Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2010


Recommended Posts

  • Replies 564
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Inveja para ti, Rodrigo: ontem acumulei 20,4 mm de chuva e variei de 16,6° a 19,2°. Ainda por cima acordei com trovoadas, hehe. Agora está nublado e faz 16,6° com 85%. Vento ESE a 13,4 km/h. A mínima até agora ficou em 16,1°.

 

Abraços invejosos!

 

A lembrança desse clima maravilhoso daí é tão grande que pra eu ver chuva e frio tô vendo os vídeos da viagem. :laugh: :laugh:

Nasci em Goiânia mas detesto calor. Quem sabe um dia não mudo pra serra gaúcha?

Abraços ressecados

Link to comment
Share on other sites

Os dados são da estação da univille/epagri 1995 a 2006.

 

..........Insolação..Nebulosidade

Set......29.9........8.5

Out......10.5........8.7

Creio que a maior nebulosidade deva ser efeito da alta marítima jogando umidade para a borda da serra, efeito esse mais acentuado na primavera.

 

Por aqui o primeiro decênio de setembro foi bem comportado. A mínima ficou em 10,7° dia 6 e a máxima em 25,9° hoje, dia 10.

 

As médias até o momento são:

 

mínima: 14,3°

 

máxima: 22,1°

 

simples: 18,2°

 

Isso daria compensada de 17,2°/17,5° no INMET. Dentro do padrão do mês.

 

Agora tenho 18,7° com 68% e vento ENE a 5,3 km/h. A MetSul prevê chuva forte para o final de semana. E teremos frio em parte do país na semana que vem.

 

Abraços climáticos!

 

Pois é Marcos, quem conhece ou visita Joinville entre setembro e outubro percebe que o sol dificilmente aparece por aqui, as médias com dias de chuva passa de 20 e mais uns 7 dias nublado, sol mesmo é raro, mas quando aparece sempre alcança ou passa em muito dos 30 graus.

Link to comment
Share on other sites

13:00 HS :

 

Cuiabá: 38,0

Dourados: 37,0

Ribeirão Preto: 35,0

Presidente Prudente: 34,0

Campo Grande: 34,0

Goiânia: 34,0

Foz do Iguaçu: 34,0

Maringá: 33,0

Ponta Porã: 32,0

Bauru: 31,0

São Paulo: 31,0

Campinas: 30,0

Chapeçó: 30,0

Rio Negrinho: 29,0

Curitiba: 29,0

 

 

E Joinville, nublada, conta com 23ºC...

Link to comment
Share on other sites

13:00 HS :

 

Cuiabá: 38,0

Dourados: 37,0

Ribeirão Preto: 35,0

Presidente Prudente: 34,0

Campo Grande: 34,0

Goiânia: 34,0

Foz do Iguaçu: 34,0

Maringá: 33,0

Ponta Porã: 32,0

Bauru: 31,0

São Paulo: 31,0

Campinas: 30,0

Chapeçó: 30,0

Rio Negrinho: 29,0

Curitiba: 29,0

 

Porto Seguro INMET 25ºC :sarcastic:

 

Ontem estive em Arraial´dajuda, e na pousada que fiquei tinham Suécos de casacos a noite!! Pra ver, como essa questão de sensação de frio que tanto discutimos aqui é relativo...

 

Ontem o inmet de Porto Seguro teve 14,5ºC / 24,8ºC

Link to comment
Share on other sites

Aqui já chove bem!! Ontem foram 20,4 mm e hoje, até agora, 27,5 mm, totalizando 47,9 mm nos dois dias! :good2:

 

Até agora tive variação de 16,5° a 18,9° e rajada máxima de 34,3 km/h com muito vento E. Pressão afundada em 1001,1 mb. Realmente, o bicho vai pegar aqui, hehe, não apenas porque a frente terá de reverter para cá como o ciclone provocará muito vento! Vide o alerta da MetSul.

 

Agora faz 18,2° com +- 87% e venta de ENE a 18,8 km/h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bah, será que sobre algo pra cá ? Como o Igor já comentou, aparentemente quebrando o pau na divisa do PR com PY e MS, mas as vezes, muito barulho pra coisa coisa...

 

Hoje fui a 31,8C!!! Após minima de 18,0C, e agora tenho tórridos 25C!

 

Muito vento hoje, com rajadas de 60 km/h!

 

Esperemos pois, a virada!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Acreditem: a umidade do ar hoje variou entre 16% e 36% em minha estação. Impressionante! Máxima de 35,8° e mínima parcial de 21,4°C. Cuiabá foi teletransportada para o norte do Paraná nessa segunda-feira..

 

Clovis, qual é a situação a oeste? Pela animação do satélite o grosso da instabilidade está vindo para leste, ou seja diretamente para o oeste do PR e já há descargas nas cidades da divisa. Se vai chover bem, ou se vai enfraquecer de repente eu não sei, mas vai ventar muito! Tenho ainda 28,4°C com URA de 22% às 20h00 da noite e pressão em 1008 hPa. Loucura!

 

A área de baixa pressão está chegando à Uruguaiana só agora.

 

30w7atj.jpg

Link to comment
Share on other sites

A frente fria avança e as chuvas já são registradas no Estado. Em Foz do Iguaçu a primeira mudança sentida foi no aumento de umidade do ar, que às 18 h estava em 25 % e às 19 h foi para 89 %. A chuva ingressa no PR pela fronteira oeste, e vem acompanhada de trovoadas e ventos (já há registro de 60 km/h).

