Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O grande culpado por esse interminável bloqueio, o ASAS, parece mais enraizado no Atlântico Sul que político do nordeste no poder da sua região! Não há nada que o faca sair de lá. Enquanto isso os ventos anti-horário impedem o avanço de novas frentes para o Brasil.....

 

Viva o ASAS!!!!!

 

Viva o ASAS ! :lol:

Mas a verdade é que as manhãs têm sido bem frias por aqui por conta deste sistema, que neste momento assume

uma "origem polar". Neste momento faz 07,6ºC por aqui, e com um baita nevoeiro

à sudoeste. Monte Verde, no momento, registra -01,1ºC !

 

Não gosto do ASAS porque ele avacalha 100% com o inverno no Sul, Centro-oeste e partes do Sudeste. É verdade

que as noites e manhãs ficam frias por aqui (bem mais frias na Mantiqueira), mas é que eu realmente prefiro o

frio clássico das incursões polares.

Link to comment
Share on other sites

O pequeno número de posts em Junho reflete o marasmo que foi o mês. Isso sem contar

com os dias que ficou fora do ar o site. ;)

 

Vamos fazer as contas:

 

1 dia a menos em junho (30 dias contra 31 de maio)

4 dias de problemas no acesso pra maioria dos usuários

Assim, sobram apenas 25 dias pra uma contagem justa do número de acessos.

(3009/31)*25 = 2427, ou seja, apena 10% a menos que em maio, por culpa da 1a quinzena movimentada. Fosse todo igual à 2a quinzena e seriam bem menos acessos.

Link to comment
Share on other sites

O grande culpado por esse interminável bloqueio, o ASAS, parece mais enraizado no Atlântico Sul que político do nordeste no poder da sua região! Não há nada que o faca sair de lá. Enquanto isso os ventos anti-horário impedem o avanço de novas frentes para o Brasil.....

 

Viva o ASAS!!!!!

 

Viva o ASAS ! :lol:

Mas a verdade é que as manhãs têm sido bem frias por aqui por conta deste sistema, que neste momento assume

uma "origem polar". Neste momento faz 07,6ºC por aqui, e com um baita nevoeiro

à sudoeste. Monte Verde, no momento, registra -01,1ºC !

 

Não gosto do ASAS porque ele avacalha 100% com o inverno no Sul, Centro-oeste e partes do Sudeste. É verdade

que as noites e manhãs ficam frias por aqui (bem mais frias na Mantiqueira), mas é que eu realmente prefiro o

frio clássico das incursões polares.

 

Eu diria que "origem" seria um pouco inadequado, já que 27 sul não é exatamente polar. Mas, por outro lado, 27 sul (latitude do centro deste ASAS) é pouco quente pra aquecer de maneira relevante o cuore do mesmo. E em nossa região o vento ainda tem pouco compontente de norte (ou seja, mal começou a girar de SE pra N), o que ajuda a ficarmos entre pouco acima e pouco abaixo da média (ou, no caso de baixadas, razoavelmente abaixo da média). Já no norte do RS, onde o vento girou muito antes de chegar lá, chega como vento de nortão mesmo, o que ajuda a explicar o forte desvio positivo que eles tem com ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

Espero que julho nos reserve boas surpresas em matéria de frio.

O "tempoagora" está prognosticando um bom frio para o final de semana de 10 e 11/07 para Porto Alegre. Seria uma final de copa do mundo gelada aqui no RS. Vamos torcer para que acertem. Se não vir todo o frio previsto, ao menos 80% já estaria ótimo.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Cadê o pessoal do sul neste forum , heimm..???

