Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

A máxima aqui, ficou realmente naqueles 35,2°C. Ruim, mas olhando algumas temperaturas por aí, podia ser pior. Ainda não chegamos ao nível da onda de calor do final de outubro. Espero que não cheguemos. Ave Maria!!!!

 

Mesma coisa em JF. Até agora não tive nenhuma máxima de 35C ou mais neste Dezembro, o que já é algo a se COMEMORAR, visto o festival infernal que

estamos vendo Brasil afora.

Entretanto, sabemos que a sensação de calor desta época é consideravelmente maior que em Outubro.

 

Hoje minha máxima ficou em 34,3ºC. Quente? Sim, mas nada comparado com Joinville e Palhoça. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Aldo,

 

Em eu já postei aqui no BAZ uma tabela com informações da estação "Alto do Itatiaia"

Bem que eu já desconfiava que ia "chover no molhado"... :laugh:

 

 

A máxima aqui, ficou realmente naqueles 35,2°C. Ruim, mas olhando algumas temperaturas por aí, podia ser pior. Ainda não chegamos ao nível da onda de calor do final de outubro. Espero que não cheguemos. Ave Maria!!!!

 

Mesma coisa em JF. Até agora não tive nenhuma máxima de 35C ou mais neste Dezembro, o que já é algo a se COMEMORAR, visto o festival infernal que

estamos vendo Brasil afora.

Entretanto, sabemos que a sensação de calor desta época é consideravelmente maior que em Outubro.

 

Hoje minha máxima ficou em 34,3ºC. Quente? Sim, mas nada comparado com Joinville e Palhoça. :mosking:

O mesmo aqui em Sampa: noite "do cão", dia abafadíssimo (A umidade não baixou de 46% na automática do Mirante) mas, surpreendentemente, a temperatura não subiu tanto.

 

Mirante: 23,9°C / 30,6°C

IAG: 22,0°C / 31,8°C

Link to comment
Share on other sites

São José ficando a 0,1ºC do recorde de dezembro, que é 38,2ºC.

 

 

ESTÁ ERRADO A TABELA DELES (FAZER O QUE...)

 

O RECORDE FOI BATIDO NO DIA 7/12/2012 COM 38,6 NA CONVENCIONAL E 38,7 AUTOMÁTICA.....FOI A SEGUNDA MAIOR MÁXIMA DA HISTÓRIA DA CAPITAL/INMET.

 

O RECORDE DE URUSSANGA É 42,2 E NÃO 42,0

 

HOJE QUEBROU O DE ITAJAÍ

 

44,3 É A SEGUNDA MAIOR MÁXIMA DE SC, TERCEIRA CONSIDERANDO OS 46,5 SR.WOLFGANG.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, podemos confiar nesse teu dado? Na tua estação? Cara, estamos falando de 44,3C!!!

Não sei cara, até ontem eu confiava.

 

Como falei, via de regra os dados batem com os demais da Gde. Floripa, principalmente as longe do mar Antonio Carlos e Santo Amaro, com +-1°C de diferença. Mas hoje foi muita coisa, deu 3,5°C a mais!

Sobre a estação, é uma WS2300, abrigada naquele esquema artesanal de pratos de vaso pintados de branco, a +- 1,5m do chão em um terreno murado de 50m². O lugar é propício para o calor, no bairro Bela Vista em Palhoça, uma baixada, urbanizada, cercada de morros, uns 2 ou 3km do mar, não venta muito.

 

A noite faço uma foto da estação.

 

 

NÃO ESQUEÇA QUE A DE STO AMARO E ANTÔNIO CARLOS SÓ DÃO A DA HORA, HOJE PODE TER IDO A 41/42 EM ANTÔNIO, ASSIM COMO É URUPEMA.

