Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Achei..???...este tópico do Orlando.

Muito legal a proposta.

Eitcha...brasilzão grande.

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=6&t=1836

 

Luiz imagem não abre.

 

Parece que os caras do Acre se espantaram mesmo com o frio, ao contrário de alguns aqui refutaram.

 

Boa Mafili !

 

 

Vai discordar que 10ºC no Acre não é nenhuma novidade?

Não estou dizendo que não é um fato bastante interessante, mas dizer que a população se "espantou" já é demais. É mesma coisa que eu dizer que a população de São Paulo se espantou com uma chuvarada em Janeiro.

Normal.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vai discordar que 10ºC no Acre não é nenhuma novidade?

Não estou dizendo que não é um fato bastante interessante, mas dizer que a população se "espantou" já é demais. É mesma coisa que eu dizer que a população de São Paulo se espantou com uma chuvarada em Janeiro.

Normal.

 

HÁ QUEM ESTEJA DIZENDO QUE A REGIAO REGISTROU AS MENORES MAXIMAS EM 30 ANOS. TE LIGA QUE FRIO NAO É SÓ MINIMA. POXA, VAI BOTAR ISSO NA CACHOLA DAS FIGURAS..

Link to comment
Share on other sites

Onde foi parar o meu comentário? Censura???

 

Fui apagá-lo e avisá-la para postá-lo no local apropriado. Quando dei o comando para apagá-lo, o sistema me avisou de que a mensagem que desejava apagar não existia. Pensei que você o tivesse apagado. Seja como for, fica a mensagem. Estou tentando evitar que o assunto mude muito aqui. Se for para discutirmos o tema da redução da neve, abramos um tópico específico!

 

O pessoal no BAZ precisa criar o hábito de criar tópicos.

Link to comment
Share on other sites

NEVE NA FRONTEIRA DA PAZ

 

Nevou neste sábado em Santana do Livramento, conforme entendimento da MetSul Meteorologia. De acordo com o correspondente do jornal Correio do Povo na cidade, Jango Medeiros, moradores do distrito de Caneleira, a cerca de 18 quilômetros da sede do município, relataram durante a manhã a queda de minúsculos grãos de gelo. A temperatura era propícia, entre 2ºC e 3ºC, e havia instabilidade. Caneleira, local onde foi observado o fenômeno, é mais alto e terá um parque eólico. No Uruguai, nos últimos dias, foram registradas ocorrências semelhantes. Em 2008, em setembro, Livramento também tinha anotado neve granular. A possibilidade de nevar na parte mais Sul do Estado era antecipada pela MetSul Meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Que inveja de Bariloche, enquanto isso uma neve ridícula de Prudentópolis. Quando teremos aquele inverno com neve em abundância do ano 2000 e frio no Sudeste?

 

Olha a altitude de Prudentópolis e a de Bariloche. E, pior, olha as latitudes. A neve em Prudentópolis não tem nada de rídicula. Nadica. Nothing. As pessoas ignoram as climatologias locais. Queria um blizzzard em Prudentópólis ?? Ucraniano esquiando no Paraná ? Faça-me o favor. Mais, tenho séria dúvidas se caiu uma neve ao menos ridícula em Prudentópolis em 2000.

Link to comment
Share on other sites

GENTE TO RINDO ATÉ AGORA COM OS COMENTÁRIOS DA DONA MARUCHA NO VÍDEO!!!!!!!!!!

 

 

ISSO É NEVE Q TA CAINDOA AQUI NA CASA DO SEU BLOTE!!!!!!!!!

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Te juro, já pensei mil formas de resolver o problema...não sei.

 

Insolúvel. De quem está aqui há quase 10 anos. As pessoas aqui gostam de (1) neve e (2) frio. Debates mais aprofundados sobre teleconexões, mudanças climáticas, etc, temas mais áridos, não são populares. Já tentei, mas não cola. Já foi uma vitória minha e do Luiz ainda em 2003/2004 fazer com que as pessoas (1) soubessem da existência e (2) entendesssem o básico de PDO, atividade solar, SOI, etc.

 

Lamento profundamente que no passado recente, diversos órgão de comunicação social, os quais por mim convidados, não tiveram a mesma dignidade de se apresentarem neste grande fórum para de forma relevante e incisiva [não é briga] apresentarem seus pontos de vistas.

 

Pois, (1) há alguns anos se discutiu convites e convencionou-se aqui que não seriam feitos e (2) o tempo é o senhor da razão e os convites por ti feitos se mostraram um erro e perda de tempo, como acabas de confessar. Não faltou aviso. Esse é um site de entusiastas e os convites por ti feitos foram para pessoas que não são entusiastas, simplesmente técnicos, daqueles não sobem o Morro da Igreja para ver se houve um fenômeno ou não viram a madrugada controlando dado de automática. Uns são jogadores, outros são atletas.

