Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

estação CGE SP em Itaim Paulista zona leste da capital marcou 36°C de máxima.
É aquela que fica em cima de um edifício (Foto postada em outro fórum...) e que deve receber uma radiação danada de calor do telhado/teto?? :sarcastic:

 

 

Aqui em São Bernardo do Campo nada de chuva ainda.

 

CGE SP

Na Grande São Paulo, chove moderado entre Guaulhos e Mairiporã. Às 15h, o aeródromo de Guarulhos registrou rajadas de vento de aproximadamente 42km/h.

 

Maiores índices pluviométricos registrados pela Rede Telemétrica do Alto-Tietê até as 16h:

Aqui no meu bairro, na zona norte de Sampa, tivemos um temporal dos bravos. Foram apenas uns 10 minutos mas com uma ventania danada, chuva torrencial e granizo miúdo, raios e trovões.

Depois, choveu moderado a fraco por mais uns 30/35 minutos, com raios e trovões o tempo todo, sem trégua.

Agora já não chove mais.

Link to comment
Share on other sites

hahahaha vendo o drama do Marcos eu não posso reclamar!!

 

Mas a verdade é que o ano de 2012 INTEIRO as coisas postadas de sp e poa foram em grande maioria reclamando do calor e de temperaturas absurdas!

 

A noção que eu tinha tanto pra Uberlândia como em sp eram de máximas de 33 C ou pouco mais que isso como o topo do calor, algo que acontecia 2 vezes no ano. Esse ano veio pra ferrar tudo. Os 33 C viraram tão normais quanto 30 C, sem falar nas mínimas, que em sp chegou a ser de 25/26 em alguns dias.

 

Enquanto não mudar o padrão não tem salvação! hehe

Acho que o padrão em Sampa mudou em 1997/98.

 

Como já postei aqui, entre 1960 e 1996 (37 anos, pois conta 1960), São Paulo (Mirante) registrou 4 vezes temperaturas de 35°C ou mais, sendo a máxima absoluta nesse período (E, consequentemente, da normal 1961-1990) 35,3°C em 15/11/1985.

A temperatura ficava vários anos sem bater nos 34°C. Isto aconteceu de 1964 a 1970, de 1973 a 1983...

Há vários registros de máxima absoluta anual inferior a 33°C: em 1992 (32,3°C), em 1989 (32,0°C), em 1983 (32,8°C), em 1982 (32,4°C), em 1979 (32,6°C), em 1977 (32,8°C), 1976 (32,5°C), etc, etc.

 

De 1997 até 2012 (Por enquanto): 13 registros de 35°C ou mais, sendo 5 acima de 36°C. Temperaturas de 34°C viraram coisa rotineira.

Atualmente, é surreal e difícil de imaginar um ano com máxima absoluta de 32,0°C, como ocorreu em 1989. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Acho que o padrão em Sampa mudou em 1997/98.

 

Como já postei aqui, entre 1960 e 1996 (37 anos, pois conta 1960), São Paulo (Mirante) registrou 4 vezes temperaturas de 35°C ou mais, sendo a máxima absoluta nesse período (E, consequentemente, da normal 1961-1990) 35,3°C em 15/11/1985.

A temperatura ficava vários anos sem bater nos 34°C. Isto aconteceu de 1964 a 1970, de 1973 a 1983...

Há vários registros de máxima absoluta anual inferior a 33°C: em 1992 (32,3°C), em 1989 (32,0°C), em 1983 (32,8°C), em 1982 (32,4°C), em 1979 (32,6°C), em 1977 (32,8°C), 1976 (32,5°C), etc, etc.

 

De 1997 até 2012 (Por enquanto): 13 registros de 35°C ou mais, sendo 5 acima de 36°C. Temperaturas de 34°C viraram coisa rotineira.

Atualmente, é surreal e difícil de imaginar um ano com máxima absoluta de 32,0°C, como ocorreu em 1989. :negative:

Com essas máximas baixas recentes, reforça-se a tese de que houve uma mudança na dinâmica atmosférica. Resta saber se a urbanização nos últimos 15/20 anos atingiu um "ponto crítico", por assim dizer, que levasse a um salto nas temperaturas extremas. O que tem me chamado a atenção nesses dias quentes em SP são as mínimas muito altas!!! Lembro que em dez/1997 saiu uma reportagem sobre as noites quentes em SP (não lembro se na Folha ou no Estadão) que mostrava mínimas de 20°/22°. Agora isso virou regra!!!! De qualquer forma, aquele mês também foi tórrido aqui. Os dezembros de 1997 e 2012 foram os mais quentes que já vi em POA, o que abre a hipótese de que a dinâmica desse mês está repetindo o padrão de 97.

