Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Rio de Janeiro com 32ºC agora 10 da manhã.......

Pelo menos está seco. Na Vila Militar estava 33,1° ao meio-dia, mas com u.r. de 34%. Similar ao calor que tivemos aqui domingo, quando bati 35,1° com 31%. É tolerável.

 

Mas hoje está bem diferente. Mínima de 15,9° e chuvas ocasionais. Ar bem fresco!! Agora faz 17,6° com 86% e acabamos de ter uma chuvinha passageira. Pressão em 1008,6 mb. Bendito ciclone.

 

Só ontem foram 37,3 mm acumulados e 43,0 mm nas últimas 24 h. Somado à chuva de segunda-feira encostamos em 60 mm no total, mais do que o que caiu em setembro, que aqui em casa acumulou 50,8 mm.

 

Abraços refrescados!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

PESSOAL, OLHEM A BELEZURA QUE ACABOU DE CHEGAR AQUI EM JOINVILLE PARA MIM!

 

Davis 6153 Wireless Vantage Pro2 with Aspirated Radiation Shield + 6555 Davis WeatherLink IP

 

 

Como é bom receber um brinquedinho destes! :mosking:

 

Vai colocar aonde este aí?

 

Nem me fala, Bruno...nem me fala...e paguei barato, sendo que o imposto dos dois tb foi barato devido ao que o vendedor declarou na NF (desta vez, eu NÃO pedi para reduzir o valor na nota. A loja simplesmente colocou um valor muito aquém do real)

 

Então, agora tenho 3 estações, vou me definir ainda...

 

Mas tenho um sistema para deixar uma estação (minha Oregon WMR 968) on-line no alto da serra aqui em Joinville. Não é no atual lugar da minha outra Davis, mas só falta eu conseguir a liberação do dono da área para instalá-la.

 

Assim, eu pretendo:

 

- Davis 6153 + Weatherlink IP aqui em Joinville mesmo, no atual local da Oregon.

- Manter, por enquanto, minha Davis lá no alto da serra, até eu achar um outro lugar de interesse para ele (tenho alguns em mente, mas ainda não me decidi)

- Mandar minha Oregon pro alto da Serra, perto da antena de celular da Claro. Assim eu conseguiria deixá-la online.

Link to comment
Share on other sites

Sensacional a Davis!

 

Vou ver se compro uma em Janeiro para instalar em Monte Alegre do Sul. Vou me informar sobre a questão da conexão e tal... Meu sonho era jogar lá pra cima em Itatiaia, ainda vou colocar isso em prática, seja online ou não!

 

Show, Luba...essas belezinhas são um tesão....

 

Eu gostaria de botar uma estação no alto ou da serra queimada aqui em Joinville, com 1325 metros de altitude, ou no pico da Antena, nos Campos do Quiriri, entre Joinville, Garuva e Campo Alegre, a mais de 1500 metros de altitude...seria um tanto quanto interessante. Mas a questão segurança e possível manutenção são empecilhos grandes.

Link to comment
Share on other sites

Sensacional a Davis!

 

Vou ver se compro uma em Janeiro para instalar em Monte Alegre do Sul. Vou me informar sobre a questão da conexão e tal... Meu sonho era jogar lá pra cima em Itatiaia, ainda vou colocar isso em prática, seja online ou não!

 

Show, Luba...essas belezinhas são um tesão....

 

Eu gostaria de botar uma estação no alto ou da serra queimada aqui em Joinville, com 1325 metros de altitude, ou no pico da Antena, nos Campos do Quiriri, entre Joinville, Garuva e Campo Alegre, a mais de 1500 metros de altitude...seria um tanto quanto interessante. Mas a questão segurança e possível manutenção são empecilhos grandes.

 

Acho que o único empecilho é a segurança, pois a Davis garante equipamentos para qualquer local.

Link to comment
Share on other sites

Sensacional a Davis!

 

Vou ver se compro uma em Janeiro para instalar em Monte Alegre do Sul. Vou me informar sobre a questão da conexão e tal... Meu sonho era jogar lá pra cima em Itatiaia, ainda vou colocar isso em prática, seja online ou não!

