Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO (Acompanhamento) 2013-2016


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ou seja, pelo que eu entendi a situação para o outono e inverno ainda está em aberto, Mafili?

 

Pelo jeito sim. Vai ser Alemanha x Rússia. Mas quem será a Rússia? Só o tempo nos dirá.

 

Algumas regiões do Brazil apresentam influência perceptível das condições de ENSO em junho;julho.

 

O noroeste paranense está nesta área de influência.

 

Nem todas as regiões daquilo que chamamos centro-sul brazileiro estão sob essa influência fato que ocasionalmente causa alguma confusão.

 

Igor pessoalmente no momento a minha opinão é essa mesmo....Outono/inverno em aberto.

 

A minha análise preliminar baseada apenas nos últimos 5 anos indicam junho/julho extremados.

 

Condições extremadas no atacado para o centro-sul é um grande problema.

 

Uma massa polar que atue 3/4 dias a mais derruba a média e cria a sensação de frio.

 

A ausência desta massa eleva a temperatura acima da média e cria a sensação de calor.

 

A notícia boa para você....Na condição extremada o aumento de tempestades.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Interessante e notório o ANO DE 2013 atravessou com anomalias negativas ou seja para o meu amigo Ronaldo um neutro com viés de frio.

LA NADA fria,

DJF -0.6

 

JFM -0.6

 

FMA -0.4

 

MAM -0.2

 

AMJ -0.2

 

MJJ -0.3

 

JJA -0.3

 

JAS -0.3

 

ASO -0.3

 

SON -0.2

 

OND

 

NDJ

OND deve fechar com -0.1/-0.3?

Não vi nada q indicasse uma mudança no padrão q vem se estendendo dsd MAM.

 

Abraços

 

Charles....congrats....you winner.

 

OND = -0.3ºC.

Link to comment
Share on other sites

PADRÃO USA EM REAL TIME,

RONALDO, observe que o Atlântico nessas paragens de 23/27S apresenta uma correlação quase surpreendente com a NAO.

As fracas correlações com as condições de ENSO....incluso a anticorrelação com a SOI....corroboram a pouca influência de ENSO para as temperaturas no sudeste.

A anticorrelação com a NAO indica uma possibilidade de apurar o PADÃO USA

ek4uv5.jpg

Grande Mafili! Há algum tempo eu postei algo similar. Comparei eventos fortes de frio e neve no sul e SE do BR com os diversos índices no inverno e o que apresentou melhor correlação positiva com o frio foi justamente a NAO. O que corrobora a tese do padrão USA! :ok:

 

Estou ausente e pelo visto continuarei (soterrado de trabalho) até o outono-inverno, quando um baziano que se preza arruma tempo para Bazear!

 

Abraços

 

Zé Vicente

Link to comment
Share on other sites

Registro em 19/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.3ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.1ºC (+0,6ºC)

 

 

A principal região de ENSO passa com folga o Threshold de La Nina. Queda de quase 1oC desde o início de dezembro!!!

Link to comment
Share on other sites

Registro em 19/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.3ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.1ºC (+0,6ºC)

 

 

A principal região de ENSO passa com folga o Threshold de La Nina. Queda de quase 1oC desde o início de dezembro!!!

 

 

Interessante, pois agora é o Niño 1+2 que está aquecido e mais a oeste está mais frio, inverso do ano passado. Será mesmo que vem um El Niño?

Link to comment
Share on other sites

Registro em 19/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.3ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.1ºC (+0,6ºC)

 

 

A principal região de ENSO passa com folga o Threshold de La Nina. Queda de quase 1oC desde o início de dezembro!!!

 

Sempre bom ver esses dados inseridos pelo nosso colega Caio!

Afinal, devemos nos preocupar por quê está havendo um aquecimento em relação a semana anterior ou não, já que a maioria dos dados são negativos (menos 1+2)?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

E pece ter explodido uma onda Kelvin!!!

 

 

nino34.png

 

 

Onda Kelvin é aquela onda que se forma na região da indonésia, tem poucos centimetros de altura e centenas de quilometros de comprimento, sendo mais quente que as águas em que trafega. Desta forma, se torna um importante indício de El Nino a caminho. Ainda não estudei a correlação do El Nino com as chuvas no Brasil, mas me lembro que li uma vez que ajuda a tornar mais regulares as chuvas no centro-sul, em um prazo de 1 a 2 anos.

Link to comment
Share on other sites

Registro em 19/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.3ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.1ºC (+0,6ºC)

 

Registro em 27/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.1ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.4ºC (+0,3ºC)

Niño 3 -0.2C (+0,3ºC)

Niño 1+2 0.6ºC (+0,5ºC)

Link to comment
Share on other sites

Sequência interessante Caio.....[autoexplicativa....auto-explicativa ou auto explicativa]

Seja lá como for em aberto....

