Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Nesta mesma época em 2010, lembro de como torrava em Canoas e região. Hoje, depois de muita geada "no lombo", dou gargalhadas :laugh: aqui no alto dos campos de cima da serra. Enquanto meus compadres torravam nos 34º de Canoas, eu fazia um belo passeio por uma fazenda de amigos aqui de Bom Jesus com agradáveis 26º. A proposito, tenho notado como o sol é mais forte aqui em cima, será pela altitude?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Nesta mesma época em 2010, lembro de como torrava em Canoas e região. Hoje, depois de muita geada "no lombo", dou gargalhadas :laugh: aqui no alto dos campos de cima da serra. Enquanto meus compadres torravam nos 34º de Canoas, eu fazia um belo passeio por uma fazenda de amigos aqui de Bom Jesus com agradáveis 26º. A proposito, tenho notado como o sol é mais forte aqui em cima, será pela altitude?

 

Isto, altitude. O ar fica mais rarefeito. Lembro de uma trilha que fiz com meu brow do meio no pico Caratuva a 1850m de altitude. Foi no 1o findi de junho deste ano. Massa de ar polar. Mas com a combinação de céu claro e pouco vento no cume, deu até pra passar calor, msm estando com 1 calça de moletom e 1 camiseta. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Nesta mesma época em 2010, lembro de como torrava em Canoas e região. Hoje, depois de muita geada "no lombo", dou gargalhadas :laugh: aqui no alto dos campos de cima da serra. Enquanto meus compadres torravam nos 34º de Canoas, eu fazia um belo passeio por uma fazenda de amigos aqui de Bom Jesus com agradáveis 26º. A proposito, tenho notado como o sol é mais forte aqui em cima, será pela altitude?

 

Isto, altitude. O ar fica mais rarefeito. Lembro de uma trilha que fiz com meu brow do meio no pico Caratuva a 1850m de altitude. Foi no 1o findi de junho deste ano. Massa de ar polar. Mas com a combinação de céu claro e pouco vento no cume, deu até pra passar calor, msm estando com 1 calça de moletom e 1 camiseta. :heat:

 

Valdir, tenho um amigo que saiu a fazer um passeio na mesma região, foi pra Ausentes na sexta-feira.

Realmente, muitas vezes acho mais quente em Canela Gramado que Porto Alegre. Não é à toa que o pessoal faz snow board só de mangas curtas no Chile.

o ar rarefeito faz os raios nos queimarem mais.

Aqui, queimamos com 34.2°C de máxim.

o pessoal escapuliu-se todo daqui com este calorão. Bah! é dose!

mas, demorou para fazer um calor destes. Normalmente, outubro já traz calor intenso e novembro começa torrando.

Link to comment
Share on other sites

Mantenho meu posicionamento sobre o horário de verão, que na minha visão é uma porcaria sem tamanho. Quando digo que aumenta a sensação de calor, não me refiro a valores por si só e sim temos a sensação maior de calor pelo adiantamento do horário.

Exemplo: quando saio às 18 hs o calor tá mais forte, pois não são 18hs e sim 17hs. Que a Rússia, Canadá, e países onde o frio predomina até entenderia ter horário de verão, mas no Brasil é dose pra elefante indiano. Sugiro horário de verão no Sudão, Etiópia e Kwait, onde 40 graus é fresquinho no verão!!!

Melhor abrir uma fábrica de freezer em Yakutsk de dezembro à março. :negative:

 

Não esqueça que, de manhã, ao sair paa trabalhar, estará mais fresco. Tudo se compensa!

 

No mais a intensão não é fazer o sujeito sentir mais calor. A intensão, única e exclusiva, é fazer com que o sujeito aproveite mais a energia solar. Apenas isso!

 

Rafael, vamos pensar o seguinte. Mudemos o nome do novo horário. Agora ele vai se chamar "Horário Econômico", não mais "Horário de Verão". Acho que assim tu vai gostar mais do mesmo. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Nesta mesma época em 2010, lembro de como torrava em Canoas e região. Hoje, depois de muita geada "no lombo", dou gargalhadas :laugh: aqui no alto dos campos de cima da serra. Enquanto meus compadres torravam nos 34º de Canoas, eu fazia um belo passeio por uma fazenda de amigos aqui de Bom Jesus com agradáveis 26º. A proposito, tenho notado como o sol é mais forte aqui em cima, será pela altitude?

