Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/13/19 in all areas

  1. Abril de 2016 me ensinou a deixar sempre as barbas de molho hehe
    4 points
  2. Acumulados de chuva no Brasil nos últimos 90 dias desde 12/12 até 12/03. Destaque para a área entre faixa leste de São Paulo(incluindo a Grande São Paulo) e o Vale do Ribeira. Essa área já acumulou mais de 800mm desde meados de dezembro. São Paulo é uma das capitais que mais choveu nesse período, só perde para algumas da Região Norte(Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá e Belém). Por outro lado, Boa Vista, Aracaju e Salvador são as que menos choveram nesse período.
    4 points
  3. Em Patrocínio está sendo o melhor mês para chuva. Tem chances de fechar acima de 300 mm.
    4 points
  4. Boa tarde. Ontem por volta das 22h haviam fortes Cbs no oceano a leste da costa nordestina: Eles atingiram o continente ainda pela manhã e desde estão provocando temporais na região (a imagem de satélite abaixo é a atual): Em alguns locais o acumulado no Cemaden já passa dos 50 mm: PE: No AL: No SE:
    3 points
  5. Foto do plátano de casa já amarelado com aproximação do outono...
    3 points
  6. Aumentam as expectativas do fim do verão climático acontecer a partir do dia 20/21 em muitos locais do Sudeste, inclusive na minha região. Vai casar perfeitamente com o início do outono astronômico, hehehe. Em muitos trechos do Sul, o verão climático terminou antes do verão astronômico. Interessante.
    3 points
  7. De fato a mudança veio. Na hora do almoço caiu uma forte pancada de chuva que durou 10 min e acumulou 8 mm em Pombal-PB. A tarde está sendo de tempo instável na região. Satélite goes 14 15h Radar da Funceme Há uma pancada de chuva a caminho (16h24):
    3 points
  8. Nesse momento não confiaria em nenhuma previsão para final do ano... só a partir de agosto! Gostaria de saber por onde ele anda também!
    2 points
  9. EUROPEU 12Z MANTEVE O FIM DO VERÃO CLIMÁTICO PARA DAQUI A 7-8 DIAS NO SUDESTE! Resta saber se será o início de uma dinâmica de outono pleno ou de um "quase-outono", hehehe.
    2 points
  10. Aquela época de estabilidade nas previsões que é no verão acabou, agora estamos na época dos modelos andarem que nem bêbado, o Foreca por exemplo todo dia está oscilando um bocado pra cá. A atmosfera está começando a ficar caótica de novo.
    2 points
  11. Olha o que o Foreca prevê para São Paulo. Ansioso para o dia 20 chegar e acabar de vez com os temporais que a cidade vem sofrendo. Enquanto o dia 20 não chegar infelizmente os transtornos poderão se repetir. Este verão(que graças a deus só falta apenas uma semana para acabar) teve temporais quase que diariamente, especialmente depois do dia 20/01, o que no ano passado não ocorreu(apesar de que no ano passado o começo do outono ficou mais parecendo auge do verão, com temporais em boa parte desse período, o outono(fim das tempestades) começou assim que houve a virada de março para abril, no domingo de páscoa)
    2 points
  12. Foto das duas araucárias ao fundo, à direita em casa, na Granja Viana. O plátano, à esquerda.
    2 points
  13. Previsão estendida da Climatempo para Juiz de Fora, também mostra uma mudança radical nesse período. Se isso se confirmasse, não teríamos nem transição verão-outono, hehehe. O padrão "outono pleno" entraria de uma vez só !
    2 points
  14. Até tenho aqui, mas dá uma tristeza mostrar...adianto que Fevereiro foi apenas "menos pior" que Janeiro. Na sua região foi um mês praticamente dentro da média normal, mas pra cá foi consideravelmente acima do normal. Depois posto os dados.
    2 points
  15. PNI-Campo Belo Fevereiro de 2019: Maior Máxima: 22,2ºC Maior Mínima: 11,7ºC Menor Máxima: 13,3ºC Menor Mínima: 0,0ºC Média Máxima: 17,9ºC Média Mínima: 8,6ºC Média Simples Mensal: 13,3ºC
    2 points
  16. Radar de São Roque mostra núcleos de chuva atingindo o nordeste da Grande SP e também a baixada santista. Além disso, há outros núcleos no interior do estado e Vale do Ribeira.
