Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Muito legal o serviço Best Forecast do Wunderground. Ele personaliza a previsão do tempo para cada uma PWS registrada na sua rede. Para esse fim de semana ele prevê -3C para o Castelinho (será?), -1C para Vicentina e +4C para Gramado Alphaville

 

Castelinho é uma baixada, certo?

 

Se for essa mesmo, não duvido nada.

Link to comment
Share on other sites

Sensacionais as fotos do "antes e depois" das árvores! Pinhalzinho é vizinha de Monte Alegre! fica perto também de Pedra Bela, que é a segunda cidade mais alta do estado!

 

Eu já curti vários janeiros e julhos em Pinhalzinho (inclusive com belas geadas), com várias passagens por Monte Alegre. Pedra Bela já visitei e nem sabia que era a segunda mais alta do estado.

 

Essa região tem boas geadas! Pelo que você lembra Pinhalzinho é mais frio que Monte Alegre?

Link to comment
Share on other sites

Médias compensadas parciais Maio/12:

 

Urupema: 10,0

Bom Jardim da Serra SC: 10,6

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 10,7

Campos do Jordão SP (Inmet/Conv): 11,4

Campos do Jordão SP (Inmet/Aut): 11,7

São Joaquim SC (Climaterra): 11,9

São Joaquim SC (Inmet-Conv): 12,2

São Joaquim SC (Aut): 12,4

São José dos Ausentes RS: 12,5

Monte Verde MG: 12,5

Inacio Martins PR: 13,1

Bom Jesus RS: 13,3

São Mateus do Sul PR: 13,3

Maria da Fé MG: 13,3

General Carneiro SC: 13,4

Canela RS (Castelinho): 13,4

Lages SC: 13,5

Caçador SC: 13,6

Vacaria RS: 13,9

Irati PR: 13,9

Nova Friburgo RJ: 14,0

Caldas MG: 14,0

Major Vieira SC: 14,1

Rio Negrinho SC: 14,3

Curitibanos SC: 14,5

Castro PR: 14,6

Barbacena G: 15,1

Teresópolis RJ: 15,1

Clevelandia PR: 15,2

Canela RS: 15,3

Joaçaba SC: 15,4

Lagoa Vermelha RS: 15,5

Erechim RS: 15,8

Gramado RS (Alphaville): 15,9

Passa Quatro RJ: 16,1

Passo Fundo RS: 16,5

Diamantina MG: 16,6

Bento Gonçalves RS: 17,0

Santana do Livramento RS: 17,4

Canguçu RS: 17,5

Caçapava do Sul: 17,6

Chuí RS: 17,6

Cruz Alta RS: 17,7

Quaraí RS: 17,8

Bagé RS: 18,0

Santa Maria RS: 18,4

 

Curitiba PR (Aut): 15,0 (+0,4)

São Paulo SP (Conv): 17,4 (-0,2)

Porto Alegre RS: 19,3 (+2,5)

Florianópolis SC (Aut): 20,3 (+1,8)

 

 

Que beleza a média da Vila Inglesa! Mandando muito bem! tenho impressão que a mínima média é Sub-5!

Link to comment
Share on other sites

Demonstrou pleno conhecimento da região hein, Mioto! Com relação a esta propriedade eu também acho que deve ser creditada a Urubici, pois a estrada, estrutura, carros, pessoas. Tudo vem de Urubici, massss o pico do pico está pouco distante da linha que limita Urubicí, injustiça!

 

Exemplo parecido com o Pico do Itapeva que fica em Pinda, mas o acesso é por Campos do Jordão e ele tem muito mais a ver com Campos do que com Pinda...

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Zé!

 

Sempre disse aqui que o grande diferencial entre a serra gaúcha e catarinense é uma só. Empreendedores! Ambas tem beleza, canyons, vales, frio, neve, geada, picos, formando praticamente uma região muito parecida que vai desde Gramado/Canela até Urubicí/Bom Retiro, acompanhando o paredão da serra geral e as invasões polares de outono/inverno. A serra gaúcha (turística) entretanto é privilegiada por ser rica, muito rica em empreendedores. Um povo inventivo e caprichoso que desenvolveu empreendimentos turísticos aproveitando-se de seu potencial natural, desenvolvendo uma economia mais dinâmica e atrativa. Com uma paisagem urbana mais organizada complementada pela singular beleza de sua natureza.

 

A serra catarinense foi basicamente colonizada pela pecuária e monoculturas, com pouco empreendedorismo. A cultura da maçã é recente, e retém a força econômica na mão de poucos, sem distribuí-la. Ao contrário das indústrias, hotéis e restaurantes que movimentam a serra gaúcha, a serra catarinense (turística) despertou muito tardiamente para o seu potencial enquanto os gaúchos explodiram entre os anos 80/90 com festivais e eventos em grandes e belos hotéis. A proximidade de uma metrópole como Porto Alegre (1h30 de Gramado) também ajudou, com acesso mais facilitado e agradável.

 

A serra gaúcha é modelo. Ano passado fiquei impressionado com a beleza e organização de Gramado e repito: não há nada igual na América do Sul, superando de longe Bariloche em termos de estrutura hoteleira, beleza urbana, gastronomia e eventos. É realmente invejável o que a força do empreendedorismo gaúcho foi capaz. Nada do que está lá é de responsabilidade de governos. Não fossem empreendedores ousados, criativos e corajosos, jamais Gramado e região conseguiria desenvolver-se. O melhor que o governo fez foi não atrapalhar, criando condições minimamente propícias para os negócios e um marco regulatório que privilegiou a tradição e a beleza. Fez o dever de casa, nada demais. Os bravos e corajosos empresários fizeram o resto, quase tudo. E está lá aquela jóia que é o maior destino turístico do RS e um dos maiores do Brasil. Sem falar na beleza do vale dos vinhedos e empreendimentos adjacentes.