 

Simepar.

Link to comment
Share on other sites

Igor, só agora que falaste que reparei! DENTRO do meu quarto a UR é de 38%!!! Tenho 28,1ºC.

 

Vamos trocar? Dentro do meu apto UR de 91% e três dias seguidos de chuva lá fora :cray:

Ontem a u.r. não baixou dos 85% e hoje dos 84%. Uma beleza de umidade!

 

Mas isso até as próximas horas. O vento já virou e está de SO muito fraco ou mesmo nulo. Agora pequena rajada de NO a 5,2 km/h. Entre 19 e 20 h o vento quase que parou. Efeito do ciclone que começa a dar os primeiros sinais por aqui. Pressão em 1003,9 mb e 17,6°.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Igor, só agora que falaste que reparei! DENTRO do meu quarto a UR é de 38%!!! Tenho 28,1ºC.

 

Vamos trocar? Dentro do meu apto UR de 91% e três dias seguidos de chuva lá fora :cray:

 

Bruno,

eu troco esse clima que está aí e ainda volto um troco. :laugh: :laugh:

Aqui está insuportavelmente quente e seco. Ô seca que está brava este ano.

abraços secos

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Rancharia: 08,8 / 35,3

 

E na madrugada com umidade acima de 85%. :russian:

 

Isso é um absurdo, pois todo o Oeste de SP registrou valores de 30% a 40% neste mesmo período.

 

A conclusão é uníssona: A estação de Rancharia está incrivelmente localizada num fundo de vale perto de um rio ou banhado, local bem arborizado.

 

Com certeza, Shimutz.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, o homem dos mapas: quando a chuva volta pra gente? Precisamos dela pelo amor de Deus. Até o Goiás já começou a ganhar e a chuva nada.

abração

Vixe Rodrigão... ô pergunta díficil homem... Pelo menos por enquanto, tá difícil a coisa por ai. Um pouco mais de umidade no perfil vertical daqui 6-7 dias, mas sem chuva. A coisa tá feia mesmo:

normal_80.thumb.png.b5438045d7e5c5844d594a1046366e3c.png

Abração

Link to comment
Share on other sites

23h00 a umidade do ar estava em 25%. Às 23h35 já 57%! Vento W-SW constante e com rajadas! Pena que trouxe muita fumaça lá do Paraguai. Os primeiros pontos de chuva começam a aparecer no radar, mas ainda de fraca intensidade e isoladamente na fronteira com o MS. Como previsto, instabilidade perdendo força. Sorte de Foz que teve 31 mm segundo o Simepar!

Link to comment
Share on other sites

Essa semana será a mais quente do ano até agora. Nenhum dia com temperatura máxima inferior a 35ºC. Só quem conhece aqui ou a região pra saber que inferno é essa época.

Rodrigo, em 2003 quando morava em BSB a primeira chuva só veio no dia 06 de outubro! Antes disso a capital federal registrava máximas de 33C todo dia!

Link to comment
Share on other sites

Agora na RBS 24,9 e aqui 25,2. Cidade mais quente do RS neste momento sem nenhuma duvida.

Aquecimento adiabático. O vento desce do planalto e se "espreme" contra a superfície. O mesmo para Santa Maria.

 

Aqui começa a sopra um vento do quadrante norte. Está de NNE a 5,6 km/h, mas apenas 17,4°. Pressão em 1003,3 mb.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Eu não aturo trabalho incompleto e parcial, seja da mídia ou de órgãos de meteorologia, públicos ou privados, já critiquei em algumas ocasiões até a Metsul por isto.Agora o Clic RBS chega a ser irritante.Colocaram que a rajada máxima no RS foi em Ausentes com 82 km/h, grande coisa, foi a mesma rajada de Soledade Inmet com 82 km/h...Sem medo de errar, a rajada máxima na cidade pela direção do vento, por estar mais elevada que o Aeroporto,na zona norte da cidade com certeza foi maior que isto, estimo que tenha passado dos 90 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente, não conheço ventos fortes :laugh:

 

Com 20 a 30 km/h, como o que deu por aqui hoje de manhã, já acho uma ventania das brabas por aqui...

 

Agora lendo os relatos de 50 km/h pra cima, realmente vi que os vento que acontecem aqui são considerados "fichinha"..

 

O vento soprou com intensidade moderada e constante por aqui das 5:00 as 9:00 h....a temperatura pouco variou até o momento, tampouco a umidade, apenas chegando a 68% perto das 8:00 h....horário em que registrei uma súbita elevação de temperatura...chegando até 21ºC...

 

Agora, 20ºC e 85% de umidade relativa.

 

Na RBS o vento quente dessa manhã fez com que a temperatura subisse 5ºC em uma hora, de 20,7º as 7:00 para 25,7 as 8:15 h, caindo 5ºC uma hora depois..

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone está mais ventoso que o normal aqui em POA. O Centro da cidade, por estar ao lado do Guaíba (uma região livre de obstáulos) está impressionante. As janelas não páram de assoviar e da minha janela avisto uma Guaíba crespo.

 

No aeroporto Salgado Filho a rajada máxima atingiu 63 km/h. Aqui no centro imagino que já passou dos 70 km/h :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.