Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Evolução Clima Sul do Brasil


Bruno
 Share

Recommended Posts

DESTESTO FRIO, POR ISSO MORO AQUI EM SÃO QUINCAS.

 

ADORO O VERÃO.....DO TOPO DA SERRA/SC.

 

OBS; NENHUM LUGAR DO SUL ANOITECE AS 21 H OU ANOITECE AS 17:30, VAMOS COM CALMA, SE FOR HORÁRIO DE VERÃO AÍ EU CONCORDO.

 

URUGUAIANA O SOL ESCONDE AS +-19:40

 

EM BAGÉ O SOL SE ESCONDE AS +-17:35 NO AUGE DO INVERNO, EM FPOLIS ESTÁ ESCURO ANTES DE BAGÉ...17:25 EM GERAL O ESCURO COMPLETO É DEPOIS DE +-30 MINUTOS APÓS O POR, MAIS CEDO QDO ESTÁ BEM NUBLADO.

 

2 MESES EM CTBA, DOIS ANOS NUMA CIDADE NÃO QUER DIZER QUE CONHECE O CLIMA.

 

QUEM PASSOU 7 INVERNOS AQUI ENTRE 2000 A 2006 VAI DIZER QUE JUNHO NÃO É MUITO FRIO, FORAM 7 ANOS SEGUIDOS ACIMA DA MÉDIA NESTE MÊS.

 

A SENSAÇÃO DE FRIO É BEM PESSOAL.

 

AGORA VIR DIZER QUE POA É BEM MAIS FRIO QUE CTBA É FOGO, AGORA DIZER QUE SENTE MAIS FRIO EM POA, É MAIS PLAUSÍVEL. QUEM MORA NOS ARREDORES DA ÁREA URBANA DE CTBA SENTE MUITO MAIS FRIO QUE NA ÁREA CENTRAL.

 

MEU AMIGO TEM UM SÍTIO A 12 KM DO CENTRO, LINHA RETA, ALÍ AS GEADAS SÃO BEM MAIS FORTES E FREQUENTES, ANO PASSADO PASSOU DOS -4 NO SÍTO E ESTÁ DENTRO DA ÁREA URBANA DE CTBA.

 

QUEM MORA EM RATONES/FPOLIS, PASSA MUITO MAIS FRIO QUE NO CENTRO, NA REGIÃO DA UNIVERSIDADE IDEM, EM GERAL DE 2/4°C MAIS FRIO AO AMANHECER.

 

ASSIM COMO QUEM MORA NOS ARREDORES DE POA/ÁREA URBANA, SENTE MAIS FRIO E VÊ MAIS GEADAS QUE NO CENTRO E ALHURES.

 

NO CONTEXTO GERAL GERAL CTBA É MAIS FRIA QUE POA, NÃO NA MESMA DIFERENÇA QUE POA P/FPOLIS, ISTO PARA PESSOAS NORMAIS.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 122
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Discordo!

Os números absolutos não mentem!

Vejam o gráfico das MÁXIMAS DIÁRIAS DE JULHO/1990, q escolhi por ser um mês de frio significativo em ambas as capitais.

E NÃO SE TRATA DE MÉDIAS E SIM DE VALORES DIÁRIOS.

NÃO TEM COMO CONTESTAR VALORES DIÁRIOS!

PORTO ALEGRE TEVE 18 MÁXIMAS ACIMA DOS 16°C.

CURITIBA TEVE TBM 18 MÁXIMAS ACIMA DOS 16°C.

PORTO ALEGRE TEVE 1 MÁXIMA ABAIXO DOS 10°C.

CURITIBA TEVE 3 MÁXIMAS ABAIXO DOS 10°C.

PORTO ALEGRE TEVE 5 MÁXIMAS ACIMA DE 22°C, CHEGANDO AOS 24°C DUAS VZS.

CURITIBA TEVE APENAS 2 MÁXIMAS ACIMA DOS 22°C, CHEGANDO AOS 23°C APENAS 1 VEZ.

Aonde q Porto Alegre é mais fria?

O primeiro gráfico é de Porto Alegre e o segundo é de Curitiba...

 

 

Bom Dia.

 

Mais veja bem mesmo com tudo isso que tu relacionou geralmente e principalmente de 2000 pra cá a media (máxima) dos meses de inverno está sendo menor em Porto Alegre do que Curitiba.

 

02 O fenômeno que Curitiba está aquecendo muito, Porto Alegre está numa caminhada mais lenta neste quesito. É possível que mesmo no remoto ano de 1990 dos dados que tu trouxe a medial mensal ficou quase igual, por isso a média eu acho mais significativo do que esse separação que quantos dias fez a temperatura X. Do que adianta eu ter um dia com minima de 05° e depois ter uma sequencia de 20° é mais razoável que se tenha uma sequencia com 13/14°.

 

E ao lance que falei da sensação então são todos comprovados com dados oficiais do INMET onde se pode comprovar que no inverno em POA chove mais, está mais úmido e venta (alias durante todo o ano) mais que em Curitiba derrubando a sensação térmica. Não é achismo meu.

Link to comment
Share on other sites

Vdd em tudo o q disse o Ronaldo!

Impressões pessoais... o q há de científico nisso?

Já fui surpreendido por frio em SP! 14°C em outubro/1989 enqt Curitiba tinha 10°C, mas achei q estava mais frio em SP.

Pq?

Pq no meu conceito [preconceito], SP é menos fria q Ctba, então isso ficou marcado (o frio q senti na ocasião)

Relatos de amigos e parentes sobre as mudanças sofridas pelo clima em determinadas localidades nem deveriam ser levados à sério.

Se a área urbana de Curitiba akeceu nas últimas décadas, cerca de 0,8/1,5°C, qual o impacto q este akecimento exerce na população em geral?

No corre-corre diário dos dias atuais, muitos nem se dão conta do frio matutino, pois estão muito ocupados com o q estão fznd ou o q farão à seguir.

Geadas continuam a atingir a região em todos os invernos.

Tardes geladas com pouca amplitude térmica continuam a ocorrer.

Eu vejo diariamente todas estas coisas acontecer, mas noto q meus colegas não percebem.

Hj ng percebe como antigamente as variações do clima. Estão ocupados trabalhando, vendo televisão ou ficando horas na frente do computador.

Os ambientes possuem akecimento ou ar condicionado.

As pessoas ficam horas trancadas em casa ou nos automóveis.

Poucos estão aptos para falar sobre Clima, o q mudou ou o q permanece igual.

Além disso há um grande número de pessoas q se deixa influenciar cegamente por informações alarmistas sem fundo científico.

Link to comment
Share on other sites

Vdd em tudo o q disse o Ronaldo!

Impressões pessoais... o q há de científico nisso?

Já fui surpreendido por frio em SP! 14°C em outubro/1989 enqt Curitiba tinha 10°C, mas achei q estava mais frio em SP.

Pq?

Pq no meu conceito [preconceito], SP é menos fria q Ctba, então isso ficou marcado (o frio q senti na ocasião)

Relatos de amigos e parentes sobre as mudanças sofridas pelo clima em determinadas localidades nem deveriam ser levados à sério.

Se a área urbana de Curitiba akeceu nas últimas décadas, cerca de 0,8/1,5°C, qual o impacto q este akecimento exerce na população em geral?

No corre-corre diário dos dias atuais, muitos nem se dão conta do frio matutino, pois estão muito ocupados com o q estão fznd ou o q farão à seguir.

Geadas continuam a atingir a região em todos os invernos.

Tardes geladas com pouca amplitude térmica continuam a ocorrer.

Eu vejo diariamente todas estas coisas acontecer, mas noto q meus colegas não percebem.

Hj ng percebe como antigamente as variações do clima. Estão ocupados trabalhando, vendo televisão ou ficando horas na frente do computador.

Os ambientes possuem akecimento ou ar condicionado.

As pessoas ficam horas trancadas em casa ou nos automóveis.

Poucos estão aptos para falar sobre Clima, o q mudou ou o q permanece igual.

Além disso há um grande número de pessoas q se deixa influenciar cegamente por informações alarmistas sem fundo científico.

 

 

MESMA COISA AQUI, MELHOROU AS CONSTRUÇÕES, O CENTRO CRESCEU UM POUCO MAIS, AS ROUPAS MELHORARAM, MAIS OCUPAÇÕES, TUDO ISTO E ESCUTA-SE MUITO; " OS INVERNOS ANTIGAMENTE ERAM MAIS FRIOS", PEGA-SE OS DADOS E É O OPOSTO....MESMO MOSTRANDO É COMO DISCUTIR COM UMA PORTA! PERDA DE TEMPO. E OLHA QUE FIZ O LEVANTAMENTO E OS ÚLTIMOS 25 ANOS ANOS FORAM MAIS FRIOS QUE DE 55 A 80. EM JULHO CAIU ENTRE 0,5/0,8, NÃO ESTOU COM PACIÊNCIA DE LEVANTAR OS DADOS, SERÁ PERDA DE TEMPO.

Link to comment
Share on other sites

Hdsgpa

As médias são baseadas nas extremas.

Dá tdo na mesma.

E se vc diz q o inverno é úmido em POA, pq muitos falam q não gostam do inverno curitibano justamente devido à umidade?

Não entendi agora...

 

 

AO NÍVEL DO MAR TEM DIFERENÇA, NESTE CASO POA DEVE SER MAIS ÚMIDA MESMO, ALÉM DE ESTAR CERCADA POR ÁGUA.

 

10°C/80% EM CTBA E POA E FPOLIS, SENTIRÁS MAIS FRIO NAS DUAS ÚLTIMAS.

Link to comment
Share on other sites

Media de Junho/Julho/Agosto (Máxima)

 

Curitiba x Porto Alegre

 

2013: 20° x 19,5°

 

2012: 20,3° x 22,3°

 

2011: 19,8° x 19°

 

2010: 20,4° x 20,3°

 

2009: 19,3° x 19,8°

 

2008: 21,3° x 20°

 

2007: 21,8° x 18,8°

 

2006° 22,3° x 21,6°

 

2005: 22,1° x 22,6°

 

2004: 20,6° x 20,7°

 

2003: 21,4° x 20,4°

 

Placar 4 x 7

 

DADOS BDMEP

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre os números acima. Eu disse números. São dados temperatura do ar, ou seja, dados que nos trazem a quantidade de energia disposta em T 2 metros. Aqui não está inserida a análise subjetiva da pele de cada usuário.

