Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Aqui no centro da cidade, no meio da tarde, caiu uma pancada de chuva bem intensa com direito a raios bem fortes, só que tudo isso durou uns 15 minutos, depois o céu limpou e o sol voltou. Mas, foi uma chuva bem restrita, alguns conhecidos me disseram que aonde eles estavam tinha chovido muito pouco.

 

No momento, algumas nuvens e uma temperatura de 25,6°C. Ao ar livre, até que está agradável, dentro de casa, quente.

Link to comment
Share on other sites

Querem saber o que é horror? Nesses primeiros dez dias de dezembro não tive NENHUMA máxima abaixo de 33,2C! Sendo que tive mínima de 24,6C no dia 05/12. Hoje novamente o pesadelo foi terrível: 22,6C | 36,3C. A média das mínimas está em 22,6C e das máximas em 35,3C. Foram apenas 14 mm até agora em dezembro. Não aguento mais reclamar nesse ano!

 

Esse ano foi muito parecido com 2001 e 2002, porém, foi mais seco, o que pode ter deixado a sensação pior que naqueles tempos!!!

 

2013 tem que ser diferente! Falta pouco pra terminar esse ano Igor! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive a terceira maior temperatura de 2012: 38,1°!

 

A estação do Metroclima bateu impressionantes 39,7°!!!!! Mas o mais incrível foi que esse dado ocorreu no Moinhos de Vento, num topo urbanizado!! Os edifícios altos e o topo deveriam segurar a máxima, mas teve o pico de calor da cidade! Inacreditável!

 

Também é impressionante como o pessimismo desse ano se confirma de forma milimétrica. A MetSul havia aumentado MAIS UMA VEZ a máxima, agora para 38°! E PASSAMOS DISSO!! FOMOS ALÉM do pior cenário imaginado!

 

Ademais, a previsão para a semana é deprimente: máximas de 35°/36° depois da chuva.

 

Virou raridade dia de verão abaixo de 30°.

 

Considero dezembro soterrado e espero a pior situação possível para esse mês. Minha aposta é um dos dezembros mais quentes da história, senão o mais. Será o nosso anti-clímax.

Link to comment
Share on other sites

É meus amigos, vamos ter uma jornada de tempestades literalmente "curta e grossa". No centro do RS as dez da noite fazia 34 graus em Santa Maria :heat: :heat: :heat: Aqui em Bom Jesus uma brisa quente mantém a temperatura em 25 graus, literalmente surreal!!! A Metsu publicou a pouco via twitter que as imagens do radar de Canguçu são preocupantes. Tomara que não tenhamos eventos como o acontecido em Dolores no Uy durante o fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

O negócio está sério...muito sério no sul do RS. Vejo que a temperatura no topo das nuvens vai a -80 ou menos

em alguns pontos. Tempestade de super-célula formada! Oremos...

Muito feia a situação!! Há um núcleo que instabilidade no radar de Canguçu que atinge o TOPO da escala de precipitação. Quebradeira geral.

 

Agora tenho 27,5° com 62% e venta de SE a 7,6 km/h. O mais incrível é a pressão: 997,5 mb! E ainda temos um alerto do Metroclima: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=1165&p_secao=7#.

 

Abraços em oração!

Link to comment
Share on other sites

Meus dados de dezembro:

 

Dia - mín/máx

 

1 - 21,2°/26,3°

2 - 19,7°/31,3°

3 - 19,1°/35,8°

4 - 21,6°/32,3°

5 - 23,0°/34,4°

6 - 24,8°/36,9°

7 - 22,5°/33,1°

8 - 21,0°/30,2° (esse dia foi depois que passou a frente "fria", para vocês verem em que estado estão as coisas por aqui...)

9 - 18,7°/32,2°

10 - 19,7°/38,1°

 

Média - 21,1°/33,1°

 

Simples - 27,1°

 

Agora 27,5° com 62%. Pressão em 997,8 mb!!

Link to comment
Share on other sites

A instabilidade forte passou pelo sul do RS e trouxe chuva e ventos fortes, provavelmente

granizo também. Agora ela se encontra no noroeste do estado e segue seu rumo para norte

até dissipar.

 

E no Sudeste as instabilidades começaram cedo hoje, já observa-se muitas nuvens no

satélite desde agora, 07:23.

