Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Metroclima/MetsulSexta: A madrugada da sexta-feira será amena com temperatura mínima alta para esta época do ano e que deve ficar entre 13ºC e 15ºC na cidade. Pode ter nevoeiro. O sol aparece durante o dia e a temperatura se eleva rapidamente, proporcionando outra tarde quente de começo de inverno com máximas entre 27ºC e 29ºC na maior parte da cidade, não se afastando marcas mais altas em alguns pontos.

 

Coisinha simples 5ºC acima da média das mínimas e 10ºC acima da média das máximas.

 

'Só" 8 desvio padrão da média. Algo natural [/sarc]

 

Respondendo. A pergunta quem disse tórrido?

 

Eu.

Link to comment
Share on other sites

Começa o El nino finda o inverno!?

Não entendo a relação do ENSO com invernos no sul do Brasil. Existe algum estudo comprovando a coorelação destes?

La nina= inverno frio? El nino=inverno quente?

Até hoje não pude observar mais do que suposições. Qual a suposição optar?

Infelizmente ninguém pode responder essas perguntas!

Não há pesquisa suficiente, afinal grande parte dos recursos estão direcionadas para o dito aquecimento global. Quando não há pesquisa, há achismo. Eu acho que............

Por aqui a temperatura no mês de junho está em 0,0 do normal e deve terminar com +0,2.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, de fato, POA tem essas variações com naturalidade. Dependendo do inverno, é bem comum. Num dia com 2° a 13°, por exemplo, estamos 8° abaixo da média. Com o calor dos próximos dois dias ficaremos 8° acima.

 

Por sinal, hoje foi um dia quente!! Tive máxima de 26,6° e mínima de 14,1°. Amanhã vou aos 28°. Mas agora já está 18,5° com 75%. Bem morno para o horário. E alguns edifícios estãos com os interiores bem gelados!! Passei a tarde numa sala e passei frio de mangas curtas depois de passar calor na rua!!

 

Agonia era ver gente na rua com blusão de gola ou casaco com 25° para mais. E eu de camiseta de manga curta preta e sentindo calor. Deuzulivre!!!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

DABLE PERTO DO ENBAZ

Tomara!! Se o Dable for e esbravejar fortemente durante o encontro é capaz de sermos soterrados por 2 m de neve!!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Quanto mais gente for, melhor será o encontro!!

 

Agora 18,4°.

 

Abraços de Livramento!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, vi sua esta'cao no alto do galpao. Tirei uma foto com o celular, embora esteja pouco perceptivel...e passei pela Vicentina tambem! :good2:

Legal. Se tiver um tempo passe em Farroupilha amanhã pela manhã. Será um prazer!

 

Po agradeco, Anselmi....mas to indo embora amanha pela manha...estar'as na loja amanha?? Se der na telha eu apareco l'a e pe'co para falar contigo...seu primeiro nome 'eh qual?? Abs!

Link to comment
Share on other sites

Anselmi, vi sua esta'cao no alto do galpao. Tirei uma foto com o celular, embora esteja pouco perceptivel...e passei pela Vicentina tambem! :good2:

Legal. Se tiver um tempo passe em Farroupilha amanhã pela manhã. Será um prazer!

 

Po agradeco, Anselmi....mas to indo embora amanha pela manha...estar'as na loja amanha?? Se der na telha eu apareco l'a e pe'co para falar contigo...seu primeiro nome 'eh qual?? Abs!

Meu nome é Eduardo.Passe na Loja e peça por mim. Se você tiver mulher, mãe junto elas iriam adorar a visita pois a Anselmi é um paraíso para elas.

Abss

Link to comment
Share on other sites

Mafili, o alto desvio padrão é inerente ao nosso inverno. É super natural esse desvio. Olhe a média máxima absoluta de junho e julho em POA e verás.

 

Como postado por mim recentemente as normais anuais 1961/90, 1971/00, 1981/10 e 1961/10.

 

A CONSTÂNCIA da média anual implica em uma baixa dispersão. Consequência direta do baixo desvio padrão anual.

 

Sem dúvida o verão é a estação melhor comportada em termos de temperatura.

 

Realmente você tem razão o desvio padrão em JJA é grande (1,2ºC aproximadamente) e Agosto é menos nervoso.

 

E junho não preditivo de julho em POA (temos todos os sabores possíveis.....ambos quentes, ambos frios, um frio e outro quente e vice-e-versa).

