Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Dezembro 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Porto Feliz - Precipitação pluviométrica causa alagamento e interdição do prédio da Vigilância SAnitária

 

A Defesa Civil Estadual foi cientificada por meio de comunicação preliminar de

ocorrências (CPO), encaminhada pela coordenadoria municipal de Defesa Civil (COMDEC), do município de Porto Feliz, área da coordenadoria regional de Defesa Civil de Sorocaba (REDEC/I-4), de que em 12 de dezembro, por volta das 20h30min, uma forte chuva ocasionou alagamento e destruiu parte do prédio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica localizada na Rua João Portela Sobrinho, 108, no Centro da cidade.

A água invadiu o prédio e comprometeu móveis, documentos e outros materiais.

As doses de vacinas estocadas no local já estavam comprometidas após um corte de energia no prédio e estavam sob análise da Secretaria Estadual de Saúde, hajá vista a necessidade de refrigeração constante.

O prédio foi interditado preventivamente pela COMDEC em virtude do comprometimento da estrutura.

Até o presente momento não há registro de vítimas, pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que a ZCAS tome conta de SP, o estrago de +3,5° na média do mês já está feito. Teria de fazer frio fora de época até os últimos dias para nivelar para 0° a anomalia.

 

Aqui estamos com +02,5ºC de anomalia e eu não vejo chances de recuperar. Entretanto,

o mais provável é que a segunda quinzena do mês não seja tão tórrida quanto a primeira. Veja as médias compensadas

nas duas estações daqui de Juiz de Fora até o dia 13/12:

 

INMET, 950m: 23,0ºC

 

Davis, 720m: 23,7ºC

 

Médias das máximas no INMET: 29,5ºC

 

Média das máximas na Davis: 31,2ºC :heat:

Link to comment
Share on other sites

Estou aprendendo a mexer nos plugins do google earth mas não consigo achar o plugin com monitoramento de precipitação, alguém tem o link ?

 

Já achei o de queimadas, raios e temperatura do mar.

 

Achei um que tinha os três juntos, inclusive de precipitação, mas quando baixo entra o queimadas.

Link to comment
Share on other sites

Minha esperança é termos um frio antecipado em 2013...tipo março e não em abril...

Aqui em Sampa eu acho difícil.

Março parece que tem ainda uma "inércia" do verão.

 

Mínimas absolutas desde a abertura da estação, no Mirante:

Jan - 10,2°C (21/01/1952)

Fev - 11,1°C (10/02/1949)

Mar - 11,0°C (23/03/1950)

Abr - 6,0°C (20/04/1951); 6,8°C (25/04/1970); 8,3°C (19/04/1999); 8,6°C (18/04/1999)

 

Embora o outono comece em 21 (22? Nunca sei...) de março no calendário, desde que eu acompanho (Década de 70), nunca vi uma queda de temperatura razoável antes de 1º de abril aqui em Sampa.

Os últimos 10 dias de março sempre são prolongamentos do verão.

 

Em todo caso, espero de todo coração que você acerte...

Link to comment
Share on other sites

Excelentes dados Aldo....acho que a linha de frio para março....digo em termos de antecipação ...vale de SC pra baixo...pois aqui acho que não vamos ter a menor chance..!!

 

Aqui no RS tivemos, no final de março de 2012, um friozinho bem significativo até! Foram dias que tivemos que usar um casaquinho e nos cobrir com uma coberta leve.

Normalmente, até o final de março o calor se prolonga também em Porto Alegre. Em abril ainda temos dias muito quentes, também, mas já alternando com dias mais frescos e um pouco frios.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Minha esperança é termos um frio antecipado em 2013...tipo março e não em abril...

Aqui em Sampa eu acho difícil.

Março parece que tem ainda uma "inércia" do verão.

 

Mínimas absolutas desde a abertura da estação, no Mirante:

Jan - 10,2°C (21/01/1952)

Fev - 11,1°C (10/02/1949)

Mar - 11,0°C (23/03/1950)

Abr - 6,0°C (20/04/1951); 6,8°C (25/04/1970); 8,3°C (19/04/1999); 8,6°C (18/04/1999)

 

Embora o outono comece em 21 (22? Nunca sei...) de março no calendário, desde que eu acompanho (Década de 70), nunca vi uma queda de temperatura razoável antes de 1º de abril aqui em Sampa.

