Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
DSoares

Campos do Quiriri - bela e pouco conhecida região catarinense

Recommended Posts

Olá, pessoal. Neste tópico tentarei mostrar um pouco sobre uma região pouco conhecida pela maioria de vocês: os Campos do Quiriri.

Estes campos ficam localizados no nordeste do estado de Santa Catarina, e avançam para o extremo sudeste do estado do Paraná.

Com o passar dos dias eu vou colocando maiores informações sobre essa região, que tem altitudes elevadas, chegando a aproximadamente 1540 metros do lado de SC, e chegando a quase 1680 metros no lado paranaense.

Como o nome diz, a maior parte da região é composta por campos de altitude, com "ilhas de mata mais fechada em regiões mais protegidas dos ventos.

Eu possuo duas estações meteorológicas na região:

* Uma num topo, o segundo em altitude do lado catarinense, chamado de Bradador. Fica a aproximadamente 1530 metros de altitude, venta pra caramba e tem máximas bem interessantes. Pode ser acessada pelos links: http://www.weatherlink.com/user/bradador/index.php?view=summary&headers=1 e https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISANTACA34

* Outra numa leve encosta, quase no fundo de uma baixada ventosa. Chamo ela de Estação Campos do Quiriri. Ela funciona via rádio, que depois transmite para a internet pelos links: http://aprs.fi/weather/a/PU5BRA-13 e http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=PU5BRA-13&units=metric.

Aqui vão algumas fotos do local:

wxpGEs4.jpg

pE1KZOP.jpg

PuREF2a.jpg

lwzoSgj.jpg

43bHKWN.jpg

Minha estação Campos do Quiriri numa manhã de -3,3ºC com UR na casa dos 75% apenas

X22ayuf.jpg

Nesta imagem dá para notar o morro queimado, já que queimadas ocorrem pelo mato seco no inverno e muito vento na região. Ainda dá para notar uma casinha no alto de um dos morros. Lá fica a estação Bradador

daqRjZy.jpg

SHCiaK6.jpg

VEHD1ye.jpg

Como são remotas, em ambas eu perdi alguns dias de dados de junho e julho. Uma pena, pois foram meses bem frios. Entretanto eu tenho alguns dados da estação Campos do Quirir que eu gostaria de compartilhar com vocês neste último mês de junho de 2016.

OLHEM AS MÍNIMAS!!!

fDcc75r.jpg

Com o passar do tempo eu vou postando mais informações e mais fotos que eu tenho do local.

Abraços!

Muito bonita e interessante a região! Em algumas fotos nem parece que é no Brasil.

Também devo parabenizá-lo pelas belas fotos. :good:

Meu senhor, preciso fazer um trekking nesse lugar urgênte !! É incrível, se tratando de paisagens e de clima...

Parabéns por estar desbravando essa região na raça Diego, são dados de mínimas e máximas que além de impressionantes, talvez eram inimagínaveis para muitos há pouco tempo atrás. Sempre no trajeto Joinville-Curitiba observo essas montanhas na região de Garuva, vindo do Paraná pra cá também da pra notar a grande altitude das escarpas e os campos de cima da serra !

Aew Diego

Na expectativa das novas informações...

Já houvi falar muito nessa região, apesar de estar relativamente perto de Jaraguá, nunca visitei.

Uma pergunta, qual é o estado da estrada para os campos?

-7,9 que belezura....

Imagina essa baixada, na manhã do recorde de -9,5°C em Campo Alegre :prankster: :heart:

Muito bonita e interessante a região! Em algumas fotos nem parece que é no Brasil.

Valeu, Tstorm (é o Stanley né?)

A região é singular mesmo..

Meu senhor, preciso fazer um trekking nesse lugar urgênte !! É incrível, se tratando de paisagens e de clima...

Parabéns por estar desbravando essa região na raça Diego, são dados de mínimas e máximas que além de impressionantes, talvez eram inimagínaveis para muitos há pouco tempo atrás. Sempre no trajeto Joinville-Curitiba observo essas montanhas na região de Garuva, vindo do Paraná pra cá também da pra notar a grande altitude das escarpas e os campos de cima da serra !