 

A análise, contudo, é levemente prejudicada pq a fonte de dados, a NASA GISSTEMP, não tinha dados para alguns poucos meses. Ainda assim as médias estão calculadas considerando estas perdas. Uma década com 9 anos de dados teve sua média feita com um denominador igual a 9, obviamente.

 

1- JJA vem saindo levemente mais fria em POA e Uruguaiana na nova normal, ao passo que em Ctba há um notável aquecimento.

 

2- A década mais quente de POA e Ctba é a fatídica 2001/2010, enquanto que em Uruguaiana curiosamente os anos 80 e 90 foram mais quentes. Olhem que interessante isso.

 

3- Os 3 anos entre 2011 e 2013 vem saindo consideravelmente mais frios do que a década 2001/2010 nas 3 cidades.

 

4- Uruguaiana vem registrando desde 2001 os junhos e julhos mais frios desde 1951! Olhem que louco isso. Alguém poderia imaginar?

 

5- O mês de julho esfriou muito em Uruguaiana nos últimos anos, razoavelmente em POA e oscilou em Ctba entre as décadas 2001/2010 e 2011/2013.

 

6- Exceto para Ctba, dizer que no passado os invernos de Uruguaiana e POA eram mais frios é uma falácia.

Gostei

São considerações razoáveis e interessantes.

Se baseiam em FATOS COMPROVADOS e não meramente em relatos pessoais.

Detesto "achismos", "impressionismos", "conversa fiada"...

Link to comment
Share on other sites

Lá vem o PH dizento q só venta no RS...

 

 

Não vou perder tempo discutindo "sensações"!

 

Hdsgpa a última década foi menos fria no Paraná em razão da mudança na dinâmica.

Mas pela primeira vez gostei do q vc trouxe: dados!

 

(julho/2007 foi uma maravilha em POA! As máximas (já conferi) são de tirar o chapéu!)

Link to comment
Share on other sites

Vdd em tudo o q disse o Ronaldo!

Impressões pessoais... o q há de científico nisso?

Já fui surpreendido por frio em SP! 14°C em outubro/1989 enqt Curitiba tinha 10°C, mas achei q estava mais frio em SP.

Pq?

Pq no meu conceito [preconceito], SP é menos fria q Ctba, então isso ficou marcado (o frio q senti na ocasião)

Relatos de amigos e parentes sobre as mudanças sofridas pelo clima em determinadas localidades nem deveriam ser levados à sério.

Se a área urbana de Curitiba akeceu nas últimas décadas, cerca de 0,8/1,5°C, qual o impacto q este akecimento exerce na população em geral?

No corre-corre diário dos dias atuais, muitos nem se dão conta do frio matutino, pois estão muito ocupados com o q estão fznd ou o q farão à seguir.

Geadas continuam a atingir a região em todos os invernos.

Tardes geladas com pouca amplitude térmica continuam a ocorrer.

Eu vejo diariamente todas estas coisas acontecer, mas noto q meus colegas não percebem.

Hj ng percebe como antigamente as variações do clima. Estão ocupados trabalhando, vendo televisão ou ficando horas na frente do computador.

Os ambientes possuem akecimento ou ar condicionado.

As pessoas ficam horas trancadas em casa ou nos automóveis.

Poucos estão aptos para falar sobre Clima, o q mudou ou o q permanece igual.

Além disso há um grande número de pessoas q se deixa influenciar cegamente por informações alarmistas sem fundo científico.

 

 

MESMA COISA AQUI, MELHOROU AS CONSTRUÇÕES, O CENTRO CRESCEU UM POUCO MAIS, AS ROUPAS MELHORARAM, MAIS OCUPAÇÕES, TUDO ISTO E ESCUTA-SE MUITO; " OS INVERNOS ANTIGAMENTE ERAM MAIS FRIOS", PEGA-SE OS DADOS E É O OPOSTO....MESMO MOSTRANDO É COMO DISCUTIR COM UMA PORTA! PERDA DE TEMPO. E OLHA QUE FIZ O LEVANTAMENTO E OS ÚLTIMOS 25 ANOS ANOS FORAM MAIS FRIOS QUE DE 55 A 80. EM JULHO CAIU ENTRE 0,5/0,8, NÃO ESTOU COM PACIÊNCIA DE LEVANTAR OS DADOS, SERÁ PERDA DE TEMPO.

Perfeito !

Link to comment
Share on other sites

Aí é que me refiro, não me adaptaria ao frio de Curitiba, embora ache a cidade muito linda... amigos, eu estranhei Arvorezinha logo ali, 30km em linha reta, mas com céu nublado quase o tempo todo em maio, junho, julho, não aturei corri de lá kkkkkkk :laugh: , é outro mundo, sou resistente ao frio, mas com sol, e aquecimento do alto da coxilha, caso de Soledade.Se eu ficar muito dias sem sol, ah vou perdendo a resistência, é sério,climas como o de Curitiba,Arvorezinha, Fontoura Xavier, São José do Herval, Ilópolis, me deixam muito friorento. :mosking:

Claro que as noites de geada em Solecity são terríveis , gela até os ossos, mas normalmente no outro dia à tarde fica mais suportável, o pior para nós é o vento :good:

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre os números acima. Eu disse números. São dados temperatura do ar, ou seja, dados que nos trazem a quantidade de energia disposta em T 2 metros. Aqui não está inserida a análise subjetiva da pele de cada usuário.

 

A análise, contudo, é levemente prejudicada pq a fonte de dados, a NASA GISSTEMP, não tinha dados para alguns poucos meses. Ainda assim as médias estão calculadas considerando estas perdas. Uma década com 9 anos de dados teve sua média feita com um denominador igual a 9, obviamente.

 

1- JJA vem saindo levemente mais fria em POA e Uruguaiana na nova normal, ao passo que em Ctba há um notável aquecimento.

 

2- A década mais quente de POA e Ctba é a fatídica 2001/2010, enquanto que em Uruguaiana curiosamente os anos 80 e 90 foram mais quentes. Olhem que interessante isso.

 

3- Os 3 anos entre 2011 e 2013 vem saindo consideravelmente mais frios do que a década 2001/2010 nas 3 cidades.

 

4- Uruguaiana vem registrando desde 2001 os junhos e julhos mais frios desde 1951! Olhem que louco isso. Alguém poderia imaginar?

 

5- O mês de julho esfriou muito em Uruguaiana nos últimos anos, razoavelmente em POA e oscilou em Ctba entre as décadas 2001/2010 e 2011/2013.

 

6- Exceto para Ctba, dizer que no passado os invernos de Uruguaiana e POA eram mais frios é uma falácia.

Gostei

São considerações razoáveis e interessantes.

Se baseiam em FATOS COMPROVADOS e não meramente em relatos pessoais.

Detesto "achismos", "impressionismos", "conversa fiada"...

 

Também gostei e muito.

 

Nem vi exatamente os números.

 

A postura para o debate de idéias....isso é o mais importante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Algumas considerações minhas:

 

1- Ronaldo, em Uruguaiana o sol se põe às 20:50 hrs no horário de verão (19:50 hrs no de inverno). Mas como vivemos no horário que nos informam, tem que se dizer que estamos vendo o jornal nacional com sol batendo na janela. Isso sem falar que o crepúsculo ocorre por volta das 21:30hrs.

 

2- Carlos Campos, POA é mais úmida. Isso aqui é uma nhaca. Mas é só no inverno. No verão POA é mais seca que Ctba.

 

3- Hedsgpa, essa nova normal de POA ter mais frio que Ctba é no pós 2001. O normal não é ser assim. Está assim. Penso que no futuro as coisas se ajustarão. Talvez de tempes em tempos POA enfrente invernos mais frios que Ctba, mas acho que foge ao padrão. Estamos falando da cidade menos fria do RS (cercada de águas e na face norte de uma "cadeizinha de montanha" com aquela que é uma das mais frias do PR com cerca de 1000 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Well, números existem para serem torturados, né.

 

Não me parece fato que fato consumado que os dados do aeroporto Salgado Filho revelem um "resfriamento" no inverno JJA na sua normal 81/10 em relação a normal 61/90.

 

1961/1990 : 14,4 1981/2010 : 14,6

1961/1990 : 14,6 1981/2010 : 14,1

1961/1990 : 15,5 1981/2010 : 15,6

14,83333333 14,76666667

 

14,8ºC = 14,8ºC

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Well, números existem para serem torturados, né.

 

Não me parece fato que fato consumado que os dados do aeroporto Salgado Filho revelem um "resfriamento" no inverno JJA na sua normal 81/10 em relação a normal 61/90.

 

1961/1990 : 14,4 1981/2010 : 14,6

1961/1990 : 14,6 1981/2010 : 14,1

1961/1990 : 15,5 1981/2010 : 15,6

14,83333333 14,76666667

 

14,8ºC = 14,8ºC

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Desconsiderar q o vto sopra tbm nos outros estados é ser ignorante meteorológico!

 

O minuano tbm sopra em Curitiba!

Algumas vzs com rajadas de 60/70 km/h e temperaturas entre 2 e -3°C.

 

Ignorar este fato é ser no mínimo ignorante meteorológico!!!

 

Deveriam escrever centenas de páginas falando isso, mas claro q não adiantaria nd!

O maior cego é akele q não ker enxergar!

Fato!

Link to comment
Share on other sites

 

OBS; NENHUM LUGAR DO SUL ANOITECE AS 21 H OU ANOITECE AS 17:30, VAMOS COM CALMA, SE FOR HORÁRIO DE VERÃO AÍ EU CONCORDO.

 

URUGUAIANA O SOL ESCONDE AS +-19:40

 

EM BAGÉ O SOL SE ESCONDE AS +-17:35 NO AUGE DO INVERNO, EM FPOLIS ESTÁ ESCURO ANTES DE BAGÉ...17:25 EM GERAL O ESCURO COMPLETO É DEPOIS DE +-30 MINUTOS APÓS O POR, MAIS CEDO QDO ESTÁ BEM NUBLADO.