Os últimos 10 dias de março sempre são prolongamentos do verão.

 

Em todo caso, espero de todo coração que você acerte...

 

Acho que verãozão mesmo vai até primeira semana de março, no máxima até lá pelo dia 10/março. Depois disso, as máximas entram em nítida e progressiva queda. As mínimas também, mas numa velocidade menor. Estas começam a cair acentuadamente a partir de meados de abril. Acredito que após a primeira semana de março até a 2ª quinzena de abril vivemos em Sampa um periodo de transição entre verão e outono. Outono típico temos partir 2ª quinzena e dura muito pouco (1 mês e meio no máximo).

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que a ZCAS tome conta de SP, o estrago de +3,5° na média do mês já está feito. Teria de fazer frio fora de época até os últimos dias para nivelar para 0° a anomalia.

 

Por aqui um dia típico de dezembro com atuação da mTa, apesar da noite morna. Mínima de 21,4°. Agora faz 27,9° com 54% e muitos e estratus cumulus devido à infiltração marítima. Venta de E a 17,1 km/h.

 

Exato. O estrago já esta feito. Fez um absurdo de calor até ontem. Hoje amenizou muito aqui com a chegada desta ZACS, choveu o dia inteiro praticamente. Variei de 20ºC à 25,9ºC e agora tenho 22,5ºC. Teremos esta ZACS até 3ª feira para aliviar bem a situação por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Excelentes dados Aldo....acho que a linha de frio para março....digo em termos de antecipação ...vale de SC pra baixo...pois aqui acho que não vamos ter a menor chance..!!

 

Aqui no RS tivemos, no final de março de 2012, um friozinho bem significativo até! Foram dias que tivemos que usar um casaquinho e nos cobrir com uma coberta leve.

Normalmente, até o final de março o calor se prolonga também em Porto Alegre. Em abril ainda temos dias muito quentes, também, mas já alternando com dias mais frescos e um pouco frios.

Abraços!

 

O Coutinho tinha antecipado bem para gente este frio de final de março. Acho que foi dia 30. A tarde aqui na Granja Viana fez 13,7ºC. Foi uma tarde de inverno rigoroso por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Acho que verãozão mesmo vai até primeira semana de março, no máxima até lá pelo dia 10/março. Depois disso, as máximas entram em nítida e progressiva queda. As mínimas também, mas numa velocidade menor. Estas começam a cair acentuadamente a partir de meados de abril. Acredito que após a primeira semana de março até a 2ª quinzena de abril vivemos em Sampa um periodo de transição entre verão e outono. Outono típico temos partir 2ª quinzena e dura muito pouco (1 mês e meio no máximo).

Pelo que me lembro, normalmente os picos de calor no verão aqui em Sampa iam até a metade de fevereiro. Em março o calor continuava mas dificilmente passava de 30, 31°C. Era como você explicou.

Eu costuma dizer que após 15, 20 de fevereiro podíamos ficar tranquilos. Temperaturas de 33°C ou mais, se ocorressem, só a partir do final de setembro.

 

Porém, a partir de 2000, esta "regra" não tem funcionado. Tivemos:

33,9°C (01/03/2003)

34,0°C (02/03/2003)

34,1/C (01/03/2009)

34,3°C (01/03/2012)...

 

Agora, as mínimas são de verão até o final do mês. Como você disse, so começam a cair mesmo em abril.

Porém, não é raro a 1ª semana de abril ainda ter cara de fim de verão.

 

Eu considero outono em Sampa quando (Não sei se os colegas concordam...):

1. A umidade, a frequência de chuvas e a grande quantidade de nuvens, típicas do verão, começam a desaparecer;

2. Começam as 1as sequências de dias de céu limpo, quase sem nuvens;

3. O céu fica com um azul mais profundo, mais límpido;

4. A névoa começa a ficar mais frequente, principalmente pela manhã;

5. Anoitecer e amanhecer mais frescos, as noites quentes desaparecem.

6. A infiltração marítima no fim de tarde começa a ficar mais frequente...

Link to comment
Share on other sites

Mesmo que a ZCAS tome conta de SP, o estrago de +3,5° na média do mês já está feito. Teria de fazer frio fora de época até os últimos dias para nivelar para 0° a anomalia.

