Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LATITUDE X ALTITUDE


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Renan, quem iria imaginar uma média das mínimas no Brasil em Setembro de -2,3, sem onda de frio ...sem nada.....É uma descoberta feita aqui neste espaço inédita...achada num vale na região sudeste há 2.450mts de altitude....

 

O Vale do PNI tem cerca de 4km de ponta a ponta....O Marcão fica em torno de 30 metros do inicio dele...e Furnas há 300 mts...O que será que este vale ainda reserva como surpresas...??

 

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

Link to comment
Share on other sites

Renan, quem iria imaginar uma média das mínimas no Brasil em Setembro de -2,3, sem onda de frio ...sem nada.....É uma descoberta feita aqui neste espaço inédita...achada num vale na região sudeste há 2.450mts de altitude....

 

O Vale do PNI tem cerca de 4km de ponta a ponta....O Marcão fica em torno de 30 metros do inicio dele...e Furnas há 300 mts...O que será que este vale ainda reserva como surpresas...??

 

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

 

E QUEM DISSE SEM ONDA DE FRIO! UMA BAITA MASSA FRIA CENTRADA NO ATLÂNTICO SUL A DIAS, TISC, TISC....QUERENDO ACHAR HONESTIDADE NO SENADO....

Link to comment
Share on other sites

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

Como assim? Compare as mínimas absolutas de cidades do sul com cidades de altitude da região e verás que não tem diferença nenhuma... Canoinhas que é paralelo 26 tem -12... E Campos do Jordão que é em torno de 800 metros mais alta tem o que? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Renan, quem iria imaginar uma média das mínimas no Brasil em Setembro de -2,3, sem onda de frio ...sem nada.....É uma descoberta feita aqui neste espaço inédita...achada num vale na região sudeste há 2.450mts de altitude....

 

O Vale do PNI tem cerca de 4km de ponta a ponta....O Marcão fica em torno de 30 metros do inicio dele...e Furnas há 300 mts...O que será que este vale ainda reserva como surpresas...??

 

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

 

E QUEM DISSE SEM ONDA DE FRIO! UMA BAITA MASSA FRIA CENTRADA NO ATLÂNTICO SUL A DIAS, TISC, TISC....QUERENDO ACHAR HONESTIDADE NO SENADO....

 

Não sabia que estávamos sob influencia aqui no sudeste de ar frio...justificando este frio todo lá em cina no Vale do PNI....A capital paulista ontem chegou a 29 graus e a fria Campos do Jordão 1 metros acima a 23.......

Link to comment
Share on other sites

Renan, quem iria imaginar uma média das mínimas no Brasil em Setembro de -2,3, sem onda de frio ...sem nada.....É uma descoberta feita aqui neste espaço inédita...achada num vale na região sudeste há 2.450mts de altitude....

 

O Vale do PNI tem cerca de 4km de ponta a ponta....O Marcão fica em torno de 30 metros do inicio dele...e Furnas há 300 mts...O que será que este vale ainda reserva como surpresas...??

 

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

 

E QUEM DISSE SEM ONDA DE FRIO! UMA BAITA MASSA FRIA CENTRADA NO ATLÂNTICO SUL A DIAS, TISC, TISC....QUERENDO ACHAR HONESTIDADE NO SENADO....

 

Não sabia que estávamos sob influencia aqui no sudeste de ar frio...justificando este frio todo lá em cina no Vale do PNI....A capital paulista ontem chegou a 29 graus e a fria Campos do Jordão 1 metros acima a 23.......

 

Coutinho está certo... O Mapa não mente(último Sábado).

 

KbXUsr1.gif

 

Agora pros próximos dias realmente teremos um ar mais quente atuando na região.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Moretão...não falo em valores absolutos....pois distorcem a realidade...Tanto é que Vilhena no estado de Rondonia...já fez 0 grau...mostrando que este estado na Região Norte é uma potencia em termos de frio no País então...