 

:lol: :lol:

 

Monte Verde MG : -01,1

Campos do Jordão SP (VL Inglesa) : -00,8

Campos do Jordão SP (Horto) : -00,6

Campos do Jordão SP (Cptec) : 01,0

Caldas MG : 02,0

Campos do Jordão SP (Conv) : 02,4

Campos do Jordão SP (Aut) : 02,9

Extrema MG : 04,1

Maria da Fé MG : 04,1

Itapetininga SP : 04,4

Itararé SP : 05,0

São João Del Rei MG : 05,0

Florestal MG : 05,1

Passa Quatro MG : 06,8

São Paulo SP (Tremenbé) : 07,1

São Paulo SP (Parelheiros) : 08,3

São Paulo SP (M Santana) : 11,1

Guarujá SP (Base Aerea) : 12,0

Santos SP (Sabesp) : 15,4

 

Castro PR : 05,1

General Carneiro PR : 07,1

São José dos Ausentes RS : 08,4

Curitiba PR (Simepar) : 08,6

Curitibanos PR : 10,6

São Joaquim SC (Aut) : 10,7

Canela RS : 11,7

Inacio Martins PR : 12,0

Passo Fundo RS : 12,4

Bento Gonçalves RS : 13,3

Soledade RS : 13,4

Santana do Livramento RS : 13,7

Erechim RS : 13,7

Florianópolis SC (Aut) : 14,8

Porto Alegre RS (Aut) : 15,3

 

 

Monte Verde humilhando como sempre.

Link to comment
Share on other sites

Aqui nao estou gostando da ASAS nao , em quanto com massas polares temos minimas de 0C ou até -1 , com o ASAS temos minima de 2C 3C , hje mesmo pensei que teria minima de 0C ou 1C e a minima foi de 3C , a temperatura só cai bastante da tarde até a noite pela madrugada ela estabiliza e com as massas elas continuam caindo até a o sol nascer !!! Aqui nao esta tendo muita interferencia nao ! campanha quero um massa de ar polar de fazer nevar no nordeste !!!!! (nem tanto no sul e sudeste sim !)

Link to comment
Share on other sites

A minha esta adiquirindo um sitio aqui na cidade que esta a 1790 metros de altitude ! se ela consegui comprar vou falar pra ela comprar uma estaçao meteorologica e colocar la , la é muito frio o cara que mora la falou que no dia mais frio esse ano aqui na cidade deu -1 , la ele registrou no termometro de mercurio -4C ! to louco pra ela comprar logo la !!ela pretende construir chalés la !!!

Link to comment
Share on other sites

Cadê o pessoal do sul neste forum , heimm..???

 

:lol: :lol:

 

Monte Verde MG : -01,1

Campos do Jordão SP (VL Inglesa) : -00,8

Campos do Jordão SP (Horto) : -00,6

Campos do Jordão SP (Cptec) : 01,0

Caldas MG : 02,0

Campos do Jordão SP (Conv) : 02,4

Campos do Jordão SP (Aut) : 02,9

Extrema MG : 04,1

Maria da Fé MG : 04,1

Itapetininga SP : 04,4

Itararé SP : 05,0

São João Del Rei MG : 05,0

Florestal MG : 05,1

Passa Quatro MG : 06,8

Itapevi SP : 06,8

São Paulo SP (Tremenbé) : 07,1

São Paulo SP (Parelheiros) : 08,3

São Paulo SP (M Santana) : 11,1

Guarujá SP (Base Aerea) : 12,0

Santos SP (Sabesp) : 15,4

 

Castro PR : 05,1

General Carneiro PR : 07,1

São José dos Ausentes RS : 08,4

Curitiba PR (Simepar) : 08,6

Curitibanos PR : 10,6

São Joaquim SC (Aut) : 10,7

Canela RS : 11,7

Inacio Martins PR : 12,0

Passo Fundo RS : 12,4

Bento Gonçalves RS : 13,3

Soledade RS : 13,4

Santana do Livramento RS : 13,7

Erechim RS : 13,7

Florianópolis SC (Aut) : 14,8

Porto Alegre RS (Aut) : 15,3

 

No momento, céu claro e 14,6ºC (10:35h).

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

 

Inverno pra você necessariamente tem que ter mínimas e máximas baixas?

Porque pelo menos pra mim essas mínimas de Monte Verde mais que compensam as máximas amenas durante a tarde.

