Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Aqui também fez muito calor hoje, não tenho a temperatura exata, mas deve ter ficado ao redor dos 35°C a máxima. No momento, para o padrão aqui do Vale ainda muito quente com 27,9°C.

Aliás, dando uma olhada nas automáticas, só achei duas cidades com temperaturas decentes nessa noite. CDJ e Monte Verde, ambas com 17°C.

Link to comment
Share on other sites

É vero, DSoares! Esses eventos, apesar de desagradáveis em alguns aspectos, são muito interessantes de acompanhar! Eu fico completamente envolvido, querendo ver cada detalhe!!!

 

Por outro lado, aconteceu uma tragédia aqui em casa: com a temperatura interna batendo 34,6° no mesanino, a minha querida barra de chocolate Milka, vinda diretamente do Uruguai, virou pasta doce. Agora essa maravilha nunca mais será a mesma... :dash1:

 

A pouco começou um delicioso vento SE que está derrubando as temperaturas. Tenho 30,7° com 54% e caindo rapidamente.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

A RBS de Caxias do Sul registrou a incrível variação de 23,5° a 33,5°!!!

 

Ontem cheguei na cidade no final do dia e fazia algo como 30°. Ficou estancado em 28°/29° até quase fim da noite. Isso que registrava os valores na sacada do 10º andar de um edifício no meio da cidade. Na virada estava 27°. A mínima foi de 22,7°. Absurdo para o local!!

 

Hoje à tarde tinha vento N e NO moderado à forte e a máxima no local ficou na casa dos 32°.

Link to comment
Share on other sites

Já nem reclamo do calor que fez ontem e está fazendo hoje aqui em São Paulo. A automática do Mirante já bateu em 32,8°C e o IAG em 33,4°C.

Mirante: 20,0°C / 33,5°C

IAG: 19,2°C / 34,3°C

 

A noite continua muito quente em Sampa, céu praticamente limpo, às vezes dá para identificar alguns cirrus, e sem vento.

 

Às 22 h:

Campo de Marte: 28°C

Congonhas: 30°C (Para Sampa, neste horário, é muuuiiito quente!)

Cumbica: 26°C

Link to comment
Share on other sites

Pois é, este ano está se caracterizando como um ano de extremos significativos. Não ficaria surpreso com uma boa onda de frio no meio do verão!

 

Cara, até que não seria uma má ideia! :laugh:

 

Por aqui nada de recordes, calor é normal nessa época, mas o que impressiona é a sequência de dias de desconforto. Apenas falando em dezembro, esse foi o 13º dia que registro máxima acima dos 35C! Mín de 22,7C e máxima de 36,1C neste Natal. A boa notícia é que excelentes volumes de chuva cairão, segundo o GFS, em todo o sul do Brasil nos próximos dias. Agora faz 29,3C com URA de 64%. Creio que não baixo de 25C nesta noite.

Link to comment
Share on other sites

Diego, perfeito! Embora opressivos, estes dias são fantásticos de acompanhar! Hj estava aluscinante entrar em Torres com o meu carro marcando 42C, sendo que em um dados momentos batia 43C!!! O dado do carro era com o carro andando a 120km/h, o que torna a margem de erro pequena! A estação de Torres está a 100 metros do mar, e não captou o que ocorria há 6km de distância. O dado de Criciúma torna bastante factível o meu registro de 43C na entrada de Torres!

Link to comment
Share on other sites

Em homenagem ao BAZ, fiz uma coletânea dos meus comentários acerca de 2012 e mais especificamente do mês de dezembro. Todos do tópico desse mês: viewtopic.php?f=101&t=14997&p=354948&sid=072247db714bf57248fa110e0ac8f25d#p354948.

 

Pior que acertei quase tudo!! E tudo com base na expectativa de que 2012 SEMPRE, mas SEMPRE poderia piorar a situação. É impressionante!!

 

Agora 27,1° graças ao vento S e SE que está batendo. Para quem tinha 34,1° às 21:55, isso daqui está parecendo o norte do Canadá!

Link to comment
Share on other sites

Deserto total aqui em Itatiaia hj!

Temp. mínima: 20.4C

Temp. máxima: 38.2C quase sem nuvens e sol forte o dia todo;

Agora faz 25.5C, céu claro e sem vento.

Dentro do quarto faz 29.7C (insuportável!!!).

Sds.,

 

Impressionante o calor no vale do Paraíba heim meu amigo. Hoje em Juiz de Fora, máxima de 33,8ºC. Está

difícil aguentar este mês. Aqui no meu quarto faz tórridos 29,4ºC! Preciso de

um ar condicionado ou de uma tela para poder dormir com a janela aberta!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra

 

43,8°C Criciúma, 43,4°C Tubarão, 42,1°C Urussanga, 40, Turvo, 40,5°C Jacinto Machado, 40,5°C, 40,5°C Jaraguá do Sul, 40,4°C Corupá, 40,5°C Palhoça, 40,4°C Turvo, 40,4°C Jacinto Machado, 40,2°C Antônio Carlos, 40,0°C Blumenau. Epagri, Plantar Agronomia, particular e Furb.