 

Por aqui um dia típico de dezembro com atuação da mTa, apesar da noite morna. Mínima de 21,4°. Agora faz 27,9° com 54% e muitos e estratus cumulus devido à infiltração marítima. Venta de E a 17,1 km/h.

 

Exato. O estrago já esta feito. Fez um absurdo de calor até ontem. Hoje amenizou muito aqui com a chegada desta ZACS, choveu o dia inteiro praticamente. Variei de 20ºC à 25,9ºC e agora tenho 22,5ºC. Teremos esta ZACS até 3ª feira para aliviar bem a situação por aqui.

O pior de tudo é que SP tende a ter um desvio menor por ser verão e também por estar no limite de um clima subtropical/tropical de altitude. Quer dizer: a anomalia de + 3,5° é ABSURDA!! Em POA isso já é difícil, quanto mais aí e nesse época do ano!!

 

Aqui tive máxima de 28,3° com sol e nuvens. Chega a ser um cavalo polar para o padrão 2012. :mosking: Agora faz 25,1° com 62% e venta de SE a 15,3 km/h. Esse ventinho marítimo tem feito MUITA falta por aqui!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje, São Paulo teve as máximas no final da manhã, num pequeno período de mormaço que houve durante uma trégua das chuvas.

Aqui na zona norte ensaiou até algumas aberturinhas de sol.

 

Mirante: 21,1°C / 26,8°C

IAG: 19,9°C / 25,8°C

 

No momento, chove bastante aqui, há cerca de meia hora.

 

- Alguns acumulados na cidade das 8h da manhã até 19h (SAISP):

Cabuçu de Cima (Zona norte): 36,6 mm

Belenzinho (Z. leste): 35,4 mm

Santana-Tucuruvi (Z. norte): 33,2 mm

R. Tietê-Jardim Romano (Z. leste): 31,4 mm

Córrego Jaguaré (Z. oeste): 26,0 mm

Aricanduva-Av. Itaquera (Z. leste): 25,8 mm

Pirajuçara-Extra (Z. oeste): 23,6 mm

Córrego Poá (Z. oeste): 23,4 mm

Barragem da Penha (Z. leste): 22,5 mm

R. Tietê-Ponte do Piqueri (Z. norte): 21,2 mm

Córr. Morro do S (Z.sul): 21,0 mm

 

Na automática do Mirante, que deve estar pegando o pé-d'água que cai aqui (Fica a 3 km daqui): 70,4 mm, sendo 36,6 mm entre 18 e 19 h.

Na automática de Barueri: 11,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva no Mirante heim Aldo. E a sua descrição para o início do outono climático é EXATAMENTE igual

ao que percebo aqui, com a diferença que Juiz de Fora tem menos infiltração marítima que SP por estar mais

longe do mar e por localizar-se após a serra do mar (maioria da umidade fica retida em Petrópolis / Teresópolis).

Link to comment
Share on other sites

A infiltração marítima em sp dura o ano todo. A diferença é que no verão ela provoca tempestades e nas outras tempo nublado e vento frio :laugh:

No interior depois das pancadas de chuva o tempo limpa de noite, já em sp muitas vezes continua nublado por causa dela...

 

O mapa de chuva pros próximos dias tá bonito! A previsão pra sp ultrapassa 150 mm e chega a 100 mm em Uberlândia. Hj de manhã ainda tava muito abafado ainda, mas agora de tarde refrescou de vez.

 

Esse ano a cara não é de seca no rs como aconteceu anos atrás. É apenas impressão... As frentes estão muito lerdas, demorando pra se formarem, além do forte calor que tem feito aqui em cima. O resultado é elas chegarem de cara com esse calor e provocarem muita chuva no rs e vão enfraquecidas aqui pra cima.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, para a minha surpresa (e de outros) o evento que se configurou entre o sul de RO, passando pelo centro-oeste

e indo até o litoral do Sudeste NÃO se trata de uma ZCAS, mas sim de uma ZCOU (Zona de Convergência de Umidade).

