Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2014


rnklippel
 Share

Recommended Posts

É... às vezes cansa mesmo...

 

1. Se uma pessoa tem uma estação particular, instalada conforme as normas, equipamento com um mínimo de qualidade, é bom observador, criterioso, etc, etc.

E a região não tem estação meteorológica oficial próxima...

Seus dados têm valor sim. :good2:

Evidentemente, não são oficiais. Mas servem para ter uma boa idéia do clima da região.

O Coutinho é do ramo, conhece a estação.

Se ele diz que são dados válidos, quem sou eu para contradizer?

O pessoal, às vezes, se gruda numas picuinhas...

 

2. Esses dados têm muito, mas muito mais valor do que afirmações tipo: "tenho 55 anos e nunca vi isso acontecer", etc, etc.

As pessoas comuns, de modo geral, têm memória climática falha ou nem têm.

Vejo isso direto com amigos meus.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Exatamente isso. E é por tais discrepâncias que defendo observação singular de cada localidade (que tenha instrumentação confiável para tal) ao invés de análise global. No fim das contas, a gente percebe que esses dados são apenas ferramentas de auxílio na investigação de um clima numa região X. Tem que se olhar mais afundo, e num país como o Brasil isso significa milhões de km2 sem um único dado observatório real sequer.

Esse problema é sério no Brasil.

 

A verdade é que a expansão para o oeste paulista, por exemplo, só aconteceu nos anos 1920/1930.

Por volta de 1900/1910, essa região não era nem mapeada.

O oeste paranaense e catarinense também eram muito pouco povoados nessa época.

 

Daí a carência de estações meteorológicas com longo histórico de dados nessas áreas.

 

A título de curiosidade, minha avó materna (Já falecida) morou em Araçatuba por volta de 1930.

Ela contava que era muito comum índios (Provavelmente Caingangues) aparecerem na cidade naquela época.

Link to comment
Share on other sites

É... às vezes cansa mesmo...

 

1. Se uma pessoa tem uma estação particular, instalada conforme as normas, equipamento com um mínimo de qualidade, é bom observador, criterioso, etc, etc.

E a região não tem estação meteorológica oficial próxima...

Seus dados têm valor sim. :good2:

Evidentemente, não são oficiais. Mas servem para ter uma boa idéia do clima da região.

O Coutinho é do ramo, conhece a estação.

Se ele diz que são dados válidos, quem sou eu para contradizer?

O pessoal, às vezes, se gruda numas picuinhas...

 

2. Esses dados têm muito, mas muito mais valor do que afirmações tipo: "tenho 55 anos e nunca vi isso acontecer", etc, etc.

As pessoas comuns, de modo geral, têm memória climática falha ou nem têm.

Vejo isso direto com amigos meus.

 

Aldo,

Se o tal "Sr. Wolfgang" monitora há 80 anos o clima, segundo falam, imagina a "confiabilidade" numa coisa dessas. Por favor! Eu admiro o Coutinho e sei da competência dele, mas tem vezes que não dá pra engolir certas coisas. Ele sabe que penso assim.

Se é por isso, vamos agora nas casas de quem anota as temperaturas e verificar os seus "escritos".

Minha vó era uma, por exemplo (não querendo comparar claro), que faleceu este ano com 95 anos e desde 1968 escrevia todos os dias seus diários, relatando o tempo e temperatura todos os dias. Já li algumas vezes, até quando ela era viva, com sua permissão, alguns relatos por curiosidade inclusive.

Agora... colocar relatos assim como base para alguma coisa, me poupe! É um pouco demais.

Pode até ser que esse Wolfgang seja uma pessoa dedicada, que goste de tempo e temperatura, não questiono isso. Mas, sinceramente, DUVIDO que na década de 50 os verões seriam mais quentes do que os de hoje., que tem sido cada vez mais extremos e surreais, ditos pela própria meteorologia.

O que foi o verão passado? Um horror! Só acha que não fez calor quem é teimoso mesmo. Pergunta para qualquer pessoa do RS, SC e PR e terás a resposta, amigo.

Só isso.

Sem brigas, somente comentário.

Abraços a todos e meu respeito a todas as opiniões, mas acho que não podemos 'tapar o sol com a peneira" nunca.

:good:

Link to comment
Share on other sites

João.

Eu desisto.

Como dizia minha avó: é malhar em ferro frio, perder tempo.

Não adianta querer explicar algo para quem não quer entender (Veja bem: eu não disse concordar).

Desculpe.

 

----------

Sampa vai de céu nublado (Predomínio de nuvens de média altitude) e abafado hoje.

Tivemos alguns períodos de sol pela manhã, o que só abafou o tempo.

 

Mirante (Aut): 28,0°C

Na zona sul, Congonhas: 24°C

Link to comment
Share on other sites

Acho que o João não está falando sério sobre o Sr. Wolfgang. Não é possível...ele só pode estar brincando....Jesus!!!

