Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Evolução Clima Sul do Brasil


Bruno
 Share

Recommended Posts

Discordo!

Os números absolutos não mentem!

Vejam o gráfico das MÁXIMAS DIÁRIAS DE JULHO/1990, q escolhi por ser um mês de frio significativo em ambas as capitais.

E NÃO SE TRATA DE MÉDIAS E SIM DE VALORES DIÁRIOS.

NÃO TEM COMO CONTESTAR VALORES DIÁRIOS!

PORTO ALEGRE TEVE 18 MÁXIMAS ACIMA DOS 16°C.

CURITIBA TEVE TBM 18 MÁXIMAS ACIMA DOS 16°C.

PORTO ALEGRE TEVE 1 MÁXIMA ABAIXO DOS 10°C.

CURITIBA TEVE 3 MÁXIMAS ABAIXO DOS 10°C.

PORTO ALEGRE TEVE 5 MÁXIMAS ACIMA DE 22°C, CHEGANDO AOS 24°C DUAS VZS.

CURITIBA TEVE APENAS 2 MÁXIMAS ACIMA DOS 22°C, CHEGANDO AOS 23°C APENAS 1 VEZ.

Aonde q Porto Alegre é mais fria?

O primeiro gráfico é de Porto Alegre e o segundo é de Curitiba...

 

 

Bom Dia.

 

Mais veja bem mesmo com tudo isso que tu relacionou geralmente e principalmente de 2000 pra cá a media (máxima) dos meses de inverno está sendo menor em Porto Alegre do que Curitiba.

 

02 O fenômeno que Curitiba está aquecendo muito, Porto Alegre está numa caminhada mais lenta neste quesito. É possível que mesmo no remoto ano de 1990 dos dados que tu trouxe a medial mensal ficou quase igual, por isso a média eu acho mais significativo do que esse separação que quantos dias fez a temperatura X. Do que adianta eu ter um dia com minima de 05° e depois ter uma sequencia de 20° é mais razoável que se tenha uma sequencia com 13/14°.

 

E ao lance que falei da sensação então são todos comprovados com dados oficiais do INMET onde se pode comprovar que no inverno em POA chove mais, está mais úmido e venta (alias durante todo o ano) mais que em Curitiba derrubando a sensação térmica. Não é achismo meu.

 

Temperatura Mínima Absoluta - Curitiba X Porto Alegre - 1961 a 1990

plotGraf.jpg.3ad2ffe184149f22411deefa0784125d.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 122
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Discordo!

 

 

E ao lance que falei da sensação então são todos comprovados com dados oficiais do INMET onde se pode comprovar que no inverno em POA chove mais, está mais úmido e venta (alias durante todo o ano) mais que em Curitiba derrubando a sensação térmica. Não é achismo meu.

 

 

www.gazetadopovo.com.br; "EM 2013

Curitiba tem menos dias de sol que NY, Londres, Berlim e Praga

Dado vem de aplicativo da Embratur que calcula os dias de sol de qualquer cidade. De cada três dias, apenas um fez sol na capital paranaense

06/01/2014 | 12:59 | AMANDA AUDI

Todo curitibano já sabe, mas não custa reforçar: Curitiba teve poucos dias de sol em 2013. Mais precisamente, a cidade teve menos dias de sol que todas as outras capitais brasileiras e até mesmo cidades mundialmente conhecidas pelo clima fechado. De cada três dias, apenas um teve céu aberto. Foram 116 dias em que o Sol deu as caras na capital paranaense (ou 32% do ano), contra 184 em Nova Iorque (EUA), 142 em Londres (Inglaterra), 143 em Praga (República Tcheca) e 134 em Berlim (Alemanha).

Na média, Curitiba está no mesmo nível que Moscou (Rússia), que teve 113 dias ensolarados, e até mesmo da pequena cidade norueguesa de Rjukan, que ficou famosa em outubro por instalar espelhos gigantes no topo de uma montanha vizinha para captar mais raios do Sol. Apesar de viver no escuro até então, Rjukan teve 112 dias de sol no ano passado, apenas quatro a menos que Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

PODEM VIR BRUNO E VITOR VM com os números que quiserem!