 

Isto, altitude. O ar fica mais rarefeito. Lembro de uma trilha que fiz com meu brow do meio no pico Caratuva a 1850m de altitude. Foi no 1o findi de junho deste ano. Massa de ar polar. Mas com a combinação de céu claro e pouco vento no cume, deu até pra passar calor, msm estando com 1 calça de moletom e 1 camiseta. :heat:

 

Fica mais forte, mesmo. Aqui em POA sinto menos o sol do que em Canela ou do que em Brasília.

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi o dia mais seco do ano. A u.r. atingiu 31%! Mais seco desde 4/11/10, quando tive 29%. A máxima foi de gostosos 35,1°! O pessoal aqui em casa reclamava do calor, mas não se sentia tanto. O ar seco ajudou a não piorar as coisas.

 

Nosso colega faz bem em ficar nos campos de cima da serra.

 

Hoje tive mínima de 20,1°. Agora está nublado e faz 23,3° com 78%. Um ar bem mais fresco do que ontem. Venta de SE a 6,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Nesta mesma época em 2010, lembro de como torrava em Canoas e região. Hoje, depois de muita geada "no lombo", dou gargalhadas :laugh: aqui no alto dos campos de cima da serra. Enquanto meus compadres torravam nos 34º de Canoas, eu fazia um belo passeio por uma fazenda de amigos aqui de Bom Jesus com agradáveis 26º. A proposito, tenho notado como o sol é mais forte aqui em cima, será pela altitude?

 

Isto, altitude. O ar fica mais rarefeito. Lembro de uma trilha que fiz com meu brow do meio no pico Caratuva a 1850m de altitude. Foi no 1o findi de junho deste ano. Massa de ar polar. Mas com a combinação de céu claro e pouco vento no cume, deu até pra passar calor, msm estando com 1 calça de moletom e 1 camiseta. :heat:

 

 

Em Junho quando fui no Parque Nacional de Itatiaia estava um sol muito forte. Tão forte que fiquei vermelho do sol. O Sol a 2.400m de altitude engana, pois mesmo sem sentir calor o sol queima bastante, muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi o dia mais seco do ano. A u.r. atingiu 31%! Mais seco desde 4/11/10m, quando tive 29%. A máxima foi de gostosos 35,1°! O pessoal aqui em casa reclamava do calor, mas não se sentia tanto. O ar seco ajudou a não piorar as coisas.

 

Nosso colega faz bem em ficar nos campos de cima da serra.

 

Hoje tive mínima de 20,1°. Agora está nublado e faz 23,3° com 78%. Um ar bem mais fresco do que ontem. Venta de SE a 6,6 km/h.

 

 

IDEM AQUI, INSUPORTÁVEIS 24,5°C!!!!

Link to comment
Share on other sites

Desvios Out 2011 (Até dia 23):

 

Porto Alegre: 19,8 (+00,6)

Florianópolis: 20,5 (+00,9)

Curitiba: 17,1 (+00,6)

São Paulo: 19,5 (+00,5)

 

Belo Horizonte: 21,1 (-00,8)

Brasília: 20,3 (-01,8)

Goiânia: 23,1 (-01,5)

Vitoria: 23,0 (-00,5)

 

Que bela anomalia no Brasil central!!! Olha Brasília cravando quase -2C de anomalia... No centro-sul melhorou bem, São Paulo chegou a estar com quase +2C. Não fosse aquela onda de calor no início do mês, e teria terminado até com anomalia negativa... :sad:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi o dia mais seco do ano. A u.r. atingiu 31%! Mais seco desde 4/11/10m, quando tive 29%. A máxima foi de gostosos 35,1°! O pessoal aqui em casa reclamava do calor, mas não se sentia tanto. O ar seco ajudou a não piorar as coisas.

 

Nosso colega faz bem em ficar nos campos de cima da serra.

 

Hoje tive mínima de 20,1°. Agora está nublado e faz 23,3° com 78%. Um ar bem mais fresco do que ontem. Venta de SE a 6,6 km/h.

 

 

IDEM AQUI, INSUPORTÁVEIS 24,5°C!!!!

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao sol ser sentido mais forte, eu já notei que na faixa próxima ao litoral o sol é mais fraco, e a diferença é notável!

 

No caso do estado de sp, comparando um dia de céu limpo e mesmas temperaturas e altitudes, na faixa leste até a capital, o sol é mais fraco e a sensação da temperatura é diferente também. Lá pra Jundiaí é intermediário, mas o sol já é nitidamente mais forte. De Campinas em diante o bixo pega...

 

É estranho essa constatação, mas é muito nítida! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi o dia mais seco do ano. A u.r. atingiu 31%! Mais seco desde 4/11/10m, quando tive 29%. A máxima foi de gostosos 35,1°! O pessoal aqui em casa reclamava do calor, mas não se sentia tanto. O ar seco ajudou a não piorar as coisas.

