Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Eu sempre me pergunto isso. Para mim a resposta está na ânsia de se fazer sensacionalismo e drama.

Link to comment
Share on other sites

Maringá 110 mm... total 5 mm... :S

 

Luiz, eu ousaria dizer que se você tivesse que eleger climaticamente o pior mês do ano em Maringá, vc elegeria um mês de inverno, mais especificamente o mês de agosto. Estou correto?

 

Fim de inverno e início de primavera, sem dúvida.

 

O mês varia, mas agosto costuma ser bem ruim. Fumaça, poeira, secura, calor.

 

Simplesmente, preciso morar num lugar com chuva bem distribuída.

 

Não fui feito para deserto.

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Eu sempre me pergunto isso. Para mim a resposta está na ânsia de se fazer sensacionalismo e drama.

 

Beto,

 

Por acaso você viu a mensagem postada pelo Carlos e a outra do Igor, logo acima?

 

Por aqui há uma grande anomalia negativa.

 

Valeria verificar se no sudeste e centro-oeste também há.

Link to comment
Share on other sites

Maringá 110 mm... total 5 mm... :S

A mesma média de Curitiba. Se levarmos em conta que Curitiba tem bem menos horas de sol por dia que Maringá, então se supõe que a precipitação por lá é menos intensa e mais contínua do que aí. É efeito da dinâmica mais tropicalizada de Maringá (chuvas mais fortes e curtas) e também da maritimidade curitibana (chuvas mais fracas e constantes)

 

Por aqui choveu 17,6 mm na últia hora, grande parte entre meia-noite e 3:45. Tivemos até chuva forte logo na virada do dia. Ontem acumulei 8,5 mm.

 

Minha mínima foi de 15,9°. Agora faz 19,9° com 74% e venta de SSE a 7,6 km/h. Pressão em 1013,6 mb. O tempo não vai secar direito no final de semana.

 

Abraços paranaenses!

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Eu sempre me pergunto isso. Para mim a resposta está na ânsia de se fazer sensacionalismo e drama.

 

Beto,

 

Por acaso você viu a mensagem postada pelo Carlos e a outra do Igor, logo acima?

 

Por aqui há uma grande anomalia negativa.

 

Valeria verificar se no sudeste e centro-oeste também há.

 

Luiz, sim eu li e gostei das informações, realmente esse ano está mais seco que o normal e entendo a insatisfação de todo mundo, mas o que eu digo, e até de modo geral de como a mídia e as pessoas abordam o assunto todo o santo ano, como se fosse uma novidade entende? não foi a minha intenção de dizer que vocês estão fazendo sensacionalismo, de forma alguma não foi a minha intenção. Se todos ano é levantado o termo 'estiagem' por que não usar o termo 'estação seca' ?

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Até esta 6ª feira tinha chovido mais em São Paulo que Curitiba. Certo dizer que está acabando o período de seca por lá? O trópico de capricórnio passa no extemo Norte da Zona Norte de SP. Logo o desvio padrão no inverno é grande. Pode dar um inverno chuvoso (vide ano passado), como seco. Os invernos mais secos são maioria. Porém a falta de chuva está longe de se comparar como locais como Brasília, Belo Horizonte, ou mesmo o interior de SP. Não há comparação. Em termos de regime de chuva, vejo mais similaridade durante todo o ano entre SP e Curitiba do que entre SP e Belo Hoizonte, ou pior ainda, Brasília!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, passei o último feriadão de 20 de setembro aqui do RS em Uruguaiana, no pampa gaúcho. Por ser um local distante da realidade de muitos brasileiros (até mesmo de alguns portoalegrenses), resolvi trazer aqui para o fórum um pouco da realidade daquele lugar que muitos de vcs certamente não terão a oportunidade de conhecer devido justamente à distância. Eu acho lindo o lugar, além de trazer uma paz impressionante!

http://img820.imageshack.us/i/dsc00038g.jpg/

dsc00038g.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belíssima foto Bruno!!É a típica imagem do Pampa gaúcho que vem a cabeça quando se lembra da região!!Muito plano, vasto, lagoas e pradarias! :good2:

Um dia vou conhecder essa região de Uruguaiana. Já estive uma vez em Santa Maria e Bagé, mas não deu pra andar pela região e pelas fazendas!

Só não combina muito com a região o seu estilo mauricinho Porto alegrense!! :laugh: :laugh: :laugh:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hehehe!!!

Muito legal essa da rede!!! É na estância de sua família??