E lá vem o longo período da cortina de imprevisibilidade da primavera....

Abraços

 

Registro em 19/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.3ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.1ºC (+0,6ºC)

 

Registro em 27/01/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.1ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.4ºC (+0,3ºC)

Niño 3 -0.2C (+0,3ºC)

Niño 1+2 0.6ºC (+0,5ºC)

 

E pece ter explodido uma onda Kelvin!!!

 

 

nino34.png

Link to comment
Share on other sites

Em alguma mensagem minha aqui no fórum tem a seguinte demonstração.

 

Se os primeiros 2,3 m dos oceanos aquecerem 1,0ºC é energia suficiente para aquecer 10ºC toda a atmosfera dessa linda bola azul esverdeada que flutua.....em torno daquela outra bolona.....

 

[Pergunta tola se eu vejo a bolona amarela avermelhada, se minha bola é azul....qual a cor da bolona?]

 

Anomalia em 20/30S a 30/50W

 

Quente...very hot.

2ryh64g.png

Link to comment
Share on other sites

Quem mora em Porto Alegre ou proximidades vai me entender: CHEGA DE CALOR!!!

Não agüentamos mais!

A água da torneira e do chuveiro sai QUENTE, a toaha que nos enxugamos após o banho é QUENTE, a casa é um FORNO quando chegamos.

Eu não tenho ar condicionado, somente ventilador. Nunca precisei antes, pois não lembro de um calor por tantos dias extremo como este!

É a ANOMALIA DAS ANOMALIAS na minha opinião, mesmo que tentem me convencer que "tudo está dentro da normalidade". Sei que no passado já tivemos extremos de calor, mas estes extremos de calor têm se tornado mais frequentes nos últimos anos. Até agosto de 2012 não escapou de ser todo BIZARRO!

Desculpem o desabafo, mas já estou a ponto de surtar com esta onda de calor!

Abraços! :wacko:

 

:cray: :cray: :cray: :cray: :laugh:

 

Mundo em condições normais.

 

Não resfria e não esquenta há 16 anos.

 

Felizmente na troposfera....não há bairrismo, baixadas, e demais mazelas.

 

UAH_LT_1979_thru_January_2014_v5.61.png

 

JANUARY%202014.png

Link to comment
Share on other sites

Registro em 03/02/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.2ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,3ºC)

Niño 3 -0.7C (-0,5ºC)

Niño 1+2 0.2ºC (-0,4ºC)

 

Registro em 10/02/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 0.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,0ºC)

Niño 3 -0.8C (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.4ºC (-0,6ºC)

 

Pacífico "cold-biased" enquanto que o prometido El Nino não vem.

Link to comment
Share on other sites

Em homenagem ao Kim

....

Mundo, mundo vasto mundo,

eq4bb5.gif

 

Engraçado como a mídia sempre tende a exagerar, mesmo que estando correta, os termos para descrever um evento anormal do clima: "a pior em séculos", "a maior em décadas", "a mais quente dos 50 anos", "mais fria desde 1800 e bolotas".

 

Em 74 se falava de era do gelo, aí o leitor leigo lia e já saia falando pra todo mundo que vai tudo congelar, etc etc

 

Vamos passar o texto pra 2014 e mudar o título para "aquecimento global", mantendo a mesma notícia. Pega um outro leitor leigo, o cara vai ler e vai falar "está tudo doido mesmo", "vamos todos morrer de calor", "catastrófico o aquecimento global", etc etc

 

A forma como a mídia escreve é a forma como o cidadão vai interpretar. Afinal quem faz a mídia é o mesmo cidadão que o cara que compra a mídia.

 

Queria ver quem ia ser o cara da mídia pra escrever sem puxar sardinha pra nenhum lado, o seguinte título "após 17 anos de estabilidade das temperaturas globais", e o mesmo texto. O cara teria de ter culhões.

Link to comment
Share on other sites

Queria ver quem ia ser o cara da mídia pra escrever sem puxar sardinha pra nenhum lado, o seguinte título "após 17 anos de estabilidade das temperaturas globais", e o mesmo texto. O cara teria de ter culhões.

O cara pode até escrever. Só que a "chefia" não deixa passar.

 

Tudo é $$$$.

Sai a notícia que, para eles (Os "homens" do negócio), é a que vende mais... :sad:

Link to comment
Share on other sites

A imagem abaixo traz duas informações importantes [na minha humilde e modesta opinião]

A hotspot no Pacífico Extratropical Norte.....uma das responsáveis pelo frio extremado em alguma regiões da América do Norte.

