Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

Nossa! A previsão a médio e longo prazos da Climatempo e CPTEC estão completamente divergentes! A Climatempo, por exemplo, não pega a MP da próxima 5ª feira, ao contrário do CPTEC. A Climatempo dá uma semana até que amena para Sampa. Ambos dão uma amenizada no calor no domingo e 2ª, porém o CPTEC já dá calorão a partir de 3ª feira. Eu prefiro as previsões a curto prazo da Climatempo, porém prefiro o modelo de longo prazo do Inpe que acho que o CPTEC se basea nas previsões. A longo prazo, a Climatempo utiliza o GFS que é mais sensível, mas tem uma margem de erro maior.

 

Façam suas apostas. Gostaria de um miX entre os dois!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E a chuva não para........a temperatura caiu mais um pouquinho. Digital marcando frescos 14°C.

 

Até Taubaté entrou na dança. Na última hora, 22 mm acumulados por lá.

 

Inveja dupla: por causa da chuva em Taubaté E cj e a temperatura baixíssima de CJ. Aqui no centro de Sampa, ainda MUITO abafado e nublado, sem algum pingo de chuva, uns 25ºC.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Aqui em Buenos Aires tivemos uma sexta-feira com céu completamente nublado e chuva fraca ou garoa praticamente o tempo todo. Em alguns momentos, chegou a chover moderado. Mas o que está surpreendendo mesmo é a temperatura, abaixo do que previa o Servicio Meteorológico, com uma tarde toda com 18ºC ou menos. A máxima foi de 21,0ºC à 0h e a mínima de 14,3ºC às 18h39, por enquanto. Neste momento (19h40) faz 14,7ºC, com URA de 90%, vento leste a 9 km/h e pressão em 1009,8 hpa. O sol volta amanhã e a temperatura sobe. Mínima prevista de 15ºC (pelo visto será menor, porque já estamos abaixo deste valor) e máxima prevista de 25ºC. O sol nasce às 5h37 e se põe às 19h43.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, sabe a quanto anda a média de Novembro por aqui?

Infelizmente não tenho.

O Carlão deve ter.

Calcular média compensada dá um trabalhão... :mosking:

Até outubro peguei dados já prontos do INMET no BDMEP e joguei numa planilha que eu tenho.

 

---------------

Noite "morna" e abafada em Sampa, céu nublado com nuvens médias por aqui.

Diferentemente dos últimos dias neste horário, estava tomando cerveja até agora há pouco, num barzinho aqui perto de casa, de camiseta, bermuda e sandália, numa boa.

 

Campo de Marte e Congonhas: 25°C

Cumbica: 23 °C

Link to comment
Share on other sites

Na expectativa das chuvas previstas pelo modelo ECWMF para domingo a noite,parece que vai ser generalizada por Rio, boa parte de Minas e parte de São Paulo,continuando pela segunda-feira.

 

Na previsão do GFS 12Z, da quantidade de chuvas, mostra uma grande área no centro de Minas Gerais com valores superiores a 250 mm para o período de 21 a 29 de novembro.Vai beneficiar muito a bacia do Rio São Francisco,região da usina de Três Marias,também rios que correm para o Triângulo Mineiro e rios da região da represa de Furnas.

Link to comment
Share on other sites

Na expectativa das chuvas previstas pelo modelo ECWMF para domingo a noite,parece que vai ser generalizada por Rio, boa parte de Minas e parte de São Paulo,continuando pela segunda-feira.

 

Na previsão do GFS 12Z, da quantidade de chuvas, mostra uma grande área no centro de Minas Gerais com valores superiores a 250 mm para o período de 21 a 29 de novembro.Vai beneficiar muito a bacia do Rio São Francisco,região da usina de Três Marias,também rios que correm para o Triângulo Mineiro e rios da região da represa de Furnas.

 

Idem, também espero muito por esta chuva.

 

Em conversa hoje com uma meteorologista da Climatempo, ela me disse que o que teremos no Sudeste na próxima semana é uma ZCOU. Não chegará a ser

uma ZCAS não, mas em todo caso teremos chuvas mais generalizadas e fortes desta vez.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Anhangabaú, abafado, nublado e uns 27ºC no meu termômetro de pele (by João Tur).

 

P.S: Ando sentindo a falta dos gremistas Bruno, Torales, AAA (que NÃO ajudaram meu Tricolor ontem - maldito Barcos que perdeu aquele gol na frente do Fábio quando tava 1x1 ainda, minutos antes do Cruzeiro fazer 2x1; acabaram com minhas remotas esperanças de título...; só me resta acreditar na Sulamericana agora).

 

Também sinto falta de msgens de membros mais novos, como Artur, Wiliam, Vinny etc, e figurões, como Luiz, Zé Vicente, Marcelo, Renan, Caio, Tucci e o próprio Shima, que participava BEM mais ativamente.