 

:mosking:

 

Nas médias tirando o inverno pode ser. Nas 4 estações não é. JJAS é mais frio em Indaial que em SP. Extremos absolutos aqui é menor nos 12 meses do ano. A litorânea Itapoá, que também é mais fria que SP com sua mini-normal teve 3,6°C este ano, como falar que latitude faz menos diferença que altitude? 2,5° de latitude para quase 800 metros! :mosking:

 

Coutinho aí é semana da farmácia, aqui dos ventiladores! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

Típica frase que todos sabem que irá causar polêmica...

 

Pelas últimas rodadas GFS e Europeu concordam com o bloqueio implacável. Para quebrá-lo a única chance seria um ciclone no Prata/litoral RS se formando na segunda feira que vem, algo que os dois mostram.... mas falta muito! Até lá September, 2004 is back! :heat:

 

Pontos para o Europeu... O bloqueio irá durar pelo menos até Domingo, no Sul

 

QhmeSY5.gif

 

Cantareira vai secar...

Link to comment
Share on other sites

E outra coisa é que a Altitude tem muito mais peso que a Latitude no Brasil...para o quesito frio...nas 4 estações do ano...

 

Como assim? Compare as mínimas absolutas de cidades do sul com cidades de altitude da região e verás que não tem diferença nenhuma... Canoinhas que é paralelo 26 tem -12... E Campos do Jordão que é em torno de 800 metros mais alta tem o que? :mosking:

 

Moiretão, o que quer dizer com esta frase? Vc tem q entender que altitude ajuda sim a mudar as médias e extremos de temperatura, mesmo com a latitude atrapalhando. Tem registros não-oficiais do Itatiaia a -13, isso seria praticamente o recorde brasileiro oficial, que fica beeeemmm mais ao sul (falo de Caçador). Altitude tem um efeito local muito maior que a latitude. Regionalmente, o efeito diminui, aí sim te daria razão com relacionar a latitude a mais frio.

 

Agora vc comparar novamente sul com sudeste...desculpe mas não tem nada a ver, está confundindo laranja com abacaxi.

Link to comment
Share on other sites

Nas médias tirando o inverno pode ser. Nas 4 estações não é. JJAS é mais frio em Indaial que em SP. Extremos absolutos aqui é menor nos 12 meses do ano. A litorânea Itapoá, que também é mais fria que SP com sua mini-normal teve 3,6°C este ano, como falar que latitude faz menos diferença que altitude? 2,5° de latitude para quase 800 metros! :mosking
Aí "vareia"... :mosking:

 

Se pegar o Mirante na última normal (1981-2010) é uma coisa...

Se pegar o IAG já muda um pouco...

Se pegar áreas mais rurais monitoradas, como Parelheiros, Juquitiba, etc, muda mais ainda.

 

Grande Aldo... Me referi a média geral de inverno não exclusivamente a média das mínimas... JJA é mais frio aqui...

 

Indaial JJA 15,4/15,7/16,9 e SP 16,5/15,8/17,1 na 61-90. E extremos diários absolutos aqui é mais baixo... Abraço!

 

--

 

Registro não oficial tem -11 no recente 2012 no ParnaSJ, de nada adianta se não é oficial... Quem começou a comparar foi o Carlos Dias falando que no quesito frio, a altitude tem muito mais peso que a latitude nas 4 estações do ano, só que o inverno a nível do mar no Sul é mais frio que em várias cidades "altas" do Sudeste...

 

Pra mim a latitude faz mais diferença... Tive neve ano passado, e máxima de 8,°C em 2010, em topão não bateu 8. Mínima absoluta é de -4°C, Camboriú que é quase praia já teve -2,6°C. No resto do ano, aí sim, a altitude faz diferença nas médias. Mas uma MP pode trazer valores recordes mais baixos aqui do que aí... Resumindo: Não consigo enxergar esta vantagem para a altitude e nem uma grande diferença de latitude se comparado as principais cidades do Sudeste.

 

--

 

Por aqui dia quente, Setembro começou como o Mafilli e o Vitor VM gostam. E não vai ter jeito, outro mês acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Acho que aqui no estado de SP (Pelo menos) a coisa é meio complicada (Sem falar na Mantiqueira)...

 

- Em grandes MP's muitas vezes o interior paulista tem mínimas absolutas inferiores à capital, mesmo com menor altitude.

