Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Temperatura muito baixa no centro de POA. Há bancos de nevoeiro pela cidade. Faz apenas 7,9C aqui.

Essa medição é no prédio do teu trabalho? Boa parte da cidade tem sol. Já chegou a 14,4° na Lomba do Pinheiro!! O Menino Deus é o mais frio com 9,6°. Aqui está 11,3°.

 

De 10 a 15cm de neve em Tres Arroyos, sul da Pca. Buenos Aires.

 

Lindas imagens: http://www.diario3.com.ar/

 

Parece que o "pinico da neve" se mudou das partes elevadas do sul do Brasil para as planícies da Pca. Buenos Aires. Tem nevado muito mais por lá do que aqui. Era assim no passado?

Além do frio de rachar na região. Às 11 h o Centro de B.A. tinha 5,2°; La Plata 3,4°; Mar del Plata 3,6°; Tandil 2,4°; e Bolivar 1,7°. Está bonita a coisa!!

 

Bariloche é a cidade mais fria com -3,5°!

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande do Sul - 89 estações (mínimas de hoje):

 

Soledade (Parque das Tuias (Eliano): -04,6

Santa Rosa (PWS): -03,8

Canela (PWS - Pq do Caracol): -03,4

Vacaria (Aut): -02,2

Quaraí (Aut): -02,2

São Marcos (PWS): -01,6

Bom Jesus (Conv): -01,6

São José dos Ausentes (Aut): -01,2

São Gabriel (Aut): -00,8

Santa Rosa (Aut): -00,7

Farroupilha (PWS - Vicentina): -00,7

Cambará do Sul (Agro-Met): -00,4

São Francisco de Paula (PWS): -00,4

São Leopoldo (Pq Imperatriz- Metsul): -00,3

Farroupilha (PWS): 00,3

Alegrete (Aut): 00,3

Bagé (Aut): 00,7

Pelotas (UFPEL): 00,8

Dom Pedrito (Aut): 00,8

Caxias do Sul (RBS): 01,0

Santa Maria (Aero): 01,0

Passo Fundo (Aut): 01,0

Frederico Westphalen (Aut): 01,2

Bento Gonçalves (Aut): 01,3

Santa Maria (Conv): 01,4

Santa Maria (Aut): 01,4

Santa Rosa (Esplanada): 01,4

Gramado (PWS - alphaville): 01,5

Passo Fundo (Conv): 01,5

Sao Martinho da Serra (PCD): 01,5

São Gabriel (PCD): 01,5

Erechim (Aut): 01,6

Lagoa Vermelha (Conv): 01,6

Cruz Alta (Aut): 01,7

Uruguaiana (Aero): 02,0

Lagoa Vermelha (Aut): 02,1

Santa Rosa (RBS): 02,1

Rio Grande (Conv): 02,2

Soledade (Aut): 02,3

Gramado (RBS): 02,4

Uruguaiana (Aut): 02,4

Uruguaiana (Conv): 02,5

Rio Grande (Aut): 02,5

Camaquã (Aut): 02,5

Santana do Livramento (Aut): 02,7

Santo Augusto (Aut): 02,7

Rio Pardo (Aut): 02,7

São Borja (Aut): 02,8

Santana do Livramento (Conv): 02,8

Jaguarão (Aut): 02,9

Encruzilhada do Sul (PCD): 03,0

Julio Castilhos (PCD): 03,0

Passo Fundo (Aero): 03,0

Pelotas (Aero): 03,0

Caxias do Sul (Aero): 03,0

Santo Angelo (Aero): 03,0

Bagé (Conv): 03,1

Bagé (RBS): 03,1

Cruz Alta (Conv): 03,2

Encruzilhada do Sul (Conv): 03,2

Canguçu (Aut): 03,2

Chuí (Aut): 03,2

Monte Negro (PWS): 03,3

Passo Fundo (RBS): 03,3

Santa Maria (RBS): 03,3

São Borja (PCD): 03,5

São Luiz Gonzaga (Aut): 03,6

São Luiz Gonzaga (Aut): 03,6

Torres (Aut): 03,7

Torres (Conv): 03,8

Erechim (RBS): 03,8

Porto Alegre (Aero): 04,0

Irai (Conv): 04,0

Caxias do Sul (Conv): 04,0

Cruz Alta (RBS): 04,4

Caçapava do Sul (Aut): 04,4

Porto Alegre (Conv): 04,4

Pelotas (RBS): 04,5

São Leopoldo (PWS): 04,5

Uruguaiana (RBS): 04,8

Porto Alegre (Aut): 04,8

Santa Cruz do Sul (RBS): 04,9

Palmeira das Missoes (Aut): 05,1

Mostardas (Aut): 05,6