 

Aqui em SC poucos e corajosos começaram a se arriscar a pouco tempo, depois de tanta mídia expontânea gratuita em rede nacional. Isso em uma paisagem urbana envelhecida, criada para atender o ciclo explorador da madeira (dizimada), a pecuária (difícil pela geografia desfavorável) e a maçã que veio a salvar alguns tempos depois. Poucos e corajosos como o Ivan, um guerreiro e sonhador do Rio do Rastro Eco Resort. Um exemplo a ser seguido. Ahhhh se tivessemos mais Ivans, a serra catarinense seria outra. E assim vamos devagar, mas com boas esperanças. Esperanças de mais pessoas como o Ivan, que na serra gaúcha felizmente existe aos montes. E como não esquecer do Sr. Dillor (falecido-Villa Francioni), que criou a Vinícola mais linda ao sul do Equador e abriu uma nova fronteira para a serra catarinense. O vinho, portanto, passa a ser a grande esperança, outros empresários estão sendo atraídos pouco a pouco. Mas precisamos fazer o dever de casa, e as prefeituras e governos também. Há luz no fim do túnel, como notícias essa:

 

 

Grupo do exterior pode contruir hotel em São Joaquim

20 de março de 2012

 

Investidores internacionais estão interessados em construir um grande hotel em São Joaquim, na Serra Catarinense. A informação é do empresário Wandér Weege, da Vinícola Pericó que, mesmo tendo passado por uma cirurgia recentemente, fez questão de participar da abertura da colheita da uva, a vindima, sábado, na Vinícola Quinta Santa Maria, em Pericó, interior de São Joaquim. Segundo ele, o objetivo é que a cidade tenha um hotel de bandeira internacional. Wandér também está na expectativa da abertura do aeroporto do município, para facilitar a chegada de turistas de alta renda na região. Uma das peculiaridades é que São Joaquim é a única cidade brasileira que registra queda de neve nas ruas centrais.

 

Estella Benetti - Diário Catarinense

 

 

Sonhemos...

 

 

Caio,

 

Você acha que Gramado supera inclusive Campos do Jordão em estrutura?

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo. A população local tem a mesma cultura da metade sul do RS, campeira e, principalmente, extensiva. Essa última característica está muito ligada com a dádiva natural proporcionada pelos campos nativos, onde basta deixar o gado extensivamente solto para que ele engorde por conta própria e sem que seja necessário fazer muito esforço. Não é necessário dar ração, pois o animal engorda por conta própria. Pequenos ajustes ao longo do ano como o plantio da pastagem de inverno e vacinas pontuais são o máximo que o pecuarista precisou fazer ao longo dos anos na Campanha Gaúcha para manter o seu rebanho. Isso refletiu no modus vivendi e no jeito de ser do homem gaúcho, um homem de fala mansa, que gosta de tomar mate por longas horas com a peonada sem precisar trocar muitas palavras. O ritmo é mais lento. A paisagem também ajuda. É campo e mais campo para tudo quanto é lado. É o deserto verde de Luis Fernando Veríssimo em o Tempo e o Vento. Depois dessa narrativa, vcs podem imaginar como eu, um guri da capital, me sinto quando vou visitar a família na fronteira oeste!! Depois de 3 dias dá vontade de subir pelas paredes!! Como eram angustiantes aquelas minhas férias de julho na fazenda nos anos 80, hehehehe. Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

Perfeita a sua análise!

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo.[...] Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

Em SJ e em Urubici tem gente de fora chegando e injetando novo fôlego nas cidades. Mas tanto em uma cidade, quanto na outra, os locais estão acordando para novas possibilidades. Exemplifico: em SJ, ano passado, foi aberta uma loja chamada Snow Friends que tem sido a alegria de muitos turistas. Em todos os feriados prolongados as proprietárias têm tido problemas com abastecimento, pois o movimento não para de crescer. É um exemplo de empreendedores locais.

 

Já Urubici é diferente. Não vejo a cidade mudando. Parece que não dá. É aquilo e pronto. Urubici tem dois fortes: pousadas e turismo de aventura. E permita-me a divergência Caio, mas as duas Serras possuem sim, seus encantos, mas em termos de belezas naturais, a catarinense, ao meu ver, está muito à frente. Gramado e Canela, por exemplo, estão na cota dos 800m. Urupema, Bom Jardim, SJ e Urubici estão em outro nível - no aspecto geográfico: literalmente. Destaque, nesse debate, para o PARNA São Joaquim. O atual chefe, Michel Omena, tem uma visão - não empreendedora, pois isso não é visão de chefe de parque - desenvolvimentista. Futuramente o Parque deve ganhar um centro de visitação na região do MI e a visitação ao parque está prestes a ser oficialmente regulada, o que é mais um impulso ao "progresso" da região.

 

As potencialidades turísticas da Serra Catarinense e seus entornos é algo quase inestimável. E seja pelos locais, seja pelos de fora, não tardará para que isso se mostre.

 

Agora, talvez mais do que os locais, o que parece mais grave é o papel do poder público estadual (os locais não têm verba). A SC-430 no trecho Urubici - 282 é um crime! O governo do Estado recentemente tem veiculado propaganda da SC-439 (que liga Urubici ao Corvo Branco! para os maldosos, nada a lugar nenhum) e "esquece" que ali ao lado tem um importantíssimo (o principal) acesso para a Serra Catarinense que está quase off-road. Sempre - e não são poucas vezes - que passo ali, penso que com esses Governos, aquela região tem poucas chances de se desenvolver.