 

Por aqui está nublado e fresco. Faz 22,6° com 85%.

 

Abraços torrados!

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura variou pouco na minha estação........ 25,2C | 35,4C !!! Pqp. Além das máximas abusurdas agora ainda vamos ter noites "agradáveis" de Cuiabá. Era só o que faltava. Por volta das 13h30 choveu muito forte em parte da cidade, inclusive onde trabalho, mas em outros lugares como aqui no meu bairro nenhum pingo de chuva. Temos nuvens escuras a oeste, vento Sul e temperatura em leve queda: 27,6C. Talvez essa mínima horrível caia por terra nas próximas horas.

Link to comment
Share on other sites

Mas não comemorem. Não mesmo. Mais uma vez, de novo, novamente, pela enésima vez o ano de 2012 cravará cientificamente com exatidão e confirmará meu profundo pessimismo com relação a essa merda de ano. A véspera de Natal crava 35° pelo conservador ETA e 37° pela MetSul. Isso mesmo: os modelos EXPLODIRAM o calorão do Natal. Aposto que vamos chegar perto dos 40°.

Não disse? O boletim da MetSul para o Natal dá possibilidade de 40° para os pontos mais quentes da cidade no feriado, ficando em 37°/39° na maior parte do município: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=1173&p_secao=7. Será o 5º evento de 2012 em que beiraremos os 40°, coisa inédita ao que eu me recordo (estou me baseando nos eventos em que eu bati 37° ou mais, já que minhas máximas geramente são 2° mais baixas do que o ponto mais quente da cidade). Gostaria de saber em qual ano houve 5 ondas de calor ou picos de calor em que raspamos ou batemos 40°. Nunca vi isso.

 

O boletim ainda dá tempo chuvoso depois do Natal. É um alívio. Só que tem um problema: a previsão é de tempo fechado justamente nos dias após o Natal. Confesso que é uma alívio, mas não posso deixar de largar um nota, a de que esse ano, além de uma merda, resolveu armar um deboche para quem resolveu tirar folga na última semana. Vou te contar....

 

Agora 22,6°. Aproveitemos enquanto podemos.

 

Dez/2012, o dezembro mais quente ever!!!

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

No último dia do ano, 2012 não terá mais a possibilidade de nos brindar com sua dinâmica atmosférica de merda, a pior ever. Pois eu lhes digo: nesse dia, às 10 para a meia-noite, um raio vai atingir Itaipu e deixar metade do Brasil às escuras. Querem apostar?

 

Desse ano não duvido nada. Nem de neve para o Reveillon do Rio, mandando 2 milhões de pessoas de volta para casa. Só para dar aquela estragadinha básica.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba: 22,5 (19,0 / 28,6 / 16,6 / 32,3) 130,2 mm

São Bernardo do Campo (Riacho Grande): 22,2 (18,7 / 28,1 / 15,4 / 32,8)

 

Incrível Riacho Grande. Menos quente que Curitiba. O que é a proximidade com a serra do mar.

 

Complicado comparar a maior cidade do sul do Brasilm com 1.8 milhão de habitantes, com um bairro de 50.000, ao lado de uma represa...heheh Eu esperava mais de RGrande. 2ºC de diferença nas médias é pouco...

 

E qual o percentual de tropicalidade? 18,9% de subtropical e 81,1% de tropical. Confere? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Agora para o natal deveremos ter um resfriamento nas cidades de serra em RS e SC...mas não se animem..será u frio vampiro, mas melhor que nada..!!

Seguido por máximas de 40°. Melhor do que nada, ou seja, melhor do que ficar sem migalhas. Dá para enganar a fome por um dia.

 

Mas o interessante é que minha máxima de hoje (23,5°) foi de exatos 15,0° menor do que a de ontem (38,5°)! Também foi a menor máxima desde os 23,3° do dia 13/11. Antes tive máxima menor só em 21/10 com 21,0°.

 

Agora está 19,4°. Parece que estamos na Antártida!!!

 

Abraços refrescados!

Link to comment
Share on other sites

Sorte deram meus pais. Acabaram de desembarcar no Salgado Filho em PoA agorinha sob chuva em 23ºC para formatura de um primo nosso. Ficarão até domingo sob temperatura agradáve. E imaginar que ontem fez 39,1ºC em poA. Escaparam por um triz.