 

Desvios negativos da ordem de 3ºC só me recordo em 1962 no trimestre.

 

Isso da 99,67% ....Por essa razão afirmei que o inverno de 1962 é realmente HISTÓRICO.....uma vez a 100 anos.

 

Uma média de 8 desvios padrões é impossível no paralelo 30S. ( para cima ou para baixo).

 

Sabendo disso. Quanto mais quente um período de dias em julho é razoável esperar um período de compensação como "ocorreu" em junho de 2012. Entenda aqui compensação não como piedade da Mãe Gaia com os pobres amantes do frio mas sim como consequência natural do período.

 

Caso contrário julho fecha com média de Fevereiro.

 

Junho já foi para os picles.

 

Julho no meu horizonte de eventos 96 horas nada especial.

 

acho uma pretensão discutir possibilidades acima de 168 horas.

 

Repetindo julho começa de forma diferente de junho:

 

Ventos essa semana em padrão El Niño em 850 mb.

 

Anota ai:

 

SOI DO DIA 25 -49,00 SOI DE HOJE -34,00

 

POSIÇÃO DO JATO SUBTROPICAL

 

USHUAYA.

 

ESSES SÃO VALORES DE HOJE E NÃO SAÍDA DE MODELO.

 

TÁ, SOI DE -49,00 É PARA PENSAR EM AUMENTAR O MURO DE CONTENÇÃO DE VOCÊS EM POA.

 

MJO COMENDO SOLTA E MUITO FORA DA CASINHA....MAS MUITO.

 

AAO, UM CADINHO NEGATIVO....NADA SIGNIFICANTE....

 

AS BAIXAS POVOANDO O PACÍFICO. "COMENDO" AS ALTAS.

 

OS GRANDES POLAR OUTBREAK SEM EXCEÇÃO

 

APRESENTAM

 

A ALTA ONDE TODOS SABEM

 

O CICLONE ABAIXO DA POSIÇÃO IDEAL

 

E ASAS NA LONGITUDE DO CICLONE.

 

E O QUE A MAIORIA ESQUECE A MP MARÍTIMA NA SEQUÊNCIA IMEDIATA

 

NENHUM MODELO GLOBAL VAI CONCORDAR COM OUTRO NESSA CONDIÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

Começa o El nino finda o inverno!?

Não entendo a relação do ENSO com invernos no sul do Brasil. Existe algum estudo comprovando a coorelação destes?

La nina= inverno frio? El nino=inverno quente?

Até hoje não pude observar mais do que suposições. Qual a suposição optar?

Infelizmente ninguém pode responder essas perguntas!

Não há pesquisa suficiente, afinal grande parte dos recursos estão direcionadas para o dito aquecimento global. Quando não há pesquisa, há achismo. Eu acho que............

Por aqui a temperatura no mês de junho está em 0,0 do normal e deve terminar com +0,2.

 

anselmi,

 

Quanto a temperatura

 

aqui estão os dados:

 

NADA ABSOLUTAMENTE NADA DE CORRELAÇÃO ENTRE A TEMPERATURA DE PORTO ALEGRE E AS CONDIÇÕES ENSO.

 

SÃO 58 ANOS DE DADOS....

 

A CONDIÇÃO DA ATMOSFERA HOJE RESPONDENDO AO PADRÃO EL NIÑO NÃO SIGNIFICA QUE A SEMANA QUE VEM ESTEJA NA MESMA POSIÇÃO (O JATO SUBTROPICAL)

 

AS OSCILAÇÕES AO REDOR DO EQUADOR OBEDECEM UM " CICLO DE 45 A 60 DIAS"..(MJO)

 

NINO12 Jun 0 0.010

NINO3 Jun 0 0.022

NINO4 Jun 0 0.215

NINO3.4 Jun 0 0.150

NINO12 Jul 0 0.163

NINO3 Jul 0 0.164

NINO4 Jul 0 0.160

NINO3.4 Jul 0 0.176

NINO12 Aug 0 0.130

NINO3 Aug 0 0.105

NINO4 Aug 0 0.087

NINO3.4 Aug 0 0.109

Link to comment
Share on other sites

Começa o El nino finda o inverno!?

Não entendo a relação do ENSO com invernos no sul do Brasil. Existe algum estudo comprovando a coorelação destes?

La nina= inverno frio? El nino=inverno quente?

Até hoje não pude observar mais do que suposições. Qual a suposição optar?