É a continentalidade.

 

- O vale do Paraíba muitas vezes também registra mínimas inferiores à capital.

Taubaté está a +/- 550 m de altitude.

 

- O vale do Ribeira (Sul do estado) é outra região engraçada. Com exceção das cidades de Ribeira e Barra do Turvo (+/- 160 m) todas as demais estão abaixo de 100 m de altitude.

Mas podem registrar temperaturas próximas de 0°C nas grandes MP's e chegar nos 40°C nos dias mais quentes.

 

- As estações do INMET em Iguape e Ubatuba (Esta última desativada) têm registros de temperaturas extremas muito baixas para cidades litorâneas nas nossas latitudes.

Ubatuba já registrou 3,x°C e Iguape -2,2°C.

"Ubachuva" é a última cidade do litoral paulista antes da divisa com o RJ.

 

- Já nas máximas, muitas vezes o leste do estado (Sampa incluída) se beneficia das MP's marítimas enquanto o interior está torrando.

É aí que eu acho que a altitude é importante. No calor.

Basta comparar o verão de Sampa (Não este último :laugh: ) com o de Porto Alegre.

 

 

E por aí vai...

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é inútil pelo simples fato de que não se estabeleceu o quanto de latitude é "superior" a quanto de altitude ou vice versa...

Latitude pode ser mais determinante ou relevante para o frio quando você compara Taubaté com Chuí ao mesmo tempo que a altitude é mais determinante/relevante quando se compara Campos do Jordão com Chuí...

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é inútil pelo simples fato de que não se estabeleceu o quanto de latitude é "superior" a quanto de altitude ou vice versa...

Latitude pode ser mais determinante ou relevante para o frio quando você compara Taubaté com Chuí ao mesmo tempo que a altitude é mais determinante/relevante quando se compara Campos do Jordão com Chuí...

 

Quem manda é a altitude no Brasil..só ver as cidades mais frias ...Ausentes, s Joaquim , Bom Jardim, Urupema, Campos do Jordão, Monte Verde, Maria da Fé e os PNIs...nem discuto mais isso..

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é inútil pelo simples fato de que não se estabeleceu o quanto de latitude é "superior" a quanto de altitude ou vice versa...

Latitude pode ser mais determinante ou relevante para o frio quando você compara Taubaté com Chuí ao mesmo tempo que a altitude é mais determinante/relevante quando se compara Campos do Jordão com Chuí...

 

Tenho uma fórmula: 900 metros de altitude eliminam (mais ou menos) 5 graus de latitude ao nível do mar para a média do mês mais frio. Exemplos:

 

Curitiba está nos 25,5S e com 900 metros, logo sua média de julho equivale à média ao nível do mar de julho em Camaquã (30,5S).

 

Campos do Jordão é uma baixada de 1600 metros nos 23S, logo sua média de julho equivale a uma baixada de 700 metros na região de Urupema (28S).

 

São Francisco de Paula tem 900 metros de altitude nos 29,5S, logo sua média de julho equivale às áreas não urbanizadas (tal como Sao Chico) de Buenos Aires.

 

E assim vai...

Link to comment
Share on other sites

Posto Marcão - mínima do dia 3,2 graus

 

Bruno, não sei se é possível comparar CDJ com uma baixada a 700 metros em Urupema. CDJ tem particularidades que Urupema não tem, e vice versa. Veja, estamos com uma MP FORTE no oceano, mas tão forte que SP tem registrado 29 graus :laugh: :laugh: :laugh: , enquanto isso as mínimas de CDJ são mais baixas que a da própria cidade de Urupema, bem acima da cota de 700 metros.

 

Os dados o Carlos já postou ai embaixo (ou em cima, dependendo da organização que cada um coloca nas msgs).

 

Agora, quando há umidade o bastante em CDJ, muitas vezes apanha de lugares de TOPO com metade da altitude...já cansei de ver o meu bairro mais frio que CDJ muitas vezes, e já cansei de CDJ tomar literalmente uma SACOLADA do Riacho Grande, então não tem uma fórmula exata, tem uma idéia do que seja comparar tal lugar na altitude x tal lugar na latitude.