 

 

MAS É ÓBVIO QUE É NO HORÁRIO DO VERÃO. 20 HORAS EM JAN/FEV E O SOL ESTÁ A PLENA. 20;30 ELE COMEÇA A SE ESCONDER. NÃO TENTA COMPLICAR O QUE É SIMPLES. E EU FALEI QUE O SOL COMEÇA A ESCURECER NO INVERNO EM BAGÉ AS 17;30, ENTÃO ESTOU CERTO.

Link to comment
Share on other sites

Desconsiderar q o vto sopra tbm nos outros estados é ser ignorante meteorológico!

 

O minuano tbm sopra em Curitiba!

Algumas vzs com rajadas de 60/70 km/h e temperaturas entre 2 e -3°C.

 

Ignorar este fato é ser no mínimo ignorante meteorológico!!!

 

Deveriam escrever centenas de páginas falando isso, mas claro q não adiantaria nd!

O maior cego é akele q não ker enxergar!

Fato!

Eu não disse que não venta em outros estados, só que aqui na Serra do Botucaraí, em Ausentes, na parte alta de SJ, Palmas ele é mais intenso,vou fazer um comparativo só com estações de topo pra ti ver...

Link to comment
Share on other sites

Desconsiderar q o vto sopra tbm nos outros estados é ser ignorante meteorológico!

 

O minuano tbm sopra em Curitiba!

Algumas vzs com rajadas de 60/70 km/h e temperaturas entre 2 e -3°C.

 

Ignorar este fato é ser no mínimo ignorante meteorológico!!!

 

Deveriam escrever centenas de páginas falando isso, mas claro q não adiantaria nd!

O maior cego é akele q não ker enxergar!

Fato!

Eu não disse que não venta em outros estados, só que aqui na Serra do Botucaraí, em Ausentes, na parte alta de SJ, Palmas ele é mais intenso,vou fazer um comparativo só com estações de topo pra ti ver...

 

PH, deveriam instalar uma usina eólica na sua região pra aproveitar essa ventania toda.

Link to comment
Share on other sites

Desconsiderar q o vto sopra tbm nos outros estados é ser ignorante meteorológico!

 

O minuano tbm sopra em Curitiba!

Algumas vzs com rajadas de 60/70 km/h e temperaturas entre 2 e -3°C.

 

Ignorar este fato é ser no mínimo ignorante meteorológico!!!

 

Deveriam escrever centenas de páginas falando isso, mas claro q não adiantaria nd!

O maior cego é akele q não ker enxergar!

Fato!

Eu não disse que não venta em outros estados, só que aqui na Serra do Botucaraí, em Ausentes, na parte alta de SJ, Palmas ele é mais intenso,vou fazer um comparativo só com estações de topo pra ti ver...

 

PH, deveriam instalar uma usina eólica na sua região pra aproveitar essa ventania toda.

 

Por isso escolheram as usinas na Região da Campanha. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Alguem sabe o recorde histórico de frio do Estado do Parana..??

 

Acredito que seja pertencente à Palmas ou Guarapuava e deve ser uma marca abaixo dos -10ºC, haja vista que em Curitiba tivemos -8,9ºC no final do século 19.

 

Acabei de ver que Palmas fez -11,5 no inverno de 1975..não sabia dessa

 

Ano memorável de frio para o Brasil! Nem se compara os invernos da década de 70 com os de hoje!

Hoje em dia, a gente passa uns 9 meses do ano usando praticamente manga curta. Quando vem uma fortíssima MP, que causa frio extremo, é 1 ou 2x ao ano. Daí, claro, a média anual baixa bastante, mas na verdade dias que usamos roupas de inverno são pouquíssimos.

Foi em 1975 que houve a chamada "geada negra". Foi um ano gelado no Sul e Sudeste.

Tempos que dificilmente voltam mais...

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Well, números existem para serem torturados, né.

 

Não me parece fato que fato consumado que os dados do aeroporto Salgado Filho revelem um "resfriamento" no inverno JJA na sua normal 81/10 em relação a normal 61/90.

 

1961/1990 : 14,4 1981/2010 : 14,6

1961/1990 : 14,6 1981/2010 : 14,1

1961/1990 : 15,5 1981/2010 : 15,6

14,83333333 14,76666667

 

14,8ºC = 14,8ºC

 

Abraços

 

Mas foi o que eu falei: "suave resfriamento". E meu dado era ainda mais relevante. Era da nova normal em construção (91/13)

 

É realmente quase imperceptível, PORÉM, se formos ponderar pelo terrorismo feito por alguns usuários daqui do BAZ, daria para dizer que é um dado significativo. Resumindo: JT não tem razão.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que seja pertencente à Palmas ou Guarapuava e deve ser uma marca abaixo dos -10ºC, haja vista que em Curitiba tivemos -8,9ºC no final do século 19.

 

Acabei de ver que Palmas fez -11,5 no inverno de 1975..não sabia dessa

 

Ano memorável de frio para o Brasil! Nem se compara os invernos da década de 70 com os de hoje!

Hoje em dia, a gente passa uns 9 meses do ano usando praticamente manga curta. Quando vem uma fortíssima MP, que causa frio extremo, é 1 ou 2x ao ano. Daí, claro, a média anual baixa bastante, mas na verdade dias que usamos roupas de inverno são pouquíssimos.

Foi em 1975 que houve a chamada "geada negra". Foi um ano gelado no Sul e Sudeste.

Tempos que dificilmente voltam mais...

Abraços.

 

Menos para o RS.

Link to comment
Share on other sites

Bruno se referindo ao gelado inverno de 1975:

"Menos para o RS."

 

 

É ÓBVIO que o Bruno não iria concordar com minha postagem!

O maior prazer dele é implicar e discordar com o que eu escrevo...

Isso é "muito amor", só pode ser! KKKKK Incrível! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

 

Idem. Curitiba na cabeça!

 

Fechado: Curitiba é campeã. Sonho de consumo entre as metrópoles brasileiras.

 

Mas com calefação, água quente, uma adega razoável... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

É ÓBVIO que o Bruno não iria concordar com minha postagem!

O maior prazer dele é implicar e discordar com o que eu escrevo...

Isso é "muito amor", só pode ser! KKKKK Incrível! :laugh:

 

Eu não entendo de onde vc tirou na tua cabecinha que discordar = implicar...

 

JT, contra FATOS não há ARGUMENTOS

 

Média de JJA (junho/julho/agosto) para POA na normal 61/90 (o teu período glacial em POA): 14,8C

 

Média de JJA para POA na nova normal em construção 91/13 (o teu período infernal em POA): 14,7C

 

Isso é implicar?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ano memorável de frio para o Brasil! Nem se compara os invernos da década de 70 com os de hoje!

Hoje em dia, a gente passa uns 9 meses do ano usando praticamente manga curta. Quando vem uma fortíssima MP, que causa frio extremo, é 1 ou 2x ao ano. Daí, claro, a média anual baixa bastante, mas na verdade dias que usamos roupas de inverno são pouquíssimos.

Foi em 1975 que houve a chamada "geada negra". Foi um ano gelado no Sul e Sudeste.

Tempos que dificilmente voltam mais...

Abraços.

 

João Tur, não te enganes com 1975. Houveram bons veranicos naquele inverno e uma bizarra onda de calor no verão que fez Curitiba superar 34º em três ocasiões.

 

Olha o que teve em Ctba dias após a nevada de 1975:

 

28/07/1975 08,8º - 21,3º

29/07/1975 09,6º - 24,0º

30/07/1975 06,6º - 25,3º

31/07/1975 06,0º - 26,2º

01/08/1975 05,4º - 25,3º

02/08/1975 07,0º - 26,3º

03/08/1975 08,4º - 27,8º

04/08/1975 11,5º - 27,6º

05/08/1975 12,2º - 27,2º

 

E mais algumas marcas "estranhas" para época durante todo aquele 'tal ano gelado'...

Link to comment
Share on other sites

Davi, Porto Alegre teve um JJA quase tão quente nos anos 70 quanto o JJA vivido entre 01/10.

 

Mas, estranhamente, pro João os invernos eram gélidos naquela década, enquanto que agora são efervescentes. Vá entender...

 

Nunca falei que os invernos de hoje são "efervescentes". NUNCA USEI ESTA EXPRESSÃO.

Agora, mesmo com o calor, que historicamente sempre fez fora de época, a sequência de frio era bem maior nos anos 70 e 80 sim. Isso NINGUÉM pode negar, principalmente quem vivenciou aquela época, como eu.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nosso potencial éolico é melhor que o da Campanha...

Bom, quanto a decisões políticas e parciais dos governos é outra coisa...

 

Paulo Henrique.

 

Na boa....Leia as mensagens deste tópico....

 

Existe um espírito de discutir ou existia algo semelhante às ideias.

 

Sendo eu algum mandatário deste país ,pois sou a reencarnação de Bento Gonçalves.

 

Paulo Henrique...meu filho.

 

Menos:

 

Atenciosamente,

 

Bento Gonçalves

Link to comment
Share on other sites

Devido a péssima vontade de fazer gráficos.

 

Conclusão o aquecimento de Porto Alegre se enquadra dentro daquele observado no planeta.

 

Algo parecido com 0,8ºC +/- 0,5º desde 1850.

 

Em um levantamento semelhante utilizando a cidade do Rio de Janeiro observa-se também um "leve" aquecimento no aeroporto Santos Dumont.

 

Mas este é outro problema.

 

Fiquem com anomalia mensal de Porto Alegre.

 

mes a mes sobre a séria toda.

