Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Globonews falou agora em coisas horríveis por temporais no MS. Carros arrastados pelo vento e torres de alta tensão retorcidas.

 

Tornado ?

 

Por aqui, a chuva chegará em breve, e promete vir com força. Cidades relativamente próximas daqui, há 80/100km à oeste, já estão com chuva, de acordo com os dados do INMET.

Tempo nublado e abafado, 24ºC.

Link to comment
Share on other sites

Bastante coisa pra falar, mas vamos começar pelas fotos do Bruno: local fantástico. Totalmente diferente daquilo que já visitei no RS. Quanto as ovelhas, minha família tem algumas em Campo Alegre também, mas elas ficam em uma ribanceira impensável de existir pelas bandas aí da estância... :laugh:

 

Agora, te pergunto: a produção de arroz aí em Uruguaiana funciona de que forma? Digo isso por que aqui em Joinville eles produzem arroz irrigado, deixando a plantação totalmente coberta com água com as sementes plantadas, na espera do crescimento das plantas. É assim lá também?

 

E aqui em Joinville, agora, chuviscos, temperatura em torno de 19 graus. Estive próximo da baia da Babitonga, agora no almoço, e o tempo estava muito mais fechado que em Joinville, com chuva insistente, porém fraca a moderada.

Link to comment
Share on other sites

ESCREVENDO de dentro do bus para Livramento. Lotado o leito. Ouro e Prata oferece wireless e diz que funciona na maior parte do trecho. A ver. Estrada esburacada, netbook tremendo.

 

Cara, se está tremendo é pq o motorista é maneta ou está bêbado! A BR-290 está, e sempre foi, um tapete até Uruguaiana!

 

A volta tu pode fazer de avião. O custo do vôo direto entre Rivera e POA está em USD 80,00.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia emocionante por aqui: muitas nuvens, pouca amplitude térmica e muito vento SE a partir da tarde. Maior rajada de 37,4 km/h. Tive variação de 15,4° a 22,0°. Menor u.r. de 70%.

 

Agora faz 16,7° com 84% e venta de ESE a 10,5 km/h. Devo ficar em 15,5° na mínima, se muito.

 

Está difícil de limpar esse tempo, mesmo. Quê nhaca! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma viagem rapida a SP, ja de volta aos tropicos do litoral sul baiano :heat:

Tanto na ida como na volta (via Vitória ES), muita nebulosidade, chuva e turbulencia no voo.

 

Hoje na viagem vindo de Vitória, tive a impressão de ter visto uma araucaria na altura de conceição da barra ES (quase divisa com a BA), e ao nivel do mar!! Não tinha nem 2 metros de altura, e era bem deformada. Mas a formação da copa, era mesmo de araucaria. Como faço esta viagem com frequencia, na próxima vez vou tentar tirar fotos. Se confirmado, pode ser talvez a araucaria mais ao norte ja registrada ao nivel do mar, não?

Link to comment
Share on other sites

Choveu bem menos hoje, 8 mm até o momento, chuva tranquila. Pouca variação da temperatura também: 17,8°C / 20,2°C.

Chove muito fraco agora, com ruídos de trovoadas em aproximação e o vento sopra de norte. A pressão continua caindo, agora em 1006 hPa, sinal de mais chuvas e possíveis temporais pela região. Registro 18,9°C com URA de 93%.

 

No sábado a noite, um raio matou 43 cabeças de gado em Paranavaí. Todo o rebanho já estava pronto para o abate!

Link to comment
Share on other sites

Neste momento estou rodeado por baixas pressões, uma pelo Atlântico, outro centro no MS, um cavado em altos níveis por MG até o Atlântico, outro cavado extenso desde o Paraná até Argentina, e uma VC vórtice ciclônico perto da região de Buenos Aires.