Porto Alegre (Marcos): 05,8

Santa Vitoria do Palmar (Conv): 05,9

Tramandaí (Aut): 05,9

Rio Grande (RBS): 06,9

Porto Alegre (RBS): 07,1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buraco das Tuias, hehe. PHP, esse abrigo ele foi mudado de lugar?

 

Muito bom os dados de Pelotas e Rio Grande!! Já o INMET e o aero de Caxias do Sul... :negative: Certamente Pelotas vai negativar nesse novo pulso de ar frio. Aposto que Rio Grande zera!

 

Aqui tenho 11,7° com 75% e venta de O a 7,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Oficialmente, pelos dados oficiais da prov. De b. Aires, as cidades altas do rs e Sc levavam boa vantagem!

Sds.

 

Nos últimos anos tenho me cansado de ver tantas nevasca no sul da província. Goleada dos bonarenses sobre nós sulistas. Relho, para ser mais sincero.

 

 

Eu não sei se lá aumentou... O que sei é que aqui diminuiu muito, pelo menos até 2009. Rezemos para que a tendência por nevadas mais fortes e regulares vista em 2010 e 2011 não seja revertida. De qualquer forma, estes dois anos ainda não reverteram a ausência de neve farta nas áreas mais baixas do Planalto, comuns antigamente! Acho que a ausência dos cavalões polares do passado pode ter muito a ver com isso (2000, 1996, 1994 (x2), 1990 (x2), 1988, 1984, 1981, 1979 (x2), 1975, etc...)! Outra hipótese que avento é a falta de umidade devida a um jato mais seco => esgotamento progressivo da Amazônia! :negative:

Link to comment
Share on other sites

pessoal, não vamos começar a choradeira...

ela é normal sempre

ora, temos recuperado em parte as nevascas nos últimos anos.

não podemos reclamar.

Evidentemente, mudanças aconteceram na atmosfera. Ela é mutante por natureza.

A terra pe mutante por natureza.

Não reclamo, não, dos acontecimentos de inverno ultimamamente.

Eu reclamei muito no passado.

Acho que estamos dentro da realidade!!!

Link to comment
Share on other sites

Buraco das Tuias, hehe. PHP, esse abrigo ele foi mudado de lugar?

 

Muito bom os dados de Pelotas e Rio Grande!! Já o INMET e o aero de Caxias do Sul... :negative: Certamente Pelotas vai negativar nesse novo pulso de ar frio. Aposto que Rio Grande zera!

 

Aqui tenho 11,7° com 75% e venta de O a 7,7 km/h.

Sim mudei 400m ao norte no pé da coxilha baixada boa, mas ainda não supera o Pantera. :good:

Link to comment
Share on other sites

Por pouco Soledade não bate Urupema, heim...

 

Enquanto isso, o INMET lançou o AVISO:

 

916/2012: As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de queda de neve, na CAMPANHA, PLANALTO e NAS SERRAS DO NORDESTE E SUDESTE do estado, no período entre 18:00h do dia 06/06/2012, às 12:00h do dia 07/06/2012.

 

Interessante...é a primeira vez que eu vejo o INMET dando chance de neve em tantas áreas do RS.

Link to comment
Share on other sites

As baixadas de Soledade impressionando! :clapping: :good2: O problema é que falta A estação. :rtfm: O Anotador Eliano não deve ser homologado pela OMM... :mosking:

 

Meu termômetro de max. e min. de mercúrio já em casa! Na quinta, por volta do meio-dia, ele será deixado na antiga fazenda (baixada do frio do Carvalho), em Bom Jardim da Serra.

