Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Que venha o frio!!!

A m***** de tudo é esse horário de verão...totalmente sem sentido no Brasil. Seria como ter horário de inverno na Islândia.

 

Mas o horário de verão não tem nada a ver com temperatura. A partir do momento que passamos a ter no mínimo de uma hora de sol quando 95% da população está dormido, ele já se justifica. Aqui em POA, sem horário de verão, o crepúsculo civil nascente ocorre às 4 horas da manhã em dezembro e às 5 hs da manhã agora!! Algo totalmente desnecessário. Um desperdício total de energia. Por isso sou totalmente a favor do H.V..

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Tarde gelada em algumas áreas de MG hoje, especialmente em Diamantina. Faz apenas 12,1ºC

agora às 14h. Este forte frio para a época é decorrente da passagem de uma frente fria, que se encontra semi-estacionária

no centro-norte de Minas, aliado ao ar frio na retaguarda. Esta MP marítima é bastante potente, tivesse ocorrido em Julho e

o Pico do Couto iria abaixo de zero.

 

Também está uma bela tarde de frio no noroeste de Minas, DF e norte de Goiás. Chapada Gaúcha tem excelentes 15,1ºC no

momento.

 

Vejam o mapa, e confiram qual a região mais fria do Brasil nesta tarde de sexta. Um tanto curioso o mapa de hoje: :laugh:

 

maxshdbr.png

Link to comment
Share on other sites

Tarde gelada em algumas áreas de MG hoje, especialmente em Diamantina. Faz apenas 12,1ºC

agora às 14h. Este forte frio para a época é decorrente da passagem de uma frente fria, que se encontra semi-estacionária

no centro-norte de Minas, aliado ao ar frio na retaguarda. Esta MP marítima é bastante potente, tivesse ocorrido em Julho e

o Pico do Couto iria abaixo de zero.

 

Também está uma bela tarde de frio no noroeste de Minas, DF e norte de Goiás. Chapada Gaúcha tem excelentes 15,1ºC no

momento.

Às 16 h estava 21,5° em Goiânia, 20,0° em Montes Claros e 16,9° em Brasília, esta última com chuva moderada! No Pico do Couto estava 11,3°, sendo que fez 4,8° à noite! Sempre que há uma mp oceânica forte faz frio no Sudeste.

 

Aqui quente e sol com nuvens. Faz 28,3° com 45% e venta de ESE a 11,6 km/h.

 

Abraços oceânicos!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 21/11:

 

Campos do Jordão SP: 05,3

(...)

São Lourenço da Serra SP: 06,7

Juquitiba SP: 08,4

Tapiraí SP: 09,6

(...)

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 11,0

São Paulo (Marcilaq): 11,5

(...)

Barueri: 12,3

Guarulhos (Cumbica): 11,0

(...)

Curitiba (Conv): 11,5

(...)

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 11,0

 

Aqui em Itapevi rompemos a barreira dos 10ºC, com mínima de 09.8ºC hoje cedo. Essa semana está excelente e este mês, definitivamente, não está infernal. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Previsão de frio tardio é preocupante para as regiões agrícolas do RS e SC, temos chances de prejuizos com o frio tardio e posteriormente com a seca, para quebra da safra 2011/2012, persistindo as previsões, e tudo indica, poderemos ter forte resfriamento para o final de outubro e seca extendendo-se pelo final da primavera e em todo o verão. Por sinal já tivemos registro de resfriamento intensos nos meses de outubro e novembro, e de menor ocorrência de dezembro a fevereiro, mas na dinâmica temporal, tudo é possível.

No planalto serrano as temperaturas estão tendo características típicas de primavera quanto a temperatura e inrregulares na preciptação, com uma tendência de serem menor do que a média.