 

É isso. Bom poder participar de um debatezinho. Porque no geral, aqui no BAZ, eu só acompanho e me admiro com os debates climatológicos.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Sensacionais as fotos do "antes e depois" das árvores! Pinhalzinho é vizinha de Monte Alegre! fica perto também de Pedra Bela, que é a segunda cidade mais alta do estado!

 

Eu já curti vários janeiros e julhos em Pinhalzinho (inclusive com belas geadas), com várias passagens por Monte Alegre. Pedra Bela já visitei e nem sabia que era a segunda mais alta do estado.

 

Essa região tem boas geadas! Pelo que você lembra Pinhalzinho é mais frio que Monte Alegre?

 

Lubacris, eu sempre tive a impressão de que Pinhalzinho fosse mais fria do que Monte Alegre do Sul, mas só porque percebia que Monte Alegre é mais baixa. Como eu nunca aferi nada, eu não sei dizer. Mas agora o meu palpite é que Monte Alegre ganha por causa do efeito de baixada. Pinhalzinho também é repleta de vales e baixadas, como toda a mantiqueira. Mas a localização de Monte Alegre parece que é mais propícia. A cidade está bem encaixada entre morros bem altos e florestados. Taí uma situação que merece ser checada!

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Zé!

 

Sempre disse aqui que o grande diferencial entre a serra gaúcha e catarinense é uma só. Empreendedores!

 

A serra gaúcha é modelo. Ano passado fiquei impressionado com a beleza e organização de Gramado e repito: não há nada igual na América do Sul, superando de longe Bariloche em termos de estrutura hoteleira, beleza urbana, gastronomia e eventos. É realmente invejável o que a força do empreendedorismo gaúcho foi capaz .

 

Caio,

 

Tu tens absoluta razão.

Estou em Gramado a 15 anos e neste período aprendi a admirar o espirito empreendedor de seus lideres empresariais.

Se tu achas que esta muito bom agora, espera mais 2 ou 3 anos...

Existem 2 investimentos, um em execução e outro em sua fase inicial de projeto que vão alavancar o potencial turístico de Gramado e "traumatizar" os outros destinos turísticos. Para tu teres uma idéia, eles estão avaliados em de R$100.000.000,00 (cem milhões).

Por questões contratuais, posso falar o mínimo possível.

Apenas posso dizer que entre outras coisas, teremos em Gramado um parque de neve (com neve caindo, neve acumulada no chao, pista esqui - ops, ja estou falando demais, rsrsrrs...), que guardada as proporções lembrara Dubai, com mais de 10.000 m² de área indoor.

Quanto ao outro parque, só poderei falar dele no final o ano, mas será tambem uma atracão padrão Europa/USA, com mais de 12.000 m² indoor.

Link to comment
Share on other sites

PELA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO, 90% DA BASE E QUASE TODO O TOPO PERTENCE A BOM JARDIM, INCLUSIVE A ESTAÇÃO, A PARTE QUE PERTENCE AOS 3 É ONDE ESTÁ O RADAR METEORO. BOM JARDIM COMEÇA UM POUCO ANTES DA ENTRADA, A UNS 1/2 KM DO CUME, PELA ESTRADA E TERMINA DEPOIS DO PRÉDIO PRINCIAPL/RADAR. A PEDRA FURADA É DE ORELANS.

 

 

Coutinho, qual a documentação? Qual a fonte? É quente?

 

E sim Coutinho, aproximadamente 930m antes do portão da base, a estrada está toda em BJS. A questão é que pra quem olha de frente para o portão, o lado esquerdo é BJS e o lado direito é Orleans. E a estação do INMET está do lado direito. O limite/divisa é a crista. De um lado é BJS, do outro Orleans.

 

Se pensarmos o MI como uma ferradura, toda a área interna é Orleans. A base Sudeste do Morro é Urubici, assim como a base Norte. BJS fica com boa parte (+ de 2/3) da base Oeste.

 

O site da Santur não quer nem saber e chuta o balde: "O território de Orleans integra o Parque Estadual da Serra Furada, onde se encontram o Morro da Igreja, com 1.822 m de altitude, e a Pedra Furada, no limite com Urubici."

 

Ocorre que até onde sei, BJS e Urubici não possuem suas áreas georreferenciadas, ao contrário de Orleans, que no site de sua Prefeitura, também não economiza: "O município é contornado no lado Oeste pela Serra Geral, despontando na parte norte, no limite inter municipal com Bom Jardim da Serra e Urubici, mas em território Orleanense o famoso Morro da Igreja, com 1822 metros de altitude, Pico mais alto do Estado de Santa Catarina. No local se acha instalada a torre de controle aéreo do Sindacta que norteia os vôos em toda a região Sul do País."

 

Ao meu ver, e estou tentando resolver isso com GPS e limites precisos, o cume é tríplice divisa e o resto do Morro está divido, mais para Orleans e Urubici, mas também para BJS.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo. A população local tem a mesma cultura da metade sul do RS, campeira e, principalmente, extensiva. Essa última característica está muito ligada com a dádiva natural proporcionada pelos campos nativos, onde basta deixar o gado extensivamente solto para que ele engorde por conta própria e sem que seja necessário fazer muito esforço. Não é necessário dar ração, pois o animal engorda por conta própria. Pequenos ajustes ao longo do ano como o plantio da pastagem de inverno e vacinas pontuais são o máximo que o pecuarista precisou fazer ao longo dos anos na Campanha Gaúcha para manter o seu rebanho. Isso refletiu no modus vivendi e no jeito de ser do homem gaúcho, um homem de fala mansa, que gosta de tomar mate por longas horas com a peonada sem precisar trocar muitas palavras. O ritmo é mais lento. A paisagem também ajuda. É campo e mais campo para tudo quanto é lado. É o deserto verde de Luis Fernando Veríssimo em o Tempo e o Vento. Depois dessa narrativa, vcs podem imaginar como eu, um guri da capital, me sinto quando vou visitar a família na fronteira oeste!! Depois de 3 dias dá vontade de subir pelas paredes!! Como eram angustiantes aquelas minhas férias de julho na fazenda nos anos 80, hehehehe. Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

Perfeita a sua análise!

