Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Boa notícia. O Portal Elat expandiu a área de cobertura de sensores de descargas elétricas. Agora é possível acompanhar atividades de raios no meio da Amazônia e até além da fronteira do norte do país:

http://www.inpe.br/webelat/homepage/

 

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, em parceria com diversas instituições, lança durante a XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), que será realizada no Rio de Janeiro entre 07 e 12 de agosto, uma nova rede de monitoramento de raios no país. A nova rede denominada oficialmente de Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) deverá expandir a área de cobertura da rede atual e detectar além das descargas nuvem-solo as descargas nuvem-nuvem. Detalhes sobre a rede serão fornecidos durante o evento.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A neve do dia 26/6 foi bonita! E na Zero Hora a reportagem fala que a nevada nesse dia em Gramado durou 15 minutos. Hahaha!! Se em Canela nevou das 23 h até às 4 h (com intervalo entre 1 e 2 h), é extremamente improvável que em Gramado tenha caído só por uns minutos.

 

Melhor: caíram CAPUCHOS enormes!! Foi memorável!

 

Variação de 4,2° a 18,1° no dia de hoje. A u.r. atingiu 42%! É o menor valor desde 25 de abril, quando tive 40%.

 

Agora tempo está bom e tem um punhado de nuvens, sim, claro, exatamente em cima da cidade. Névoa úmida e vento quase calmo. Faz 9,3° com 81%.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de parar pra imaginar o que nao esta rolando nas baixadas do alto da Mantiqueira hoje hein? Quantos graus deve estar agora no Ruah, baixada a 2600 metros de altitude? Mil acima da Vila Inglesa... Esse deve ser o ponto com as mínimas mais pronunciadas do Br.

 

Seria incrível uma estação no Vale do Ruah ou no Posto de Controle no km 14 da Rodovia do Parque Nacional, que fica pertinho do Abrigo Rebouças. Se eu não me engano lá está a uns 2.450m de altitude, já é super alto e tem montanhas por todos os lados!

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu com Urupema na Sexta?

 

00:00 / -5,0ºC

06:25 / -7,7ºC

15:00 / 16,1ºC

16:00 / 15,0ºC

17:00 / 12,3ºC

18:00 / 5,3ºC (Impressionante a queda em 1h)

18:57 / 1,9ºC (Mínima da tarde/noite)

19:58 / 7,6ºC (Muito estranho ter subido tanto!)

21:00 / 8,7ºC

23:00 / 9,7ºC

23:58 / 10,7ºC

 

Amigos, não entendi esse aquecimento noturno... pode, Arnaldo?

Link to comment
Share on other sites

Amigos, não entendi esse aquecimento noturno... pode, Arnaldo?

 

Vento, nuvens e pelo radar até chuva isolada na região.

 

Obrigado pela resposta, AAA! achei surpreendente a escalada da temperatura durante a tarde/noite, ainda mais depois de uma queda de mais de 10 graus em apenas 2h! O clima dessa região é realmente impressionante!

Link to comment
Share on other sites

Pra quem curte frio não dá pra deixar de ver:

 

http://www.metsul.com/blog-24hs/

 

Têm lindas fotos da geada ontem em Rio Grande, feitas a poucos quilômetros da orla.

 

 

 

Muito bonitas as fotos, uma bela seleção!

As fotos do Sobânia são impressionantes da paisagem em S. Joaquim após a neve! Mesmo com pouca neve, que belo cenário... :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem curte frio não dá pra deixar de ver:

 

http://www.metsul.com/blog-24hs/

 

Têm lindas fotos da geada ontem em Rio Grande, feitas a poucos quilômetros da orla.

 

PS: O tio aqui tá fodão. Melhor que os EUA na foto.

 

Assinado: AAA (Isso é pra poucos)

 

 

E' incrivel, que ate hoje, em pleno seculo XXI, nao exista SEQUER UMA imagem aerea de alguma nevada no Brasil.(eu pelo menos desconheco)

Sera que ninguem tem um helicoptero, teco-teco para sobrevoar num dia historico desses?(nao o dessa semana, of course)

Espero que no dia da proxima GRANDE NEVADA alguma prefeitura agilize algo do genero!