Vi uma muito bonita em Bagé, com casarões antigos e tal, mas ao invés de ovelhas haviam cavalos de raça,e é claro, crioulos! Essas estâncias parecem uma mistura do tradicionalismo gaudério, com aqueles ranchos famosos do Texas, tipo Dallas e os magnatas do Petróleo!! :laugh: :laugh:

O Pampa virou uma região tradicional no desenvolvimento genético de algumas raças de ovelhas, inclusive na expointer havia alguns eventos próprios para os criadores!!

No paraná tem algumas estancias em Guarapuava, mas a soja e o milho estão tomando muito espaço na região!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, é a estância do meu pai. Ele mora em Santana do Livramento, logo esse sim é guasca! Dá para olhar pela foto abaixo!

 

O meu avô cria na sua estância, em Alegrete, uma Cabanha de Ovinos Hampshire Down (cara preta) e Texel. Foi reservado de grande campeão dois anos atrás.

 

Meu pai (junto com a Dani):

http://img828.imageshack.us/img828/9521/dsc00040v.jpg

dsc00040v.jpg

 

Já minha mãe é portoalegrense típica que nem eu!

dsc00055pc.jpg

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Até esta 6ª feira tinha chovido mais em São Paulo que Curitiba. Certo dizer que está acabando o período de seca por lá? O trópico de capricórnio passa no extemo Norte da Zona Norte de SP. Logo o desvio padrão no inverno é grande. Pode dar um inverno chuvoso (vide ano passado), como seco. Os invernos mais secos são maioria. Porém a falta de chuva está longe de se comparar como locais como Brasília, Belo Horizonte, ou mesmo o interior de SP. Não há comparação. Em termos de regime de chuva, vejo mais similaridade durante todo o ano entre SP e Curitiba do que entre SP e Belo Hoizonte, ou pior ainda, Brasília!

 

Cara mas não é questão de acumulação de chuva, é toda uma conjuctura, dinâmica de massas, porcentagem de dias umidos, freqüência de FF, como tu mesmo citaste, inverno chuvoso em SP nao é a tônica e sim uma situação anômala, e outra, chove mais na Capital Paulista e Curitiba do que em Londres que tem um clima extremamente umido e marítmo, então acumulação por si só é muito simplório, se fosse pra julgar o clima da cidade so por 2 fatores temp/chuva, não precisaria faculdade de climatologia, todo mundo seria expert, era só compara um gráfico :). Eu nunca vi a cidade de Curitiba reclamar de tempo muito seco prolongado, ao contrário de SP. Pode ocorrer um tempora em 2 dias e acumular o equivalente ao mês inteiro, ou até mais, isso muda a realidade do mês ter sido seco? não..Na real minha opiniao se baseia por aquilo tudo que já li de profissionais da área, nao que eu seja um bonzao nisso haha :ok:

Link to comment
Share on other sites

Para os nossos amigos do sudeste/centroeste, que dizem que já faz não sei quantos meses de estiagem, mas por se tratar de clima tropical não soa meio redundante? o correto não seria dizer estação seca está por fim? já que isso é típico de AW. Estiagem pra mim é ausência de chuva em lugares onde isso normalmente não aconteceria, vale até mesmo para SP capital, desde criança sempre é a mesma coisa na mída, a seca deixa o ar muito ruim, tempo seco e por ai vai..se isso é recorrente do próprio clima por que as pessoas não tem esse hábito?

 

Até esta 6ª feira tinha chovido mais em São Paulo que Curitiba. Certo dizer que está acabando o período de seca por lá? O trópico de capricórnio passa no extemo Norte da Zona Norte de SP. Logo o desvio padrão no inverno é grande. Pode dar um inverno chuvoso (vide ano passado), como seco. Os invernos mais secos são maioria. Porém a falta de chuva está longe de se comparar como locais como Brasília, Belo Horizonte, ou mesmo o interior de SP. Não há comparação. Em termos de regime de chuva, vejo mais similaridade durante todo o ano entre SP e Curitiba do que entre SP e Belo Hoizonte, ou pior ainda, Brasília!