A propósito: aqui no Rio Grande do Sul anda faltando tanto as mínimas quanto as máximas baixas...

:evil:

Link to comment
Share on other sites

Se alguem falou aqui que este frio no Sudeste é de altitude , concentrado na Mantiqueira...discordo....!! Tivemos hoje cidades no estado de SP a 550/600 metros...com 4 graus...é ar polar mesmo.... O litoral de SP só pra se ter ideia teve regiastro de até 11 graus....é muito frio pra região...

 

Acho que é um ar polar bem vagabundo, que ja virou a casaca e esqueceu suas origens...as minimas baixas são mais devido ao ar seco, e ceu claro, do que ao potencial do ar...

 

Eu acho que o frio "de qualidade" mesmo fica concentrado na mantiqueira, pois além das minimas, consegue ficar boa parte do dia com temperaturas baixas...acredito que campos do jordão, monte verde devem ficar poucas horas do dia com temperaturas maiores que 15ºC..

 

Estas cidades de 500m acho o frio muito isolado...claro, é consideravel, muito melhor que o marasmo do sul, mas numa invasão polar decente, estas mesmas cidades podem ter coisa melhor...

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

Ah sim... lembrando que se neguinho esquecer de cobrir a horta na madru, a geada pode deixar uma lembrança nas plantas! :twisted:

Por um lado, é verdade que as máximas são relativamente elevadas, mas não podemos esquecer que nem só de máximas vive o inverno, e a maioria das pessoas vivencia algum grau de frio de manhã cedo pra sair pro trampo.

E, além disto, temos que considerar que o que importa memso são as médias. Elas tem se mantido elevadas em ilhas de calor, é verdade. Mas pelo menos aqui pra SP, elas estão comportadas em topos não urbanos e estão rebaixadas em baixadas não urbanas.

E pelo menos pra baixadas não urbanas, ASAS ou polar clássico não dá tanta diferença. No ar polar do início de juno, São Lourenço da Serra tava com 3 mínimas seguidas de quase 1 grau, pouco menos. Atualmente, tá chegando nos 4. E o que dizer do ASAS de jul/08 quando chegaram nos 2,3? E é RMSP

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

Já reparou na latitude de Monte Verde?repare que a sua altura também não é "extravagante".

 

Para os padrões do sudeste está fazendo muito frio.

 

Até Pirassununga(quase no norte do estado),sem MP nem nada,registrou 06ºC hoje,melhor do que muitas cidades serranas do sul.

Link to comment
Share on other sites

O grande culpado por esse interminável bloqueio, o ASAS, parece mais enraizado no Atlântico Sul que político do nordeste no poder da sua região! Não há nada que o faca sair de lá. Enquanto isso os ventos anti-horário impedem o avanço de novas frentes para o Brasil.....

 

Viva o ASAS!!!!!

 

Viva o ASAS ! :lol:

Mas a verdade é que as manhãs têm sido bem frias por aqui por conta deste sistema, que neste momento assume

uma "origem polar". Neste momento faz 07,6ºC por aqui, e com um baita nevoeiro

à sudoeste. Monte Verde, no momento, registra -01,1ºC !

 

Não gosto do ASAS porque ele avacalha 100% com o inverno no Sul, Centro-oeste e partes do Sudeste. É verdade

que as noites e manhãs ficam frias por aqui (bem mais frias na Mantiqueira), mas é que eu realmente prefiro o

frio clássico das incursões polares.

 

Eu diria que "origem" seria um pouco inadequado, já que 27 sul não é exatamente polar. Mas, por outro lado, 27 sul (latitude do centro deste ASAS) é pouco quente pra aquecer de maneira relevante o cuore do mesmo. E em nossa região o vento ainda tem pouco compontente de norte (ou seja, mal começou a girar de SE pra N), o que ajuda a ficarmos entre pouco acima e pouco abaixo da média (ou, no caso de baixadas, razoavelmente abaixo da média). Já no norte do RS, onde o vento girou muito antes de chegar lá, chega como vento de nortão mesmo, o que ajuda a explicar o forte desvio positivo que eles tem com ASAS.

