Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Realmente esta bizarro isso. Neve para o norte do Paraguai (nada para o sul), leste da Bolivia, divisa com MS e MT... duro de acreditar nisso. A leitura deve ser de muito frio nessas áreas, porém esperar neve para esses lugares seria realmente demais.

Eu fico triste também que não esfriará tanto em São Paulo mas:

 

1) São Paulo não é o foco. O grande propósito dessa frente é voltar a nevar com força no Brasil. E até agora isso parece bem factível.

 

2) Eu acho muito difícil o ar frio entrar com força tão a norte e oeste e não pegar SP na volta para o leste. As grandes frentes que congelaram por aqui na história entraram por oeste ou mesmo noroeste. É uma boa possíbilidade a formação de um novo ciclone, vez que o ar frio se projeta muito para o norte e tambem um bom frio para SP. Esses eventos são raros para a gente então acho que os modelos podem estar se desregulando tambem - apontando neve para o MT e ausência de frio para SP.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caio, depois dessa tua analise perfeita me sinto ate envergonhado de trazer opinioes aqui! A emocao toma conta de mim e a cada rodada do GFS eu venho perdendo mais o controle sobre as minhas emocoes, hehehehe

 

Que isso Brunão, muito obrigado! Suas análises são sempre esperadas por todos, não deixe de posta-las pois um argumento/conclusão acaba por complementar o de outro, contribuindo para desatar o nó. Confesso que está difícil conter a emoção, estou na tensão com essa baixa. Poxa, seria fenomenal nosso encontro marcado com neve!

Link to comment
Share on other sites

Realmente esta bizarro isso. Neve para o norte do Paraguai (nada para o sul), leste da Bolivia, divisa com MS e MT... duro de acreditar nisso. A leitura deve ser de muito frio nessas áreas, porém esperar neve para esses lugares seria realmente demais.

Eu fico triste também que não esfriará tanto em São Paulo mas:

 

1) São Paulo não é o foco. O grande propósito dessa frente é voltar a nevar com força no Brasil. E até agora isso parece bem factível.

 

2) Eu acho muito difícil o ar frio entrar com força tão a norte e oeste e não pegar SP na volta para o leste. As grandes frentes que congelaram por aqui na história entraram por oeste ou mesmo noroeste. É uma boa possíbilidade a formação de um novo ciclone, vez que o ar frio se projeta muito para o norte e tambem um bom frio para SP. Esses eventos são raros para a gente então acho que os modelos podem estar se desregulando tambem - apontando neve para o MT e ausência de frio para SP.

 

Abs

 

João também acredito que deve haver algum erro com o GFS, é surreal demais. Já os modelos do INPE, principalmente o global T126L28 fica a favor do pior cenário para esta baleia polar. Eles não estão ao nosso favor este ano, mas não confio muito no ETA e nem no global do INPE, ele erra muito no Centro-Oeste, eles prevêem frio mas nem tanto. Já pensaram se essa ultima rodada do GFS se confirme ao pé da letra, e nevasse com abundância no sul e até mesmo no Centro-Oeste?

Link to comment
Share on other sites

Só para começar, em nenhum momento o GFS aponta neve abundante sobre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Sul do Brasil. Apenas paraguaias. Inclusive, ta mais para sleet do que para neve. O que se deve analisar é o posicionamento da Alta, que não mudou nas últimas rodadas, apenas foi fortificada pelos calculos. Cada rodada significa um avanço na confiabilidade da previsão. Ainda há muito chão, mas não há um erro no modelo. Todos sabem o potencial do frio continental sobre as áreas mais elevadas do interior, neste caso a neve prevista está inserida no local mais alto do Paraguai que é na fronteira com o MS. É sabido que na Serra onde está Ponta Porã as máximas são muito baixas e o modelo mantém a instabilidade sobre estas áreas e um novo pulso de ar frio entre quinta e sábado, que resulta em tais condições geladas.

Não é comum nevar em Cascavel, mas é a primeira vez que o modelo matemático aponta reais chances de neve em 10 anos! É muito pouco, é claro e seria entre o fim da noite de sexta e o começo da madrugada de sábado quando as mínimas estariam entre 2 e 1 grau. O oceano quente e o continente gelado vão ser os ingredientes decisivos para uma semana muito abaixo da média em Cascavel. Uma intensa onda de frio avançará pelo interior da América do Sul gelando o ar no Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil. Há chance de nevar nas serras do Sul do Brasil, no Paraguai e na Bolívia. Se confirmada a previsão, será o evento de frio mais intenso no interior do continente desde 2001

Link to comment
Share on other sites

Realmente esta bizarro isso. Neve para o norte do Paraguai (nada para o sul), leste da Bolivia, divisa com MS e MT... duro de acreditar nisso. A leitura deve ser de muito frio nessas áreas, porém esperar neve para esses lugares seria realmente demais.

