Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/20/19 in all areas

  1. Máxima de 40,4°C em Palmas hoje no INMET CONV. Hoje realmente esquentou muito na cidade. Chegando em casa a noite vejo quanto deu no meu termômetro, ontem tive 39,9°C nele.
    8 points
  2. Apesar desse agosto até agora não ter tido nenhuma MP com mínimas baixas para cá, a chuva não está decepcionando de jeito nenhum Hoje chuvas fracas intercalando com o sol e por enquanto acumulado 7mm. Com isso o mês tem 40mm de chuva, o dobro da média para o mês de agosto. Pela previsão do europeu não vai ter nenhum calor significativo aqui até o fim do mês, mas também nenhuma mínima abaixo da média.
    6 points
  3. E essa frente fria semi-estacionária já começa a travar sua batalha com o ar quente. E assim começam a pipocar instabilidades sobre o Sudeste, ainda isoladas. Estamos com descargas elétricas nesse momento no sul e sudoeste de Minas, áreas de SP e extremo oeste do RJ:
    6 points
  4. Estou vendo aqui e, além de ter sido a menor máxima do ano, os 10,2°C de hoje foram A MENOR MÁXIMA PARA AGOSTO DESDE 2011, quando tivemos uma máxima de 9°C.
    6 points
  5. Boa noite! O dia foi de sol, céu parcialmente nublado (nuvens altas) e bastante frio em Buenos Aires. A mínima foi de 2,2°C e a máxima foi de 10,2°C, a menor do ano! Um frio surpreendente para a época do ano, que o sol já bate com mais forca, num angulo que atinge mais a cidade, e com dias já uma hora mais longos em relacao ao fim de junho. Agora temos céu nublado, 7,7°C, URA de 56%, vento leste a 5 km/h e pressao de 1.027,2 hpa. Para amanha, a previsao é de madrugada e manha nubladas e depois céu parcialmente nublado. A temperatura comeca a subir, mas ainda será um dia de muito frio, com mínima de 4°C e máxima de 13°C. O sol nasce às 7h27 e se poe às 18h26.
    6 points
  6. Temos garoas aqui na ZS de SP . Sesc Inmet as 12 h tinha 14.5 graus , depois de uma mínima de 12.9 graus . Dia invernal em SP.
    5 points
  7. A tarde possivelmente mais fria e de menor amplitude térmica de 2019: mínima 7,6°C e máxima 8,0°C. Variação de 0,4°C em 6h. Fica difícil saber qual dado é o mais interessante, se a baixa temperatura ou a minúscula variação térmica... A altura pluviométrica chegou aos 25mm.
    5 points
  8. Previsões dos modelos desanimam bastante em relação às chuvas no centro do Brasil nos próximos 10/15 dias. Europeu ainda dá algum alento, mostrando aumento das chuvas no sul da Amazônia, o que ajudará nas queimadas por lá. Já o GFS mostra uma situação bem pior. Europeu 12z desta segunda, 19 de agosto. Chuva nos próximos 10 dias. GFS 18z desta segunda, 19 de agosto. Chuva nos próximos 15 dias
    5 points
  9. 19 a 21 de agosto, 54 anos da grande nevada de 1965 no sul do Brasil.
    4 points
  10. Boa tarde... Por enquanto, máxima de 11,0°C nesta terça-feira. Ainda com tempo instável e com alguma chuva fraca nas redondezas..
    4 points
  11. Temperatura máxima mais baixa do ano em capitais até a presente data: Porto Alegre/RS: 10.7º Curitiba/PR: 11.1º São Paulo/SP: 12º Campo Grande/MS: 15.4º Florianópolis/SC: 16.2º Belo Horizonte/MG: 19.6º Brasilia/DF: 21.1º Cuiabá: 21.6º Goiânia/GO: 23.2º Rio Branco: 23.4º Dados automaticos da Agritempo ou seja é claro que eles levam em consideração os registros a partir da 00:00 até as 23:59 do mesmo dia.