 

Show, Luba...essas belezinhas são um tesão....

 

Eu gostaria de botar uma estação no alto ou da serra queimada aqui em Joinville, com 1325 metros de altitude, ou no pico da Antena, nos Campos do Quiriri, entre Joinville, Garuva e Campo Alegre, a mais de 1500 metros de altitude...seria um tanto quanto interessante. Mas a questão segurança e possível manutenção são empecilhos grandes.

 

Acho que o único empecilho é a segurança, pois a Davis garante equipamentos para qualquer local.

 

Faz sentido. Mas me refiro é que, caso precise fazer alguma manutenção em local ermo, o deslocamento pode se tornar um entrave. Mas até agora não tive nenhum problema com o equipamento, a não ser aquela pane que deu e eu tive que resetar os dados parciais de abril.

Link to comment
Share on other sites

Show, Luba...essas belezinhas são um tesão....

 

Eu gostaria de botar uma estação no alto ou da serra queimada aqui em Joinville, com 1325 metros de altitude, ou no pico da Antena, nos Campos do Quiriri, entre Joinville, Garuva e Campo Alegre, a mais de 1500 metros de altitude...seria um tanto quanto interessante. Mas a questão segurança e possível manutenção são empecilhos grandes.

 

Acho que o único empecilho é a segurança, pois a Davis garante equipamentos para qualquer local.

 

Faz sentido. Mas me refiro é que, caso precise fazer alguma manutenção em local ermo, o deslocamento pode se tornar um entrave. Mas até agora não tive nenhum problema com o equipamento, a não ser aquela pane que deu e eu tive que resetar os dados parciais de abril.

 

Tenho dois eqipamentos desde maio/2009 e jamais tive problema algum! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Incrível como São Carlos sempre tem mínimas ou máximas mais baixas que o entorno! Se comparar com Rib. Preto, por exemplo, a diferença é grande...

Sds.

 

É porque ela está no meio da Serra dos Padres e de Santana, a 855m. Tem muitos trechos por la com mais de 1000m, bem no centro do Estado de SP.

 

São Carlos do Pinhal, era seu nome. Advinha por que? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que o único empecilho é a segurança, pois a Davis garante equipamentos para qualquer local.

 

Faz sentido. Mas me refiro é que, caso precise fazer alguma manutenção em local ermo, o deslocamento pode se tornar um entrave. Mas até agora não tive nenhum problema com o equipamento, a não ser aquela pane que deu e eu tive que resetar os dados parciais de abril.

 

Tenho dois eqipamentos desde maio/2009 e jamais tive problema algum! :mosking:

 

 

Que eu tenha a mesma sorte que você, Bruno! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Incrível como São Carlos sempre tem mínimas ou máximas mais baixas que o entorno! Se comparar com Rib. Preto, por exemplo, a diferença é grande...

Sds.

 

É porque ela está no meio da Serra dos Padres e de Santana, a 855m. Tem muitos trechos por la com mais de 1000m, bem no centro do Estado de SP.

 

São Carlos do Pinhal, era seu nome. Advinha por que? :mosking:

 

Sim, grande Shima...mesmo assim, gostaria de saber mais sobre as Araucárias de São Carlos. Encontro muito pouco a respeito e poucas fotos também.

 

Aliás, se quiser contribuir, tem um tópico fresquinho na área de Botânica sobre Araucárias viewtopic.php?f=94&t=14578 :good2:

Link to comment
Share on other sites

O acumulado de chuva por aqui está em 202 mm, já acima da média para o período. Só ontem foram 49 mm!

 

Tivemos hoje um belíssimo dia de céu azul conforme a foto a seguir tirada ao meio dia, nuvens ralas e velozes e vento SW bem agradável, situação típica de atuação de ciclones ao sul. Só a máxima não ajudou muito, mas mesmo assim não parecia ter chegado a tanto. Variação de 17,4°C a 28,8°C. Estou curioso pra saber como serão as mínimas amanhã, visto que já se sente um ar muito ameno chegando com o vento sul. Temperatura atual em 20,2°C, céu estrelado.