 

PORTO ALEGRE (BRAZIL)

# coordinates: -30.00N, -51.18E, 3.0m (prob: 30m)

# WMO station code: 83967 PORTO_ALEGRE

 

1949 -0,343075

1949,0834 -0,299995

1949,1666 0,685936

 

1949,3334 -0,563078

1949,4166 2,08833

1949,5 1,43E-02

1949,5834 -0,550795

1949,6666 -0,700001

1949,75 -1,28308

1949,8334 0,474995

1949,9166 -5,85E-02

1950 -1,34307

1950,0834 -0,499994

1950,1666 -0,314064

1950,25 1,13492

1950,3334 1,53692

 

1950,5 -1,48571

 

1950,6666 -0,400002

1950,75 -1,28308

1950,8334 -0,925005

1950,9166 0,341541

 

1951,0834 -1,09999

1951,1666 -1,61406

1951,25 -2,06508

1951,3334 0,936922

1951,4166 1,28833

1951,5 0,314287

1951,5834 4,92E-02

1951,6666 0,9

1951,75 -0,883081

1951,8334 0,274996

1951,9166 -0,458458

1952 5,69E-02

 

1952,1666 1,78594

1952,25 -2,66508

1952,3334 1,53692

1952,4166 -1,81167

1952,5 0,414288

1952,5834 0,549205

1952,6666 -1,1

1952,75 -0,683081

1952,8334 -0,425005

1952,9166 -0,358458

1953 1,25693

1953,0834 -0,499994

1953,1666 1,48594

1953,25 -2,16508

1953,3334 1,63692

1953,4166 0,888333

1953,5 -2,98571

1953,5834 0,949204

 

1953,75 -0,683081

1953,8334 -0,625006

1953,9166 -5,85E-02

1954 5,69E-02

1954,0834 -0,199995

1954,1666 0,285936

1954,25 0,334921

1954,3334 -1,46308

1954,4166 0,388333

 

1954,75 -1,88308

 

1954,9166 4,15E-02

1955 0,556925

 

1955,1666 8,59E-02

1955,25 -0,665079

1955,3334 -1,46308

1955,4166 -1,61167

1955,5 -3,38571

1955,5834 -1,05079

 

1955,75 -2,38308

1955,8334 0,574995

1955,9166 0,341541

1956 -0,343075

1956,0834 -0,199995

1956,1666 -0,314064

1956,25 -1,96508

1956,3334 -4,36308

1956,4166 -0,811666

1956,5 -1,98571

1956,5834 -0,150795

1956,6666 1,00E-01

1956,75 0,516918

1956,8334 -0,825005

1956,9166 -1,25846

1957 0,856926

1957,0834 -1,2

1957,1666 -1,41E-02

1957,25 -0,865078

1957,3334 2,73692

1957,4166 0,188334

1957,5 -0,485713

1957,5834 -0,950795

1957,6666 -1,7

1957,75 0,716919

1957,8334 -0,125006

1957,9166 0,941542

1958 0,956926

1958,0834 -1,00E-01

1958,1666 -0,714064

1958,25 -6,51E-02

1958,3334 -0,263077

1958,4166 0,988334

1958,5 3,51429

1958,5834 -0,350795

1958,6666 -1,6

1958,75 -1,18308

1958,8334 0,574995

1958,9166 4,15E-02

1959 -0,543074

1959,0834 0,500006

1959,1666 0,285936

1959,25 1,43492

1959,3334 -0,863077

1959,4166 -0,811666

1959,5 2,11429

1959,5834 -0,250794

1959,6666 0,299999

1959,75 1,41692

1959,8334 0,474995

1959,9166 -0,458458

1960 5,69E-02

1960,0834 -0,799995

1960,1666 0,185936

1960,25 -0,765079

1960,3334 -1,96308

1960,4166 8,83E-02

1960,5 0,714287

1960,5834 -0,350795

1960,6666 -0,1

1960,75 1,71692

1960,8334 0,174995

1960,9166 -5,85E-02

1961 0,656925

1961,0834 0,700005

1961,1666 -0,914064

1961,25 -0,565079

1961,3334 0,836924

1961,4166 1,08833

1961,5 0,914288

1961,5834 2,34921

1961,6666 0,9

1961,75 2,01692

1961,8334 1,275

1961,9166 0,641542

1962 -0,743074

1962,0834 -1,59999

1962,1666 0,385937

1962,25 -0,765079

1962,3334 -1,76308

1962,4166 -0,711666

1962,5 -1,78571

1962,5834 -1,05079

1962,6666 0,299999

1962,75 -1,28308

1962,8334 0,674995

1962,9166 0,741543

1963 0,156925

1963,0834 0,400005

1963,1666 0,885937

1963,25 0,334921

1963,3334 0,336924

1963,4166 0,488334

1963,5 1,21429

1963,5834 -0,550795

1963,6666 1,2

1963,75 0,116919

1963,8334 -0,325005

1963,9166 -0,458458

1964 -0,143074

1964,0834 -0,299995

1964,1666 -1,41E-02

1964,25 0,534922

1964,3334 0,136923

1964,4166 -2,11167

1964,5 -1,98571

1964,5834 4,92E-02

1964,6666 -0,200001

1964,75 -1,28308

1964,8334 -1,02501

1964,9166 -1,15846

1965 -0,243074

1965,0834 0,900005

1965,1666 -2,11406

1965,25 -0,365078

1965,3334 -1,06308

1965,4166 1,78833

1965,5 1,41429

1965,5834 -1,4508

1965,6666 -0,1

1965,75 0,41692

1965,8334 0,274996

1965,9166 4,15E-02

1966 -4,31E-02

1966,0834 -0,799995

1966,1666 -0,314064

1966,25 0,834921

1966,3334 0,536922

1966,4166 1,18833

1966,5 0,814287

1966,5834 -1,85079

1966,6666 -1,1

1966,75 -0,58308

1966,8334 0,274996

1966,9166 -0,258457

1967 -0,643074

1967,0834 -0,699995

1967,1666 -1,41406

1967,25 -0,165079

1967,3334 2,73692

1967,4166 -1,51167

1967,5 1,01429

1967,5834 1,34921

1967,6666 1,1

1967,75 2,21692

1967,8334 0,274996

1967,9166 0,441542

1968 -0,143074

1968,0834 -0,299995

1968,1666 8,59E-02

1968,25 -2,96508

1968,3334 -2,76308

1968,4166 -1,17E-02

1968,5 0,914288

1968,5834 1,14921

1968,6666 -0,1

1968,75 0,216919

1968,8334 2,175

1968,9166 0,541542

1969 -0,943075

1969,0834 0,200005

1969,1666 -0,414064

1969,25 0,534922

1969,3334 0,836924

1969,4166 0,788334

1969,5 0,214287

1969,5834 -1,15079

1969,6666 0,4

1969,75 -1,18308

1969,8334 -2,50E-02

1969,9166 -0,258457

1970 0,256926

1970,0834 1,00001

1970,1666 0,885937

1970,25 1,53492

1970,3334 1,13692

1970,4166 0,988334

1970,5 0,614287

1970,5834 -5,08E-02

1970,6666 0,599998

1970,75 -0,883081

1970,8334 -1,825

1970,9166 0,341541

1971 0,756926

1971,0834 0,600006

1971,1666 -0,514065

1971,25 -1,56508

1971,3334 -1,86308

1971,4166 -2,01167

1971,5 0,514287

1971,5834 4,92E-02

1971,6666 2,8

1971,75 0,316919

1971,8334 0,274996

1971,9166 1,14154

1972 -0,243074

1972,0834 -0,799995

1972,1666 -0,414064

1972,25 -0,865078

1972,3334 2,33692

1972,4166 3,38833

1972,5 0,514287

1972,5834 -0,150795

1972,6666 0,699999

1972,75 -0,883081

1972,8334 -0,925005

1972,9166 0,641542

1973 0,556925

1973,0834 0,500006

1973,1666 -0,114063

1973,25 1,83492

1973,3334 0,936922

1973,4166 1,48833

1973,5 0,714287

1973,5834 -1,85079

1973,6666 -0,6

1973,75 0,116919

1973,8334 -0,925005

1973,9166 0,341541

1974 0,956926

1974,0834 0,100006

1974,1666 8,59E-02

1974,25 0,534922

1974,3334 1,33692

1974,4166 -1,61167

1974,5 1,51429

1974,5834 -0,550795

1974,6666 -0,800001

1974,75 -1,68308

1974,8334 -1,425

1974,9166 -2,15846

1975 -1,74307

1975,0834 -0,799995

1975,1666 -0,614063

1975,25 -0,465078

1975,3334 3,69E-02

1975,4166 0,188334

1975,5 -0,685713

1975,5834 0,449205

1975,6666 0,199999

1975,75 -1,18308

1975,8334 -0,925005

1975,9166 -0,458458

1976 -0,343075

1976,0834 -1,09999

1976,1666 -1,91406

1976,25 -1,66508

1976,3334 -0,363077

1976,4166 -1,41167

1976,5 -0,285713

1976,5834 -1,15079

1976,6666 -0,900002

1976,75 -1,08308

1976,8334 -1,325

1976,9166 -0,258457

1977 0,156925

1977,0834 1,2

1977,1666 -1,41E-02

1977,25 -0,765079

1977,3334 -0,763077

1977,4166 0,588334

1977,5 2,81429

1977,5834 -0,650795

1977,6666 2,2

1977,75 1,91692

1977,8334 0,174995

1977,9166 -0,158459

1978 -0,143074

1978,0834 0,900005

1978,1666 8,59E-02

1978,25 -1,66508

1978,3334 -1,96308

1978,4166 -0,111667

1978,5 1,61429

1978,5834 -0,650795

1978,6666 0,699999

1978,75 0,716919

1978,8334 -0,625006

1978,9166 4,15E-02

1979 -1,54307

1979,0834 -0,199995

1979,1666 -1,71406

1979,25 -1,46508

1979,3334 -1,96308

1979,4166 -2,11167

1979,5 -0,685713

1979,5834 0,849206

1979,6666 -1

1979,75 -0,183081

1979,8334 -1,02501

1979,9166 -0,558458

1980 -1,14307

1980,0834 -0,299995

1980,1666 1,98594

1980,25 2,03492

1980,3334 1,73692

1980,4166 -0,511666

1980,5 -1,08571

1980,5834 -0,250794

1980,6666 -2,1

1980,75 -0,483082

1980,8334 -0,625006

1980,9166 -0,358458

1981 -0,243074

1981,0834 1,00001

1981,1666 -0,814064

1981,25 3,49E-02

1981,3334 3,13692

1981,4166 -1,21167

1981,5 0,414288

1981,5834 0,949204

1981,6666 -0,200001

1981,75 0,91692

1981,8334 0,274996

1981,9166 -1,25846

1982 -1,34307

1982,0834 -0,299995

1982,1666 -0,114063

1982,25 0,734921

1982,3334 0,636923

1982,4166 0,988334

1982,5 0,614287

1982,5834 1,14921

1982,6666 1,5

1982,75 -0,983082

1982,8334 -1,52501

1982,9166 -0,758457

1983 0,156925

1983,0834 -0,399994

1983,1666 -1,81406

1983,25 1,43492

1983,3334 0,836924

1983,4166 -1,71167

1983,5 -0,885713

1983,5834 0,149205

1983,6666 -1,6

1983,75 0,216919

1983,8334 0,374994

1983,9166 0,841541

1984 1,25693

1984,0834 2,2

1984,1666 8,59E-02

1984,25 -0,565079

1984,3334 0,936922

1984,4166 -0,311666

1984,5 0,414288

1984,5834 -2,25079

1984,6666 -0,400002

1984,75 0,616919

1984,8334 -0,825005

1984,9166 -2,15846

1985 -0,943075

1985,0834 -1,00E-01

1985,1666 -1,41E-02

1985,25 0,234921

1985,3334 -0,763077

1985,4166 0,488334

1985,5 1,01429

1985,5834 0,649205

1985,6666 0,999998

1985,75 0,716919

1985,8334 1,675

1985,9166 0,241543

1986 1,85693

1986,0834 -0,299995

 