    4 points
  12. Só gostaria de adicionar que Morretes ontem teve máxima de 34,5°C. Imagina só passar por um salto de 20 graus em 24 hrs completas.
    4 points
  13. Sim, sim, mas em todo caso as queimadas ajudam na emissão do gás. A propósito, a camada de fumaça aqui está assim:
    4 points
  14. Do começo do ano até agora tivemos 28 máximas abaixo dos 20 graus no Sesc Inmet e 7 abaixo dos 15 graus .
    3 points
  15. Em compensação pelo GFS o calor do centro do país se direciona e cozinha o norte da Argentina no final do mês, Além do Paraguai e Uruguai, até o RS, depois viria uma baita FF varrendo tudo isso no início de Setembro.
    3 points
  16. É bom dizer que o fato do "dia virar noite" já aconteceu outras vezes na cidade de São Paulo, com grandes nuvens de cumulonimbus. A diferença é que o fenômeno foi localizado, ficando restrito à área de influência da nuvem. Diferentemente, ontem escureceu numa área bem maior do que toda a região metropolitana.
    3 points
  17. EM SC NO DOMINGO DEU 32,9 EM JOINVILLE E HOJE ESTÁ COM 13/14!
    3 points
  18. Bom dia a todos! No momento, no Centro Histórico de Porto Alegre, 12°c. A METSUL está prevendo entre 6ºc e 15ºc amanhã (quarta-feira) e entre 4ºc e 18ºc para quinta-feira na capital gaúcha. A madrugada mais fria, portanto, deverá ser a de quinta-feira. No próximo final de semana (segundo o site "Tempo.com") temperatura mais amena, mas que não chegará a ser "calor", bem longe disso. Uma terça-feira com muita paz a todos nós!
    3 points
  19. E choooove em Conselheiro Lafaiete!!! E chove bem!!! Glória Glória Aleluuuuia Quase 10mm na única estação do CEMADEN que sobrou funcionando na área urbana Cheirinho de terra molhada...poeira apagada....Gloria a Deus!!!!
    2 points
  20. Enfim a chuva chegou, não é forte mas é suficiente para melhorar a umidade e qualidade geral do ambiente. Acumulou 1mm até agora, hehehe. Faz 19,1°C , mas está em queda.
    2 points
  21. Me manda teu e-mail no privado que eu te envio os dados completos de Santos. Tenho tudo tabelado desde o início. 👍
    2 points
  22. Em São Paulo/SP a virada do tempo na tarde de ontem foi manchete principal no jornal. Já aqui em Curitiba/PR, possível morte em decorrência do frio na região metropolitana da Capital:
    2 points
  23. Fechamentos de JULHO 2019 para as estações da minha região de monitoramento - Nova Santa Rita e Portão/RS: Julho 2019 foi o mês mais bacana do ano até então. Com uma onda de frio seco, forte e duradouro na primeira semana do mês, onde registra-se a mínima de 2019. Não teve frio constante o mês todo, mas dois eventos pontuais de calor. Mais detalhes da onda de frio em NSR e Portão no link abaixo Note enorme diferença nas mínimas entre as estações nos dias 21/jul. Ação do vento norte impedindo declínio acentuado da temperatura em alguns lugares, e outros não. Mais detalhes sobre este dia abaixo: Chuva acumulada: 183 mm No dias 12 a 14/jul eu não estava em casa, portanto a chuva acumulou por 48 horas, sendo feita leitura de uma vez só.
    2 points
  24. Wallace, estou fazendo as anomalias pelos dados da estação automática. Comecei a fazer assim a partir de Abril, tabelando os dados da automática. Encontrei uma diferença média entre a Convencional e a Automática que se configura da seguinte forma, EM TODOS OS MESES: Média das máximas: +01ºC da convencional em relação à automática; Média das mínimas: +0,4ºC da convencional em relação à automática; Média compensada: +0,4ºC da convencional em relação à automática; Até há poucos anos atrás, a diferença na média das máximas era de aproximadamente 0,5C. Agora aumentou, o que sugere que o termômetro está descalibrando cada vez mais. Qualquer dia vou até esse local e tiro fotos pra você e os outros verem as estações, mas posso te adiantar que estão a não mais do que 30m de distância uma da outra, não havendo interferências de edificações que justifiquem tanta diferença assim.