 

 

Que absurdos estes valores!!! Em Criciúma só faltou a essência de eucalipto!

Link to comment
Share on other sites

E eu achando incrível esses 40 graus em Blumenau hahaha, Criciúma dando um laço tanto na máxima quanto na mínima.

 

EU gostaria de saber qual foi o pico máximo de sensação térmica para BNu, provavelmente rivalizamos com Criciúma.

 

Foi absurdo o calor hoje, mas vou dizer, pra cá ele ainda não bateu o dia mais quente daquela onda de calor de 2010. Naquela ocasião, fui dormir com 30 graus passando da meia-noite e acordei com 28 graus.

 

Agora de madrugada já estamos com 26/27 graus.

 

Tenho que confessar que acompanhar uma mega onda de calor dessas é muito mais interessante de acompanhar do que um verão entediantemente dentro dos conformes.

 

A sorte é que ela está ocorrendo numa época onde a maioria das pessoas estão de férias, porque é totalmente insalubre o sujeito realizar serviços externos com um sol de rachar, temp de 40 graus e sensação passando fácil dos 50, é foda.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o calor até à 1 h da manhã! Com a reorganização e o fortalecimento da frente no centro e E do RS, o vento continua a entrar de N e NO no interior. Bateu 30,8° em Rio Pardo e 23,7° em Ausentes!! Por aqui o vento E e SE aliviou o extremo. Agora faz 26,1° com 80%. Ainda assim muito quente!!!!

Link to comment
Share on other sites

Alguém escreveu que amanhã terá inicio a formação de uma ZCAS aqui em SP, que seja isso mesmo e que ela dure uns 10 dias pelo menos. Esse calorão todo, para ser bem sincero, já encheu o saco!!!!

 

Apenas 09:30hs e já tenho 28,8°C aqui no centro da cidade. :heat: :heat:

 

Se eu estiver errado, alguém me corrija, mas acho que o único lugar fresco no centro-sul do Brasil nesses últimos dias são as cidades que ficam aqui na altitude da Mantiqueira. CDJ hoje teve mínima ao redor dos 15°C. Perto das outras regiões, isso é quase glacial.

Link to comment
Share on other sites

SIMPLESMENTE ESPETACULAR ESSA MÍNIMA EM JOINVILLE/PIRABEIRABA - Estrada do Pico..

 

Pena, muita pena, que nesta estação não tenhamos anemômetro!

 

Reparem que ela fica próxima ao costão da serra e próxima de 4 VALES, que escoam o ar seco vindo da serra tudo para a mesma região.

 

A Umidade relativa ficou em torno de 60% durante toda a madrugada. Gente, 60% durante a madrugada em Joinville é artigo de luxo! Isso só pode ser coisa do vento Zonda!!

 

Pessoal, para vocês entenderem o local APROXIMADO da estação em questão.

 

Visão Leste-Oeste e condicionantes do relevo para o registro desta mínima elevada e do vento Zonda/Föhn/ Aquecimento adiabático

 

PicoEstrada.jpg

Link to comment
Share on other sites

QUE MARAVILHAS ESSES MICROCLIMAS!!!

 

Gente, é o que eu sempre disse e sempre quis desmistificar (por isso tenho 3 estações meteorológicas em Joinville): isso aqui tem clima para todos os gostos hahahhahahha

 

 

PS: tive mínima de comportadíssimos 25,5ºC aqui na Zona Sul. Ou seja, nem toda a cidade viveu o inferno dos 31ºC de mínima hahhahaha

Link to comment
Share on other sites

Alguém escreveu que amanhã terá inicio a formação de uma ZCAS aqui em SP, que seja isso mesmo e que ela dure uns 10 dias pelo menos. Esse calorão todo, para ser bem sincero, já encheu o saco!!!!

 

Apenas 09:30hs e já tenho 28,8°C aqui no centro da cidade. :heat: :heat:

 

Se eu estiver errado, alguém me corrija, mas acho que o único lugar fresco no centro-sul do Brasil nesses últimos dias são as cidades que ficam aqui na altitude da Mantiqueira. CDJ hoje teve mínima ao redor dos 15°C. Perto das outras regiões, isso é quase glacial.

 

Urupema tem salvado a pátria também.....mas só no frio vampirão! De tarde, aproxima-se dos 30ºC...

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tinha visto uma mínima de 31ºC, pra ser bem sincero...mesmo quando Santa Maria tem aqueles pré-frontais com vento

norte, a temperatura fica nestes valores durante a madrugada, porém cai rapidamente assim que a frente chega. Não será o caso

desta estação de Joinville.

