Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Pois aqui a garoa veio vindo, veio vindo, passou fraquinha ontem o dia inteiro e na virada da madrugada passou à tomar forma de pancada o que "correu" a noite toda... Estou somando 45mm... Engraçado o que um fogão à lenha faz, notei que todos os espelhos, vidros de estantes e das janelas ficaram totalmente embaçados com o calorzinho do fogão...

 

Nas últimas atualizações, INMET com 13°C; 1022 hPa e indicativo de rajada (Ne-E) em 21.9Km/h... SBSM com 12°C; 1024 hPa e vento (Se) à 16.67Km/h... Muito preocupante as projeções para a semana... Aguardemos pelo "menos pior"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

To brincando Alexandre faltou colocar os emotions, e antes de comprar o jornal eu já to sabendo que vcs colocaram a foto de Solecity a de 65 :lol: :D

Mas vou comprar sim daqui a pouco eu vou lá ;):D

 

Eu sou fã de Solcity, ao contrário do que tu pensa. Não era a Serra Gringa, no jornal, era ?

Muito boa, Alexandre a melhor foto de neve de Soledade, inclusive à tenho no meu arquivo pessoal (a original) 8-) 8-) 8-) :mrgreen: :mrgreen: :geek: :geek:

Obrigado. :D

Link to comment
Share on other sites

Não, gostaria que nevasse com acumulação como ocorria antes de 2000.

 

Não teve acumulação depois de 2000, tá bom !!

 

Isso é ilusão de ótica !!

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=249

 

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=243

 

http://www.metsul.com/blog-24hs/?cod_publicacao=392

 

Tudo produzido em Hollywood !!!

Alexandre, se não for pedir demais, coloca também o link da matéria que a Metsul fez da nevada de Soledade, e com acumulação, a foto da Raia da Pedra está aqui no BAZ, não sei pq o pessoal não leva em conta a nevada de 2007,.Só por que nevou apenas aqui??? :D

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

Sempre tenho confiança nos porgnósticos e projeções elaborados pela METSUL, inclusive quando passo aos meus clientes quando vão viajar, pois sou agente de viagens. Poucos são os casos que as temperaturas prognosticadas pelo SOMAR batem igual a METSUL, mas na terça que vem ambos projetam mínima de 6ºc e máxima de 16ºc para Porto Alegre.

Pelo GFS, muito frio voltaria a fazer a partir de quinta e inclusive no METROCLIMA já temos uma observação a respeito disso.

 

Terça tá mais para 17.

 

Modelo europeu não esfria tanto quanto o americano na segunda metade da semana, assim que fiquemos por enquanto com um pouco de barbas de molho.

OK. Obrigado pelos esclarecimentos, Alexandre. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre: (o que citas no caso de nucleação), mas sem parametros objetivos é só tese.

 

Alexandre,

 

Sobre o tema estou tratando no:

 

Pra ficar claríssimo.

 

Quando quero dizer que é só tese, que fique claro, que não estou negando. Material particulado influencia SIM na nucleação da chuva e da neve. Tá provado. Tese sim em relação ao regime nival do Sul do Brasil ante a ausência de estudos nesse sentido e qualquer cmprovação.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de chegar da rua, só pensando em quanto poderia estar fazendo, achava que estava uns 15ºC, pra minha surpresa, 13ºC no aero!! :shock: :shock: :o

Realmente, juro que não imaginava essa temperatura, e o céu está totalmente fechado!! Graças a Deus, depois de 9 anos na fila, Deus resolveu me presentear denovo! :D Vilhena empacou nos 9ºC

MARAVILHOSO E SURPREENDENTE!! :D :twisted:

 

TÁ SENTADO ??? GUARDA NA MEMORIA !!

 

Inacreditável !! Às 10 da manhã fazia 15,7ºC em Porto Velho, Rondônia, na Amazônia, e os mesmos 15,7ºC em Ushuaia na Terra do Fogo.

 

O dia em que Porto Velho teve a mesma temperatura de Ushuaia.

Link to comment
Share on other sites

Frequento o Baz desde 2001, porém, não contribuo com textos científicos, gráficos e etc... entro, leio, aprendo e posto meus simples dados que coleto em casa... espero sinceramente que não aconteça a exclusão injusta de membros, pelo simples fato de não "contribuirem" com o BAZ... cada um faz o que pode... em quase 10 anos por aqui, contabilizo muito aprendizado e momentos de lazer! Adoro isso aqui!

Sds.,

 

Concordo, tb estou no baz a muito tempo, já fui de escrever mais, mas devido ao trabalho e outras coisas não é possível ficar postando coisas aqui e mesmo também pq nao tenho muita coisa a postar mas sempre entro para ler, agora se algem acha que tem que excluir quem não posta nada, é bom fechar aqui tirar da net e criar o clube da luluzinha.

