Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/24/18 in Posts

  1. Concordo e digo mais: mal começou o OUTONO e tem gente já decretando o fim do inverno! Haja paciência...
    6 points
  2. Não creio nisso, Renan. Não dá para decretarmos o fracasso do inverno por causa do calor anormal dos próximos dias. Em 1941, o Centro-Sul fritou no início de maio e teve frio recorde no fim de maio e em setembro - o resto do inverno foi de temperaturas dentro/abaixo da média. Falando ainda no início de maio, já no horizonte dos próximos 10 dias, teremos uma entrada de ar quente anômala associada à uma circulação anticiclônica centrada no Paraguai e no MS em 500mb, aliada a uma crista em altos níveis que mantém o jato subtropical ao sul do Uruguai. Além do mais, temos a presença predominante de circulação anticiclônica em superfície no leste do Sudeste, fortalecendo os fluxos de noroeste no interior do continente. A situação, pelos principais modelos, se estende até os dias 8 e 9 de maio; o EPS aponta uma entrada de ar frio pelo continente nestas datas, o que pode colocar fim ao calor. Ainda difícil dizer, mas é a primeira luz que aparece em dias. Falando agora do período entre 01 e 04 de maio, o ECMWF aponta ar frio entrando em parte do Sul e Sudeste por volta do dia 2, mas sua ação seria bastante restrita espacial e temporalmente. Logo após, pelas rodadas de controle do mesmo modelo, o calor volta com força ao interior de SP e MS. Pode fazer até 35°C no interior de SP, passando disso em pontos isolados do noroeste. Na região de Prudente e Araçatuba pode fazer 33/34°C; em Bauru e Araraquara, 32/33°C. Barretos e Ribeirão Preto podem ir a 34/35°C. Campinas pode passar dos 32°C e SP fica na casa dos 30°C. A temperatura em 850mb deve ficar entre 22 e 24°C, absurdo para maio.
    3 points
  3. Pessoal, calma ainda é Abril, tem 4 meses de possibilidades pela frente. Vai vir este calor do início de Maio ok, mas eu procuro ser otimista, outonos quentes podem significar invernos frios. o Atlântico não vai ficar quente para sempre e situações de neutralidade no Pacífico já trouxeram boas incursões polares. Nunca me esqueço em 13 de Julho de 2013 estava quente, estava em Campos do Jordão, houve até formação de pancadas isoladas naquele dia por conta da termodinâmica na cidade as pessoas se questionavam inverno? Que inverno? aqui no fórum um chororo de que o inverno estava perdido, cenários de Apocalipse, menos de uma semana depois a Metsul divulgou uma matéria histórica no blog que eles tinham na época do evento que estava por vir e aí o inverno engrenou, depois veio Agosto que foi bom também.
    3 points
  4. Apesar de Março ter sido ruim, 2018 já é o melhor período chuvoso desde pelo menos 2011. Aqui no RN diversos açudes e barragens que no começo do ano estavam no volume morto sangraram pela primeira vez em 10 anos!!! Abril está acima da média em quase todo o estado, com o maior volume na cidade serrana de Martins (740 metros) com 552 mm até o momento (EMPARN). Alguns vídeos:
    3 points
  5. Não querendo ser mensageiro do diabo, mas... tendência mantida nas últimas n rodadas. Trago aqui as 4 últimas do EPS para o período entre 26/04 e 06/05. Não apenas manteve o cenário de calor anormal para início de maio (sim, o uso da palavra anormal neste caso é correto) como aumentou as anomalias positivas.
    3 points
  6. O corredor de onde o ar frio entra no sudeste tem esfriado na ultima semana: Em compensação....
    2 points
  7. Segundo a estação convencional de BH (inmet), segundo a média 81-2010, Máxima/mínima/compensada: Maio: 25.6 (-0,2) 17.4 (+1,0) 20.8 (+0,3) Junho: 25.5 (+0,7) 16.5 (+1,5) 20.2 (+0,9) Julho: 22.7 (-2,0) 14.4 (-0,3) 17.8 (-1,5) Agosto: 27.3 (+1,2) 15.9 (+0,2) 20.8 (+0,5) No fim das contas, foi uma temporada fria ok, assim como a de 2016. Melhoramos, mas falta a sequência de anomalias negativas.
    2 points
  8. bloqueios? o abril está quente aqui no RS. Creio que fará mais frio esse ano. Claro, comparado com 2017, qualquer coisa que fizer será "frio", nada parecido com 2016, por exemplo. Sempre caímos na mesma tecla: estudos sobre a influencia do aquecimento do Atlantico sul no clima do Cone Sul. Invernos ruins aqui, são os bons no sudeste. Não vejo sudestinos reclamand0 de 2017. Sou antigo, aboli o whats do BAZ. Ainda prefiro o escrito permanente, o que fica, o que é tal feito livro. Lá, estava virando, para mim, um desabafo e uma psicanálise para alguns
    2 points
  9. Ótimo, me enche de alegria ver esses vídeos e constar que a região nordeste está se recuperando da crise hídrica, alegrou meu dia !!!