Em Lages agora, céu com poucas nuvens, temp. 17,6ºC, vento N, fraco.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 21/11:

 

Pico do Couto RJ: 04,8

Campos do Jordão SP: 05,3

Morro da Igreja SC: 06,2

São Lourenço da Serra SP: 06,7

Maria da Fé MG: 06,7

São Mateus do Sul PR: 07,7

Monte Verde MG: 08,0

Nova Friburgo RJ: 08,2

Inacio Martins PR: 08,4

Juquitiba SP: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Papanduva SC: 08,6

Irati PR: 08,6

Ventania PR: 08,7

Barra do Turvo SP: 08,7

São José dos Ausentes RS: 08,8

São Joaquim SC: 08,9

Urupema SC: 08,9

Bom Jesus RS: 09,2

São Lourenço MG: 09,2

Caldas MG: 09,2

Vacaria RS: 09,3

Tangará SC: 09,4

Tapiraí SP: 09,6

Bom Jardim da Serra SC: 09,7

São Pedro SP: 09,8

Teresópolis RJ: 09,8

Castro PR: 09,9

 

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 11,0

Guarulhos (Cumbica): 11,0

São Paulo (Marcilaq): 11,5

São Paulo (Itaim Paulista): 11,5

São Paulo (Mirante de Santana - Conv): 11,7

São Paulo (Parelheiros): 12,0

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 12,0

Barueri: 12,3

São Paulo (M' Boi Mirim): 12,4

São Paulo (Pirituba): 12,5

São Paulo (Sto Amaro): 12,5

São Paulo (Penha): 12,6

São Paulo (Vl Madalena): 12,8

São Paulo (Cidade Ademar): 12,9

São Paulo (Congonhas): 13,0

São Paulo (Campo de Marte): 13,0

 

Porto Alegre (Conv): 14,8

Porto Alegre (Aut): 14,9

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

 

Florianópolis (Conv): 15,9

Florianópolis (Aut): 16,2

Florianópolis (Ilha): 16,1

Florianópolis (Hercilio Luz): 17,0

 

Curitiba (Conv): 11,5

Curitiba (Aut): 11,7

Curitiba (Afonso Pena): 12,0

Curitiba (Bacacheri): 12,0

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 11,0

Ubatuba: 12,8

Caraguatatuba: 13,2

Guarujá (Base Aerea): 14,0

Itanhaem: 15,0

Cananéia: 15,5

Ilhabela: 15,6

Santos: 15,8

Iguape: 16,0

Peruíbe: 16,0

 

 

Carlos,

 

O valor de São Lourenço da Serra é impressionante! A cidade fica relativamente perto de São Paulo e tem a mesma altitude da capital! Não faz "sentido" uma marca tão expressiva! Você sabe de algum dado em Paraty? Fiquei curioso pra saber se a mínima tem alguma influência das montanhas de 1.600m bem perto da cidade...

Link to comment
Share on other sites

O Carlos prevê o que vai dar de mínima em novembro. Isso que é previsão do tempo...

 

Diamantina, 18h, 10ºC e caindo. Incrível. Brasília com 15,8ºC. Gioconda Brasil toda encapotada hoje na tela do Jornal Hoje.

 

Foi uma inesquecível tarde de inverno brabo em pleno Outubro na querida Diamantina, terra de JK. A cidade é bem elevada, fica a 1113m de

altitude, mas mesmo assim foi incrível, quiçá histórico, para os padrões locais.

 

A temperatura MÁXIMA foi de apenas 12,9ºC. Foi a menor máxima do ano, isso em plena primavera. Tardes frias como esta são extremamente

raras no centro-norte mineiro.

 

No momento ainda gelado por lá, com chuva e 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

GEADA EM ÁREAS AGRÍCOLAS DO SUDOESTE DO PR, SC E RS.

 

Impressionante, já tem safra de verão plantada!!! E a fruticultura aí na Serra Ronaldo?

 

Sds.