 

Nosso colega faz bem em ficar nos campos de cima da serra.

 

Hoje tive mínima de 20,1°. Agora está nublado e faz 23,3° com 78%. Um ar bem mais fresco do que ontem. Venta de SE a 6,6 km/h.

 

 

IDEM AQUI, INSUPORTÁVEIS 24,5°C!!!!

MEU DEUS!!!!!!!!!! :heat: :heat: :heat: :dash1: Uma Soledade às avessas!! :good2:

 

Ao invés de chover, até o momento estamos nublado e abafado. Faz 26,5° com 64%. Nas últimas horas a frente aumentou bastante a atividade e já cobre todo o O, S e centro do RS com instabilidades. Pressão em 1009,8 mb.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, acabei de olhar as últimas duas rodadas do Europeu e GFS. O frio será surpreendente nos últimos 6dias do mês aqui no RS. Já não duvido que possamos entrar no campo das anomalias negativas até o dia 31.

 

Esse ano vai ficarna historia com tantos meses com desvios negativos....e já estão falando em um novembro abaixo da media...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, acabei de olhar as últimas duas rodadas do Europeu e GFS. O frio será surpreendente nos últimos 6dias do mês aqui no RS. Já não duvido que possamos entrar no campo das anomalias negativas até o dia 31.

 

Esse ano vai ficarna historia com tantos meses com desvios negativos....e já estão falando em um novembro abaixo da media...

 

Maravilha Bruno, um 'otimo ano para Poa sem duvida!!! Se Joe Bastardi e muitos outros estiverem corretos, esse resfriamento vai se espalhar pelo Cone-sul nas proximas decadas!

Espero ansiosamente pela decada de 2010, como a mais fria desde os anos 80...

 

Otimismo exagerado? Pura ilusao? So o tempo dira...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O MBAR ESTÁ COLOCANDO VENTO MUITO FORTE ENTRE POA E LITORAL NORTE DO RS, EM 950 MBA, COLOCA 21 A 32 M/75,2 A 115,2 KM, MAIS FORTE QUE EM 850

 

VAMOS TER O QUE FALAR EM VENTO DESTE CICLONE.

 

O litoral gaucho e catarinense deve ter muita apreensao nos proximos dias! Pena nao termos um ar frio mais forte no interior para ser puxado por esse ciclone...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao sol ser sentido mais forte, eu já notei que na faixa próxima ao litoral o sol é mais fraco, e a diferença é notável!

 

No caso do estado de sp, comparando um dia de céu limpo e mesmas temperaturas e altitudes, na faixa leste até a capital, o sol é mais fraco e a sensação da temperatura é diferente também. Lá pra Jundiaí é intermediário, mas o sol já é nitidamente mais forte. De Campinas em diante o bixo pega...

 

É estranho essa constatação, mas é muito nítida! :laugh:

A umidade é mais alta em SP e fica represada em Jundiaí, na Serra do Japi, talvez a sensação de frio maior. Viracopos está a 23ºS, dá uma diferença de 0,3º na latitude, ou seja, é insignificante. As temperaturas entre Campinas e SP em dias de sol são muito próximas! Quanto a intensidade do sol, nunca percebi a diferença :russian:

Link to comment
Share on other sites

Em Floripa a sensação é de um outubro abafado e muito umido, refletindo a anomalia apresentada até o momento. Com o frio vindouro para os últimos dias não é de se duvidar ficarmos na normalidade. A reclamação geral é pelos dias nublados/chuva fraca. Talvez não se lembrem de 2008, quando foi quase impossível o sol dar as caras entre setembro e novembro. Foi o período mais longo de chuva/nublado sem sol que me recordo. Mas é normalíssimo nessa época esse tempo xoxo.

Link to comment
Share on other sites

Noite quente por aqui, pré-frontal clássico. Tenho 27,7°C, pressão em 1009 hPa e vento norte fraco. A URA está em 53%..

 

Pelo que o GFS vem apontando, limpa já na quarta-feira por aqui, mas a faixa norte / noroeste do PR não terá frio forte para a época como ocorrerá mais ao sul. Creio que não baixa de 13°C. Talvez o vento sul traga uma sensação de frio mais interessante.. O que acham, Coutinho / Caio?

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Estava olhando esse site e achei interessante compartilhar. É possível ver a média das máximas e mínimas e também as absolutas de diversos locais! Eu estava olhando o de Vail no caso, as máximas me impressionaram, devem ter sido uma brutal onda de calor, curioso que muito mais quente que o Mount Washington, provavelmente pela maior continentalidade...