Link to comment
Share on other sites

Ventos de mais de 120km/h causam destruição no Rio Grande do Sul

 

A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul foi responsável por intensos temporais no Estado entre a noite de ontem e madrugada de hoje, sendo que os maiores problemas ocorreram em decorrência dos fortes ventos. Em Quaraí, as rajadas chegaram a 121km/h entre 23h e meia noite e depois disso a estação meteorológica saiu do ar. Em Canguçu foram registrados ventos de 115km/h, em Torres de 112km/h, em Caçapava do Sul 105km/h e em Mostardas 101km/h. Nem a Capital escapou da ventania e também foram registradas rajadas na casa dos 100km/h. E essa ventania trouxe muitos transtornos aos gaúchos, como destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica, que atinge quase 600 mil clientes em todo o Estado. O trânsito está complicado por conta das árvores caídas e dos semáforos desligados e há bloqueios em pelo menos sete trechos de diversas rodovias, segundo informações da imprensa local. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a intensidade de um temporal depende da força e posição do sistema meteorológico e também da disponibilidade de energia. E no momento desses temporais nenhum grande sistema meteorológico compartilhava a umidade da Amazônia com o ciclone. "Portanto, toda a energia, que não é pouca nesta época do ano, convergiu na direção do Rio Grande do Sul", explica. Os acumulados de chuva não foram muito elevados, quando comparados com os ventos fortes. O maior volume foi registrado em Dom Pedrito, com pouco mais de 35mm ou 40% da média de dezembro. Neste momento, o ciclone já se afasta do Rio Grande do Sul, mas deixa uma frente fria, que ainda gera vendavais no norte gaúcho, mas segundo previsão da Somar dificilmente serão registrados ventos semelhantes aos vistos na madrugada. A tendência ainda pela manhã é de que estas nuvens carregadas afastem-se para Santa Catarina e Paraná e a partir de agora os maiores transtornos serão registrados nesses dois Estados.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Meus dados de dezembro:

 

Dia - mín/máx

 

1 - 21,2°/26,3°

2 - 19,7°/31,3°

3 - 19,1°/35,8°

4 - 21,6°/32,3°

5 - 23,0°/34,4°

6 - 24,8°/36,9°

7 - 22,5°/33,1°

8 - 21,0°/30,2° (esse dia foi depois que passou a frente "fria", para vocês verem em que estado estão as coisas por aqui...)

9 - 18,7°/32,2°

10 - 19,7°/38,1°

 

Amanhã volta o calorão, Marcos. Depois, mais chuva! UFA! Que 2012 acabe logo! Hehehe.

Média - 21,1°/33,1°

 

Simples - 27,1°

 

Agora 27,5° com 62%. Pressão em 997,8 mb!!

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer com rajada de 115,2 km/h no Cabo de Santa Marta/Laguna/Inmet

 

Quem topar ir no Morro da Igreja... rajada chegou a 140,76 km/h. Velocidade média acima de 78km/h desde 7hs da manhã.

 

Absurdo! Nestas horas deveria ser proibido a visitação aos turistas. O risco é grande demais de sair voando...

 

UM TORNADO PASSOU PELO GALPÃO DO PAI DO ADEMAR, DESTELHOU E JOGOU AS TELHAS NO CARRO E SEGUIU PARA O MATO.

 

F0, F1? É o mais provável. Será que vamos ter fotos?

 

abraços ventosos

Link to comment
Share on other sites

Com a força de um tornado: Parque Eólico de Osório registrou rajadas de vento de 216 km/h

 

Fato foi registrado á 100 metros de altura

 

Parque Eólico de Osório (Foto: Arquivo)

 

O forte temporal que atingiu o Litoral Norte Gaúcho provocou estragos em diversas cidades. Em Osório, parte de uma casa caiu na Rua Terra de Areia, mas ninguém ficou ferido.

 

Em Capivari do Sul o telhado do posto da Brigada Militar não resistiu e veio a baixo.

 

Segundo o engenheiro responsável pelo Parque Eólico de Osório - Glauco Saraiva - "A tempestade esta madrugada foi entre 03h08min até as 03h23min com velocidade na media de 144 kM/h e rajadas que chegaram até 216 kM/h. Estas intensidades de vento são a 100 metros de altura em relação ao nível do mar.", explicou.