1986,25 1,13492

1986,3334 3,69E-02

 

1986,5 0,414288

1986,5834 0,649205

1986,6666 0,599998

1986,75 -0,483082

1986,8334 -2,50E-02

1986,9166 4,15E-02

1987 -0,843075

1987,0834 2,00001

1987,1666 0,185936

1987,25 0,334921

1987,3334 -2,16308

1987,4166 -1,71167

1987,5 2,51429

1987,5834 -1,25079

1987,6666 -1,4

1987,75 -0,883081

1987,8334 -0,125006

1987,9166 -0,158459

1988 5,69E-02

1988,0834 -0,499994

1988,1666 2,28594

 

1988,3334 -2,86308

 

1988,5 -1,18571

1988,5834 4,92E-02

1988,6666 -0,900002

1988,75 -0,983082

1988,8334 -0,725004

1988,9166 -2,05846

1989 -0,143074

1989,0834 0,400005

1989,1666 -1,41E-02

1989,25 0,434921

1989,3334 -0,363077

1989,4166 0,488334

1989,5 -1,88571

1989,5834 0,549205

1989,6666 -1,2

1989,75 -1,28308

1989,8334 -0,125006

1989,9166 1,14154

1990 5,69E-02

1990,0834 -0,299995

1990,1666 -0,114063

1990,25 0,934921

1990,3334 -1,36308

1990,4166 -2,11167

1990,5 -1,48571

1990,5834 0,349205

1990,6666 -1,6

1990,75 1,51692

1990,8334 1,575

1990,9166 -0,958458

1991 -1,04307

1991,0834 -0,599995

1991,1666 0,785936

1991,25 0,534922

1991,3334 2,53692

1991,4166 0,688334

1991,5 -0,385713

1991,5834 1,0492

1991,6666 0,999998

1991,75 1,11692

1991,8334 -0,125006

1991,9166 1,34154

1992 -0,243074

1992,0834 1,2

1992,1666 0,685936

1992,25 0,434921

1992,3334 -0,463078

1992,4166 1,88833

1992,5 -2,28571

1992,5834 -1,05079

1992,6666 -0,1

1992,75 0,216919

1992,8334 -0,825005

1992,9166 -0,358458

1993 0,356926

1993,0834 -0,999994

1993,1666 -0,414064

1993,25 1,63492

1993,3334 0,336924

1993,4166 -0,911666

1993,5 -1,28571

1993,5834 -0,950795

1993,6666 -1

1993,75 1,11692

1993,8334 0,774996

1993,9166 -5,85E-02

1994 -0,843075

1994,0834 -0,899994

1994,1666 -0,814064

1994,25 -0,865078

1994,3334 2,23692

1994,4166 -0,211666

1994,5 0,914288

1994,5834 -0,150795

1994,6666 1,6

1994,75 0,216919

1994,8334 -0,425005

1994,9166 1,74154

1995 0,256926

1995,0834 -0,899994

1995,1666 -0,314064

1995,25 -0,265079

1995,3334 -0,763077

1995,4166 -0,211666

1995,5 1,91429

1995,5834 0,349205

1995,6666 -1,91E-06

1995,75 -0,883081

1995,8334 1,275

1995,9166 0,641542

1996 -0,443075

1996,0834 -0,399994

1996,1666 -0,214064

1996,25 0,934921

1996,3334 0,136923

1996,4166 -2,21167

1996,5 -2,98571

1996,5834 0,249206

1996,6666 -0,900002

1996,75 0,616919

1996,8334 0,974995

1996,9166 0,641542

1997 1,05692

1997,0834 -0,199995

1997,1666 -0,914064

1997,25 3,49E-02

1997,3334 -6,31E-02

1997,4166 -0,311666

1997,5 1,11429

1997,5834 1,5492

1997,6666 0,4

1997,75 -0,383081

1997,8334 -0,125006

1997,9166 1,04154

1998 -0,643074

1998,0834 -0,899994

1998,1666 -1,11406

1998,25 -0,165079

1998,3334 -0,363077

1998,4166 -0,611667

1998,5 1,11429

1998,5834 0,449205

1998,6666 -0,400002

1998,75 0,116919

1998,8334 -2,50E-02

1998,9166 -0,658459

1999 -0,143074

1999,0834 -0,799995

1999,1666 1,68594

1999,25 -1,16508

1999,3334 -0,763077

1999,4166 -0,911666

1999,5 -0,285713

1999,5834 4,92E-02

1999,6666 0,199999

1999,75 -1,08308

1999,8334 -1,12501

1999,9166 -0,358458

2000 5,69E-02

2000,0834 -0,599995

2000,1666 -0,914064

2000,25 0,734921

2000,3334 -0,263077

2000,4166 1,88833

2000,5 -2,88571

2000,5834 -1,35079

2000,6666 -0,200001

2000,75 0,116919

2000,8334 -0,325005

2000,9166 0,141542

2001 0,456926

2001,0834 1,3

2001,1666 1,98594

2001,25 1,13492

2001,3334 -0,263077

2001,4166 1,68833

2001,5 0,814287

2001,5834 3,34921

2001,6666 0,799999

2001,75 2,01692

2001,8334 0,274996

2001,9166 -0,658459

2002 0,256926

2002,0834 -0,699995

2002,1666 2,48594

2002,25 0,734921

2002,3334 2,03692

2002,4166 0,288334

 

2002,5834 1,24921

2002,6666 -1,1

2002,75 1,71692

2002,8334 0,874994

2002,9166 0,241543

2003 0,356926

2003,0834 1,00001

2003,1666 0,585936

2003,25 -0,165079

2003,3334 0,436922

2003,4166 1,88833

2003,5 0,414288

2003,5834 -1,25079

2003,6666 -0,6

2003,75 0,716919

2003,8334 0,174995

2003,9166 -1,05846

2004 -4,31E-02

2004,0834 -0,899994

2004,1666 -0,414064

2004,25 2,03492

2004,3334 -0,963078

 

2004,5 -0,585712

2004,5834 4,92E-02

2004,6666 1,8

2004,75 -0,483082

2004,8334 -0,325005

2004,9166 -0,358458

2005 0,756926

2005,0834 -1,00E-01

2005,1666 -0,414064

2005,25 3,49E-02

2005,3334 1,23692

2005,4166 3,68833

2005,5 0,714287

2005,5834 1,5492

2005,6666 -1,1

2005,75 -0,183081

2005,8334 0,674995

2005,9166 -0,558458

2006 0,856926

2006,0834 -0,199995

2006,1666 0,585936

2006,25 0,134922

2006,3334 -1,36308

2006,4166 1,08833

2006,5 2,81429

2006,5834 -0,350795

2006,6666 -0,700001

2006,75 1,41692

2006,8334 -0,525005

2006,9166 1,64154

2007 0,556925

2007,0834 0,300005

2007,1666 1,68594

2007,25 1,93492

2007,3334 -1,76308

2007,4166 -0,211666

2007,5 -1,98571

2007,5834 -1,05079

2007,6666 2,3

2007,75 1,61692

2007,8334 -1,12501

2007,9166 0,641542

2008 -0,243074

2008,0834 -0,599995

2008,1666 0,485935

2008,25 -0,465078

2008,3334 -0,263077

2008,4166 -1,51167

2008,5 2,01429

2008,5834 0,149205

2008,6666 -0,800001

2008,75 1,69E-02

2008,8334 0,474995

2008,9166 -0,358458

2009 -1,14307

2009,0834 0,100006

2009,1666 0,285936

2009,25 0,834921

2009,3334 0,936922

2009,4166 -1,21167

2009,5 -2,18571

2009,5834 1,34921

2009,6666 0,299999

2009,75 -0,383081

2009,8334 1,87499

2009,9166 0,341541

2010 0,456926

2010,0834 1,8

2010,1666 0,385937

2010,25 0,134922

2010,3334 0,436922

 

2010,5 0,414288

2010,5834 -0,650795

2010,6666 0,699999

2010,75 -0,883081

2010,8334 -0,325005

2010,9166 0,141542

2011 1,45693

2011,0834 0,500006

2011,1666 -0,214064

2011,25 0,434921

2011,3334 -0,263077

2011,4166 -0,811666

2011,5 -0,885713

2011,5834 -0,550795

2011,6666 -1,91E-06

2011,75 0,616919

2011,8334 0,474995

2011,9166 -0,558458

2012 5,69E-02

2012,0834 2,00001

2012,1666 0,285936

2012,25 -0,165079

2012,3334 1,73692

2012,4166 0,288334

2012,5 -0,885713

2012,5834 3,74921

2012,6666 1,4

2012,75 1,91692

2012,8334 1,87499

2012,9166 2,24154

2013 -0,543074

2013,0834 5,72E-06

2013,1666 -1,61406

2013,25 0,234921

2013,3334 -0,463078

2013,4166 8,83E-02

2013,5 -0,585712

2013,5834 -1,55079

2013,6666 0,699999

2013,75 -8,31E-02

2013,8334 0,974995

2013,9166 1,44154

2014 1,85693

2014,0834 1,7

Link to comment
Share on other sites

Devido a péssima vontade de fazer gráficos.

 

Conclusão o aquecimento de Porto Alegre se enquadra dentro daquele observado no planeta.

 

Algo parecido com 0,8ºC +/- 0,5º desde 1850.

 

Em um levantamento semelhante utilizando a cidade do Rio de Janeiro observa-se também um "leve" aquecimento no aeroporto Santos Dumont.

 

Mas este é outro problema.

 

Fiquem com anomalia mensal de Porto Alegre.

