Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Creio que você se referiu ao vento de leste como fator que provoca chuva forte no leste de SP!

Outra coisa que notei é que quando as áreas de chuva deslocam de SE para NO, é batata que a Grande SP terá fortes temporais!

Isso mesmo, Daniel! Tenho na memória alguns temporais memoráveis com deslocamento de leste para oeste.

A área de chuva que havia falado atingiu Paulínia as 21h, mas trouxe uma pancada muito rápida, porém ventou bem e a temperatura está bem agradável, 19-20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o terceiro dia consecutivo de vento marítimo em Curitiba. Apesar da modesta máxima de 23º, o sol já é ardido e com o vento do mar trazendo umidade a sensação de abafamento é potencializada (verão!).

 

Inmet 23,4º

Simepar 25,4º

 

Ontem a diferença entre as duas estações chegou a 1,8º.

Como já dito pelo Alan e o Campos, estação do Simepar claramente com problemas...

tVtA6Jj.gif

Link to comment
Share on other sites

22h46, temperatura de 28,4ºC e sensação de 29,8ºC em Buenos Aires.

 

Pelo jeito o verão chegou por aí também... Bagé tem mais correlação com Buenos Aires e Uruguay, do que Santa Maria por exemplo ou Porto Alegre, que são cidades mais próximas.

 

Pelo jeito agora vamos entrar em um período úmido e quente(máximas ainda "baixas"), porém as noites vão ser que nem as tardes quentes do Inverno...

 

20,5ºC no momento.

Link to comment
Share on other sites

Para ilustrar, alguns dados do posto da represa de Itatinga, da Cia. Docas de Santos, em Bertioga, a 720 m de altitude, no alto da serra:

 

1967 # 695,1 # [highlight=yellow]1.157,0[/highlight] # 744,6 # 464,7 # 103,2 # 139,6 # 220,3 # 156,9 # 413,4 # 616,6 # 703,7 # 566,8 # [highlight=yellow]Total: 5.981,9 mm[/highlight]

 

Já tive a oportunidade de estar duas vezes na Represa de Itatinga, localizada na divisa entre Mogi das Cruzes e Bertioga.

 

De lá desci à pé a Serra do Mar em direção à Vila de Itatinga.

 

Abaixo vai uma foto que fiz da barragem em minha última visita, em 2009:

 

1-4.jpg

 

Quem quiser ver as demais fotos que fiz do complexo da UHE Itatinga (inaugurada em 1910) é só clicar no link abaixo:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1003921.

Link to comment
Share on other sites

22h46, temperatura de 28,4ºC e sensação de 29,8ºC em Buenos Aires.

 

Pelo jeito o verão chegou por aí também... Bagé tem mais correlação com Buenos Aires e Uruguay, do que Santa Maria por exemplo ou Porto Alegre, que são cidades mais próximas.

 

Pelo jeito agora vamos entrar em um período úmido e quente(máximas ainda "baixas"), porém as noites vão ser que nem as tardes quentes do Inverno...

 

20,5ºC no momento.

 

Pois é!! Olha, 1h49 e ainda 27,6ºC com sensação térmica de 29,5ºC!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

No Rio, a noite segue com céu parcialmente nublado e com uma agradável brisa de sul/sudeste. Faz 23°C no momento.

 

A621.jpg

Moro a menos de 1 km dessa estação, passo em frente todo dia. Fica numa área com muito verde, os quarteis são bem longe, ela fica bem na divisa da Vila Militar com Realengo. Aquela bem a frente é a Avenida Brasil!

Link to comment
Share on other sites

Caiu pra 24°C nos Afonsos.

 

Viu que colocaram a foto da estação da Vila Militar no site do Inmet? Ou já tinha essa foto antes?

 

http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/fotos/A621.jpg

Moro a menos de 1 km dessa estação, passo em frente todo dia. Fica numa área com muito verde, os quarteis são bem longe, ela fica bem na divisa da Vila Militar com Realengo. Aquela bem a frente é a Avenida Brasil!