Achei que estas duas coisas fossem iguais, mas eis que no boletim técnico do CPTEC há a explicação:

 

"Os modelos numéricos de previsão de tempo indicam a formação e a atuação deste canal de umidade de forma bastante similares até 72h, no entanto, o GFS, T299 e BRAMS 5km indicam a desconfiguração deste sistema a partir de 94h, já o ETA 15km e BRAMS 20km indicam a continuidade da ZCOU, caso isso venha a ocorrer, este poderá ser mais um evento de ZCAS, já que, no ambiente operacional, além da configuração clássica da circulação nas camadas mais elevadas da atmosfera, do levantamento em 500 hPa combinado e em fase com o campo água precipitável foi estabelecido um numero de 4 dias a partir da data de formação do sistema para que este fosse denominado de ZCAS .

Elaborado pelo Meteorologista Olivio Bahia do Sacramento Neto

"

 

Ou seja: Para este fenômeno de convergência de umidade ser chamado de ZCAS, ele deve durar pelo menos 4 dias.

Link to comment
Share on other sites

Agora é a nossa vez! Depois de meses de espera, eis que a chuva começa a ficar mais constante e abrangente aqui no Paraná, parece até mentira. Tivemos duas fortes pancadas de chuva, bem abrangentes durante o dia de hoje. Uma foi por volta do meio dia e a outra às 19h, com direito a pequenos alagamentos em ruas centrais. Fiquei quase uma hora ilhado com minha namorada na garagem de um prédio, foi muita chuva por lá. Creio que aqui em casa não pegou com força, pois tenho apenas 22,8 mm acumulados na Davis. Agora faz 22,4C com pressão em 1007 hPa. Não chove, mas há relâmpagos esparsos ao norte.

Link to comment
Share on other sites

Acho que verãozão mesmo vai até primeira semana de março, no máxima até lá pelo dia 10/março. Depois disso, as máximas entram em nítida e progressiva queda. As mínimas também, mas numa velocidade menor. Estas começam a cair acentuadamente a partir de meados de abril. Acredito que após a primeira semana de março até a 2ª quinzena de abril vivemos em Sampa um periodo de transição entre verão e outono. Outono típico temos partir 2ª quinzena e dura muito pouco (1 mês e meio no máximo).

Pelo que me lembro, normalmente os picos de calor no verão aqui em Sampa iam até a metade de fevereiro. Em março o calor continuava mas dificilmente passava de 30, 31°C. Era como você explicou.

Eu costuma dizer que após 15, 20 de fevereiro podíamos ficar tranquilos. Temperaturas de 33°C ou mais, se ocorressem, só a partir do final de setembro.

 

Porém, a partir de 2000, esta "regra" não tem funcionado. Tivemos:

33,9°C (01/03/2003)

34,0°C (02/03/2003)

34,1/C (01/03/2009)

34,3°C (01/03/2012)...

 

Agora, as mínimas são de verão até o final do mês. Como você disse, so começam a cair mesmo em abril.

Porém, não é raro a 1ª semana de abril ainda ter cara de fim de verão.

 

Eu considero outono em Sampa quando (Não sei se os colegas concordam...):

1. A umidade, a frequência de chuvas e a grande quantidade de nuvens, típicas do verão, começam a desaparecer;

2. Começam as 1as sequências de dias de céu limpo, quase sem nuvens;

3. O céu fica com um azul mais profundo, mais límpido;

4. A névoa começa a ficar mais frequente, principalmente pela manhã;

5. Anoitecer e amanhecer mais frescos, as noites quentes desaparecem.

6. A infiltração marítima no fim de tarde começa a ficar mais frequente...

 

Perfeito Aldo, concordo!

Link to comment
Share on other sites

Mal a gente fica feliz com um dia de tarde abaixo de 20oC aqui em Ctba os modelos mudam (para pior, é lógico) e começam a sinalizar UM NOVO INFERNO a partir de segunda feira à noite! :punish: Pelo GFS seriam várias mínimas tropicais e máximas over 30oC em Curitiba até o dia 27, quando entraria um frio fora de época!