Infelizmente ninguém pode responder essas perguntas!

Não há pesquisa suficiente, afinal grande parte dos recursos estão direcionadas para o dito aquecimento global. Quando não há pesquisa, há achismo. Eu acho que............

Por aqui a temperatura no mês de junho está em 0,0 do normal e deve terminar com +0,2.

 

Não existe correlação, não existe suposição, Anselmi. É da característica do clima da terra, La Nina com pico no inverno do hemisfério norte e mais de 50% do eventos falecendo antes do nosso inverno, no trimestre MAM. É da natureza e pronto, para a nossa infelicidade.

Link to comment
Share on other sites

Não existe correlação, não existe suposição, Anselmi. É da característica do clima da terra, La Nina com pico no inverno do hemisfério norte e mais de 50% do eventos falecendo antes do nosso inverno, no trimestre MAM. É da natureza e pronto, para a nossa infelicidade.

 

Ave, Cesar. Concordância total.

 

Para São Paulo a coisa muda um cadinho de figura para junho 120 anos de dados (aqui entra muita reconstituição).

 

A correlação é com Niño 4.... 0,287.....correlação média para efeitos de clima.

 

Isso para temperatura. Vivemos de marítimas nessas paragens.

 

Agora Anselmi....me explica por qual razão o pessoal extra RS e Centro-Oeste. Torce por continentais? Se só continentais não acontece nada por aqui?

Link to comment
Share on other sites

Em 2010, após muita neve e temperaturas abaixo da média naquele frio do começo de agosto, 10 dias depois tivemos 34°C no Sul do estado e marcando assim precocemente o fim do inverno climático.Isso faz parte do nosso clima dinâmico.

 

O nosso inverno é para quem não gosta de frio. Mesmo Urupema/SJ e região que é a nata do frio, teve hj máximas beirando os 20°C. Isso é muito inconstante para uma cidade que está com uma média de 8°C...

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi anticiclones sendo bloqueados, mas o rumo que os modelos vem tomando para este próximo pode entrar para os anais da meteorologia. Apenas coincidência com o recente aquecimento do pacífico e a desabada da SOI? Acho que não.

Veremos se a queda na AAO será páreo para um pacífico tão desfavorável...

Link to comment
Share on other sites

E Urupema com o seu paredão de 1700m protegendo do jato quente vai ficando sem vento, permitindo o frio vampiro atuar com tudo. Faz 10oC a menos do que o Morro da Igreja agora com 12,6oC vs 2,6oC. Bizarro!

 

Sensacional, Urupema!

 

 

Luba, diferenças monstro assim tendem a acontecer entre o topo do Itapeva e a Vila Inglesa, por exemplo, em situaçoes como as de agora, de estabilidade atmosférica.

Link to comment
Share on other sites

Bom Jardim da Serra esbofeteou Urupema. Impressionante como a atuaçao do vento por aquelas bandas é infinitamente menor que em Urupema..

 

Ela consegue, na maioria das vezes, continuar caindo paulatinamente até registrar a mínima, entre as 7 e 8 da manhã..

 

Agora por lá, 0,6 graus..

 

 

0,5°C LÁ E AQUI 13,3°C NO MESMO HORÁRIO!

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi anticiclones sendo bloqueados, mas o rumo que os modelos vem tomando para este próximo pode entrar para os anais da meteorologia. Apenas coincidência com o recente aquecimento do pacífico e a desabada da SOI? Acho que não.

Veremos se a queda na AAO será páreo para um pacífico tão desfavorável...

 

SOI: Existe um sistema de baixa pressão chamada de P91 localizado próximo a Thaiti. Portanto condição de tempo local. Como sempre é local caso semelhante em 2010 fez a baixa atravessar o Pacífico ocorrendo a ciclólise na costa do Chile.

 

Esses valores altos refletem no clima como um todo.

 

O Aquecimento de Niño sem dúvida alguma é acelerado pela intensa atividade da MJO.

 

Caio, Não entendi ...o...."o rumo que os modelos vem tomando"

Link to comment
Share on other sites

Interessante:

 

Com os valores de hoje SOI: 20,0 (19,91). O valor médio dos últimos 30 dias atinge o patamar de El Niñao.

 

Simultaneamente a Região 3.4 atinge o patamar de El Niño.

 

Poucas vezes o acoplamento oceano atmosfera ocorre "simultaneamente".