 

 

PREOCUPA, POIS AINDA É UMA FASE MUITO CRÍTICA, FICOU MAIS DE 1 HORA COM VALOR NEGATIVO E PODE DERRUBAR BOA PARTE, PRÓXIMO DE 0 POR MUITO TEMPO, TAMBÉM AFETA, DEIXANDO A FRUTA FEIA (RUSTING)

 

FORA QUE O FRIO DOS ÚLTIMOS DIAS TEM PREJUDICADO O FEIJÃO/SOJA, BOM PARA O MILHO.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia - 21/11:

 

Pico do Couto RJ: 04,8

Campos do Jordão SP: 05,3

Morro da Igreja SC: 06,2

São Lourenço da Serra SP: 06,7

Maria da Fé MG: 06,7

São Mateus do Sul PR: 07,7

Monte Verde MG: 08,0

Nova Friburgo RJ: 08,2

Inacio Martins PR: 08,4

Juquitiba SP: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Papanduva SC: 08,6

Irati PR: 08,6

Ventania PR: 08,7

Barra do Turvo SP: 08,7

São José dos Ausentes RS: 08,8

São Joaquim SC: 08,9

Urupema SC: 08,9

Bom Jesus RS: 09,2

São Lourenço MG: 09,2

Caldas MG: 09,2

Vacaria RS: 09,3

Tangará SC: 09,4

Tapiraí SP: 09,6

Bom Jardim da Serra SC: 09,7

São Pedro SP: 09,8

Teresópolis RJ: 09,8

Castro PR: 09,9

 

São Paulo (IAG-USP - Agua Funda): 11,0

Guarulhos (Cumbica): 11,0

São Paulo (Marcilaq): 11,5

São Paulo (Itaim Paulista): 11,5

São Paulo (Mirante de Santana - Conv): 11,7

São Paulo (Parelheiros): 12,0

São Paulo (Mirante de Santana - Aut): 12,0

Barueri: 12,3

São Paulo (M' Boi Mirim): 12,4

São Paulo (Pirituba): 12,5

São Paulo (Sto Amaro): 12,5

São Paulo (Penha): 12,6

São Paulo (Vl Madalena): 12,8

São Paulo (Cidade Ademar): 12,9

São Paulo (Congonhas): 13,0

São Paulo (Campo de Marte): 13,0

 

Porto Alegre (Conv): 14,8

Porto Alegre (Aut): 14,9

Porto Alegre (Salgado Filho): 15,0

 

Florianópolis (Conv): 15,9

Florianópolis (Aut): 16,2

Florianópolis (Ilha): 16,1

Florianópolis (Hercilio Luz): 17,0

 

Curitiba (Conv): 11,5

Curitiba (Aut): 11,7

Curitiba (Afonso Pena): 12,0

Curitiba (Bacacheri): 12,0

 

Litoral Paulista:

 

Barra do Una: 11,0

Ubatuba: 12,8

Caraguatatuba: 13,2

Guarujá (Base Aerea): 14,0

Itanhaem: 15,0

Cananéia: 15,5

Ilhabela: 15,6

Santos: 15,8

Iguape: 16,0

Peruíbe: 16,0

 

 

Carlos,

 

O valor de São Lourenço da Serra é impressionante! A cidade fica relativamente perto de São Paulo e tem a mesma altitude da capital! Não faz "sentido" uma marca tão expressiva! Você sabe de algum dado em Paraty? Fiquei curioso pra saber se a mínima tem alguma influência das montanhas de 1.600m bem perto da cidade...

 

Tenho minhas ressalvas quanto aos dados de SLS... teve um verão, agora não lembro qual, com registro de marcas negativas. E uma vez fiz uma tabela, com as médias mensais de verão, e em jan/fev os dados de lá ficavam mais parecendo dados de Cubatão, ou do centro expandido da capital.

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um tempo sem acessar a internet, olha eu aqui de novo.

 

Carlos,

 

O valor de São Lourenço da Serra é impressionante! A cidade fica relativamente perto de São Paulo e tem a mesma altitude da capital! Não faz "sentido" uma marca tão expressiva! Você sabe de algum dado em Paraty? Fiquei curioso pra saber se a mínima tem alguma influência das montanhas de 1.600m bem perto da cidade...