 

Formatura de Medicina na UFRGS? Hj é a da minha prima-irmã.

 

É isso mesmo!

 

E eu e meu irmão vamos aproveitar a casa "vaga" para dar um churras daqules com a auxência dos pais. Segundo meu irmão é um churras para só "machos". Coisa estranha, não? Mas com certeza, muita curtição e papo furado!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba: 22,5 (19,0 / 28,6 / 16,6 / 32,3) 130,2 mm

São Bernardo do Campo (Riacho Grande): 22,2 (18,7 / 28,1 / 15,4 / 32,8)

 

Incrível Riacho Grande. Menos quente que Curitiba. O que é a proximidade com a serra do mar.

 

Complicado comparar a maior cidade do sul do Brasilm com 1.8 milhão de habitantes, com um bairro de 50.000, ao lado de uma represa...heheh Eu esperava mais de RGrande. 2ºC de diferença nas médias é pouco...

 

E qual o percentual de tropicalidade? 18,9% de subtropical e 81,1% de tropical. Confere? :sarcastic:

 

 

PQP... Lógico que tinha ser meu amigaço Shimutz! Mano! Para começar, Curitiba é 20% tropical altitude e 80% subtropical, entendido? 2% de diferença é muita coisa seu louco! O problema de RGSerra é que não "afunda" nas mínimas em MP potentes! Mas suas máximas são deveras consideráveis!

Link to comment
Share on other sites

Com essas máximas baixas recentes, reforça-se a tese de que houve uma mudança na dinâmica atmosférica. Resta saber se a urbanização nos últimos 15/20 anos atingiu um "ponto crítico", por assim dizer, que levasse a um salto nas temperaturas extremas. O que tem me chamado a atenção nesses dias quentes em SP são as mínimas muito altas!!! Lembro que em dez/1997 saiu uma reportagem sobre as noites quentes em SP (não lembro se na Folha ou no Estadão) que mostrava mínimas de 20°/22°. Agora isso virou regra!!!! De qualquer forma, aquele mês também foi tórrido aqui. Os dezembros de 1997 e 2012 foram os mais quentes que já vi em POA, o que abre a hipótese de que a dinâmica desse mês está repetindo o padrão de 97.

 

Abraços torrados!

Seria interessante ver o que ocorre na cidade do México, que é outra metrópole absurda de grande...

 

No caso das mínimas, eu discordo um pouco do Carlos. Houve mudança de padrão sim, mas acho que a urbanização influi bastante aqui em Sampa.

 

É verdade, como o Carlos diz, que a região onde fica a estação do Mirante é urbanizada desde, pelo menos, o final da década de 1940.

Porém, o tipo de urbanização era diferente. Explicando: eram casas de quintais grandes, tipo cidades do interior, com árvores, jardins, etc.

Hoje, a especulação imobiliária em Sampa é absurda. O pessoal derruba uma dessas casas antigas e constrói 2, 3, 4, 5 sobrados geminados (Dependendo do terreno), tudo impermeabilizado, solo coberto com lajotas, etc, etc.

Prédios então, aparece um novo todo mês. Existem blocos de arranha-céus a menos de 600 m da estação e já existem 2 prédios novos de apartamentos a cerca de 3 quadras de distância.

 

Outra coisa: até meados da década de 1960, a várzea do rio Tietê, a cerca de 1,5 km do Mirante, era praticamente desocupada (Uma faixa de 0,5 a 2 km de largura, que atravessa Sampa de ponta a ponta). Com o término da retificação do rio (Que era cheio de meandros e alagava a várzea todo ano, na época das chuvas), aquela área foi rapidamente ocupada, e hoje só resta um pequenino trecho descampado pertencente ao Aeroporto Campo de Marte.

Com tudo isso, não há mínimas que resistam. :laugh:

 

A estação do Mirante não ficava mais que 3 anos sem registrar mínimas de 5°C ou menos. Pois bem, a última vez foi em 2000.

Aqui entra também a mudança de padrão. A maior parte das mínimas de 1, 2, 3, 4°C no Mirante ocorria com massas polares continentais que, no seu caminho para o Atlântico, passavam com o centro entre PR e SP. De uns anos para cá, todas elas vão para o oceano com o centro passando pelo RS ou Uruguai. O sudeste está sempre na "beirada" delas.

 

A estação do IAG fica num parque totalmente cercado pela cidade. Mas é um parque relativamente grande, com 5,5 km² (550 hectares, mais ou menos 3,5 km x 1,5 km).

