Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Isso mesmo sempre é Carlos , mais vai que né ....

Nao sei em qual ano , veio um lambari em Abril e foi a mais forte depois nao veio mais nada

Seria 1999?

1999 teve uma bomba polar em abril, uma das maiores da história para o mês, talvez só perdendo para 1971. Só que naquele ano teve outra bem mais intensa em agosto. Mas como o frio em agosto veio úmido, teve lugar no Sudeste que acabou registrando a mínima absoluta em abril mesmo, quando o frio foi bem seco.

Em 25/04/1971, em Sampa, o Mirante registrou 6,8°C e o IAG 4,0°C.

 

Em 1999, o Mirante registrou 8,3°C em 19/04 e o IAG 5,2°C em 18/04.

A mínima daquele ano no Mirante foi 5,4°C em 16/08. O IAG registrou novamente 5,2°C em 15/08.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o site Cemaden na estação pluviométrica (Pedreira) que fica a 500 metros da minha casa temos até hoje 24 MM de chuva acumulada , no mês de fevereiro isso é totalmente fora da casinha , grande parte das estações da Zona SUl e Leste estão com acumulados baixíssimos .Estou realmente espantado com esse verão .

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que li, era uma quadrilha da grande SP, que a polícia já vinha acompanhando os passos e ontem armaram toda uma estratégia para pegá-los na hora H. Ainda bem que nenhum policial foi ferido gravemente e melhor ainda, 9 bandidos sem vergonha, estão queimando no inferno. :clapping:

 

Voltando ao tópico: aumentou bastante a quantidade de nuvens e o sol já era. Temperatura de 24°C.

 

Já temos algumas áreas de chuva passando aqui pela região.

Link to comment
Share on other sites

E o ar seco voltou a reinar em BH, 35% de umidade! 31% em Lagoa Santa. A mínima caiu de ontem pra hoje pra 19ºC no centrão.Caso não chova até a próxima sexta (grande chance) terminaremos com meros 23mm acumulados.Quantidade de chuva pior que a média de MAIO!

 

Fev de 2012 terminou com uns 30mm e ainda tivemos em 1981 apenas 8mm em fevereiro!Seria o 3º fevereiro mais seco desde 61.

 

Já é impressionante eu ter presenciado 2 fevereiros secos em minha vida. :laugh: o mais impressionante é a distância entre eles ser de apenas 2 anos! :prankster: Tendência?Coincidência?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui muitas nuvens algumas carregadas e 25°C

 

 

OFF , viram que o bicho pegou em ITAMONTE hoje ?

 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1416346-policia-mata-nove-suspeitos-de-roubo-a-bancos-em-minas-gerais.shtml

 

 

Nunca vi tanta policia tanto helicoptero passando por aqui :sarcastic:

 

Parabéns ao policiais.

 

Ontem variamos de 19,3º C a 32,2º C.

 

Hoje passamos de 30º C de novo.

 

27º C agora.

Link to comment
Share on other sites

E o ar seco voltou a reinar em BH, 35% de umidade! 31% em Lagoa Santa. A mínima caiu de ontem pra hoje pra 19ºC no centrão.Caso não chova até a próxima sexta (grande chance) terminaremos com meros 23mm acumulados.Quantidade de chuva pior que a média de MAIO!

 

Fev de 2012 terminou com uns 30mm e ainda tivemos em 1981 apenas 8mm em fevereiro!Seria o 3º fevereiro mais seco desde 61.

 

Já é impressionante eu ter presenciado 2 fevereiros secos em minha vida. :laugh: o mais impressionante é a distância entre eles ser de apenas 2 anos! :prankster: Tendência?Coincidência?

 

Se não houver pelo menos 2 grandes temporais até o final do mês, este será o 5º fevereiro consecutivo abaixo dos 100 mm no INMET de BH. Acho isso espantoso.

Link to comment
Share on other sites

.....Também acredito nisso, Mafili. E nos próximos anos começa a esfriar. Essa atividade solar incomum vai dar o que falar. abraços

 

Renan, Vou tentar por um caminho diferente.

 

A energia que nos chega do Sol tem o resultado líquido de 240W/m².

 

Se a Terra perde os mesmos 240 W/m² para o espaço na forma de luz infravermelha.

 

Este seria o balanço energético da Terra.