 

5a4e893ed5b83_CpiadeDSCF2170.thumb.jpg.36560742a477f70ba982a6f97d8f335b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Urupema com 6,4oC agora. Teremos uma boa mínima amanhã pelo jeito...

 

 

23h30

 

Itaim (SP): 22,9ºC

Monte Verde: 14,2ºC

Campos do Jordão: 11,2ºC

Urupema: 06,3ºC

São Joaquim: 09,9ºC

Castelinho: 09,9ºC

 

Belo frio para final de Outubro, e na latitude em que estão!!! Castelinho tentando "pegar o vácuo" de S. Joaquim no final da reta... :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu pensaria mais seriamente numa Davis se tivesse onde enfiá-la!! A estação que tenho aqui, da Honeywell, está de muito bom tamanho para a minha casa. Não vale à pena substituí-la.

 

Noite fresca por aqui. Agora tenho 16,5°. A máxima ficou em 21,0°. Nosso friozinho é uma vergonha total: o INMET de POA está 0,1° mais fria que Torres. Todas as demais estações do RS estão marcadamente abaixo, mesmo Tramandaí e Mostardas. Show de horror!!

 

O MI está fora do ar. :negative: Na última hora Canela teve 10,4°, Ausentes 9,3° e SJ 8,0°. A surpresa fica por conta do Chuí, que bateu 10,0°!!

Link to comment
Share on other sites

Pois já entrei no mar do Chile. Em fevereiro parecia nosso mar no inverno.

o pacífico é muito frio.

Aliás, frio que continua a existir quase em novembro...estamos às portas de finados e o frio ronda por aqui. Não fosse a incidência do sol e teríamos, no inverno, muito frio.

hoje tive 13.2°C. Agora, ao meio dia e tanto, 20.4°C.

Link to comment
Share on other sites

Pois já entrei no mar do Chile. Em fevereiro parecia nosso mar no inverno.

o pacífico é muito frio.

Aliás, frio que continua a existir quase em novembro...estamos às portas de finados e o frio ronda por aqui. Não fosse a incidência do sol e teríamos, no inverno, muito frio.

hoje tive 13.2°C. Agora, ao meio dia e tanto, 20.4°C.

Tomara que esse friozinho continue. Está uma verdadeira maravilha sair na rua. É o dia mais agradável desde que começou a primavera!

 

Tive mínima de 13,1° (te ganhei por 1 décimo, Gamboa!! :good2: ). Graças ao vento que parou totalmente no final da madrugada. No INMET fez 12,1°. Boa marca.

 

Agora está bem seco e venta. Faz 21,6° com 51% e vento de NO a 25,9 km/h, mas já tive rajada de 40,7 km/h.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Urupema com 6,4oC agora. Teremos uma boa mínima amanhã pelo jeito...

 

Meu, fez 1,8C. Bela mínima, porém longe do que eu acho que pode fazer amanhã :mosking:

 

Urupema é muito impressionante, meu Deus...pena que não conseguimos os 10 negativos este ano, mas ano que vem vai ! :mosking:

Hoje tinha previsão de chuva, mas tudo o que avisto é um grande CB há +- 20km de distância, longe do centro de Juiz de Fora. Não

creio que chova.

Link to comment
Share on other sites

Dia desses uma reportar da globo baseada em nova Iorque falava da times square com bastante roupa, sinal que já começou a esfriar na américa!

O inverno climático deve começar forte no hemisfério norte!

Certo Ronaldo?

 

 

AINDA VAI ALGUMAS SEMANAS, NO CANADÁ JÁ TÁ COMEÇANDO.

 

HOJE DEU 1,4 URUPEMA, 3,9 BOM JARDIM E 4,0 S.JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

Dia desses uma reportar da globo baseada em nova Iorque falava da times square com bastante roupa, sinal que já começou a esfriar na américa!

O inverno climático deve começar forte no hemisfério norte!

Certo Ronaldo?

 

Longobucco, frio pra usar casaco já está a mais de 30 dias! Só não está nevando ainda, mas congelamento já teve em muitas cidades, e entre e amanhã pode nevar no Estado de n. york, e na cidade de Boston!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

POA está com média de 19,7C até agora em outubro, anomalia de +0,5C.