Link to comment
Share on other sites

As 15hrs de hoje fazia no aeroporto de Mariscal Estigarribia, Norte do Paraguai, com chuviscos, a cidade vai se encaminhando para o dia mais frio de sua história.

 

Deve precipitar o dia inteiro amanhã em Nova Assuncion, noroeste do Paraguai com 1° em supercifice e -1° em 850hpa. Tomara que fotografem e filmem.

 

8-)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tá certo que não tenho que reclamar. Se eu reclamar estarei reclamando de barriga cheia. Mas será que não tem possibilidade de o ar que está ainda mais frio no Paraguai chegar um pouco até aqui? heim João?

 

Agora varia entre 8,2° á 11°C. Estava um pouquinho chateado porque o vento na parte da tarde e no início da noite havia diminuído de intensidade, mas agora vou a ventar mais forte. 8-)

 

Estou impressionado é com Santa Cruz de La Sierra onde faz 5°C

:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o

Link to comment
Share on other sites

O GFS colocou probabilidade de neve.

 

Eu disse (e reafirmo) que as probabilidade de neve colocadas pelo GFS para o hemisfério sul (em regiões não nivosas, é simplesmente umidade e temperatura...conforme documentação NOAA).

 

Sim, é verdade!!

Snow cover is obtained from an analysis by NESDIS (the IMS system) and the Air Force, updated daily. When the snow cover analysis is not available, the predicted snow in the data assimilation is used. Precipitation falls as snow if the temperature at sigma=.85 is below 0 C. Snow mass is determined prognostically from a budget equation that accounts for accumulation and melting. Snow melt contributes to soil moisture, and sublimation of snow to surface evaporation. Snow cover affects the surface albedo and heat transfer/capacity of the soil, but not of sea ice. See also Sea Ice, Surface Characteristics, Surface Fluxes, and Land Surface Processes.

http://wwwt.emc.ncep.noaa.gov/?branch=GFS&tab=doc

 

Por isso poderíamos tentar criar um indice. Coisa de louco ou não, pretensioso ou não, mas me coloco a disposição, não só de indice de neve como qualquer outro, frio ou de instabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Tá certo que não tenho que reclamar. Se eu reclamar estarei reclamando de barriga cheia. Mas será que não tem possibilidade de o ar que está ainda mais frio no Paraguai chegar um pouco até aqui? heim João?

 

Agora varia entre 8,2° á 11°C. Estava um pouquinho chateado porque o vento na parte da tarde e no início da noite havia diminuído de intensidade, mas agora vou a ventar mais forte. 8-)

 

Estou impressionado é com Santa Cruz de La Sierra onde faz 5°C

:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o

Gfs coloca máxima de 5° pra Santa Cruz de la Sierra, Allef amanhã!!! :o:o:o Tudo com chuva!!!!

 

Realmente, evento histórico!!!! :shock: :shock: :shock: Se morrem 30 moradores de rua no cone sul já, vai morrer muito mais.

Link to comment
Share on other sites

Você diz temas áridos

 

temas mais áridos

 

Aqui eu discordo profundamente.

 

Não disse que não se deva discutir, disse que o povo não se entusiasma a discutir. Albedo do Ártico não renderá 100 páginas como uma onda de frio no Sul. Eu vejo isso no site da MetSul. Ciclone, tempo severo e frio disparam o número de acessos. Essa semana foi insano, o servidor "tremeu" mesmo tendo um cloud dedicado.

 

Eu tenho uma idéia por que não nevou. Você tem outra.

 

Você (metsul) apresentou argumentos prá lá de razoáveis. explicando a razão da não neve.

 

Primeiro, nevou. Não deu espetáculo, mas nevou. Se cair 0,2 milímetro de chuva é irrisório, mas é chuva. Nos Estados Unidos, quando se vê o que ocorreu nestas cidades se coloca flurries na condição presente. Nossas explicacoes foram sobre o porquê de não ter nevado MAIS e me parecem as únicas possíveis. Já alguns anos aqui sugeri que o aumento das queimadas e a redução da cobertura vegetal do Sul poderia ter interferido no regime nival (o que citas no caso de nucleação), mas sem parametros objetivos é só tese.

 

O GFS colocou probabilidade de neve.