Link to comment
Share on other sites

André Trigueiro ‏@andretrig

 

Máxima de hoje no RJ chegou a 43,2ºC,a maior temperatura desde 1915 quando a medição começou #RioWarming http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/temperatura-desta-quarta-e-mais-alta-no-rio-em-29-anos-diz-inmet.html … via @g1

Uau!! O terror chegou e quebrou o recorde de uma cidade de verões quentíssimos como o Rio de Janeiro!!

 

Meu Deus do céu!! Esse mês é a libertação dos demônios, o espalhamento do inferno pelo Brasil! É uma sucessão de temperaturas FOLGADAMENTE acima de 40° e sensação ULTRAPASSANDO os 50°!!!

 

Por aqui gélidos 20,4°. Estou me sentindo num freezer!!!

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

A estação da Seropédica, no Rio, passou toda a madrugada em 29° e mesmo 30° com um pico "frio" de 27,7°. Depois máxima de 39,9°. Na Vila Militar bateu 41,5°. Mesmo o Forte de Copacabana, cercado de água, teve 35,6°. Caramba!!

 

Cabo Frio, com vento E e SE toda a tarde na casa dos 25 km/h, teve máxima de 27,5°. Pico do Couto bateu 25,7°.

 

Aqui ainda 20,4° e nubladão.

Link to comment
Share on other sites

Uau!! O terror chegou e quebrou o recorde de uma cidade de verões quentíssimos como o Rio de Janeiro!!

 

Meu Deus do céu!! Esse mês é a libertação dos demônios, o espalhamento do inferno pelo Brasil! É uma sucessão de temperaturas FOLGADAMENTE acima de 40° e sensação ULTRAPASSANDO os 50°!!!

 

Por aqui gélidos 20,4°. Estou me sentindo num freezer!!!

 

Abraços históricos!

Isto sem falar que em setembro e outubro tivemos uma sequência incrível de marcas acima de 40°C em: MT, MS, GO, TO, MG, RJ, PI, MA, BA, SP e PR.

Eu postei um pequeno resumo aqui: http://www.brtempo.com/viewtopic.php?f=101&t=14997&sid=e0290c25e7d0c3d07cac6351a1533dca.

 

Mas foram muuuiitíssimas mais...

Link to comment
Share on other sites

A estação da Seropédica, no Rio, passou toda a madrugada em 29° e mesmo 30° com um pico "frio" de 27,7°. Depois máxima de 39,9°. Na Vila Militar bateu 41,5°. Mesmo o Forte de Copacabana, cercado de água, teve 35,6°. Caramba!!

 

Cabo Frio, com vento E e SE toda a tarde na casa dos 25 km/h, teve máxima de 27,5°. Pico do Couto bateu 25,7°.

 

Aqui ainda 20,4° e nubladão.

Em 19/09/2012:

 

Rio-Forte de Copacabana: 39,5°C

Rio-Marambaia: 41,6°C

As demais estiveram alguns décimos abaixo das máximas de hoje.

 

Naquele dia, a automática de Parati-RJ bateu em 40,9°C e a Ilha da Moela (Guarujá-SP), cercada de água, chegou a 39,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas que dou graças por ter saído deste inferno carioca! Mesmo não tendo um frio digno do inverno europeu, ainda assim é muito melhor do que o inferno carioca.

Quando estava embarcando ainda brinquei dizendo que agora poderia fazer 40ºC no RJ. Acho que acabei profetizando! :mosking:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Cabo Frio, com vento E e SE toda a tarde na casa dos 25 km/h, teve máxima de 27,5°. Pico do Couto bateu 25,7°.

 

Marcos, algum dia vá a Cabo Frio. Aquilo lá é um verdadeiro oásis em meio ao inferno da baixada litorânea! Tudo graças

à laguna de araruama à oeste + corrente fria que passa por boa parte do litoral daquela região.

 

 

Por aqui gélidos 20,4°. Estou me sentindo num freezer!!!

 

Abraços históricos!

