Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Sudeste do Brasil - SP/MG/RJ/ES - Monitoramento 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

Neste domingo variei icrivelmente de 9,1ºC a 27,3ºC na Granja Viana. Foi a despedida das mínimas boas que aconteciam desde o dia 08/julho e das máximas muito bem comportadas de 07 julho até 21 julho. Ou seja, aqui para o Sudeste tivemos o maior período de frio do ano entre os dias 07 à 21 julho. Minha mínima no período foi de 5ºC em 14/07.

 

Vamos combinar que este "maior período de frio" foi muito, mas muito aquém de nossas expectativas. Se bem que ainda temos Agosto e Setembro, meses que às vezes

surpreendem.

 

O problema é que, com ausência de la niña, diminuem as chances de termos uma primavera fria como foi ano passado. Acho que o calor virá com tudo no final deste ano !

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 289
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Neste domingo variei icrivelmente de 9,1ºC a 27,3ºC na Granja Viana. Foi a despedida das mínimas boas que aconteciam desde o dia 08/julho e das máximas muito bem comportadas de 07 julho até 21 julho. Ou seja, aqui para o Sudeste tivemos o maior período de frio do ano entre os dias 07 à 21 julho. Minha mínima no período foi de 5ºC em 14/07.

 

Vamos combinar que este "maior período de frio" foi muito, mas muito aquém de nossas expectativas. Se bem que ainda temos Agosto e Setembro, meses que às vezes

surpreendem.

 

O problema é que, com ausência de la niña, diminuem as chances de termos uma primavera fria como foi ano passado. Acho que o calor virá com tudo no final deste ano !

 

Achei que foi além das expectativas se você for comparar ao período Maio até 09 julho/2011 cheios, que foram excelentes aqui para o Sudeste. Mas se for ver bem, este 2012 não está ruim não. Maio fechou na média (o que é um grande feito!). Junho deixou a desejar nas mínimas, mas nas máximas ficou na média. E Julho teve este período de 14 dias abaixo da média, após 6 primeiros dias acima. Baseando-se, com o período pós-2000, não está dos piores não. É só lembrar 2001, 2002, 2005, 2006 por aqui. Com excessão de 2011, os outros não foram melhores.

Link to comment
Share on other sites

Acho que isso é mais pra São Paulo, Caco. Ao menos aqui em J. Fora, até agora estamos assim:

 

- Maio abaixo da média

- Junho acima da média

- Julho ficará acima da média

- Agosto ?

- Setembro ?

 

Ou seja, mais uma vez a dupla de meses mais frios do ano ficará acima da média. Na minha opinião, quando algum

inverno tem Jun/Jul acima da média, este não pode ser considerado como um bom ano de frio. Mesmo se tiver a

bomba em Agosto ou Setembro...mesmo assim, já considero este 2012 como um ano de inverno ruim.

Link to comment
Share on other sites

Valores muito agradáveis por aí, Carlos! Aqui a previsão é de uma semana quente, com as máximas se aproximando dos 30°C e as mínimas não conseguindo baixar de 15°C. Como eu detesto calor, os próximos dias serão deprimentes para mim.

 

E pior que já estamos acima da média neste mês...e a tendencia é a anomalia aumentar pelo jeito. Veja as mínimas de hoje:

 

São Lourenço da Serra: 10,1

Juquitiba: 11,8

Barueri: 12,4

Riacho Grande (ABC): 14,1

Guarulhos (Cumbica): 15,0

Água Fria (Iag/Usp): 15,2

Campo de Marte: 16,0

Vl Madalena: 16,2

Mirante de Santana (Aut): 16,5

Congonhas (Aero): 18,0

Link to comment
Share on other sites

Valores muito agradáveis por aí, Carlos! Aqui a previsão é de uma semana quente, com as máximas se aproximando dos 30°C e as mínimas não conseguindo baixar de 15°C. Como eu detesto calor, os próximos dias serão deprimentes para mim.

 

E pior que já estamos acima da média neste mês...e a tendencia é a anomalia aumentar pelo jeito. Veja as mínimas de hoje:

 

São Lourenço da Serra: 10,1

Juquitiba: 11,8

Barueri: 12,4

Riacho Grande (ABC): 14,1

Guarulhos (Cumbica): 15,0

Água Fria (Iag/Usp): 15,2

Campo de Marte: 16,0

Vl Madalena: 16,2

Mirante de Santana (Aut): 16,5

Congonhas (Aero): 18,0

 

 

Mais um pouco e seria uma noite tropical... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Para mim, onde eu moro (Caxias do Sul), não há muito que reclamar em matéria de frio.