Não viveram a época em que o frio era praticamente contínuo que eu vivi. Nunca saberão

 

 

Meu deus do céu... Não li isso!

 

Patético demais. Quanta ciência, quanto apreço pela aferição, pela realidade.

 

Eu estava achando essas briguinhas chatas demais, mas o que é isto? O cara NEGA os dados, desmente um, diminui outro, tudo para prevalecer a percepção individual e crenças xiitas. Mas o que é isto agora? Bolivaranismo climatológico?

 

Se liga, isso aqui é um fórum de gente séria, que aprecia os dados, a aferição correta, a climatologia, que investe tempo e dinheiro, que desbrava locais inexplorados e se dedica muito para isso.

 

Os "números que quiserem" são parte da realidade que a tua esquizofrenia climática não consegue enxergar. Uma pena. O debate fica reduzido a essa mentalidade. O BAZ já me deu mais vontade de participar, mas assim fica difícil...

Link to comment
Share on other sites

PODEM VIR BRUNO E VITOR VM com os números que quiserem!

Não viveram a época em que o frio era praticamente contínuo que eu vivi. Nunca saberão

 

 

Meu deus do céu... Não li isso!

 

Patético demais. Quanta ciência, quanto apreço pela aferição, pela realidade.

 

Eu estava achando essas briguinhas chatas demais, mas o que é isto? O cara NEGA os dados, desmente um, diminui outro, tudo para prevalecer a percepção individual e crenças xiitas. Mas o que é isto agora? Bolivaranismo climatológico?

 

Se liga, isso aqui é um fórum de gente séria, que aprecia os dados, a aferição correta, a climatologia, que investe tempo e dinheiro, que desbrava locais inexplorados e se dedica muito para isso.

 

Os "números que quiserem" são parte da realidade que a tua esquizofrenia climática não consegue enxergar. Uma pena. O debate fica reduzido a essa mentalidade. O BAZ já me deu mais vontade de participar, mas assim fica difícil...

 

Se não gosta do que eu escrevo, tem uma coisa mais fácil a fazer do que dar discurso para aparecer: ignore simplesmente.

Por que responde uma "esquizofrenia climática"? Se responde, é porque algo te incomodou e merece ser contestado.

Simplesmente patético isso!

Continuarei emitindo minha opinião GOSTEM OU NÃO. Sinto muito.

Um bom dia! :good:

Link to comment
Share on other sites

O Caio foi na mosca. É o "bolivarianismo climatológico". La revolución! O mundo inteiro vê uma realidade torta! Só eu vejo a certa.

 

Opa lá! Só "eu vejo a certa não!". O aquecimento global e as alterações climáticas estão na mídia há anos e interpretadas por sérios profissionais, com aprovação da ONU inclusive, segundo o último relatório.

Quem não quer enxergar esta realidade visível e sentida são muitos de vocês aqui do BAZ (não todos, claro), inclusive tu Bruno.

I am sorry, my friend!

Bye...

Link to comment
Share on other sites

Não entenderam ainda?

Não adianta tentar provar nada ao JT.

E não se trata de ignorância dele, pois ele sabe da vdd dos fatos!

Vai continuar negando, sim, com provas ou sem: Ele não foi convidado para nenhum ENBAZ!

As pessoas q por algum motivo se sentem excluídas fazem dessas.

Eu evito discutir com ele pq logo no início percebi qual era o problema. As pessoas deixam vestígios do q são e para q vieram... nas entrelinhas.

A vantagem disso tudo é q graças ao personagem contraditório q ele assumiu perante nós, muito mais informação tem sido desenterrada do passado e isso pra mim é lucro.

Pra provar algo, temos q fzr um esforço e buscar os fatos...e é isso q tem sido feito.

