Foz do Iguaçu, pois no norte não choveu praticamente nada.......

 

Pra não dizer nada, tive 4 mm. Mas foi isso mesmo, choveu bem apenas na fronteira oeste.

Link to comment
Share on other sites

Picture3.png

 

O frio da massa polar avança pelo terceiro planalto deixando a madrugada fria sobre o interior do estado. Em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Francisco Beltrão, maiores cidades do Oeste e Sudoeste do estado, a temperatura é de 10°C. No Leste e no Norte pioneiro as temperaturas estão um pouco mais altas. Na beira da praia a temperatura é de 21,8°C

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu claro, mínima em torno de 14ºC e umidade baixando, com temperatura em elevação...

 

Agora, 20ºC e umidade de 43%...podem acreditar, essa umidade nesse horário da manhã é baixa para Joinville...

 

Ontem a noite, em 30 minutos a temperatura subiu quase 5ºC novamente....interessante de monitorar, ao menos...

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu claro, mínima em torno de 14ºC e umidade baixando, com temperatura em elevação...

 

Agora, 20ºC e umidade de 43%...podem acreditar, essa umidade nesse horário da manhã é baixa para Joinville...

 

Ontem a noite, em 30 minutos a temperatura subiu quase 5ºC novamente....interessante de monitorar, ao menos...

 

Por aqui mínima de 12,9°C umidade esta em 55%, será o recorde de umidade mais baixa em Joinville ? que é aqui de 26%. acho qu vc deva registrar umidade inferior a 30% Diego. e eu tb.

Link to comment
Share on other sites

O nordeste de SC em maio/junho/julho estava entre as áreas mais chuvosas do país também.

 

Por aqui o dia hoje está espetacular, tá com cara de dia californiano, daqueles que passam na tv haah, 21°C céu completamente limpo e um azul muito forte, bem prateado, da pra ficar de bermuda em casa sem sentir frio, fazer exercício sem suar que nem um animal, meu sonho de consumo de verão :)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive modesta mínima de 11,7°. Deu 11,4° no INMET e 13,4° no prédio da RBS. A mínima por lá foi bem alta se temos em vista que houve vento durante toda a noite. Em função disso, Tramandaí não baixou dos 13,3°, mas Torres, que tinha vento NO (do continente), caiu para 9,2°. No litoral o vento é tudo!

 

Caminhamos a passos largos para a máxima do RS, isso com vento E e perto do litoral. Somos imbatíveis!! Agora tenho 22,4° com 46% e venta de ESE a 14,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui eu esperava uma mínima melhor, nao sei qq deu, talvez foi a nebulosidade, agora ta nublado como de costume, mas ta muito bom assim, sol e tempo limpo ontem, e nublado hoje, nem excesso nem escassez do sol :yes: , e estação do inmet de Indaial está mais baixa do que a de SJ :D

 

Pois é...por aqui na estamos na mesma situação que no vale do Itajaí...

 

Minha mínima também ficou alta...15 e uns quebrados...mas a máxima também não passou ainda de SJ...estou com 19ºC.

 

Nublado a com um ventinho que baixa um pouco a sensação...

 

E eu desdenhei a previsão da RBS dizendo que a nebulosidade iria avançar sobre essas áreas, ainda mais depois de um dia igual ao de ontem..... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.