 

Durante muito tempo, eu acreditei que o calor da ZN/ZO fosse puro sensacionalismo e "frescura". :mosking:

A foto prova que a estação foi bem instalada, e que o local tem muito verde. Nunca mais duvidarei dos recordes de calor dessa região.

Link to comment
Share on other sites

Durante muito tempo, eu acreditei que o calor da ZN/ZO fosse puro sensacionalismo e "frescura". :mosking:

A foto prova que a estação foi bem instalada, e que o local tem muito verde. Nunca mais duvidarei dos recordes de calor dessa região.

 

Sim, aliás fica próximo à uma área com muito verde e pouca urbanização, é notável quando você sai da vila militar e chega ao meu bairro que o calor fica muito pior devido a urbanização daqui.

Link to comment
Share on other sites

Durante muito tempo, eu acreditei que o calor da ZN/ZO fosse puro sensacionalismo e "frescura". :mosking:

A foto prova que a estação foi bem instalada, e que o local tem muito verde. Nunca mais duvidarei dos recordes de calor dessa região.

 

Sim, aliás fica próximo à uma área com muito verde e pouca urbanização, é notável quando você sai da vila militar e chega ao meu bairro que o calor fica muito pior devido a urbanização daqui.

 

Bangu é mais quente que aí?

Link to comment
Share on other sites

Fiquei curioso. Em qual bairro você mora, Gvieira?

 

-----------

 

Zie, Bangu é mais quente por causa da urbanização e por se encontrar ao lado do paredão que é o Maciço da Pedra Branca. Mas sem dúvidas acho que Campo Grande é o bairro mais quente da zona oeste. Onde eu moro fica bem no meio entre a Serra do Mendanha e o Maciço da Pedra Branca.

Link to comment
Share on other sites

Sei não...

Desconfio que o INMET vai desativar as estações convencionais de Catanduva-SP e Guarulhos... :sad:

Estão sem dados desde o dia 1º/12. Aguardemos...

 

Como antecipado pelo Ernani Marinho, a convencional de Taubaté já sumiu do site do INMET.

 

---------------

Sol, algumas nuvens e calor em Sampa.

Aeroportos marcando 29°C.

 

Nos setores mais ao norte (Campo de Marte, Mirante e Cumbica) o vento já sopra de ONO a NNO.

Congonhas ainda tem ventos de leste, fracos.

Link to comment
Share on other sites

Durante muito tempo, eu acreditei que o calor da ZN/ZO fosse puro sensacionalismo e "frescura". :mosking:

A foto prova que a estação foi bem instalada, e que o local tem muito verde. Nunca mais duvidarei dos recordes de calor dessa região.

 

Sim, aliás fica próximo à uma área com muito verde e pouca urbanização, é notável quando você sai da vila militar e chega ao meu bairro que o calor fica muito pior devido a urbanização daqui.

 

Bangu é mais quente que aí?

 

Essa fama de Bangu é por que o INMET antigamente tinha uma estação no bairro, que tem o mesmo clima da Vila Militar, só que o calor é potencializado pela urbanização, assim como o meu bairro, o do Eduardo e os demais do entorno, o clima é praticamente o mesmo desses bairros, só que bangu tem essa fama pois antes eram divulgadas as altas temperaturas pelo INMET de Bangu, e essa história de bairro mais quente entrou no imaginário das pessoas, o antigo recorde de 43,1 é do bairro. Acontece que no inverno as temperaturas (tanto as mínimas quanto as máximas) são mais homogêneas por toda a região, já no verão os bairros mais urbanizados possuem tardes mais quentes devido a urbanização e a noite a temperatura cai menos, você pode comprovar isso comparando os dados do Afonsos (região urbanizada) e do INMET (Pouca Urbanização), no verão há episódios que por exemplo, temos mínima de 24° no afonsos e 19,X° no INMET. No inverno já fica mais igual.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal. Em Buenos Aires tivemos uma madrugada toda muito abafada, com mínima noturna de... 26,0ºC!! Por sorte, áreas de instabilidade chegaram à capital por volta de 7h30, trazendo pancadas de chuva moderada a forte e trazendo alívio momentâneo. Neste momento (12h35) estamos com a mínima do dia, com 18,9ºC, URA de 95%, vento leste a 14 km/h e pressão em 1007,8 hpa. Neste momento chove fraco.