 

Cara mas não é questão de acumulação de chuva, é toda uma conjuctura, dinâmica de massas, porcentagem de dias umidos, freqüência de FF, como tu mesmo citaste, inverno chuvoso em SP nao é a tônica e sim uma situação anômala, e outra, chove mais na Capital Paulista e Curitiba do que em Londres que tem um clima extremamente umido e marítmo, então acumulação por si só é muito simplório, se fosse pra julgar o clima da cidade so por 2 fatores temp/chuva, não precisaria faculdade de climatologia, todo mundo seria expert, era só compara um gráfico :). Eu nunca vi a cidade de Curitiba reclamar de tempo muito seco prolongado, ao contrário de SP. Pode ocorrer um tempora em 2 dias e acumular o equivalente ao mês inteiro, ou até mais, isso muda a realidade do mês ter sido seco? não..Na real minha opiniao se baseia por aquilo tudo que já li de profissionais da área, nao que eu seja um bonzao nisso haha :ok:

 

 

Também não sou bonzão..., mas tenho uma idéia. Pega diversas variáveis, como temperatura, dinâmica de massas, regime de chuvas, ingresso de FF´s. Tome PoA num extremo como 100% subtropical, no outro Belo Horizonte como 100% tropical de altitude. SP e Curitiba estão mais próximas, especialmente nos quesitos dinâmicas de massas e ingressos de FF´s.. Isso não quer dizer que Curitiba não tenha um frio consideravelmente superior a SP. Porém, como SP já possui decréscimo de chuvas no outono/inverno (influência de tropical). Praticamente 100% das FF´s que chegam à Curitiba, chegam à SP (embora naturalmente enfraquecidas). Nem toda FF que chega à PoA, chega à Curitiba. O mesmo ocorre entre SP/BH. Por isso que digo que SP e Curitiba estão em faixas de transição.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, belíssimas fotos!! A vastidão do Pampa é realmente envolvente. Dá para sentir a paz do ambiente só pelas imagens.

 

Aquela massa d´água é um açude? Quanto às mínimas, certamente deve segurar um pouco os valores mais baixos.

 

Já aqui em POA TUDO segura a mínima. Não baixei dos 14,8°sendo que estava 15,8° às 21 h. E isso com céu limpo!! Ventou toda a noite de SE com rajadas entre 10 e 20 km/h.

 

Agora faz 20,7° com 69% e venta de ESE a 8,9 km/h.

 

Abraços pampeanos!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, aquela baixada ali ao lado da casa (a das ovelhas) merece uma estação meteorológica!! hehehehe!! O problema é que é uma mini baixada para os padrões serranos. O desnível é de cerca de 15 metros entre o topo e o fundo. A casa fica em topo, mas ainda assim meu pai registra uma mínima absoluta média anual que gira ao redor de -1,5C. Em 1994 nevou lá, bem como foi a primeira grande geada que vi na minha vida. Vi geadas onde toda a paisagem ficou congelada. Lembro que 1994 o termômetro (que ainda era de mercúrio) registrou -3C por duas noites seguidas!

Link to comment
Share on other sites

 

Aquela massa d´água é um açude? Quanto às mínimas, certamente deve segurar um pouco os valores mais baixos.

 

 

Sim, é uma barragem. Reparou como está cheia? Todos na região falam que pode parar de chover agora e ficar assim até março que a safra de arroz está garantida. Os reservatórios estão transbordando. Detalhe: essa é a barragem pequena.

Link to comment
Share on other sites

Não aturei hoje na Cristal a previsão como sempre meia-boca da Katia Valente, dando conta de que até hoje são 267mm acumulados, só for na cabeça dela, pois choveu bem mais de acordo com a aut Inmet 297mm.Será preguiça de olhar os dados corretos????? :dash1: :wacko: :wacko: :wacko: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Tchê bagual perdi meu brinco aeee bruno :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Beleza de paisagem Bruno.Muito semelhante com o visual de fazendas aqui da Serra do Botucaraí, região da Cerca Velha, a diferença é altitude.

 

As baixadas de Soledade são bem mais profundas.

Eu me referia aos campos e eucaliptos. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Caramba, que forçassão de barra, os caras vêem um mínimo desvio no relevo e já pensam em potencial pra mínimas huahahu. Aqui hoje deu sol de manhã e depois foi fechando, fechando e agora final da noite começo madrugada uma garoa pra voltar a molhar o chão.

 

Clima típico de final de setembro/outubro 16.8°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Brunão,

Muito bonitas as fotos. A paisagem é deslumbrante. Achei as paisagens da serra gaúcha deslumbrantes e pretendo ano que vem conhecer os pampas gaúchos e sentir o vento de Soledade, do nosso companheiro Paulo.

Aqui em Goiânia sinais de mudança, a pressão atmosférica começa a cair e, embora as previsões apontem chuva a partir de 3ª feira, acho muito provável que a 1ª chuva ocorra a partir de hoje.

Abraços goianienses

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.