 

:laugh: :laugh: :laugh: Se isso fosse em Julho-2012, você diria "calorosos 20,4º". :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

Mirante: 23,9°C / 30,6°C

IAG: 22,0°C / 31,8°C

 

Aldo, como está a média das máximas em SP neste mês? Quais as chances de termos um dos Dezembros mais quentes

ever? Digo isso porque aqui na "Manchester Mineira" tudo indica que teremos o Dez. mais quente desde que se iniciaram

os registros na nova estação do INMET, em 1973.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que a média deste dezembro deverá ser a mais alta da história para o mês em Curitiba e em muitas outras cidades do S e SE do Brasil!

:heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Estava no RJ hoje, depois de passar o Natal com a família na Serra Fluminense, e peguei o maior calor da minha vida (era o que eu sentia...)... :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: Ao ver que foi realmente a maior do INMET ever, fiquei boquiaberto.... Agora em Ctba adoráveis 24oC, he he he!

 

:ok:

Link to comment
Share on other sites

Sim, pessoal, a estação de Pirabeiraba-Joinville não será a detentora da maior mínima registrada no país. Ela registrou 28,3 graus na leitura das 20:00.,

 

Se considerarmos a UTC, ela deve baixar um pouco mais até as 21:00 e ter uma mínima do dia digna, digamos, de Manaus. :laugh: :laugh:

 

Isto que a chuva rondou e NÃO CAIU aqui...diferente de Garuva e Itapoá, que depois da chuva foram para a casa dos confortáveis 24 graus...

Link to comment
Share on other sites

Aldo, como está a média das máximas em SP neste mês? Quais as chances de termos um dos Dezembros mais quentes

ever? Digo isso porque aqui na "Manchester Mineira" tudo indica que teremos o Dez. mais quente desde que se iniciaram

os registros na nova estação do INMET, em 1973.

Até hoje, no Mirante:

Média das máximas: 30,1°C (3,8°C acima da normal 1961-1990 e 2,1°C acima da média 1991-2011)

Média das mínimas: 21,0°C (3,3°C acima da normal 1961-1990, ainda não calculei a média 1991-2011...).

 

Eu não tenho os dados para dezembro desde 1943, abertura da estação do Mirante, mas acho que deve ser sim o mais quente. Desde 1991 com certeza é o mais quente.

Nunca vi um dezembro assim...

 

É que Sampa às vezes revela surpresas.

Exemplo: o mês de agosto com maior média das máximas, desde 1943, foi em 2002 com 27,0°C. O 2º foi em 1952, com 26,9°C.

Infelizmente só tenho este histórico para maio, junho, julho e agosto...

 

A maior temperatura já registrada na estação do IAG, desde a abertura em novembro/1932, é 35,9°C em 31/10/2012.

O recorde anterior era 35,6°C em 7 de dezembro de 1940, quando a estação do Mirante ainda não operava. Pode ter sido um dezembro quente...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu, Aldo! :ok:

 

Logo se percebe que a normal mais adequada para trabalharmos o clima de SP, atualmente, é a de 1991-2011. Ainda não se completaram

30 anos, mas já dá uma ideia mais real do que aqueles dados de 61-90. Aquilo lá são outros tempos já.

 

Não resta a menor dúvida. Os índices pluviométricos atuais de verão (dez/jan, principalmente) de 91/2011 devem ter aumentado em relação à 61-90 também.

Link to comment
Share on other sites

Tempestade com granizo passou há pouco por Maringá. Aqui as pancadas foram fracas no final da tarde, sem acumulado significativo. Está um paraíso lá fora agora: faz 25,3C. Dia muito quente, mas sem recordes como no leste da região. Minha estação registrou mín. de 24,7C e máx. de 36,8C.

E o GFS segue batendo o martelo para MUITA chuva em todo o sul do Brasil e parte do sudeste nos próximos dias. Faixa litorânea pode ter problemas..