 

mes a mes sobre a séria toda.

 

PORTO ALEGRE (BRAZIL)

# coordinates: -30.00N, -51.18E, 3.0m (prob: 30m)

# WMO station code: 83967 PORTO_ALEGRE

 

1949 -0,343075

1949,0834 -0,299995

1949,1666 0,685936

 

1949,3334 -0,563078

1949,4166 2,08833

1949,5 1,43E-02

1949,5834 -0,550795

1949,6666 -0,700001

1949,75 -1,28308

1949,8334 0,474995

1949,9166 -5,85E-02

1950 -1,34307

1950,0834 -0,499994

1950,1666 -0,314064

1950,25 1,13492

1950,3334 1,53692

 

1950,5 -1,48571

 

1950,6666 -0,400002

1950,75 -1,28308

1950,8334 -0,925005

1950,9166 0,341541

 

1951,0834 -1,09999

1951,1666 -1,61406

1951,25 -2,06508

1951,3334 0,936922

1951,4166 1,28833

1951,5 0,314287

1951,5834 4,92E-02

1951,6666 0,9

1951,75 -0,883081

1951,8334 0,274996

1951,9166 -0,458458

1952 5,69E-02

 

1952,1666 1,78594

1952,25 -2,66508

1952,3334 1,53692

1952,4166 -1,81167

1952,5 0,414288

1952,5834 0,549205

1952,6666 -1,1

1952,75 -0,683081

1952,8334 -0,425005

1952,9166 -0,358458

1953 1,25693

1953,0834 -0,499994

1953,1666 1,48594

1953,25 -2,16508

1953,3334 1,63692

1953,4166 0,888333

1953,5 -2,98571

1953,5834 0,949204

 

1953,75 -0,683081

1953,8334 -0,625006

1953,9166 -5,85E-02

1954 5,69E-02

1954,0834 -0,199995

1954,1666 0,285936

1954,25 0,334921

1954,3334 -1,46308

1954,4166 0,388333

 

1954,75 -1,88308

 

1954,9166 4,15E-02

1955 0,556925

 

1955,1666 8,59E-02

1955,25 -0,665079

1955,3334 -1,46308

1955,4166 -1,61167

1955,5 -3,38571

1955,5834 -1,05079

 

