Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Como está a média do mês no Mirante (até ontem)? Esse dado será muito interessante para discutir.
  3. A capital paulista amanheceu nublada e segue com garoa/chuva leve intermitentes (Chove-pára-chove-pára). Por enquanto, as máximas estão invertidas, registradas 0 UTC (9 h da noite de ontem): Mirante (Aut): 24,5°C Interlagos: 21,4°C Agora ao meio-dia, Mirante: 18,7°C Interlagos: 18,2°C Apesar de já serem temperaturas meia-boca para a época, é a 1ª vez em 25 dias que a máxima do Mirante está sendo (Por enquanto) inferior a 27°C.
  4. Today
  5. Acredito que este ar polar mesmo que raso e fraco, irá influenciar muitas regiões além do previsto. Provavelmente o amanhecer de quarta feira será com teto de nuvens extremamente baixo ou até mesmo neblina nas partes baixas do triângulo mineiro, sul e sudoeste goiano
  6. A automática de Cuiabá registrou essa manhã uma mínima de 18,5 C com céu nublado, trata-se da primeira sub-20 do ano, hoje a temperatura deve subir pouco, mas a máxima do dia ficará nos 29 C registrados ontem antes das 8 da noite, a automática do INMET em Primavera do Leste está off-line, mas uma DAVIS no Jardim Europa teve mínima de 17,4 C e na última atualização às 9:54 fazia 19,3 C, o Wheather Channel prevê 15 C pra Primavera e 17 C pra Cuiabá de mínima amanhã sob céu nublado, mas, quem sabe dê um pouco menos, os primeiros frios do ano normalmente ocorrem em maio e não costumam ser fortes, então, está começando a ficar normal por aqui.
  7. Desassociado de qualquer influência de ar polar e somente pelo ar seco somado ao avanço da estação (inclinação dos raios solares), tivemos hoje friozinho na madrugada em BH, com a menor temperatura do ano na Pampulha, com 15,6°C. É um valor ridículo, típico desse maio horroroso. Se eu estivesse em Palmas - TO, diria que fez frio. Pra cá, essa mínima, associada às tardes de verão, não significam nada nesse sentido e quase ninguém usa agasalho, até porque a casa fica aquecida por causa do calor diurno. Agora, olhando pelo lado bom, ao menos maio de 2024 nos proporciona um ar condicionado natural e traz sossego e uma boa noite de descanso ao trabalhador. Já é um grande diferencial em relação ao verão. Dá pra puxar cobertor e também garante uma manhã agradável dentro dos ambientes, que ficam mais tempo frescos. Chega alguma coisa desse ar frio aqui nos próximos dias, com aumento de nuvens e de vento, ligeira redução de máximas e aumento das mínimas na Pampulha. No geral, ficará mais fresco. Mas a temperatura aqui é irrelevante agora, o importante agora é a água abaixar no Sul e creio que com mais dias de sol pela frente intercalados com chuvas mais brandas, isso acontecerá 🙏
  8. Mínima hoje em Buenos Aires: 4°C. Menor do ano novamente. Outras mínimas nas estacoes da regiao: Buenos Aires (Aeroparque): 6,7°C San Fernando: 3,3°C Merlo: 2,6°C Morón: 2,2°C El Palomar: 1,5°C Ezeiza: 1,5°C La Plata: 1,3°C Campo de Mayo: -0,6°C
  9. Como previsto a frente fria chega bem fraca no RJ possível anotar um grande aumento de nebulosidade desde das primeiras horas do dia, com isso tempo está bem nublado e faz 26 graus aqui no cachambi, zona norte do Rio amanhecemos com 23 graus. Bom teremos calor para frente com períodos mais amenos. Porém até agora nada de chuva.
  10. Aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo, a chuva começou bem fraca, já ontem à noite. E hoje o dia começou com chuva e 22,4 °C. Agora (09:03) eu tenho chuva fraca e 22,3 °C.