 

Tem uma análise sociológica e histórica para comparar o nível sócio-econômico da Serra Gaúcha, muito elevado quando equiparado à média nacional. O fato é que o Brasil teve uma colonização de exploração. E em termos de formação social, isso resultou no passado histórico na conformação de uma sociedade patriarcal, agrária e arcaica. Arcaica porque, além de autoritária (escravatura, monocultura, exportação) ela jamais propiciou o trabalho livre e assalariado e as técnicas ligadas ao artesanato. Na matriz social-histórica brasileira, o latifúndio era praticamente uma autarquia, era auto-suficiente, usando mão de obra escrava até para produzir os bens que a propriedade necessitava.

 

No interior de São Paulo isso só se transformou com a chegada dos imigrantes nas fazendas de café. Eles subverteram as relações nas grandes fazendas, conquistando o trabalho livre e assalariado, o que não foi dado de mão beijada pelos "coronéis". Os patriarcas das fazendas eram arcaicos. Tinham uma cultura de mais de 300 anos de violência escravocrata, conheciam juízes e policiais, tinham capatazes assassinos, estavam acostumados a estuprar as escravas e não mudaram do dia para a noite quando chegaram imigrantes europeus para substituir os escravos. Foram muitos os conflitos que envolveram imigrantes e fazendeiros. Muitos fugiram das violências e foram para a capital onde começava o surto industrial, que prosseguiu.

 

A Serra Gaúcha e outras áreas do Sul do Brasil tiveram História bem diferente. Lá a terra foi dividida em médias propriedades, tal como nos EUA. Um verdadeira Reforma Agrária européia feita em solo brasileiro. Esse fator foi crucial. E, ligado à vasta cultura artesanal desenvolvida pelos imigrantes, criou mercados de trabalho e consumo fortíssimos nessas áreas e deu no que deu. Mas tudo começou com uma questão fundiária bem resolvida.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Você acha que Gramado supera inclusive Campos do Jordão em estrutura?

 

Luba, estaria sendo injusto se dissesse que sim. Mas pelo que acompanho em vídeos e fotos a estrutura e a beleza de CDJ são impressionantes, e acredito que poderíamos colocar ambas em patamares semelhantes. Conhecer de fato, só conheço Gramado.

Link to comment
Share on other sites

Bom, desde ontem a estação de Urupema vem misteriosamente funcionando, por isso resolvi colocar na minha assinatura torcendo para que dê certo!

 

Outra: a diferença de 2oC entre URupema e São Joaquim chega a ser bizarro. Pela anomalia de Floripa e POA observamos a falta da entrada de ar frio, sendo Urupema uma pouco mais favorecida como CDJ durante o comportamento que viemos observando, com noites calmas nas baixadas. As mínimas pesaram muito a favor.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, to sem tempo de ler as mensagens agora..mas pelo pouco que vi é um assunto que muito me interessa!!

 

Agora, aproveitem enquanto ela ficar no ar, mas esse link -> http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV4&theprefset=WXSTNDEL&theprefvalue=0 é de uma estação MINHA que está ONLINE no Alto da Serra Dona Francisca, as margens da SC-301!!!!

 

Ainda nao sei bem a altura, mas fica entre 810 a 860 metros...

Link to comment
Share on other sites

 

Outra: a diferença de 2oC entre URupema e São Joaquim chega a ser bizarro. Pela anomalia de Floripa e POA observamos a falta da entrada de ar frio, sendo Urupema uma pouco mais favorecida como CDJ durante o comportamento que viemos observando, com noites calmas nas baixadas. As mínimas pesaram muito a favor.

 

Exato. O frio deste mês de maio é oriundo apenas da perda de radiação noturna típica de baixadas. Em Porto Alegre isso é praticamente impossível de acontecer. Nosso frio existe apenas em atuação de massa de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Que tal os 3 municípios podem usufruir da mídia do MI, não vejo problemas.Ou quem sabe cada prefeito providencia uma automática para cada um deles hehehehe, nos respectivos territórios claro.

Seria interessante! 3 estações ali, imagino a briga pelas mínimas :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Você acha que Gramado supera inclusive Campos do Jordão em estrutura?

 

Luba, estaria sendo injusto se dissesse que sim. Mas pelo que acompanho em vídeos e fotos a estrutura e a beleza de CDJ são impressionantes, e acredito que poderíamos colocar ambas em patamares semelhantes. Conhecer de fato, só conheço Gramado.