 

Nesses parâmetros para São Paulo,

 

Agosto...chuva acima da média.....isso é complicado. Mas vai assim mesmo.

 

Agosto.....temperatura acima da média.

 

Ou acontece algo interessante na segunda quinzena de julho.

 

Observando o horizonte de eventos a longo prazo.

 

A primeira metade do inverno já foi para os picles no Sudeste.

 

A segunda metade já está sendo providenciado o vinagre e o sal.

 

Tempos interessantes

Link to comment
Share on other sites

E Urupema com o seu paredão de 1700m protegendo do jato quente vai ficando sem vento, permitindo o frio vampiro atuar com tudo. Faz 10oC a menos do que o Morro da Igreja agora com 12,6oC vs 2,6oC. Bizarro!

 

Sensacional, Urupema!

 

 

Luba, diferenças monstro assim tendem a acontecer entre o topo do Itapeva e a Vila Inglesa, por exemplo, em situaçoes como as de agora, de estabilidade atmosférica.

 

 

Olha o que aconteceu em Urupema!

 

03:00 2,5ºC

04:00 9,6ºC

05:00 11,2ºC

 

:shok:

Link to comment
Share on other sites

Bom, com Niño 4 e a atmosfera acoplada em El NIño.

 

Indicam temperaturas acima da média para o sudeste em Agosto.

 

A MJO em forte atividade fato comum em períodos de neutralidade, porém não usual em El Niño ou La Niña dado que é fase de transição é compreensível.

 

Esse acoplamento deslocou o jato subtropical muito ao sul daquilo que pode ser considerado um inverno médio.

 

A forte correlação de São Paulo com o Atlântico como observado no mapa abaixo (julho) também indicam

 

Temperaturas acima da média. É o Atlântico aqui dá muitas cartas ao contrário de outras regiões brasileiras.

 

Nenhuma correlação significante com a decantada PDO nessas paragens.

 

Dois sinais de fácil localização aparecem com correlações significativas.

 

NAO

 

IOD.

 

Enfim, só um improvável super outbreak polar salva o sudeste esse ano.

 

g20120628_1344_4163_7.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, de fato, POA tem essas variações com naturalidade.

Abraços calorosos!

 

hummmm!!! Eu não vejo a mesma naturalidade quando está para baixo.

 

Caio, acho que entendi.

 

Essa questão é muito simples. POA pode ir dos -3C aos 39/40C tranquilamente. Pela sua posição geográfica e falta de altitude, é muito mais fácil (praticamente garantido) batermos os 37/38C em todos os anos do que negativar. Em POA todos os anos tem 40C e temperatura negativa praticamente garantida nas baixadas. Entretanto, a temperatura máxima pode ocorrer tanto no verão quanto no inverno, ao passo que a mínima, apenas no inverno climático! Simples assim...

Link to comment
Share on other sites

Em 2010, após muita neve e temperaturas abaixo da média naquele frio do começo de agosto, 10 dias depois tivemos 34°C no Sul do estado e marcando assim precocemente o fim do inverno climático.Isso faz parte do nosso clima dinâmico.

 

O nosso inverno é para quem não gosta de frio. Mesmo Urupema/SJ e região que é a nata do frio, teve hj máximas beirando os 20°C. Isso é muito inconstante para uma cidade que está com uma média de 8°C...

Agosto de 2010 fechou de forma extremamente decepcionante: fez MUITO calor e houve reversão completa da anomalia negativa, fechando na média por aqui. E soterrou o inverno climático totalmente!! Minha última mínima de um dígito foi em 21/8 com 9,2°. Foi o fim mais precoce de uma mínima de um dígito que já registrei. E antes disso só em 15/8, com 9,1°.

 

Creio que 2010 foi o ano que teve o período mais curto de mínimas de um dígito por aqui. Dos meu registros começo em 6/6 e acabou em 21/8.

 

Hoje temos um dia quente. Não baixei dos 14,3°. Agora já faz 25,3° com 58% e venta de NO a 10,2 km/h. Dá agonia ver as pessoas de blusão num dia como hoje. Meu Deus do céu!!!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos.

Aqui em Bom Jesus céu azulíssimo após uma pequena viração da costa no inicio da manhã. Agora andamos em agradáveis 19º.

Matem minha curiosidade, pois só lembro dos dias frios, mas em parâmetros gerais, o que aconteceu de tão extraordinário no inverno de 2000?

Link to comment
Share on other sites

Mafili, de fato, POA tem essas variações com naturalidade.