 

Até porque, não me lembro de um ASAS cujo núcleo estivesse numa latitude alta. Nestes 27ºS até que ele está bem posicionado.

Mínima baixa de 07,4ºC hoje !!!

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

 

Inverno pra você necessariamente tem que ter mínimas e máximas baixas?

Porque pelo menos pra mim essas mínimas de Monte Verde mais que compensam as máximas amenas durante a tarde.

A propósito: aqui no Rio Grande do Sul anda faltando tanto as mínimas quanto as máximas baixas...

:evil:

 

Cara, para o leste do RS vc está vivendo o pior inverno em muitos anos.....ou vc acha que o que está ocorrendo é normal? Aliás, gostaria muito de saber o que e o pessoal da Universidade de Pelotas tem a dizer sobre esse inverno mequetrefe. Sabe de algo?

Link to comment
Share on other sites

Gente, se tem frio é porque tem ar polar! Esse frio é por conta de uma alta "velha" que ainda esta atuando. Aqui no Rio tb estamos tendo madrugadas geladas!!! Na casa dos meus pais bateu 11,8°C e na minha casa mais uma dia com temperatura abaixo dos 15°C.

Agora, não há nada de errado nisso. Isso é comum no nosso inverno no sudeste.

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Viva o ASAS ! :lol:

Mas a verdade é que as manhãs têm sido bem frias por aqui por conta deste sistema, que neste momento assume

uma "origem polar". Neste momento faz 07,6ºC por aqui, e com um baita nevoeiro

à sudoeste. Monte Verde, no momento, registra -01,1ºC !

 

Não gosto do ASAS porque ele avacalha 100% com o inverno no Sul, Centro-oeste e partes do Sudeste. É verdade

que as noites e manhãs ficam frias por aqui (bem mais frias na Mantiqueira), mas é que eu realmente prefiro o

frio clássico das incursões polares.

 

Eu diria que "origem" seria um pouco inadequado, já que 27 sul não é exatamente polar. Mas, por outro lado, 27 sul (latitude do centro deste ASAS) é pouco quente pra aquecer de maneira relevante o cuore do mesmo. E em nossa região o vento ainda tem pouco compontente de norte (ou seja, mal começou a girar de SE pra N), o que ajuda a ficarmos entre pouco acima e pouco abaixo da média (ou, no caso de baixadas, razoavelmente abaixo da média). Já no norte do RS, onde o vento girou muito antes de chegar lá, chega como vento de nortão mesmo, o que ajuda a explicar o forte desvio positivo que eles tem com ASAS.

 

Até porque, não me lembro de um ASAS cujo núcleo estivesse numa latitude alta. Nestes 27ºS até que ele está bem posicionado.

Mínima baixa de 07,4ºC hoje !!!

 

O de jul/08 estava freqeuntemente ao sul de 30 S

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

 

Inverno pra você necessariamente tem que ter mínimas e máximas baixas?

 

Óbvio!!!

 

Infelizmente o que estamos tendo é um outono no lugar do inverno.. prefiro muito mais um clima "montanha-russa" com dias de veranico e outros de frio forte do que isso aqui..

 

Aliás, não se pode falar que no RS é um marasmo total, em alguns lugares no sul e sudoeste do estado tem feito mínimas baixas e máximas pelo menos razoáveis...

 

Pra mim uma manhã de 5 graus seguida por tardes de quase 30 não é inverno.. mas é uma questão de opinião, cada um tem a sua!

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde segue com mínimas muito boas, mas as máximas pelo menos nos últimos dias são maiores até que as de Porto Alegre! Isso não é inverno.. é uma lembrança dele durante o início da manhã.. hehe

 

 

Inverno pra você necessariamente tem que ter mínimas e máximas baixas?

 

Óbvio!!!

 

Infelizmente o que estamos tendo é um outono no lugar do inverno.. prefiro muito mais um clima "montanha-russa" com dias de veranico e outros de frio forte do que isso aqui..