 

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/USCO0388?from=36hr_bottomnav_business

Link to comment
Share on other sites

Noite quente por aqui, pré-frontal clássico. Tenho 27,7°C, pressão em 1009 hPa e vento norte fraco. A URA está em 53%..

 

Pelo que o GFS vem apontando, limpa já na quarta-feira por aqui, mas a faixa norte / noroeste do PR não terá frio forte para a época como ocorrerá mais ao sul. Creio que não baixa de 13°C. Talvez o vento sul traga uma sensação de frio mais interessante.. O que acham, Coutinho / Caio?

 

 

FRIO MAIS ACENTUADO NAS BAIXADAS.

Link to comment
Share on other sites

25/10 - Algumas mínimas:

 

Campos do Jordão SP: 11,5

Monte Verde MG: 11,7

São Joaquim SC: 12,8

Urupema SC: 12,9

Tangará SC: 13,0

Diamantina MG: 13,2

Agua Doce SC: 13,3

São Lourenço da Serra SP: 13,3

Bom Jardim da Serra SC: 13,5

São José dos Ausentes RS: 13,6

Santa Teresa ES: 13,6

Extrema MG: 13,7

Link to comment
Share on other sites

Ciclone extratropical provoca chuva e ventania no Sul do Brasil

 

Por Deliane Assis

 

Um ciclone extratropical avança pela Região Sul, onde causa pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes sobre os três Estados, além de Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, destaque para o acumulado de quase 35mm e os ventos de 55km/h registrados nesta madrugada em São Joaquim (mais de 20% da média de outubro).

 

No Rio Grande do Sul, a cidade de Torres, no litoral norte do Estado, registrou uma rajada de quase 75km/h. Já a maior chuva da madrugada foi observada em São José dos Ausentes, com 50mm (35% da média de outubro). No Paraná, destaca-se a chuva de quase 30mm em Dois Vizinhos (15% da média de outubro) e o vento de mais de 70km/h em Marechal Cândido Rondon.

 

De acordo com os meteorologistas da SOMAR, além do Sul, destaca-se a chuva forte na cidade de Una, no litoral sul da Bahia, gerada por uma área de instabilidade chamada de Vórtice Ciclônico de Níveis Médios. Em apenas 48 horas, choveu 175mm, passando a média de outubro, que é de 155mm. Sem contar a chuva registrada depois das 10h de ontem (que será contabilizada na manhã de hoje), o acumulado de mais de 280mm observado neste mês de outubro já é o maior da estação, instalada em 2008.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Ciclone extratropical pode provocar ventos de mais 100km/h no Sul do país

 

Um ciclone extratropical causa fortes ventos em toda a Região Sul, especialmente nesta manhã de terça-feira. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, as rajadas podem passar dos 100km/h entre o litoral norte e a Serra do Rio Grande do Sul e chegar aos 90km/h no sul de Santa Catarina e em Porto Alegre. No Paraná, as rajadas passam dos 70km/h, sendo mais intensas sobre o leste do Estado no fim do dia.

Link to comment
Share on other sites

25/10 - Algumas mínimas:

 

Campos do Jordão SP: 11,5

Monte Verde MG: 11,7

São Joaquim SC: 12,8

Urupema SC: 12,9

Tangará SC: 13,0

Diamantina MG: 13,2

Agua Doce SC: 13,3

São Lourenço da Serra SP: 13,3

Bom Jardim da Serra SC: 13,5

São José dos Ausentes RS: 13,6

Santa Teresa ES: 13,6

Extrema MG: 13,7

 

 

Campos do Jordão (Vila Inglesa) 9,4ºC

Urupema (BAZ) 13,3ºC

Link to comment
Share on other sites

O mapa de máximas absolutas apresentado pelo Carlos mostra claramente pq eu digo que o litoral norte gaúcho não apresenta veranico. Lá é raríssimo fazer calor fora do verão. O mar gelado segura a temperatura e a serra à oeste protege a região das invasões de ar quente vindas do Chaco.

 

Muito interessantes esses mapas!! Existe algum mapa similar do estado de SP?

Link to comment
Share on other sites

O mapa de máximas absolutas apresentado pelo Carlos mostra claramente pq eu digo que o litoral norte gaúcho não apresenta veranico. Lá é raríssimo fazer calor fora do verão. O mar gelado segura a temperatura e a serra à oeste protege a região das invasões de ar quente vindas do Chaco.

 

Muito interessantes esses mapas!! Existe algum mapa similar do estado de SP?

