Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Fui a uma formatura em Lajeado nessa madrugada, impressionante a variação de temperatura até chegar em POA.

 

O trajeto é em direção a noroeste de POA, 115km.

 

Saí de lá às 3 da manhã com 7 graus na cidade. No caminho a temperatura foi caindo e em algum ponto da BR-386 chegou a apenas 2 graus na altura de Tabaí! Bem interessante! Depois disso, conforme vai se aproximando da RM de POA, a temperatura vai subindo... é lamentável!

 

Quando cheguei em POA, uma hora depois, estava 8 graus! :rtfm:

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Torales, tem terrenos totalmente planos e abertos na Tabaí-Canos, creio que já em Nova Santa Rita. Nas vezes que fui para Erechim passava por ali de manhã cedo. Era flagrante a diferença de temperatura dessas áreas para POA. No mínimo 3° de diferença. E ainda tinha nevoeiro ou névoa úmida. E estou falando do verão!!! Suponho que tenha feito -4° em 2009 naquela área e algo como pelo menos -1° em julho desse ano.

 

Esses 8° só se for no Centro. Às 4 h estava 6,4° aqui em casa. Bati 4,8°.

 

Agora faz 11,7°com 48%. P.o. em 1,0°!!

 

Abraços Tabaí-Canoas!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha, que maravilha, que maravilha... O aeroporto acusava 14C ao meio dia aqui em JF. Que friozinho bem vindo :clapping:

Porém, não choveu, ao contrário do que os modelos indicavam. A trajetória desta MP está sendo muito curiosa, pois ela literalmente

"se desviou" de uma grande parte do sul de Minas, e chegou aqui na zona da mata, leste do estado, todo o estado do RJ e ES. Está mais frio

que o previsto no estado de Goiás, e Rio Branco está frio também ! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Frio em altura fazendo bonito na serra. Pegando Caxias, Gramado e Canela em cheio. As únicas estações da RBS no RS acima de 10° são Uruguaiana (11,4°) e Santa Maria (10,4°). Em POA está 9,4°. Aqui em casa 11,6° com 47%. P.o. de 0,6°!

 

Incrível com o frio tem se mantido. Estou oscilando na mesma faixa desde às 11 h!!

Link to comment
Share on other sites

céu parcialmente nublado por aqui...vento constante e temperatura na marca de 16 graus...muito agradável..

 

Bruno..o PO aqui está bem baixo tb...mas a nebulosidade já está chegando, vinda do norte, e não creio em baixa temperatura aqui para essa região de SC...as máximas sim, serão interessantes amanhã.

Link to comment
Share on other sites

194251.jpg

 

Aunque ayer pudo haber sido el día de sensaciones térmicas más bajas, el frío intenso se mantendrá hoy y al menos hasta las primeras horas de mañana. Llovió aguanieve en Montevideo y la Costa de Oro. Los refugios del Mides estuvieron a pleno.

 

Entre las 14.30 y las 14.40 la precipitación de aguanieve o granizo pequeño sorprendió a muchos en Montevideo, San José y varias zonas de la costa de Canelones.

 

A esa hora la sensación térmica era de 3,6°C grados en la estación meteorológica de Carrasco, de 5°C en Florida y 6°C en Colonia y Durazno.

 

En Punta del Este se registraron rachas de viento de hasta 83 kilómetros en horas del mediodía.

 

El frío antártico se sintió desde las primeras horas. Temprano Raúl salió de su casa y encendió el coche, un Lada que tiene desde 1994. "Por primera vez tuve que usar el dispositivo para calentar el motor", relató. El Lada venía preparado para soportar las inclementes temperaturas del invierno moscovita. Pero la de ayer fue su "primera vez" en el usualmente templado paralelo 35.

 

Hoy no cambiarán demasiado las condiciones climáticas, pero al menos el viento comenzará a amainar.

 

"Para las primeras horas continuará la probabilidad de nevadas en las partes altas del territorio, pero debido a que amainarán los vientos las sensaciones térmicas estarán entre los 3 y los 7 grados", dijo a El País el meteorólogo Nubel Cisneros. Podría repetirse la precipitación de aguanieve, sobre todo en zonas costeras.

 

Esta jornada arranca con temperaturas bajo cero (hasta -3°C en la zona centro-Sur) y una máxima que en Montevideo solo llegará a los 9°C.

 

La alerta de color naranja por ola de frío polar emitida por la Dirección Nacional de Meteorología (DNM) se mantiene hasta mañana a las 10.

 

Para el lunes el pronóstico oficial anuncia mínimas aun inferiores a las de sábado y domingo: -5°C en la zona centroSur, -3°C en el Este y -2°C en el Noroeste y Noreste del país.