    2 points
  25. Foi assustador ver o céu escuro à partir das 15 horas por conta da grande concentração de fumaça. Não imaginava que isso seria suficiente para fazer o dia praticamente virar noite em ação conjunta com o excesso de nuvens. No início, achei que fosse temporal se formando e estava até ansioso, já que uma chuvada viria a calhar pra limpar esse ar empoeirado, sujo. Porém, olhei o radar de São Roque e vi um leste paulista praticamente seco. Uma chuvinha fina aqui, outra ali. Minutos depois, vi o pessoal comentando no grupo do WhatsApp (e também posts no Facebook) de que aquilo tudo era fumaça. Em termos de queimadas excessivas, lembro que houve uma situação parecida igual a essa, mas foi em 2010 e naquela ocasião, a fumaçada atingiu mais o sul do Brasil. Foi na segunda quinzena de agosto, naquele forte bloqueio que se formou logo após a forte erupção polar em meados do mês. 2007 foi outro final de inverno/início de primavera bem tenso. Quase 3 meses sem chuva significativa em SP.
    2 points
  26. Em dias de ventos O/NO pré-frontais, a temperatura dispara mesmo no litoral paulista, pelo aquecimento adiabático. Felizmente, nesses casos, é um calor seco, muuuiito mais suportável do que o calor úmido, abafado e pegajoso do verão.
    2 points
  27. Apesar do céu limpo de nuvens, dá para olhar para o sol sem nenhuma problema, o sol estava rosa escuro, quase roxo no momento que eu tirei q primeira foto, que foi às 18:08, mas não saiu na foto Já nessa outra tirada 4min mais tarde o sol baixou em uma altura em que a poluição tampou quase totalmente ele
    2 points
  28. Que nojeira essa fumaça. Ela é tão forte que facilmente aparece nas imagens de satélite. É muito CO² na atmosfera gente, precisamos parar !
    2 points
  29. Dia bem garoento na ZS de SP . Sensação térmica de frio o dia todo , graças ao céu encoberto e o vento moderado . Sesc Inmet variou de 12.9 a 15.6 graus. Média desse mês até hoje : mínima 12.7 graus máxima 22.8 graus chuvas acumuladas 12 MM .
    1 point
  30. SP continua com praticamente a mesma temperatura. 14.5°C na zona oeste com vento razoável. Sensação térmica todo dia. Uma delícia!
    1 point
  31. BH com chances de quebrar o jejum de quase 80 dias sem chuva na próxima sexta (minha estação)
    1 point
  32. Foi. e também a menor máxima lá em casa, 15,3C invertido. registros horários da davis 19/08/2019:
    1 point
  33. Hoje foi um dia estranho, parece-me que foi uma poderosa cortina de fumaça vinda da Amazônia que cobriu parte do país. O sol parecia uma esfera vermelha, por incrível que pareça a temperatura não passou de 20°C sendo que o previsto era 24°C. Bastante provável que chova a noite.
    1 point
  34. Nossa nem um papelzinho de bala no chão . Nem parece Brazil rsss
    1 point
  35. Na verdade o CO2 é totalmente invisível, o que vemos é a fuligem, poeira e talvez alguma outra forma de partícula em suspensão
    1 point
  36. 1 point
  37. 1 point
  38. Impressionante a fumaça hoje no centro-sul do Brasil. Neste momento, acima do frio superfícial e das instabilidades a fumaça das queimadas da amazônia encobre a região metropolitana de Curitiba: Incrível. No vale o dia é frio e úmido, ás 15h faz 12,5C no INMET/Indaial e 13,6C no AlertaBlu/Blumenau. Já em floripa frio seco, apesar do céu encoberto faz 16C com umidade em 59% no aeroporto e o vento sul derruba a sensação térmica
    1 point
  39. Finalmente a chuva veio de forma significativa pra região de Guarapuava, acabando com as malditas queimadas.. A temperatura baixou bem, temos 12,9ºC no momento, céu encoberto.