Não está sendo um inverno histórico, mas tivemos várias marcas de respeito, e no frigir

dos ovos, o inverno está se caminhando para fechar na média histórica (mas ainda tem

o finzinho de julho, agosto inteiro e dois terços de setembro...). O que me decepcionou

muitíssimo nesse inverno foi a ausência neve!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, se neva nas partes altas da mantiqueira é certeza de isso ser registrado? na ultima MP as condições foram bem favoraveis, talvez tenha ocorrido o fenomeno...

 

Tem o pessoal do Posto Marcão e aquele cara daquele Pico que tem uma antena, ao lado do Posto Marcão. Esses aí sempre estão por lá, fora os alpinistas.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, se neva nas partes altas da mantiqueira é certeza de isso ser registrado? na ultima MP as condições foram bem favoraveis, talvez tenha ocorrido o fenomeno...

 

Tem o pessoal do Posto Marcão e aquele cara daquele Pico que tem uma antena, ao lado do Posto Marcão. Esses aí sempre estão por lá, fora os alpinistas.

 

no PNI tem bastante gente mas a região entre pico dos marins, pedra da mina e pico do 3 estados é meio remota né? nunca fui pra saber aonde tem "sinais humanos" por perto :laugh:

Link to comment
Share on other sites

E pra esse mes to meio jogando a toalha

 

Carlos,

 

Realmente Julho foi um mês ruim para o Sudeste...

 

A primeira metade de julho foi boa. Se não tivemos recordes, pelo menos houve uma sequência de dias frios próprios do inverno. Junho, apesar de ter ficado acima da média nas temperaturas, também foi bom, na minha opinião. As chuvas constantes deixaram o ar da capital mais limpo, e as máximas relativamente baixas.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo/Inmet ficou com média abaixo da média durante metade de julho (dia 07 à 21 julho), com 11,5ºC e 20,3ºC. Isso porque eu já disse: a Normal 61-90 para onde está localizada o Inmet/SP não volta mais; está desatualizada para os dias de hoje. Por isso eu não digo que foi um mês ruim. Também não foi dos melhores. Acho que foi mais ou menos, normal para um inverno. Meses como junhos de 2099 e 2011 são excessão nos invernos de hoje (abaixo da média em relação à Normal 61-90). O que está faltando é uma MP mais forte! Quem sabe em Agosto.

 

Mas como disse o Mafili em outro post, esse começo de semana está com dias primaveris. Mas é bem normal isso. A partir do final de Julho em alguns dias as máximas principalmente já dão uma disparada. Tem coisas bem caracterizadas durante o ano. Os dias mais frio só começam para valer na 2ª quinzena de Abril, as ZACS em 90% das vezes ocorrem a partir do final de Dezembro até final Janeiro, etc..

Link to comment
Share on other sites

Agosto será o mês mais interessante para o frio no Sudeste este ano. Anotem.

 

Anotado. Torcendo para que, pelo menos, haja reprise do frio de agosto de 1999.

 

Felizmente o vento marítimo fez a temperatura ceder hoje. As estações da zona sul da cidade registram entre 18 e 19 graus no momento. Na zona leste estamos com 20, e o mirante santana, na zona norte, tem 21.7°C. O sol ainda aparece entre as nuvens aqui, mas no vento a sensação está excelente.

Link to comment
Share on other sites

Minha máxima na Granja Viana Oeste RMSP foi por volta da 1 da tarde com 24,1ºC. Por volta das 14:30 peguei a Raposo Tavares no Km 24 com sol até a divisa com Vargem Grande Paulista na Estrada de Caucaia do Alto (saída Km 39 da Raposo). Fui levar meu filho num Pet Zoo. Chegui por volta das 15:00 com o tempo já quase tudo nublado com a FF já mudando o tempo. Acabei de chegar em casa aqui na Granja e temos 17,1ºC com tempo encoberto. Presenciei na estrada e il loco a chegada desta FF.

Link to comment
Share on other sites

Agosto será o mês mais interessante para o frio no Sudeste este ano. Anotem.

 

Anotado!

 

:laugh:

 

Você sabe, Caio...não tem um verdadeiro embasamento científico esta minha mensagem. Ela tem um teor muito mais de esperança do que

qualquer outra coisa, afinal a dinâmica atmosférica tem sido ruim para nós este inverno.