A movimentação da hotspot no Atlântico Sul [parece evidente de onde ela veio e não me parece que veio do norte brasileiro, tsc, tsc tsc, tsc,....]

2wqucs0.gif

Link to comment
Share on other sites

A imagem abaixo traz duas informações importantes [na minha humilde e modesta opinião]

A hotspot no Pacífico Extratropical Norte.....uma das responsáveis pelo frio extremado em alguma regiões da América do Norte.

A movimentação da hotspot no Atlântico Sul [parece evidente de onde ela veio e não me parece que veio do norte brasileiro, tsc, tsc tsc, tsc,....]

2wqucs0.gif

 

 

Acho que explica bem mais que frio. Califórnia está do lado da hotspot, mais pra baixo...tem pouco frio e pouca chuva. São Paulo e Centro-Sul logo acima da hotspot...muito calor (ou pouco frio como quiserem) e pouca chuva. Isso sim é uma correlação que, se não comprovada, é no mínimo interessante.

 

Abraços correlacionados!

Link to comment
Share on other sites

....Acho que explica bem mais que frio. Califórnia está do lado da hotspot, mais pra baixo...tem pouco frio e pouca chuva. São Paulo e Centro-Sul logo acima da hotspot...muito calor (ou pouco frio como quiserem) e pouca chuva. Isso sim é uma correlação que, se não comprovada, é no mínimo interessante.

 

Abraços correlacionados!

 

Ehheheheh,

 

Talvez Artur.

 

Nas discussões americanas os mais apaixonados pela meteorologia como você buscam no acoplamento dos oceanos/atmosfera uma explicação no posicionamento das baixas e altas. Como se tentado por essas paragens.

 

O Pacífico Extratropical Norte ficou subitamente quente em algum período de 2013....Alguns atribuem a esse posicionamento da SSTa junto com a distribuição das Altas a recuperação do gelo no Ártico.

 

Enfim, sempre complexo mas profundamente interessante aliás toma um tempo danado em estudos.

 

Infelizmente não são posições com relativa persistência ao longo do tempo mas o suficiente para clarear as ideias.

 

Abraços pasteleiros

Link to comment
Share on other sites

Registro em 10/02/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 0.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.7ºC (-0,0ºC)

Niño 3 -0.8C (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.4ºC (-0,6ºC)

 

Registro em 17/02/2014 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 +0.4ºC (+0,4ºC)

Niño 3.4 -0.5ºC (+0,2ºC)

Niño 3 -0.9C (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6ºC (-0,2ºC)

Link to comment
Share on other sites

Acho que talvez nunca vou viver outro super el niño tal qual em 1998. As condições em escala global não mais permitem isso. Mas como tudo é um ciclo, resta esperar.

 

Torço pra que demore...hehehe. Poderia se uma super la nina. Gostos a parte!!!

SP torrou naquele el niño 1998/99, inclusive com recorde absoluto no Mirante (37,0°C em 20/01/1999).

Não sinto nenhuma saudade. :mosking:

 

Porém, repetindo: gostos à parte.

Link to comment
Share on other sites

Sabem o que acho engraçado? Muita gente dizendo que o clima enlouqueceu, que nunca passamos tanto calor, temos de rever conceitos, etc etc, e só o centro-sul do Brasil torrou! O resto da América do Sul inteira praticamente com anomalia negativa.

 

O aquecimento global do sul do Brasil realmente afetou em 0,016 grau a temperatura global, deve ser por causa disso que estamos com essa anomalia absurdamente positiva...

 

Vejo ursos polares nas banquisas árticas gritando HELP.

Link to comment
Share on other sites

Sabem o que acho engraçado? Muita gente dizendo que o clima enlouqueceu.....

 

Vejo ursos polares nas banquisas árticas gritando HELP.

 

Eu também acho engraçado a mesma coisa, Artur.

 

E veja que as anomalias no Ártico estão fervendo.

 

Que o Brazil inteiro é algo parecido com 1,6% da superfície da linda bola azul.

 

Artur realmente é muito cansativo ser repetitivo mas se esmorrecer a mentira repetida diversas vezes se torna verdade.

 

Até aos pastéis.... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

great-lakes-ice-cave-AP.jpg

 

Great Lakes: Most Ice in 20 Years Brings Rare Frozen Walkway to Ice Caves

 

Last week, the Great Lakes reached its broadest ice coverage in 20 years at 88% with Lake Superior measuring in at a staggering 95%.

 

http://www.breitbart.com/Big-Government/2014/02/17/Great-Lakes-Measures-Most-Ice-Coverage-in-2o-Years-Provides-Walkway-to-Ice-Caves

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO (Acompanhamento) 2013-2016
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.