E outra nada contra mas tem muita gente que escreve mas só escreve farofa, não sei até onde escrever qualquer bobagem aqui é dizer que o cara é ativo no fórum.

 

Abraxxx

 

Se alguem achar aqui que alguns membros escreverem milhares de coisas que todo mundo sabe do que to falando é contrubuir já vo avisando podem me excluir!!!

Pq fafora e ficar fazendo picuinha muito menos ficar divagando é o que eu menos faço.

 

ATT Thiago

 

Fica relax Ricardo, eu posso falar muita gente aqui que não contribui com texto cientifico e só escrevem farofa, salve várias excessões que posso até dizem que colocam muito coisa boa, se for para instaurar a iquisição, ou fazer uma censura, o que é isso??? estão querendo privar o conhecimento????

Se for pra ser restrito, é bom colocar pra ser pago de uma vez.

 

As vezes tem cada coisa que leio e eu fico de cara que tem gente assim no século 21..

Link to comment
Share on other sites

Eu não entendo esta conversa. Alguém faça o favor de informar a administração.

 

Inquisição? Censura? Privar o conhecimento?

 

Estão vendo muito Discocôvery (by Mafili).

 

Acabei lendo que tão querendo excluir membros que "não contribuem com o fórum".

 

Não se preocupem com isto, a sério.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

"pedido de alerta de Tsunami na indonésia devido terremoto em Papua, Nova Guiné", ouvi "por cima" na radio Gaucha agora... :shock:...

 

Aqui seguimos na "gangorra" garoa-pancada-trégua... No geral 13°C e 1002 hPa...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estou em Mogi Mirim, alguns kms ao norte de Campinas. Aqui faz sol desde sábado, com temperatura amena. A chuva da semana chegou a 32 mm, o que não é forte mas de alguma forma amenizou a seca. Creio que acima daqui não choveu praticamente nada.

 

Mais uma vez os eventos dessa frente são um indício daquilo que discutimos a tempos, de que a fronteira climática entre o tropical e sub é variável em torno de 2 graus. Creio que toda a região entre 22 graus e 24 graus seja fronteira climática, com os climas tropical e sub sendo definidos a partir das mesmas.

 

Vejam como nesse evento choveu forte em SP e mesmo no RJ ( a zona sul do RJ esta a 23 graus.).

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Acabei de chegar da rua, só pensando em quanto poderia estar fazendo, achava que estava uns 15ºC, pra minha surpresa, 13ºC no aero!! :shock: :shock: :o

Realmente, juro que não imaginava essa temperatura, e o céu está totalmente fechado!! Graças a Deus, depois de 9 anos na fila, Deus resolveu me presentear denovo! :D Vilhena empacou nos 9ºC

MARAVILHOSO E SURPREENDENTE!! :D :twisted:

 

TÁ SENTADO ??? GUARDA NA MEMORIA !!

 

Inacreditável !! Às 10 da manhã fazia 15,7ºC em Porto Velho, Rondônia, na Amazônia, e os mesmos 15,7ºC em Ushuaia na Terra do Fogo.

 

O dia em que Porto Velho teve a mesma temperatura de Ushuaia.

 

Inacreditável mesmo. Estive em Ushuaia em janeiro deste ano e, naquela ocasião, a temperatura não passou de 12ºc durante o dia, em pleno verão! Mais de 15ºc em pleno inverno é temperatura para o povo de lá colocar manga curta e bermuda... hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a base aérea de Campo Grande registrou mínima de 6,8ºC.

 

Agora faz 10ºC pelo aero e tem uma leve neblina pela cidade.

 

Cerca de uma hora atrás, estava passando pelo local, no exército, e tirei uma foto do gramado, e juro, estava branquinho.

Mas acredito que seja por causa da forte neblina.

 

dsc07020y.jpg

Link to comment
Share on other sites

Hoje a base aérea de Campo Grande registrou mínima de 6,8ºC.

 

Agora faz 10ºC pelo aero e tem uma leve neblina pela cidade.

 

Cerca de uma hora atrás, estava passando pelo local, no exército, e tirei uma foto do gramado, e juro, estava branquinho.

Mas acredito que seja por causa da forte neblina.

 

dsc07020y.jpg

 

Antes do Primeiro: Parece neblina.

Primeiro: as máquinas digitais, msm em caso de geada autêntica, dão a impressão de uma aparência de geada mais fraca que o realmente ocorrido. Para imagens de geada infonfundíveis, ver o tópico do Ricardo de 3 de Maio sobre geada nesta semana que passou.