 

Conheço ambas! Passei um feriadão de páscoa em CDJ. Achei elas bem diferentes. Topograficamente Gramado é mais plana e CDJ acidentada. Entretanto CDJ não possui os perais ao lado da cidade, o que proporciona vistas espetaculares para Gramado. Em termos de infra-estrutura hoteleira, não conheço os hotéis de CDJ, pois, além de ter sido convidado para ficar na casa do Tucci, não visitei hotéis. Meus pais já ficaram num Hotel que fica a 1900 metros e disseram ser muito bom. Acredito que o padrão deve ser o mesmo, assim como o de restaurantes. A grande diferença, na minha opinião, ficou no padrão de urbanização. CDJ, além de ter alguns bolsões de pobreza, não possui o mesmo nível de organização pública que Gramado com ruas limpas, bem arborizadas e padronizadas. Por último, o preço. Ele é ultrajante em CDJ!!! Nunca vou esquecer aquela vez que fui pagar no caixa e, quando vi a conta, disse para o rapaz que a conta era para vir dividida por dois (o que já seria muito cara) e ele me respondeu que já estava dividida. Quase caí para trás. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, to sem tempo de ler as mensagens agora..mas pelo pouco que vi é um assunto que muito me interessa!!

 

Agora, aproveitem enquanto ela ficar no ar, mas esse link -> http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV4&theprefset=WXSTNDEL&theprefvalue=0 é de uma estação MINHA que está ONLINE no Alto da Serra Dona Francisca, as margens da SC-301!!!!

 

Ainda nao sei bem a altura, mas fica entre 810 a 860 metros...

 

Opa!!!

 

Mas não entendi. Essa é uma outra?

Link to comment
Share on other sites

O Diegooo, parabéns!POderia vir aqui na Serra do Botucaraí me dar uma mão quando tivermos a estação hehehe, o Shima já confirmou que vem.

 

Vai colocar em algum local no centro, PH?

Tá brincando o Centro é o topo dos topos, a nossa ilha de calor ;a POA dentro de Soledade huhauhuhauhu.

Vamos achar algum baixadão bem cuiúdo.A la baixada do Pantera.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, aqui no BAZ temos poucos integrantes da fronteira. Em termos de área representa 50% do Estado, mas em termos de população é apenas 20%. O RS tem 10,9 milhões de habitantes, sendo que pouco mais de 2 milhões são da Campanha/Sul/Fronteira Oeste. Aqui no BAZ essa estatística está bem representada. São pouquíssimos o representantes de lá: apenas o Rafael Dable de Santana e o Vitor de Bagé. O Gamboa, Torales e eu temos origem de lá, mas não vivemos. Acho todos concordam com o que eu disse, não?

Bruno,

 

O que tu postou explica perfeitamente o passado da região e mostra o porque de ser tão difícil mudar esta vocação. Concordo que a cultura local é muito parecida com a do sul do RS, só que tem uma grande diferença: Enquanto lá é originalmente uma área de campo limpo praticamente plana (e praticamente sem araucárias)na serra de SC os campos se entremeavam com grandes florestas de araucária, sendo que o relevo não favorecia tanto a criação extensiva como no RS. Aí o pessoal foi pra madeira...Só que acabou! Desde lá se fez um grande vazio (preenchido em parte pela maçã) e eu acredito que com uma imigração significativa a cultura local pode mudar sim! Basta ver que Urubici, que recebeu muito mais imigração de pessoas de grandes cidades para empreender no turismo do que SJ já está bem a frente em termos de infraestrutura hoteleira! Acho que o grande driver que pode provocar a diferenciação entre as regiões é o potencial turístico (e aí eu me refiro logicamente a região dos Aparados também, que forma uma unidade socio-geográfica com o Planalto Sul catarinense)! O sul do RS não tem os atrativos naturais que Aparados e região de SJ tÊm! Isso faz com que muitos mais pessoas queiram investir nestas regiões, o que pode fazer com que lentamente as coisas vão ficando mais parecidas com a Serra Gringa. Mas no mesmo nível nunca vai ficar, pois a imigração e as vocações iniciais sempre vão fazer diferença!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ATÉ O DIA 11/05 (O VALE DA NEVE ATÉ O DIA 10)

 

9,8/13,6/6,8 M.I

 

9,9/17,8/3,9 URUPEMA

 

10,6/18,7/4,2 B.J

 

11,4/19,0/7,2 V.NEVE

 

12,0/19,1/7,3 CLIMATERRA

 

12,2/17,8/8,5 INMET

 

12,4/18,1/8,8 ÁGUA DOCE

 

13,5/20,0/8,7 ITAIÓPOLIS

 

13,8/20,1/9,1 LAGES

 

14,1/21,6/9,5 L.RÉGIS

 

17,0/24,5/11,1 ITAPIRANGA

 

19,9/25,4/15,1 FPOLIS/EPAGRI

 

20,0/27,6/13,9 CRICIÚMA

 

20,5/25,7/15,8 FPOLIS/INMET.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PELA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO, 90% DA BASE E QUASE TODO O TOPO PERTENCE A BOM JARDIM, INCLUSIVE A ESTAÇÃO, A PARTE QUE PERTENCE AOS 3 É ONDE ESTÁ O RADAR METEORO. BOM JARDIM COMEÇA UM POUCO ANTES DA ENTRADA, A UNS 1/2 KM DO CUME, PELA ESTRADA E TERMINA DEPOIS DO PRÉDIO PRINCIAPL/RADAR. A PEDRA FURADA É DE ORELANS.

 

 

Coutinho, qual a documentação? Qual a fonte? É quente?

 

E sim Coutinho, aproximadamente 930m antes do portão da base, a estrada está toda em BJS. A questão é que pra quem olha de frente para o portão, o lado esquerdo é BJS e o lado direito é Orleans. E a estação do INMET está do lado direito. O limite/divisa é a crista. De um lado é BJS, do outro Orleans.

 

Se pensarmos o MI como uma ferradura, toda a área interna é Orleans. A base Sudeste do Morro é Urubici, assim como a base Norte. BJS fica com boa parte (+ de 2/3) da base Oeste.

