Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

É de arrepiar[de frio] a previsao do gfs para a proxima semana.O RS em sua maior parte,teria temperatura media entre 8 e 10ºc abaixo do normal,o cenario é muito parecido com aquela onda de frio do meio de julho.Só tem um detalhe: A baixa ficara no litoral gaucho e por isso,teremos ar frio em grande quantidade passando pelo sul do brasil em direçao ao sudeste e centro-oeste.Ar frio muto mais democartico para o Brasil.Vai pegar areas que nao tioveram quase nada de frio em julho. :P:P:P:P

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

12Z segue indicando frio intenso e neve na quarta/quinta/sexta... sei não, mas se outros modelos

ainda não mostram a mesma resolução do GFS, isso significa que eles acabarão indicando esta

tendência nas próximas rodadas, haja vista que, em muitas situações, o GFS indica algo e os

outros o seguem depois.

 

Desta vez estou torcendo pelo modelo americano... GO, GFS ! :lol: :lol:

 

Queria saber da 12Z do Europeu... O GFS está realmente fantástico na 12Z! Muito frio e neve de fraca a moderada, mas constante, durante um bom tempo. Em alguns lugares a acumulação poderia surpreender a se confirmar esta saída!

O que me anima é que o evento (o início do "2o pulso") já aparece na grade de 120 horas. A confiabilidade é maior. Ontem pela manhã o GFS pareceu dar uma mudança radical em 100 horas (para o 1o pulso), mas voltou atrás, indicando que as linhas gerais do evento tendem a não mudar (e o GFS acertar) na grade de 120 horas.

Mas temos sempre que lembrar que a neve por nossas bandas entra sempre no campo dos detalhes e não nas linhas gerais, em razão da situação limítrofe das nossas latitudes / altitudes. Portanto, garantias nos só teríamos se todos os modelos sinalizassem a linha de 0oC a 850 hpa avançando até 25S durante muito tempo, com folga na espessura e simultamentamente a precipitação mostrada fosse grande. Isso foi 2000. Com certeza naquele ano TODOS sabiam que ía NEVAR nas áreas mais propoensasa 120 horas antes. Não é o caso desta MP!

Link to comment
Share on other sites

O GFS 12Z está um primor. Chance de neve entre 84h e 156h ( :shock: :shock: :shock: !!!) nos pontos mais altos com elevada chance de acumulação. É um evento que, mantido o quadro atual, poderá surpreender e muito. Vamos com cautela e esperar outras rodagens, mas me parece que o americano está firme neste caminho. Oremos.

Link to comment
Share on other sites

SE TIVER, FICA A ESQUERDA PONTE QUEM SAI DE URUPEMA PARA PAINEL NO ASFALTO.

 

NO MEU "PATAGÃO", CELULA, DEU ALGO ENTRE 27,50/28 GRAUS. COLOQUE ALGO ENTRE 27.50 E 49.50

 

Seria algo como:

 

A esquerda passando a ponte saindo da cidade em direção a Painel

 

-27,958900

-49,885333

1317 m

 

Uma bela localização, vamos aguardar. Pena ser uma estação que marca apenas a leitura da hora cravada, podendo perder os extremos no intervalo. Mas pelo menos está on-line, nem tudo é perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Eu nem perco tempo olhando temperatura nesses modelos.Aquele do gfs entao...Nunca dá minima negativa para snata rosa e no entanto acabamos sendo surpreendidos com minimas de varios grauis abaixo de zero.Assim como nao previu maxima acima dos 27 para a cidade e passou dos 31 aqui na baixada.BYE BYE GFS!!!

Link to comment
Share on other sites

o que me encuca é o europeu empurrar a umidade para alto mar.

O GFS coloca bastante umidade por tres dias.

Quem estará pegando certo?

Lembro que o europeu tem acertado mais.

Acredito que seja impossível uma alta deste quilate chegar sem gerar em seu contato um ciclone.

Eu apostaria na neve. Nem que seja paraguaia.

Apostaria muito mais num frio cavalar com vários graus abaixo de zero.

O ideal seria não cair muito abaixo de zero. Dar aquela chuvinha o dia todo em Porto Alegre com temperatura baixa...sinal claro de que algo estaria acontecendo na serra.

Link to comment
Share on other sites

SE TIVER, FICA A ESQUERDA PONTE QUEM SAI DE URUPEMA PARA PAINEL NO ASFALTO.

 

NO MEU "PATAGÃO", CELULA, DEU ALGO ENTRE 27,50/28 GRAUS. COLOQUE ALGO ENTRE 27.50 E 49.50

 

Seria algo como:

 

A esquerda passando a ponte saindo da cidade em direção a Painel

 

-27,958900

-49,885333

1317 m

 

Uma bela localização, vamos aguardar. Pena ser uma estação que marca apenas a leitura da hora cravada, podendo perder os extremos no intervalo. Mas pelo menos está on-line, nem tudo é perfeito.