 

Na saída do campo de neve do GFS que usamos há dez anos pra ver chance de neve ele não colocou neve claramente no Sul do Brasil, na minoria das saídas, mas no campo de WEASD (superestima habitualmente) sim. Apenas pra Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai (este fim de semana agora) e Bolivia. As previsoes de neve feitas nao foram feitas em cima de saida de campo de neve do GFS, mas sim com base na analise das diversas variaveis deste e outros dez modelos com que trabalhamos. Não se deixou de olhar, contudo, as saidas de neve do GFS assim como do Europeu e ETA Brasil e Argentina, alem do WRF do Marcelo. É brutal equivoco pensar que se é escravo do GFS. Alguns podem ser, not us.

 

PS: Continuo deglutindo o texto que você mandou sobre a Argentina.

 

Que os outros deglutem tb, aí verão que se neve não é fenômeno anual em bahia Blanca, lá no Sul, não será no Sul do Brasil que haverá nevadas todos os anos. Mas vai colocar isso na cabeça de alguns.

Link to comment
Share on other sites

Não faltou aviso. Esse é um site de entusiastas e os convites por ti feitos foram para pessoas que não são entusiastas, simplesmente técnicos, daqueles não sobem o Morro da Igreja para ver se houve um fenômeno ou não viram a madrugada controlando dado de automática. Uns são jogadores, outros são atletas.

 

Alexandre, achei excelente tua colocação.

Mas, este comportamento é normal em todas as profissões.

Entusiastas, são poucos.

Acho que, da turma de meteorologistas, conheço o Coutinho eo Porfessor(que conheci pessoalmente, certa feita, quando não conseguia acessar o BAZ e fui procurar o pessoal). Estes, são entusiastas.

 

o grande problema de quem se especializa em algo por questão "profissional" é este.

convivo diariamente com Engenheiros, Arquitetos e empresários de um modo geral. Eu diria, 95 % das pessoas não fazem o que gostam. O fazem ppor obrigação de sobrevivência.

 

Mafilli, quebro a cabeça para entender teus gráficos. Mas, já recordei as aulas de engenharia, mecanica e outros, onde usávamos gráficos ao escambal.

Nem todos aqui sabem analisar gráficos.

O GFS sinalizou algo. Mas, nã informa tudo. Sabemos há fatores que influenciam mais. Não basta olhar simplesmente a MP vindo.

Acho que poderíamos dar umas aulas online, eu gostaria de receber. Ainda sou bastante ignorante nos assuntos meteorolicos.

Link to comment
Share on other sites

A título de comparação, o tópico de Julho de 2009 teve 145 páginas!

 

O que será superado em 2010.

 

Lembrando sempre que quantidade não é qualidade. Já tivemos usuários aqui espetaculares que se foram (Paulo Floripa /Jacque). E sou viciado nisso aqui, apesar de estar muito, muito desgostoso com algumas coisas em termos de conteudo.

Link to comment
Share on other sites

O GFS colocou probabilidade de neve.

 

Eu disse (e reafirmo) que as probabilidade de neve colocadas pelo GFS para o hemisfério sul (em regiões não nivosas, é simplesmente umidade e temperatura...conforme documentação NOAA).

 

Sim, é verdade!!

Snow cover is obtained from an analysis by NESDIS (the IMS system) and the Air Force, updated daily. When the snow cover analysis is not available, the predicted snow in the data assimilation is used. Precipitation falls as snow if the temperature at sigma=.85 is below 0 C. Snow mass is determined prognostically from a budget equation that accounts for accumulation and melting. Snow melt contributes to soil moisture, and sublimation of snow to surface evaporation. Snow cover affects the surface albedo and heat transfer/capacity of the soil, but not of sea ice. See also Sea Ice, Surface Characteristics, Surface Fluxes, and Land Surface Processes.

http://wwwt.emc.ncep.noaa.gov/?branch=GFS&tab=doc

 

Por isso poderíamos tentar criar um indice. Coisa de louco ou não, pretensioso ou não, mas me coloco a disposição, não só de indice de neve como qualquer outro, frio ou de instabilidade.

 

Não diria nem índice, mas um mapa plotado com base em vários "if...then...if...then...", e.g. se T<=273K em sigma=.85 e se T<=273K em sigma=.80 etc, tornando o crivo mais rigoroso...

Link to comment
Share on other sites

Por isso poderíamos tentar criar um indice. Coisa de louco ou não, pretensioso ou não, mas me coloco a disposição, não só de indice de neve como qualquer outro, frio ou de instabilidade.

 

Marcelo.

 

basta jogar: projeção: umidade - temperatura -deslocamento vetorial das MPs -correntes de jato - pdo - Enso - além dos cálculos exigidos.Não tive tempo. O mafilli já teve. Pegar os dados e jogar tudo no liqiuidificador.

