Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Infelizmente estamos mais para um evento "comum" de frio em julho do que para algo histórico. Pelo menos até o momento...

 

Por que será que o NOAA diz diferente ?

 

Vamos parar de olhar São Joaquim e Canela e começar a olhar o todo.

 

Não se julga um evento pelas consequências pretendidas.

 

Nestes momentos, mais do que nunca nossos olhos se voltam para o Sul do Brasil, especificamente para o Planalto da Neve e de Palmas. É aqui que esperamos ver aquilo que ocorreu no passado!

 

Se o evento como um todo será histórico para a Argentina, Paraguai, sei lá... já vimos tantas coisas históricas lá. E aqui?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Infelizmente estamos mais para um evento "comum" de frio em julho do que para algo histórico. Pelo menos até o momento...

 

Por que será que o NOAA diz diferente ?

 

Vamos parar de olhar São Joaquim e Canela e começar a olhar o todo.

 

Não se julga um evento pelas consequências pretendidas.

 

Alexandre, essa é a impressão até o momento.

 

Pois é, faz 3 horas que o ar frio chegou em Porto Alegre e a onda de frio já tem avaliação no BAZ. Agora modelo virou fato consumado ? Se virou, qual é o fato? O do ETA, o MBAR, o GFS, o Europeu. Qual fato vale ?

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente estamos mais para um evento "comum" de frio em julho do que para algo histórico. Pelo menos até o momento...

 

Por que será que o NOAA diz diferente ?

 

Vamos parar de olhar São Joaquim e Canela e começar a olhar o todo.

 

Não se julga um evento pelas consequências pretendidas.

 

Alexandre, essa é a impressão até o momento. Sei que é precipitado para falar, mas até o momento infelizmente esse episódio está bastante comum na minha opinião. Eu também esperava bem mais como muita gente aqui. E olha que já devo ter visto mais de 80 saídas de diversos modelos desde que este episódio pintou no horizonte. Por tudo que eu vi, repito, está me decepcionando este começo. Será que o final vai me surpreender?

 

Torço muito para que surpreenda, Caio. Muito mesmo.

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, faz 3 horas que o ar frio chegou em Porto Alegre e a onda de frio já tem avaliação no BAZ. Agora modelo virou fato consumado ? Se virou, qual é o fato? O do ETA, o MBAR, o GFS, o Europeu. Qual fato vale ?

 

A questão é a MP/reforço do final de semana. Quanto a esta que está entrando está pacificado. Estás apostando numa reversão radical do GFS e do Europeu nas próximas saídas, Ale?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é, faz 3 horas que o ar frio chegou em Porto Alegre e a onda de frio já tem avaliação no BAZ. Agora modelo virou fato consumado ? Se virou, qual é o fato? O do ETA, o MBAR, o GFS, o Europeu. Qual fato vale ?

 

Mas que pergunta? Ninguém falou que modelo é fato consumado. Falei que pelo que ví estou me decepcionando, e estou mesmo! Faz 3 horas que o ar frio estacionou em Porto Alegre, só agora é que começou a subir. Isso não é característica de uma massa que esperamos ser histórica. Pode mudar no decorrer deste evento, mas até o momento a velocidade do avanço, a intensidade, a amplitude e os eventos associados tornam esta erupção comum. E para ela se tornar histórica os modelos mais importantes tem que fazer uma guinada, vamos acompanhar se a tal guinada será de fato consumada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A chuva deve chegar em Maringá perto de 23:20. A linha de instabilidade tem pontos de chuva forte acima de 25-50 mm/h.

 

O que? Chega aí em 30/40 minutos, pode apostar.

 

Estimo 60 min após 21:45, ou seja, 22:45.

 

Eu havia contado a partir de 22:00, enquanto a imagem era das 21:45.

 

Vamos ver!

Link to comment
Share on other sites

"Isso vai evoluir para um dos mais frios EVENTOS na última década ... se não desde o século passado."

Sugira uma tradução melhor

 

SÁBADO; SOL E -6/-8 A 7/- E DOMINGO; SOL E -3/-5 A 9/11

 

Ronaldo e a chuvarada do GFS? Já viu a frente semi-estacionária se transformando em frente quente, indo em direção ao RS/Uruguai no final de semana? Pelo modelo chuvarada em SJ no final de semana, geada será?

 

IGNOREI SOLENEMENTE

 

Melhor notícia do dia!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, faz 3 horas que o ar frio chegou em Porto Alegre e a onda de frio já tem avaliação no BAZ. Agora modelo virou fato consumado ? Se virou, qual é o fato? O do ETA, o MBAR, o GFS, o Europeu. Qual fato vale ?

