Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Estou desconfiado que a pilha da ventoinha que faz a troca do ar do abrigo da Davis foi pro pau. Já faz quase 1 ano e a diferença para o Ciran que ficava em 0,3oC está bem maior agora, como no dia de hoje.

 

Bruno, como é a pilha do abrigo? Se passar por lá pretendo trocar.

 

Caio, a troca deve ocorrer depois de 3 anos se a estação é bem ensolarada (é o caso de Urupema) e 2 anos em estações que recebem pouco sol. No mais, o FAN não traz grandes diferenças nas mínimas, mas nas máximas.

Link to comment
Share on other sites

POr falar em estação padrão, Alexandre, será que conseguiremos ter a estação ainda este mês aqui funcionando? :good2: :friends:

 

Como haverá estação funcionando se não há nem local para instalá-la?

Como não? O Sr Valdemar das Tuias ofereceu local pra escolher do lado de cá do rio Soledade, e o Bairro Farroupilha, propriedade do município... :ok:

Estou esperando o AAA. :friends: :good2:

 

Ligaram para ele, AAA?

Link to comment
Share on other sites

Amigos segue algumas fotos da geada em São Joaquim.

Fiz um vídeo também, depois descubro como postar ahuahuahua...

 

Foto 01 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

dea7ecedc187d415be3c2518f2740bed.jpg

 

Foto 02 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

beef3b5649804c3123a7902480186ca0.jpg

 

Foto 03 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

6f22fee0670044bc856d0f6b00dde9bb.jpg

 

Foto 04 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

f6a5bc22115fd141ebf18d508ba07365.jpg

 

Foto 05 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

2dcfb85828c4e56d53d72a3dee434afd.jpg

 

Foto 06 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

6066e2e0ba875580310b84c4df1ce8e7.jpg

 

Foto 07 - Centro de São Joaquim 06/06/2012.

2e8107768b6fca945ef28239d43156f6.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos, aqui vamos com carga total de frio. Chegamos a -2 mas creio que nas baixadas devamos ter chegado a bem menos que isso. Minha esposa esqueceu uma bacia com prendedor de roupa imerso na água da última chuva. Adivinha o que aconteceu? He he. A geada foi generalizada aqui, até mesmo no telhado de casa e da igreja, bem como em cima de pedras em canhadas e coxilhas.

Link to comment
Share on other sites

Aguanieve

 

La ola polar azota a gran parte del país y en Buenos Aires sorprendió esta mañana con nieve a los ciudadanos de Saladillo, Junín, 9 de Julio, Lincoln y Pehuajó. También en algunas zonas del norte de la Capital se registró aguanieve. El Servicio Meteorológico Nacional (SMN) pronostica para la zona metropolitana "probabilidad de lluvias débiles y aisladas o aguanieve

hSyKr.jpg

 

Cayó nieve en algunas localidades bonaerenses

 

La Ciudad y el Gran Buenos tiritan esta mañana, la más fría en lo que va del año. En estos momentos, la sensación térmica se ubica bajo cero en toda la zona metropolitana.

 

Para el resto del día, el SMN prevé algunas lluvias y ráfagas de viento del sector sur y hacia la noche, disminución en la intensidad del viento. La temperatura mínima estimada es de 2 grados y la máxima, de 8.

 

La ola polar se extenderá por lo menos hasta el sábado próximo y el tiempo mejorará en el transcurso de la semana. Para mañana se anuncia cielo algo nublado, muy frío con heladas. Vientos moderados a leves del sector sur, rotando al sector oeste y una temperatura que oscilará entre los 1 y 10 grados.

 

Y para el viernes, el SMN anticipa en Capital y alrededores cielo algo nublado, heladas, vientos del oeste y una temperatura que variará entre 1 y 12 grados.

 

Mientras que para el sábado el organismo anuncia cielo algo a parcialmente nublado, vientos leves a moderados del sector norte y una temperatura que oscilará entre 3 y 14 grados.