Eu fico triste também que não esfriará tanto em São Paulo mas:

 

1) São Paulo não é o foco. O grande propósito dessa frente é voltar a nevar com força no Brasil. E até agora isso parece bem factível.

 

2) Eu acho muito difícil o ar frio entrar com força tão a norte e oeste e não pegar SP na volta para o leste. As grandes frentes que congelaram por aqui na história entraram por oeste ou mesmo noroeste. É uma boa possíbilidade a formação de um novo ciclone, vez que o ar frio se projeta muito para o norte e tambem um bom frio para SP. Esses eventos são raros para a gente então acho que os modelos podem estar se desregulando tambem - apontando neve para o MT e ausência de frio para SP.

 

Abs

 

João também acredito que deve haver algum erro com o GFS, é surreal demais. Já os modelos do INPE, principalmente o global T126L28 fica a favor do pior cenário para esta baleia polar. Eles não estão ao nosso favor este ano, mas não confio muito no ETA e nem no global do INPE, ele erra muito no Centro-Oeste, eles prevêem frio mas nem tanto. Já pensaram se essa ultima rodada do GFS se confirme ao pé da letra, e nevasse com abundância no sul e até mesmo no Centro-Oeste?

 

Está tão confuso e inédito para mim esse cenário, que fazendo uma simples mudança no mapa do Brasil... corte-o ao meio no sentido norte e sul. Se ver a metade oeste do mapa, parece a região sul em um bom evento de frio. Se pegar a metade leste, parece a região norte durante o ano todo.

Link to comment
Share on other sites

Só para começar, em nenhum momento o GFS aponta neve abundante sobre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Sul do Brasil. Apenas paraguaias. Inclusive, ta mais para sleet do que para neve. O que se deve analisar é o posicionamento da Alta, que não mudou nas últimas rodadas, apenas foi fortificada pelos calculos. Cada rodada significa um avanço na confiabilidade da previsão. Ainda há muito chão, mas não há um erro no modelo. Todos sabem o potencial do frio continental sobre as áreas mais elevadas do interior, neste caso a neve prevista está inserida no local mais alto do Paraguai que é na fronteira com o MS. É sabido que na Serra onde está Ponta Porã as máximas são muito baixas e o modelo mantém a instabilidade sobre estas áreas e um novo pulso de ar frio entre quinta e sábado, que resulta em tais condições geladas.

Não é comum nevar em Cascavel, mas é a primeira vez que o modelo matemático aponta reais chances de neve em 10 anos! É muito pouco, é claro e seria entre o fim da noite de sexta e o começo da madrugada de sábado quando as mínimas estariam entre 2 e 1 grau. O oceano quente e o continente gelado vão ser os ingredientes decisivos para uma semana muito abaixo da média em Cascavel. Uma intensa onda de frio avançará pelo interior da América do Sul gelando o ar no Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil. Há chance de nevar nas serras do Sul do Brasil, no Paraguai e na Bolívia. Se confirmada a previsão, será o evento de frio mais intenso no interior do continente desde 2001

 

Lucas talvez seja isso que o modelo esteja apontando, mas certos baseados no GFS estão prevendo neve para meio mundo. o freemeteo prevê neve e 2°C a mínima e 4°C a máxima em Robore cidade que não está numa serra, para Santa Cruz de La sierra 3°C/6°C. Sem falar na previsão para outras cidade, inclusive do MS e do MT. O Tutiempo faz a mesma coisa, assim como o Wunderground. Se ocorresse não seria a mais forte desde 2001 e sim algo inédito pelo menos para o período em que começou a fazer a observações neste lugares.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal o que é isso. Será que este monstro é alguma 1955 ou 1975?

 

Cavalo polar à la 1965

 

1965sovereign2rev400.jpg

 

Ou seja, LIXO PARA SP!!!

 

Em 1965, tivemos uma NEVASCA aqui no Noroeste e em boa parte do norte gaúcho. Por enquanto, não visualizo isso.

 

Em 1965 fez um bom frio por aqui, mas não tanto.

Link to comment
Share on other sites

Só para começar, em nenhum momento o GFS aponta neve abundante sobre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Sul do Brasil. Apenas paraguaias. Inclusive, ta mais para sleet do que para neve. O que se deve analisar é o posicionamento da Alta, que não mudou nas últimas rodadas, apenas foi fortificada pelos calculos. Cada rodada significa um avanço na confiabilidade da previsão. Ainda há muito chão, mas não há um erro no modelo. Todos sabem o potencial do frio continental sobre as áreas mais elevadas do interior, neste caso a neve prevista está inserida no local mais alto do Paraguai que é na fronteira com o MS. É sabido que na Serra onde está Ponta Porã as máximas são muito baixas e o modelo mantém a instabilidade sobre estas áreas e um novo pulso de ar frio entre quinta e sábado, que resulta em tais condições geladas.

