Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Eu diria que do sul do Paraná pra baixo o inverno está garantido, o problema é dali pra cima, nessas outras regiões acredito que será um inverno fraquíssimo, espero estar errado.
  3. Curti seu comentário mas acabei esquecendo de responder. De forma objetivo, o ideal é que todo esse sistema "gire" para leste trazendo o cavado para a costa da Argentina e deixando a crista na costa chilena, favorecendo a engrenagem que impulsiona o ar frio para o norte! Veja abaixo um exemplo da sinótica que ocorreu pouco antes do grande evento de abril de 2016: Em 250 hPa: Em superfície:
  4. Acho improvável! Não digo pela TSM que até pode chegar a -0.5 (valor considerado critério para definir a La Niña segundo o NOAA), mas porque além de ter que permanecer nesse patamar ou abaixo por pelo menos 3 meses, tem o lag da teleconexão oceano-amosfera que pode demorar até 3 meses para ocorrer! A resposta atmosférica é representada, entre outras variáveis, pela SOI. Ou seja: a La Niña só se confirma quando os critérios mínimos são atingidos e persistem (TSM inferior a -5 e SOI superior a +5). Sendo otimista, se seguir nesse ritmo até o final de maio talvez tenhamos no máximo uma neutralidade com viés de La Niña.
  5. Devido ao avanço da frente fria lá no alto mar, temos um dia de sol porém entre algumas nuvens ao amanhecer obtive mínima de 23 graus aqui no cachambi zona norte do Rio, agora são 9:30 e faz 28 graus, realmente não me lembro de um maio tão quente e seco aqui no Rio de Janeiro também, a previsão é que teremos um certo refresco e uns dias a temperatura tende a ficar na média e com pico de calor, sem falar da previsão de máxima de 38 graus na segunda feira, posso ser realista tem tudo para QUARENTA pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA do Rio de Janeiro no mês de Maio além do período de calor seco que nunca passa, frio esse ano ESQUECE, neve no SUL esse ano ESQUECE, Geada em Plena capital Paulista ESQUECE esse ano e talves nem Curitiba veja Geada esse ano, sejamos recompensados no inverno de 2025 Talves.
  6. Today
  7. Aos entendedores: Se continuar nesse ritmo, poderemos na prática já termos a La Niña formada até o fim do mês?
  8. E a onda de frio se foi outra vez pela última saída do GFS e Euro. Já nublou por aqui e a mínima não baixou dos 13.8 graus. O maior frio aqui na próxima semana será um 8/15, Curitiba sem friozão, SP friozinho e RJ um refresco. Cuiabá que está 8 meses sem baixar dos 20 graus, seguira a saga e sul da região norte, nem cheiro de refresco. Infelizmente muita chuva aqui de hoje até segunda.
  9. Já a 00z foi p esquecer... Pelo menos p cá aos poucos começa a virar uma brisa fresquinha de outono...
  10. ⛅☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 31,03°C em Joinville/Pirabeiraba Mínima até o momento: 10,3°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort Menor máxima: 15,7°C no Morro da Igreja Rajada máxima: 70,56 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 107,19 mm em Araranguá/Rio dos Anjos (?) 40,4 mm em Bom Retiro/João Paulo > Máxima em SC hoje foi batida próxima da 1h da manhã. > Mesmo assim, o calor diminuiu muito, ficando mais restrito ao Planalto Norte (durante o dia). > 12 Z do ECMWF e do GFS ligaram o alerta:
  11. Segundo explicação do Coutinho, é um bloqueio oceânico/atmosférico no pacifico que tá causando tudo isso.
  12. Muy frío por aquí, a las 22hrs , 8,2°C en la estación Prado de Montevideo, 5,7°C en la estación Melilla en la zona norte de la ciudad. Noche cristalina y despejada.
  13. Ficando frio aqui! Tenho 14,7° com 72%. P.o. está em 9,7°. Vídeo desta tarde perto do Centro.
  14. Aqui em Palhoça tempo nublado teve chuvas por aqui hoje fim da tarde e noite, temperatura em 18 graus, quando ao RS é triste a projeção de chuvas para os próximos dias, em uma situação tão grave que pode vir a se agravar se confirmando esse volume previsto, até não ter o rompimento desse bloqueio ( maldito) desculpe mas ninguém aguenta mais,onde as frentes ficam sendo jogadas para cima e baixo( frias/ quentes) em cima do RS, não terá trégua, e o frio que é tão necessário para rompimento desse bloqueio, também é um agravante para os desabrigados, que situação meus amigos, é triste de mais.