 

Então para "explicar" o aquecimento observado desde 1950 basta uma fração de milésimo neste equilíbrio ...agora desequilíbrio energético....1/1000 ou 0,24 W/m². Ok. Mas podemos exagerar que tal 0,5W/m².

 

Isto é clima (climate)

 

Tempo (weather) permite a variação de dezenas a centenas de W/m² em um determinado local. Aquece os oceanos de forma diferente, esfria os continentes, altera os padrões de circulação, modifica a precipitação, modifica as nuvens, cria sistemas de Altas o mesmo para sistemas de Baixas.....enfim isso é Tempo (weather).

 

Isto é tempo (weather)

 

Concluindo;

 

Weather is not climate.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

SP - Hoje:

 

20,8 / 32,7 - Riacho Grande - S Bernardo do Campo

20,9 / 32,6 - Butantã

21,1 / 31,0 - Lapa

21,4 / 30,9 - Bairro Assunção - S Bernardo do Campo

21,6 / 31,3 - Vl Maria

22,0 / 32,3 - Santana

22,0 / 32,4 - Itaquera

22,1 / 31,1 - Vl Mariana

22,1 / 31,3 - Vl Formosa

22,1 / 31,7 - Mirante de Santana

22,1 / 32,2 - Barueri

22,2 / 31,4 - Vl Prudente

22,3 / 30,3 - Praça da Sé

22,3 / 31,4 - Vl Madalena

22,4 / 31,0 - Mooca

22,7 / 33,7 - Penha

Link to comment
Share on other sites

GFS continua com um desenho interessante para o final da grade de 144 horas. Baixa se formando sobre o Sul do Brasil e jogando ar mais ameno e seco sobre o interior da região, porém sem a sincronia perfeita com a alta que estará mais ao sul.

 

Essas Baixas na corrida das 18z, estão com características Subtropicais, novamente com indícios de seclusão de núcleo quente em superfície... Não aparentam ser extratropicais...

 

z6Wrz3w.png

IXr7MM1.png]

Link to comment
Share on other sites

GFS aposta em um ZCAS pra o início de Março e o Europeu em um bloqueio em 500 hpa.

 

Veremos quem vence.

 

GFS vai nocautear o ECMWF !!!

 

ZCAS rules!

 

 

GFS em seu Ensemble, está sugerindo o retorno em ampla escala da Oscilação Maden Julian pro Continente Americano ao longo da primeira quinzena de Março, como há tempos não se via...

 

E como a MJO é uma variante para formação de zonas de umidade, pode ser um indicativo de que a ZCAS poderá vir em Março... Só resta saber se essa ZCAS (se formar) será forte a ponto de estabilizar ao menos a média de chuva em março, como o CFS que parece induzir uma interrogação nisso.

 

A aguardar...

 

sNpPG5t.gif

Link to comment
Share on other sites

É! E realmente não tivemos chuva aqui no começo da zona leste de Sampa! Só ficou na ameaça mesmo!

Agora céu nublado, mas pelo que vejo no radar sem chances de chover na madrugada!

 

Nossa Rodolfo! Que boa notícia essa! Tomara que a OMJ perdure além de março, boa parte de abril e assim chova acima da média nesses próximos 2 meses! Acredito que a chuvarada de junho de 2012 tenha a ver com isso e aquela instabilidade observada no centro do Brasil no final de maio do ano passado também!

 

Tenho notado que após a quebra do bloqueio atmosférico, o GFS tem estado bem instável ainda antes das 192 horas, ou seja, variando bem de uma rodada pra outra. Na época da onda de calor, essa instabilidade era mais notada só depois das 204 horas!

Dessa forma, fica muito difícil de saber como poderá comportar o tempo depois de 96 horas!

Link to comment
Share on other sites

E o ar seco voltou a reinar em BH, 35% de umidade! 31% em Lagoa Santa. A mínima caiu de ontem pra hoje pra 19ºC no centrão.Caso não chova até a próxima sexta (grande chance) terminaremos com meros 23mm acumulados.Quantidade de chuva pior que a média de MAIO!

 

Fev de 2012 terminou com uns 30mm e ainda tivemos em 1981 apenas 8mm em fevereiro!Seria o 3º fevereiro mais seco desde 61.