No fim, ele tem prestado um favor aos verdadeiramente interessados na climatologia.

Link to comment
Share on other sites

O Caio foi na mosca. É o "bolivarianismo climatológico". La revolución! O mundo inteiro vê uma realidade torta! Só eu vejo a certa.

 

Opa lá! Só "eu vejo a certa não!". O aquecimento global e as alterações climáticas estão na mídia há anos e interpretadas por sérios profissionais, com aprovação da ONU inclusive, segundo o último relatório.

Quem não quer enxergar esta realidade visível e sentida são muitos de vocês aqui do BAZ (não todos, claro), inclusive tu Bruno.

I am sorry, my friend!

Bye...

 

Estou vendo que terei que desenhar, de novo...

 

O debate é sobre o clima de POA ou sobre o globo?

 

Quer dizer que vc vive aqui na capital do RS mas sente na pele o derretimento do ártico?

Link to comment
Share on other sites

O Caio foi na mosca. É o "bolivarianismo climatológico". La revolución! O mundo inteiro vê uma realidade torta! Só eu vejo a certa.

 

Opa lá! Só "eu vejo a certa não!". O aquecimento global e as alterações climáticas estão na mídia há anos e interpretadas por sérios profissionais, com aprovação da ONU inclusive, segundo o último relatório.

Quem não quer enxergar esta realidade visível e sentida são muitos de vocês aqui do BAZ (não todos, claro), inclusive tu Bruno.

I am sorry, my friend!

Bye...

 

Estou vendo que terei que desenhar, de novo...

 

O debate é sobre o clima de POA ou sobre o globo?

 

 

Quer dizer que vc vive aqui na capital do RS mas sente na pele o derretimento do ártico?

 

Então eu vou desenhar em letras maísculas, my friend Bruno: O QUE ACONTECE NO GLOBO REPERCUTE AQUI TAMBÉM! PELO MENOS, PELO O QUE EU SAIBA, PORTO ALEGRE NÃO FICA EM OUTRO PLANETA DIFERENTE. A NÃO SER QUE "SE MUDOU" E NÃO ME DEI CONTA!

É sentido por todos na capital gaúcha que o clima há anos está mais quente de um modo geral e que os verões estão cada vez mais TERRÍVEIS. Muito insensível, por exemplo, alguém dizer que este verão passado foi "ameno"! Há anos temos tidos verões descontrolados e com madrugadas "tórridas". Um absurdo. E a maior parte do ano é de calor, com certeza! Roupas de inverno mesmo, frio forte, são usadas pouquíssimos dias no ano.

Espero, de verdade, sem querer torcer contra, que este ano seja diferente e tenhamos um inverno mais decente, para compensar tamanho calor de meses e meses!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Caio foi na mosca. É o "bolivarianismo climatológico". La revolución! O mundo inteiro vê uma realidade torta! Só eu vejo a certa.

 

Opa lá! Só "eu vejo a certa não!". O aquecimento global e as alterações climáticas estão na mídia há anos e interpretadas por sérios profissionais, com aprovação da ONU inclusive, segundo o último relatório.

Quem não quer enxergar esta realidade visível e sentida são muitos de vocês aqui do BAZ (não todos, claro), inclusive tu Bruno.

I am sorry, my friend!

Bye...

 

É o radicalismo:

 

João Tur: Você está certo.

 

Caio Cesar e Bruno : Vocês estão certos.

 

Agora, pegando os dados mensais.

 

Tudo extremamente compatível com 0,8 +/-0,5ºC

 

Deixando claro que há um número entre 200/300 estações no globo que apresentam resfriamento num universo de 8000/10000 estações.

 

Parabéns pela mensagem Caio especialmente no trecho: aqui creio que se referindo a todos.

 

.....isso aqui é um fórum de gente séria, que aprecia os dados, a aferição correta, a climatologia, que investe tempo e dinheiro, que desbrava locais inexplorados e se dedica muito para isso.