Abraços calorosos!

 

hummmm!!! Eu não vejo a mesma naturalidade quando está para baixo.

 

Caio, acho que entendi.

 

Essa questão é muito simples. POA pode ir dos -3C aos 39/40C tranquilamente. Pela sua posição geográfica e falta de altitude, é muito mais fácil (praticamente garantido) batermos os 37/38C em todos os anos do que negativar. Em POA todos os anos tem 40C e temperatura negativa praticamente garantida nas baixadas. Entretanto, a temperatura máxima pode ocorrer tanto no verão quanto no inverno, ao passo que a mínima, apenas no inverno climático! Simples assim...

 

Passamos algumas páginas discutindo e aprendendo -4,0ºC em POA em 1918.

 

Porém, agora -3ºC é tranquilo. Tudo bem, né.

 

São duas proposições.:

 

1- A média anual por todas as normais de 1961 até 2010. São comportadas e muito estáveis.

 

2- A média do inverno JJA é razoavelmente bem comportada. Como mostra o gráfico abaixo (tive que utilizar a média móvel para eliminar ruídos nada que altere o resultado como o filtro é 15 anos você vai ver 1985 na escala. Como estou com preguiça de sobrepor dois gráficos fique com esse mesmo que você a tendência para 2012)

 

A leitura da automática das 15Z mostra Tmax de 25,3ºC. Isso é 6ºC acima da normal das máximas.

 

Porém, 6ºC abaixo da normal das mínimas é algo como 5ºC.

 

Dessa forma 5ºC de mínima em POA é comemorado de um maneira nada natural não sendo raro a expressão "histórico" aparecer com certa frequência.

 

Fico feliz com os comentários sobre agosto/2010.

 

runningmean_ta83967_3385.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili, de fato, POA tem essas variações com naturalidade.

Abraços calorosos!

 

hummmm!!! Eu não vejo a mesma naturalidade quando está para baixo.

 

Caio, acho que entendi.

Ao longo do ano, as massas de ar que atuam sobre POA são predominantemente tropicais. A atuação de massas de origem polar rompem a predominância anual do calor dos trópicos. Porém, no inverno a dinâmica do continente permite períodos relativamente longos de atuação das mp´s, com 10 ou 20 dias seguidos de frio e dias amenos, mas ainda assim sobre a antiga mp. Portanto, os períodos de frio se destacam frente aos períodos de calor.

 

Como o Bruno disse, é possível termos o calor do verão no inverno, mas não o frio do inverno no verão. A "excepcionalidade" dos períodos de frio e das ondas de frio estão nesse contexto. Mas o frio não é algo excepcional por si mesmo. Não é algo fora do comum, a não ser quando há quebra de recordes. Ao contrário, fazem parte do contexto do nosso clima. Tanto é que, apesar da média de 14,3° em julho, temos dias com média de 6°/7°, como na onda de frio do início de junho. Temos frio assim APESAR de uma média amena. Por isso o frio se destaca tanto.

 

Hoje é um dia quente. Já tenho 26,9° com 53% e venta de NO a 7,7 km/h.

 

Abraços normais!

Link to comment
Share on other sites

Não custa lembrar que o clima do Sul do Brasil, Uruguai, nordeste da Argentina e do Prata é SUBTROPICAL, isto é, imediatamente abaixo do tropical em termos de temperatura. Fosse um clima com estações claramente definidas (verões com calor tropical e inverno sob predominância de mp´s com eventual nevada) e estaríamos no temperado (meio a meio: meio tropical, meio polar).

 

Agora 27,0°.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP do início de julho talvez fique pro histórico do ano como a grande decepção... :cray: Mas é importante salientar que ela não avança simplesmente porque a alta se fragmenta ao cruzar os Andes e chega no cone sul com 1024 hpa, insuficientes para lutar contra o ASAS! O vilão maior é o boi na linha, porque se os 1040 hpa cruzassem os Andes não teria ASAS para segurá-lo, ao menos para o sul do BR. Poderíamos ter um outro 1965 ou um 1990! :russian:

 