 

Coutinho: ele tem pequena imprecisão. Agora, dentro de casa, ele marca 20 C na coluna da direita e 20,5 C na da esquerda. Mas não creio que isso seja problema. Onde comprei, eles fazem calibração. Semana que vem, levo ele lá e mando calibrar, aí veremos, por comparação, qual a exata mínima que ele marcou. O incorterm digital (max e min) que tenho, marca 19,8 e 19,7, posicionado ao lado dele. Então está tudo, mais ou menos, na média.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

[modo otimista on]

1. O cavado faz chover agora em Montevideo, com 6°C.

2. A precipitação e a nebulosidade (no Uruguay) estão mais intensas do que o previsto pelo GFS 6Z.

3. Ainda há resquício de nebulosidade da FF sobre grande parte de SC, o que pode potencializar o cavado, quando ele chegar.

4. Ele chegará na serra de SC à noite, quando a atmosfera estará mais fria;

5. À noite, como sabemos, é o horário mais favorável para instabilidade e precipitação.

[modo otimista off]

Link to comment
Share on other sites

Gente, vento norte dando as caras aqui. Temperatura saltou de 2º às 9h da manhã para 11º agora. Pré-frontal "esquentando" por aqui, nebulosidade chegando... precipitação acho que teremos, a questão é se será mesmo algo mais do que chuva. Se vier chuva já está bom, pois nossa região sofre com estiagem...

Link to comment
Share on other sites

O relevo da Serra do Botucaraí,e Serra Gringa provoca a formação de nuvens, é barreira natural que faz nublar hehehe

Possivelmente Cerca Velha com neve antes da noite ainda. :girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Já esta,os sob vento pampeiro(oeste/noroeste)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por falar em neve:

 

Nesse momento é mais provável que haja queda de neve em algum ponto da metade sul do RS nas próximas horas do que São Joaquim e aparados do RS!

 

Essa instabilidade está forte, dá pra ver pelo satélite que ela já cruzou a Argentina, avança agora pelo centro do Uruguai e vem buscar o sul do RS até o fim da tarde!

 

NOWCASTING TOTAL!!!

Link to comment
Share on other sites

GFS errou feio na previsão pra cá hoje. Choveu mais do que o esperado pelo modelo, mas o principal erro será

nas temperaturas. À tarde não deve passar dos 20 graus, e ele indicava entre 24-26 graus.

 

Creio que ele está subestimando o frio em MG... ou melhor, PREFIRO CRER :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pré- frontal em SC, agora já é "polar velha" a espera da "polar nova". Aguardando o Rodrigo no aeroporto.

 

E impressão minha, ou essa segunda Mp vai ser tiro curtíssimo? No sábado já esquenta bastante..

 

Sds.

Vai ser uma porrada de menos de dois dias: afunda nessa noite, dia gelado amanhã com máximas abaixo de 10° em boa parte do RS e S de SC, 6ª com as menores mínimas e à tarde máximas de 15° ou mais nas áreas mais quentes. O frio em altura atinge -4° em 850 hpa sobre POA e -6° no S do RS!! Isso na quinta para a sexta. Sexta de tarde já sobe para 0° no N do RS. Tiro rapidíssimo!!

 

Uma boa notícia chega pelo twitter da MetSul: "FRIO | Segunda massa de ar polar da semana, a mais forte, chega ao RS. Chuí tinha 12,6ºC às 12h e agora às 13h apenas 8,1ºC com vento forte."

 

Por aqui vento O a 9,3 km/h. Faz 14,9° com 60%. Inverno!!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

A minha expectativa é o encontro dessa massa com o "calorzinho" que já está fazendo aqui em cima. Sabe-se lá o que vai resultar além do vento e da possibilidade de neve... que tal um thundersnow? Ano passado ninguém imaginava neve com trovoadas como ocorreu em Caxias e N. Petrópolis...

Link to comment
Share on other sites

Clarín confirma a neve em Buenos Aires, capital (alguns bairros) e cidades próximas!

 

http://www.clarin.com/sociedad/frio-polar-cubre-Capital-termica_0_713928771.html

 

Nem precisava o Clarin confirmar. Vi os flocos caindo AO VIVO pela TV argentina. TV mostrou tudo.