 

O site da Santur não quer nem saber e chuta o balde: "O território de Orleans integra o Parque Estadual da Serra Furada, onde se encontram o Morro da Igreja, com 1.822 m de altitude, e a Pedra Furada, no limite com Urubici."

 

Ocorre que até onde sei, BJS e Urubici não possuem suas áreas georreferenciadas, ao contrário de Orleans, que no site de sua Prefeitura, também não economiza: "O município é contornado no lado Oeste pela Serra Geral, despontando na parte norte, no limite inter municipal com Bom Jardim da Serra e Urubici, mas em território Orleanense o famoso Morro da Igreja, com 1822 metros de altitude, Pico mais alto do Estado de Santa Catarina. No local se acha instalada a torre de controle aéreo do Sindacta que norteia os vôos em toda a região Sul do País."

 

Ao meu ver, e estou tentando resolver isso com GPS e limites precisos, o cume é tríplice divisa e o resto do Morro está divido, mais para Orleans e Urubici, mas também para BJS.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

A DOCUMENTAÇÃO FOI ENTREGUE PELO SECRETÁRIO DE B.J E ESTÁ SENDO LEVADA PARA O INMET/BRASÍLIA

 

PELO MAPA TODA A BASE FICA EM B.J, APENAS ONDE FICA O RADAR MET. É QUE NÃO, SE NÃO ME ENGANO É O EXTREMO-NORTE DO CHAPADÃO E AVANÇA UNS BONS METROS DEPOIS DO PORTÃO NOVO.

Link to comment
Share on other sites

Eu confesso que acho quase impossível São Joaquim e região mudarem a sua vocação para o turismo.[...] Tudo isso vale para São Joaquim e é quase impossível mudar essa cultura mansa e sem grandes anseios. A mudança só pode ocorrer se houver uma onda de imigração. Gente de fora. Imigrantes com instinto voraz de investir. A população local não nasceu para isso. Não adianta. Conheço bem isso.

 

Em SJ e em Urubici tem gente de fora chegando e injetando novo fôlego nas cidades. Mas tanto em uma cidade, quanto na outra, os locais estão acordando para novas possibilidades. Exemplifico: em SJ, ano passado, foi aberta uma loja chamada Snow Friends que tem sido a alegria de muitos turistas. Em todos os feriados prolongados as proprietárias têm tido problemas com abastecimento, pois o movimento não para de crescer. É um exemplo de empreendedores locais.

 

Já Urubici é diferente. Não vejo a cidade mudando. Parece que não dá. É aquilo e pronto. Urubici tem dois fortes: pousadas e turismo de aventura. E permita-me a divergência Caio, mas as duas Serras possuem sim, seus encantos, mas em termos de belezas naturais, a catarinense, ao meu ver, está muito à frente. Gramado e Canela, por exemplo, estão na cota dos 800m. Urupema, Bom Jardim, SJ e Urubici estão em outro nível - no aspecto geográfico: literalmente. Destaque, nesse debate, para o PARNA São Joaquim. O atual chefe, Michel Omena, tem uma visão - não empreendedora, pois isso não é visão de chefe de parque - desenvolvimentista. Futuramente o Parque deve ganhar um centro de visitação na região do MI e a visitação ao parque está prestes a ser oficialmente regulada, o que é mais um impulso ao "progresso" da região.

 

As potencialidades turísticas da Serra Catarinense e seus entornos é algo quase inestimável. E seja pelos locais, seja pelos de fora, não tardará para que isso se mostre.

 

Agora, talvez mais do que os locais, o que parece mais grave é o papel do poder público estadual (os locais não têm verba). A SC-430 no trecho Urubici - 282 é um crime! O governo do Estado recentemente tem veiculado propaganda da SC-439 (que liga Urubici ao Corvo Branco! para os maldosos, nada a lugar nenhum) e "esquece" que ali ao lado tem um importantíssimo (o principal) acesso para a Serra Catarinense que está quase off-road. Sempre - e não são poucas vezes - que passo ali, penso que com esses Governos, aquela região tem poucas chances de se desenvolver.

 

É isso. Bom poder participar de um debatezinho. Porque no geral, aqui no BAZ, eu só acompanho e me admiro com os debates climatológicos.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Boa postagem. Mas no caso da serra gaucha, prefiro não opinar, pois praticamente não conheço. E acho as paisagens naturais da serra catarinense incríveis... Já na questão de infra-estruturas, a serra catarinense tem seus atrasos históricos... aeroporto de Lages? Quando? Quando o Colombo assumiu (mesmo não sendo meu candidato), pensei que ele iria destinar mais recursos para Lages e resto do planalto sul, não sei como estão os repasses, mas sou a favor dessa ajuda do estado para fomentar o desenvolvimento ali (claro, atentando para a questão ambiental), se o litoral (não como um todo) possui capital privado, a serra deveria contar com esse apoio do estado. São questões complexas, de formações diferentes, tanto no Estado como dentro do próprio planalto sul.

Link to comment
Share on other sites

Ao entrar um pouco nos outros assuntos pertinentes aqui do BAZ, quero completar o assunto, e dizer também que nossos irmãos GRINGOS RICOS que colonizarão as serras gaúchas com todo seu desenvolvimento, estiveram por aqui, onde temos muitos descendentes nessas bandas, eu sou um exemplo de milhares. Quando os gringos ricos chegaram por essas bandas, os mesmos motivados pelo progresso e para assentar os filhos que na época eram em média de dez, observaram na venda da madeira para construção um alto ganho, pela demanda proporcionada pela reconstrução de Europa após segunda guerra mundial e logo após a construção de Brasília, montaram os planos e vieram, desmataram a região do planalto catarinense e vendo que a terra não era propícia para cultivo que eram acostumados, por ser do tipo acida, pedregosa, relevos muito acidentados e clima improprio para vários cultivos de março a outubro, estiveram aqui, com apenas um motivo, o extrativista, fizeram suas serrarias, destruíram a flora e fauna da região, criaram empregos de baixo valor e pouca especialização, na década de 70, o município de Lages era o maior de SC em população. Quando acabou o forte da derrubada de araucárias e em definitivo logo após a proibição do corte de araucária, deixaram uma meia dúzia de ricos e milhares de pobres sem estudo e emprego, e enriqueceram muitos gringos de Caxias e região.