 

Amigo Caco,

Será meu último comentário sobre esse assunto. No entanto, não estou brincando não. Acho que não se pode confiar em dados de uma pessoa comum que anota as temperaturas todos os dias. Acho meio demais isso.

Se o Coutinho confia, beleza, é um direito dele. No entanto, acho que é algo que merece ser questionado sim. Não são dados oficiais, amigo, essa é a questão.

Abraços e desculpa alguma coisa. Páro por aqui.

:good:

Link to comment
Share on other sites

Acho que o João não está falando sério sobre o Sr. Wolfgang. Não é possível...ele só pode estar brincando....Jesus!!!

 

Amigo Caco,

Será meu último comentário sobre esse assunto. No entanto, não estou brincando não. Acho que não se pode confiar em dados de uma pessoa comum que anota as temperaturas todos os dias. Acho meio demais isso.

Se o Coutinho confia, beleza, é um direito dele. No entanto, acho que é algo que merece ser questionado sim. Não são dados oficiais, amigo, essa é a questão.

Abraços e desculpa alguma coisa. Páro por aqui.

:good:

 

João, o que vc tem que entender é que (pelo menos pelos relatos que eu confio dos amigos aqui do BAZ), e vc há de convir comigo, que o Sr, Wolfgang está LONGE de ser uma pessoa comum, que faz anotações em seu caderninho, como um hobbie. O lance é profissional! É extra-oficial, digamos assim.

. A analogia que vc faz com sua bisa é incabível!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Será meu último comentário sobre esse assunto.

:good:

 

Combinado.

 

É teu último comentário sobre o Sr Wolfgang por algum tempo.

 

Sabemos a tua opinião.

 

Ademais está chegando num nível intolerável soando como, se não agressão, ao menos desrespeito.

 

Da mesma forma que João Nicolau deve ser respeitado o Sr Wolfgang e os nossos amigos do fórum também.

 

Abraços moderados.

 

Fim

Link to comment
Share on other sites

Será meu último comentário sobre esse assunto.

:good:

 

Combinado.

 

É teu último comentário sobre o Sr Wolfgang por algum tempo.

 

Sabemos a tua opinião.

 

Ademais está chegando num nível intolerável soando como, se não agressão, ao menos desrespeito.

 

Da mesma forma que João Nicolau deve ser respeitado o Sr Wolfgang e os nossos amigos do fórum também.

 

Abraços moderados.

 

Fim

 

OK, MAFILI, NA PAZ.

Eu falei que seria a última postagem.

Agora, precisava desfazer de mim e me humilhar publicamente no fórum? Isso sim, para mim, é sem cabimento, me desculpe.

Não fiz nada grave. Só argumentei algo que não concordo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Muita nebulosidade em Campos do Jordão. Estamos sem sol já tem um bom tempo. Temperatura de 21°C ali na esquina.

 

Começou a chover..........

 

Última mensagem ???

 

DU-VI-DO !!!!!!!!!

 

Sergio,

Talvez eu tenha me expressado mal. Foi a ULTIMA POSTAGEM sobre o assunto Wolfgang. Isso sim.

Só para esclarecer.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado, com algumas aberturas de sol e temperatura agradável em Buenos Aires nesta quinta-feira, com leve sensação de abafamento na parte da tarde. A mínima ficou em 15,1ºC às 5h56 e a máxima foi de 26,2ºC às 11h49. Agora (19h23) temos céu nublado, 23,0ºC, URA de 62%, vento norte a 5 km/h e pressão em 1012 hpa. Há possibilidade de chuva para esta noite e amanhã, quando a mínima deve ser de 15ºC e a máxima de 23ºC. Amanhã o sol nasce às 5h37 e se põe às 19h42.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter o prazer de conhecer o grande Mafili para o mini encontro.

 

Pretendemos nos encontrar até domingo para umas cervejadas e carninhas.

 

Gente boa pra caramba..

 

Poxa que bacana....fico extremamente feliz qdo um encontro acontece graças ao forum.....isso é banaca....e prova que este espaço não cabe rixas pessoais, mais sim a criação de amizades na qual as pessoas tem o mesmo hobby...a meteorologia...esse é o espírito...

 

Parabens turma..!!

 

:friends:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter o prazer de conhecer o grande Mafili para o mini encontro.

 

Pretendemos nos encontrar até domingo para umas cervejadas e carninhas.

 

Gente boa pra caramba..

 

Poxa que bacana....fico extremamente feliz qdo um encontro acontece graças ao forum.....isso é banaca....e prova que este espaço não cabe rixas pessoais, mais sim a criação de amizades na qual as pessoas tem o mesmo hobby...a meteorologia...esse é o espírito...

 

Parabens turma..!!

 

:friends:

 

Bom saber disso também!