Segundo o boletim anual do IAG, a média anual da estação aumentou cerca de 2°C entre 1933 e 2011.

http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2011.pdf

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, Aldo: SP nunca mais terá invernos como antigamente. Afinal, mesmo se

o planeta experimentasse um resfriamento como o da década de 40, ainda assim a forte

urbanização manteria a ilha de calor que mudou definitivamente o clima da (antigamente)

fria SP.

Com certeza.

 

E Belo Horizonte vai no mesmo caminho...

 

E Curitiba também, não sei não...

 

Embora seja certo que Curitiba continue muito mais fria que Sampa, que deve continuar menos quente que BH...

Link to comment
Share on other sites

A mudança na dinâmica de MPs aqui no Sudeste pode ter atrapalhado SP ou JF, mas a

principal região afetada foi a de BH. Com a diminuição de ondas de frio continentais

impulsionadas por ciclones, a capital mineira ficou muito distante para o ar frio

chegar até lá, e as MPs marítimas também não chegam direito.

Link to comment
Share on other sites

A "solução" para SP seria a derrubada de antigos prédios e a abertura de praças, diminuindo a densidade urbana. Mas a gente vai ficar sentado esperando isso acontecer. TODAS as grandes cidades estão mais densas, urbanamente falando.

 

---

 

Por aqui, a máxima de ontem, de 23,5°, derrubou, SOZINHA, a média máxima de dezembro em 0,5°. Caiu de 32,6° para 32,1°. Para verem o estado em que andam as coisas por aqui.

 

Agora faz 26,4° com 59%.

Link to comment
Share on other sites

Pela segunda vez em 2012 (o primeiro caso foi em setembro) eu vejo uma previsão da MetSul dar 3 dias consecutivos de chuva para POA, 4ª, 5ª e 6ª-feira. E máximas de 21° e 23° nesses últimos dois dias. É um verdadeiro milagre!!

 

Mas em se tratando de 2012, considero isso um deboche, típico do pior ano ever: todo mundo saindo para dois feriadões, na praia, com a família, para aproveitar os dias... com vários dias de chuva!!! Aconteceu isso uma vez o ano inteiro e resolveu acontecer quando todo mundo resolveu sair! O pior é que eu venho falando disso nos últimos dias, com base no puro pessimismo, e olha só o que vai acontecer! Estou falando: se confirma o pior quadro! SEMPRE!! INACREDITÁVEL!! :punish:

 

Agora 26,2° com 58%.

Link to comment
Share on other sites

Aldo...tivemos dois tipos de aquecimento...o de urbanização e o da natureza.....o Iag e Mirante de Santana comprovam isso...

 

No caso de Porto Alegre onde fica sua estação..temos lá as normais de 61/90.....houve alteração na região..ou este aquecimento é natural?

Está perguntando para mim?

Link to comment
Share on other sites

Pode ser Marcos...especialmente alguem de Poa...que saiba informar..

POA tem sofrido um forte adensamento urbano nos últimos 10 anos. Em 2002/2003 inauguraram a 3ª Perimetral, que passa a algumas dezenas de metros do INMET. Também surgiram MUITO prédios novos em áreas onde antes havia mais casas. É o caso do bairro Jardim Botânico, onde está o próprio Jardim Botânico e, ali dentro, a estação do INMET.

 

Penso que se há alguma influência da urbanização sobre as medições, ela é bem recente. Ademais, a estação está num topo baixo bem detrás do hospital São Lucas da PUCRS. Certa vez estive no 8º andar do hospital e vi que este era um pouco acima do nível da estação. Certamente o hospital tem alguma influência ali, apesar de ele ser dos anos 70. O Centro Clínico, que é exatamente atrás dos equipamentos, deve ser do final dos anos 80 ou início dos 90.

 

Nesse ano a MetSul fez um levantamento das médias de POA e verificou que houve um aquecimento de 0,2° da normal 1990-2010 em relação aos 20 anos anteriores. Isso provavelmente é efeito da urbanização, que só agora realmente se adensou naquela área. E há um projeto de fazer um grande shopping junto à Terceira Perimetral, do lado do Jardim Botânico.

 

Via de regra, o clima é exatamente o mesmo. Não mudou nada. Essa também é a tese defendida pelo geógrafo Fernando Livi no Atlas Ambiental de POA, que fez um estudo do clima da cidade de 1912 a 1997 (o livro saiu em 1998). Ele verificou aumento das mínimas em 0,5° e aumento da nebulosidade, provável efeito da retenção de calor devido à urbanização. As precipitações aumentaram minimamente. O resto ficou igual.