 

INFOnews

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temperaturas às 10:00 (06/06/2012):

 

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 4,5ºC;

SE QLO (Quilombo-537m- encosta de morro - OESTE): 5,0 ºC;

SE XXE(Xanxerê-826m-topo- OESTE): 5,2ºC;

SE SRA (Seara-1424m-encosta de morro- OESTE): 5,9 ºC;

SE COA(Concórdia-584m-encosta de morro-OESTE): 6,3ºC

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 6,4 ºC;

SE PMS (Palmitos-446m-encosta de morro-OESTE): 6,7 ºC

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 6,7 ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE): 6,7ºC;

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 6,8ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 10:00h, SE FBO (Fraiburgo-1021m-topo-MEIO OESTE): 12,3 ºC;

Link to comment
Share on other sites

Amigos, não sei quanto a vocês, mas já estou me desarmando quanto a idéia da neve. Em Buenos Aires, em alguns pontos nevou mas na maioria dos lugares a chuva deu as caras e no máximo uma 'aguanieve'. Acho que se tivermos algum graupel já será muito, muito especial. Por ironia do destino, a Metsul mostrou a pouco no facebook que a chance de neve é maior na minha cidade natal Canguçu, junto com aquelas coxilhas que se espalham até Bagé e Pinheiro Machado.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, não sei quanto a vocês, mas já estou me desarmando quanto a idéia da neve. Em Buenos Aires, em alguns pontos nevou mas na maioria dos lugares a chuva deu as caras e no máximo uma 'aguanieve'. Acho que se tivermos algum graupel já será muito, muito especial. Por ironia do destino, a Metsul mostrou a pouco no facebook que a chance de neve é maior na minha cidade natal Canguçu, junto com aquelas coxilhas que se espalham até Bagé e Pinheiro Machado.

 

Valdir

não joga a toalha, ainda.

a MP estará subindo e potencializará algo interessante.

Ela é casada com a uma baixa e as duas subirão juntas.

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito bonito Bruno, quando acordei vi tudo branquinho.

Quero ver como vai estar na sexta!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

 

O que mais gosto das Geadas da Região de SJ é que elas têm "acumulação", he he he! EM Ctba só vi uma deste tipo, em 2000, quando o Barigui ficou todo branco! Ano passado teve uma com um pouco de gelo nos troncos e galhos, mas as árvores não chegaram a ficar brancas! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Muito frio de manhã: mínima de 5,8°. Poderia ter caído um pouco mais não fosse a brisa que soprou bem leve a partir das 4:30.

 

Agora tenho 9,7° com 78%. Temos apenas nuvens baixas a NO devido ao nevoeiro que levantou da área do Guaíba. Venta de NO a 4,0 km/h. Vou aos 15°.

Link to comment
Share on other sites

Canguçu é forte candidata para acumulação...

 

KfOQ1.jpg

 

Caracterização do Município - (CANGUÇU) Porte Municipio Médio Altitude da sede (m) 386 Longitude -52,676 Latitude -31,395

 

pode ser que dê uma granular por lá

 

vamos torcer para que haja uma turbulência na entrada da MP forte.

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito bonito Bruno, quando acordei vi tudo branquinho.

Quero ver como vai estar na sexta!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

 

O que mais gosto das Geadas da Região de SJ é que elas têm "acumulação", he he he! EM Ctba só vi uma deste tipo, em 2000, quando o Barigui ficou todo branco! Ano passado teve uma com um pouco de gelo nos troncos e galhos, mas as árvores não chegaram a ficar brancas! :good2:

 

Eu sou de Curitiba e era acostumado com aquela geada que deixa o gramado branquinho, mas quando cheguei em São Joaquim em 2008 e dei de cara com isso (fotos abaixo) achei que era neve e não era huahuahuah... , depois é que foram me falar que era sincelo, eu nem não sabia que isso existia...

 

Foto 01 - Sincelo 2008

60f5f2ef8e50a0e79476123257a339c4.JPG

 

Foto 02 - Sincelo 2008

36295920cf115621e534ca2d0692b415.JPG

 

Foto 03 - Sincelo 2008

2d23f7cb6d1b33bab0b2f6ba8f867473.JPG

Link to comment
Share on other sites

Olha só o que diz a Somar, neve só na serra:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/meteorologia-mantem-previsao-de-neve-na-serra-mas-descarta-ocorrencia-do-fenomeno-no-sul-do-estado-3781862.html

Agora o que diz a Metsul: CHANCE DE NEVE NO SUL GAÚCHO NAS PRÓXIMAS HORAS

http://www.facebook.com/metsulmeteorologia

Sou mais a Metsul.