 

Já é impressionante eu ter presenciado 2 fevereiros secos em minha vida. :laugh: o mais impressionante é a distância entre eles ser de apenas 2 anos! :prankster: Tendência?Coincidência?

 

Se não houver pelo menos 2 grandes temporais até o final do mês, este será o 5º fevereiro consecutivo abaixo dos 100 mm no INMET de BH. Acho isso espantoso.

 

Acha pouco?Choveu mais em julho de 2004 (40mm) que este fevereiro. :laugh: :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Em Relação ao Mirante de Santana...

 

No momento a média das máximas está em 32,1C...

 

Pelos Institutos a média final ficaria ao final do mês:

Meteogroup: 31,9C

Foreca: 32,1C

Climatempo: 32,1C

Somar: 31,6C

CPTEC 31,8C

 

Vamos acompanhando pra vê como fica...

 

========================================================================================================================================

 

A média das Mínimas também está muito elevada. No momento está em 21,6C... o que pelos dados do BDMEP, que consultei seria a mais alta desde 1961 ao menos.,, Olhei alguns registros de antes de 1960 também, mas não vi nada muito elevado.

 

Maiores Mínimas Médias a partir de 1961:

21,1C fev/2003

20,7C dez/2012

20,6C fev/1984

20,5C fev/2010

Link to comment
Share on other sites

Maiores Mínimas Médias a partir de 1961:

21,1C fev/2003

20,7C dez/2012

20,6C fev/1984

20,5C fev/2010

 

Pelo que consta no link abaixo, fev/98 também foi destaque, com 20,6ºC no Mirante de Santana e a maior média das mímimas da história no IAG com 20ºC (dez/2012 foi o mês que chegou mais perto, com 19,8ºC).

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2009/08/na-capital-paulista-segundo-dados-do.html

 

Aliás, eu gosto muito desse blog. É uma verdadeira enciclopédia do clima no Brasil, tem uma quantidade muito grande de informações, inclusive tiras de jornais e dados do início do século passado e fim do século XIX.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia...

 

Apesar da presença de áreas de instabilidade em médios e altos níveis, não tivemos precipitações significativas durante a madrugada.

Ontem, o céu permaneceu encoberto e choveu em vários períodos do dia, mas o acumulado aki em Piraquara só atingiu 5mm.

Temos nesta manhã céu encoberto e temperatura de 20°C.

5a4e895d1912a_2014-02-2307_20_57.jpg.e9d77f7591063e3a96a7eba5314bd3a6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia...

 

Apesar da presença de áreas de instabilidade em médios e altos níveis, não tivemos precipitações significativas durante a madrugada.

Ontem, o céu permaneceu encoberto e choveu em vários períodos do dia, mas o acumulado aki em Piraquara só atingiu 5mm.

Temos nesta manhã céu encoberto e temperatura de 20°C.

Aqui em Porto Alegre, sensação de abafamento ainda, amigo Carlos. Quero que esse verão termine logo! Sinceramente, não aguento mais!

Só para comentar: no tópico APOSTAS PARA O INVERNO 2014, já tem gente delirando demais, me desculpe. Falta muito para o inverno ainda e, sinceramente, não me entra na cabeça o tal padrão USA, pois nada tem a ver as origens das massas polares deles com as nossas! Desculpem, mas acho que, se algum ano confirma o inverno nosso ser parecido com o deles, é pura sorte, isso sim. Não tem explicação para este parâmetro...

Tem gente apostando que o inverno 2014 vai ser "quase uma Sibéria". Delírio demais isso, para meu pensamento!

Vamos aguardar...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

DILÚVIO: 100 MM EM 6 HORAS! :shok:

Uma chuva incrivelmente forte caiu sobre a cidade nesta madrugada, começando por volta da 1 da manhã e parando as 7 da manhã, o acumulado foi de exatos 100 mm, o que representa mais da metade da média para fevereiro além de ser o 6° maior volume acima de 100 mm que registro em 9 anos, incrível :hi:

Link to comment
Share on other sites

Cade toda a chuvarada prevista para o norte do PR ? :russian:

 

Você já quase tinha jogado a toalha, hein Jean. :laugh: Espero que essa chuva dê uma amenizada na situação de vocês aí. :good2:

 

Já aqui em CDJ, nada de chuva. Em casa, minha mínima ficou em 15,3°C. Com muitas nuvens altas. Vento moderado e constante.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que consta no link abaixo, fev/98 também foi destaque, com 20,6ºC no Mirante de Santana e a maior média das mímimas da história no IAG com 20ºC (dez/2012 foi o mês que chegou mais perto, com 19,8ºC).