 

Terá que ser feita muita força para fechar na média. Tô achando que fecharemos com anomalia positiva entre +0,1C e +0,2C. :hysteric:

Até o dia 27 tenho as seguintes médias:

 

mínima: 16,3°

 

máxima: 25,8°

 

amplitude: 9,5°

 

média: 21,05°

 

u.r. mínima: 53,9%

 

Se aquelas máximas de 32,0° e 35,1° sábado e domingo passado, respectivamente, tivessem ficado em 30,0°, a média máxima teria sido 0,27° menor. Aí cravaríamos na média. Destaque também para o tempo seco e, por isso, meu descolamento da média ponderada do INMET.

 

Hoje tive variação de 13,1° a 24,0. A u.r. caiu a até 37%!! Agora faz 16,3° com 66%, o que confere p.o. de 9,9°. Quase sem vento. Com a estabilidade, o céu limpo e o ar seco, os microclimas estão com tudo!! No momento temos:

 

18,2° no Moinhos de Vento,

17,6° na Azenha (RBS)

17,0° no Menino Deus,

16,3° na minha casa,

16° no aeroporto,

14,6° no Jardim Botânico (INMET),

13,0° no Belém Novo,

12,0° na Lomba do Pinheiro.

 

Além de 14° na Base Aérea e 15,4° em São Leopoldo.

 

Abraços medianos e microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

POA está com média de 19,7C até agora em outubro, anomalia de +0,5C.

 

Terá que ser feita muita força para fechar na média. Tô achando que fecharemos com anomalia positiva entre +0,1C e +0,2C. :hysteric:

 

16,3° na minha casa,

14,6° no Jardim Botânico (INMET),

 

Marquito, sua casa está quase 2C mais quente que o Inmet?! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se o mapa pega a temperatura certa do mar do Rio, mas chuto que não é muito diferente da temp. do pacífico, o mar gelado!!

 

Sério, mas em todo lugar é assim? Me refiro as praias mais conhecidas...

Eu achava que água no Rio só fosse gelada em Cabo Frio.

 

Sds.

 

 

Pelo que eu saiba, apenas o litoral sul do estado do Rio que o mar é mais quente. Já postaram aqui no baz um mapa com as médias da temperatura do mar, e no verão a costa mais fria do Brasil é a do rj, isso com a cidade batendo mais de 30 C todos os dias.

 

Nunca estive em Cabo Frio, mas no Rio mesmo o mar é gelado, mesmo no verão! Alguma coisa entre 15 C a 20 C, mais pra 15 do que 20 pelo meu chute...

Link to comment
Share on other sites

POA está com média de 19,7C até agora em outubro, anomalia de +0,5C.

 

Terá que ser feita muita força para fechar na média. Tô achando que fecharemos com anomalia positiva entre +0,1C e +0,2C. :hysteric:

 

16,3° na minha casa,

14,6° no Jardim Botânico (INMET),

 

Marquito, sua casa está quase 2C mais quente que o Inmet?! :laugh:

 

Sds.

No instante em que coloquei a mensagem, sim, estava! Quando há perda de radiação o INMET acelera a queda porque está numa área verde, mesmo sendo um topo baixo. Com a madrugad aa queda estabiliza. E aí eu busquei um pouco a diferença! Tive mínima de 12,6° e lá deu 11,4°. Um bom dado para os dois!

 

Agora tenho 24,1° com 44% e vento O a 8,4 km/h. Enfim, humilhando Chicago... no quesito "tempo bom", hehe. :good2: Não há UMA nuvenzinha no céu. Atmosfera totalmente seca!

 

Abraços humilhantes!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se o mapa pega a temperatura certa do mar do Rio, mas chuto que não é muito diferente da temp. do pacífico, o mar gelado!!

 

Sério, mas em todo lugar é assim? Me refiro as praias mais conhecidas...

Eu achava que água no Rio só fosse gelada em Cabo Frio.

 

Sds.

 

 

Pelo que eu saiba, apenas o litoral sul do estado do Rio que o mar é mais quente. Já postaram aqui no baz um mapa com as médias da temperatura do mar, e no verão a costa mais fria do Brasil é a do rj, isso com a cidade batendo mais de 30 C todos os dias.