    2 points
  17. Grande. Ele não diz aonde no Novo México foi
    2 points
  18. A trégua no calor foi rápida e durou apenas ontem. Noite de terça feira registra temperaturas mais altas na Grande SP. 22/23 graus em grande parte da região.
    2 points
  19. Tornado confirmado a SE de Roswell, NM TDS na célula que atinge Loving, NM + possivelmente granizo gigante
    2 points
  20. Alerta de Tornado pro SE do Novo México. A região não tem uma forte cultura de abrigos subterrâneos como o TX
    2 points
  21. Continuamos os "tempos interessantes" que o Mafili adora cometar... não me lembro de ver acoplamento de El Niño tão tardio (não a toa, El Niño tem esse nome porque normalmente se estabelece próximo do natal e não em março como agora). Enfim... depois de tanto tempo nessa situação de neutralidade positiva "quase El Niño" uma hora acabaria por ocorrer esse acoplamento oceano-atmosférico. Mas tudo isso ocorreu devido aquele grande pacote de águas quentes que comentei na página anterior, gerado por uma forte onda Kelvin associada a oscilação Madden-Julian. A "torneirinha fria" que sai do Canal do Panamá segue fazendo a parte dela, sendo um bom gatilho para o resfriamento conforme já comentei, inclusive terá papel importante no enfraquecimento desse pacote de água quente que veio e disparou a TSM. No que eu acredito? Dados que acompanho mostram que esse El Niño fraco não vai durar e nosso inverno será em neutralidade, quiça com tendência de queda na TSM (principalmente 1+2). Os modelos em geral estão se mostrando extremamente voláteis, inclusive emendando esse Niño com um novo no final do ano (ou seria o mesmo?????). Tempos realmente interessantes...
    2 points
  22. Beira deve começar sentir os efeitos do ciclone em menos de 24 horas.
    1 point
  23. O ciclo de substituição da parede do olho terminou e o olho está cada vez mais limpo. Ciclone poderia fazer landfall como categoria 3 ou 4.
    1 point
  24. O sistema já causou 122 mortes, sendo um dos ciclones mais mortais da África. A cidade de Beira com 500 mil habitantes está seriamente ameaçada!
    1 point
  25. essa praga já morreu hahahhaha...não funcionou mais :/. Devo trocar ela no próximo mes...
    1 point
  26. Lega análise, Flávio! Valeu! Gente, alguém sabe do Mafili?
    1 point
  27. A chuva está persistente na baixada santista, acumulados já passam de 70mm esta noite.
    1 point
  28. 1 point
  29. Poxa Flávio, estou com tantas saudades de La Nina...não tem nenhum indicativo para esse ano ?
    1 point
  30. Pessoal, isso na foto é uma nuvem funil ou apenas um pedaço de nuvem qualquer? Foto de Ciruca, fotografada em Messias Targino (RN).
    1 point
  31. Renan, eu tenho uma lista com umas 300 estações desativadas do INMET. Que andei garimpando no site antigo do CPTEC e em outras fontes há um bom tempo atrás. Eu ia postar aqui no BAZ mas... me deu preguiça. Mas um dia ainda vou abrir um tópico com isso. Eu posso te mandar a lista por MP ou então você posta a estação aqui no monitoramento que e eu informo o código. Do jeito que você (E mais alguém) preferir. Aqui tem a lista das estações do INMET desativadas no estado de São Paulo:
    1 point
  32. Acumulados de chuva este mês(desde 01/03) nas regiões mais afetadas pela chuva de domingo nas estações do CEMADEN: São Bernardo do Campo(Vila Mussolini): 242,9mm São Bernardo do Campo(Jardim Silvina): 220,9mm São Bernardo do Campo(Centro): 228,1mm São Paulo(Vila Prudente): 258,4mm(PS: 656,8mm desde 05/02, valor maior que toda a média de chuva anual de Londres) Santo André(Parque Miami): 167,6mm Santo André(Borda do Campo): 197,4mm Santo André(Vila João Ramalho): 255,3mm Santo André(Vila Suíça): 188,4mm Santo André(Humaitá): 212,2mm Santo André(Vila Vitória): 210,8mm Santo André(Jardim Rina): 165,4mm Ribeirão Pires(Vila Mortari): 183,5mm Ribeirão Pires(Ouro Fino): 202,8mm Mauá(Parque das Américas): 203,3mm
    1 point
  33. SPC incluiu uma área com risco tornádico de 10% na atualização das 17:00
    1 point
  34. Quanto menor a latitude, menor a variação térmica ao longo do ano, e ainda mais difíceis de observar essas transições de transições (se é que isso existe mesmo, faltam critérios técnicos). Sem dúvidas, a maior diferença das estações do ano em MG diz respeito ao regime de chuvas.