 

:mail:

Link to comment
Share on other sites

PHP, nesse vídeo não há flocos caindo. Na minha ótica tá com cara de chuva congelada. As gotas grossas que caem antes é água que cai da calha do telhado.

 

Só espero que não seja bombardeado....

Não viaja Bruno, presta atenção nos flocos e não nas goteiras do telhado.Desisto, :pleasantry: quando não querem ver não adianta...

Link to comment
Share on other sites

Olhando o mapa dos modelos até ontem fica claro o porque da subida da temperatura ontem em Urupema a partir das 19 e a partir da madrugada no Paraná e em tudo que é canto: A MP SAIU CORRENDO PARA O OCEANO, DE FORMA MUITO RÁPIDA MESMO! :cray:

 

Proximos 10 dias de marasmo total: uma ou outra frente fria empurrada por MP no oceano vão atenuar o quadro de veranico no RS e SC :heat: . Do PR para cima alguns dias de friozinho marítimo mais a frente. No final de semana que vem, pelo GFS, vai fazer mais frio nas serras do NE do que no sul, he he he :mosking: . E só lá pelo dia 15 nosso marasmo deve acabar, não por causa do frio, mas por causa das projeções para o frio que virá à frente, lá pelos dias 19/20. Só a perspectiva do frio já vai trazer o BAZ de volta a normalidade para a época, he he he! :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o que subiu a temperatura em SP!

ontem 4ºC, hoje 29ºC

Realmente... Ontem, alto inverno. Hoje, veraozao! Que oscilação!

 

Aqui foi a mesma coisa... ontem, -0,4ºC, hoje, 22,1ºC, com mínima de 6,1ºC.

 

No momento céu com algumas nuvens e 15,3ºC. Na noite de quinta, neste mesmo horário, a temperatura estava por volta dos 5ºC. Bom pra mim, que estou saindo de moto p/ Mogi daqui a pouco, he he! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

vou transcrever trechos do livro que adquiri - mandei buscar em SP, num sebo via internet. é bem interessante o que é transcrito. Inclusive, vou fazê-lo com a escrita da época. Ano 1930, autor Coussirat de Araújo.

Acho que todos deveriam ler e se sentirem honrados por ter acesso a infrmações tão antigas. é uma relíquia.

 

NEVE

A queda de neve, em pequenas quantidades, em algumas zonas do Rio Grande do Sul, durante os mezes mais frios,é phenomeno normal.

Damos adiante um mappa, com o objectivo de melhor indicar as zonas em que, nos ultimos quinze annos, tem sido registrado esse phenomeno.

Este mappa mostra que já se tem registrado neve em toda a Campanha, parte da Depressão Central, extremo sul do Valle do Uruguay, Serra do Sueste, Planalto e Serra do nordeste. Mostra tambem que, no s ultimos quinze annos, não se registraram neves no Litoral na maior parte da Depressão Central e no Valle de Uruguay. A occurrencia dessa forma de precipitação, nas duas ultimas zonas, não é fácil, por serem ellas as regiões mais quentes do Estado, e , no Litoral, devido ao effeito thermo-regulador do Oceano.Entretanto, informações antigas mostram que abundante queda de neve foi observada na ultima metade do seculo passado nas zonas em que não tem registrado essa precipitação nos ultimos quinze anos.

Transcrevemos, em seguida, do livro de Delgado de Carvalho, Meteorologia do Brasil, a seguinte referencia sobre este assumpto:

" A neve não é um phenomeno totalmente desconhecido na parte meridional do Rio Grande do Sul. As regiões elevadas do norte do Estado, são, mui frequentemente, visitadas pela neve, casos são citados por Draenert: EmPalmeira, diz elle, a neve, em agosto de 1870, atingiu de 5 a 6cm. e manteve-se diversos dias no solo; na mesma época, Passo Fundo recebeu 10cm., e Vaccaria 80cm.

Mais ao sul, em São Leopoldo e Santa Cruz, já se tem notado a queda de neve, apezar de altitude não attingir a 100metros. Durante a noute de 9 para 10 de Agosto de 1885, cahiu neve em Rio Grande e na Lagôa dos Patos, formando uma camada de 16cm,. e, em Cacimbinhas, a camada attingiu 22cm. Em Bagé, a neve media 12cm.,em 10 de Agosto e, ao meio dia, ainda caia neve".