 

Nunca estive em Cabo Frio, mas no Rio mesmo o mar é gelado, mesmo no verão! Alguma coisa entre 15 C a 20 C, mais pra 15 do que 20 pelo meu chute...

 

Em Cabo Frio a água do mar é bem gelada, mas ainda é "entrável". Perto dali, em Arraial do Cabo, existe uma praia chamada "praia grande", e esta é IMPOSSÍVEL de ficar

mais do que alguns minutos na água. A temperatura do mar é muito baixa por lá, estimo algo abaixo dos 15C fácil.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se o mapa pega a temperatura certa do mar do Rio, mas chuto que não é muito diferente da temp. do pacífico, o mar gelado!!

 

Surfei a minha vida toda no Rio e achava que a água na primavera-verão era gelada pacas em alguns dias (chega a 15oC/16oC nos dias mais gelados do ano, que são muito poucos!) ; Isso é importante frisar, água pode ser fria mesmo, mas não é algo consistente, é algo de alguns dias dependendo de ter vento do quadrante leste-nordeste forte e a insurgência bem ativa no Cabo Frio (Por exemplo, em Santa Marta a água fica em torno de 15oC por 6 meses aproximadamente!) Quando comecei a surfar em Búzios e em Arraial do Cabo percebi que existia outro parâmetro de água fria em alguns períodos da primavera-verão (lá dá para rolar 14oC nos dias mais frios, sendo a água fria mais constante que no Rio pela proximidade do Cabo Frio e da Insurgência!) Mas foi só quando surfei no Farol que pude realmente dizer "Caráleo, isso é agua gelada!" É lógico que o fato da temperatura externa estar baixa (13oC/14oC com sol) agravava minha percepção, pois no Rio a temperatura da água é fria justamente quando o tempo é mais quente (aliás o choque térmico de alguns dias de praia no verão carioca e da Regiao dosLagos é algo ABSURDO!)!

 

Mas posso afirmar por experiência que a água do Chile é muito frio e o é de forma constante, assim como a da metade sul do RS e a do Farol de Santa Marta e a de todo RS e SC durante o inverno! No Rio é algo pontual, alguns dias, altamente dependente do vento! Mas não foi a toa que os portugueses deram o nome de Cabo Frio àquela região no Nordeste do Estado..

Link to comment
Share on other sites

Não sei se o mapa pega a temperatura certa do mar do Rio, mas chuto que não é muito diferente da temp. do pacífico, o mar gelado!!

 

Sério, mas em todo lugar é assim? Me refiro as praias mais conhecidas...

Eu achava que água no Rio só fosse gelada em Cabo Frio.

 

Sds.

 

Mesmo em Cabo Frio e Búzios tu pega dias de verão com água QUENTE!!!!!! Cansei de surfar no pêlo por lá! É só bater o vento sul /sudoeste que a água fica morninha por vários dias! No Rio, então, dá pra dizer que os dias de verão com água de fresca para morna são praticamente maioria! A água do mar no sul do Estado do Rio É SEMPRE QUENTE é é só ela subir que a geladeria acaba! Por outro lado, jamais tu irá pegar um dia de inverno com água sequer fresca em Floripa ou mesmo no Norte de SC! Vai ser SEMPRE GELADA! É o que eu digo: a água gelada do litoral do RJ é pontual, alguns dias! Exceção feita a Praia Grande e Prainha (Arraial), onde existe uma constância maior de água fria por estar bem "em cima" das águas profundas ressurgentes!

Link to comment
Share on other sites

Na minha adolescência eu tinha um relógio da Casio com termômetro digital :mosking: . Como o mar era a minha praça, passava horas dentro dágua. Torres, no verão, costuma ter água ao redor de 20C, sendo os dias mais frios com 17C e os mais quentes com 23C.

 

Houve um ano atípico (acho que foi em 2006) em que a água do mar em Torres estava padrão Jurerê Internacional. Sempre acima de 25C! Porém, já não tinha mais meu relógio. Os dados vinham das medições feitas pela RBS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.