 

Os "números que quiserem" são parte da realidade que a tua esquizofrenia climática não consegue enxergar. Uma pena. O debate fica reduzido a essa mentalidade. O BAZ já me deu mais vontade de participar, mas assim fica difícil...

 

O clima é de natureza caótica matemática existe um pré disposição para entender caótica com aleatório.

 

Não. O clima não é aleatório.

 

Como todo sistema caótico o futuro torná-se incerto independente da quantidade, qualidade dos dados e capacidade de processamento.

 

Então, NUNCA o weather será previsto além de um tempo.

 

Não há razão para discordar do INmet e nem do Salgado Filho.

 

Fazem parte do mesmo sistema climático e revelam detalhes sutis e interessantes no varejo e no atacado mostram a mesma coisa.

 

Aquecimentos gigantescos como São Paulo e Curitiba devem ser tratados em outro contexto.

 

Enfim, Tento ver pela idéia e nunca pessoal.

 

O pessoal a mim só causou desgaste desnecessário e vergonhosos mas sinceros pedidos de desculpas.

 

Abraços

 

portoalegre2100_zps71f6fdf2.png

Link to comment
Share on other sites

Em especial consideração ao Mauro Silva,

 

O gráfico abaixo é feito a partir da média móvel de 5 meses [e não 5 anos como está no título do gráfico]

 

Como disse o Bruno dentro da minha mensagem, perfeito.

 

Agradeço, pois, fica evidente que a taxa de aquecimento de POA é inferior a taxa global no período analisado.

 

E não é necessário acrescentar mapas de Curitiba para perceber que esta como SAO apresentam taxas superiores a taxa global média.

 

Agora o que acontece em POA pode ser expansível a todo RS?

 

Sinceras duvidas e a princípio não por definição.

 

Nas andanças fica evidente que as temperaturas de CWB respondem muito bem ao Atlântico Sul entre 20/30 S e 30/50W ao passo que POA apresenta maior correlação com outras águas.

 

Sempre interessante discutir com quem está disposto a torturar os números, os dados, as estações, as médias, a localização, a calibração, o observador, o modelo, enfim uma quantidade imensa de coisas.

 

Porém, apesar de não estar na mesma baseline.....dá para perceber que se POA não sofre tanto com os maus momentos também não se beneficia tanto dos bons momentos da vida global.

 

Abraços,

 

POAESPECIALMAUROSILVA_zpscb271b38.png

 

UAH_LT_1979_thru_March_2014_v5.png

Link to comment
Share on other sites

Nas andanças fica evidente que as temperaturas de CWB respondem muito bem ao Atlântico Sul entre 20/30 S e 30/50W ao passo que POA apresenta maior correlação com outras águas.

 

Sempre interessante discutir com quem está disposto a torturar os números, os dados, as estações, as médias, a localização, a calibração, o observador, o modelo, enfim uma quantidade imensa de coisas.

 

Porém, apesar de não estar na mesma baseline.....dá para perceber que se POA não sofre tanto com os maus momentos também não se beneficia tanto dos bons momentos da vida global.

 

Abraços,

 

Outra vez, perfeito.

 

Pelo que já pude analisar, anos de PDO negativa e profundas la-nina trazem quedas maiores para SP e Ctba. POA, contudo, continua no entorno da sua média.

Link to comment
Share on other sites

Pelas correlações com o Atlântico Sul que o Mafili nos traz, podemos esperar um inverno não tão ruim (quiçá interessante) apesar do pacífico em fase de aquecimento de acordo com o CFS.

 

glbSSTSeaInd3.gif

 

Um possível Modoki com o Atlântico Sul frio não seria um mau negócio. Penso as vezes em 2009 como correlacionado.

Link to comment
Share on other sites

Pelas correlações com o Atlântico Sul que o Mafili nos traz, podemos esperar um inverno não tão ruim (quiçá interessante) apesar do pacífico em fase de aquecimento de acordo com o CFS.