Meu Deus! Esse 2012 continua me surpreendendo! :heat:

Link to comment
Share on other sites

A infiltração marítima em sp dura o ano todo. A diferença é que no verão ela provoca tempestades e nas outras tempo nublado e vento frio :laugh:

No interior depois das pancadas de chuva o tempo limpa de noite, já em sp muitas vezes continua nublado por causa dela...

Sim, é verdade, mas é como a neblina (nevoeiro, cerração). As duas, infiltração e neblina, acontecem o ano todo, inclusive no verão, mas são muito mais características do outono, inverno e primavera.

Num verão normal, na média, a infiltração marítima existe, ajudando a provocar as chuvas de verão, mas nesse caso a noite geralmente fica com poucas nuvens, depois das chuvas.

 

Quando a infiltração é forte, a temperatura cai verticalmente no meio da tarde e aí normalmente não chove, pois os ventos marítimos ajudam a dissipar os CB's. A temperatura cai abaixo do necessário para manter as grandes nuvens de temporais.

A infiltração, geralmente, é consequência de massa polar (Mesmo que fraca) no Atlântico, ao largo do litoral sul do país, o que nem sempre é comum no verão.

 

Se os ventos em Sampa forem de O, NO, N, NE, não existe infiltração.

É um mecanismo complicado. Até hoje não vi uma explicação convicente.

 

O dia típico de verão aqui é:

- Manhã de poucas nuvens;

- Cúmulus aumentando no final da manhã;

- Cúmulos congestos no início da tarde;

- Cai o mundo do meio ao final da tarde, refrescando;

- Algumas nuvens remanescentes no início da noite;

- Noite com pouca ou nenhuma nuvem, com vento calmo, repetindo o ciclo no dia seguinte.

 

Agora, porque muitas vezes temos noites de céu claro após as chuvas de verão? Se fosse só infiltração teríamos os infalíveis estratos/estratos cúmulus.

Mas a verdade é que num verão normal eles não são frequentes. Aparecem sim, mas não é a regra.

 

Porém, é evidente que existem anos com maior penetração de frentes frias, mesmo no verão, alguns raros verões mais secos, onde o esquema costumeiro, explicado acima, não prevalece. Mas não é o normal.

Link to comment
Share on other sites

Análise sensacional Aldo! Tanto a da transição verão/outono como essa A infiltração marítima eu acho que é uma das coisas mais interessantes do clima de sp, principalmente porque quando eu cheguei aqui ela era novidade pra mim. Uberlândia tá muito longe pra ela :laugh:

E não precisa ir muito longe daqui, as serras na borda de sp já barram as nuvens e não sobre muita coisa pra Campinas a não ser a ventania e queda de temperatura.

 

Ela dinamiza muito o clima da cidade, porque cada vez que ela atua é como se fosse uma chegada de frente fria com a mudança do tempo e queda acentuada de temperatura. Ao mesmo tempo ela é quase que regra nas noites de mp e estraga muito as mínimas!

 

Não sei como ela funciona em Curitiba, Porto Alegre e até mesmo Lages que deve receber alguma coisa.

Já presenciei um dia em Curitiba e achei que o céu não ficou tão fechado quanto em sp, mas a questão das nuvens baixas era a mesma, mas como foi um dia não dá pra saber se era regra...

Em Porto Alegre imagino que as características de queda de temperatura e horários de atuação sejam as mesmas, tirando que as nuvens são bem mais altas pela cidade estar quase ao nível do mar e menos concentradas porque não tem serra em volta pra barrar essa umidade.

Link to comment
Share on other sites

Aqui, continua caindo uma chuvinha bem fraca, insuficiente até agora para refrescar, tanto que a temperatura nesse momento é praticamente a mesma de ontem: 25,1°C contra 25,5°C de ontem.

Daquela previsão de chuva (150/200mm), se cair uns 10% disso vai ser muito. A não ser que as condições atmosféricas mudem muito nas próximas horas.