Na verdade o GFS e outros fazem isso,

Mas, há algo que eles nao faze: Usar nossas experiencia do forum.

 

Estatisticamente, mapear todos os eventos.

 

Buenas, como o Zeca diz, será possível?

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a mensagem do Alexandre logo acima. O BAZ é composto por entusiastas.

 

Apenas um comentário breve, para não estender aqui o tema. Já se cogitou abrir o site, mas isto colocava um problema de segurança que se mostrou verdadeiro (o site agora está no modo de sempre, exigindo registro).

 

Já se cogitou criar um novo site, com novo nome, para abarcar todos os temas de meteorologia e assim atrair mais gente. A mim parece uma boa ideia. Defendi que o BAZ virasse subseção.

 

Mas acho oportuno abrir estas ideias aos usuários agora.

 

Passou pela minha cabeça a ideia antiga de fechar uma parte do site. É possível... eu havia recusado isto no passado, mas a verdade é que após um bom tempo aberto, as contribuições substanciais continuam vindo dos mesmos.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Acho que podemos discordar do conteúdo. Sé o fato de alguns se divertirem, conversarem bobagens, acho que são até amigos de tanto conversarem.

Se falta coneteúdo, temos que colaborar com o que postamos.

 

Coloquei questões interessantes de livros que li,quase ninguém se interessa.

querem tudo no Google. gerão Ctrl C . Ctrl V.

 

Ora, a pesquisa do que se deu no passado é fundamental. Li, só neste ano, 5 livros com registros meteorológicos e de uma passado longínquo.

 

O que me leva a crer que os fenômenos se repetem não necessariamente da mesma forma. Há relatos do passado que podemos focar.

Link to comment
Share on other sites

Passou pela minha cabeça a ideia antiga de fechar uma parte do site. É possível... eu havia recusado isto no passado, mas a verdade é que após um bom tempo aberto, as contribuições substanciais continuam vindo dos mesmos.

 

Sds.,

 

São sempre os mesmos Luiz, os mesmos dos últimos dez anos, cuja maioria está em São Joaca agora. E o problema, como eu, o Tucci (SP) e o Bruno já discutimos é a poluição nas participações que tu consegue muito bem identificar. Eu sou partidário de u BAZ fechado e em petit comitê. Vão chamar de panela ? Que chamem, mas são os que há dez anos tocam isso aqui e conseguem manter o nível desta página. E nisso incluo até o desafeto, que se não contribui em nada na Meteorologia, tem relevante função que reconheço na integração dos usuários. E outra. Fazer uma limpa aqui e estabelecer alguns mecanismos para acabar com os FAKES aqui. Ah, isso tem. Tem USUÁRIO FAKE aqui. Mas isso a gente discute em privado, quando vou ter o maior prazer no fingerpointing (acusar).

Link to comment
Share on other sites

Sou frequentador assíduo do BAZ, onde me cadastrei em 2002 e depois da "reforma" voltei a me cadastrar em 2005.

Confesso que não participo muito, apenas leio os comentários, pois como leigo em meteorologia posso dizer bobagens, que volta e meia posso escrever. Porém não fico nenhum dia sem acessá-lo, pois considero um fórum esclarecedor e por demais apaixonante no que diz respeito ao frio (neve pra mim é consequência, pois não estamos na Noruega).

De resto, espero que o BAZ siga por vários anos, fazendo parte do nosso cotidiano.

PS: Dia congelante aqui em Livramento, muito frio!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Desde setembro de 2008 não me lembro de um dia tão gélido como hoje :o:D

Espero que esteja apenas começando o frio e que o corredor polar siga a todo vapor!!!!

Link to comment
Share on other sites

a Metsul coloca que poderemos ter calorão na quarta aqui no RS

realmente, seria um crime depois da abertura do corredor polar.

aqui o dia foi frio. Sensação de frio forte.

Apesar da temperatura estar bem mais alta que nos dias anteriores, a sensação térmica com umidade foi terrível,

Link to comment
Share on other sites

Sou frequentador assíduo do BAZ, onde me cadastrei em 2002 e depois da "reforma" voltei a me cadastrar em 2005.

Confesso que não participo muito, apenas leio os comentários, pois como leigo em meteorologia posso dizer bobagens, que volta e meia posso escrever.

 

Eu não tenho medo nenhum de escrever bobagens, estou aqui para aprender principalmente, além de acompanhar esse assunto que tanto me fascina. É que tem gente que pensa que o mundo é feito para pessoas que aprendem tudo de uma hora para outra, do nada. Sindo pena, muita pena, digo mais, sinto DÓ de gente que pensa assim.