Link to comment
Share on other sites

"Em uma madrugada marcada pelo frio no Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

registrou temperatura de -2,1ºC no município de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, por volta das 4h"

 

13547871.jpg?w=620

Bom Jesus, hoje

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/madrugada-gelada-tem-minima-de-2-1c-em-vacaria-na-serra-gaucha-3781798.html

Link to comment
Share on other sites

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/?p=1922

 

Hoje foi a madrugada mais fria em S.Joaquim, a mínima foi no distrito do Cruzeiro/Climaterra com -4,2°c e -8,9°C na relva, seguido da Climaterra bem perto do centro da cidade com -4,1°C e -7,0°c na relva, tembém tivemos -3,6°C na Vila Francioni/Epagri, Pericó/Malwee com -3,0°C e -7,4°c na relva, Colônia cotia/Epagri com -2,7°C e -0,2°C no Inmet (topo).

 

Esta foi a trigésima geada na serra e a décima segunda mínima negativa de 2012.

 

No estado as mínimas foram (abaixo dos 2,0°C);

 

 

 

-5,0°C Urupema/Epagri

 

-4,6°C Bom Jardim da Serra/Epagri

 

-4,2°C S.joaquim/Climaterra

 

-0,5°C Campos Novos/Epagri

 

0,6°C Caçador/Inmet

 

0,6°C/Painel/Epagri

 

0,6°C Xanxerê/Inmet

 

0,7°C Rio das Antas/Epagri

 

1,3°C Curitibanos/Inmet

 

1,3°C Lebon Régis/Epagri

 

1,4°C Água Doce/Epagri

Link to comment
Share on other sites

"Em uma madrugada marcada pelo frio no Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

registrou temperatura de -2,1ºC no município de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, por volta das 4h"

 

13547871.jpg?w=620

Bom Jesus, hoje

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/madrugada-gelada-tem-minima-de-2-1c-em-vacaria-na-serra-gaucha-3781798.html

A única ressalva a ser feita nessa reportagem, é que o termômetro da praça não é nada confiável. Antes da meia-noite meu termômetro já marcava 0º.

Link to comment
Share on other sites

O cavado está mais forte do que os modelos esperavam. Chove, e bem, desde quase todo Uruguai ao Sul da Pca. Buenos Aires. Como falei, as projeções dele em altura impressionavam, isso motivou instabilidades mais fortes e maior precipitação. A meu ver, tem chance de chegar a serra. O sul do RS ao certo verá alguma precipitação invernal.

Link to comment
Share on other sites

Olha só o que diz a Somar, neve só na serra:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/meteorologia-mantem-previsao-de-neve-na-serra-mas-descarta-ocorrencia-do-fenomeno-no-sul-do-estado-3781862.html

Agora o que diz a Metsul: CHANCE DE NEVE NO SUL GAÚCHO NAS PRÓXIMAS HORAS

http://www.facebook.com/metsulmeteorologia

Sou mais a Metsul.

 

Valdir, o desencontro da visão dos dois institutos é normal. Pois, nestas situações há uma certa dificuldade de prever um envento de neve.

aqui e na China, como diríamos.

Mas, pelo acompanhamento de tantos anos, acredito mais na metsul.

Link to comment
Share on other sites

O cavado está mais forte do que os modelos esperavam. Chove, e bem, desde quase todo Uruguai ao Sul da Pca. Buenos Aires. Como falei, as projeções dele em altura impressionavam, isso motivou instabilidades mais fortes e maior precipitação. A meu ver, tem chance de chegar a serra. O sul do RS ao certo verá alguma precipitação invernal.