Link to comment
Share on other sites

R. de Janeiro tem maior temperatura desde 1915

 

26 de dezembro de 2012 às 16:13 por Josélia Pegorim

 

A tarde de 26 de dezembro de 2012 entra para a história meteorológica da cidade do Rio e Janeiro e do Brasil como sendo a mais quente já observada com medições oficiais na capital fluminense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 43,2ºC no bairro de Santa Cruz, na zona oeste carioca. Esta passa ser a maior temperatura já registrada no Rio desde 1915, portanto em 97 anos, quando começaram as medições meteorológicas pelo Inmet. A marca supera em 1 décimo o a temperatura de 43,1ºC registrada em 1984, na estação de Bangu, que não existe mais. O recorde de calor anterior de 2012 era de 41,2ºC em 19 de setembro, também em Santa Cruz.

 

Calor generalizado

 

O calor desta quarta-feira foi extremo e generalizado na cidade do Rio de Janeiro. A maioria das áreas da cidade teve temperaturas próximas ou acima dos 40ºC. O Alerta Rio registrou 41,9ºC em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, às 12h45. Pouco depois das 13 horas, a temperatura chegava aos 39,5ºC em São Cristóvão e aos 39,1ºC no Alto da Boa Vista, um bairro elevado no Rio, a mais ou menos 400 metros acima do nível do mar, onde normalmente é um lugar fresco na capital fluminense.

 

O aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, registrou 41ºC às 15 horas. Na região do aeroporto Tom Jobim, o termômetro bateu nos 40ºC, às 14 horas. Já o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,4ºC na Vila Militar, também na zona oeste, às 16 horas.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

André Trigueiro ‏@andretrig

 

Máxima de hoje no RJ chegou a 43,2ºC,a maior temperatura desde 1915 quando a medição começou #RioWarming http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/temperatura-desta-quarta-e-mais-alta-no-rio-em-29-anos-diz-inmet.html … via @g1

Uau!! O terror chegou e quebrou o recorde de uma cidade de verões quentíssimos como o Rio de Janeiro!!

 

Meu Deus do céu!! Esse mês é a libertação dos demônios, o espalhamento do inferno pelo Brasil! É uma sucessão de temperaturas FOLGADAMENTE acima de 40° e sensação ULTRAPASSANDO os 50°!!!

 

Abraços históricos!

 

Marcos, ri demaisss com a tua teoria da libertação.. kkkkkkk

 

É incrível o potencial de fazer calor no Rio de Janeiro, incrível. 43,2 graus hoje quase bateu o recorde de maior temperatura registrada na história de todo Brasil, diga-se de passagem. O recorde é 44 graus no Piauí, certo?

 

Incrível também o calorão de Joinville e Floripa hoje. Amanhã será a vez de quem? Será que SP bate recorde amanhã? E o Rio ein, pelo visto o calor amanhã deve piorar ainda mais com a pré-frontal... vai ser sinistra a coisa mesmo!

 

Eu fico imaginando Poa hoje, após os 40 graus de ontem, estava 20 graus mais fria que a tarde de ontem, deve ter gente saindo agasalhada lá ein... Me lembra as mudanças de temperaturas bruscas que ocorrem aqui algumas vezes em agosto e setembro, quando chega frente fria. Haja saúde! Outro local interessante hoje foi Uruguaiana, que teve mesmo um dia de inverno, com 15 graus por volta do meio dia... frio ein!

 

Aqui no norte, nada de calor histórico, está quente mas dentro dos nossos padrões, hoje máxima de 32 graus em Rio Branco, sensaçao termica batendo os 36, e mínima de gélidos 21 graus. No fim da tarde começou a chover forte e segue chovendo até esse momento, com 23 graus. Um paraíso comparando com muitos lugares poraí.

 

Ein Renan, achei interessante o fato que mesmo fazendo 43 graus no RJ, Juiz de fora nao teve nada anormal.. eu esperava pelo menos uns 36 graus aí hoje.