Link to comment
Share on other sites

Mal a gente fica feliz com um dia de tarde abaixo de 20oC aqui em Ctba os modelos mudam (para pior, é lógico) e começam a sinalizar UM NOVO INFERNO a partir de segunda feira à noite! :punish: Pelo GFS seriam várias mínimas tropicais e máximas over 30oC em Curitiba até o dia 27, quando entraria um frio fora de época!

Meu Deus! Esse 2012 continua me surpreendendo! :heat:

 

 

Esse frio fora de época vai chegar no sudeste? Vou dia 27 para Campos do Jordão para passar a virada!

Link to comment
Share on other sites

E não precisa ir muito longe daqui, as serras na borda de sp já barram as nuvens e não sobre muita coisa pra Campinas a não ser a ventania e queda de temperatura.
`

É frequente pegarmos a rodovia Fernão Dias (Sampa-BH) aqui na zona norte, com céu nublado. Aí passamos o túnel da Mata Fria (Sob a serra da Cantareira, divisa Sampa-Mairiporã) e do outro lado... tem sol.

Ou então, a gente vem do sul mineiro em direção a Sampa com sol e céu limpo. Ao chegar em Mairiporã o céu está no máximo parcialmente nublado. Basta passar o túnel e encontrar céu nublado na capital paulista.

 

Ela dinamiza muito o clima da cidade, porque cada vez que ela atua é como se fosse uma chegada de frente fria com a mudança do tempo e queda acentuada de temperatura. Ao mesmo tempo ela é quase que regra nas noites de mp e estraga muito as mínimas!

Mas às vezes pega a gente desprevenido. Todo mundo aqui em São Paulo já foi pego numa queda de temperatura de, por exemplo, 26°C para 16°C em 2 horas, a umidade pular de 20 para 85% com vento de 20, 25 km/h vestindo só camiseta, camisa de manga curta, bermudas, as mulheres com braço de fora... Aí só conhaque resolve. :laugh:

E é um saco ter que ficar carregando blusa na mão, enquanto ainda está quente...

E muitíssimas vezes mata as mínimas mesmo.

 

Não sei como ela funciona em Curitiba, Porto Alegre e até mesmo Lages que deve receber alguma coisa.

Já presenciei um dia em Curitiba e achei que o céu não ficou tão fechado quanto em sp, mas a questão das nuvens baixas era a mesma, mas como foi um dia não dá pra saber se era regra...

Já fui incontáveis vezes a Curitiba mas nunca fiquei mais que 3 dias lá. Já presenciei infiltração lá também, algumas vezes bem parecida com São Paulo mas também não sei. Tinha que morar lá por mais de 1 ano, penso.

Link to comment
Share on other sites

Tempo instável na maior parte do Paraná. Pela manhã tivemos muita variação de nuvens, com chuvas leves passageiras, ocasionalmente moderadas e sol também. Registrei 5 mm até agora. Com toda essa combinação umidade + sol já viram né, tá um abafamento só. Agora faz 25,9C e tem bons pedaços de céu, com URA nas alturas, de 88%! Já tem uma linha de CBs se deslocando do Vale do Paranapanema pra cá. Finalmente aquele padrão seco já era!

Link to comment
Share on other sites

Mal a gente fica feliz com um dia de tarde abaixo de 20oC aqui em Ctba os modelos mudam (para pior, é lógico) e começam a sinalizar UM NOVO INFERNO a partir de segunda feira à noite! :punish: Pelo GFS seriam várias mínimas tropicais e máximas over 30oC em Curitiba até o dia 27, quando entraria um frio fora de época!

Meu Deus! Esse 2012 continua me surpreendendo! :heat:

Surpreendendo? Eu estou chutando o balde aqui no BAZ desde metade de fevereiro, e chutando definitivamente desde março quando vi claramente que a maldita dinâmica que predominou esse ano se repetia continuamente, com escaladas na temperatura. Contando dezembro, esse é o 8º mês com esse padrão (fora junho, julho, setembro e outubro). 2012 é o pior ano ever!