 

boa informação, Caio.

vamos ajudar o Cavado a cavar mais um pouco...hehe

acredito em surpresas por aí.

não podemos esquecer que nos países que a neve é fácil também é difícil de prever

há até um grande evento de neve em Chicago que ninguém havia previsto, vi isso em alguma reportagem. Até os repórteres de uma emissora de TV debochavam das previsões que davam pouca neve, e caiu quase um metro.

olhando a entrada do evento, poderemos dizer mais

Link to comment
Share on other sites

Olha só o que diz a Somar, neve só na serra:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/meteorologia-mantem-previsao-de-neve-na-serra-mas-descarta-ocorrencia-do-fenomeno-no-sul-do-estado-3781862.html

Agora o que diz a Metsul: CHANCE DE NEVE NO SUL GAÚCHO NAS PRÓXIMAS HORAS

http://www.facebook.com/metsulmeteorologia

Sou mais a Metsul.

 

Valdir, o desencontro da visão dos dois institutos é normal. Pois, nestas situações há uma certa dificuldade de prever um envento de neve.

aqui e na China, como diríamos.

Mas, pelo acompanhamento de tantos anos, acredito mais na metsul.

Valeu pela informação Gamboa. Não sabia que a previsão de neve era tão complexa assim. Seguimos aguardando o evento por aqui. Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Ezeiza com -6,7° em 850 hpa!! Por isso nevou mesmo com a superfície úmida!! Se houvesse algo como -4° no RS, e não -2° como se prevê, a neve estaria bem mais garantida, inclusive em áreas baixas mais ao norte.

 

Agora 11,2° e 75%.

Correção: o GFS dá -6° em 850 hpa para o S do RS nessa noite e -4° para POA e a serra na madruagada. Aí as chances aumentam. Se o cavado chegar aqui mais intenso do que o previsto, a neve poderia ser bem mais abrangente do que o esperado. Chama a atenção o aquecimento rápido em altitude já no feriado. Por isso a máxima baixa basicamente nesse dia. Depois POA já bate 15° na 6ª-feira.

 

Agora 11,3°.

 

Abraços para mim mesmo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

às 3h da manhã a umidade estará sobre Porto Alegre e RMPA.

no amanhacer do dia 7, 6h da manhã, haverá uma umidade sobre a região serrana do RS.

Se tivermos negativação o suficiente para precipitar neve, na camada de 1500m. Neve virá.

poderemos ter até alguma acumulação.

Quem sabe.

O giro do AC poderá misturar-se com toda essa umidade. "cavando" mais ainda.

concordo que poderá dar em surpresa.

 

Mas, eu pergunto: Quando é que os eventos de neve aqui no sul deixaram de ser uma SURPRESA?

sempre há a dúvida e eles vêm! :good2:

Link to comment
Share on other sites

O cavado está mais forte do que os modelos esperavam. Chove, e bem, desde quase todo Uruguai ao Sul da Pca. Buenos Aires. Como falei, as projeções dele em altura impressionavam, isso motivou instabilidades mais fortes e maior precipitação. A meu ver, tem chance de chegar a serra. O sul do RS ao certo verá alguma precipitação invernal.

 

Caio, mantendo esse quadro, a chance de neve em São Joaquim seria de quantos % aproximadamente? se é que é possível prever algo assim...

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temperaturas às 11:30 (06/06/2012):

 

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 6,9ºC;

SE COA(Concórdia-584m-encosta de morro-OESTE): 7,3ºC

SE SRA (Seara-1424m-encosta de morro- OESTE): 7,9 ºC;

SE QLO (Quilombo-537m- encosta de morro - OESTE): 8,0 ºC;

SE XXE(Xanxerê-826m-topo- OESTE): 8,2ºC;

SE PMS (Palmitos-389m-encosta de morro-OESTE): 8,7 ºC

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):8,9ºC

SE INA (Irani-584m-topo baixo-OESTE):8,9ºC

SE PZO (Pinhalzinho-434m-encosta de morro-OESTE):8,9ºC

SE CZL (Capinzal-541m-topo baixo-MEIO OESTE):9,0ºC

 

 

Maior temperatura das SE's as 11:30h, SE SCO (São Cristóvão do sul-1018m-topo-PLANALTO): 15,9ºC;

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.