Segundo: Para tirar a dúvida, nada como apalpar a grama e ver os grãos de gelo saindo na mão. Se este teste não for feito e as fotos eventualmente tiradas não ficarem com cara das fotos ricardianas que falei acima... acaba ficando mais confiável um testemunho de apalpation do que uma foto duvidosa.

Mas... fora isto... 6,8 de mínima e 10 ao meio dia é realmente f*dástico.

Abraços invejosos.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois o GFS enlocou???... Está colocando até 18°C para o final do dia de hoje aqui para a região, uma noite "amena" 12, 15°C e amanhã um dia iniciando entre 10 e 15°C resfriando durante o dia e chegando à 8°C no inicio da noite???... Erro de leitura ou é "mais ou menos" isso mesmo???... Bueno, há que frisar que o gradiente de cores é muito próximo de um nível de temperatura para outro e, lógico, o fator "umidade"...

 

SBSM: 13006KT 9000 -RA SCT003 SCT018 OVC080 13/13 Q1021 100%... INMET com 13.6°C...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje a base aérea de Campo Grande registrou mínima de 6,8ºC.

 

Agora faz 10ºC pelo aero e tem uma leve neblina pela cidade.

 

Cerca de uma hora atrás, estava passando pelo local, no exército, e tirei uma foto do gramado, e juro, estava branquinho.

Mas acredito que seja por causa da forte neblina.

 

dsc07020y.jpg

 

Antes do Primeiro: Parece neblina.

Primeiro: as máquinas digitais, msm em caso de geada autêntica, dão a impressão de uma aparência de geada mais fraca que o realmente ocorrido. Para imagens de geada infonfundíveis, ver o tópico do Ricardo de 3 de Maio sobre geada nesta semana que passou.

Segundo: Para tirar a dúvida, nada como apalpar a grama e ver os grãos de gelo saindo na mão. Se este teste não for feito e as fotos eventualmente tiradas não ficarem com cara das fotos ricardianas que falei acima... acaba ficando mais confiável um testemunho de apalpation do que uma foto duvidosa.

Mas... fora isto... 6,8 de mínima e 10 ao meio dia é realmente f*dástico.

Abraços invejosos.

 

Ah mas não tinha nem como eu tocar a grama, estava do lado de fora :cry:

A foto foi tirada de celular, fui pego de de surpresa. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Belas lembranças em 2006 e 2008. Anos de nevadas tardias, mas muito bonitas. Aliás,

Setembro foi o mês da neve nesta década. 2002, 2006 e 2008, todos em Setembro !

 

Eu queria muito que tivesse mais fotos dessa nevada de Sâo Chico em 2006, porque

ela me pareceu tão significativa pelas fotos na Metsul...

 

Rafael, nevadas ainda ocorrem aqui no país, o jejum principal é de nevascas (12 anos

de ausência).

Link to comment
Share on other sites

Belas lembranças em 2006 e 2008. Anos de nevadas tardias, mas muito bonitas. Aliás,

Setembro foi o mês da neve nesta década. 2002, 2006 e 2008, todos em Setembro !

 

Eu queria muito que tivesse mais fotos dessa nevada de Sâo Chico em 2006, porque

ela me pareceu tão significativa pelas fotos na Metsul...

 

Rafael, nevadas ainda ocorrem aqui no país, o jejum principal é de nevascas (12 anos

de ausência).

 

Final de agosto e início de setembro de 2008 peguei muita neve em Bariloche. Foi lindo demais! A cidade ficou intransitável e as aulas foram suspensas. Quando cheguei em Porto Alegre de volta a MP estava sobre o RS e tive notícia de neve em Pinheiro Machado.

Link to comment
Share on other sites

Un inusual hecho se registró esta mañana en la mayoría de las localidades del sur santafesino cuando, por el lapso de algunos minutos, cayó agua nieve. Si bien no alcanzó para formar una capa blanca en la superficie, el agua nieve se hizo notar en Teodelina, Santa Isabel, María Teresa, Firmat, Chovet, Villa Divisa de Mayo, Murphy, Venado Tuerto y Villa Cañas, entre otras localidades.

 

En Teodelina comenzó a caer agua nieve alrededor de la 9.50 y se extendió hasta quince minutos después de las 10.

 

En Santa Isabel, a unos treinta kilómetros de Teodelina, el fenómeno se dio pasadas las 9.30, cuando una fina llovizna comenzó a caer sobre el pueblo y las pequeñas gotas se transformaron en minúsculos copos. Unos minutos después ya habían adoptado la consistencia de la nieve pero duró muy poco por el volumen pequeño de agua nieve.