 

Glauco ainda destava que o nesta manhã de terça-feira o vento forte está soprando de noroeste com velocidade na média de 55 kM/h e com rajadas de 65 kM/h. A potência do parque neste momento é de 210 MW.

 

Choveu nas últimas 24 horas 15 mm

 

Previsão do vento soprar forte durante o dia de hoje virando de Noroeste para sudoeste (minuano) da parte da tarde com velocidade na media de 40 kM/h.

 

Já para a noite o vento perde intensidade e amanhã deve virar e soprar nordeste com vento fraco durante o dia e a partir da tarde aumenta a velocidade e sopra forte na media de 42 km/h.

 

 

 

 

As informações são do Engenheiro responsável pelo Parque Eólico de Osório Glauco Saraiva

 

Litoral em Movimento

Link to comment
Share on other sites

arvore.jpg

 

Parte de árvore caiu na Avenida Borges de Medeiros, Centro de Porto Alegre (Foto: João Laudi/RBS TV)

 

Porto Alegre e Região Metropolitana

 

Na capital gaúcha, galhos ficaram espalhados pelas ruas e dificultaram o trânsito. Alguns trechos tiveram de ser interrompidos. O vento forte derrubou árvores pelas ruas. No bairro Cristal, na Zona Sul, houve registros de casas destelhadas. Não houve, entretanto, registro de feridos. O mau tempo também deixou diversos bairros às escuras.

 

O Corpo de Bombeiros recebeu, até o início da manhã, cerca de 40 ocorrências de destelhamentos somente em Porto Alegre. "Isso desde 2h50, 3h da madrugada. Atendemos mais ou menos a metade até o momento. Predominou a queda de árvores. Não houve feridos nessa chuva", disse o tenente Soares, por telefone, ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. Ainda segundo ele, a Zona Norte foi a região com mais problemas na capital.

 

Por volta das 6h30 já não chovia mais em Porto Alegre, mas o Inmet mantém o alerta - tanto para a capital como para o restante do estado - sobre a possibilidade de mais chuva forte e vento até o fim do dia.

 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou quedas de árvores em diversas ruas e colocou equipes nas ruas pela manhã para auxiliar os motoristas no trânsito. Os locais com algum tipo de bloqueio: Vasco da Gama, próximo da Felipe Camarão; Ângelo Crivellaro, próximo da Cristiano Fischer; Marcio Dias com a Nonoai, Alameda Eduardo Guimarães, próximo da Nilo Peçanha; Vasco da Gama, próximo da Ramiro Barcelos; e Luis de Camões.

 

Segundo a EPTC são, no total, 11 árvores caídas, três postes, 19 cruzamentos sem energia e dois fios caídos em vias.

g1

Link to comment
Share on other sites

A muito tempo não via aqui no RS temporais tão democráticos quanto nessa ocasião. A tempestades atingiram todo o Estado, além de SC. Fora o Noroeste e as Missões, salvo engano meu. Todas as demais regiões tiveram vento de 100 km/h ou mais, chuvarada e estragos!!

 

Eu acordei às 2:10 para ir no banheiro e vi o verdadeiro festival de relâmpagos que havia ao sul. Parecia que o Cb estava ligado na tomada. Depois desabou o mundo! Uma violenta enxurrada a partir das 2:35. Acumulei 18,4 mm no total, mas o gráfico sobe na vertical, o que indica que a coisa foi feia. Tive rajada de modestos 57,3 km/h. Mas a RBS atingiu 97 km/h antes de sair do ar. Passamos dos 100 km/h na cidade!!

Link to comment
Share on other sites

Impresionante o calor em Porto Alegre neste mes. A média das máximas até ontem estava em 33,8....isso dá quase 5 graus acima da média num mês que já é quente por natureza.....é o fim mesmo...é um clima insano...!!

O mais impressionante é a TOTAL AUSÊNCIA de refresco!! NÃO EXISTE dia agradável!! Simplesmente não existe!!!

 

Para ter uma idéia tivemos essa frente "fria". A mínima ficou em 20,9° por causa da tempestade. A pouco cheguei em casa e achei o ar apenas morno, não tão quente. Para minha surpresa fazia 29,7° com 59%, o que mostra que perdemos a noção do que é agradável. Parecia que estava 25°!!