 

Hoje mais um dia pegajoso e umido, ora chuvisco ora chuva mais forte. 19.9°C

Link to comment
Share on other sites

HOJE NO CORREIO DO ESTADO:

 

Famílias confirmam passagem de tornado

 

Terça-feira, 28 de setembro de 2010 12:00

 

Sílvia Tada e Daniella Arruda

 

Trabalhadores rurais do Assentamento Estrela Campo Grande relataram que o fenômeno que atingiu a região da saída para Três Lagoas e derrubou nove torres de transmissão de energia da Eletrosul, foi um tornado. Barracos que estavam na linha do redemoinho ficaram destruídos, enquanto outros vizinhos ficaram com as moradias quase intactas, apenas com telhas afetadas. "O vento foi levando tudo, rodando. Eu e meu filho corremos para outro cômodo e nos agarramos à estrutura, que chegou a tombar", relatou Eder Ferreira dos Santos, de 42 anos, que teve a casa de madeira destruída. Apenas a porta e as vigas de sustentação permaneceram em pé.

 

A vizinha Aparecida Eising Medeiros, de 32 anos, também ficou sem casa, sem roupas e a filha ficou ferida após a queda de vigas de madeira. "Na hora da tempestade, ficamos dentro de casa, rezando para que nada de ruim acontecesse conosco. Vi minhas coisas voando, com baldes e mantimentos". A filha, Joana Carolina, de 12 anos, foi levada por vizinhos para um pronto-socorro.

 

A poucos metros dali, a casa de Solange Morais da Silva, de 37 anos, ficou sem algumas telhas, mas a lona e as tábuas de madeira permaneceram intactas. "Só ouvimos um barulho muito forte, os ventos e a chuva. Alguns vizinhos perderam tudo, mas aqui somente o mandiocal deitou com a força do vento e um galho de uma árvore maior caiu".

Link to comment
Share on other sites

Temporal provoca quatro mortes em Três Lagoas

 

Terça-feira, 28 de setembro de 2010 10:33

 

Rosana Siqueira

 

Um temporal que começou ontem às 11h50 min e durou cerca de uma hora, deixou quatro vítimas fatais e arrancou pelo menos 200 árvores em Três Lagoas. A chuva intensa provocou ventos de alta velocidade (cerca de 80 km por hora) e chuva de granizo. A precipitação atingiu cerca de 30 milímetros.

 

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Três Lagoas, Germano Molinari, o temporal criou uma espécie de corredor que atingiu a cidade de ponta a ponta, trazendo "danos razoáveis em cerca de 80% do município", frisou.

 

Quatro pessoas morreram durante a tempestade. " Com a força do temporal as casas ruíram provocando quatro mortes", frisou o chefe de gabinete.

Link to comment
Share on other sites

Nossa nem imagino o que seja 114 dias sem chuva. Se Florianópolis tivesse um período como esse em pleno verão seria um dos principais destinos turísticos de veraneio no mundo. Pena que o clima daqui é uma porcaria pra curtir as férias, é mais fácil ganhar na mega-sena do que pegar uma semana de sol em Florianópolis.

Link to comment
Share on other sites

Nossa nem imagino o que seja 114 dias sem chuva. Se Florianópolis tivesse um período como esse em pleno verão seria um dos principais destinos turísticos de veraneio no mundo. Pena que o clima daqui é uma porcaria pra curtir as férias, é mais fácil ganhar na mega-sena do que pegar uma semana de sol em Florianópolis.

 

O Litoral Norte do RS também é assim parecido com Floripa. No verão, quando pego a free-way para ir ao litoral nos fds, invariavelmente o tempo nubla quando eu chego em Osório e faço a curva para a esquerda (rumo ao norte). A temperatura também desaba ali em Osório. Não é a toa que instalaram um parque eólico na região e a free-way é a única estrada que conheço que instala placas de atenção devido ao vento excessivo. Eu sempre digo que em Osório o vento faz a curva, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Mas implicam com a chuva hein?

Um dos fenômenos mais belos da natureza!

114 dias de sol a pino direto?

Prefiro morrer do que morar em um lugar seco assim.

Apenas minha réles opinião.

Sds.

 

Gosto não se discute!