 

Mas que pergunta? Ninguém falou que modelo é fato consumado. Falei que pelo que ví estou me decepcionando, e estou mesmo! Faz 3 horas que o ar frio estacionou em Porto Alegre, só agora é que começou a subir. Isso não é característica de uma massa que esperamos ser histórica. Pode mudar no decorrer deste evento, mas até o momento a velocidade do avanço, a intensidade, a amplitude e os eventos associados tornam esta erupção comum. E para ela se tornar histórica os modelos mais importantes tem que fazer uma guinada, vamos acompanhar se a tal guinada será de fato consumada.

 

Caio, a massa de ar frio de nenhuma forma tá se comportando diferente das demais no seu ingresso. O frio não estacionou não em Porto Alegre. Está avançando gradualmente e haverá uma queda enorme da temperatura na Serra nas próximas 12 horas, o que combinado com a umidade pode levar à ocasional neve. OLHA INMET CANELA - NAS ULTIMAS TRES HORAS !!!!!!!!!!!!!!! ESTACIONOU ????????? Quantas vezes a gente viu neve ao amanhecer em São Joaquim, com a chegada do ar mais gelado NO FIM DA MADRUGADA ? Muito sinceramente, vocês piraram e tão deixando de raciocinar.

 

BTW, respeitosamente, discordo do Ronaldo.O MBAR é OUTLIER e deve chover no findi.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, faz 3 horas que o ar frio chegou em Porto Alegre e a onda de frio já tem avaliação no BAZ. Agora modelo virou fato consumado ? Se virou, qual é o fato? O do ETA, o MBAR, o GFS, o Europeu. Qual fato vale ?

 

Mas que pergunta? Ninguém falou que modelo é fato consumado. Falei que pelo que ví estou me decepcionando, e estou mesmo! Faz 3 horas que o ar frio estacionou em Porto Alegre, só agora é que começou a subir. Isso não é característica de uma massa que esperamos ser histórica. Pode mudar no decorrer deste evento, mas até o momento a velocidade do avanço, a intensidade, a amplitude e os eventos associados tornam esta erupção comum. E para ela se tornar histórica os modelos mais importantes tem que fazer uma guinada, vamos acompanhar se a tal guinada será de fato consumada.

 

Pelo que entendi o Alexandre esta querendo dizer que o evento será histórico para o Paraguai, para Salta, para a Bolívia e até para Vilhena... Mas eu me igualo a maioria aqui: para nós interessa a nevasca na qual estamos "na fila" desde 1998 (ou até de 1996 se o critério for a área urbana)! Chega de eventos históricos na Argentina (quantos já tivemos desde 2000? Um monte, desde que os superbloqueios viraram moda!) e agora até na Bolívia e no Paraguai! Era só o que faltava o Paraguai ter neve não paraguaia (he he he) e nós chupando dedo! Estamos numa seca inédita de nevascas e tivemos muitos dados que indicavam que ela acabaria. Mas infelizmente nem o melhor dos prognósticos agora diria que a seca de nevascas acaba! Torçamos, pois, por uma nevada a la 2002 na madrugada de hoje, nem que seja só no MT. E que alguém vá la bater fotos!

Quanto ao pulso do final de semana, quando o GFS começa a repetir o prognóstico a menos de 120 horas do evento, sou mais ele do que TODOS OS OUTROS MODELOS JUNTOS!

Link to comment
Share on other sites

Depois do calor forte (máxima de 32.0C), lá pelas 19h começou a ventar bastante, acompanhado de chuviscos que depois viraram chuva moderada. A temperatura baixou bastante... agora faz 17.0C e caindo devagar, céu totalmente encoberto.

Dia louco esse! :roll:

Sds.,

Olha que esquisito! Pelo satélite chove já no sul do RJ... enquanto isso não caiu ainda nenhuma gota na cidade de SP! Há núcleos de chuva forte no interior do estado já, perto de Avaré e Capão Bonito, mas aqui na capital por enquanto nada.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

O "ar" estacionado em 850mb foi "esquecido"... Em 200mb temos ventos entre 70 e 180Km/h.. Parece que -7 não é temperatura consideravel em 800mb... Enfim... O ar frio está sendo puxado para o litoral... Cambio final... Amanhã verei o que "correu" por aqui... :D

 

Por aqui vamos amanhecer entre 4 e 7°C...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com vocês, está na hora do NOSSO evento histórico, aquele que não ocorre desde 1996 em termos

de neve, e 2000 em termos de frio forte e amplo.

 

Neste momento, estou com o Zé Vicente... não da pra esperar uma nevasca neste evento atual, então

vale a torcida para um tipo 2002 ou 2006. O EBAZ sob uma frente quente, seria hilariamente terrível,

"rir para não chorar", hehehe.

 

Creio que a 00Z vai colocar mais frio, mas não como estava no sábado ou domingo. Não vai ser mais

como estava sendo previsto, porém não acho que o frio ficará represado na Bolívia, Paraguai, norte da

Argentina...