 

Luba, depois que eu digo que São Paulo é um mundo completamente diferente da RMSP, ninguém acredita e eu ainda passo como louco... São Lourenço da Serra, fica a aproximadamente 30 kms a sudeste daqui, do outro lado da reserva estadual do morro grande, vizinha de Cotia, Itapecerica da Serra, Ibiúna, Juquitiba e Embu-Guaçu, inclusive a menor temperatura por lá esse ano se não me engano foi -1,7°C, enquanto aqui em casa foi -2,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

A estação Itararé, do IAC, mostra valores muito bons de frio, compatíveis com Curitiba. Dados deste ano:

(Mes)    Tmaxabs Tminabs maxima mínima tmedia    prec
maio 	   26,5 	 3 	 19,3 	8,1 	13,8 	23,6 	
junho 	  23 	   -3 	 18,2 	4,8 	11,5 	 97,8 	
julho 	  24,4 	 -1,8 	19 	7,7 	13,4  	78,8 	
agosto 	 28,9 	 -2,6  20,3 	7,7 	14 		153,5
setembro 	28 	  2,4 	21 	7,1 	14,1 		11 	

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

 

Essa região deve ser muito fria! No Estado de SP e também no resto do Brasil acredito que seja possível encontrar muitos "picos" que ainda não foram descobertos e que sejam locais com grande potencial para o frio! Mais ou menos como acontece hoje com o Surf que ainda são descobertos locais novos com ondas incríveis, aos poucos vamos descobrindo locais frios no Brasil que não são famosos...

 

Outro dia "descobri" um local que deve ser extremamente frio muito perto de Paraty no Rio de Janeiro! Impressionante como o Google Earth é interessante para essa busca por locais com bom potencial para frio!

 

Só tenho minhas dúvidas se a maior latitude compensaria a diferença de cerca de 1.400m de altitude para os pontos mais altos na Serra da Mantiqueira...

Link to comment
Share on other sites

Depois de um tempo sem acessar a internet, olha eu aqui de novo.

 

Carlos,

 

O valor de São Lourenço da Serra é impressionante! A cidade fica relativamente perto de São Paulo e tem a mesma altitude da capital! Não faz "sentido" uma marca tão expressiva! Você sabe de algum dado em Paraty? Fiquei curioso pra saber se a mínima tem alguma influência das montanhas de 1.600m bem perto da cidade...

 

Luba, depois que eu digo que São Paulo é um mundo completamente diferente da RMSP, ninguém acredita e eu ainda passo como louco... São Lourenço da Serra, fica a aproximadamente 30 kms a sudeste daqui, do outro lado da reserva estadual do morro grande, vizinha de Cotia, Itapecerica da Serra, Ibiúna, Juquitiba e Embu-Guaçu, inclusive a menor temperatura por lá esse ano se não me engano foi -1,7°C, enquanto aqui em casa foi -2,4°C.

 

 

Depois daquela minha viagem pra Santos na qual peguei uma diferença de 6 graus em poucos km e dentro da região metropolitana, acho que fica bem claro que o "problema" de SP é ser uma ilha de calor, pois é só sair da mancha cinza e entrar na área verde que as temperaturas são MUITO menores!

 

Aldeia da Serra, Barueri e Santana de Parnaíba a Oeste são bem mais frias!

 

Marsilaq ao sul é um freezer!

 

Mairiporã ao noite é bem mais fria que São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

A estação Itararé, do IAC, mostra valores muito bons de frio, compatíveis com Curitiba. Dados deste ano:

(Mes)    Tmaxabs Tminabs maxima mínima tmedia    prec
maio 	   26,5 	 3 	 19,3 	8,1 	13,8 	23,6 	
junho 	  23 	   -3 	 18,2 	4,8 	11,5 	 97,8 	
julho 	  24,4 	 -1,8 	19 	7,7 	13,4  	78,8 	
agosto 	 28,9 	 -2,6  20,3 	7,7 	14 		153,5
setembro 	28 	  2,4 	21 	7,1 	14,1 		11 	

 

 

 

Bem fria a cidade!!