 

Show de bola!!!

 

Na Argentina agora reina uma mega discussão sobre se o que caiu é "nieve" ou "aguanieve". Porque sempre se diz "nieve" quando é em Ushuaia, Bariloche e etc. E sempre que cai em Buenos Aires a imprensa corre para dizer que foi "aguanieve". Mas eles dizem que quando são "copitos bien formados" tem que falar "nieve" mesmo! Enfim.. parece algo similar com o que vimos aqui e normal quando se percebe que em Buenos Aires costuma nevar muito pouco!

Link to comment
Share on other sites

NEM PRECISAVA A TV ARGENTINA CONFIRMA

 

A REDE DE AMIGOS CONFIRMOU IN LOCO E IN REAL TIME....OS AMADORES DE MAIOR AGILIDADE.

 

SEGUNDO MINHAS MENSAGENS DE MADRUGADA.....(FOI FÁCIL A DESPEITOS DAS DECLARAÇÕES DO SMN).

 

LINK PARA A TV ARGENTINA.....

 

GRACIAS A TODOS

 

SE VOCÊ LIGAR NESSE LINK....ARGENTINA 24 HORAS.....

 

ASSIM: LA NACION, CLARIN E SMN......

 

TORCIDA AGORA PELAS BANDAS DE NEBULOSIDADE.

 

MODELOS AGORA DIZEM POUCO....INFELIZMENTE ESTOU A 1500 KM DO EVENTO PARA MIRAR PESSOALMENTE

 

GOOD LUCK

 

TORALES: A PREVISÃO FOI DE NEVE E OU CHUVA CONGELADA DESDE PBA ATÉ O CONTESTADO

 

BEIJOS

 

http://tn.com.ar/envivo/24hs

Link to comment
Share on other sites

Estou indo pra Ubatuba no fim da tarde....chove desde ontem e deve continuar até sabado a noite.....temperatura por lá ficará entre 13/18 graus....otimo pra descansar este tempo...

 

Carlos,

 

Vamos fazer um bolão do trânsito de hoje em São Paulo. Com chuva e feriado, prevejo uns 315km. Tenho uns amigos que vão pra Campos hoje... vão ficar algumas boas horas no carro... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temperaturas às 14:30 (06/06/2012):

 

SE SLO (São Lourenço do Oeste-923m-topo- OESTE): 10,2ºC;

SE INA (Irani-584m-encosta de morro-OESTE):11,3ºC

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):11,9ºC

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 11,9ºC;

SE QLO (Quilombo-537m- encosta de morro - OESTE): 12,0 ºC;

SE COA(Concórdia-584m-encosta de morro-OESTE): 12,3ºC

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 12,3ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 12,4 ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 12,7ºC;

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 13,3 ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 14:30h, SE VDA (Videira-746m-encosta de morro-MEIO OESTE): 18,4 ºC

Link to comment
Share on other sites

Estou indo pra Ubatuba no fim da tarde....chove desde ontem e deve continuar até sabado a noite.....temperatura por lá ficará entre 13/18 graus....otimo pra descansar este tempo...

 

Carlos,

 

Vamos fazer um bolão do trânsito de hoje em São Paulo. Com chuva e feriado, prevejo uns 315km. Tenho uns amigos que vão pra Campos hoje... vão ficar algumas boas horas no carro... :negative:

 

Luba tava pensando em sair daqui umas 6 da tarde....Mas só de pensar naquela Salim Mafuf, acho q vou adiar pra amanha bem cedo, tipo 6 da matina. Lá em casa no ABC chove com 15 graus enquanto aqui na Faria Lima tabem com chuva e os termometros de rua marcando 16,0 graus.

 

Vai ficar por aqui?

Link to comment
Share on other sites

Pelo wundermap, o frio e a "bagunça" estão entrando no extremo sul brasileiro, o RS terá horas frias pela frente...

 

GFS 12z ainda não permite descartar -10 em São Joaquim; se acontecer lá, imagino Urupema. Bom Jardim pode ter 2 dígitos negativos também. (Isso para sexta; e por enquanto).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.