 

Após a passagem da "frente", agora tenho 30,3° com 58%.

 

Acabaram as tardes abaixo dos 30°! ACABARAM!! Estamos caminhando para o dezembro mais quente de todos os tempos.

 

Perto disso, 1998 é um luxo, um palácio de cristal. Merda pouca é bobagem. E o Brasil inteiro está bem quente!! Os dados do Renan também impressionam, ainda mais para uma cidade que está na casa dos 700 m de altitude.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Bom Jesus uma brisa quente mantém a temperatura em 25 graus, literalmente surreal!!! .

 

23h e Lages registrava 24ºC, algo exagerado pra Serra. A previsão era de chuva a noite, e isolada. Não deu outra: caiu o mundo hoje cedo, por volta das 6h30. O vento era muito forte, com rajada de 70km/h às 11h10.

 

Falta de energia elétrica das 10h50 até as 12h10, por quase toda Lages.

 

Agora, normalizado, céu nublado, pouco vento e 21ºC. Agradável.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, você tem razão: Brasil inteiro fervendo!

 

Na minha estação, até o momento, apenas 2 dias com máxima inferior a 30

graus...os demais 9 dias (contando com hoje) com 30º ou mais. Isso definitivamente

não está certo, mas o motivo para isso é um só: Cobertura de nebulosidade MENOR

QUE O ESPERADO para a época do ano. Sim, nos últimos anos vínhamos tendo uma

frequência boa de ZCAS em Dezembro, retardando o aquecimento. Desta vez o sol

está forte sob nossas cabeças, e a temperatura dispara mesmo -não tem jeito-.

 

E o pior é que a ZCAS acaba refletindo também, de certa forma, nas temperaturas no Sul.

Acho que a ausência dela tem contribuído para um aquecimento mais forte por lá.

 

Agora está bem quente: 31,8ºC com sensação de 36ºC.

Link to comment
Share on other sites

Agora que eu vi no site da Climatempo, um alerta para chuvas nos próximos dias. Aqui no Vale, eles estão esperando algo entre 150 e 200 mm entre os dias 12 e 16/12.

Se cair toda essa chuva mesmo, com certeza vai refrescar; em compensação, na Mantiqueira e na Serra do Mar poderemos ter estragos.

Link to comment
Share on other sites

Agora que eu vi no site da Climatempo, um alerta para chuvas nos próximos dias. Aqui no Vale, eles estão esperando algo entre 150 e 200 mm entre os dias 12 e 16/12.

Se cair toda essa chuva mesmo, com certeza vai refrescar; em compensação, na Mantiqueira e na Serra do Mar poderemos ter estragos.

 

Exato Sergio....vi no WindGuru...muita chuva pra SP e litoral sexta e sabado especialmente.....pelo menos a temperatura vai dar uma caida...assim espero...!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, você tem razão: Brasil inteiro fervendo!

 

Na minha estação, até o momento, apenas 2 dias com máxima inferior a 30

graus...os demais 9 dias (contando com hoje) com 30º ou mais. Isso definitivamente

não está certo, mas o motivo para isso é um só: Cobertura de nebulosidade MENOR

QUE O ESPERADO para a época do ano. Sim, nos últimos anos vínhamos tendo uma

frequência boa de ZCAS em Dezembro, retardando o aquecimento. Desta vez o sol

está forte sob nossas cabeças, e a temperatura dispara mesmo -não tem jeito-.

 

E o pior é que a ZCAS acaba refletindo também, de certa forma, nas temperaturas no Sul.

Acho que a ausência dela tem contribuído para um aquecimento mais forte por lá.

 

Agora está bem quente: 31,8ºC com sensação de 36ºC.

Não temos trânsito de ar frio por aqui, e por consequência não há enxugamento da umidade no Sudeste quando a frente encontra a ZCAS. Pior para nós dois.

 

Por falar em calor, já tivemos o início do verão climático, que começou nos últimos dias de novembro. Desde o dia 26/11 tive duas (isso, DUAS) máximas abaixo de 30° e sete máximas de 33° ou mais. Saudades do verão climático 2011/2012, que começou apenas depois do Reveillon! Um sonho baziano!!

 

Depois da falsa frente fria, tive máxima de 31,9° sem baixar dos 45%. Agora faz 31,5° com 46%.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.