 

Aliás, não se pode falar que no RS é um marasmo total, em alguns lugares no sul e sudoeste do estado tem feito mínimas baixas e máximas pelo menos razoáveis...

 

Pra mim uma manhã de 5 graus seguida por tardes de quase 30 não é inverno.. mas é uma questão de opinião, cada um tem a sua!

 

Concordo plenamente contigo, Fábio!

Na minha opinião, dia frio é aquele que a sensação de "gelado" permanece o dia todo, quando as máximas não passam de 14° ou 15°c. Fazer 5°c de manhã e 25° ou 26°c de tarde não me diz nada...

Espero que a partir do dia 10/07 possamos ter de novo esta sensação do verdadeiro inverno gaúcho.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É assustador não ver chuva alguma nos modelos até 180h.

Concordo completamente. Assustador. E quando se ve algo para um periodo mais longo, é muito pouco tambem. Podemos ter graves problemas mais para frente em decorrencia disso.

 

 

Tucci, há muitos profissionais prevendo que a primavera vai ser seca aqui no sul, e mais ainda no C. Oeste, ou seja, o inicio do período chuvoso vai atrasar ou ser bem irregular, tanto no sul quanto no C. Oeste. isso pode movimentar bastante o mercado de grãos em Chicago lá por outubro/novembro. Acho q vai ser interessante!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Para quem acompanha as saídas do GFS no período acima de 180h, viu que há luzes fluorescentes e de várias cores no fim do túnel. Para o dia 10/07 o GFS coloca -3°C em 850hPa na fronteira do RS com o Uruguai. Mas como está acima da grade de 7 dias, é bom ficar com o pé atrás.

 

Em Matão, tarde seca e ensolarada. Faz 24,3°C com 35% de UR. A mínima hoje foi de 11,4°C.

Link to comment
Share on other sites

Julho começou com uma catástrofe: mínima de 15,6° hoje pela manhã, sendo que fiquei entre 23:30 e 9:30 em 15,X° devido ao forte nevoeiro. A ASAS tem esse efeito aqui em POA: cria forte estabilidade sem frio e de quebra provoca inversão térmica. Resultado: logo que resfria dá nevoeiro e estanca a mínima. É um horror, e péssimo para nosso aeroporto.

 

Agora está 22,3° com elevados 73%. Tinha de estar mais seco. Isso permitira maior resfriamento à noite e uma nevoeiro menos denso e prolongado. Venta de E a 3,5 km/h. Pressão em 1016,3 mb.

 

Marasmo absoluto.

Link to comment
Share on other sites

Julho começou com uma catástrofe: mínima de 15,6° hoje pela manhã, sendo que fiquei entre 23:30 e 9:30 em 15,X° devido ao forte nevoeiro. A ASAS tem esse efeito aqui em POA: cria forte estabilidade sem frio e de quebra provoca inversão térmica. Resultado: logo que resfria dá nevoeiro e estanca a mínima. É um horror, e péssimo para nosso aeroporto.

 

Agora está 22,3° com elevados 73%. Tinha de estar mais seco. Isso permitira maior resfriamento à noite e uma nevoeiro menos denso e prolongado. Venta de E a 3,5 km/h. Pressão em 1016,3 mb.

 

Marasmo absoluto.

Relaxe que aqui está pior Marcos, estou a 750m de altitude, no meio de um centro urbano com mínima hoje de 15,9° e agora tenho 23,7° :evil: :evil:

 

Trevas...

Link to comment
Share on other sites

Apostar em algo que o GFS propõe para +180h tem quase a mesma chance de acertar que apostar que o Paraguai será campeão mundial:

6Z estava uma porcaria, o bloqueio vence e o cavalo do dia 10 vai para o oceano...