 

Na realidade o que eu poderia dizer de "científico" nesta aposta são apenas 2 coisas: Uma, AAO com uma boa queda na primeira metade de Julho,

o que poderia refletir numa MP mais forte para Agosto. E agora ela encontra-se altamente positiva, gerando acúmulo de ar frio lá na "fábrica".

Quando isso voltar a ficar negativo, o "vazamento" pode ser grande.

 

Duas, é este forte anticiclone chegando na Austrália. Se a migração dele acontecer da forma correta, sem "boi na linha", este poderia chegar à

América do Sul num bom estado para gerar um estrago, hehehe ! Foi assim ano passado.

 

No mais, a minha aposta é puro chute !

Link to comment
Share on other sites

Olha Renan. Ainda que seja cedo é bem possível que agosto seja o melhor mês do inverno 2012 para o sudeste.

 

1 - Difícil (muito) ser pior que junho e julho.

 

2 - Começo com forte anticiclone marítimo que pode se transformar em um grande ASAS, o que costuma favorecer o sudeste.

 

3 - Possibilidade alta (pelo menos pelo que venho acompanhando) de estourar uma grande bomba com amplitude, como ainda não estourou neste ano.

 

Mesmo que ainda ruim perante a média, ocorrendo o acima descrito isto já faria de agosto o melhor do ruim inverno de 2012 para o sudeste.

 

Rezemos!

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, meu amigo. Se você concorda comigo eu já fico ainda mais confiante neste Agosto. Não espero eventos

tipo 1994, 1985, 1975, 1999...apenas uma forte erupção que ocorre quase todos os anos, só isso !

 

Recuso-me a concordar que a erupção da semana passada foi forte. Talvez em alguns pontos bem localizados, mas

no geral ela foi moderada. Aqui em MG ela foi forte apenas no Triângulo mineiro. Mesmo assim, percebe-se que

foi muito mais devido ao ar seco. A advecção foi bem normal, nada demais. Prova disso é que as cidades altas do

Sudeste não se destacaram. O frio não entrou com força na Mantiqueira.

 

Ainda à espera do forte ar frio deste ano...e tem tudo para ser Agosto !

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos continua aquele frio maroto de noite. Hoje que o tempo abriu de noite e esfriou um pouco mais, mas nada demais. Vi agora que na Vila Inglesa faz 5,9ºC agora. Tem algo que eu possa fazer lá? Tipo algum ponto turístico? Ou valeria a pena eu ir lá só para aproveitar essa temperatura?
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campos continua aquele frio maroto de noite. Hoje que o tempo abriu de noite e esfriou um pouco mais, mas nada demais. Vi agora que na Vila Inglesa faz 5,9ºC agora. Tem algo que eu possa fazer lá? Tipo algum ponto turístico? Ou valeria a pena eu ir lá só para aproveitar essa temperatura?

 

Ia dizer que a temperatura está mais baixa do que eu achava do que estaria. Aqui na Granja Viana 14,1ºC com céu estrelado depois da névoa úmida ir embora agora há pouco.

Link to comment
Share on other sites

É isso aí, meu amigo. Se você concorda comigo eu já fico ainda mais confiante neste Agosto. Não espero eventos

tipo 1994, 1985, 1975, 1999...apenas uma forte erupção que ocorre quase todos os anos, só isso !

 

Também concordo contigo Renan, este ano ainda está devendo um frio um pouco mais amplificado, nada de histórico, eu também não espero por isso. Todo ano ocorre um frio um pouco mais destacável, como foi em Junho e Agosto de 2011, Julho e Agosto de 2010, Junho de 2008 e 2009, Julho de 2007, Setembro de 2006, e por aí vai...agora se o inverno terminar da forma como caminhou até agora, pelo menos para boa parte do Paraná, vai ser uma fiasqueira total!

Link to comment
Share on other sites

Alcancei 26,3ºC aqui na Granja Viana e o vento sul realmente derrubou a temperatura. Agora, 16:30 tenho 18,4ºC. Mas de noite não deve cair muito não. A mínima por aqui foi de 14,5ºC. O final de semana será com certo "calorzinho", com máximas batendo nos 27ºC. 2ª feira esfria um pouco, mas o restante da semana será de tempo bom.

 

Frio forte mesmo no Sudeste só chega na outra 2ª feira (05/Agosto). Chances de bater a mínima do ano por aqui, que foi de 5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.