Tão perto da gente né? E eu só fui conhecer em 2013...

É um trabalho complicado, mas prazeroso...

Abraços

Aew Diego

Na expectativa das novas informações...

Já houvi falar muito nessa região, apesar de estar relativamente perto de Jaraguá, nunca visitei.

Uma pergunta, qual é o estado da estrada para os campos?

-7,9 que belezura....

Imagina essa baixada, na manhã do recorde de -9,5°C em Campo Alegre :prankster: :heart:

Também pensei nisto, Jonathan..no dia dos -9,5ºC em Campo Alegre o negócio deveria estar espetacular lá por cima..

A estrada para os Campos só é complicada no trecho de serra, que é bem íngreme e em estado de conservação ruim, com muitas fendas e pedras. Se o tempo está seco, as vezes dá para tentar subir com carro normal. Se não estiver, apenas 4x4 ou moto para garantir a chegada até os Campos..

Que espetáculo! Parabéns pelo esforço Diego!

Valeu, Frederico! Digo o mesmo para seu esforço aí na região de Teutônia! :good:

De tanto o Diego falar dele já fui lá duas vezes...

HAHAHA verdade..

Obrigado por compartilhar as belíssimas fotos..

Eu fui no dia 12 de junho lá para o alto, um dia depois de você.

E veja só, no dia 13 de junho é que foi a mínima mais baixa daquela onda de frio: meros -7,9ºC :heat: :laugh:

Fantásticas as imagens e o local!

É preciso elogiar e agradecer aqui o empenho em disponibilizar duas estações no local, desbravando mais uma região de interessantíssimas características climáticas.

Parabéns por disponibilizar esses dados ao público e a nós! Grande Diego!

Não, sou o Yarlen, o Stanley é o StormPicosPI. :good:

Não, sou o Yarlen, o Stanley é o StormPicosPI. :good:

Isso mesmo, desculpa pela confusão! Abs

Fantásticas as imagens e o local!

É preciso elogiar e agradecer aqui o empenho em disponibilizar duas estações no local, desbravando mais uma região de interessantíssimas características climáticas.

Parabéns por disponibilizar esses dados ao público e a nós! Grande Diego!

Caião, obrigado pela força e pelas palavras!

Essas empreitadas sao complicadas, mas valem a pena quando se tem vontade de conhecer a dinâmica de uma região ainda tão pouco monitorada!

Abs

Que espetáculo de lugar!!! :clapping: :clapping: :clapping:

Valeu, Gvieira!

Diego Soares,

a segunda foto lembra a paisagem do ParnaSJ, naquela foto da fazenda(que fica numa baixada) e sede com vegetação toda queimada de geadas.

São Campos de Altitude diferentes do Alto de Itatiaia.

Muito importante seu monitoramento com lugares com clima bem distinto(lugares bem frios, outros quentes e úmidos).

Fotos legais.Poucos lugares no Brasil tem essa paisagem distinta.

Imagina um monitoramento nas baixadas altas do ParnaSJ,com mínimas baixíssimas.

Estou impressionado com a paisagem singular e os dados reportados das estações. Show de bola! :good2:

Já adicionei boa parte dessas fotos como wallpaper pro meu micro!

Diego Soares,

a segunda foto lembra a paisagem do ParnaSJ, naquela foto da fazenda(que fica numa baixada) e sede com vegetação toda queimada de geadas.

São Campos de Altitude diferentes do Alto de Itatiaia.

Muito importante seu monitoramento com lugares com clima bem distinto(lugares bem frios, outros quentes e úmidos).

Fotos legais.Poucos lugares no Brasil tem essa paisagem distinta.

Imagina um monitoramento nas baixadas altas do ParnaSJ,com mínimas baixíssimas.

Valeu, nani! Obrigado pelas observações pertinentes! A estacao fica perto da fazenda.

Abs!

:hang1:

Estou impressionado com a paisagem singular e os dados reportados das estações. Show de bola! :good2:

Valeu, Evandro. Fica ainda mais impressionante de saber que poucos km de distância tem-se uma densa Mata Atlantica!