12Z está um sonho, temperatura próximo a 0°C em 850hpa em POA, espessura abaixo de 5400 e farta precipitação poderiam ocasionar uma nevasca daquelas que a tempos não se vê nos topos do Brasil meridional.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria, após um bela pancada ontem na qual acumulei 30mm e denso nevoeiro pela manhã com 14.0°C, sol e 21°C; 80%; vento (Se) à 9Km/h na BASM e indicativo de rajada em 17.64Km/h no INMET...

 

E por aqui o julho promete iniciar com máximas de verão... Quem sabe a chuvarada entre 07 e 11 traga o "tal inverno" :D ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

É assustador não ver chuva alguma nos modelos até 180h.

Concordo completamente. Assustador. E quando se ve algo para um periodo mais longo, é muito pouco tambem. Podemos ter graves problemas mais para frente em decorrencia disso.

 

 

Tucci, há muitos profissionais prevendo que a primavera vai ser seca aqui no sul, e mais ainda no C. Oeste, ou seja, o inicio do período chuvoso vai atrasar ou ser bem irregular, tanto no sul quanto no C. Oeste. isso pode movimentar bastante o mercado de grãos em Chicago lá por outubro/novembro. Acho q vai ser interessante!

 

Sds.

 

Sim, a propria Metsul vem alertando para esse quadro a algum tempo. Pode ser que afete bastante a safra de verao.

Abs

Link to comment
Share on other sites

"Óbvio!!!

 

Infelizmente o que estamos tendo é um outono no lugar do inverno.. prefiro muito mais um clima "montanha-russa" com dias de veranico e outros de frio forte do que isso aqui..

 

Aliás, não se pode falar que no RS é um marasmo total, em alguns lugares no sul e sudoeste do estado tem feito mínimas baixas e máximas pelo menos razoáveis...

 

Pra mim uma manhã de 5 graus seguida por tardes de quase 30 não é inverno.. mas é uma questão de opinião, cada um tem a sua!

 

Concordo plenamente contigo, Fábio!

Na minha opinião, dia frio é aquele que a sensação de "gelado" permanece o dia todo, quando as máximas não passam de 14° ou 15°c. Fazer 5°c de manhã e 25° ou 26°c de tarde não me diz nada...

Espero que a partir do dia 10/07 possamos ter de novo esta sensação do verdadeiro inverno gaúcho.

Abraços!"

 

________________________________

 

 

O que seriam máximas baixas para o "inverno gaúcho"?

Link to comment
Share on other sites

Julho começou com uma catástrofe: mínima de 15,6° hoje pela manhã, sendo que fiquei entre 23:30 e 9:30 em 15,X° devido ao forte nevoeiro. A ASAS tem esse efeito aqui em POA: cria forte estabilidade sem frio e de quebra provoca inversão térmica. Resultado: logo que resfria dá nevoeiro e estanca a mínima. É um horror, e péssimo para nosso aeroporto.

 

Agora está 22,3° com elevados 73%. Tinha de estar mais seco. Isso permitira maior resfriamento à noite e uma nevoeiro menos denso e prolongado. Venta de E a 3,5 km/h. Pressão em 1016,3 mb.

 

Marasmo absoluto.

 

Marcos, para tu teres uma noção: minha mínima foi de 16,1C e até agora, as 16hs, ainda há uma névoa úmida bem considerável no bairro Cristal e sobre o Guaíba. Estou com 21C, a máxima do dia e bastante sol.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, máximas baixas seriam aquelas que não ultrapassam os 15°c no RS.

 

 

John, Caxias tem fácil dias seguidos com máximas próximas de 10ºC, é só ter atuação de ar polar característico dessa época! Agora no início de junho, Curitiba ficou quase a semana inteira com máximas próximas de 15ºC, tendo um ou outro dia variado de 05/07 a 12/13. Até o dia 20 de junho, a média na capital estava em 12ºC, porém o final do mês acabou estragando a média...

nos dias mais frios de 2007 e 2009, vi várias vezes A Serra Gaúcha e o Sul do Paraná, com sol, céu limpo e temperaturas abaixo de 10ºC. Em julho do ano passado, teve um dia com sol e 05ºC ao meio dia em Cascavel...!! Esse era o frio típico das ondas de frio mais fortes no anos 90.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Relaxe que aqui está pior Marcos, estou a 750m de altitude, no meio de um centro urbano com mínima hoje de 15,9° e agora tenho 23,7° :evil: :evil:

 

Trevas...