 

A medio día el cielo se encontraba totalmente cubierto y no había viento. La temperatura estaba por debajo del cero y se anunciaban posibles precipitaciones que podrían hacer repetir el fenómeno de agua nieve en la localidad, fenómeno que se extendió por la mayoría del territorio del departamento General López.

 

El meteorólogo venadense Ricardo Martín había anunciado la posibilidad de precipitaciones de agua nieve pero había pronosticado que en la noche de hoy y primeras horas de mañana estarían dadas las condiciones para una nevada.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui segue o chuvisqueiro... Agora tenho 54mm, o que está em acordo com as projeções do GFS... Mas chegar à 70mm ainda falta muita água... Outra, qual a possibilidade de irmos à 18°C até o final do dia???... É um "absurdo", mas a versão alemã coloca em até 18°C hoje com elevação em 850mb... Confere???...

 

Nas últimas, SBSM com 13°C cravados e nossa pressão veio para 1019; vento (Se) à 7Km/h... INMET com 13.8°C; 1018 e as rajadas apontam de Se na ordem de 12.6Km/h...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente de volta ao BAZ!!!

 

Passei a semana em Porto Seguro e só conseguia acessar o fórum de vez em quando para dar uma lida em como andava a onda de frio. Lá estava quente e com bastante sol, mas às vezes chovia em forma de pancadas, principalmente durante a noite.

 

Aqui em Jaraguá do Sul, chuva, vento fraco e sensação de frio. Dentro de casa está gelaaaado! :)

 

Agora vou tentar colocar em dia o BAZ. Acho que vai demorar um pouco para ler as 80 páginas de monitoramente e previsão... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

12 a 18 de Julho

 

Campo Grande

Seg 14ºC/28ºC

Ter 5ºC/18ºC

Qua 4ºC/11ºC

Qui 7ºC/13ºC

Sex 7ºC/9ºC

Sáb 8ºC/11ºC

Dom 6ºC/11ºC

 

Ponta Porã

Seg 10ºC/27ºC

Ter 5ºC/8ºC

Qua 6ºC/13ºC

Qui 5ºC/7ºC

Sex 5ºC/6ºC

Sáb 5ºC/7ºC

Dom 6ºC/10ºC

 

As máximas baixas estão demais.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...fiz uma varredura em mais de 300 automaticas e mais 150 convencionais e estas são as minimas absolutas por estado - 2010 que descobri até agora :

 

RS - Cambará do Sul : -04,9

SC - Urupema -07,8

PR - Santo Osorio PR : -06,3

MS - Rio brilhante MS : 03,4

MT - São José do Rio Claro : 03,7

 

Que trabalhão! hehe

Parabéns cara. Ótimos índices.

Link to comment
Share on other sites

Chove fraco neste momento, mas antes ocorreu uma pancada mais forte.

 

Pela 18Z, sem muito calor nos próximos dias, no máximo um ou outro dia um pouco mais quente, mas logo as temperaturas voltam a ficar baixas/agradáveis.