 

Las severas condiciones que comenzaron a regir desde el viernes y fueron particularmente marcadas ayer, pusieron de algún modo a prueba el sistema de refugios del Mides. De todos modos el ministro de Desarrollo Social, Daniel Olesker, se mostró satisfecho y consideró que la pasada jornada "fue una prueba salvada".

Link to comment
Share on other sites

Aumentou a nebulosidade de estratus aqui, mas também a de cirrustratus, fundalmental para manter o sol e ao mesmo tempo reter as máximas.

 

Estou com 11,3° e 51%. P.o. de 1,5°. A máxima até agora foi 11,8° em torno das 12:40. Parece que vamos ficar nisso. Muito frio! Frio muito bom!! Se pensarmos que esse sol do final de agosto está a exato um mês do final de inverno, é uma boa marca!

 

Na última hora máxima de 6,6° em Canela, 12,5° em Torres e 11,8° em Santa Marta!! Na RBS 5,0° em Gramado, 5,9° em Caxias, 9,0° em Rio Grande, 9,9° em POA e 14,0° em Floripa. Tá bonito!

 

A borda S e E da serra do RS e os pontos altos de SC são as regiões mais frias do Brasil no momento.

 

Vento SSE a 9,3 km/h e pressão em 1025,7 mb.

Link to comment
Share on other sites

15:00HS:

 

Porto Alegre: 11ºC / 50%

Florianópolis: 14ºC / 44%

Curitiba: 09ºC / 81%

 

Apiaí: 07ºC / 100%

Campos do Jordão: 09ºC/ 93%

São Paulo: 10ºC / 93%

Campinas: 14ºC / 72%

Santos: 15ºC / 94%

 

Rio de Janeiro: 18ºC / 77%

Belo Horizonte: 26ºC/ 42%

Campo Grande: 12ºC / 58%

Cuiabá: 19ºC / 43%

Link to comment
Share on other sites

Hoje variei de 10,8 a 12,6 e agora em 11,3. Chão sempre molhado pela garoa.

A estação de Itaim Bibi (disponível no Wunderground, uma das mais confiáveis das particulares em Sampa) variou de 9,6 a 11,6. Normalmente esta estação é 1 garu mais quente que minha ruindous, mas acho que o calor emanado das paredes está interferindo na minha medicão de forma particularmente forte hoje, um dia onde a influência da radiação solar está praticamente nula.

Link to comment
Share on other sites

Em POA, comecem a rezar. O vento virou para SE e a nebulosidade de cumulus começa a aumentar sobre a cidade. Agora parou o vento ou está variado. Espero que fique nisso. Mas creio que vai limpar de vez. Está muito estável e seco. Com um pouco de atenção dá para ver os cirrus "correndo" em altura.

 

Faz 11,6° com 50%. Estamos em 11° desde às 10 e tantos da manhã, com breve pico de 12°. Tarde gelada com sol, típica de mp forte!

Link to comment
Share on other sites

Tarde maravilhosa aqui no RJ. No Inmet Jacarepaguá tenho 16,9ºC no momento, e hoje não passamos de 18,7ºC.

Poa tinha que estar mais gelada hoje, para o colorado deixar os urubus paralisados de frio!!!

 

Sua secação não está adiantando muito até o momento :laugh:

 

E frio está aqui também: Faz 14C, tempo encoberto. Amanhã é capaz da máxima ser mais baixa que hoje.

Link to comment
Share on other sites

Dsoares, dá uma olhada lá pro Quiriri, a uns 1500m.

http://freemeteo.com/default.asp?pid=22&la=1&gid=3451930&nDate=1

Automática e improvável mas q é bonito de ver é!!!

 

Vai bater na trave!

Se em Ctba ta com bastante umidade agora, encoberto e 6,8ºC no simepar, quanto não estaria no quiriri pouco mais ao sul e 400m mais alto??

Link to comment
Share on other sites

Frente fria chegou na linha do Equador!

 

[attachment=0]FAS_Brazil6_2011233_terra_1km.jpg[/attachment]

 

Eu notei mesmo a linha frontal subindo rapidamente em direçao do N do Amazonas, só que Manaus não teve nem tempo ameno, apenas vento sudeste, já Boa Vista-RR, surpreendentemente teve uma queda impressionante hoje, que não é normal em nenhuma época do ano por lá, ou seja, a temp. despencou para 21°C às 10:45 da manhã, pelo aeroporto local, devido a chegada de ventos sudoeste bem fortes........ No mínimo curioso isso, mas depois a temperatura voltou a subir um pouco por lá. Eu sei que a MP avançou por boa parte do AM, todo Estado do AC e RO.