Link to comment
Share on other sites

Até que enfim o frio voltou na serra heim Valdir! :lol:

 

Eu acho que POA e Floripa podem se recuperar um pouco, fechando

Dezembro entre +02,5 e +03,0. Entretanto, Curitiba e São Paulo devem

mesmo fechar com as atuais anomalias observadas pelo Carlos. Minas

Gerais entre +02 e +03 de anomalia, salvo o noroeste e norte.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia tipo “inferno na terra" por aqui.

 

Temperaturas muito parecidas com as de ontem; no momento já tenho horrorosos 31,3°C.

 

Uma luz no fim do túnel ????

 

Tanto os modelos ETA e Global colocam muita chuva para os próximos dias aqui para o litoral norte, Mantiqueira, Vale, Sul de MG e Sul do RJ. Seria uma seqüência boa de dias com chuvas. Espero que se confirme isso. Já fez muito calor, está na hora de haver uma compensação.

Link to comment
Share on other sites

 

Ein Renan, achei interessante o fato que mesmo fazendo 43 graus no RJ, Juiz de fora nao teve nada anormal.. eu esperava pelo menos uns 36 graus aí hoje.

 

Pois é Jordan, a temperatura em si não disparou muito por aqui, mas veja a sensação térmica. Bateu 39,5C ontem! O calor é suportável,

o problema mesmo é na hora de dormir. Ontem dormi com 30,2C no quarto, simplesmente acordei péssimo hoje, com dor de cabeça e

mal estar generalizado. Pior que eu nunca havia me preocupado com ar condicionado ou algo para refrescar à noite, isso porque eu nunca

havia visto uma sequência tão grande de dias quentes. Pra você ter uma ideia, Jordan, ontem foi o 16º dia seguido de máxima acima

dos 30ºC. Isso é absolutamente inédito para JF!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tá frio!! Por mais incrível que isso possa parecer depois de todo aquele calor, podia estar mais quente, bem pouquinho, mas podia! Aqui em Torres chove e venta com temperatura sub 20! Não dá para ficar sem camisa! Aliás, assim como a máxima de 39,8C no Imnet de POA é histórica, se tivermos uma máxima sub 20C em POA será histórica também para um mês de dezembro, ainda mais para o seu final.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tá frio!! Por mais incrível que isso possa parecer depois de todo aquele calor, podia estar mais quente, bem pouquinho, mas podia! Aqui em Torres chove e venta com temperatura sub 20! Não dá para ficar sem camisa! Aliás, assim como a máxima de 39,8C no Imnet de POA é histórica, se tivermos uma máxima sub 20C em POA será histórica também para um mês de dezembro, ainda mais para o seu final.

Está realmente frio para o padrão do mês. Nesses dias ficaremos 4° abaixo da média para dezembro. Ontem passei a tarde inteira em 20° e diversos momento com chuva em chuvisqueiro. Acumulei 16,9 mm.

 

Hoje tive mínima de 19,6°. Agora faz 20,1° com 80% e chuvisca.

 

Esse é o segundo episódio de tempo chuvoso no ano. Isso mesmo: o SEGUNDO! O primeiro foi na sequência de tempestades em setembro, algo que ficará nas nossas memórias pelo ineditismo da quantidade de tormentas, raios e a sequência de trovoadas sem parar por dois dias consecutivos. O segundo é o de agora, justamente com praias lotadas, para ironia de todo mundo.

 

Esse é 2012...

 

Abraços refrescados!

Link to comment
Share on other sites

Até que enfim o frio voltou na serra heim Valdir! :lol:

 

Eu acho que POA e Floripa podem se recuperar um pouco, fechando

Dezembro entre +02,5 e +03,0. Entretanto, Curitiba e São Paulo devem

mesmo fechar com as atuais anomalias observadas pelo Carlos. Minas

Gerais entre +02 e +03 de anomalia, salvo o noroeste e norte.