    1 point
  40. RMCURITIBA --14H20- COLOMBO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS QUATRO BARRAS
    1 point
  41. Coisa de louco esses picos de Santos, passa de 35C no inverno como se fosse nada, clima bem dinâmico a nível de SP.
    1 point
  42. Olá à todos... Vamos às informações da situação no leste paranaense e alguma coisa do nordeste catarinense... Boa notícia: já, desde ontem a chuva retornou de forma abrangente e generosa à nossa região. Nas últimas horas os acumulados pluviométricos ultrapassaram 20mm, fato q contribuiu de maneira definitiva ao fim das keimadas e da sujeira na atmosfera. Durante a madrugada ocorreram pancadas de chuva ainda de forma isolada acompanhadas de trovoadas, mas às 5h30 um núcleo bem desenvolvido passou sobre os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara, com chuva forte e muitos trovões. A área de mau tempo se estendeu até o litoral catarinense, atingindo principalmente a região serrana de Joinville e a cidade propriamente dita. O ar frio q acompanhava a instabilidade avançou sobre o planalto e sobre as montanhas, baixando a temperatura (e isso ocorreu já no final da noite de ontem, mas se intensificou nesta manhã) até os 9°C em Curitiba, 7,5°C no planalto de Joinville e apenas 4,4°C no alto do Quiriri (Bradador). Observando as baixas temperaturas, cheguei a cogitar na possibilidade de ocorrência de chuva congelada no alto das montanhas, tanto no lado catarinense quanto no paranaense, já q na divisa dos estados ergue-se o Morro Araçatuba, com seus 1.673m de altitude. Pela lógica, a temperatura estaria cerca de 1°C inferior a registrada no Morro Bradador, q nakele momento era de 4°C. No entanto, observando a projeção de temperatura em outras camadas, vi q havia uma pekena inversão logo acima da cota dos 1.500m: 7°C na cota de 2.000m e 6°C na cota dos 3.000m. Uma pena, mas necessário para a manutenção da instabilidade. Pelo q eu pude observar, o ponto inicial de congelamento atmosférico começava próximo dos 4km de altitude. Então, tivemos bons momentos de chuva, e logo q a precipitação mais forte deu uma trégua, saí para fazer algumas imagens: 👆Um pouco de água da chuva que havia caído nas últimas horas... Céu cinzento chuva fraca, e frio de 8°C às 10h40 aproximadamente 👇 Uma vista para N/NW... a tristeza envolvendo a nossa região com seu manto frio e cinzento.. 👇 Já quase no retorno do meu passeio, me senti sendo observado e não resisti em registrar isso: não tenho idéia do q se passava na mente desse animal...talvez pensasse apenas no q iria comer mais tarde, depois q acabasse de comer o q estava comendo... Mas percebi q ao menos ele(s)estava(m) bem agasalhado(s) ha ha 🐏🐏 ⤵⤵⤵ A chuva retornou por volta do meio-dia e a temperatura permaneceu nos 8°C. Enquanto aki 8, no nordeste catarinense 6°C na Serra Smith (1.200m) e 3,5°C no Bradador (1.532m). Frio tbm no nosso litoral, com apenas 12°C em Paranaguá: Neste momento, 13h15, núcleos de trovoadas ainda atuam por aki. Não passaremos dos 9°C muito provavelmente nesta tarde..
    1 point
  43. Guaramiranga, CE Altitude: 865.44 metros Latitude: -4.261389° Longitude: -38.931111°
    1 point
  44. Das capitais do Sul e do Sudeste, me parece q só a capital gaúcha está dentro da normalidade. BH eu não estou por dentro de como é o regime pluvial em agosto... provavelmente abaixo dos 40mm, mas acima dos 30mm suponho.. Situação preocupante...
    1 point
  45. Precipitação, mínimas absolutas e anomalia nas máximas em Julho/2019
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.