  15. Alguém sabe responder numa cadeia de eventos quem é o responsável por todo esse calor? Pelo que vi e li até agora a corrente de jato "parada" sobre a região sul é a responsável, sendo essa área de alta pressão sobre o Brasil Central uma consequência do jato parado no sul...é isso mesmo? Se sim, pq a corrente de jato está parada?
  16. Yesterday
  17. Eu aposto que Maio de 2024 vai superar o caloroso Maio de 2019 aqui em Minas. Tenho certeza! Não vejo qualquer indicativo de frio intenso real esse mês por aqui, há muita instabilidade a longo prazo e nenhuma certeza. Então eu fico com a hipótese do Maio mais quente da história.
  18. Temperaturas extremas de hoje foram 16.3 graus neste momento e a máxima 21.9 graus, com sol entre nuvens. Para amanhã deve ficar nos 12/13 graus, retornando a chuva a tarde. Previsto 140 mm aqui pelo euro no terceiro episódio do dilúvio, infelizmente.
  19. Essa semana, apesar de significativamente acima da média pro mês, foi um pouco melhor do que eu esperava e do que era previsto em Belo Horizonte. Tivemos algumas mínimas razoáveis, considerando o contexto e por ser uma primeira quinzena de maio, e máximas abaixo dos 30 graus. Dias 04 a 09 de maio de 2024 - INMET Pampulha: 16,2 30,0 16,0 29,2 17,9 26,8 18,8 28,1 19,0 28,7 16,7 29,3 Após um início de mês quentíssimo, foi um ótimo e muito bem-vindo arrefecimento da onda de calor por aqui. Caso tenha alguma MP boa na 2ª quinzena (o que não está previsto), as anomalias do mês nem seriam tão altas. Os 9 primeiros dias de maio de 2024 estão praticamente empatados com o mesmo período de maio de 2019, mas esse fatídico mês promete decolar na frente nos próximos dias, com um novo aumento de temperatura (enquanto em maio/19 houve até uma queda em meados do mês). Como os últimos 10 dias de maio/19 foram bem quentes, é possível que haja alguma recuperação nesse cenário, mas as previsões, por enquanto, indicam tão somente uma diminuição das anomalias até aqui, com alguns dias frescos, sem frio.
  20. O recorde de dias consecutivos com temperaturas iguais ou acima de 30°C no Mirante, salvo engano, foram 26: de 20 de janeiro até 14 de fevereiro de 2014. O recorde anual de temperaturas iguais ou acima de 30°C infelizmente não tenho. Aí, só alguém que tenha tabelado toda série ou, pelo menos, desde 1961. -------------- A passagem de uma frente fria ao largo do litoral alterou ligeiramente as condições do tempo hoje na capital paulista, quebrando a sequência de dias de céu praticamente limpo. Houve grande cobertura de nuvens altas (Cirrus), principalmente durante a manhã, e a entrada de ventos marítimos e nebulosidade baixa no final da tarde, com uma boa refrescada. Infelizmente, segundo as previsões, é coisa passageira e amanhã "retornamos a setembro". Hoje, Mirante (Aut): 20,0°C / 31,5°C Interlagos: 19,4°C / 30,6°C IAG: 15,4°C / 31,2°C -------------- Quanto às anomalias no final deste mês de maio, eu também chuto entre +3 e +4°C. E não sei não... se 2024 não será o ano mais quente de toda série, superando 2015 e 2019...
  21. Aqui, até agora em maio, estamos com 3,5˚C de anomalia positiva. A média das máximas, nestes 9 primeiros dias, está em 28,0˚C - maior que as médias máximas registradas entre os meses de janeiro e abril deste ano! Acho que o mês fecha entre 2 e 3 ˚C de anomalia o que é, sim, um absurdo. O dia mais bizarro em maio/24 foi o dia 3. Extremos de 18,3˚C/ 31,1˚C - recorde absoluto de temperatura máxima para maio e temperatura média cerca de 6˚C acima do normal. Um dia quente até para o verão em pleno início de inverno climático.