 

Pois é Renan, essa é a cara da serra :good: . O cenário de hoje remete com certeza a neve que tivemos em setembro. Garoeiro manso, pouco vento e com o frio que fazia, tivemos a tão esperada neve em capuchos! Olha só aí como estava aquele dia, cenário parecido com o dia de hoje:

Link to comment
Share on other sites

Mais uma prova da desgraça de 2012... mais uma prova. Mais uma. De novo... simplesmente mais uma. Prova de que o ano só causa desgraça POR SER 2012.

 

A MetSul não prevê mais escala de calor para os próximos 7 dias para cá. É a primeira vez desde janeiro desse ano que não se observa uma escalada na temperatura num mês de calor, bem como ocorreu em maio, agosto e novembro. Mas daqui a 7 dias também acaba o ano. O ETA também dá aquecimento na virada e vento S e SE com nova queda na temperatura em 2 de janeiro.

 

Nesse Natal eu estava pensando nisso, de que findo o ano a desgraça da dinâmica de 2012 poderia acabar. Pior (ou melhor) que parece ser verdade.

 

Só pode ser piada cientificamente comprovada, que mais uma vez segue À RISCA meu pessimismo e horror com esse ano. Inacreditável! Absolutamente inacreditável! Mais uma para os anais de 2012, o ano que deve realmente ser colocado nos anais do próprio ano.

 

Não aposto nada em 2013. Nada. Mas minha intuição diz para me alegrar um pouco. PURA E SIMPLESMENTE porque não é 2012, mas 2013.

 

Agora 20,1°.

Link to comment
Share on other sites

Falta de chuva é responsável pelos recordes de calor atual, mas condição muda a partir de janeiro

 

O segundo semestre vem registrando calor recorde em todo o Brasil. Ontem, foi a vez do Rio de Janeiro ter a sua maior temperatura da história, com 43,2°C. Na terça-feira, dia 25, a máxima chegou aos 42°C no sul de Santa Catarina, aos 41°C no litoral norte do Rio Grande do Sul e a 39,8°C na Capital Porto Alegre, o maior valor já registrado num mês de dezembro na cidade. Além disso, desde o início do mês as noites também estão bastante abafadas. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, o principal fator para esses recordes é a falta de chuva. Pelo segundo ano seguido, estamos registrando chuva bem abaixo da média em boa parte do país. E isto implica em dias mais ensolarados que o normal e, por consequência, mais quentes. Temos também a atuação de um bloqueio atmosférico, um fenômeno que deixa as frentes frias presas entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. "Sem o único sistema capaz de gerar ventos do quadrante sul e consequentemente declínio da temperatura, a massa de ar tropical que normalmente envolve o centro e norte do país acaba ganhando força e expandindo na direção do Sul e Sudeste", explica o meteorologista. Normalmente, a primavera registra mais temperaturas extremas que o próprio verão, apesar desta última estação ser a mais quente do ano. E como o verão acabou de começar, a atmosfera ainda mantém características da última estação, o que explica esses registros de calor extremo neste momento. Mas tudo indica que no mais tardar a partir do dia 5 de janeiro haverá mudanças. De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas fortes e constantes, chamadas de invernada, típicas da nova estação, devem aparecer sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Falta de chuva é responsável pelos recordes de calor atual, mas condição muda a partir de janeiro

Por que será, né???? :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Desvios homogêneos. Até final do mês esses desvios devem arrefecer um pouco por conta da entrada desta frente-fria. Veremos o fechamento...

 

Caio, teria sido essa onda de calor que provocou os mais de 40C em boa parte de SC, a mais forte onde de calor a atingir SC ou pelo menos Floripa desde 1911? Não me recorde de Florianópolis passando de 35C por dias a fio como foi agora...

 

Sei que em Janeiro de 1963 Orleans registrou 42 ou 44C, mas acho que essa onda de calor desse dezembro superou pela duração do calor extremo. O que você acha?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.