 

Se pudesse moraria num local de clima mediterrâneo, com dois ou três meses de chuva normal (entre 100 e 150 mm mensais) e o resto do ano com cerca de 30 mm mensais, isto é, chuva apenas para dar uma regadinha na vegetação local (já adaptada ao menor índice pluviométrico). :good:

Link to comment
Share on other sites

O Litoral Norte do RS também é assim parecido com Floripa. No verão, quando pego a free-way para ir ao litoral nos fds, invariavelmente o tempo nubla quando eu chego em Osório e faço a curva para a esquerda (rumo ao norte). A temperatura também desaba ali em Osório. Não é a toa que instalaram um parque eólico na região e a free-way é a única estrada que conheço que instala placas de atenção devido ao vento excessivo. Eu sempre digo que em Osório o vento faz a curva, hehehehe

Por aqui existem placas de atenção ao vento lateral na rodovia Santos Dumont, no trecho que passa ao lado do aero de Viracopos.

Noite agradável, úmida, com 17ºC e céu parcialmente nublado. Vento fraco.

Link to comment
Share on other sites

O Litoral Norte do RS também é assim parecido com Floripa. No verão, quando pego a free-way para ir ao litoral nos fds, invariavelmente o tempo nubla quando eu chego em Osório e faço a curva para a esquerda (rumo ao norte). A temperatura também desaba ali em Osório. Não é a toa que instalaram um parque eólico na região e a free-way é a única estrada que conheço que instala placas de atenção devido ao vento excessivo. Eu sempre digo que em Osório o vento faz a curva, hehehehe

Por aqui existem placas de atenção ao vento lateral na rodovia Santos Dumont, no trecho que passa ao lado do aero de Viracopos.

Noite agradável, úmida, com 17ºC e céu parcialmente nublado. Vento fraco.

 

Eu acho impressionante esse vento localizado de Campinas. Não consigo encontrar variáveis que expliquem o vento verificado aí. A região não é um topo e não se encontra no litoral, onde normalmente o gradiente de temperatura entre terra e mar traz ventania. :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho impressionante esse vento localizado de Campinas. Não consigo encontrar variáveis que expliquem o vento verificado aí. A região não é um topo e não se encontra no litoral, onde normalmente o gradiente de temperatura entre terra e mar traz ventania. :girlwitch:

As explicações existentes relativas ao relevo até hoje publicadas tem sua razão, porém somente elas não convencem. Se fosse assim, uma área maior do estado de SP teria esse regime de ventos fortes em infiltração marítima ou pré-frontal.

Estou estudando isso, quem sabe um dia chego a alguma conclusão :mosking:

Link to comment
Share on other sites

O Litoral Norte do RS também é assim parecido com Floripa. No verão, quando pego a free-way para ir ao litoral nos fds, invariavelmente o tempo nubla quando eu chego em Osório e faço a curva para a esquerda (rumo ao norte). A temperatura também desaba ali em Osório. Não é a toa que instalaram um parque eólico na região e a free-way é a única estrada que conheço que instala placas de atenção devido ao vento excessivo. Eu sempre digo que em Osório o vento faz a curva, hehehehe

Por aqui existem placas de atenção ao vento lateral na rodovia Santos Dumont, no trecho que passa ao lado do aero de Viracopos.

Noite agradável, úmida, com 17ºC e céu parcialmente nublado. Vento fraco.

 

 

Marcelo, e esse vento próximo ao Viracopos não prejudica a aviação no local?? Aqui em Joinville, nosso (quase) combalido aeroporto tem dois problemas cruciais: mau tempo, sobretudo neblina, e um famoso vento de cauda, que os comandantes da Gol insistem em abortar os pousos, mesmo com tempo bom.. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, e esse vento próximo ao Viracopos não prejudica a aviação no local?? Aqui em Joinville, nosso (quase) combalido aeroporto tem dois problemas cruciais: mau tempo, sobretudo neblina, e um famoso vento de cauda, que os comandantes da Gol insistem em abortar os pousos, mesmo com tempo bom.. :russian:
Não, pois a pista segue o sentido sudeste, acho que já pensaram nisso quando construíram o aero! Não tem aquelas ventos loucos em altitude, é mais em superfície mesmo.

De vez em quando vira um avião ou cai um hangar, mas nada demais :laugh: :laugh: Quem quiser, tem um estudo sobre o assunto: http://www.servicos.hd1.com.br/ventonw/raja1.html

Link to comment
Share on other sites

Nossa nem imagino o que seja 114 dias sem chuva. Se Florianópolis tivesse um período como esse em pleno verão seria um dos principais destinos turísticos de veraneio no mundo. Pena que o clima daqui é uma porcaria pra curtir as férias, é mais fácil ganhar na mega-sena do que pegar uma semana de sol em Florianópolis.