 

E já faz FRIO na Campanha gaúcha. Várias cidades neste momento com chuva fraca e temperaturas entre 15-17 graus. Isso é

uma verdadeira benção!

 

O alívio virá para o Sul, já para cá os modelos estão confusos. O GFS é desanimador, pois embora indique aumento da

chuva para os próximos dias, as temperaturas permanecem elevadas. Já o ETA é um dos mais animadores, pois coloca muita

chuva a partir do dia 29 e queda significativa de temperatura. MBAR segue o GFS.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma para os anais de 2012:

 

A estação convencional do INMET de POA bateu a impressionante marca de 39,8°!!! Seria a 5ª MAIOR TEMPERATURA DA HISTÓRIA DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS, EM DEZEMBRO DE 1909, ISTO É, EM 103 ANOS e iguala o recorde da estação localizada no Jardim Botânico desde o final dos anos 50, valor também registrado em novembro de 1985!!!

 

Gostaria que a MetSul confirmasse isso, já que a informação saiu na Zero Hora, e muitas vezes a imprensa fala bobagem.

 

Mas, de fato, foi um dado simplesmente impressionante!! E iguala o recorde da atual estação. Também é a MAIOR TEMPERATURA JÁ REGISTRADA NUM MÊS DE DEZEMBRO DESDE 1909!!

 

Esse dado também confirma que POA é a cidade do quase: quase neve, quase negativa (dá 0,0° no INMET, mas não negativa), quase 40°, quase chuva (cai tudo no Vale dos Sinos), enfim, quase qualquer coisa.

 

E me perdoem a falta de modéstia, mas desde o início do mês eu venho arrebentando com as expectativas de melhoras nesse mês. Esse dado, para mim, cela por completo toda a minha chutação de balde.

 

Ao menos hoje o dia é um paraíso, uma Sibéria brasileira! Tenho 23,4° com 81%. Nublado e vento sul. Aleluia!

 

2012, o ano do inacreditável... para pior, sempre!

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tinha visto uma mínima de 31ºC, pra ser bem sincero...mesmo quando Santa Maria tem aqueles pré-frontais com vento

norte, a temperatura fica nestes valores durante a madrugada, porém cai rapidamente assim que a frente chega. Não será o caso

desta estação de Joinville.

 

E já faz FRIO na Campanha gaúcha. Várias cidades neste momento com chuva fraca e temperaturas entre 15-17 graus. Isso é

uma verdadeira benção!

Também nunca tinha visto esse dado. Ao menos não no Brasil!

 

E reparem: Joinville já tem 36° às 11 h, horário normal das 10 h! Vai a 40°? Não duvido nada. Nem se der 45°.

 

Agora volta a chover aqui. Faz 23,3°.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tinha visto uma mínima de 31ºC, pra ser bem sincero...mesmo quando Santa Maria tem aqueles pré-frontais com vento

norte, a temperatura fica nestes valores durante a madrugada, porém cai rapidamente assim que a frente chega. Não será o caso

desta estação de Joinville.

 

Renan, não se esqueça que PODERÃO surgir núcleos de trovoada, e aí a temperatura seguramente despencaria para abaixo dos 30ºC.

 

Alguém sabe qual a maior máxima já registrada no País??

 

Abraços derretidos.

Link to comment
Share on other sites

A RBS de Santa Maria começou a madrugada com 30,5°. Depois de cair mais de 30 mm, agora faz apenas 17,4°. É o belo cenário que nos espera nas próximas horas.

 

Uruguaiana com surpreendentes 16,4°! É FRIO para dezembro, ainda mais por lá!

 

Temos chuva moderada e forte em todo o centro e quase todo o sul do RS, especialmente na metade sul da Laguna dos Patos. Pelo visto teremos muita água hoje!! Até agora tive apenas 3,5 mm.

 

Agora 23,0° com 80% e venta de SSO a 12,1 km/h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu nunca tinha visto uma mínima de 31ºC, pra ser bem sincero...mesmo quando Santa Maria tem aqueles pré-frontais com vento

norte, a temperatura fica nestes valores durante a madrugada, porém cai rapidamente assim que a frente chega. Não será o caso

desta estação de Joinville.

 

Renan, não se esqueça que PODERÃO surgir núcleos de trovoada, e aí a temperatura seguramente despencaria para abaixo dos 30ºC.

 

Alguém sabe qual a maior máxima já registrada no País??

 

Abraços derretidos.

 

Oremos pela chegada da chuva até o final do dia por aí, mas a verdade é que a FF ainda está um pouco longe, hehehe.

 

E hoje será um dia quente na minha cidade também. Agora faz 31,4ºC e a máxima deverá ficar na casa dos 34 graus. Hoje

o Rio de Janeiro superará FACILMENTE os 40 graus!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.