Link to comment
Share on other sites

Zie, Bangu é mais quente por causa da urbanização e por se encontrar ao lado do paredão que é o Maciço da Pedra Branca. Mas sem dúvidas acho que Campo Grande é o bairro mais quente da zona oeste. Onde eu moro fica bem no meio entre a Serra do Mendanha e o Maciço da Pedra Branca.

 

Pena que não existe estação em Campo Grande. Esse bairro deve registrar URA mais baixa que a Vila Militar.

Link to comment
Share on other sites

qeM0Gde.jpg

 

JBN descendo com violência em direção ao Sul do Brasil. Amanhã deveremos ter fortes temporais no período da tarde no RS.

 

zjkpgyw.png

 

kjCwVCe.png

 

Toda semana deverá ser de calor e instabilidade na região sul, então, todos de olho nos radares, serão típicas tempestades de verão só que um pouco mais generalizadas que o normal.

Link to comment
Share on other sites

RIO GRANDE DO SUL - 19UTC:

 

37,7°C Campo Bom (20UTC)

36,2°C Teutônia

35,9°C São Luiz Gonzaga

35,7°C Rio Pardo

35,7°C Santa Maria

35,6°C Porto Alegre

35,6°C São Borja

35,6°C Uruguaiana

35,5°C Alegrete

34,9°C Jaguarão

34,7°C Camaquã

33,0°C Canguçu

 

Inmet

Link to comment
Share on other sites

RIO GRANDE DO SUL - 19UTC:

 

37,7°C Campo Bom (20UTC)

36,2°C Teutônia

35,9°C São Luiz Gonzaga

35,7°C Rio Pardo

35,7°C Santa Maria

35,6°C Porto Alegre

35,6°C São Borja

35,6°C Uruguaiana

35,5°C Alegrete

34,9°C Jaguarão

34,7°C Camaquã

33,0°C Canguçu

 

Inmet

 

Muito calor também na serra:

 

Bento Gonçalves: 32,1°

Lagoa Vermelha: 31,0°

Canela: 30,1°

Vacaria: 29,4°

Ausentes: 27,7°

Link to comment
Share on other sites

Dia excelente!

Perfeito!

Sol intenso, nuvens dispersas e URA caindo até os 35%.

Extremas na minha estação: 15,1 / 28,3°

 

Piracity às 18:00 com 27°…

 

Eh pai, um dia bem agradável por ai, a umidade ficou baixa, mas não a nível de causar desconforto!, e pelo que vi a tarde, as diferenças entre SIMEPAR e INMET hj eram quase nulas, espero que tenham terminado os problemas!!

Link to comment
Share on other sites

Dia excelente!

Perfeito!

Sol intenso, nuvens dispersas e URA caindo até os 35%.

Extremas na minha estação: 15,1 / 28,3°

 

Piracity às 18:00 com 27°…

 

Eh pai, um dia bem agradável por ai, a umidade ficou baixa, mas não a nível de causar desconforto!, e pelo que vi a tarde, as diferenças entre SIMEPAR e INMET hj eram quase nulas, espero que tenham terminado os problemas!!

É filhote, como eu disse e agora repito: dia perfeito!

(Uma chuva seria bem-vinda... )

 

Por falar em Simepar/Inmet, ambas as estações ficam localizadas na área dentro do círculo azul.

Veja (am) como os arredores estão totalmente urbanizados...