  22. @Aldo Santos Hoje o Mirante registrou o 13° dia consecutivo com máxima maior ou igual a 30 graus. Qual é o recorde de duas consecutivos ≥30°C no Mirante? E quantas vezes o Mirante "trincou" em 2024(e qual é o recorde em um ano)?
  23. Fazendo um post sobre Queimada Nova depois de 1 mês porque nada ocorreu nos últimos 30 dias. Abril terminou com chuvas abaixo da média em Queimada Nova, foram 41 mm, enquanto a média é de 69,2 mm. No sítio, choveu praticamente a metade, apenas 21,5 mm. Por outro lado, em outro ponto da zona rural (localidade Pereiros), foram 170 mm no mês. O mês de abril é o último da estação chuvosa na minha região. Chuva agora provavelmente só em outubro ou novembro. Dessa forma, agora é um bom momento para fazermos um panorama da estação chuvosa, que compreende o período de novembro a abril. Tivemos um período chuvoso moldado pelo El Niño. Os meses de primavera (OND) foram de chuva irregular e muito calor, o que era esperado em um El Niño. Os acumulados não foram tão ruins, mas as temperaturas acima da média favoreceram uma perda mais rápida da umidade do solo. Outubro não aparece na tabela porque não choveu, sendo a primeira vez que isso acontece desde 2015 (também com El Niño). A média de outubro é de 23,6 mm. Janeiros com El Niño costumam ser chuvosos, e assim foi janeiro de 2024 com 242 mm, com destaque para o dia 25 que teve 121 mm no sítio. Em fevereiro, o ENSO não influencia muito, ficando dentro da média e muito regular. Em março e abril, as influências do El Niño são bem negativas, o que novamente foi observado na realidade, mas neste ano o atlântico equatorial extremamente quente amenizou a situação. Por fim tivemos um acumulado no período chuvoso de 678 mm, diante de uma média anual de 665,1 mm. Considerando as estações chuvosas que tenho registradas, essa foi a 5ª com maior volume registrado. Aliás, as estações chuvosas com mais chuva foram justamente as últimas 5, refletindo o bom momento que o Nordeste está vivenciando. *12-2013 está em itálico pois só tenho registros a partir de janeiro dessa estação. Em maio a média é de 18,6 mm, mas duvido que chova neste maio por causa do bloqueio no centro-sul do país.
  24. Ontem na hora do almoço, pouco antes do meio dia, caiu uma pancada de chuva em Pombal, que durou uns 5 minutos. Por volta das 13:30 voltou a ocorrer outra pancada de chuva, durando uns 7 minutos, mas diferente da anterior, teve quase 1 minuto que ficou torrencial: Devido aos fortes ventos em 850 hPa e 700 hPa (>35 km/h) as chuvas não duravam mais que 10 minutos, o que não impediu a formação de Cb no Vale do Piancó, derrubando 32,7 mm em Itaporanga. Aqui em casa tive 6,8 mm o que eleva o total de maio pra 131,1 mm.
  25. Buenas tardes, tenemos una tarde estupenda en Montevideo. Despejada, seca, soleada y fria, 13,6°C en la estacion Prado a las 17hrs. La maxima alcanzo solo los 14,4°C con pleno sol. Mínimos de 10,2°C Llegamos la epoca de las sombras largas...
  26. Essa imagem retrata bem a cara de muitos foristas (eu inclusive) Também acho isso. Confesso que aqui no RJ eu não reparo muito no calor porque acostumado a ele. Esse ano no entanto, como isso tá ocorrendo em Maio, eu to mais atento. Geralmente final de abril e início de maio eu já to deixando o ar condicionado de lado, ficando só no ventilador, pra em junho ter algumas noites até sem. Mas tá impossível. Meu apartamento pega sol quase o dia todo. Aí a temperatura interna não desce muito nem de madrugada (fica na faixa dos 26º). E além do calor por si só ainda temos a total falta de chuvas. É normal maio não ser um mês chuvoso, mas como vem sendo até aqui e como se apresenta ser no resto do mês é loucura. E ainda sobre a ideia do nosso colega uruguaio Pablo, de nomear os eventos, acho perfeita. Ajudaria a lembrarmos de eventos extremos. Aqui no RJ mais do mesmo.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.