Quanto ao prognóstico pós início de julho, o GFS vem insistindo numa bela invasão polar para o EBAZ. Como eu terei um compromisso familiar no RJ e não poderei voltar aos encontros este ano :sad: , tenho certeza que pelo menos muito frio vai fazer, galera (he he he) :mosking: !!!!! O que a 12Z coloca para o sábado do encontro (é lógico que tá na grade de 360 horas, totalmente não confiável) é quase um replay de 1990... Neve das boas em toda a Serra de RS e SC! Teríamos um EBAZ debaixo de neve mesmo sendo EM GRAMADO-CANELA e não em SJ!!!!!!! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Essa questão é muito simples. POA pode ir dos -3C aos 39/40C tranquilamente. Pela sua posição geográfica e falta de altitude, é muito mais fácil (praticamente garantido) batermos os 37/38C em todos os anos do que negativar. Em POA todos os anos tem 40C e temperatura negativa praticamente garantida nas baixadas. Entretanto, a temperatura máxima pode ocorrer tanto no verão quanto no inverno, ao passo que a mínima, apenas no inverno climático! Simples assim...

 

Passamos algumas páginas discutindo e aprendendo -4,0ºC em POA em 1918.

 

Porém, agora -3ºC é tranquilo. Tudo bem, né.

 

São duas proposições.:

 

1- A média anual por todas as normais de 1961 até 2010. São comportadas e muito estáveis.

 

2- A média do inverno JJA é razoavelmente bem comportada. Como mostra o gráfico abaixo (tive que utilizar a média móvel para eliminar ruídos nada que altere o resultado como o filtro é 15 anos você vai ver 1985 na escala. Como estou com preguiça de sobrepor dois gráficos fique com esse mesmo que você a tendência para 2012)

 

A leitura da automática das 15Z mostra Tmax de 25,3ºC. Isso é 6ºC acima da normal das máximas.

 

Porém, 6ºC abaixo da normal das mínimas é algo como 5ºC.

 

Dessa forma 5ºC de mínima em POA é comemorado de um maneira nada natural não sendo raro a expressão "histórico" aparecer com certa frequência.

 

Fico feliz com os comentários sobre agosto/2010.

 

runningmean_ta83967_3385.png

 

 

1- Acredito que se faça -3C em alguns pontos de baixadas de vales DENTRO da cidade de Porto Alegre. Infelizmente, ainda não temos estações nestes locais. Por sinal, o Inmet também nunca marca 40C, porém acredito que existem pontos em que pode chegar neste número e quem sabe até superá-lo.

 

2- Porto Alegre tem vários dias durante o inverno de mínimas na casa dos 10 a 12 graus. Porém, pode ter tranquilamente um dia de 0 grau. Esse dia de 0 grau isolado não será capaz de derrubar as médias. Ainda assim, ele é recorrente no nosso inverno e não pode ser taxado de incomum "porque está x graus abaixo de uma determinada média".

 

3- Acredito que considerar comum ou incomum tão somente na análise das médias de temperatura é demasiadamente simplório. Veja que todos os que moram em POA consideram comum tanto o frio quanto o calor. Ele acontece TODOS os anos. A impressão que se tem é que tudo que supera os 5 ou 6 graus para mais ou para menos dentro da média é incomum. Isso só é válido em locais de MENOR variabilidade térmica. Na Amazônia isso seria realmente impressionante. Em Porto Alegre, definitivamente, não.

Link to comment
Share on other sites

Sistemas Tropicais, Sistemas Polares, Sistemas Frontais e digamos sistema especial

 

Ta Tropical atlântica

Tac Tropical atlântica continentalizada.

 

Ambas de origem na ASAS.

 

Tc Tropical continental

 

Origem no Chaco.

 

Os sistemas polares são associados a mPa (massa polar atlântica)

Com trajetórias amplamente discutida.

 

e depois de alguns dias Pt (polar tropicalizada)

 

Frontais;

 

frente polar atlântica, estacionária, quente....outras

 

Linhas de instabilidade.

 

E por ai vai.

 

Opsssssss:

 

Parei a questão não é essa.

 

Poderíamos (eu não caio na discussão de subtropical cfa cfb vários subtipos I , II etc...etc)

 

A questão é POA. E não o RS.

 

Por favor não utilize o efeito capilaridade. Explico. Começar a discutir POA e citar exemplos de Vacaria.

 

Agora (17 Z) 27ºC ......OITO ACIMA DA NORMAL DAS MÁXIMAS.....SABE O QUE ESCUTO......NORMAL.

 

QUANDO DÁ 3ºC...OITO ABAIXO DA NORMAL DAS MÍNIMAS SABE O QUE ESCUTO """"HISTÓRICO"""".

 

DESCONTANDO O FOGUETÓRIO....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.