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2009/08/na-capital-paulista-segundo-dados-do.html

 

Aliás, eu gosto muito desse blog. É uma verdadeira enciclopédia do clima no Brasil, tem uma quantidade muito grande de informações, inclusive tiras de jornais e dados do início do século passado e fim do século XIX.

 

Verdade Matheus... Esse blog do Carlos Alberto é muito bom... Descobri ele esse ano.

 

Bom, então a relação agora fica assim a principio...

 

Maiores Mínimas Médias a partir de 1961:

21,1C fev/2003

20,7C dez/2012

20,6C fev/1984

20,6C fev/1986

20,5C fev/2010

 

Se alguém tiver maiores informações sobre outras mínimas, serão bem vindas... Quem sabe mais um recorde.

Link to comment
Share on other sites

Cade toda a chuvarada prevista para o norte do PR ? :russian:

 

Você já quase tinha jogado a toalha, hein Jean. :laugh: Espero que essa chuva dê uma amenizada na situação de vocês aí. :good2:

 

Já aqui em CDJ, nada de chuva. Em casa, minha mínima ficou em 15,3°C. Com muitas nuvens altas. Vento moderado e constante.

Verdade Sérgio, ontem tinhamos uma noite bem estrelada, foi uma mudança radical, a situação de seca aqui agora já sei foi, já temos 162 mm desde Sexta feira por aqui, os rios que a 1 semana atras estavam muito secos agora dá pra ouvir seu barulho aqui de casa, está praticamente transbordando em água..

Link to comment
Share on other sites

Jean, impressionante a qtdd de chuva acumulada em Rolândia!

Choveu mto tbm em Campo Mourão, Apucarana e em Londrina, com >50mm neste começo de domingo.

Deve continuar chovendo em boa parte do Estado.

A imagem é interessante..

Engraçado Carlos que as chuvas de Sexta ( 44 mm), Sabado ( 22 mm) e de hoje ( 100 mm) vieram somente durante a madrugada, todas elas, durante o dia o sol aparece..

Link to comment
Share on other sites

Olha o que o moleque postou no site da Climatempo: :help:

 

25abda4bf221a25adf9599c8407d829f.jpg

 

Ainda na Climatempo:

 

ZCAS voltou!!parece que temos mais uma ZCAS no brasil desta vez e no parana uma baixa pressão se ligou com a umidade da amazona e isso também influencia SP e Indaiatuba que voltou a ter chuva frequente ontem choveu cedo e depois voltou a tarde e também a noite a chuva acomunou 24.1mm em 24 horas ainda e pouco mas parece que ela esta só começando por aqui parece que agora chove mesmo viu agora é sério!!!!

 

 

:shock: :help: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

DILÚVIO: 100 MM EM 6 HORAS! :shok:

Uma chuva incrivelmente forte caiu sobre a cidade nesta madrugada, começando por volta da 1 da manhã e parando as 7 da manhã, o acumulado foi de exatos 100 mm, o que representa mais da metade da média para fevereiro além de ser o 6° maior volume acima de 100 mm que registro em 9 anos, incrível :hi:

 

Que bom! Aqui nada comparado, a chuva foi fraca e contínua.

Link to comment
Share on other sites

Olha o que o moleque postou no site da Climatempo: :help:

 

25abda4bf221a25adf9599c8407d829f.jpg

 

Eu vi. E olha o que postaram lá, com destaque para "se ligou com a umidade da amazona"(SIC):

 

"parece que temos mais uma ZCAS no brasil desta vez e no parana uma baixa pressão se ligou com a umidade da amazona e isso também influencia SP e Indaiatuba que voltou a ter chuva frequente ontem choveu cedo e depois voltou a tarde e também a noite a chuva acomunou 24.1mm em 24 horas ainda e pouco mas parece que ela esta só começando por aqui parece que agora chove mesmo viu agora é sério!!!!Por: bruno santista em 09:53 às 23/02/2014"

 

Produção, pode?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.