Ninguém mandou viver próximo do Paraguai e do Chaco, hehe. Essa é a vantagem de viver no litoral ou próximo dele: com o deslocamento do ar frio para o oceano, o E da Região Sul e o litoral do Sudeste ainda estão sob a atuação da antiga mP. O aquecimento por aqui sempre é mais atrasado em relação ao oeste (em compensação o frio chega por aqui depois. Tem vezes que atinge Foz do Iguaçu e Ponta Porã antes de chegar em POA).

 

Para mim, máximas baixas: não mais que 14 ou 15 para as cidades da depressão central do RS e litoral (incluindo POA), uns 11 na capmanha, ou região de Pelotas, Jaguarão, e uns 9 ou 10 nas partes altas da serra e planalto médio.

Tenho exatamente a mesma concepção.

 

Marcos, para tu teres uma noção: minha mínima foi de 16,1C e até agora, as 16hs, ainda há uma névoa úmida bem considerável no bairro Cristal e sobre o Guaíba. Estou com 21C, a máxima do dia e bastante sol.

Pois se prepare: temos total estabilidade e inversão térmica. Vai fechar de novo o nevoeiro nessa noite. Tenho pena do pessoal que trabalha e depende do nosso aeroporto.

 

A minha máxima foi de agradáveis 23,2° às 15:29. Deu 24,1° na automática do INMET e 20,9° na RBS, por sinal uma máxima bem baixa no alto do edifício. Deve ser efeito da névoa mais próxima do Guaíba. Minha u.r. não baixou dos 70%!

 

Agora faz 22,2° com 73% e venta de NNE a 3,5 km/h. Pressão em 1016,0 mb.

 

Abraços enevoados!

Link to comment
Share on other sites

Cadê o pessoal do sul neste forum , heimm..???

 

:lol: :lol:

 

Monte Verde MG : -01,1

Campos do Jordão SP (VL Inglesa) : -00,8

Campos do Jordão SP (Horto) : -00,6

Campos do Jordão SP (Cptec) : 01,0

Caldas MG : 02,0

Campos do Jordão SP (Conv) : 02,4

Campos do Jordão SP (Aut) : 02,9

Extrema MG : 04,1

Maria da Fé MG : 04,1

Itapetininga SP : 04,4

Itararé SP : 05,0

São João Del Rei MG : 05,0

Florestal MG : 05,1

Passa Quatro MG : 06,8

São Paulo SP (Tremenbé) : 07,1

São Paulo SP (Parelheiros) : 08,3

São Paulo SP (M Santana) : 11,1

Guarujá SP (Base Aerea) : 12,0

Santos SP (Sabesp) : 15,4

 

Castro PR : 05,1

General Carneiro PR : 07,1

São José dos Ausentes RS : 08,4

Curitiba PR (Simepar) : 08,6

Curitibanos PR : 10,6

São Joaquim SC (Aut) : 10,7

Canela RS : 11,7

Inacio Martins PR : 12,0

Passo Fundo RS : 12,4

Bento Gonçalves RS : 13,3

Soledade RS : 13,4

Santana do Livramento RS : 13,7

Erechim RS : 13,7

Florianópolis SC (Aut) : 14,8

Porto Alegre RS (Aut) : 15,3

 

 

Monte Verde humilhando como sempre.

Pelo GFS, vem o troco pra vocês depois do dia 10 8-) :lol:

E pelo GFS na última rodada, é neve boa no dia 11... :twisted:

Faz quanto que nevou em Monte Verde????????????? :lol: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, máximas baixas seriam aquelas que não ultrapassam os 15°c no RS.