 

Só esclarecendo: Esta estação é diferente daquela que o Ronaldo sempre informa os dados (e era manual)? Qual o link pra ela?

Link to comment
Share on other sites

Eu nem perco tempo olhando temperatura nesses modelos.Aquele do gfs entao...Nunca dá minima negativa para snata rosa e no entanto acabamos sendo surpreendidos com minimas de varios grauis abaixo de zero.Assim como nao previu maxima acima dos 27 para a cidade e passou dos 31 aqui na baixada.BYE BYE GFS!!!

É verdade Ilson, estes modelos subestimam frio em altura, e em superfície então são um verdadeiro fiasco.

Como já foi dito eles dão uma tendência, mas quando apontam mínima de 5º, podem crer que dará de 0º para baixo...

Link to comment
Share on other sites

Eu nem perco tempo olhando temperatura nesses modelos.Aquele do gfs entao...Nunca dá minima negativa para snata rosa e no entanto acabamos sendo surpreendidos com minimas de varios grauis abaixo de zero.Assim como nao previu maxima acima dos 27 para a cidade e passou dos 31 aqui na baixada.BYE BYE GFS!!!

Cara, discordo de ti. Os modelos não erram neste ponto. Eles apenas não fazem previsão para o "ninho da minhoca"! Aqui para Canela eles não fazem previsão para o Castelinho, mas para a maior parte da representatividade geográfica cidade. O mesmo vale para Santa Rosa.

Link to comment
Share on other sites

O topo daqui da cidade se encontra nas parte alta do centro e em torno das rodovias BR e RS que circundam a area urbana da cidade,o resto é encosta e baixada.As areas do alto parque,alto sulina,alto petropolis e alto timbauva ficam acima dos 300 metros de altitude.O bairro cruzeiro fica entre os 280 e 290 metros.O centro alto fica a 290 metros e o baixo a 260 metros.As baixadas variam entre 190 e 210 metros,ficam em volta dos dois rios que cortam a cidade,juntos somam mais de 25 km de extensao dentro da area urbana e dividem o centro dos bairros.Eu vou ainda torar varias fotos da area urbana daqui da cidade e postar no forum,voces verao o tobogã maluco que é essa cidade.Andar de bilicleta,é uma pura utopia!!! :lol: :lol: :lol: :lol: Só se for uma de motor.

Link to comment
Share on other sites

O Snow Forecast coloca já a neve do 2o pulso de frio no MI. Pela primeira vez (comecei a ver este site com os picos paresentado pela Ivoneia no início de julho) eu vejo ele projetar o freezing level bem abaixo do pico (1300m). A partir de quinta não há dúvida: o que precipitar lá é neve. No 1o pulso eu acredito em nova mistura de neve e chuva congelada. Aliás, a rodada anterior dava freezing rain misturada a neve!

 

http://www.mountain-forecast.com/peaks/Morro-da-Igreja-Church-hill/forecasts/1822

Link to comment
Share on other sites

Eu nem perco tempo olhando temperatura nesses modelos.Aquele do gfs entao...Nunca dá minima negativa para snata rosa e no entanto acabamos sendo surpreendidos com minimas de varios grauis abaixo de zero.Assim como nao previu maxima acima dos 27 para a cidade e passou dos 31 aqui na baixada.BYE BYE GFS!!!

Cara, discordo de ti. Os modelos não erram neste ponto. Eles apenas não fazem previsão para o "ninho da minhoca"! Aqui para Canela eles não fazem previsão para o Castelinho, mas para a maior parte da representatividade geográfica cidade. O mesmo vale para Santa Rosa.

 

Concordo contigo, Bruno.

 

A temperatura que o GFS projeta, na sua grande parte bate com a registrada na maior parte dos lugares, SIM!!!

 

Se quisererem "padrão" para a temperatura da aqui região, o modelo é a estação da RBS. Nela, a máxima e a mínima muito dificilmente varia 3 décimos para mais ou para menos do que aqui em casa, no meu termo-higrômetro da oregon. E mesmo as mínimas, que sempre eu me queixava!

 

Os valores de temperatura registrados pelas estações do Ilson e do INMET são anormais, típicos de microclimas, que FELIZMENTE nossa região está cheia.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de primavera por aqui. Mínima de 13,6C e máxima de 26,5C. Uma boa parte das árvores já

está com flores, indicando que as temperaturas estão mais altas que a média para a época. Se confirmado

o frio forte para o próximo sábado, sabe-se lá o que vai acontecer com estas flores, capaz de não termos

bons frutos, hehehe.

 

E observando o GFS, eu diria que uma das cidades com mais neve semana que vem seria São Francisco

de Paula !

Link to comment
Share on other sites

 

Queria saber da 12Z do Europeu... O GFS está realmente fantástico na 12Z! Muito frio e neve de fraca a moderada, mas constante, durante um bom tempo. Em alguns lugares a acumulação poderia surpreender a se confirmar esta saída!