 

Depois de uma mínima de 20,3°, agora tenho 33,2° com 53%. É o 51º dia do ano com máxima de 33° ou mais. E a MetSul dá máximas continuamente na casa dos 30° até pelo menos 5ª-feira da semana que vem. Sem refrescou algum. Pelo contrário: mínimas entre 20° e 23°, sendo que esses valores levam em consideração os locais mais frios do município. Ou seja, teremos dias amazônicos pela frente.

 

Dezembro é o mais quente que já vi até agora. E a previsão continua a confirmar isso. Mas eu acredito que temos tudo para PIORAR. Todas as vezes em que apostei nisso eu acertei.

 

Abraços lastimáveis.

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu muito em São Paulo, mas a chuva se concentrou mais na porção leste da zona norte.

 

A estação convencional do Mirante registrou 114,3 mm entre 10 da manhã de ontem e 10 da manhã de hoje.

A convencional de Guarulhos: 75,4 mm e a automática de Barueri: 18,2 mm.

 

Maiores acumulados nos postos do SAISP, até 8h da manhã de hoje:

Santana-Tucuruvi (Z. norte): 105,0 mm

Belenzinho (Z. leste): 67,6 mm

Águas Espraiadas (Z. sul): 60,4 mm

Cabuçu de Cima (Z. norte): 53,8 mm

Córrego Morro do S-Capão Redondo (Z. sul): 40,4 mm

Barragem da Penha (Z. leste): 37,5 mm

Rio Tamanduateí-Pacheco Chaves (Z. sudeste): 37,0 mm

Córrego Jaguaré (Z. oeste): 36,4 mm

Ponte João Dias (Z. sul): 35,8 mm

Córrego Ipiranga (Z. sudeste): 35,4 mm

Pirajuçara-Extra (Z. oeste): 35,0 mm

Vila Mariana (Z. sudeste): 32,8 mm

Córrego Poá-Foz (Z. oeste): 32,8 mm

Rio Tietê-Jd. Romano (Z. leste): 32,6 mm

 

No ABCD:

Ribeirão dos Meninos (São Caetano do Sul): 48,7 mm

Rib. dos Couros-Jd. Taboão (S. Bernardo do Campo): 50,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Sampa continua com chuva leve intermitente. O maior acumulado na cidade, desde 8h da manhã, não chega a 10 mm (SAISP).

Às vezes bate um mormaço, durante as estiadas.

 

A verdade é que está absurdamente melhor agora do que durante toda a semana mas ainda continua ligeiramente abafado.

Os ventos sopram de NO a N.

 

A mínima de hoje na convencional do Mirante foi 20,7°C (3°C acima da normal 1961-1990 para dezembro).

A automática, por enquanto, já bateu em 22,8°C de máxima.

Link to comment
Share on other sites

Mal a gente fica feliz com um dia de tarde abaixo de 20oC aqui em Ctba os modelos mudam (para pior, é lógico) e começam a sinalizar UM NOVO INFERNO a partir de segunda feira à noite! :punish: Pelo GFS seriam várias mínimas tropicais e máximas over 30oC em Curitiba até o dia 27, quando entraria um frio fora de época!

Meu Deus! Esse 2012 continua me surpreendendo! :heat:

Surpreendendo? Eu estou chutando o balde aqui no BAZ desde metade de fevereiro, e chutando definitivamente desde março quando vi claramente que a maldita dinâmica que predominou esse ano se repetia continuamente, com escaladas na temperatura. Contando dezembro, esse é o 8º mês com esse padrão (fora junho, julho, setembro e outubro). 2012 é o pior ano ever!

 

Depois de uma mínima de 20,3°, agora tenho 33,2° com 53%. É o 51º dia do ano com máxima de 33° ou mais. E a MetSul dá máximas continuamente na casa dos 30° até pelo menos 5ª-feira da semana que vem. Sem refrescou algum. Pelo contrário: mínimas entre 20° e 23°, sendo que esses valores levam em consideração os locais mais frios do município. Ou seja, teremos dias amazônicos pela frente.

 

Dezembro é o mais quente que já vi até agora. E a previsão continua a confirmar isso. Mas eu acredito que temos tudo para PIORAR. Todas as vezes em que apostei nisso eu acertei.