 

Talvez na média generalista tenha razão, Bruno, mas na média mensal ou diária, a coisa é tão dinamica e bizarra qto ver CDJ fazendo 3 graus e Urupema fazer 11 no MESMO DIA.

 

Sobre aquecimento: acabei de ler alguma coisinha sobre SP...Azevedo escreveu este texto em 2001:

 

"...uma das principais características climáticas dessa transição zonal é a alternância das estações (quentes-úmida e a outra fria e relativamente mais seca) ao lado das variações bruscas do ritmo e da sucessão dos tipos de tempo. Pode-se ter situações meteorológicas (estados atmosféricos) de intenso aquecimento bem como de intenso resfriamento em segmentos temporais de curta duração (dias e semanas)"

 

Traduzindo, é normal a variação e já era notada antes mesmo de surgir esse papo de aquecimento global...em 2001, tinhamos acabado de sair daquele inverno de 2000 que é lembrado até hoje como um dos mais fortes que vivemos (dane-se se outros dias fizeram calor :laugh: :laugh: :laugh: ) .

 

Se aqui pra SP já era notada, então juro que não consigo entender o porque hoje muitos se espantarem com aquecimentos e resfriamentos como se isso já não fosse mais normal...ou então ligo pros caras que fizeram estudos sérios e digo que estão todos errados...vamos por na conta quantos já falaram de variabilidade climática no passado: Pezza, Marengo, Azevedo, Cavalcanti, alguem mais pra festa? To falando de caras que fizeram estudo nos anos 80, como o Cavalcanti, então antes de sair falando que tá tudo mudando, anormal, leiam primeiro os clássicos...

Link to comment
Share on other sites

 

Bruno, não sei se é possível comparar CDJ com uma baixada a 700 metros em Urupema. CDJ tem particularidades que Urupema não tem, e vice versa. Veja, estamos com uma MP FORTE no oceano, mas tão forte que SP tem registrado 29 graus :laugh: :laugh: :laugh: , enquanto isso as mínimas de CDJ são mais baixas que a da própria cidade de Urupema, bem acima da cota de 700 metros.

 

 

Arthur, obviamente tem que se manter as mesmas questões de topografia e geografia adjacente.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma fórmula: 900 metros de altitude eliminam (mais ou menos) 5 graus de latitude ao nível do mar para a média do mês mais frio. Exemplos:

 

Curitiba está nos 25,5S e com 900 metros, logo sua média de julho equivale à média ao nível do mar de julho em Camaquã (30,5S).

 

Campos do Jordão é uma baixada de 1600 metros nos 23S, logo sua média de julho equivale a uma baixada de 700 metros na região de Urupema (28S).

 

São Francisco de Paula tem 900 metros de altitude nos 29,5S, logo sua média de julho equivale às áreas não urbanizadas (tal como Sao Chico) de Buenos Aires.

 

E assim vai...

 

Gostei, parece bem didático! Outro exemplo didático das relações altitude X latitude:

 

biomas-terrestres.jpg

 

A latitude e a altitude são fatores climáticos, mas um é de escala zonal e o outro de escala regional (ou mesoclimática). As mudanças no tipo climático são mais abruptas com a altitude e mais "suaves" com a latitude. O clima global seria menos complexo se o planeta todo estivesse ao nível do mar, mas esse maldito :sarcastic: relevo e suas montanhas teima em inserir climas frios em plena linha do equador!

 

Enquanto isso, Curitiba segue primaveril segundo Simepar, com normais 25.3°C e umidade em 46%.

Link to comment
Share on other sites

Mas uma vez eu propus um modelo de resfriamento, baseado naquela velha máxima escolar

 

"Para cada 300 metros de subida, a temperatura cai 2 graus"

 

E me lembro que quase fui ameaçado de agressão na época :laugh: :laugh: :laugh:

 

Então creio eu que partindo do pressuposto do que o Bruno disse, podemos ir acrescentando mais coisas na história: inversão térmica, entrada de massas de ar distintas quente/frias, vento, aquecimento e resfriamento adiabático, urbanização, desflorestamento, dinamica regional alterada, então fica praticamente impossível afirmar que a temperatura necessariamente deve seguir a máxima infantil acima.