 

Agora falando do que verdadeiramente nos interessa, e em especial aos amantes do tempo frio, chama atenção a interessante quantidade de neve se esquadrinhando para as baixas altitudes no sul da Argentina e norte da Antártica nesta sequência de Maio/Junho, pelo jeito deve sobrar alguma coisa para o sul do Brasil e quiça sudeste.

A dinâmica estabelecida na Antártica e ao longo da região do circulo polar, quantidade de cobertura de neve e dados das temperaturas no pólo e da inversão proporcionando pulsos é propícia para termos nevadas históricas na Argentina, Chile e quiça no Brasil. Vamos torcer para isso....

 

Em Lages, nublado 15.1 C vento fraco de Oeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Perfeito, Zé!

 

Sempre disse aqui que o grande diferencial entre a serra gaúcha e catarinense é uma só. Empreendedores!

 

A serra gaúcha é modelo. Ano passado fiquei impressionado com a beleza e organização de Gramado e repito: não há nada igual na América do Sul, superando de longe Bariloche em termos de estrutura hoteleira, beleza urbana, gastronomia e eventos. É realmente invejável o que a força do empreendedorismo gaúcho foi capaz .

 

Caio,

 

Tu tens absoluta razão.

Estou em Gramado a 15 anos e neste período aprendi a admirar o espirito empreendedor de seus lideres empresariais.

Se tu achas que esta muito bom agora, espera mais 2 ou 3 anos...

Existem 2 investimentos, um em execução e outro em sua fase inicial de projeto que vão alavancar o potencial turístico de Gramado e "traumatizar" os outros destinos turísticos. Para tu teres uma idéia, eles estão avaliados em de R$100.000.000,00 (cem milhões).

Por questões contratuais, posso falar o mínimo possível.

Apenas posso dizer que entre outras coisas, teremos em Gramado um parque de neve (com neve caindo, neve acumulada no chao, pista esqui - ops, ja estou falando demais, rsrsrrs...), que guardada as proporções lembrara Dubai, com mais de 10.000 m² de área indoor.

Quanto ao outro parque, só poderei falar dele no final o ano, mas será tambem uma atracão padrão Europa/USA, com mais de 12.000 m² indoor.

 

 

 

que notícia sensacional, Bruno! Nunca entendi o porquê de um lugar assim nunca ter sido feito antes. Muita gente vai visitar este parque da neve!!! Um negócio desses em Campos do Jordão ficaria mais cheio que Outback no almoço de sábado! Seria uma tremendo sucesso. Convence esse pessoal a fazer um similar em CDJ!

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Tu tens absoluta razão.

Estou em Gramado a 15 anos e neste período aprendi a admirar o espirito empreendedor de seus lideres empresariais.

Se tu achas que esta muito bom agora, espera mais 2 ou 3 anos...

Existem 2 investimentos, um em execução e outro em sua fase inicial de projeto que vão alavancar o potencial turístico de Gramado e "traumatizar" os outros destinos turísticos. Para tu teres uma idéia, eles estão avaliados em de R$100.000.000,00 (cem milhões).

Por questões contratuais, posso falar o mínimo possível.

Apenas posso dizer que entre outras coisas, teremos em Gramado um parque de neve (com neve caindo, neve acumulada no chao, pista esqui - ops, ja estou falando demais, rsrsrrs...), que guardada as proporções lembrara Dubai, com mais de 10.000 m² de área indoor.

Quanto ao outro parque, só poderei falar dele no final o ano, mas será tambem uma atracão padrão Europa/USA, com mais de 12.000 m² indoor.

 

 

 

que notícia sensacional, Bruno! Nunca entendi o porquê de um lugar assim nunca ter sido feito antes. Muita gente vai visitar este parque da neve!!! Um negócio desses em Campos do Jordão ficaria mais cheio que Outback no almoço de sábado! Seria uma tremendo sucesso. Convence esse pessoal a fazer um similar em CDJ!

 

Notícia bombástica!!! Cem merréis não é pra qualquer um, hehehe!!!

Isso colocaria o Brasil no cenário internacional de turismo de inverno?? Devemos lembrar que a Serra Gaúcha já recebe turismo proveniente da argentina, paraguai, uruguai...

O céu é o limite para o empresariado brasileiro, o empresário mais criativo do planeta, que consegue "fazer chover" num ambiente econômico pouquíssimo amistoso, que é a economia brasileira(carga tributária alta+juros altos+burocracia+...)!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

Você acha que Gramado supera inclusive Campos do Jordão em estrutura?

 

Luba, estaria sendo injusto se dissesse que sim. Mas pelo que acompanho em vídeos e fotos a estrutura e a beleza de CDJ são impressionantes, e acredito que poderíamos colocar ambas em patamares semelhantes. Conhecer de fato, só conheço Gramado.

