Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

30/05 e 31/05 - Instalação no Morro Massena (2.609m)


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal,

 

Neste proximo final de semana, teremos mais um dia histórico, O Brasil terá uma estação meteorológica + alta do Brasil , situada há exatos 2.610 metros de altitude, 188 metros abaixo da Pedra da Mina. A subida do Posto Marcão para o Morro Massena, será no próximo domingo e levará cerca de 20 min. Este Morro fica há cerca de 200m da Portaria do Marcão em linha reta e a estação ficará no Topo dele (Foto abaixo). Estarão envolvidos no projeto eu, William Siqueira e o Artur Chiovitti. A conclusão da estação só será feita na condição da estação ficar online no Wunderground. Temos a idéia inclusive de usar o console da estação *1* no Marcão para esta também, vamos ver se é possível. A estação deverá entrar no ar entre 10/11 horas da manhã do domingo (31/05).

 

IMG_0939.jpg

 

Foto - Ricardo Biachi

 

arF3lkM.jpg

 

Foto - Artur Chiovitti

 

YagTfyp.png

 

01.jpg

Link to comment
Share on other sites

Que espetáculo!! Vento é mato lá em cima! Firmem bem a bichinha! Coloquem Pára-Raios!

 

Bruno, quanto a ancoragem da estação, ficará bem firme. quanto ao vento, tenho a desconfiança que a Davis tem um limite máximo confiável de registro, haja visto que nunca passou de 60 km/h no Marcão, e em conversas com qualquer um que vai pra lá, seguramente o vento passa de 80 km/h pq vem encanado no vale, praticamente.

 

Sobre o aterramento, a Davis Pro possui aterramento interno, a que nao possui aterramento interno é a VUE. Podemos colocar um dispositivo extra de para raios por seguranca, com a caixa de aterramento e a barra de cobre, que já tenho lá em casa.

 

Pra vc ter uma idéia, já queimou mais de 3 cpus lá em cima no marcao por causa de raios, mesmo com nobreak instalado...inclusive o nobreak que comprei na primeira instalaçao, ja queimou por causa de raios e o parque teve de substituir...e a estaçao lá fora exposta, nada sofreu, mesmo com uma barra metalica de 3 metros apontando pro céu.

Link to comment
Share on other sites

Que espetáculo!! Vento é mato lá em cima! Firmem bem a bichinha! Coloquem Pára-Raios!

 

Bruno, quanto a ancoragem da estação, ficará bem firme. quanto ao vento, tenho a desconfiança que a Davis tem um limite máximo confiável de registro, haja visto que nunca passou de 60 km/h no Marcão, e em conversas com qualquer um que vai pra lá, seguramente o vento passa de 80 km/h pq vem encanado no vale.

 

Pelo que eu sei os anemômetros da Davis são testados em túnel de vento de até 200 milhas por hora (320km/h) e tem precisão de 3km/h. A resolução vai até 322km/h. Se há erro deve ser nesta estação específica.

Link to comment
Share on other sites

Olha, vendo os dados do manual da Davis PRO...aguentaria até 290 km/h...mas no observacional, me parece que a Davis se perde com vento acima de 60 km/h, isso vale pra ambas as estaçoes MARCAO e Rebouças.

 

Enquanto isso tá uma beleza a tarde lá nos altos da mantiqueira...pni tem apenas 7 graus as 15:20 da tarde...Por pouco tempo, passou dos 10 graus e chegou a 12,1, indicando uma provável nebulosidade intercalada com periodos de sol.

 

Vai ser uma noite bem interessante!

 

Vou fechar um prognostico... -2

Link to comment
Share on other sites

Olha, vendo os dados do manual da Davis PRO...aguentaria até 290 km/h...mas no observacional, me parece que a Davis se perde com vento acima de 60 km/h, isso vale pra ambas as estaçoes MARCAO e Rebouças.

 

Aí não sei. Mas o Clóvis Padoan Filho ou o Lucas Fumagalli tinha Davis e registravam algumas vezes 90, 100km/h em tempestades paranaenses.

 

Abraços e boa subida!

Link to comment
Share on other sites

William, tem algo para ser feito no sábado? Acho que devo fechar minha ida sábado mesmo em 4 pessoas.

 

 

Tem sim , só transportar os equipamentos mais é coisa "rapida" , o cara do Parque vai ajudar , ele vai ta esperando bem de manhanzinha la no sabado ! Ta sucegado , vamos adiantar umas coisinhas pra ficar mais facil e rapido pra eles no domingo , mais sobe sim , o Frost tambem vai !

 

Pra mim se bater com isso ta otimo

 

sej2W1r.jpg

Link to comment
Share on other sites

William...já falei com todos lá em cima hoje que vão estar no sábado....falei de vc ...já está tudo no esquema..!!