 

Se assim o fosse, o topo das agulhas negras, seguindo pela fórmula simples proposta, deveria se comportar assim (pegando a mesma latitude ou próxima):

 

DIA:

Rio de Janeiro 0 metros - 30 graus

Resende 407 metros - 27 graus

Itatiaia 505 metros - 26 graus

Itamonte 897 metros - 22 graus

Maria da Fé 1317 (laje) - 18 graus

Garganta do Registro 1667 metros - 16 graus

Posto Marcão 2451 metros - 10 graus

Agulhas Negras 2791 metros - 7 graus

 

NOITE:

Rio de Janeiro 0 metros - 17 graus

Resende 407 metros - 14 graus

Itatiaia 505 metros - 13 graus

Itamonte 897 metros - 09 graus

Maria da Fé 1317 (laje) - 05 graus

Garganta do Registro 1667 metros - 03 graus

Posto Marcão 2451 metros -3 graus

Agulhas Negras 2791 metros -6 graus

 

Percebam que não é simples assim a coisa, então não posso concordar com essa regra de altitude no que diz respeito a temperaturas...talvez sob a ótica flora e fauna, faça mais sentido, mas sob a ótica frio, não faz sentido criar uma regra que pode ser quebrada de segundo a segundo.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o Bruno e o Flávio colocaram como linhas gerais, algo orientativo. E nas médias.

Acho válido.

 

Esse maldito relevo (By Flavio), continentalidade, maritimidade, massas polares, etc, etc, etc, logicamente complicam tudo.

 

Aquela regra dos 0,6°C a cada 100 m pode variar de 0,4°C por 100 m no caso de ar úmido até mais de 1°C por 100 m com ar seco.

Os ventos Föhn, Chinook, Zonda, etc, que o digam.

 

Denver a 1600 m de altitude, já chegou nos 40°C.

São Joaquim, nos seus 1.400 m nunca chegou nos 32°C (INMET).

E por aí vai...

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o Bruno e o Flávio colocaram como linhas gerais, algo orientativo. E nas médias.

Acho válido.

 

Esse maldito relevo (By Flavio), continentalidade, maritimidade, massas polares, etc, etc, etc, logicamente complicam tudo.

 

Aquela regra dos 0,6°C a cada 100 m pode variar de 0,4°C por 100 m no caso de ar úmido até mais de 1°C por 100 m com ar seco.

Os ventos Föhn, Chinook, Zonda, etc, que o digam.

 

Denver a 1600 m de altitude, já chegou nos 40°C.

São Joaquim, nos seus 1.400 m nunca chegou nos 32°C (INMET).

E por aí vai...

 

Excelente e preciso seu comentário Aldo, era exatamente isso que eu tentava explanar, apenas não entrei em detalhes.

 

Para não perder o bonde: complementando a parte sobre os ventos Föhn (Europa), Chinook (EUA) e Zonda (Chile/Argentina), pesquisem sobre resfriamento/aquecimento adiabático e calor latente/sensível para melhor elucidação.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não senti essa MP nesses ultimos dias aqui no sudeste

Modelos mostraram frio, porém aqui no Rio está calor e ja faz dias que está assim

sempre que tem uma MP por perto do sudeste, o Rio sente a influencia

acho eu que lá em Furnas não está tendo influencia alguma de MP

Link to comment
Share on other sites

Depende da distância entre os locais, eu acho.

 

Porto Alegre vs. Curitiba = altitude conta mais

Porto Alegre vs. Brasília = latitude conta mais

 

O ponto é que há uma variável a mais no contexto: POA tem um lago em toda faixa ocidental da cidade. Essa é uma variável importante na comparação e que não afeta Ctba.

 

Se vc pegar o planalto curitibano, livre de águas e baixadas, e comparar com a planície de Camaquã, livre de águas e baixadas, teremos um média JJ (não estou falando de extremos, média mínima ou média máxima) muito parecida entre as duas regiões. Na casa dos 13C em ambos os locais.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o Bruno e o Flávio colocaram como linhas gerais, algo orientativo. E nas médias.