 

Cadê a galera???

 

Opa to meio sem tempo essa semana por questões pessoais, mas semana q vem volto à carga! :friends: :friends: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Após as chuvas de ontem, Buenos Aires está com sol e poucas nuvens nesta manhã de sábado. A mínima foi de 13,4ºC às 5h06 e agora (10h32) faz 19,5ºC, com URA de 69%, vento sul a 11 km/h e pressão em 1010,2 hpa. A máxima prevista para hoje já é de 25ºC e amanhã de 30ºC!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, choveu na madrugada e 1ª metade da manhã.

Mas foram chuvas isoladas e fracas.

Nas estações do CGE, com exceção de Itaquera (3,6 mm), todas as demais com acumulados inferiores a 2 mm.

 

O dia vem sendo nublado, com predomínio de nuvens médias (Altostratus, daí o CAVOK nos aeroportos).

 

Agora, os ventos de O a NO aumentaram um pouco, dando uma sensação melhor.

Até há pouco, estava abafadíssimo para quem andava na rua. :heat:

 

Mirante (Aut): 27,2°C

Congonhas: 26°C

Link to comment
Share on other sites

Climatempo e CPTEC continuam divergindo na previsão de médio prazo para Sampa. Para amanhã e 2ª feira a Climatempo dá mais friozinho que o CPTEC. A partir de 3ª feira o CPTEC já dá calor enquanto que a Climatempo não esse calor todo.

 

O Global do Inpe a longo prazo pega uma MP considerável a partir de 5ª feira. A Climatempo dá bastante chuva na 5ª feira; 50 mm! Seria uma benção!!!

Link to comment
Share on other sites

Tardou mas, não falhou. Tivemos quase duas horas de chuva; variando entre fraca e moderada. Pelas imagens do radar, vem mais durante o restante da noite e madrugada.

 

Com a chuva, deu aquela refrescada boa. No Capivari, 15°C agora.

 

Muitos turistas usando gorros, cachecóis e até luva. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Sério? Hehe. Que exagero!

 

Mas confesso que sinto inveja desse tempo fresco no Sudeste. A PIOR coisa que pode acontecer para o RS é estacionar a alta no oceano, espichando uma língua de ar frio em altura exatamente no litoral do Sudeste e, com o giro da alta, drenar vento norte para cá. É o famoso ASAS do inverno. É horrível.

 

Hoje foi uma dia bem mais agradável (ou menos quente) do que ontem e bem ventoso. Tive máxima de 27,3° hoje com u.r. ficando em 49%. Mas agora faz 23,7° com 54%. Ou seja: em termos absolutos a atmosfera está secando. A mínima matinal de 21,9° será batida logo.

 

Ontem tivemos um belo festival de relâmpagos e uma boa pancada de chuva. Mas continuou quente.

Link to comment
Share on other sites

Frente fria avança sobre o RJ

 

Uma frente fria avança sobre o estado do Rio de Janeiro devendo perder velocidade e permanecer semi-estacionária sobre o estado,

provocando muita chuva a partir da tarde deste domingo e durante a madrugada para a segunda-feira no sul de Minas,

Zona da Mata mineira e na região serrana fluminense. Esta frente fria organiza áreas de instabilidade também sobre a Grande Belo Horizonte e norte paulista,

com pancadas de chuva principalmente a partir da tarde.

 

BOkuxZD.jpg

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/273743/frente-fria-avanca-sobre-o-rj/

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas do verão vão superar as de 2014, diz instituto

 

 

Daqui a um mês começa a estação mais popular do Rio. E o verão de 2015 não deve dar trégua para quem detesta calor. De acordo com o Instituto Climatempo, o primeiro bimestre do ano que vem terá temperaturas ainda mais elevadas do que as registradas no ano passado. Em janeiro, a média será de 32ºC. Em fevereiro, 36ºC. Em 2014, a média não superou os 34ºC.

 

A expectativa da chegada do El Niño aumentaria ainda mais os termômetros. Em junho, a Organização Meteorológica Mundial emitiu um alerta recomendando aos governos que se preparem para eventos como secas e inundações.

 

A temperatura das águas do Oceano Pacífico está 1 grau Celsius acima da média. Há 60% de chances de formação do El Niño, que se manifestaria com mais força no ápice do verão, entre janeiro e fevereiro.

 

O fenômeno pode bagunçar as precipitações do verão na Região Sudeste. Curtas ondas de calor seriam seguidas por tempestades. Para o climatologista José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), este é um indício de que as mudanças climáticas já estão em vigor:

 

 

— Quando falamos em eventos extremos, já sabemos que cada ano tem sido pior do que o anterior.