 

:good2:

 

 

Falou que vai chegar um mineiro bobo la procurando frio de verdade ? :sarcastic:

 

 

Devo chegar por la umas 6 e pouco , Frost vai estar me esperando na garganta pouco antes das 6h , só falta nao fazer frio ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

William, no console do Rebouças, veja se atrás está saindo o cabo do weatherlink, nao deixa de trazer esse cabo.

 

Lista de itens a serem removidos

 

3 hastes de fixaçao no solo

3 cabos de fixacao

1 estaçao com o corpo preto do pluviometro acoplado

1 grelha pluviometro

2 hastes de 1,5 m

2 braçadeiras

1 kit anemometro

1 console

1 cabo anexo ao console weatherlink

 

lembra de levar um saquinho pra colocar coisas miudas, como parafusos e outros trecos. Na caixinha branca do painel solar, quando chegar ao Marcao veja se os cabos dentro dela nao quebraram no transporte.

 

Se a estaçao estiver ruim de sair da barra, pode deixar na haste fixada e trazer assim mesmo, se der muito trabalho pra tirar o U da fixaçao. Faça o menor esforço possível, ainda mais se vc for a pé até o Rebouças, nao se mata nao kkkkkkk

 

Boa sorte no sábado! que a geada o acompanhe de sua casa até lá em cima! \o/

Link to comment
Share on other sites

Esclarecimento :

 

Infelizmente a estação do Rebouças será removida para o Massena por falta de segurança. Segundo funcionários do Parque, pessoas acampam no local e houve contato na estação de algumas pessoas na area....e com isso para que se evite riscos , ainda mais com a alta temporada pela frente, decidimos colocar a estação no Morro Massena que trata-se de um local seguro , as vistas dos guardas da portaria e ainda por cima, o local não se trata de um local turístico.

Link to comment
Share on other sites

William, no console do Rebouças, veja se atrás está saindo o cabo do weatherlink, nao deixa de trazer esse cabo.

 

Lista de itens a serem removidos

 

3 hastes de fixaçao no solo

3 cabos de fixacao

1 estaçao com o corpo preto do pluviometro acoplado

1 grelha pluviometro

2 hastes de 1,5 m

2 braçadeiras

1 kit anemometro

1 console

1 cabo anexo ao console weatherlink

 

lembra de levar um saquinho pra colocar coisas miudas, como parafusos e outros trecos. Na caixinha branca do painel solar, quando chegar ao Marcao veja se os cabos dentro dela nao quebraram no transporte.

 

Se a estaçao estiver ruim de sair da barra, pode deixar na haste fixada e trazer assim mesmo, se der muito trabalho pra tirar o U da fixaçao. Faça o menor esforço possível, ainda mais se vc for a pé até o Rebouças, nao se mata nao kkkkkkk

 

Boa sorte no sábado! que a geada o acompanhe de sua casa até lá em cima! \o/

 

 

Entendido Sr Artur :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Vai ser a maior altitude que vou estar na vida :sarcastic: , antes a maior foi a dos Marins 2422 Metros !

 

Pra ver como são as coisas... o Posto Marcão é mais alto que o topo do Marins e é acessível a qualquer tipo de veículo. :sarcastic:

 

 

Esclarecimento :

 

Infelizmente a estação do Rebouças será removida para o Massena por falta de segurança. Segundo funcionários do Parque, pessoas acampam no local e houve contato na estação de algumas pessoas na area....e com isso para que se evite riscos , ainda mais com a alta temporada pela frente, decidimos colocar a estação no Morro Massena que trata-se de um local seguro , as vistas dos guardas da portaria e ainda por cima, o local não se trata de um local turístico.

 

Comentei esse problema com o William e com o Artur.

Link to comment
Share on other sites

Que espetáculo!! Vento é mato lá em cima! Firmem bem a bichinha! Coloquem Pára-Raios!

 

Bruno, quanto a ancoragem da estação, ficará bem firme. quanto ao vento, tenho a desconfiança que a Davis tem um limite máximo confiável de registro, haja visto que nunca passou de 60 km/h no Marcão, e em conversas com qualquer um que vai pra lá, seguramente o vento passa de 80 km/h pq vem encanado no vale, praticamente.

 

Sobre o aterramento, a Davis Pro possui aterramento interno, a que nao possui aterramento interno é a VUE. Podemos colocar um dispositivo extra de para raios por seguranca, com a caixa de aterramento e a barra de cobre, que já tenho lá em casa.

 

Pra vc ter uma idéia, já queimou mais de 3 cpus lá em cima no marcao por causa de raios, mesmo com nobreak instalado...inclusive o nobreak que comprei na primeira instalaçao, ja queimou por causa de raios e o parque teve de substituir...e a estaçao lá fora exposta, nada sofreu, mesmo com uma barra metalica de 3 metros apontando pro céu.

 

Artur, sobre o aterraremos interno da pro 2, não sabia que existia! Que bom saber disso.

 

Sobre o vento, vc está redondamente enganado. As Davis medem o vento que for necessário. As minhas que instalei, quase todas, já passaram de 80 km/h. A própria Vue do Diego mediu mais de. 140 km/h no Bravador.