Link to comment
Share on other sites

Itararé lembra a serra gaúcha com altitude de 500, 600 m, mas com máximas um pouco mais altas.

 

Por aqui o vento parou de madrugada e a temperatura afundou. Estava 18,2° às 4:20 e caí para 15,6° às 6:59. O que não faz uma atmosfera estável e o ar parado...

 

Agora temos uma tarde de verão. Faz 31,9° com 37%! É o dia mais quente do mês até o momento. Venta de OSO a 5,2 km/h e temos alguns cumulus.

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

A estação Itararé, do IAC, mostra valores muito bons de frio, compatíveis com Curitiba. Dados deste ano:

(Mes)    Tmaxabs Tminabs maxima mínima tmedia    prec
maio 	   26,5 	 3 	 19,3 	8,1 	13,8 	23,6 	
junho 	  23 	   -3 	 18,2 	4,8 	11,5 	 97,8 	
julho 	  24,4 	 -1,8 	19 	7,7 	13,4  	78,8 	
agosto 	 28,9 	 -2,6  20,3 	7,7 	14 		153,5
setembro 	28 	  2,4 	21 	7,1 	14,1 		11 	

Olha a precipitação do trimestre do core do inverno, 330mm. Alem de fria, é super úmida, sem estacao seca, o que nao ocorre na RMSP na maioria dos anos. Esse inverno choveu pouco em julho e agosto aqui. Realmente Itararé já esta muito mais para o subtropical.

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

A estação Itararé, do IAC, mostra valores muito bons de frio, compatíveis com Curitiba. Dados deste ano:

(Mes)    Tmaxabs Tminabs maxima mínima tmedia    prec
maio 	   26,5 	 3 	 19,3 	8,1 	13,8 	23,6 	
junho 	  23 	   -3 	 18,2 	4,8 	11,5 	 97,8 	
julho 	  24,4 	 -1,8 	19 	7,7 	13,4  	78,8 	
agosto 	 28,9 	 -2,6  20,3 	7,7 	14 		153,5
setembro 	28 	  2,4 	21 	7,1 	14,1 		11 	

Olha a precipitação do trimestre do core do inverno, 330mm. Alem de fria, é super úmida, sem estacao seca, o que nao ocorre na RMSP na maioria dos anos. Esse inverno choveu pouco em julho e agosto aqui. Realmente Itararé já esta muito mais para o subtropical.

 

 

Realmente tem um regime de chuvas muito mais homogêneo ao longo do ano, enquadrando essa região como subtropical em contraste com o tropical de altitude com uma clara época de seca no inverno...

 

Como foi a precipitação na Vila Inglesa neste mesmo período??

Link to comment
Share on other sites

Que venha o frio!!!

A m***** de tudo é esse horário de verão...totalmente sem sentido no Brasil. Seria como ter horário de inverno na Islândia.

 

Mas o horário de verão não tem nada a ver com temperatura. A partir do momento que passamos a ter no mínimo de uma hora de sol quando 95% da população está dormido, ele já se justifica. Aqui em POA, sem horário de verão, o crepúsculo civil nascente ocorre às 4 horas da manhã em dezembro e às 5 hs da manhã agora!! Algo totalmente desnecessário. Um desperdício total de energia. Por isso sou totalmente a favor do H.V..

 

Outro dia li o post do Rafael e discordei totalmente! Só agora tenho tempo de postar e tenho de concordar com o Bruno!

 

A partir de 20oS o horário de verão já é útil e a 30oS ele é totalmente útil e bem vindo! Detalhe: o mesmo ocorre em todo US (ou seja, até as latitudes subtropicais) e praticamente em toda a Europa (incluindo o sul) justamente por ser algo que faz economizar energia e ter luz do sol em horários aproveitáveis, o que faz todo sentido! Não se trata, portanto, de nenhuma jabuticaba tupiniquim, como foi insinuado! :rtfm:

Summer time rules!!!!! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Nunca tive uma sequência tão estável de mínimas como nessa última semana. Coisa incrível!