1955,75 -2,38308

1955,8334 0,574995

1955,9166 0,341541

1956 -0,343075

1956,0834 -0,199995

1956,1666 -0,314064

1956,25 -1,96508

1956,3334 -4,36308

1956,4166 -0,811666

1956,5 -1,98571

1956,5834 -0,150795

1956,6666 1,00E-01

1956,75 0,516918

1956,8334 -0,825005

1956,9166 -1,25846

1957 0,856926

1957,0834 -1,2

1957,1666 -1,41E-02

1957,25 -0,865078

1957,3334 2,73692

1957,4166 0,188334

1957,5 -0,485713

1957,5834 -0,950795

1957,6666 -1,7

1957,75 0,716919

1957,8334 -0,125006

1957,9166 0,941542

1958 0,956926

1958,0834 -1,00E-01

1958,1666 -0,714064

1958,25 -6,51E-02

1958,3334 -0,263077

1958,4166 0,988334

1958,5 3,51429

1958,5834 -0,350795

1958,6666 -1,6

1958,75 -1,18308

1958,8334 0,574995

1958,9166 4,15E-02

1959 -0,543074

1959,0834 0,500006

1959,1666 0,285936

1959,25 1,43492

1959,3334 -0,863077

1959,4166 -0,811666

1959,5 2,11429

1959,5834 -0,250794

1959,6666 0,299999

1959,75 1,41692

1959,8334 0,474995

1959,9166 -0,458458

1960 5,69E-02

1960,0834 -0,799995

1960,1666 0,185936

1960,25 -0,765079

1960,3334 -1,96308

1960,4166 8,83E-02

1960,5 0,714287

1960,5834 -0,350795

1960,6666 -0,1

1960,75 1,71692

1960,8334 0,174995

1960,9166 -5,85E-02

1961 0,656925

1961,0834 0,700005

1961,1666 -0,914064

1961,25 -0,565079

1961,3334 0,836924

1961,4166 1,08833

1961,5 0,914288

1961,5834 2,34921

1961,6666 0,9

1961,75 2,01692

1961,8334 1,275

1961,9166 0,641542

1962 -0,743074

1962,0834 -1,59999

1962,1666 0,385937

1962,25 -0,765079

1962,3334 -1,76308

1962,4166 -0,711666

1962,5 -1,78571

1962,5834 -1,05079

1962,6666 0,299999

1962,75 -1,28308

1962,8334 0,674995

1962,9166 0,741543

1963 0,156925

1963,0834 0,400005

1963,1666 0,885937

1963,25 0,334921

1963,3334 0,336924

1963,4166 0,488334

1963,5 1,21429

1963,5834 -0,550795

1963,6666 1,2

1963,75 0,116919

1963,8334 -0,325005

1963,9166 -0,458458

1964 -0,143074

1964,0834 -0,299995

1964,1666 -1,41E-02

1964,25 0,534922

1964,3334 0,136923

1964,4166 -2,11167

1964,5 -1,98571

1964,5834 4,92E-02

1964,6666 -0,200001

1964,75 -1,28308

1964,8334 -1,02501

1964,9166 -1,15846

1965 -0,243074

1965,0834 0,900005

1965,1666 -2,11406

1965,25 -0,365078

1965,3334 -1,06308

1965,4166 1,78833

1965,5 1,41429

1965,5834 -1,4508

1965,6666 -0,1

1965,75 0,41692

1965,8334 0,274996

1965,9166 4,15E-02

1966 -4,31E-02

1966,0834 -0,799995

1966,1666 -0,314064

1966,25 0,834921

1966,3334 0,536922

1966,4166 1,18833

1966,5 0,814287

1966,5834 -1,85079

1966,6666 -1,1

1966,75 -0,58308

1966,8334 0,274996

1966,9166 -0,258457

1967 -0,643074

1967,0834 -0,699995

1967,1666 -1,41406

1967,25 -0,165079

1967,3334 2,73692

1967,4166 -1,51167

1967,5 1,01429

1967,5834 1,34921

1967,6666 1,1

1967,75 2,21692

1967,8334 0,274996

1967,9166 0,441542

1968 -0,143074

1968,0834 -0,299995

1968,1666 8,59E-02

1968,25 -2,96508

1968,3334 -2,76308

1968,4166 -1,17E-02

1968,5 0,914288

1968,5834 1,14921

1968,6666 -0,1

1968,75 0,216919

1968,8334 2,175

1968,9166 0,541542

1969 -0,943075

1969,0834 0,200005

1969,1666 -0,414064

1969,25 0,534922

1969,3334 0,836924

1969,4166 0,788334

1969,5 0,214287

1969,5834 -1,15079

1969,6666 0,4

1969,75 -1,18308

1969,8334 -2,50E-02

1969,9166 -0,258457

1970 0,256926

1970,0834 1,00001

1970,1666 0,885937

1970,25 1,53492

1970,3334 1,13692

1970,4166 0,988334

1970,5 0,614287

1970,5834 -5,08E-02

1970,6666 0,599998

1970,75 -0,883081

1970,8334 -1,825

1970,9166 0,341541

1971 0,756926

1971,0834 0,600006

1971,1666 -0,514065

1971,25 -1,56508

1971,3334 -1,86308

1971,4166 -2,01167

1971,5 0,514287

1971,5834 4,92E-02

1971,6666 2,8

1971,75 0,316919

1971,8334 0,274996

1971,9166 1,14154

1972 -0,243074

1972,0834 -0,799995

1972,1666 -0,414064

1972,25 -0,865078

1972,3334 2,33692

1972,4166 3,38833

1972,5 0,514287

1972,5834 -0,150795

1972,6666 0,699999

1972,75 -0,883081

1972,8334 -0,925005

1972,9166 0,641542

1973 0,556925

1973,0834 0,500006

1973,1666 -0,114063

1973,25 1,83492

1973,3334 0,936922

1973,4166 1,48833

1973,5 0,714287

1973,5834 -1,85079

1973,6666 -0,6

1973,75 0,116919

1973,8334 -0,925005

1973,9166 0,341541

1974 0,956926

1974,0834 0,100006

1974,1666 8,59E-02

1974,25 0,534922

1974,3334 1,33692

1974,4166 -1,61167

1974,5 1,51429

1974,5834 -0,550795

1974,6666 -0,800001

1974,75 -1,68308

1974,8334 -1,425

1974,9166 -2,15846

1975 -1,74307

1975,0834 -0,799995

1975,1666 -0,614063

1975,25 -0,465078

1975,3334 3,69E-02

1975,4166 0,188334

1975,5 -0,685713

1975,5834 0,449205

1975,6666 0,199999

1975,75 -1,18308

1975,8334 -0,925005

1975,9166 -0,458458

1976 -0,343075

1976,0834 -1,09999

1976,1666 -1,91406

1976,25 -1,66508

1976,3334 -0,363077

1976,4166 -1,41167

1976,5 -0,285713

1976,5834 -1,15079

1976,6666 -0,900002

1976,75 -1,08308

1976,8334 -1,325

1976,9166 -0,258457

1977 0,156925

1977,0834 1,2

1977,1666 -1,41E-02

1977,25 -0,765079

1977,3334 -0,763077

1977,4166 0,588334

1977,5 2,81429

1977,5834 -0,650795

1977,6666 2,2

1977,75 1,91692

1977,8334 0,174995

1977,9166 -0,158459

1978 -0,143074

1978,0834 0,900005

1978,1666 8,59E-02

1978,25 -1,66508

1978,3334 -1,96308

1978,4166 -0,111667

1978,5 1,61429

1978,5834 -0,650795

1978,6666 0,699999

1978,75 0,716919

1978,8334 -0,625006

1978,9166 4,15E-02

1979 -1,54307

1979,0834 -0,199995

1979,1666 -1,71406

1979,25 -1,46508

1979,3334 -1,96308

1979,4166 -2,11167

1979,5 -0,685713

1979,5834 0,849206

1979,6666 -1

1979,75 -0,183081

1979,8334 -1,02501

1979,9166 -0,558458

1980 -1,14307

1980,0834 -0,299995

1980,1666 1,98594

1980,25 2,03492

1980,3334 1,73692

1980,4166 -0,511666

1980,5 -1,08571

1980,5834 -0,250794

1980,6666 -2,1

1980,75 -0,483082

1980,8334 -0,625006

1980,9166 -0,358458

1981 -0,243074

1981,0834 1,00001

1981,1666 -0,814064

1981,25 3,49E-02

1981,3334 3,13692

1981,4166 -1,21167

1981,5 0,414288

1981,5834 0,949204

1981,6666 -0,200001

1981,75 0,91692

1981,8334 0,274996

1981,9166 -1,25846

1982 -1,34307

1982,0834 -0,299995

1982,1666 -0,114063

1982,25 0,734921

1982,3334 0,636923

1982,4166 0,988334

1982,5 0,614287

1982,5834 1,14921

1982,6666 1,5

1982,75 -0,983082

1982,8334 -1,52501

1982,9166 -0,758457

1983 0,156925

1983,0834 -0,399994

1983,1666 -1,81406

1983,25 1,43492

1983,3334 0,836924

1983,4166 -1,71167

1983,5 -0,885713

1983,5834 0,149205

1983,6666 -1,6

1983,75 0,216919

1983,8334 0,374994

1983,9166 0,841541

1984 1,25693

1984,0834 2,2

1984,1666 8,59E-02

1984,25 -0,565079

1984,3334 0,936922

1984,4166 -0,311666

1984,5 0,414288

1984,5834 -2,25079

1984,6666 -0,400002

1984,75 0,616919

1984,8334 -0,825005

1984,9166 -2,15846

1985 -0,943075

1985,0834 -1,00E-01

1985,1666 -1,41E-02

1985,25 0,234921

1985,3334 -0,763077

1985,4166 0,488334

1985,5 1,01429

1985,5834 0,649205

1985,6666 0,999998

1985,75 0,716919

1985,8334 1,675

1985,9166 0,241543

1986 1,85693

1986,0834 -0,299995

 

1986,25 1,13492

1986,3334 3,69E-02

 

1986,5 0,414288

1986,5834 0,649205

1986,6666 0,599998

1986,75 -0,483082

1986,8334 -2,50E-02

1986,9166 4,15E-02

1987 -0,843075

1987,0834 2,00001

1987,1666 0,185936

1987,25 0,334921

1987,3334 -2,16308

1987,4166 -1,71167

1987,5 2,51429

1987,5834 -1,25079

1987,6666 -1,4

1987,75 -0,883081

1987,8334 -0,125006

1987,9166 -0,158459

1988 5,69E-02

1988,0834 -0,499994

1988,1666 2,28594

 

1988,3334 -2,86308

 

1988,5 -1,18571

1988,5834 4,92E-02

1988,6666 -0,900002

1988,75 -0,983082

1988,8334 -0,725004

1988,9166 -2,05846

1989 -0,143074

1989,0834 0,400005

1989,1666 -1,41E-02

1989,25 0,434921

1989,3334 -0,363077

1989,4166 0,488334

1989,5 -1,88571

1989,5834 0,549205

1989,6666 -1,2

1989,75 -1,28308

1989,8334 -0,125006

1989,9166 1,14154

1990 5,69E-02

1990,0834 -0,299995

1990,1666 -0,114063

1990,25 0,934921

1990,3334 -1,36308

1990,4166 -2,11167

1990,5 -1,48571

1990,5834 0,349205

1990,6666 -1,6

1990,75 1,51692

1990,8334 1,575

1990,9166 -0,958458

1991 -1,04307

1991,0834 -0,599995

1991,1666 0,785936

1991,25 0,534922

1991,3334 2,53692

1991,4166 0,688334

1991,5 -0,385713

1991,5834 1,0492

1991,6666 0,999998

1991,75 1,11692

1991,8334 -0,125006

1991,9166 1,34154

1992 -0,243074

1992,0834 1,2

1992,1666 0,685936

1992,25 0,434921

1992,3334 -0,463078

1992,4166 1,88833

1992,5 -2,28571

1992,5834 -1,05079

1992,6666 -0,1

1992,75 0,216919

1992,8334 -0,825005

1992,9166 -0,358458

1993 0,356926

1993,0834 -0,999994

1993,1666 -0,414064

1993,25 1,63492

1993,3334 0,336924

1993,4166 -0,911666

1993,5 -1,28571

1993,5834 -0,950795

1993,6666 -1

1993,75 1,11692

1993,8334 0,774996

1993,9166 -5,85E-02

1994 -0,843075

1994,0834 -0,899994

1994,1666 -0,814064

1994,25 -0,865078

1994,3334 2,23692

1994,4166 -0,211666

1994,5 0,914288

1994,5834 -0,150795

1994,6666 1,6

1994,75 0,216919

1994,8334 -0,425005

1994,9166 1,74154

1995 0,256926

1995,0834 -0,899994

1995,1666 -0,314064

1995,25 -0,265079

1995,3334 -0,763077

1995,4166 -0,211666

1995,5 1,91429

1995,5834 0,349205

1995,6666 -1,91E-06

1995,75 -0,883081

1995,8334 1,275

1995,9166 0,641542

1996 -0,443075

1996,0834 -0,399994

1996,1666 -0,214064

1996,25 0,934921

1996,3334 0,136923

1996,4166 -2,21167

1996,5 -2,98571

1996,5834 0,249206

1996,6666 -0,900002

1996,75 0,616919

1996,8334 0,974995

1996,9166 0,641542

1997 1,05692

1997,0834 -0,199995

1997,1666 -0,914064

1997,25 3,49E-02

1997,3334 -6,31E-02

1997,4166 -0,311666

1997,5 1,11429

1997,5834 1,5492

1997,6666 0,4

1997,75 -0,383081

1997,8334 -0,125006

1997,9166 1,04154

1998 -0,643074

1998,0834 -0,899994

1998,1666 -1,11406

1998,25 -0,165079

1998,3334 -0,363077

1998,4166 -0,611667

1998,5 1,11429

1998,5834 0,449205

1998,6666 -0,400002

1998,75 0,116919

1998,8334 -2,50E-02

1998,9166 -0,658459

1999 -0,143074

1999,0834 -0,799995

1999,1666 1,68594

1999,25 -1,16508

1999,3334 -0,763077

1999,4166 -0,911666

1999,5 -0,285713

1999,5834 4,92E-02

1999,6666 0,199999

1999,75 -1,08308

1999,8334 -1,12501

1999,9166 -0,358458

2000 5,69E-02

2000,0834 -0,599995

2000,1666 -0,914064

2000,25 0,734921

2000,3334 -0,263077

2000,4166 1,88833

2000,5 -2,88571

2000,5834 -1,35079

2000,6666 -0,200001

2000,75 0,116919

2000,8334 -0,325005

2000,9166 0,141542

2001 0,456926

2001,0834 1,3

2001,1666 1,98594

2001,25 1,13492

2001,3334 -0,263077

2001,4166 1,68833

2001,5 0,814287

2001,5834 3,34921

2001,6666 0,799999

2001,75 2,01692

2001,8334 0,274996

2001,9166 -0,658459

2002 0,256926

2002,0834 -0,699995

2002,1666 2,48594

2002,25 0,734921

2002,3334 2,03692

2002,4166 0,288334

 

2002,5834 1,24921

2002,6666 -1,1

2002,75 1,71692

2002,8334 0,874994

2002,9166 0,241543

2003 0,356926

2003,0834 1,00001

2003,1666 0,585936

2003,25 -0,165079

2003,3334 0,436922

2003,4166 1,88833

2003,5 0,414288

2003,5834 -1,25079

2003,6666 -0,6

2003,75 0,716919

2003,8334 0,174995

2003,9166 -1,05846

2004 -4,31E-02

2004,0834 -0,899994

2004,1666 -0,414064

2004,25 2,03492

2004,3334 -0,963078

 

2004,5 -0,585712

2004,5834 4,92E-02

2004,6666 1,8

2004,75 -0,483082

2004,8334 -0,325005

2004,9166 -0,358458

2005 0,756926

2005,0834 -1,00E-01

2005,1666 -0,414064

2005,25 3,49E-02

2005,3334 1,23692

2005,4166 3,68833

2005,5 0,714287

2005,5834 1,5492

2005,6666 -1,1

2005,75 -0,183081

2005,8334 0,674995

2005,9166 -0,558458

2006 0,856926

2006,0834 -0,199995

2006,1666 0,585936

2006,25 0,134922

2006,3334 -1,36308

2006,4166 1,08833

2006,5 2,81429

2006,5834 -0,350795

2006,6666 -0,700001

2006,75 1,41692

2006,8334 -0,525005

2006,9166 1,64154

2007 0,556925

2007,0834 0,300005

2007,1666 1,68594

2007,25 1,93492

2007,3334 -1,76308

2007,4166 -0,211666

2007,5 -1,98571

2007,5834 -1,05079

2007,6666 2,3

2007,75 1,61692

2007,8334 -1,12501

2007,9166 0,641542

2008 -0,243074

2008,0834 -0,599995

2008,1666 0,485935

2008,25 -0,465078

2008,3334 -0,263077

2008,4166 -1,51167

2008,5 2,01429

2008,5834 0,149205

2008,6666 -0,800001

2008,75 1,69E-02

2008,8334 0,474995

2008,9166 -0,358458

2009 -1,14307

2009,0834 0,100006

2009,1666 0,285936

2009,25 0,834921

2009,3334 0,936922

2009,4166 -1,21167

2009,5 -2,18571

2009,5834 1,34921

2009,6666 0,299999

2009,75 -0,383081

2009,8334 1,87499

2009,9166 0,341541

2010 0,456926

2010,0834 1,8

2010,1666 0,385937

2010,25 0,134922

2010,3334 0,436922

 

2010,5 0,414288

2010,5834 -0,650795

2010,6666 0,699999

2010,75 -0,883081

2010,8334 -0,325005

2010,9166 0,141542

2011 1,45693

2011,0834 0,500006

2011,1666 -0,214064

2011,25 0,434921

2011,3334 -0,263077

2011,4166 -0,811666

2011,5 -0,885713

2011,5834 -0,550795

2011,6666 -1,91E-06

2011,75 0,616919

2011,8334 0,474995

2011,9166 -0,558458

2012 5,69E-02

2012,0834 2,00001

2012,1666 0,285936

2012,25 -0,165079

2012,3334 1,73692

2012,4166 0,288334

2012,5 -0,885713

2012,5834 3,74921

2012,6666 1,4

2012,75 1,91692

2012,8334 1,87499

2012,9166 2,24154

2013 -0,543074

2013,0834 5,72E-06

2013,1666 -1,61406

2013,25 0,234921

2013,3334 -0,463078

2013,4166 8,83E-02

2013,5 -0,585712

2013,5834 -1,55079

2013,6666 0,699999

2013,75 -8,31E-02

2013,8334 0,974995

2013,9166 1,44154

2014 1,85693

2014,0834 1,7

Link to comment
Share on other sites

Nosso potencial éolico é melhor que o da Campanha...