Link to comment
Share on other sites

Massena - Façam suas apostas..(Junho2014)

 

Med das mínimas : +3,0 graus que o Marcão

 

Med das máximas : -2,5 graus que o Marcão

 

Med mensal : -0,5 que o Marcão

 

Min absoluta de Junho : -2,8

 

Max absoluta de Julho : +14,3

 

Média das mínimas: +5C em relação ao Marcão

 

Média das máximas: -1,5C sobre Marcão

 

Mínima absoluta: -0,2C

 

Máxima absoluta: +15C

 

Média: +2C sobre Marcão

Link to comment
Share on other sites

Sobre o vento, vc está redondamente enganado. As Davis medem o vento que for necessário. As minhas que instalei, quase todas, já passaram de 80 km/h. A própria Vue do Diego mediu mais de. 140 km/h no Bravador.

 

Bruno, levantei o desconfiometro pq acho dificil a 2400 mts de altitude não passar correntes de vento violentos. Só se no Marcão realmente conseguimos abrigar do vento...

Já vimos provas lá em cima, na casa do Seu Adalto, da força do vento que bate por lá.

 

Se fosse só uma das PRO, mas as duas eu reparei nessa dificuldade de marcar mais de 50 km/h...lendo o manual, deveria resistir até 290 km/h a leitura e ser confiável. fiquei com a pulga atrás da orelha.

Link to comment
Share on other sites

Buenas Artur. .minha estação no alto do Bradador nao tem Para raios. Entretanto acho que o pessoal do radio amador deve ter isso na torre que eu instalei a minha estação. .

 

mesmo assim, é facil preparar um para raios caseiro?

 

Abs

 

 

Opa fácil não é por causa do esforço físico...mas é simples na teoria. Basta pegar alguma parte da Davis que contenha metal (pode ser o parafuso de fixação, ligar um fio daí até uma barra de bronze, compra uma caixa de aterro e enfia a barra de bronze até ela estar totalmente abaixo da terra...em seguida cobre de terra, mas se tiver areia, melhor, e deixa um tampão com furo central no topo da caixa de aterro...vai precisar cavar mais de um metro de profundidade antes de enterrar a barra.

Link to comment
Share on other sites

William..como vc vem de MF acho que vai passar por Itamonte, dai vc segue a estrada até a garganta do registro....lá tem a estradinha que vai para PNI...dá mais uns 25 min...indo na boa..

 

 

Viu aquele mapinha que te mandei ? é aquilo mesmo né ? Tem aquele postinho da policia chegando naquele trevo ? E la tem a placa mostrando aquela subidinha

 

 

images?q=tbn:ANd9GcQ7REzVzYK1I6Hei2Tw046bmoO5QK7MZc37J-rMhqgAH1f3arf1mg

Link to comment
Share on other sites

A entrada é a direita de quem vem da Dutra? Estou querendo sair do RJ 5 da madruga, devo chegar por volta das 8:30/9:00, será que ainda pego um frio legal e geada ou teria que sair mais cedo? Vou só eu e a patroa mesmo, o outro casal refugou.

 

 

Opa se vc vem do Rio, isso mesmo, é a estrada que vai pra Itamonte / engenheiro Passos. Se nao me engano fica no km 3 da dutra, 3 kms antes da divisa com o estado de sp.

 

Pra pegar geada, tem que chegar lá em cima antes das 7 da manha, depois disso esquece. Sobre frio, vai passar frio mesmo de dia. Mesmo com sol, bate um vento gelado...Sábado deve ser um dia bastante frio, com máxima nao superior a 10 ou 12 graus lá em cima. Domingo deve ser pior, com máxima que pode ser inferior a 10 e chuva com tempo fechado

Link to comment
Share on other sites

A entrada é a direita de quem vem da Dutra? Estou querendo sair do RJ 5 da madruga, devo chegar por volta das 8:30/9:00, será que ainda pego um frio legal e geada ou teria que sair mais cedo? Vou só eu e a patroa mesmo, o outro casal refugou.

 

 

Opa se vc vem do Rio, isso mesmo, é a estrada que vai pra Itamonte / engenheiro Passos. Se nao me engano fica no km 3 da dutra, 3 kms antes da divisa com o estado de sp.

 

Pra pegar geada, tem que chegar lá em cima antes das 7 da manha, depois disso esquece. Sobre frio, vai passar frio mesmo de dia. Mesmo com sol, bate um vento gelado...Sábado deve ser um dia bastante frio, com máxima nao superior a 10 ou 12 graus lá em cima. Domingo deve ser pior, com máxima que pode ser inferior a 10 e chuva com tempo fechado

A estrada pra Itamonte eu conheço, queria saber sobre essa estrada para o PNI, se é a direita de quem está vindo da Dutra. Pelo jeito vou ter que dar um jeito de arrancar a patroa da cama bem cedo. Algo bem difícil!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.