Acho válido.

 

Esse maldito relevo (By Flavio), continentalidade, maritimidade, massas polares, etc, etc, etc, logicamente complicam tudo.

 

Aquela regra dos 0,6°C a cada 100 m pode variar de 0,4°C por 100 m no caso de ar úmido até mais de 1°C por 100 m com ar seco.

Os ventos Föhn, Chinook, Zonda, etc, que o digam.

 

Denver a 1600 m de altitude, já chegou nos 40°C.

São Joaquim, nos seus 1.400 m nunca chegou nos 32°C (INMET).

E por aí vai...

 

Excelente e preciso seu comentário Aldo, era exatamente isso que eu tentava explanar, apenas não entrei em detalhes.

 

Para não perder o bonde: complementando a parte sobre os ventos Föhn (Europa), Chinook (EUA) e Zonda (Chile/Argentina), pesquisem sobre resfriamento/aquecimento adiabático e calor latente/sensível para melhor elucidação.

 

Abraço

 

Exatamente.E é por isso que eu resolvi passar num tópico que não é de monitoramento e previsão e desisti de ficar aqui logo em seguida. O problema é que o pessoal quer DERRUBAR o outro lado, e não debater. É OBVIO que qualquer regra (como a proposta pelo Bruno) valerá para médias normais e não para um dia qualquer... Mas, em nome do debate se diz qualquer coisa aqui!

Link to comment
Share on other sites

LATITUDE, ALTITUDE, CONTINENTALIDADE/MARITIMIDADE E CORRENTES OCEÂNICAS, ESTES SÃO OS FATORES DOMINANTES, A INTERAÇÃO DELES ENTRE SI É QUE IRÁ DETERMINARO RESULTADO FINAL; CLIMA DE UMA REGIÃO. SEPARADOS OU PARTES DELES, NÃO EXPLICARÃO COM EXATIDÃO. DEPOIS VEM O MICRORELEVO E O RELEVO NO GERAL, SUA FORMA, QUE IRÁ BAGUNÇAR MAIS UM POUCO, OU SEJA, NÃO SIMPLISTA, NO ATACADO AUXILIA, APENAS ISTO, NO VAREJO O CALDO COMPLICA.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente muitos tópicos que eu criei se perderam ao longo do tempo, um deles era exatamente sobre esse assunto.

Eu me aprofundei um pouco mais na época mas basicamente eu falava sobre o trabalho de Andrew Delmar Hopkins que "criou" a "Hopkins Law of Bioclimatics" que basicamente é uma lei que relaciona os efeitos da latitude, longitude e altitude sobre o tempo em que a primavera chega em algum local na america do norte, baseado nisso é possível fazer uma relação de quanto, para Hopkins em latitude representa o mesmo efeito para "tanto" em altitude.

 

"Bioclimatics

 

During his time as an entomologist, Andrew Delmar Hopkins’ personal study also included bioclimatics. Hopkins described bioclimatics as the attempt to correlate phenological phenomena of plants and animals with the various elements which make up the climate of the region. In 1889, Hopkins formulated the relationship of elevation, latitude and longitude to seasonal events such as the coming of spring. The relationship was coined the “Hopkins Law of Bioclimatics”. Many horticulturalists and other plant enthusiasts use this law to determine a planting schedule.

 

Spring Time Law

 

While living in West Virginia in 1889, A.D. Hopkins discovered that spring advances one day for every 15 minutes of latitude northward, 1.25 days for each degree of longitude westward, and one day for every 100 feet higher in elevation. Thus, for a site located 15 minutes of latitude north, one degree west and 200 meters higher than another chosen site, spring should arrive 4.25 days later. For example, according to the Hopkins Law, flowers should bloom, trees should bud, and geese should appear around 11 days later in Omaha, Neb. than in Kansas City, Kansas. The calculation is expressed in the appendix."

http://en.wikipedia.org/wiki/Andrew_Delmar_Hopkins

 

Partindo dessas informações, se não errei nada, para Hopkins, ~91,191 km de latitude = 100 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Com muitos dados é possível definir um modelo de regressão estatística cruzando essas variáveis como latitude, altitude, distância para o mar, corrente quente ou fria na costa mais próxima...etc...