 

Agora 27,6° com 56%.

 

Abraços climatológicos!

Link to comment
Share on other sites

26 graus aqui na residência da sogra do Carlos, estou tomando uma cerveja com tempo abafado.

 

Olha só ....serrando cervejas da minha sogra... :laugh:

 

Aqui em SBC , chove sem parar....hoje 20,0 / 22,4.......Agora 21,0 graus...

 

Amanhã estoi ai embaixo Fernando..!..vê se deixa uma latinha pra mim..!!

 

:pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba é sonho de consumo!

 

Sabia porque desdenhava tanto... :laugh: :laugh:

 

Então, eu esperava mais das máximas, algo cerca de mais de 3ºC de diferença do Mirante. O Carlos vive postando a cerração quase que diária...

 

Olha, 2ºC de diferença é qualquer bairro razoavelmente arborizado (o Ahu, do Sguário, por exemplo) com o inmet de Ctba.

 

Agora, 21h:

 

Ctba: 15ºC, no Bacacheri, cidade. :mail:

Lages: 18ºC

SP: 23ºC

POA: 24ºC

Santos: 25ºC

Foz: 30ºC

Link to comment
Share on other sites

Pois é... Ano sim, ano não, ano sim, 2 ou 3 não, São Paulo tinha natal ou ano novo nublados e garoentos, com cara de outono.

Pelo andar da carruagem, neste 2012, sem chance...

 

Hoje, mesmo com um dia nublado, com chuva leve no final da manhã e início da tarde em praticamente toda cidade, o tempo ainda ficou meio abafado, embora muuuiito melhor que durante a semana que termina.

Ficou longe daquele "friozinho" de início de verão.

 

Mirante: 21,9°C / 25,5°C

IAG: 21,2°C / 23,8°C.

 

Agora, céu nublado, mas dá para ficar tranquilamente de bermuda, mesmo na rua.

Às 22h: Campo de Marte 23°C, Congonhas e Cumbica 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Variação de 18,7° a 27,7° com sol e nuvens. Sol e nuvens? Com máxima menor do que 28°? Isso existe? O dia de hoje foi uma exceção. Foi até estranho: agradável, no máximo um calorzinho bom e vento E moderado. Totalmente fora do padrão predominante nesse ano. Espero que seja uma prévia de 2013.

 

Agora faz 21,7° com 76% e vento SE a 13,2 km/h. Está parecendo a Sibéria perto do que era antes. A gente até sente um friozinho! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Chuvas???

 

Isso mesmo, está chovendo por aqui e é uma chuvinha até que razoável, com céu bem fechado; dentro de casa com as luzes acesas, está bem escuro. Temperatura em 22,1°C.

 

Pena que olhando a imagem de satélite, percebe-se que é uma formação isolada, perdida aqui no Vale. Provavelmente o sol deve sair mais tarde. Infelizmente.

 

Bom domingo para todos. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Começamos o verão com águas aquecidas na costa brasileira. O que acho favorece o tempo, além é claro da água para os veranistas.

 

sst_anom_new.gif

 

 

Pelo PSD há uma bolha muito acima da média entre SC/PR/SP

 

 

sst.daily.anom.gif

 

 

Também temos o pacífico em modo neutro:

 

anomnight.12.20.2012.gif

 

 

Diferentemente do verão passado com La Nina, e talvez o mais importante: Atlântico Sul tropical muito resfriado, além de águas mais resfriadas na costa brasileira.

 

anomnight.1.2.2012.gif

Link to comment
Share on other sites

Minima de 22ºC em São Borja, e agora fazem 27,8ºC. Que horror!

 

Pois é, torçam para que não cessem as chuvas de verão como no final do ano passado e início deste ano, aí o bicho pega de vez. Apesar da mínima horrível de 21,7C, hoje temos um agradável vento leste que sopra agora a 15 km/h. "Ainda" tenho "agradáveis" 26,7C. Ontem a noite havia muitos relâmpagos e inclusive choveu rápido no leste da cidade. Entretanto, se continuar assim, fecharei abaixo da média no quesito chuva pelo sexto mês consecutivo!

 

A coisa vai ficar muito séria amanhã no centro da Argentina e parte do Uruguai, com elevados índices de instabilidade, com grandes chances de tempestades destrutivas e até tornados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.