 

Dia - mínima:

 

15 - 16,4

16 - 16,2

17 - 15,0

18 - 15,6

19 - 15,6

20 - 15,7

21 - 15,6

22 - 15,6

 

Nessa noite a coisa vai ser diferente, a não ser que caia muito!! Agora tenho 20,7° com 70%. Vento SE a 4,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Nào apenas pode ter um, mas dois ciclones na última semana de outubro. A conferir.

 

Show de bola Alexandre!!! Pra quem gosta de acompanhar a formação de baixas, pode ser um prato cheio esse final de mês...

Bom para os apreciadores, e ruim para a agricultura!

 

Sds.

 

Novidades. Podem ser TRÊS, eu disse TRÊS, ciclones intensos em questão de dez dias !!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Chove fraco há 15h ininterruptas em Juiz de Fora. O Sábado foi marcado pela precipitação, que começou às 11h. A frente retrocedeu, configurando-se

como uma semi-estacionária ou mesmo quente, talvez ? A máxima deste dia 22/10 foi de 15,6ºC

Aqui tenho 32,7° com 42% no momento. Pois é. Trocamos as bolas. :heat: :mosking:

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Que venha o frio!!!

A m***** de tudo é esse horário de verão...totalmente sem sentido no Brasil. Seria como ter horário de inverno na Islândia.

 

Mas o horário de verão não tem nada a ver com temperatura. A partir do momento que passamos a ter no mínimo de uma hora de sol quando 95% da população está dormido, ele já se justifica. Aqui em POA, sem horário de verão, o crepúsculo civil nascente ocorre às 4 horas da manhã em dezembro e às 5 hs da manhã agora!! Algo totalmente desnecessário. Um desperdício total de energia. Por isso sou totalmente a favor do H.V..

 

Outro dia li o post do Rafael e discordei totalmente! Só agora tenho tempo de postar e tenho de concordar com o Bruno!

 

A partir de 20oS o horário de verão já é útil e a 30oS ele é totalmente útil e bem vindo! Detalhe: o mesmo ocorre em todo US (ou seja, até as latitudes subtropicais) e praticamente em toda a Europa (incluindo o sul) justamente por ser algo que faz economizar energia e ter luz do sol em horários aproveitáveis, o que faz todo sentido! Não se trata, portanto, de nenhuma jabuticaba tupiniquim, como foi insinuado! :rtfm:

Summer time rules!!!!! :pleasantry:

 

Por falar nisto, qual é a função do horário de inverno, que existe em alguns países de altas latitudes?

Link to comment
Share on other sites

Depois de um tempo sem acessar a internet, olha eu aqui de novo.

 

Carlos,

 

O valor de São Lourenço da Serra é impressionante! A cidade fica relativamente perto de São Paulo e tem a mesma altitude da capital! Não faz "sentido" uma marca tão expressiva! Você sabe de algum dado em Paraty? Fiquei curioso pra saber se a mínima tem alguma influência das montanhas de 1.600m bem perto da cidade...

 

Luba, depois que eu digo que São Paulo é um mundo completamente diferente da RMSP, ninguém acredita e eu ainda passo como louco... São Lourenço da Serra, fica a aproximadamente 30 kms a sudeste daqui, do outro lado da reserva estadual do morro grande, vizinha de Cotia, Itapecerica da Serra, Ibiúna, Juquitiba e Embu-Guaçu, inclusive a menor temperatura por lá esse ano se não me engano foi -1,7°C, enquanto aqui em casa foi -2,4°C.

 

 

Depois daquela minha viagem pra Santos na qual peguei uma diferença de 6 graus em poucos km e dentro da região metropolitana, acho que fica bem claro que o "problema" de SP é ser uma ilha de calor, pois é só sair da mancha cinza e entrar na área verde que as temperaturas são MUITO menores!

 

Aldeia da Serra, Barueri e Santana de Parnaíba a Oeste são bem mais frias!

 

Marsilaq ao sul é um freezer!

 

Mairiporã ao noite é bem mais fria que São Paulo!