 

Quando estava na faculdade eu desenhei um modelo de regressão que previa o 0-100 km/h dos carros em função de variáveis como peso, potência, torque, tipo de motor, tipo de câmbio... O modelo ficou bem preciso, as distorções eram muito pequenas!

 

Acredito que tendo as informações necessárias podemos montar um modelo, mas claro que o modelo do clima deve ser muito menos preciso. Aos poucos vamos montando o BAZFS hehehe

Link to comment
Share on other sites

Com muitos dados é possível definir um modelo de regressão estatística cruzando essas variáveis como latitude, altitude, distância para o mar, corrente quente ou fria na costa mais próxima...etc...

 

Quando estava na faculdade eu desenhei um modelo de regressão que previa o 0-100 km/h dos carros em função de variáveis como peso, potência, torque, tipo de motor, tipo de câmbio... O modelo ficou bem preciso, as distorções eram muito pequenas!

 

Acredito que tendo as informações necessárias podemos montar um modelo, mas claro que o modelo do clima deve ser muito menos preciso. Aos poucos vamos montando o BAZFS hehehe

 

Gostei da ideia Lubacris, vamos desenvolver melhor isso!

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é inútil pelo simples fato de que não se estabeleceu o quanto de latitude é "superior" a quanto de altitude ou vice versa...

Latitude pode ser mais determinante ou relevante para o frio quando você compara Taubaté com Chuí ao mesmo tempo que a altitude é mais determinante/relevante quando se compara Campos do Jordão com Chuí...

 

Frost, para não tornar inútil acrescente o gráfico abaixo,

 

images?q=tbn:ANd9GcTSplRVDzwo3kr7jsBZzUERhiDnW2Pm6d4wtQlJrBBqPa5I77-MOA

Link to comment
Share on other sites

Interessante Calgary x Edmonton. Ambas estão separadas por 300 km, tendo Edmonton mais ao norte. Calgary fica a 1.050 mts de altitude, Edmonton 723 mts. Mas o que me chama a atencão é que neste ano por exemplo a média do 1o trimestre ficou assim:

 

-7,3 - Calgary

 

-11,0 - Edmonton

 

Uma diferença de 3,7 graus em 300 km de diferença norte sul sendo que esta diferença de altitude pra Calgary não está ajudando em nada...

 

No verão elas quase equilibram, 15,7 x 16,2 , Edmonton sendo mais fria

Link to comment
Share on other sites

Com muitos dados é possível definir um modelo de regressão estatística cruzando essas variáveis como latitude, altitude, distância para o mar, corrente quente ou fria na costa mais próxima...etc...

 

Quando estava na faculdade eu desenhei um modelo de regressão que previa o 0-100 km/h dos carros em função de variáveis como peso, potência, torque, tipo de motor, tipo de câmbio... O modelo ficou bem preciso, as distorções eram muito pequenas!

 

Acredito que tendo as informações necessárias podemos montar um modelo, mas claro que o modelo do clima deve ser muito menos preciso. Aos poucos vamos montando o BAZFS hehehe

 

Dá pra fazer sim...

Uma coisa que pensei seria pegar a média de temperatura de varias cidades de altitudes iguais (preferivelmente as no nível do mar) e ir comparando pra fazer uma média da contribuição da latitude para uma determinada diferença de temperatura (média anual), uma vez com uma boa relação podíamos aplicar essa "lei" para fazer comparações entre quaisquer cidades, por exemplo, depois que soubermos quanto de latitude corresponde a 1 grau de diferença na média anual poderíamos comparar por exemplo campos do jordão com urupema para tentarmos descobrir quanto de altitude corresponde a uma diferença de "tantos" graus celsius, exemplo:

 

Já sabemos que 45 minutos de latitude corresponde a uma variação de em média 1 grau (na média anual) baseado na comparação de varias cidades de mesma altitude.