Bom, quanto a decisões políticas e parciais dos governos é outra coisa...

 

Paulo Henrique.

 

Na boa....Leia as mensagens deste tópico....

 

Existe um espírito de discutir ou existia algo semelhante às ideias.

 

Sendo eu algum mandatário deste país ,pois sou a reencarnação de Bento Gonçalves.

 

Paulo Henrique...meu filho.

 

Menos:

 

Atenciosamente,

 

Bento Gonçalves

Kerido Bento Gonçalves

 

No entendimento do cidadão acima, menos ker dizer mais!

 

Mais barulho

Mais irritação

Mais conversa fiada

Escândalo!

 

Uma vergonha...

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

É uma confusão de números, após o ano, que sinceramente não entendo nada.

Poderia explicar?

Abraços!

 

Sim,

 

Neste o baseline [ o conjunto de dados para estabelecer a média é janeiro de 1949 até fevereiro de 2014.

 

Assim a média de janeiro é a soma dos janeiros desde 1949 até 2014 dividido pelo número de janeiros, certo.

 

2008 -0,243074

2008,0834 -0,599995

2008,1666 0,485935

2008,25 -0,465078

2008,3334 -0,263077

2008,4166 -1,51167

2008,5 2,01429

2008,5834 0,149205

2008,6666 -0,800001

2008,75 1,69E-02

2008,8334 0,474995

2008,9166 -0,358458

2009 -1,14307

 

2008 = janeiro de 2008

2008,0834 = fevereiro de 2008

2008,1666 = março

2008,25 = abril

2008,3334 = maio

2008,4166 = junho

2008,5 = julho

2008,5834= agosto

2008,6666 = setembro

2008,75 = outubro

2008,8334 = novembro

2008,9166 = dezembro de 2008

 

2009 = janeiro

 

Como ler por exemplo,

 

2008,5 2,01429

 

2008 julho anomalia +2,01429

 

Acho que você reclamou bastante deste e Bruno também.

 

Suponho deva ter sido 16,2ºC a média deste mes frio

 

Abraços

 

Bento Gonçalves

Link to comment
Share on other sites

Nosso potencial éolico é melhor que o da Campanha...

Bom, quanto a decisões políticas e parciais dos governos é outra coisa...

 

Claro, por isso que tem usina eólica em Aceguá, Dom Pedrito, praticamente todo lugar da Campanha que se vá ,se acha uma Usina Eólica. Ninguém gosta de sair perdendo dinheiro amigo ,as usinas eólicas são instaladas em locais exatamente com dados de Ventos das Estações. Se a Região da Campanha é sempre a escolhida, com certeza não é só pela Política.

 

E o João Tur não adianta mostrar NÚMEROS pra ele. Uruguaiana está muuuiiiiiiiito mais fria no Inverno que no passado e Poa está bem mais fria que no Passado.

 

Ano memorável de frio para o Brasil! Nem se compara os invernos da década de 70 com os de hoje!

Hoje em dia, a gente passa uns 9 meses do ano usando praticamente manga curta. Quando vem uma fortíssima MP, que causa frio extremo, é 1 ou 2x ao ano. Daí, claro, a média anual baixa bastante, mas na verdade dias que usamos roupas de inverno são pouquíssimos.

Foi em 1975 que houve a chamada "geada negra". Foi um ano gelado no Sul e Sudeste.

Tempos que dificilmente voltam mais...

Abraços.

 

João Tur, não te enganes com 1975. Houveram bons veranicos naquele inverno e uma bizarra onda de calor no verão que fez Curitiba superar 34º em três ocasiões.

 

Olha o que teve em Ctba dias após a nevada de 1975:

 

28/07/1975 08,8º - 21,3º

29/07/1975 09,6º - 24,0º

30/07/1975 06,6º - 25,3º

31/07/1975 06,0º - 26,2º

01/08/1975 05,4º - 25,3º

02/08/1975 07,0º - 26,3º

03/08/1975 08,4º - 27,8º

04/08/1975 11,5º - 27,6º

05/08/1975 12,2º - 27,2º

 

E mais algumas marcas "estranhas" para época durante todo aquele 'tal ano gelado'...

 

Ué, cade a Década de 70 onde o frio era contínuo.... Segundo o mesmo , 25ºC em Abril em Curitiba nunca se viu uma sequencia... Imagina uma assim em pleno Hard Core do Inverno.

 

Eu não entendo de onde vc tirou na tua cabecinha que discordar = implicar...

 

JT, contra FATOS não há ARGUMENTOS

 

Média de JJA (junho/julho/agosto) para POA na normal 61/90 (o teu período glacial em POA): 14,8C

 

Média de JJA para POA na nova normal em construção 91/13 (o teu período infernal em POA): 14,7C

 

Isso é implicar?

 

E isso que o período 98/06 foi realmente quente. Mas em compensação 2007 pra cá POA tem visto Invernos tão frios que conseguiram deixar a média mais baixa que a 61/90.

 

Fatallity, mais simples que estes números acima, não existe.

Link to comment
Share on other sites

Nosso potencial éolico é melhor que o da Campanha...

Bom, quanto a decisões políticas e parciais dos governos é outra coisa...

 

Claro, por isso que tem usina eólica em Aceguá, Dom Pedrito, praticamente todo lugar da Campanha que se vá ,se acha uma Usina Eólica. Ninguém gosta de sair perdendo dinheiro amigo ,as usinas eólicas são instaladas em locais exatamente com dados de Ventos das Estações. Se a Região da Campanha é sempre a escolhida, com certeza não é só pela Política.

 

E o João Tur não adianta mostrar NÚMEROS pra ele. Uruguaiana está muuuiiiiiiiito mais fria no Inverno que no passado e Poa está bem mais fria que no Passado.

 

Ano memorável de frio para o Brasil! Nem se compara os invernos da década de 70 com os de hoje!

Hoje em dia, a gente passa uns 9 meses do ano usando praticamente manga curta. Quando vem uma fortíssima MP, que causa frio extremo, é 1 ou 2x ao ano. Daí, claro, a média anual baixa bastante, mas na verdade dias que usamos roupas de inverno são pouquíssimos.

Foi em 1975 que houve a chamada "geada negra". Foi um ano gelado no Sul e Sudeste.

Tempos que dificilmente voltam mais...

Abraços.

 

João Tur, não te enganes com 1975. Houveram bons veranicos naquele inverno e uma bizarra onda de calor no verão que fez Curitiba superar 34º em três ocasiões.

 

Olha o que teve em Ctba dias após a nevada de 1975:

 

28/07/1975 08,8º - 21,3º

29/07/1975 09,6º - 24,0º

30/07/1975 06,6º - 25,3º

31/07/1975 06,0º - 26,2º

01/08/1975 05,4º - 25,3º

02/08/1975 07,0º - 26,3º

03/08/1975 08,4º - 27,8º

04/08/1975 11,5º - 27,6º

05/08/1975 12,2º - 27,2º

 

E mais algumas marcas "estranhas" para época durante todo aquele 'tal ano gelado'...

 

Ué, cade a Década de 70 onde o frio era contínuo.... Segundo o mesmo , 25ºC em Abril em Curitiba nunca se viu uma sequencia... Imagina uma assim em pleno Hard Core do Inverno.

 

Eu não entendo de onde vc tirou na tua cabecinha que discordar = implicar...

 

JT, contra FATOS não há ARGUMENTOS

 

Média de JJA (junho/julho/agosto) para POA na normal 61/90 (o teu período glacial em POA): 14,8C

 

Média de JJA para POA na nova normal em construção 91/13 (o teu período infernal em POA): 14,7C

 

Isso é implicar?

 

E isso que o período 98/06 foi realmente quente. Mas em compensação 2007 pra cá POA tem visto Invernos tão frios que conseguiram deixar a média mais baixa que a 61/90.

 

Fatallity, mais simples que estes números acima, não existe.

 

PODEM VIR BRUNO E VITOR VM com os números que quiserem!

Não viveram a época em que o frio era praticamente contínuo que eu vivi. Nunca saberão.

Perguntem para qualquer pessoa com mais de 40 anos como eu e terão a resposta. Vão nas serras gaúcha e catarinense e falem com 10 moradores com mais de 40 ou 50 anos de idade e perguntem se antigamente fazia ou não mais frio do que agora. Uns 8 ao menos dirão que sim, sem dúvidas!

NUNCA DISSE que antigamente não fazia calor fora de época. Isso SEMPRE ACONTECEU.

Agora, que o frio era mais contínuo era.

Hoje qualquer FRIO EXTREMO mascara um ano com um monte de calor fora de época. Este é o problema! E é por isso que não me detenho nas médias! Isso é muito simplista pra mim. Desculpem.

Abraços aos dois "implicantes" BRUNO E VITOR VM! Apesar disso, ainda gosto de vocês. Podem ter certeza!

Link to comment
Share on other sites

Davi, Porto Alegre teve um JJA quase tão quente nos anos 70 quanto o JJA vivido entre 01/10.

 

Mas, estranhamente, pro João os invernos eram gélidos naquela década, enquanto que agora são efervescentes. Vá entender...

 

Nunca falei que os invernos de hoje são "efervescentes". NUNCA USEI ESTA EXPRESSÃO.

Agora, mesmo com o calor, que historicamente sempre fez fora de época, a sequência de frio era bem maior nos anos 70 e 80 sim. Isso NINGUÉM pode negar, principalmente quem vivenciou aquela época, como eu.

Abraços!

Sim, podem negar. Os termômetros podem negar. Eles viveram aquela época tanto quanto vc. A grande diferença é que eles sabem medir temperatura melhor que a tua pele.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.