 

Teve um colega de trampo da minha patroa, que uma vez comentou que a diferença entre Sampa e Ribeirão Pires é de mais ou menos 1 blusa...

Link to comment
Share on other sites

Realmente incrível a marca de Sao Lourenço da Serra. Faz a gente ter certeza de como o clima da cidade se SP mudou ao longo dos anos. No que tange o Estado de SP, tenho grande curiosidade pelo clima da região de Bonsucesso de Itararé. Já dentro da floresta ombrofila mista que entra no Sul do estado de SP vinda do Paraná, a cidade tem picos de 1300 metros de altitude na região e esta a 300km de estrada duplicada de SP. Penso que tenha extamente o mesmo clima dos Campos Gerais do Paraná, e é a cidade com maior propensao a nevar no estado de SP, e com ótimo acesso da capital paulista.

A estação Itararé, do IAC, mostra valores muito bons de frio, compatíveis com Curitiba. Dados deste ano:

(Mes)    Tmaxabs Tminabs maxima mínima tmedia    prec
maio 	   26,5 	 3 	 19,3 	8,1 	13,8 	23,6 	
junho 	  23 	   -3 	 18,2 	4,8 	11,5 	 97,8 	
julho 	  24,4 	 -1,8 	19 	7,7 	13,4  	78,8 	
agosto 	 28,9 	 -2,6  20,3 	7,7 	14 		153,5
setembro 	28 	  2,4 	21 	7,1 	14,1 		11 	

 

 

 

Bem fria a cidade!!

Mas acredito que estes dados sejam de alguma estação elevada no município, pois os dados da sede são - embora mais frios que o da chapa de concreto - bem menos frios que os de um aero Afonso Pena. Acho que o Carlos Dias falou isto, que tem uma estação a 1100 m em Itararé. Os dados do Cepagri da Unicamp são da altitude da sede, e mostram um frio mais paulistano e menos curitibano:

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_268.html

Link to comment
Share on other sites

Itararé lembra a serra gaúcha com altitude de 500, 600 m, mas com máximas um pouco mais altas.

 

Por aqui o vento parou de madrugada e a temperatura afundou. Estava 18,2° às 4:20 e caí para 15,6° às 6:59. O que não faz uma atmosfera estável e o ar parado...

 

Agora temos uma tarde de verão. Faz 31,9° com 37%! É o dia mais quente do mês até o momento. Venta de OSO a 5,2 km/h e temos alguns cumulus.

 

Aqui foi parecido: a temp encalhou nos 18,3 entre 20h e 22h30, pra cair pra 15,6 no fim da madruga.

Mas a tarde está bem mais amena aqui, com máxima de 24,4 na minha ruindous e uns 26 na rua.

Link to comment
Share on other sites

Verão total em POA! 33C e solaço na rua! Porém são horas contadas para uma viração total. Na fronteira a frente já atua e está até friozote. :mosking:

POA torrando!! É o dia mais quente desde o verão passado!

 

Agora temos:

 

Sertório: 35,8°

Menino Deus: 35,0°

Chácara das Pedras (aqui): 34,9°

Lomba do Pinheiro: 34,2°

Moinhos de Vento: 33,5°

Belém Novo: 32,9°

RBS (Azenha): 31,7°

 

U.r. em 33%. Vento NNO a 8,2 km/h.

 

Abraços torrados!

Link to comment
Share on other sites

Mas acredito que estes dados sejam de alguma estação elevada no município, pois os dados da sede são - embora mais frios que o da chapa de concreto - bem menos frios que os de um aero Afonso Pena. Acho que o Carlos Dias falou isto, que tem uma estação a 1100 m em Itararé. Os dados do Cepagri da Unicamp são da altitude da sede, e mostram um frio mais paulistano e menos curitibano:

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_268.html

Sim Luciano, a estação a 1150m de altitude é esta do IAC da qual postei os dados.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui meu Joinville Esporte Clube, que ascende à 2a divisão do Brasileiro de futebol depois de 7 anos, vai jogar com um belo dia de sol, vento gostoso e temperatura na casa dos 28oC!