 

 

John, Caxias tem fácil dias seguidos com máximas próximas de 10ºC, é só ter atuação de ar polar característico dessa época! Agora no início de junho, Curitiba ficou quase a semana inteira com máximas próximas de 15ºC, tendo um ou outro dia variado de 05/07 a 12/13. Até o dia 20 de junho, a média na capital estava em 12ºC, porém o final do mês acabou estragando a média...

nos dias mais frios de 2007 e 2009, vi várias vezes A Serra Gaúcha e o Sul do Paraná, com sol, céu limpo e temperaturas abaixo de 10ºC. Em julho do ano passado, teve um dia com sol e 05ºC ao meio dia em Cascavel...!! Esse era o frio típico das ondas de frio mais fortes no anos 90.

Sds.

 

OK! Mas não me referi a uma cidade especificamente. Coloquei que um dia frio no geral seria com máxima de 15°c incluindo todo RS, inclusive as cidades mais quentes.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

AS CINCO MENORES MÍNIMAS REGISTRADAS, EM SC, NO DIA 01/07/2010 DE MANHÃ.

 

SÃO BENTO DO SUL/EPAGRI; 3,2°C

 

SÃO JOAQUIM/PERICÓ/MALWEE; 3,2°C

 

MONTE CASTELO/EPAGRI; 4,1°C

 

TRÊS BARRAS/EPAGRI; 4,7°C

 

ITAIÓPOLIS/EPAGRI; 5,0°C

 

PROBLEMA COM FALTA DE CHUVA ATÉ O FIM DO VERÃO/COMEÇO DO OUTONO DE 2011

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

É assustador não ver chuva alguma nos modelos até 180h.

Concordo completamente. Assustador. E quando se ve algo para um periodo mais longo, é muito pouco tambem. Podemos ter graves problemas mais para frente em decorrencia disso.

 

 

Tucci, há muitos profissionais prevendo que a primavera vai ser seca aqui no sul, e mais ainda no C. Oeste, ou seja, o inicio do período chuvoso vai atrasar ou ser bem irregular, tanto no sul quanto no C. Oeste. isso pode movimentar bastante o mercado de grãos em Chicago lá por outubro/novembro. Acho q vai ser interessante!

 

Sds.

 

Estando em fase de La Niña, nada à espantar... A estiagem é certa... Vou aguardar os dias 07, 08, 09 e 10, mesmo que o "pirandelo" tenha retirado toda a umidade que vinha colocando sobre o centro do RS...

 

http://www.nco.ncep.noaa.gov/pmb/nwprod/analysis/samer/gfs/00/index_p06_m_loop.shtml

 

No momento, SBSM: 13003KT CAVOK 20/18 Q1017 88%...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Está acontecendo uma coisa que eu não lembro de ter notado alguma vez antes. Agora, as 17h30, começa a cair a temperatura, tenho 20C cravados e ur de 87%. A névoa que havia durante todo o dia já está recomeçando a virar neblina e está saindo "fumacinha da boca"! :shock: Isto mesmo, com 20C!

 

Além disso, teve sol o dia todo, mas o chão amanheceu molhado como se tivesse chovido durante a noite e em alguns cantos ficou úmido o dia inteiro. Mesmo sendo um dia de sol em todo o período, a amplitude foi de apenas 4,9C.

Link to comment
Share on other sites

AS CINCO MENORES MÍNIMAS REGISTRADAS, EM SC, NO DIA 01/07/2010 DE MANHÃ.

 

SÃO BENTO DO SUL/EPAGRI; 3,2°C

 

SÃO JOAQUIM/PERICÓ/MALWEE; 3,2°C

 

MONTE CASTELO/EPAGRI; 4,1°C

 

TRÊS BARRAS/EPAGRI; 4,7°C

 

ITAIÓPOLIS/EPAGRI; 5,0°C

 

PROBLEMA COM FALTA DE CHUVA ATÉ O FIM DO VERÃO/COMEÇO DO OUTONO DE 2011

SBS matando a pau nesses dias de ar seco e efeito baixada! Sabes qual estação é essa, a de Rio Vermelho?
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.