 

UMIDADE CAUSARÁ MAIS CHUVAS NO FIM DA TARDE

 

O verão carioca de 2015 pode ser o segundo consecutivo com características atípicas. Em 2014, dois bloqueios atmosféricos — um no Pacífico, outro no Atlântico — impediram a passagem de frentes frias na Região Sudeste durante quase dois meses, entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. A falta de nuvens possibilitou o aumento das temperaturas. Foi a estação mais quente do Rio dos últimos 50 anos. Houve apenas 16 dias com chuvas — a média histórica é 40.

 

Embora a temperatura do verão fique acima da média em 2015, a umidade também será mais alta. Com isso, a sensação térmica pode ser menor.

 

— A temperatura chega ao topo até o meio da tarde e depois a chuva resfria a atmosfera — descreve o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo. — Por isso, já que temos precipitações, o próximo verão pode ser menos quente do que o anterior.

 

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) confirma que a temperatura e a umidade em janeiro e fevereiro podem ficar acima do normal. O instituto e o Climatempo devem divulgar previsões mais detalhadas sobre o verão nas próximas semanas.

 

O ANO MAIS QUENTE DESDE 1880

 

 

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa) confirmou esta semana que 2014 é o ano mais quente desde o início dos registros, em 1880, considerando os dados obtidos entre janeiro e outubro. No século XX, a temperatura média do planeta foi de 14,1ºC. Em 2014, é de 14,8ºC.

 

Outubro é, também, o terceiro mês consecutivo e o quinto do último semestre a marcar um recorde histórico da temperatura global. Os termômetros elevados no mês passado ocorreram devido ao calor tanto na superfície terrestre como nos oceanos. A América do Sul e a Austrália tiveram contribuição decisiva para o aquecimento recente do planeta.

 

No Hemisfério Norte, a Costa Leste dos EUA registrou temperaturas recordes, assim como o Oeste da Rússia. Na Europa, a região mais afetada pelo calor foi o Sul do continente.

 

 

 

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/temperaturas-do-verao-vao-superar-as-de-2014-diz-instituto-14635118?utm

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas do verão vão superar as de 2014, diz instituto

 

Embora a temperatura do verão fique acima da média em 2015, a umidade também será mais alta. Com isso, a sensação térmica pode ser menor.

 

 

A frase está claramente errada. Altas temperaturas em combinação com alta umidade reduzem a capacidade do corpo de dissipar calor através da transpiração, aumentando a sensação de calor.

======

quando ao mês de outubro ser o "mais quente da história", existem distorções na série pelos modelos e efeitos de um hotspot no pacífico norte envolvidos...

Link to comment
Share on other sites

Semana em Sampa será com dias com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Teremos máximas comportadas, as mínimas ficarão em torno dos 18ºC. Enfim, graças a Deus não teremos calorão. Entre 5ª/6ª feira entra um ar polar seco, baixando as mínimas.

 

MODELOS ESTÃO SINALIZANDO INÍCIO DE DEZEMBRO FRIO PARA ÉPOCA. (MP JÁ PARA DIA 1º). Ainda falta 1 semana, mas há boas perspectivas. Dentro dessa tendência, verão climático, ao contrário dos dois anos anteriores, não será precoce, ao contrário, iniciará mais tardiamente; pelo menos após 08/dez.

 

No momento, 19ºC, encoberto na Granja Viana. Máxima de hoje de 27,4ºC. Entrou um ar mais frio agora no início da noite.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente abandonei a administração do site...to cansado de ler ladainhas misturando vidas pessoais com vidas virtuais.

 

Voltarei somente na semana que vem a escrever algo, pois tenho compromissos pessoais realmente importantes, mais importantes que ver grupos fazendo revoltas e criticando as PESSOAS da ADM.

 

Sendo assim, deixo a ADM do BAZ. Aos que me apoiaram, meu muito obrigado...

 

No mais, o que realmente importa para este tópico é que tive muita chuva hoje em São Bernardo, tive quase 30 mm no meu ploviometro, e agora tenho 16,9 graus, ótima noite pra se dormir!!!

 

Abraços demissionais!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente abandonei a administração do site...to cansado de ler ladainhas misturando vidas pessoais com vidas virtuais.

 

Voltarei somente na semana que vem a escrever algo, pois tenho compromissos pessoais realmente importantes, mais importantes que ver grupos fazendo revoltas e criticando as PESSOAS da ADM.

 

Sendo assim, deixo a ADM do BAZ. Aos que me apoiaram, meu muito obrigado...

 

Abraços demissionais!