    1 point
  35. Número de mortos está entre 36 e 40 devido ao ciclone Idai. O sistema que deu origem ao ciclone causou intensas chuvas em Malawi e Moçambique, o que ocasionou em grandes inundações. Pelo menos 250 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone nos dois países. Não da para descartar a chance de chegar na categoria 5. HRWF próximo do landfall.
    1 point
  36. Idai chegou na categoria 3. O ciclone se tornou o sétimo grande da temporada 2018/2019. Essa é a temporada com maior número de grandes furacões, superando 2006/2007.
    1 point
  37. Vou. Não tem nas regras algo claro sobre flood, mas existe a regra do bom senso também, essa é universal e não precisa ser verbalizada. Se eu vejo que a minha conduta incomoda mais do que agrada ao coletivo, eu simplesmente paro.
    1 point
  38. Haleh se tornou extratropical. Não causou danos. Ciclone tropical 11 causou fortes chuvas em Madagascar, Moçambique e Malawi. O sistema está no mar neste momento e deve ganhar força nos próximos dias, antes de voltar ao Moçambique. O sistema é previsto para chegar na categoria 4 antes do landfall. Caso confirme a previsão, essa será temporada com maior número de grandes furacões, superando 2006/2007. O próximo nome será Idai.
    1 point
  39. Como era previsto, Haleh chegou na categoria 4. A temporada de 2018/2019 empatou com 2006/2007 como a temporada de maior quantidade de grandes furacões (até o momento 6).
    1 point
  40. Pola chegou até categoria 4 na escala australiana e já se dissipou. Sem reporte de grandes problemas nas ilhas. No Índico o ciclone Haleh se formou. O sistema previsto para chegar na categoria 4, mas sem afetar as ilhas próximas.
    1 point
  41. Ciclone tropical Pola trouxe fortes chuvas para a Samoa, com alguns locais acumulando mais de 100 mm. O ciclone está afetando também áreas de Fiji e Tonga, onde acumulados superiores a 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h são possíveis.
    1 point
  42. Acumulados de chuva em decorrência do Ciclone Oma na Nova Caledônia:
    1 point
  43. Gelena e Funani não causaram nenhum dano. Ciclone tropical Oma trouxe chuvas e ventos para áreas da Ilhas Salomão, Nova Caledônia e Queensland , Austrália. Não se reporta danos. Chama atenção que a baixa que gerou esse ciclone, foi a mesma que despejou +1500 mm dias atrás na costa Australiana. Pico do sistema:
    1 point
  44. Índico Sul Em janeiro tivemos dois sistemas nomeados, Desmond que afetou Moçambique trazendo intensas chuvas e Eketsang afetou Madagascar. Não houve vítimas. Funani e Gelena se formaram entre os dias 3 e 4 de Fevereiro e ambos seguem ativos no momento. Ilhas Reunião e Rodrigues devem ser afetadas de alguma forma por ambos os ciclones.
    1 point
  45. Pacífico Sul: A temporada teve apenas 6 sistemas até o momento, com somente 2 chegando a força de ciclone tropical (Liua e Mona). Não se relata danos ou vítimas pelos ciclones. A temporada atual está sendo uma das mais calmas da história. Austrália: Na Austrália a temporada segue calma também, dos 15 sistemas formados, apenas 4 conseguiram chegar a força de um ciclone tropical. Não se relata danos ou vítimas pelos ciclones.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.