Tentei muitas vezes conhecer as pessoas desse fórum, mas ninguém quis me conhecer. Uma pena isso. Fazem uma idéia totalmente errada a meu respeito. O único que tive o prazer de conhecer é o Paulo Gamboa, cara espetacular também.

Tenho certeza que o CARLOS DIAS, MAFILI, TROYANO, VITOR VM, BRUNO e muitos outros tem um lado que o virtual não mostra, assim como eu tenho também.

FALANDO DO TEMPO...

Aqui em Porto Alegre sensação de abafamento. Temos entre 25°c e 27°c no momento nas estações do METROCLIMA.

Boa sexta-feira a todos!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter o prazer de conhecer o grande Mafili para o mini encontro.

 

Pretendemos nos encontrar até domingo para umas cervejadas e carninhas.

 

Gente boa pra caramba..

 

--.....isso é banaca.......

 

Parabens turma..!!

 

:friends:

 

 

SABIA QUE NÃO ERA CONFIÁVEL! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

 

Fazem uma idéia totalmente errada a meu respeito. O único que tive o prazer de conhecer é o Paulo Gamboa, cara espetacular também.

 

 

Cara o que acontece no fórum costumo deixar no fórum, já aconteceu de eu ter uma treta com o Shimutz e dois dias depois encontrar o cara no bar e tomar todas e dar muita risada de tudo.

Link to comment
Share on other sites

 

Fazem uma idéia totalmente errada a meu respeito. O único que tive o prazer de conhecer é o Paulo Gamboa, cara espetacular também.

 

 

Cara o que acontece no fórum costumo deixar no fórum, já aconteceu de eu ter uma treta com o Shimutz e dois dias depois encontrar o cara no bar e tomar todas e dar muita risada de tudo.

:good2: Concordo! Assim que tem (ou deveria) ser. Pena que há pessoas que não cedem nem um pouco. Da minha parte, eu gostaria de conhecer pessoalmente o povo do BAZ. Gostaria muito que não me excluíssem mais das coisas, ficaria muito feliz com isso.

AQUI CONTINUA O ABAFAMENTO... Interessante que PORTO ALEGRE não teve chuva praticamente. Aqui na região central nem choveu. Somente abafou. A previsão para domingo é de céu limpo novamente e 30°c de máxima.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

[

:good2: Concordo! Assim que tem (ou deveria) ser. Pena que há pessoas que não cedem nem um pouco. Da minha parte, eu gostaria de conhecer pessoalmente o povo do BAZ. Gostaria muito que não me excluíssem mais das coisas, ficaria muito feliz com isso.

 

A primeira coisa que eu iria te falar é. - VELHO. TU ÉS MUITO CHATO. kkkkkkkk

 

Praia Grande com 26°C um grau mais baixo que Base Aérea de Santos no Guarujá. ( contraditório )

 

Enquanto vejo o céu aberto no restante da cidade por aqui um pouco de névoa, graças a serra do mar.

 

Abafadão.

Link to comment
Share on other sites

 

Fazem uma idéia totalmente errada a meu respeito. O único que tive o prazer de conhecer é o Paulo Gamboa, cara espetacular também.

 

 

Cara o que acontece no fórum costumo deixar no fórum, já aconteceu de eu ter uma treta com o Shimutz e dois dias depois encontrar o cara no bar e tomar todas e dar muita risada de tudo.

:good2: Concordo! Assim que tem (ou deveria) ser. Pena que há pessoas que não cedem nem um pouco. Da minha parte, eu gostaria de conhecer pessoalmente o povo do BAZ. Gostaria muito que não me excluíssem mais das coisas, ficaria muito feliz com isso.

AQUI CONTINUA O ABAFAMENTO... Interessante que PORTO ALEGRE não teve chuva praticamente. Aqui na região central nem choveu. Somente abafou. A previsão para domingo é de céu limpo novamente e 30°c de máxima.

Abraços.

Segunda já iremos aos 35°C e na próxima sexta aos 13°c de mínima.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Edison B!

Eu vi pelo FORECA que teremos um "friozinho" pela manhã no final da semana que vem. Bem interessante até. Antes, o calorão de novo. O FORECA não coloca 13°c, mas 15°c aproximadamente... Mas duraria pouco o "refresco".

Olha a tendência...

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

Esses foram os últimos dias aqui, com a u.r. mínima que registrei. Incrível como o ar seco deixa a sensação de calor MUITO melhor. O abafamento de hoje e de anteontem deixam a situação muito pior.

 

Data - Mín / Máx - U.r. mín

 

14/11 - 15,0°/26,3° - 45%

15/11 - 14,8°/29,3° - 31%

16/11 - 16,1°/31,7° - 34%

17/11 - 20,1°/30,0° - 45%

18/11 - 18,3°/32,9° - 33%

19/11 - 19,7°/32,9° - 44%

20/11 - 21,1°/34,3° - 41%

 

Em virtude da qualidade ruim do higrômetro, é bem provável que a u.r. tenha baixado dos 31% no dia 15.