 

Ontem tivemos um Stammtisch (coisa de cidade alemã, é um encontro de amigos que montam barracas regadas a muita bebida e comida e ficam conversando durante o dia inteiro) em uma das principais ruas centrais de Joinville. Dia muito bonito, com algumas nuvens segurando o calor. Mesmo assim, a temperatura chegou a 28 graus ontem.

Link to comment
Share on other sites

Mas acredito que estes dados sejam de alguma estação elevada no município, pois os dados da sede são - embora mais frios que o da chapa de concreto - bem menos frios que os de um aero Afonso Pena. Acho que o Carlos Dias falou isto, que tem uma estação a 1100 m em Itararé. Os dados do Cepagri da Unicamp são da altitude da sede, e mostram um frio mais paulistano e menos curitibano:

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_268.html

Sim Luciano, a estação a 1150m de altitude é esta do IAC da qual postei os dados.

 

Isso mesmo Marcelo...enquanto a cidade está a 750m a estação está a mais de 1100 m de altitude..

Link to comment
Share on other sites

16:00HS:

 

Belo Horizonte: 18ºC

Vitoria: 20ºC

Brasília: 25ºC

Curitiba: 26ºC

Florianópolis: 27ºC

São Paulo: 27ºC

Goiania: 27ºC

Cuiabá: 27ºC

Salvador: 27ºC

Rio de Janeiro: 28ºC

Maceió: 28ºC

Recife: 28ºC

Boa Vista: 28ºC

Aracaju: 29ºC

João Pessoa; 29ºC

Natal: 29ºC

Fortaleza: 29ºC

Campo Grande: 31ºC

Belem: 32ºC

Manaus: 32ºC

Porto Alegre: 34ºC

Porto Velho: 34ºC

Teresina: 35ºC

Macapá: 35ºC

Palmas: 35ºC

Rio Branco: 36ºC

Link to comment
Share on other sites

Trazemos mais uma melhoria para o fórum e seus usuários:

É possível agora escolher as variáveis no meteograma numérico do GFS. É só acessar no nosso menu a opção gfs_meteonum.php e escolher!

Aguardamos sugestões para melhoria no tópico viewtopic.php?f=20&t=12681&p=324446#p324446

OBS: somente os usuários cadastrados no brtempo acessam, visitantes não.

Link to comment
Share on other sites

Mantenho meu posicionamento sobre o horário de verão, que na minha visão é uma porcaria sem tamanho. Quando digo que aumenta a sensação de calor, não me refiro a valores por si só e sim temos a sensação maior de calor pelo adiantamento do horário.

Exemplo: quando saio às 18 hs o calor tá mais forte, pois não são 18hs e sim 17hs. Que a Rússia, Canadá, e países onde o frio predomina até entenderia ter horário de verão, mas no Brasil é dose pra elefante indiano. Sugiro horário de verão no Sudão, Etiópia e Kwait, onde 40 graus é fresquinho no verão!!!

Melhor abrir uma fábrica de freezer em Yakutsk de dezembro à março. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Mantenho meu posicionamento sobre o horário de verão, que na minha visão é uma porcaria sem tamanho. Quando digo que aumenta a sensação de calor, não me refiro a valores por si só e sim temos a sensação maior de calor pelo adiantamento do horário.

Exemplo: quando saio às 18 hs o calor tá mais forte, pois não são 18hs e sim 17hs. Que a Rússia, Canadá, e países onde o frio predomina até entenderia ter horário de verão, mas no Brasil é dose pra elefante indiano. Sugiro horário de verão no Sudão, Etiópia e Kwait, onde 40 graus é fresquinho no verão!!!

Melhor abrir uma fábrica de freezer em Yakutsk de dezembro à março. :negative:

 

 

Eu particularmente gosto da sensação de pelo menos em alguns dias do ano sair do trabalho ainda com sol! Já trabalhei em uma empresa que na sexta-feira o horário era das 7-16, então no verão era possível pegar o pôr-do-sol na praia!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.