 

Enquanto o poder tiver como foco principal será isso Artur...chegaram ao ponto de se criar um a cópia daqui...tudo em nome do poder.. Bizarrice total..olha que ponto chegaram!! Eu não só agradeço aqueles que nos apoiaram, mas sim aqueles que permaneceram aqui contribuindo com o espaço e aproveito para desejar sorte a nova equipe, no qual são pessoas confiáveis para a manutenção deste espaço fazendo dele um ambiente saudável em que não haverá espaço para pessoas que só tentam prejudica-lo.

 

Vida longa turma..qualquer duvida sobre, dominio, servidor, PNI, etc.....estarei a disposição para ajuda-los se tiverem dúvidas..

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente abandonei a administração do site...to cansado de ler ladainhas misturando vidas pessoais com vidas virtuais.

 

Voltarei somente na semana que vem a escrever algo, pois tenho compromissos pessoais realmente importantes, mais importantes que ver grupos fazendo revoltas e criticando as PESSOAS da ADM.

 

Sendo assim, deixo a ADM do BAZ. Aos que me apoiaram, meu muito obrigado...

 

No mais, o que realmente importa para este tópico é que tive muita chuva hoje em São Bernardo, tive quase 30 mm no meu ploviometro, e agora tenho 16,9 graus, ótima noite pra se dormir!!!

 

Abraços demissionais!

 

PARABÉNS PELA "FORCA" QUE VIRÁ EM BREVE.KKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Nevoeiro provoca transtornos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio

 

O Aeroporto Santos Dumont reabriu para decolagens às 8h25 desta segunda-feira (24), após permanecer fechado por quase uma hora. O terminal amanheceu fechado por causa de um intenso nevoeiro na região. Por volta do mesmo horário, o Santos Dumont operava com o auxílio de instrumentos para decolagens e grandes filas se formaram no saguão do aeroporto.

 

Conforme histórico de METAR, o SDU estava com apenas 600 metros de visibilidade às 06h00 (verão).

 

SBRJ 241000Z 15003KT 1500 BR SCT010 22/22 Q1015

SBRJ 240920Z 15002KT 1500 BR SCT007 BKN010 21/21 Q1015

SBRJ 240900Z 17002KT 0900 FG BKN007 21/21 Q1014

SBRJ 240800Z 18003KT 0600 FG BKN005 20/20 Q1014

 

aero.jpg

santos_dumont_4.jpg

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

PNI MASSENA

 

Pessoal, conversei hoje com o nosso amigo Artur e depois de tudo que aconteceu no qual tambem foi duramente ofendido aqui....ele resolveu retirar a estação do Morro do Massena (2.590m), no PNI.....(A estação + alta do pais pra quem não sabe)..pois esta estação lhe pertence...Fico extremamente triste com isso apesar de entender sua posição...eu faria o mesmo..!! Devo entrar em contato com a diretoria do Parque para agendar a retirada.

 

Já a estação de Furnas continuará ,pois esta foi doada pelo parque, mas qtos suas manutenções, conexão com internet, etc....eram feitas pelo Artur e de agora em diante não sei como isso vai ficar..

 

Quem perde é a ciência..pena!!

Link to comment
Share on other sites

Temporais previstos a partir de amanhã aqui no Sul e ao longo da semana no Sudeste.

Vejam a previsão da SOMAR.

Abraços.

 

 

Meteorologia alerta para temporais no RJ, MG e ES ao longo desta semana

 

Atenção com transtornos: volume acumulado deve ultrapassar os 100mm em toda a região24/11/2014 12:36:00Por:Aline Cardoso As nuvens mais carregadas se espalham pelo Sudeste do país e vão provocar chuvas torrenciais entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo entre hoje até o fim de semana. Alerta para transtornos como deslizamento de terra e alagamentos.

 

Já chove forte desde a última madrugada nesta região, os maiores acumulados foram registrados em São Romão, cidade localizada em Minas Gerais, com 46,6mm. Já no Espírito Santo foram 42,2mm em Alfredo Chaves e vem mais chuva por aí.

 

De acordo com a Somar Meteorologia, na terça-feira, os maiores volumes são esperados para o centro-oeste e centro-sul de Minas Gerais, o que envolve também a capital Belo Horizonte. “Há risco de alagamentos em áreas de risco”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.

 

Os temporais acontecem por conta de uma frente fria e um canal de umidade da Amazônia que vai deste a região Norte até o Sudeste. Segundo os meteorologistas da Somar, o volume de chuva pode ultrapassar os 100mm nestas áreas.

Link to comment
Share on other sites

Meteorologia alerta para temporais no RJ, MG e ES ao longo desta semana

 

Podia descer um pouco esse canal de umidade e pegar o centro-leste de SP. :sad:

 

Enquanto isso temos chuvas isoladas pelo interior do estado e aqui na capital já está nublado por conta da infiltração marítima (e que deve inibir as chuvas convectivas por aqui). No momento a temperatura na capital varia entre 22 e 25°C na maioria das estações do CGE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.