 

Agora faz 31,0° com 57% e vento SE muito fraco ou calmo. Temos muitos cirrus e alguns estratus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA seca no domingo, e semana que vem teremos um pico de 35° na 2ª-feira, chuva forte 3ª e variação de aproximadamente 15° a 25°/28° entre 4ª e 6ª. O que não dá é esse abafamento. Hoje tive a maior mínima do mês, com 21,9°. E está bem abafado. Faz 30,5° com 58%.

 

 

ATÉ AQUI ESTÁ ABAFADO, 23,3 COM 66% E POUCO VENTO/MUITO SOL.

Link to comment
Share on other sites

Esses foram os últimos dias aqui, com a u.r. mínima que registrei. Incrível como o ar seco deixa a sensação de calor MUITO melhor. O abafamento de hoje e de anteontem deixam a situação muito pior.

 

Data - Mín / Máx - U.r. mín

 

14/11 - 15,0°/26,3° - 45%

15/11 - 14,8°/29,3° - 31%

16/11 - 16,1°/31,7° - 34%

17/11 - 20,1°/30,0° - 45%

18/11 - 18,3°/32,9° - 33%

19/11 - 19,7°/32,9° - 44%

20/11 - 21,1°/34,3° - 41%

 

Em virtude da qualidade ruim do higrômetro, é bem provável que a u.r. tenha baixado dos 31% no dia 15.

 

Agora faz 31,0° com 57% e vento SE muito fraco ou calmo. Temos muitos cirrus e alguns estratus.

 

Ontem a temperatura foi mais alta, mas estou sentindo mais o calorão hoje, por causa do abafamento.

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

Totais de chuva de 2014 até 31 de outubro em Sampa:

IAG: 852,0 mm

Mirante (INMET): 932,7 mm

 

No Mirante, somando 70,9 mm registrados neste mês de novembro, temos 1.003,6 mm até a manhã de hoje.

 

-----------

A média compensada anual está em 21,0°C até outubro (Mirante).

Como novembro e dezembro devem ter médias mais altas, é grande a possibilidade de 2014 ser o ano mais quente até hoje.

Por enquanto, o recorde de média compensada anual mais alta, no Mirante, pertence a 2002, com 21,2°C.

 

-----------

Sampa teve manhã de sol, calor e muitas nuvens altas (Cirrus, cirrocumulus).

A temperatura bateu em 33,1°C na automática do Mirante e 32,2°C no IAG.

 

A partir do início da tarde as nuvens aumentaram bastante e já tivemos algumas pancadas isoladas na zona leste.

Aqui em casa, na zona norte, caíram 1/2 dúzia de pingos, com alguma trovoada.

Não deve ter acertado nenhuma formiga. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Anhangabaú, abafado, nublado e uns 27ºC no meu termômetro de pele (by João Tur).

 

P.S: Ando sentindo a falta dos gremistas Bruno, Torales, AAA (que NÃO ajudaram meu Tricolor ontem - maldito Barcos que perdeu aquele gol na frente do Fábio quando tava 1x1 ainda, minutos antes do Cruzeiro fazer 2x1; acabaram com minhas remotas esperanças de título...; só me resta acreditar na Sulamericana agora).

 

Também sinto falta de msgens de membros mais novos, como Artur, Wiliam, Vinny etc, e figurões, como Luiz, Zé Vicente, Marcelo, Renan, Caio, Tucci e o próprio Shima, que participava BEM mais ativamente.

 

Cadê a galera???

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Anhangabaú, abafado, nublado e uns 27ºC no meu termômetro de pele (by João Tur).

 

P.S: Ando sentindo a falta dos gremistas Bruno, Torales, AAA (que NÃO ajudaram meu Tricolor ontem - maldito Barcos que perdeu aquele gol na frente do Fábio quando tava 1x1 ainda, minutos antes do Cruzeiro fazer 2x1; acabaram com minhas remotas esperanças de título...; só me resta acreditar na Sulamericana agora).

 

Também sinto falta de msgens de membros mais novos, como Artur, Wiliam, Vinny etc, e figurões, como Luiz, Zé Vicente, Marcelo, Renan, Caio, Tucci e o próprio Shima, que participava BEM mais ativamente.

 

Cadê a galera???

 

Amigo, esse termo "termômetro de pele" inventaram. Na verdade, eu nunca utilizei. KKKKKK. Sempre falei da minha percepção do clima, mas nunca de medir temperatura pela pele, te juro...

Muito abafado em Porto Alegre no momento, entre 30°c e 31°c em média a temperatura. Tarde foi bem quente, mais do que era previsto até.

Abraços e bom findi.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.