O que me anima é que o evento (o início do "2o pulso") já aparece na grade de 120 horas. A confiabilidade é maior. Ontem pela manhã o GFS pareceu dar uma mudança radical em 100 horas (para o 1o pulso), mas voltou atrás, indicando que as linhas gerais do evento tendem a não mudar (e o GFS acertar) na grade de 120 horas.

Mas temos sempre que lembrar que a neve por nossas bandas entra sempre no campo dos detalhes e não nas linhas gerais, em razão da situação limítrofe das nossas latitudes / altitudes. Portanto, garantias nos só teríamos se todos os modelos sinalizassem a linha de 0oC a 850 hpa avançando até 25S durante muito tempo, com folga na espessura e simultamentamente a precipitação mostrada fosse grande. Isso foi 2000. Com certeza naquele ano TODOS sabiam que ía NEVAR nas áreas mais propoensasa 120 horas antes. Não é o caso desta MP!

 

Sim, ao que me parece se estas previsões do GFS se confirmarem, teremos uma onda de frio que é anômala para

a década atual, mas típica no pré-2000. Como eu disse, qualquer 5cm que vier é lucro ! E vale a pena monitorarmos

também este domingo agora e segunda-feira. Eu acredito numa paraguaia, hehehe

Link to comment
Share on other sites

 

E observando o GFS, eu diria que uma das cidades com mais neve semana que vem seria São Francisco

de Paula !

 

Concordo!

 

Olha a previsão do ETA para POA. Aquilo lá pode trazer 20cm de neve para São Chico.

 

A situação está tensa (by Delai!)

 

 

Gramado e Canela não ficariam por menos. Será que é possível renovar os postais das cidades? Sem aqueles opalas e monzas velhos ao fundo...

Link to comment
Share on other sites

 

E observando o GFS, eu diria que uma das cidades com mais neve semana que vem seria São Francisco

de Paula !

 

Concordo!

 

Olha a previsão do ETA para POA. Aquilo lá pode trazer 20cm de neve para São Chico.

 

A situação está tensa (by Delai!)

 

 

Gramado e Canela não ficariam por menos. Será que é possível renovar os postais das cidades? Sem aqueles opalas e monzas velhos ao fundo...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Parece que o frente fria ganhou um pouco de atividade. No Oeste de SC e proximidades há bastante atividade elétrica.

 

Aqui o céu continua claro, mas as primeira nuvens devem começar a surgir daqui a pouco. Chuva mesmo só para o final do dia, mas provavelmente apenas no começo da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Já ouviram o ditado que camisa não ganha jogo?Quero ver na prática mais uma vez onde vai nevar, claro se ela ocorrer :lol:

 

PH, de acordo com os modelos o ciclone ficaria numa posição que favoreceria muito as serras ao leste, então

neste caso acho que a serra gringa é a favorita para o "jogo da neve". Mas vai saber, só na hora pra gente

ter certeza, né ;)

Link to comment
Share on other sites

Outros picos da Região, no Morro da Boa Vista próximo à S.Joaquim tb dá neve da noite de terça atá à tarde d quinta!

 

"Mild with light rain (total 4mm) on Tue morning Becoming colder with a light covering of snow, mostly falling on Tue night Freeze-thaw conditions (max 3°C on Tue morning, min -2°C on Thu night) Winds increasing (light winds from the SE on Tue morning, severe gales from the SSE by Fri morning)"

 

http://www.mountain-forecast.com/peaks/Morro-da-Boa-Vista/forecasts/1827

 

Tem o Pico Paraná tb, com heavy rain e temperaturas entre 2° e 3° na quarta à tarde.

 

"Days 3-6 Weather Summary: Heavy rain (total 120mm), heaviest during Wed afternoon Freeze-thaw conditions (max 5°C on Tue morning, min 0°C on Thu night) Winds increasing (light winds from the NE on Wed night, near gales from the SW by Thu night"

 

http://www.mountain-forecast.com/peaks/Pico-Parana/forecasts/1877

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Já ouviram o ditado que camisa não ganha jogo?Quero ver na prática mais uma vez onde vai nevar, claro se ela ocorrer :lol:

 

 

Concordo Paulo!!Tenho certeza que se nao fosse criada tanta expectativa a respeito da neve,já teria nevado de metro aqui no RS. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Só nao neva pra contrariar mesmo. ;);)

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Tá aí a prova que o gfs nao serve para santa rosa,é isso que eu estou falando,aqui nao dá certo devido aos micro-climas,ocasionados pelo relevo.O relevo da cidade está dividido praticamente igualmente em 3 partes.Aonde eu moro nao é um buraco isolado no meio do nada,como acontece em varias baixadas por aí.Sao vales,que se forem medir em linha reta dariam no minimo 25 km de extensao,somente dentro da area urbana.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.