Digamos que Urupema está a 360 minutos de latitude distante de CDJ, nesse caso, a latitude isoladamente contribui com 8 graus de diferença.

Descontamos os 8 graus da média anual de CDJ e associamos a diferença de temperatura média depois do desconto apenas à altitude.

Assim suscetivelmente, entre centenas de cidades.

 

Talvez tenha ficado confusa a ideia... é meio difícil de explicar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é inútil pelo simples fato de que não se estabeleceu o quanto de latitude é "superior" a quanto de altitude ou vice versa...

Latitude pode ser mais determinante ou relevante para o frio quando você compara Taubaté com Chuí ao mesmo tempo que a altitude é mais determinante/relevante quando se compara Campos do Jordão com Chuí...

 

Tenho uma fórmula: 900 metros de altitude eliminam (mais ou menos) 5 graus de latitude ao nível do mar para a média do mês mais frio. Exemplos:

 

Curitiba está nos 25,5S e com 900 metros, logo sua média de julho equivale à média ao nível do mar de julho em Camaquã (30,5S).

 

Campos do Jordão é uma baixada de 1600 metros nos 23S, logo sua média de julho equivale a uma baixada de 700 metros na região de Urupema (28S).

 

São Francisco de Paula tem 900 metros de altitude nos 29,5S, logo sua média de julho equivale às áreas não urbanizadas (tal como Sao Chico) de Buenos Aires.

 

E assim vai...

 

Bruno, eu creio que o fator "baixíssima umidade do ar" na seca temporada de inverno relativiza muito a sua fórmula no que se aplica a Campos do Jordão e outras localidades de altitude no Sudeste. Por exemplo: não creio que uma baixada de 700 metros em Urupema possa ser tão fria quando campos do Jordão.

 

Isso porque a baixíssima umidade do ar no inverno, ao menos me parece, potencializa muito o gradiente de queda de temperatura a cada 100 m de diferença. Enquanto CDJ se beneficia da secura do ar, Urupema se beneficia também da altitude, mas é mais MP-dependente.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Em médias sem dúvida a altitude faz a diferença... Mas em extremos faz sentido o que foi falado:

 

Campos do Jordão, Vila inglesa, +-1.645m, Mínima absoluta 2014 = -2,8°C

 

Joinville (na Serra Dona Francisca) a 868m, teve -4,1°C

Campo Alegre com 895m, -4,2°C

Canoinhas tem uma a 790m e uma a 820m, uma delas teve -4,5°C

Três Barras a 798m teve -4,9°C

 

Esta são algumas com mais de 700 metros mas com menos latitude...

 

A que mais se aproxima de 700 metros e baixada que conheço é Monte Castelo com 723 metros, porém está quase na latitude de Joinville. Esta registrou -3,7°C este ano.

 

Faltam estações em baixada no Sudoeste do PR, Meio e Oeste de SC e Estado do RS. O dia que tiver, choverá mínimas menores que Campos do Jordão, inclusive em cidades baixas. Santa Rosa a 228 metros é um exemplo. Lembrando que ela está apenas na latitude de São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Em médias sem dúvida a altitude faz a diferença... Mas em extremos faz sentido o que foi falado:

 

Campos do Jordão, Vila inglesa, +-1.645m, Mínima absoluta 2014 = -2,8°C

 

Joinville (na Serra Dona Francisca) a 868m, teve -4,1°C

Campo Alegre com 895m, -4,2°C

Canoinhas tem uma a 790m e uma a 820m, uma delas teve -4,5°C

Três Barras a 798m teve -4,9°C

 

Esta são algumas com mais de 700 metros mas com menos latitude...

 

A que mais se aproxima de 700 metros e baixada que conheço é Monte Castelo com 723 metros, porém está quase na latitude de Joinville. Esta registrou -3,7°C este ano.

 

Faltam estações em baixada no Sudoeste do PR, Meio e Oeste de SC e Estado do RS. O dia que tiver, choverá mínimas menores que Campos do Jordão, inclusive em cidades baixas. Santa Rosa a 228 metros é um exemplo. Lembrando que ela está apenas na latitude de São Joaquim.

 

Interessante. :good:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.