Link to comment
Share on other sites

Depois do calor forte (máxima de 32.0C), lá pelas 19h começou a ventar bastante, acompanhado de chuviscos que depois viraram chuva moderada. A temperatura baixou bastante... agora faz 17.0C e caindo devagar, céu totalmente encoberto.

Dia louco esse! :roll:

Sds.,

Olha que esquisito! Pelo satélite chove já no sul do RJ... enquanto isso não caiu ainda nenhuma gota na cidade de SP! Há núcleos de chuva forte no interior do estado já, perto de Avaré e Capão Bonito, mas aqui na capital por enquanto nada.

Abs

 

 

Igual aqui as instabilidades vinha do oeste choveu em Rondonópolis no sudeste e aqui no sudoeste nada. Vamos ver como vai amanhecer amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Depois do calor forte (máxima de 32.0C), lá pelas 19h começou a ventar bastante, acompanhado de chuviscos que depois viraram chuva moderada. A temperatura baixou bastante... agora faz 17.0C e caindo devagar, céu totalmente encoberto.

Dia louco esse! :roll:

Sds.,

Olha que esquisito! Pelo satélite chove já no sul do RJ... enquanto isso não caiu ainda nenhuma gota na cidade de SP! Há núcleos de chuva forte no interior do estado já, perto de Avaré e Capão Bonito, mas aqui na capital por enquanto nada.

Abs

 

 

Esquisito msm João!

Agora chuvisca muito fraco, quase imperceptível, a temperatura subiu um pouco, faz 17.4C e muito nublado. O vento parou tb.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

A linha de instabilidade pisou no acelerador!

Estavas certo, Igor! O temporal já se aproxima daqui. Vou lá na rua olhar.

 

Raios na direção SW.

 

Não, errei, chegou muiiito mais rápido..hehe

 

O que voces queriam... foi reportado aqui a evolução do sistema...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Neste momento algumas cidades já começam a entrar numa situação interessante:

 

Soledade: chuva e 04,6ºC

 

Bento Gonçalves: chuva e 05,4ºC

 

Canela: Chuva e 05,8ºC

 

 

Os lugares mais frios do Brasil, entretanto, ainda não receberam o ar gelado. Os indicativos

estão ficando bons para a neve !

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

A linha de instabilidade pisou no acelerador!

Estavas certo, Igor! O temporal já se aproxima daqui. Vou lá na rua olhar.

 

Raios na direção SW.

 

Não, errei, chegou muiiito mais rápido..hehe

 

O que voces queriam... foi reportado aqui a evolução do sistema...

 

syS1

 

Não entendi, Zeca, você fala da frente fria? O Luiz e eu estávamos comentando de um núcleo isolado..

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Não entendi, Zeca, você fala da frente fria? O Luiz e eu estávamos comentando de um núcleo isolado..

 

"Núcleo isolado", nestas "alturas do campeonato" é como pedir: Parem com as vuvuzelas...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Mais um presente para os amigos que gostam de acompanhar previsões de frio, mapas do modelo canadense CMC em alta resolução disponíveis no painel do tempo BAZ (http://tempo.web44.net).

2 rodadas por dia (00 e 12z), disponíveis a partir das 03:00 e 15:00h.

 

Em tempo real, não garanto, mas se der, posto mapas do INMET com as temperaturas mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou abastacendo o carro em igrejinha no pe da serra. A viagem inteira com chuva e 9C!! Cenário típico das nevadas dos anos 90! Não para de chover aqui embaixo! Acho que o cenário para neve acima dos 900 metros está posto!!

Aqui em POA o frio voltou a aumentar. Está 9,7° e chove! Vento O a 7,4 km/h! Sensação de muito frio! E não parece que a chuva vai parar.

 

Pelos dados da serra considero quase impossível não nevar em qualquer lugar até amanhã. Os pontos mais altos não estão com o frio com tudo. Nem o centro do RS está! Santa Maria ainda está na casa dos 7°

 

Abraços nivosos!

Link to comment
Share on other sites

O mais incrível, falando da "sorte" que o sul do BR vem tendo no que se refere ao fator neve, é a incrível conjunção da SOI neste momento. O jato tem estado fraco (ao contrário do que ocorre na maioria dos bloqueios), mas é o ASAS que apresenta musculatura invejável. As últimas rodadas do GFS já mostram um novo desperdício polar absurdo em 200 e poucas horas, com o frio novamente escorrendo para o oeste (quando o jato tá ativo ele vai pro oceano). Ou seja, temos tudo certo no campo da SOI (altamente positiva nos últimos dias), mas o ASAS nos ferra! SINISTRO!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou abastacendo o carro em igrejinha no pe da serra. A viagem inteira com chuva e 9C!! Cenário típico das nevadas dos anos 90! Não para de chover aqui embaixo! Acho que o cenário para neve acima dos 900 metros está posto!!

 

Dá-lhe Bruno! Que a natureza brinde a serra gaúcha! Vai ter gente que não vai dormir essa madrugada, coitada da Dani!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.