  11. Hoje teremos um dia invernal em São Bento do Sul. As máximas certamente já ocorreram após a meia-noite variando entre 14,9/15,9°C. No momento temos chuva em toda cidade e as temperaturas no momento 👇
  12. Bem isso, aumento da frequência, da intensidade e de locais que antes eram inesperados. Tivemos 4 episódios fortíssimos em Canoas desde 2022, só pra exemplificar: -microexplosão de agosto de 2022, ficamos mais de uma semana sem luz aqui; -chuvarada absurda em novembro de 2023, acho que bateu os 300 mm; -temporal por linha de instabilidade muito mais intensa que o normal, em janeiro desse ano, meia semana sem luz; -e essas chuvaradas insanas de agora. Pra ter uma ideia, o evento mais forte antes de agosto de 2022 foi um temporal lá em 2020 acho, em outubro, mas antes de 2022 não tinham tanta coisas extremas com tão pouco espaçamento entre elas. E isso que já vínhamos há uma década com novos recordes de calor. Agora estamos tendo não apenas recordes de calor, mas aumento nas catástrofes, ou nos temporais que, mesmo não sendo fatais, causam dias de transtornos e interrupção na dinâmica das cidades. Essa sequÊncia de 4 eventos, de 2022 pra cá, não lembro de outra com tantos extremos assim colados. Talvez o downburst de 2016 de janeiro em POA, mas não teve em Canoas, e mesmo assim é de bem mais tempo atrás. E isso me preocupa muito pro futuro.
  13. Renan, deviam ter deixado na baixada mesmo. A atual é bem chatinha de acompanhar. Fora q estaria no mesmo patamar da tua estação no bairro Bandeirantes e vc poderia comparar o antes e o atual. Paciência
  14. Exatamente E, claro...estamos vivendo um período de extremos potencializados pela mudança climática onde os absurdos estão sendo observados frequentemente. Antes aconteciam 1 ou 2 vzs a cada década. Agora é todo ano. O norte gaúcho já está na terceira enchente desde a primavera. Ondas de calor, todos os anos e com picos de calor extremo quase todos os meses desde Setembro. Para cada ondinha de frio, temos 3 "ondonas" de calor. Sabe lá o q mais virá... terremotos?
  15. Que boa lembrança amigo! Lembra que foi nosso primeiro emprego ali? Éramos concorrentes naquele ponto, e rolava várias brigas, mas ficamos amigos finalmente. À noite usávamos outras roupas naquela esquina, e era um tabu enorme na época, mas deu pra tirar uma grana boa. Obrigado pela lembrança!
  16. Sobre o tempo, hoje foi bem frio à tarde, com efeito do vento e umidade combinados, mas dentro de casa AINDA dá pra ficar com roupas de verão. Foram tantas semanas acima da média, principalmente nas mínimas, que mesmo com tardes frias, ainda não tivemos muitas madrugadas frias. Isso mudará nos próximos dias, com as menores mínimas do ano até o momento, e provavelmente as roupas de frio serão usadas finalmente dentro de casa também. Por outro lado, isso é péssimo pras famílias desabrigadas que estão com agasalhos limitados.
  17. Nossa amigo, agora vc me deixou bem triste pois ainda tenho guardado aquele retrato que vc me mandou em 1910, onde vc aparece na esquina Voluntários da Pátria e não pude deixar de notar, além da tua roupa super chique, que só haviam 3 fios na rede elétrica 😢 Que saudade...
  18. não precisa amigo, era brinks, eu amo esse tipo de postagem e eu quis zoar pra me distrair um pouco da carga pesada que tá por aqui hehehe. E teu post, complementarmente com a análise do Gabriel na página, fazem todo sentido. TÊm realmente muitos análogos com aquilo na década de 40, porém numa versão turbinada e mais fatal por conta das mudanças climáticas. abraço amigão, ou melhor, tio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ouvindo bastante Roupa Nova?