 

glbSSTSeaInd3.gif

 

Um possível Modoki com o Atlântico Sul frio não seria um mau negócio. Penso as vezes em 2009 como correlacionado.

 

Caio Cesar, Ave!

 

Para Porto Alegre JJA correlações com SSTa global a partir de 1982 era do satélites.

 

Não é mostrado efeito significativo do Pacífico Equatorial [ENSO] e nem do Pacífico Extratropical Norte [PDO]

 

Observe que temos uma área do no Atlântico Sul [ aqui um cadinho diferente de 20/30S e 30/50W]

 

Cada local responde de modo diferente.

 

São correlações sem lags.

 

8zgvo9.png

Link to comment
Share on other sites

Caio, o curioso é que o aquecimento no Pacífico é acompanhado de resfriamento de igual tamanho no Atlântico equatorial.

 

Aquela língua de água fria que sai do Golfo da Guiné é conhecida com La Niña do Atlântico.

 

Às vezes em fase com ENSO e às vezes defasada.

 

Essa anomalia apresenta pouca consistência ao longo do tempo.

 

No caso importa mais o Atlântico Norte, tanto que a NAO apresenta resultados interessantes em alguns períodos.

 

Bruno,

 

As correlação com SSTa global Florianópolis [ gráfico abaixo]

 

Abraços

 

Tópicos relativamente lento e sem paixões são mais agradáveis.

 

2mrscjm.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, apenas observo que no período 86-13 o Pacífico esteve na fase da PDO predominantemente quente.

 

http://i.imgur.com/zRG90Jg.jpg

 

O que suspeito, pese desfavoravelmente a influencia (que defendo para POA-SJ) do Pacífico em modo frio. Ou posso estar matematicamente redondamente enganado?

 

Caio, penso que talvez o maior problema seja o "(que defendo para POA-SJ)".

 

Em algum lugar aqui no fórum tem um gráfico {meu] que mostra que SJ apresenta melhores correlações com Curitiba e não com POA.

 

E creio piamente que é este o motivo de algumas rusgas desnecessárias entre mim e você no passado.

 

Quanto PDO no período 86/13 no trimestre JJA e sua correlação com a SSTa Reynolds [satélites + medidas confiáveis e modernas]

 

O gráfico mostra o comportamento da SSTa no Pacífico Extratropical Norte.

 

Nota: PDO não é a anomalia da SST no Pacífico Norte Extratropical é a distribuição destas anomalias.

 

Mas fica evidente as correlações da PDO com as regiões de ENSO principalmente Niño 3.4 e NIño 4.

 

Observe que no período 86/13 em JJA não houve "nenhuma" correlação significativa no Atlântico Sul.

 

Enquanto digitava esta mensagem muitas idéia que demandam tempo e capacidade de processamento passaram pela cabeça....

 

Longe,,, muito longe da resposta definitiva.

 

Abraços

 

pdo8613_zpsf3125cae.png

Link to comment
Share on other sites

Amigos, de acordo com os trabalhos de Cavalcanti e Kouski, assim como Seluchi e Neri, fica claro que a PDO tem seu efeito sim, porem não determinante para explicar ondas de frio. As mais tradicionais ondas de frio q chegaram a SP tem sua origem na questão da Crista da Onda que as ondas de PAcifico (como a onda de trem pacifica). Se a Crista passa a norte de Buenos Aires, a chance de eventos bons de frio em SP aumentam. De Buenos aires ao sul, são ondas que raspam em SP, aquelas que provocam dias e dias nublados no topo da serra do mar, situação vivida em 2013. Tive inumeros dias de garoa aqui e em SP a mesma situação nao ocorria. Resumindo:

 

Acredito que o resfriamento do Atlantico seja nao a origem, mas o resultado do posicionamento das ondas de PAcifico. Facilmente se percebe que este anos, desde final de Março, ondas maritimizadas tem seu forte. As continentais começam agora.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.