Não é de estranhar q no início desta noite Pinhais registrava 20,8° e Curitiba 22,7°..

 

10624660_308688925995417_4698888547087320838_n.jpg?oh=cfb7c6ca68e62200355b2b6ca8c8cd88&oe=550FA05E&__gda__=1426637108_612af85a9bc9fa9c68be6256856f60ce

 

 

PS:

GVieira, nd de fc até tarde acordado vendo porcarias na net! Já ajeitou sua caminha? Escovou os dentes? He He

Ser filho exige cumprir obrigações!

Link to comment
Share on other sites

Dia excelente!

Perfeito!

Sol intenso, nuvens dispersas e URA caindo até os 35%.

Extremas na minha estação: 15,1 / 28,3°

 

Piracity às 18:00 com 27°…

 

Eh pai, um dia bem agradável por ai, a umidade ficou baixa, mas não a nível de causar desconforto!, e pelo que vi a tarde, as diferenças entre SIMEPAR e INMET hj eram quase nulas, espero que tenham terminado os problemas!!

 

Terminado? No Simepar deu máxima de 33,1º. No Inmet (preliminar) 29,4º...

Link to comment
Share on other sites

Dia excelente!

Perfeito!

Sol intenso, nuvens dispersas e URA caindo até os 35%.

Extremas na minha estação: 15,1 / 28,3°

 

Piracity às 18:00 com 27°…

 

Eh pai, um dia bem agradável por ai, a umidade ficou baixa, mas não a nível de causar desconforto!, e pelo que vi a tarde, as diferenças entre SIMEPAR e INMET hj eram quase nulas, espero que tenham terminado os problemas!!

 

Terminado? No Simepar deu máxima de 33,1º. No Inmet (preliminar) 29,4º...

Realmente mto estranha essa máxima do Simepar em Curitiba.

Registrei 28,3° e o Inmet 29,4 porém estou bem à leste e praticamente no meio do mato então a diferença de 1° é plausível mas 5° a menos é absurdo em se tratando de MÁXIMA!

No aero Afonso Pena a máxima flutuou em torno dos 29° e Pinhais tbm ficou abaixo dos 30°…

 

Pelo Simepar, Curitiba teve uma das maiores do Estado:

 

13890.png

Link to comment
Share on other sites

O amanhecer de hj ficou mais alto do que eu imaginava...chegou a chover de madrugada, de certo por causa infiltração marítma, por conta disso a temperatura não caiu.

 

Temp disparou e ficou em 33/34 na maioria das estações da cidade.

 

Agora noite quente e típica de verão, 22h20 e 25ºC.

 

Declaro agora dia 07 de dezembro oficialmente a abertura do verão, sabe-se lá quando irá terminar.

 

Agora são no mínimo mais 4 meses onde o calor será uma regra com poucas exceções, ao menos para nós mortais ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Realmente mto estranha essa máxima do Simepar em Curitiba.

Registrei 28,3° e o Inmet 29,4 porém estou bem à leste e praticamente no meio do mato então a diferença de 1° é plausível mas 5° a menos é absurdo em se tratando de MÁXIMA!

No aero Afonso Pena a máxima flutuou em torno dos 29° e Pinhais tbm ficou abaixo dos 30°…

 

Pelo Simepar, Curitiba teve uma das maiores do Estado:

 

No Aeroclube de Balsa Nova, oeste da capital, máxima de 30,3º. Um disparate os registros do Simepar...

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Mafili...disse para um local aqui desse frio.. ele me respondeu que o inverno está comecando..pois chega a -35...entao estea -18 que peguei na rua e que lor sinal com pessoas andando.. não é nada demais..

 

O saco é vc entrar num café la dentro estar 20 graus.. e vx de gorro..luvas ..casacos.. calça termica e tudo mais.. dai eh um inferno de calor...

 

Amanhã são esperados -20 / -21.. mas nao vou levantar as 6 da manha pra conferir...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.