 

Conheço ambas! Passei um feriadão de páscoa em CDJ. Achei elas bem diferentes. Topograficamente Gramado é mais plana e CDJ acidentada. Entretanto CDJ não possui os perais ao lado da cidade, o que proporciona vistas espetaculares para Gramado. Em termos de infra-estrutura hoteleira, não conheço os hotéis de CDJ, pois, além de ter sido convidado para ficar na casa do Tucci, não visitei hotéis. Meus pais já ficaram num Hotel que fica a 1900 metros e disseram ser muito bom. Acredito que o padrão deve ser o mesmo, assim como o de restaurantes. A grande diferença, na minha opinião, ficou no padrão de urbanização. CDJ, além de ter alguns bolsões de pobreza, não possui o mesmo nível de organização pública que Gramado com ruas limpas, bem arborizadas e padronizadas. Por último, o preço. Ele é ultrajante em CDJ!!! Nunca vou esquecer aquela vez que fui pagar no caixa e, quando vi a conta, disse para o rapaz que a conta era para vir dividida por dois (o que já seria muito cara) e ele me respondeu que já estava dividida. Quase caí para trás. :mosking:

 

Eu também conheço as duas. E posso dizer que Campos do Jordão é realmente uma beleza em termos de estrutura urbana, arquitetônica e tudo o mais. A cidade e o entorno tem muitas atrações bem interessantes. Só o Horto Florestal coberto de mata de araucárias já vale a visita.

 

Mas concordo com às críticas feitas sobre CDJ: exploração do turista, muita habitação precária, etc. Fora isso, tem também o "detalhe" de uma grande metrópole endinheirada, que entope a cidade em julho. Fica até inviável. E tem também o problema da administração que autoriza empresas montarem em Capivari centro de consumo que só funcionam na altíssima temporada e depois ficam largados no resto do ano, acumulando bagunça, sujeira e descaso com o lugar.

 

Fora isso Campos do Jordão é sensacional, se fosse enumerar tudo o que tem pra conhecer, não acabava mais.

 

Para mim o diferencial da Região das Hortênsias é que a arquitetura "européia" tem um fundo de verdade, dada a colonização e suas histórias. Fora que no entorno de Gramado/Canela existem outras áreas da mesma região com outros atrativos: os Campos de Cima da Serra (Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, fazendas), a própria Rota Romântica, o Vale dos Vinhedos e adjacências, etc.

 

O fato é que termos muita sorte de ter as duas no Brasil.

 

Agora, falando em termos de temperaturas registradas, CDJ é surpreendente, principalmente se levarmos em conta a latitude e a proximidade com os grandes centros do Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Agora falando do que verdadeiramente nos interessa, e em especial aos amantes do tempo frio, chama atenção a interessante quantidade de neve se esquadrinhando para as baixas altitudes no sul da Argentina e norte da Antártica nesta sequência de Maio/Junho, pelo jeito deve sobrar alguma coisa para o sul do Brasil e quiça sudeste.

A dinâmica estabelecida na Antártica e ao longo da região do circulo polar, quantidade de cobertura de neve e dados das temperaturas no pólo e da inversão proporcionando pulsos é propícia para termos nevadas históricas na Argentina, Chile e quiça no Brasil. Vamos torcer para isso....

 

Em Lages, nublado 15.1 C vento fraco de Oeste.

 

Pois é, falando nisso, como estão os prognósticos para o final de Maio?? Aquela bomba do final do mês voltou a aparecer no quadro do GFS?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora falando do que verdadeiramente nos interessa, e em especial aos amantes do tempo frio, chama atenção a interessante quantidade de neve se esquadrinhando para as baixas altitudes no sul da Argentina e norte da Antártica nesta sequência de Maio/Junho, pelo jeito deve sobrar alguma coisa para o sul do Brasil e quiça sudeste.

A dinâmica estabelecida na Antártica e ao longo da região do circulo polar, quantidade de cobertura de neve e dados das temperaturas no pólo e da inversão proporcionando pulsos é propícia para termos nevadas históricas na Argentina, Chile e quiça no Brasil. Vamos torcer para isso....

 

Em Lages, nublado 15.1 C vento fraco de Oeste.

 

Pois é, falando nisso, como estão os prognósticos para o final de Maio?? Aquela bomba do final do mês voltou a aparecer no quadro do GFS?

 

Sds.

 

Apesar da perspectiva para o fim do mês, o evento que temos agora já ficou bem interessante. Canela tinha 14,2º ao meio dia e o GFS projeta máxima de 12º C para amanhã. Entre domingo e segunda, as mínimas poderão estar entre 1º C e 3º C. Perspectiva de negativar no Castelinho.

 

Sem falar na projeções para Urupema, São Joaquim e cia.

 

Enquanto isso, aqui em Jundiaí uma deliciosa tarde nublada. A frente fria trouxe chuva de madrugada e às 13 horas tínhamos tão somente 19,8º C. Uma beleza. Ontem a máxima foi de 26,8º C.

 

Mas o melhor está por vir...

Link to comment
Share on other sites

Tá brincando o Centro é o topo dos topos, a nossa ilha de calor ;a POA dentro de Soledade huhauhuhauhu.

Vamos achar algum baixadão bem cuiúdo.A la baixada do Pantera.

 

Ahhhh bom, achei que ia ficar a 500m da igreja matriz, como a "baixada das baixadas de SC". Cuidado com as médias num local tão singular. Além de muito baixo, pode ser quente demais e não representar o clima da cidade, apenas do panelão.

Link to comment
Share on other sites

[OFF]

 

* AVISO *

 

MEU ANTI-VÍRUS DETECTOU CONTAMINAÇÃO NO SITE DO INMET, ONDE APRESENTA AS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS!!

 

O alerta aparece algunas minutos depois de eu visitar o site. Muito estranho, porque é a primeira vez que isso acontece. Espero que não haja qualquer ameaça mais séria.

 

[OFF]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.