Link to comment
Share on other sites

SAWH 182300Z 32035G55KT 9999 FEW040 BKN100 15/M04 Q0987

SAWH 182200Z 34020G41KT 9999 FEW040 BKN100 15/M05 Q0988

SAWH 182100Z 00000KT CAVOK 15/03 Q0989

SAWH 182000Z 32018G30KT CAVOK 15/M06 Q0989

SAWH 181900Z 32025G35KT CAVOK 16/M05 Q0989

SAWH 181800Z 27035G38KT CAVOK 16/M05 Q0990

SAWH 181700Z 32032G48KT CAVOK 17/09 Q0991

SAWH 181600Z 32030G46KT 9999 FEW040 BKN100 17/10 Q0992

SAWH 181500Z 32030G42KT 9999 SCT035 17/M12 Q0992

SAWH 181400Z 32030KTG45KT 9999 SCT035 17/M12 Q0992

SAWH 181300Z 32028KT 9999 SCT035 16/M03 Q0993

SAWH 181200Z 32025KT 9999 SCT035 16/M04 Q0994

SAWH 181100Z 25012KT 9999 BKN030 12/M09 Q0996

SAWH 181000Z 29010KT 9999 SCT030 13/M10 Q0998

SAWH 180900Z 25012KT 9999 SCT030 12/M10 Q0999

SAWH 180300Z 36019G40KT 9999 FEW040 BKN100 10/00 Q1008

SAWH 180200Z 36023G38KT 9999 FEW035 BKN100 08/01 Q1009

SAWH 180100Z 36020G30KT 9999 SCT035 BKN100 08/01 Q1011

SAWH 180000Z 36020G31KT 9999 SCT035 BKN100 08/01 Q1012

SAWH 172300Z 36016KT 9999 SCT040 SCT100 07/01 Q1013

SAWH 172200Z 36014KT 9999 SCT035 BKN100 07/M00 Q1014

SAWH 172100Z 02012KT 9999 BKN035 05/01 Q1016

SAWH 172000Z 02015KT 9999 BKN035 05/M00 Q1016

SAWH 171900Z 11006KT CAVOK 04/M03 Q1017

SAWH 171800Z 09003KT CAVOK 04/M04 Q1018

SAWH 171700Z 02004KT CAVOK 04/M05 Q1019

SAWH 171600Z 00000KT CAVOK 04/M05 Q1021

SAWH 171400Z 36006KT CAVOK 02/M03 Q1022

SAWH 171300Z 36011KT CAVOK 01/M04 Q1022

SAWH 171200Z 34012KT CAVOK 01/M03 Q1021

 

A temperatura máxima hoje em Ushuaia foi de 17ºC, valor superior ao recorde de máxima para julho de 16,78ºC da série 1961-1990. O vento foi intenso de Noroeste com umidade de apenas 12%. Algo surreal para Ushuaia em julho. Esta alta da onda de frio no centro do continente é tão incrível que acabou por proporcionar um verdadeiro Zonda em Ushuaia.

Link to comment
Share on other sites

 

A temperatura máxima hoje em Ushuaia foi de 17ºC, valor superior ao recorde de máxima para julho de 16,78ºC da série 1961-1990. O vento foi intenso de Noroeste com umidade de apenas 12%. Algo surreal para Ushuaia em julho. Esta alta da onda de frio no centro do continente é tão incrível que acabou por proporcionar um verdadeiro Zonda em Ushuaia.

 

E no momento, 15ºC em Ushuaia, MESMA TEMPERATURA DE RIO BRANCO !

Link to comment
Share on other sites

E infelizmente vai se encerrando a onda de frio mais forte da década

Nestes maravilhosos dias foi possível viver um inverno de antigamente

 

No final todo mundo ficou satisfeito, quem não teve frio histórico teve chuva

Link to comment
Share on other sites

E infelizmente vai se encerrando a onda de frio mais forte da década

Nestes maravilhosos dias foi possível viver um inverno de antigamente

 

No final todo mundo ficou satisfeito, quem não teve frio histórico teve chuva

 

Faltou nossa nevasca, Ivonéia! Pagamos "mico" em relação a los hermanos, he he he, que tiveram neve forte em tudo que é canto!

Mas deixa que agosto vem aí! Se as previsões de longo médio-longo prazo de vários modelos estiverem certas, teremos janela para outra onda de frio quase tão forte como essa... Só resta torcer para que o bloqueio não sacaneie a nossa neve e o frio do sudeste! Um ciclonezinho sincronizado com o frio continental já seria o suficiente para atolar SJ e região embaixo de 20 cm de neve!

Link to comment
Share on other sites

E infelizmente vai se encerrando a onda de frio mais forte da década

Nestes maravilhosos dias foi possível viver um inverno de antigamente

 

No final todo mundo ficou satisfeito, quem não teve frio histórico teve chuva

 

Década de 2000 ou de 2010?

 

Década de 2000

Link to comment
Share on other sites

E infelizmente vai se encerrando a onda de frio mais forte da década

Nestes maravilhosos dias foi possível viver um inverno de antigamente

 

No final todo mundo ficou satisfeito, quem não teve frio histórico teve chuva

 

Década de 2000 ou de 2010?

 

Filipe,

 

Como não existe ano 0, as décadas começam sempre nos anos que terminam em 1 e terminam no ano que termina em 10. Estamos portanto o último ano da década de 2000, que começou em 2001. Como foi uma década com poucas MP cavalares aqui no BR (ao contrário da anterior, que semelhantes a essa teve 3 em 2000, 1 em 1999, 2 em 1994, etc...), creio que essa tenha sido a MP mais forte da década até aqui. Entretanto, está longe de ser a que produziu as menores temperaturas ou mesmo os eventos mais extremos para os locais mais a leste da Região Sul do BR ou para o Sudeste do BR, em virtude de ter ficado bloqueada pelo ASAS e escoado para o interior do continente, onde, aí sim, talvez tenha sido a mais forte em 50 anos!

Em SC, ainda nesta década, tivemos mais neve e/ou temperaturas menores em 2006, 2004 e 2002, por exemplo (embora a quantidade de neve nestes anos seja ridícula quando comparada a anos normais das décadas anteriores)!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.