 

Para um joinvilense, o clima de Floripa já é considerado seco, hahaha :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bem, morei por 4 anos em Florianópolis. Não achei excessiva a chuva por lá... :prankster:

 

Mas talvez seja como o Tomasini. Gosto muito de dias nublados, de preferência frios e com vento. Praia nunca foi o meu forte, tanto que prefiro ir no inverno, para caminhar na areia - que estará provavelmente limpa - e contemplar a paisagem. Só de imaginar o calor... :negative:

 

Bem, posso colocar minha cadeira de praia no alto do Pico Paraná, à beira-mar, só que quase 2 km acima do oceano. Lá é mais... agradável! :good:

Link to comment
Share on other sites

Bem, morei por 4 anos em Florianópolis. Não achei excessiva a chuva por lá... :prankster:

 

Mas talvez seja como o Tomasini. Gosto muito de dias nublados, de preferência frios e com vento. Praia nunca foi o meu forte, tanto que prefiro ir no inverno, para caminhar na areia - que estará provavelmente limpa - e contemplar a paisagem. Só de imaginar o calor... :negative:

 

Bem, posso colocar minha cadeira de praia no alto do Pico Paraná, à beira-mar, só que quase 2 km acima do oceano. Lá é mais... agradável! :good:

 

 

POR ISSO QUE MORO AQUI...AZS VEZES ATÉ TEM CALOR TÓRRIDO DE 27/28°C!!!

 

NO DOMINGO ESTOU DANDO -1/1°C.

Link to comment
Share on other sites

Bem, morei por 4 anos em Florianópolis. Não achei excessiva a chuva por lá... :prankster:

 

Mas talvez seja como o Tomasini. Gosto muito de dias nublados, de preferência frios e com vento. Praia nunca foi o meu forte, tanto que prefiro ir no inverno, para caminhar na areia - que estará provavelmente limpa - e contemplar a paisagem. Só de imaginar o calor... :negative:

 

Bem, posso colocar minha cadeira de praia no alto do Pico Paraná, à beira-mar, só que quase 2 km acima do oceano. Lá é mais... agradável! :good:

 

É eu tenho quase o mesmo gosto, ficar torrando à beira-mar pra mim é uma visão dos infernos sério, praia eu gosto só no finzao do dia com aqueles últimos raios de sol inofensivos, suficiente para produzir vitamina D e se manter saudável. Gosto de chuva mas aqui no vale/norte de SC ela é por demasia tá louco. O problema nem é nem tanto a chuva e sim aqueles dias extremamente úmidos que deixa tudo mofando e transpirando é horrível! Os dias que mais contemplo são os ventosos, nublados e frios.

 

Hoje finalmente consegui ver sol desde segunda passada, está um dia quase que completamente limpo, temperatura em rápida elevação mas tá valendo :D 26.5C

Link to comment
Share on other sites

Por falar em sol, chuva e essas coisas, por aqui teremos pelo menos uma semana de tempo seco, estável, porém fresco. Até mesmo com noites frias. Sempre girando de 10° a 20°.

 

Hoje deu mínima de 15,5° com nevoeiro. Agora já está 25,6° com 61%, mas com vento NO a 9,3 km/h e pressão em 1001,9 mb. Quando entrar o ar frio é capaz de dar uma leve chovida e esfriar bem. A MetSul dá de 13° a 15° na virada do dia.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho impressionante esse vento localizado de Campinas. Não consigo encontrar variáveis que expliquem o vento verificado aí. A região não é um topo e não se encontra no litoral, onde normalmente o gradiente de temperatura entre terra e mar traz ventania. :girlwitch:

As explicações existentes relativas ao relevo até hoje publicadas tem sua razão, porém somente elas não convencem. Se fosse assim, uma área maior do estado de SP teria esse regime de ventos fortes em infiltração marítima ou pré-frontal.

Estou estudando isso, quem sabe um dia chego a alguma conclusão :mosking:

Não te mistério nenhum, aliás a explicação é bem parecida com o que ocorre com Solecity,em termos de vento dá uma surra em Canela... :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.