Deante destas informações, que julgamos dignas de confiança, parece-nos que a maior parte do território Riograndense já tem sido, em uma ou outra época, visitada por neve.Mezes em que a neve occorre. – A queda de neve é mais commum nos mezes mais frios: Junho, Julho e Agosto, podendo-se dizer que, em Julho, o phenomeno tem occorirido maior numero de vezes. Annos tem havido, entretando, em que as nevadas que abrangem regiões mais extensas são as de Agosto, como aconteceu em 1924. Ao mesmo tempo têm sido ainda observadas neves prematuras ou tardias, assim denominando-se as que têm ocorrido de ambos os casos encontra-se a do anno de 1923, quando se registraram neves prematuras, em Maio, e, tardias, em Setembro.

 

Podemos ver que antigas observações são as mesmas que temos discutido aqui por diversas vezes.

O mes de agosto é uma mês que historicamente tem grandes e teve grandes registros de neve. Também, podemos ver, que mesmo na época observada e estudada, a neve ficava ausente em algumas regiões - E A ÉPOCA DESCRITA SAÍA DA PEQUENA IDADE DO GELO. ou seja, a região norte, do planalto à serra do Nordeste, a região sul, pegando a Campanha e serra do suedeste.logo, impossível que não tenham ocorrida por diversas vezes, borrifos de neve nas regiões litorãneas,na Região de Porto Alegre e em todas as outras, embora em baixa altitude. Devemos lembrar da dificuldade para se deslocar e ocupar regiões na época. Estradas inexistentes e as existentes esburacadas e de terra. O meio de transporte ainda não era totalmente o automóvel, eram os trens, as mulas. As cidades não estavam ocupadas. Porto Alegre ainda não tinha ocupações grandes ao redor de seus morros. Além das informações erem extremamente difíceis de serem veiculadas em jornais. Vejam vocês quanta coisa se perdeu de registrar-se.

Compartilho com vocês esta grande alegria que tenho de ler algo tão antigo e de tamanho respeito. Escrito por alguém que foi Eng Civil, e professor de Meteorologia e Director do InstitutoMeteorologico da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Falecido em 1929. o livro foi publicado após sua morte.

 

Espero que todos aproveitem e façam seus estudos a respeito do que foi dito e publicado. Pois há observações importantes a serem comparadas com os dias atuais.

Link to comment
Share on other sites

Neve com grande acumulação em Rio Grande e na Laguna dos Patos não é brincadeira, hein? :good2:

 

Só para constar, ontem tive variação de 8,3° a 21,6°.

 

Hoje pela manhã fui acordado com um forte estrondo e outros trovões. Tivemos temporal por aqui, mesmo tendo 11,3° de mínima, mas pelo visto foi localizado. Aqui em casa acumulei 6,4 mm e no INMET, a 3 km daqui, 9,0 mm. Vendo do satélite fica evidente a causa da tormenta: a divergência do jato, abrindo um "V" exatamente em cima de Grande POA e se extendendo ao Litoral Norte. Também tem algo no Litoral Sul do SC.

 

Agora está frio, mas vai esquentar. Faz 15,0°com +-87% e o sol tentando aparecer. Às 11 h fazia 13,9° em POA enquanto que Soledade tinha 23,9°!!!! Ou seja: POA 10,0° cravados mais fria que Soledade!!! :mosking: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!! Na última hora chegou a 19,0° no Morro da Igreja! Que lixo!!! No Santa Marta não passou dos 16,8°.

 

Lamentável para o pessoal do Festival de Cinema de Gramado. Quem esperava frio quebrou a cara bonito!! Em Canela atingiu 23,3°, mais quente do que POA!!!

 

Agora tenho 22,6° com 70%. P.o. em 16,8°!! Ontem chegou a 5,3°!! Umidade e calor lá em cima. O inverno simplesmente foi soterrado em algumas horas. Arzão tropical!

 

Vento SE a 5,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito esse vai ser um agosto do samba do crioulo doido hahaah

 

Aqui encostou nos 25°C, mas climaticamente falando está simplesmente perfeito, está seco, ensolarado, leve brisa, sol fraco e inclinado (ainda), já tivemos bastantes dias de chuva e já tivemos bastante frio, não tenho que reclamar com essa pausa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.