 

SP.TMIA.GIF

SP.TMAA.GIF

Link to comment
Share on other sites

Em Floripa a sensação é de um outubro abafado e muito umido, refletindo a anomalia apresentada até o momento. Com o frio vindouro para os últimos dias não é de se duvidar ficarmos na normalidade. A reclamação geral é pelos dias nublados/chuva fraca. Talvez não se lembrem de 2008, quando foi quase impossível o sol dar as caras entre setembro e novembro. Foi o período mais longo de chuva/nublado sem sol que me recordo. Mas é normalíssimo nessa época esse tempo xoxo.

 

Aqui não lembra outubro de 2008 não.. O Outubro deste ano está bem diferente dos últimos anos, que foram frios e úmidos. Este outubro deu mais Sol e tempo firme que eu esperava, de fato não teve nenhum desfile da Oktoberfest que chegou a ser cancelado..deve fazer muitos anos a última vez que esse fato ocorreu. Já tivemos muitos dias de Sol e calor, mas não um calor insuportável porque o vento SE foi constante nesse mês. Tivemos dias friozinhos também mas bem mais reduzido se comparado com outros anos.. No geral Outubro está ótimo, mas esperava por uma MP mais forte, mas confesso que estou com receio com a aproximação do mês de Novembro, esse sim estou esperando calor e umidade :sad:

Link to comment
Share on other sites

O mapa de máximas absolutas apresentado pelo Carlos mostra claramente pq eu digo que o litoral norte gaúcho não apresenta veranico. Lá é raríssimo fazer calor fora do verão. O mar gelado segura a temperatura e a serra à oeste protege a região das invasões de ar quente vindas do Chaco.

 

Não seria devido a proximidade da Serra também? A diferença de altitude é enorme em pouco espaço...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, a última 6ª feira e sábado foram históricos pra mim em pleno mês de outubro. Na sexta-feira sensação de frio o dia todo, com a temperatura máxima de 21ºC. No sábado, embaixo de chuva o dia todo, mal passamos dos 19ºC, sendo que devido ao vento a sensação era de frio ainda maior.

Esse outubro está sendo excelente: úmido e bastante ameno, com quase 2ºC de anomalia.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigos, a última 6ª feira e sábado foram históricos pra mim em pleno mês de outubro. Na sexta-feira sensação de frio o dia todo, com a temperatura máxima de 21ºC. No sábado, embaixo de chuva o dia todo, mal passamos dos 19ºC, sendo que devido ao vento a sensação era de frio ainda maior.

Esse outubro está sendo excelente: úmido e bastante ameno, com quase 2ºC de anomalia.

Abraços

 

80's back Rodrigo... :pleasantry:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hoje caiu o mundo em POA. Foi um baita toró no final da tarde, especialmente em torno das 18 h. Meu gráfico chegou a ficar quase na vertical tamanha foi a chuvarada!!! Pelo menos não atrapalhou muito a vida na cidade, ao que eu pude perceber. Acumulei uns 30 mm no dia de hoje e 36,7 mm nas últimas 24 h. Uma boa chuva para essas semanas secas que temos tido. A pressão bateu 1000,9 mb e tivemos algumas trovoadas.

 

A máxima hoje foi de 24,6°. Mas já começamos com aqueles dias desagradáveis, mesmo não estando calor. A u.r. não baixou dos 70% e à tarde ficamos com aquele sol quase translúcido, abafado, já o suficiente para dar aquele suorzinho básico. A partir de agora é proibido sair à tarde em POA com uma roupa mais grossa. Só dá para usar roupas bem leves e finas. Não tem como. A não ser numa mp totalmente desproporcional para a época e nubladão.

 

Agora faz 18,1° e chove fraco sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Tem muita chuva na borda sul do Planalto, na serra e no centro do RS. Logo logo teremos chuva em POA, pelo menos moderada. Há uma linha frontal muito ativa nos Aparados e entrando em SC nesse momento, além de chuva muito forte no oceano, quase tocando o Litoral Sul de SC.

 

Tem bastante água para rolar nessa noite.

Link to comment
Share on other sites

O mapa de máximas absolutas apresentado pelo Carlos mostra claramente pq eu digo que o litoral norte gaúcho não apresenta veranico. Lá é raríssimo fazer calor fora do verão. O mar gelado segura a temperatura e a serra à oeste protege a região das invasões de ar quente vindas do Chaco.

 

Não seria devido a proximidade da Serra também? A diferença de altitude é enorme em pouco espaço...

Sds.

 

Cara, eu acho que não! O único efeito que a serra faz naquela região é a retenção de umidade que vem do mar, tornando a região mais encoberta que o litoral meio e sul (de Capão da Canoa para baixo).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.