 

Aqui no Acre hoje tivemos a sorte de ter cobertura de nuvens durante o dia, o que acabou favorecendo nossas máximas. Em Rio Branco a máxima não superou os 20.0°C, segundo o Inmet. Quem olha para estação do aeroporto, por favor ignore-a, pois está completamente descalibrada, fato já comprovado. A mínima até o momento foi de 15,5°C a sensaçao térmica esteve bem menor devido aos ventos que atingiram quase 50km/h essa manhã, trazendo uma sensaçao de frio, aliada ao céu encoberto. Já é a tarde mais fria do ano essa, apesar que ainda é um valor muito acima do recorde de menor máxima já ocorrido. Mas. tá valendo qualquer coisa para escapar daquele calor africano. No momento céu parc. nublado e 19,0°C no Inmet agora às 17:00hs local.

Link to comment
Share on other sites

Dsoares, dá uma olhada lá pro Quiriri, a uns 1500m.

http://freemeteo.com/default.asp?pid=22&la=1&gid=3451930&nDate=1

Automática e improvável mas q é bonito de ver é!!!

 

Vai bater na trave!

Se em Ctba ta com bastante umidade agora, encoberto e 6,8ºC no simepar, quanto não estaria no quiriri pouco mais ao sul e 400m mais alto??

 

Vamos pra lá então...hehe

Link to comment
Share on other sites

Dizer que esta MP é um pônei é sacanagem! É uma MP forte, mas que ficou muito aquém de 3 outras MPs deste ano em termos de eventos relacionados e mínimas / máximas espetaculares. :negative: A temperatura em 850 hpa no RS foi a menor do ano, mas não houve nenhum evento espetacular relacionado a isso (pelo menos ainda não!), além de algumas máximas bem baixas com sol hoje (legal, mas não espetacular)! Ela conseguiu não produzir neve nem pelo ciclone e nem pelo represamento do ar frio na divisa PR/SP! Em suma, um potro que parecia que ia se transformar num cavalo puro sangue, mas virou um pangaré mal nutrido! :mosking:

 

Urupema já teve elevação de temperatura na última hora. Deve ficar abaixo de zero, mas longe de recordes! De uma MP que faria o INMET de SJ chegar a -10oC e algumas estações do Planalto Sul terem máximas negativas ela passou a ser uma MP que não fará nem Urupema chegar perto disso dos dois dígitos!

 

Pelo menos aqui em Curitiba o aero teve 2oC hoje de manhã, com sensação bem negativa, e amanhã vamos ter nossa máxima de um dígito, he he he!

 

O inverno vai se encaminhando para o seu final! Cavalos polares (destes que não vemos desde 2000) não virão mais, embora ainda possamos ter fortes MPs e até neve paraguaia! No geral, um ótimo inverno :good: , mas muito alternado na sua segunda metade e sem a volta das acumulações de neve na Serra Gringa e das Grandes Acumulações no centro de SJ :negative: ! Só faltou o cavalo! Ele sozinho teria resolvido as outras duas filas, muito provavelmente!

 

Foi um começo de inverno climático fantástico, com frio constante até o centro-sul do PR por 50 dias! No início deste período era frio fraco constante... Depois vieram duas MPs animais, uma depois do feriado de Corpus Christi (para mim a MELHOR do ano!) e outra no início de julho, com 10 dias seguidos de frio bem forte que fizereram muitos imaginarem que nosso calvário tinha finalmente terminado! Depois começou o crioulo doido! Um break enorme no inverno, uma fortíssima MP no início de agosto que pelo menos faz as acumulações de neve voltarem ao centro de SJ e mais um break até esse potro meio-sangue de agora! :mail:

 

Vamos curtir o que resta ainda! Mas ainda fica a dúvida: entramos em uma nova era de frio pós década de 2000 (ou pós v.2) e esse foi um ano de inverno de normal a frio, ou continuamos no clima v.2 (by Zeo), aquele que surgiu depois de 2000, e esse foi um inverno muito frio!? :russian: A resposta só teremos nos próximos invernos! :sad:

Link to comment
Share on other sites

E a neulosidade vai tomando conta de SC rumo ao RS. Já vai estragando a festa por aqui e tomara que não estrague uma madrugada que promete no RS...

Aqui tem um maldito ventinho que está segurando a queda, mas está pegando os topos. Nas baixadas está afundando!! A Lomba do Pinheiro está com incríveis 3,0°!! O Menino Deus, que regula com a minha casa e é bem urbanizado, 6,7°. Aqui esquentei e tenho 7,9°!! Com a u.r. em 58% dá p.o. de 0,1°! Vá entender!!

 

Até agora já bateu -1,4° em SJ e -1,1° em Ausentes com rajada de quase 40 km/h!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.