    2 points
  10. Incrível como a América do Sul não consegue ser "abençoada" como a Austrália, África Austral em termos de frio. Era de se esperar calor sim, mas não tanto. Também não creio que não seja El Niño, mas ainda creio que em junho em diante (o lado mais otimista) que as coisas melhorem. Estou em Marília, e o que faz mais falta aqui é a chuva.
    2 points
  11. Repare que é exatamente nesta área que os modelos têm concentrado as maiores anomalias positivas para maio. E o pior ainda é que desde o início de abril a "fábrica" de mp´s simplesmente fechou as portas. Nem mesmo a queda da AAO dá sinal de que haverá incursões polares aqui. Apesar de ter alguma chance no início de maio, o mais seguro até o momento é que haverá chuva no Sul. Isso indica que o Sudeste deve aquecer no início do mês. A coisa é tão assustadora que eu considero lucro um dia de chuva. Por sinal, as nuvens escuras do fim da tarde não trouxeram uma gota de chuva aqui. Serviram só para reter calor. Agora estou com 25,0° e 78%. Uma "delícia", uma "maravilha", um gostinho do "inverno" que virá.
    2 points
  12. ENSO Alert System Status: La Niña Advisory Estamos beeeeem longe de um El Niño e mesmo assim demora 3 meses pra afetar a atmosfera....nada a ver. Aliás, as anomalias negativas da parte centro-norte do país não são características de El Niño. **Muitos esquecem que o Pacífico central não é o único fator a se analisar. Não se prevê inverno/verão só com la nina/el nino....apesar de que ja vi gente fazendo isso. Em muitos casos o Atlântico é mais importante.
    2 points
  13. Anomalia nas máximas dias 03, 04 e 05 (é cedo ainda, mas tá valendo pra dar uma ideia da possível magnitude desse evento)
    2 points
  14. Em JF, Maio e Junho acima da média, Julho e Agosto abaixo, e Setembro tórrido. Foi uma temporada Ok de frio também. Acredito que 2018 será mais ou menos semelhante em termos de médias gerais, mas com extremos de calor e frio mais acentuados.
    1 point
  15. Isso no máximo. Aqui 27,5° com maravilhosos 70%. Abafado como no auge do verão, mas um pouco menos quente.
    1 point
  16. Obrigado pelo retorno, Vini. Minha querida Bauru vai ferver ! Estive por lá na semana passada e adorei a região. Bauru, Pederneiras, Jaú: foi um prazer conhecer vocês. Por aqui, segue a mesma situação desde Segunda-feira passada. Estamos com uma atuação bastante persistente da circulação anticiclônica no oceano. Ventos relativamente frios de sudeste, mantendo as temperaturas abaixo da média para Abril. Tive hoje cedo mínima de 15,8ºC e agora faz 24,5ºC. Céu parcialmente nublado.
    1 point
  17. Calma! No fim da grade do arco-iris sempre resta uma esperança.
    1 point
  18. Saiu um boato dizendo que esse inverno seria o mais frio dos últimos cem anos,adoraria que fosse mesmo.
    1 point
  19. Mas aqui aonde? Teria que comparar ela com Chui no máximo até Pelotas.
    1 point
  20. Só uma correção, se me permite... O maior volume, até agora, pertence na verdade a Frutuoso Gomes, que está com 598 mm. _________________ No oceano, nota-se a aproximação de um novo DOL, que deve atingir o leste nordestino na quarta-feira, provocando novas chuvas e, possivelmente, aumentando os já altos volumes registrados em algumas cidades tanto do RN como daqui da PB. GOES 16 2345 Z (Núcleo no RN provocando pancadas fortes e isoladas)
    1 point
  21. Boa tarde, ontem aqui onde moro o dia todo foi de chuva fraca/chuvisco com variação de chuva moderada em alguns poucos momentos. O acumulado ontem foi de 5,6 mm, elevando o total mensal para 186,3 mm (apenas 0,5 mm abaixo da média (1981-2010)) ___________________________ O maior volume ontem aqui na PB foi registrado em Taperoá, no cariri paraibano, 94,2 mm. Abril nesta localidade, até agora, está com incríveis 469,9 mm (média de 103,4 mm), tornando-se o 4° mês mais chuvoso da história (os registros começam em 1914). Como há previsão de mais chuva até o fim do mês, talvez ganhe a posição de 3° lugar. Aguardemos...
    1 point
  22. Felizmente terminamos o inverno no hemisfério Norte em um agora oficial La Niña. Agora o período de imprevisibilidade da Primavera. Onde faz sentido algumas coisas pertinentes. Ondas de leste + La Niña equilibraram as chuvas em partes do Nordeste. A Amazônia do Norte com chuvas significativas. Alguma estiagem abaixo do trópico de Capricórnio mais ao interior. Aparentemente observo uma tendência a estação seca prematura para minhas bandas. No aguardo
    1 point
  23. Dia bem outonal em BH, com céu nublado, brisa fria, mínima de 17,6 graus e máxima de apenas 23,9. Agora faz 21 graus na capital mineira, e a grama de casa já está ficando amarelada.
    1 point
  24. Gaúchos são encontrados sem vida depois de ver a ultima rodada do GFS: \
    1 point
  25. Me add no whats upp...!! 47999175419 Te explico lá
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.