 

(A próxima eu escrevo em rosa...daí faltarão 5).

Link to comment
Share on other sites

Passou pela minha cabeça a ideia antiga de fechar uma parte do site. É possível... eu havia recusado isto no passado, mas a verdade é que após um bom tempo aberto, as contribuições substanciais continuam vindo dos mesmos.

 

Sds.,

 

São sempre os mesmos Luiz, os mesmos dos últimos dez anos, cuja maioria está em São Joaca agora. E o problema, como eu, o Tucci (SP) e o Bruno já discutimos é a poluição nas participações que tu consegue muito bem identificar. Eu sou partidário de u BAZ fechado e em petit comitê. Vão chamar de panela ? Que chamem, mas são os que há dez anos tocam isso aqui e conseguem manter o nível desta página. E nisso incluo até o desafeto, que se não contribui em nada na Meteorologia, tem relevante função que reconheço na integração dos usuários. E outra. Fazer uma limpa aqui e estabelecer alguns mecanismos para acabar com os FAKES aqui. Ah, isso tem. Tem USUÁRIO FAKE aqui. Mas isso a gente discute em privado, quando vou ter o maior prazer no fingerpointing (acusar).

Alexandre, tem muita gente inteligente aqui no BAZ ,.Quais ou quantos tu indicarias para participar do BAZ fechado?

Link to comment
Share on other sites

Passou pela minha cabeça a ideia antiga de fechar uma parte do site. É possível... eu havia recusado isto no passado, mas a verdade é que após um bom tempo aberto, as contribuições substanciais continuam vindo dos mesmos.

 

Sds.,

 

São sempre os mesmos Luiz, os mesmos dos últimos dez anos, cuja maioria está em São Joaca agora. E o problema, como eu, o Tucci (SP) e o Bruno já discutimos é a poluição nas participações que tu consegue muito bem identificar. Eu sou partidário de u BAZ fechado e em petit comitê. Vão chamar de panela ? Que chamem, mas são os que há dez anos tocam isso aqui e conseguem manter o nível desta página. E nisso incluo até o desafeto, que se não contribui em nada na Meteorologia, tem relevante função que reconheço na integração dos usuários. E outra. Fazer uma limpa aqui e estabelecer alguns mecanismos para acabar com os FAKES aqui. Ah, isso tem. Tem USUÁRIO FAKE aqui. Mas isso a gente discute em privado, quando vou ter o maior prazer no fingerpointing (acusar).

Alexandre, tem muita gente inteligente aqui no BAZ ,.Quais ou quantos tu indicarias para participar do BAZ fechado?

 

BAZ FECHADO?? QUE ABSURDO É ESSE AGORA?

Link to comment
Share on other sites

O BAZ não pode virar uma sociedade secreta.

 

Já recebi críticas aqui por ser "amador" demais.

 

Há os que se aprofundaram tanto que já são submeeorologistas.

 

Agora, se é para ser meia dúzia...Ora, meia dúzia não precisa de um forum: reunam-se na casa uns dos outros; façam churrascos ou se comuniquem via msn.

 

Desculpe-me, já passei pela Ditadura militar e não gosto de panelas.

 

Elas são boas para fazer comida e fritar pessoas...

 

Senão querem mais a colocaboração dos "amadores" é só avisar.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não desviem do tema. Não há e nunca houve panela. É um fato que alguns poucos usuários tiveram papel fundamental no surgimento e manutenção do BAZ e deve continuar assim. É como numa empresa.

 

E os que temem ser considerados fake, calma lá! :lol:

 

Não se desesperem!

Link to comment
Share on other sites

O baz funciona bem, é só o pessoal mais entendido respeitar os q não sabem tanto. Entrei em 2004 e só voltei a acompanhar em 2009. Escrevo de vez enquando mas leio sempre, e pra mim a graça deste fórum tá nas pessoas que levam numa boa. Vejo coisa engraçada d+ aqui, é o Marcos com seus "abraços", a espectativa pela neve, neguim do sudeste zoando os do sul quando faz mais frio, e até o "mal humor" dos curitibanos (principalmente antigamente), e por aí vai...

 

Por aqui vai seguindo o segundo ano desde 2008 sem frio praticamente em julho... :|

Link to comment
Share on other sites

Frequento o Baz desde 2001, porém, não contribuo com textos científicos, gráficos e etc... entro, leio, aprendo e posto meus simples dados que coleto em casa... espero sinceramente que não aconteça a exclusão injusta de membros, pelo simples fato de não "contribuirem" com o BAZ... cada um faz o que pode... em quase 10 anos por aqui, contabilizo muito aprendizado e momentos de lazer! Adoro isso aqui!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.