  19. Eu vou adotar esse estilo de texto "ChatOVTNK"kkkk Vai me facilitar a vida daqui por diante. Brigado 🙄
  20. Que bom que tanto você, como eu e outros colegas daqui estamos salvos, mas realmente é muito impactante ver como ficaram nossas cidades. Tenho nostalgia fortíssima da Mauá, do Centro Histórico, da orla do Guaíba, da Rua da Praia, desde os anos 90, mesmo tendo morado boa parte da vida em Canoas e apenas uns 4 anos em POA (2015 a 2019). Mas sempre ia a POA, de trem, ou com meus familiares, e estudei por vários anos lá nos Campus do Vale e do Centro da UFRGS, que acho que não foram afetados, mas as ruas que eu usava para ir até lá e voltar foram. Claro que não posso reclamar porque não faço parte dos milhares que perderam tudo, mas é insano como ficaram as cidades. Parece um daqueles pesadelos surreais que a gente nunca esperaria na ver na vida real. Lembro bem da época que os postes não tinham tantos fios (hehe), daquela época pré-internet, que tinha uma magia especial onde tudo parecia mais feliz. Claro que os dias atuais são mais "confortáveis" do ponto de vista que, em situações graves como essa, estou conseguindo ainda trabalhar pois faço tudo remoto, e isso jamais seria possível naquela época. Mas o que eu quero dizer é que eu vi a evolução ao longo do tempo de todas essas ruas em POA e Canoas, até mesmo na parte oeste de Canoas que foi praticamente destruída, tenho muitas recordações de lá também. É como se parte da gente, da nossa história de vida, fosse embora junto. Vai ser reconstruído, vai levar tempo, mas muitas vidas foram arrasadas, seja literalmente ou financeiramente. O choque continua sendo igual, e essa parte de vida realmente se despedaçou junto. Sempre morei em 3 locais diferentes da metade leste que não foi atingida, mas estudei num colégio dessa parte oeste que foi castigada, e caminhei muito por lá por vários anos, desde os anos 90. É bizarro tudo isso, é algo sem noção, e o que vai ser dessas pessoas todas? Muitos não têm como trabalhar remotamente, perderam suas casas e seus espaços físicos de trabalho, como lojas, mercados, etc. Que coisa bizarra. E está acontecendo em vários locais, como aqueles exemplos em Salvador que foram lembrados hoje mais cedo no fórum, as terríveis enchentes e deslizamentos no sudeste, e por aí vai. Muitos lugares não são apenas perigosos, são é fatais mesmo, um evento e décadas de trabalho são destruídas, junto com vidas.
  21. Dia frio em POA. Passamos boa parte do dia em 16°. Começou a baixar no finzinho da tarde e agora tenho 13,6° com 84%. É a mínima do dia. A máxima ficou em 18,9° à meia-noite. Esse foi o vídeo que fiz no Centro onde o pessoal abril um "corredor humanitário".
  22. ⛅☁️☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 34,84°C em Garuva/São João Abaixo Mínima até o momento: 5,9°C no Morro da Igreja Menor máxima até o momento: 14,8°C no Morro da Igreja Rajada máxima: 73,4 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 52,6 mm↑ em Urubici/Serra do Corvo Branco > Após um final de madrugada e começo de manhã muito quente, esquentou pouco no norte catarinense. Garuva ainda conseguiu um pico de calor no começo da tarde. No Vale do Itajaí foi abafado, mas bem menos, com máximas de 24°C/26°C. > Tempo fechado em todo o estado, com chuva em todo o centro-leste.
  23. Interessantíssimo esses dados. Isto mostra que o padrão atmosférico que estamos passando agora, é muito semelhante à de Maio de 1941. Tanto pelas enchentes no RS, quanto nas temperaturas daqui da região. A diferença é que esse bloqueio de agora, seria uma versão potencializada pelas mudanças climáticas.
  24. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 5°C Máxima: 14,2°C Dia de muito frio, apesar do sol o dia todo, com algumas poucas nuvens à tarde. Agora temos céu limpo, apenas 8,3°C com sensacao térmica de 7,7°C pelo vento oeste a 5 km/h. A URA é de 74%. Na Grande Buenos Aires, já há zonas abaixo dos 5 graus. Para amanha, o SMN indica condicoes como as de hoje: sol, poucas nuvens e variacao entre 5 e 14°C. O sol nasce às 7h39 e comeca a se por antes das 18h, às 17h59.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.