 

Abraços lastimáveis.

 

Marcos, 2012 vai ser mais quente que 2001 em Poa?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Dezembro é o mais quente que já vi até agora. E a previsão continua a confirmar isso. Mas eu acredito que temos tudo para PIORAR. Todas as vezes em que apostei nisso eu acertei.

 

Abraços lastimáveis.

 

Marcos, 2012 vai ser mais quente que 2001 em Poa?

Sds.

Está um pouco apertado, mas 2012 fechará mais quente. Apesar de ter tido um julho frio e um junho na média (ambos em 2001 ficaram acima da média), tivemos um fevereiro, maio, agosto e, até agora, dezembro excessivamente quentes!! Anomalias de +2° e +3°. Em 2001 tivemos um março absurdo (algo como + 3°), mas o outono e a primavera foram comportados. 2012 é pior (que novidaaaaaaaaaaaadeeeeeeeeeee!!!).

 

Eu continuo apostando que esse dezembro será o mais quente já visto, aposta que fiz nos primeiros dias do mês. Base científica? Pouca. É uma combinação do histórico do ano com PURO pessimismo. Volto a repetir: sempre que apostei no pior eu acertei.

 

Agora faz 22,9° com 82%. Pressão em 1006,3 mb.

 

Abraços pessimistas!

 

Em 2001 tivemos frio em maio,

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia 2012 fecha da seguinte forma: inverno INEXISTENTE, setembro e outubro com chuvas abaixo da média e irregulares. Choveu bem no começo de novembro e depois disso está um HORROR. Nunca vi um dezembro tão SECO. Muita ameaça de chuva e depois NADA.

O calor à noite está insuportável à noite. E o pior que a próxima semana mostra pouca chuva pra cá. Se não tivermos janeiro a março com muita chuva, o ano estará comprometido em termos de agricultura e energia elétrica, pois nossas barragens estão secas.

E pelo outono americano, não devemos esperar muita coisa do nosso. Tomara que as previsões mudem.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia 2012 fecha da seguinte forma: inverno INEXISTENTE, setembro e outubro com chuvas abaixo da média e irregulares. Choveu bem no começo de novembro e depois disso está um HORROR. Nunca vi um dezembro tão SECO. Muita ameaça de chuva e depois NADA.

O calor à noite está insuportável. Nunca vi um ANO tão quente.

Abraços pessimistas.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, esse 2012 fechará como mais quente. Os ícones do ano foram os meses de fevereiro e agosto. Há ainda "infinitos" outros meses de anomalia positiva. Esse dezembro está infernal. Mais parece que estamos no miolo de janeiro/fevereiro, quando não há refresco. Não duvido que Porto Alegre feche com média de 21C no ano. O calor está incessante. Esse 2012 foi incrível em termos de calor.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, esse 2012 fechará como mais quente. Os ícones do ano foram os meses de fevereiro e agosto. Há ainda "infinitos" outros meses de anomalia positiva. Esse dezembro está infernal. Mais parece que estamos no miolo de janeiro/fevereiro, quando não há refresco. Não duvido que Porto Alegre feche com média de 21C no ano. O calor está incessante. Esse 2012 foi incrível em termos de calor.

Assino embaixo. Calor incessante. Além disso, esse ano foi marcado por: sol direto, escaladas na temperatura e uma coisa que muito pouco foi falado aqui, a quase ausência de dias chuvosos. Mais raros ainda foram os dias frios e chuvosos!! Sério, acho que não tivemos 5 dias no inverno nessa condição. Foi o único inverno que recordo quase sem frio com chuva. Que saudades!!

 

Sem dúvida POA sofreu uma tropicalização nesse ano. Parece o N do PR. Só se salvam parte de junho e julho.

 

Depois de uma mínima de 21,7°, agora tenho 30,5° com 58%.

 

Agora mesmo tem uma comemoração dos alunos da minha mãe. Tem duas alemãs e uma irlandesa aqui. E, claro, um dos comentários corrente é o calor. Coitadas. Saíram da Europa Ocidental para pegar esse inferno "muggy" (quente e úmido). Oremos por elas.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.