Não é comum nevar em Cascavel, mas é a primeira vez que o modelo matemático aponta reais chances de neve em 10 anos! É muito pouco, é claro e seria entre o fim da noite de sexta e o começo da madrugada de sábado quando as mínimas estariam entre 2 e 1 grau. O oceano quente e o continente gelado vão ser os ingredientes decisivos para uma semana muito abaixo da média em Cascavel. Uma intensa onda de frio avançará pelo interior da América do Sul gelando o ar no Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil. Há chance de nevar nas serras do Sul do Brasil, no Paraguai e na Bolívia. Se confirmada a previsão, será o evento de frio mais intenso no interior do continente desde 2001

 

Exato Lucas!!Eu tenho os pés firmes no chao e nao me emociono muito :D:D:D:D .Mas acredito que o frio seja certo e que a sua tragetoria será continental,mas vamos ficar atentos com o bloqueio,porque na rodada do gfs das 12z,a chuva desceu algums kms para baixo entre a sexta e o sabado. :x:x:x:x

Link to comment
Share on other sites

Mandei um e-mail para o Giovanni Dolif sobre a onda de frio, vejam o que ele me respondeu:

 

"Ola Vinicius, realmente será um onda de frio histórica. Para nós, paulistas, no entanto, o frio não chegará por completo, ficaremos na borda da massa de ar frio, pelo menos ateh o prazo de 7 dias ateh onde vai a previsão deterministica do ETA e GFS. Depois disso ainda eh incerto, quem sabe? vale a torcida.

De qquer forma no Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil teremos uma onda de frio como poucas se vêem numa década, ou ateh em mais tempo. A neve pode acontecer em varias localidades do RS, de SC e ateh, pasme, da divisa do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.

Vale a pena acompanhar de perto, será um momento a ser lembrado por muitos anos.

abração"

 

Ele acredita em algo histórico.

Link to comment
Share on other sites

VAI NEVAR, tenho certeza ! Resta saber QUANTO e ONDE.

Os mapas do Snow Forecast estão mesmo surreais, como o

Caio mostrou pra nós.

 

Neste tipo de situação, qual pico tem mais chance de dar muita neve ? MI ou Morro das Antenas ?

Acho que é o segundo, visto que não tem ciclone na costa de SC.

Link to comment
Share on other sites

Se lembram do ano passado??Tivemos um forte bloqueio naquela incurssao de ar frio continental,frustrando o declinio maior na maior parte do PR e norte catarinense.Pode se repetir e é o que gfs esta apontando no momento.Lembro tambem,que tivemos a formaçao de um enorme ciclone na bacia do prata naquele episodio.

Link to comment
Share on other sites

Admiro aqueles que estão conseguindo manter a sobriedade nesse momento! Minha emoção vem do fato de que faz 3 dias que o GFS mantem, sem oscilar, uma alta de 1040hpa no interior da Argentina. Não houve nenhuma rodada isolada. O frio é uma certeza para mim.

 

As únicas dúvidas que tenho hoje são:

 

1 - Haverá formação de um ciclone na costa do RS na sexta?

2 - Antes dessa baixa o tempo estará firme ou úmido.

 

Na minha opinião somente nos dois quesitos acima o GFS tem oscilado.

Link to comment
Share on other sites

Só para começar, em nenhum momento o GFS aponta neve abundante sobre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Sul do Brasil. Apenas paraguaias. Inclusive, ta mais para sleet do que para neve. O que se deve analisar é o posicionamento da Alta, que não mudou nas últimas rodadas, apenas foi fortificada pelos calculos. Cada rodada significa um avanço na confiabilidade da previsão. Ainda há muito chão, mas não há um erro no modelo. Todos sabem o potencial do frio continental sobre as áreas mais elevadas do interior, neste caso a neve prevista está inserida no local mais alto do Paraguai que é na fronteira com o MS. É sabido que na Serra onde está Ponta Porã as máximas são muito baixas e o modelo mantém a instabilidade sobre estas áreas e um novo pulso de ar frio entre quinta e sábado, que resulta em tais condições geladas.

Não é comum nevar em Cascavel, mas é a primeira vez que o modelo matemático aponta reais chances de neve em 10 anos! É muito pouco, é claro e seria entre o fim da noite de sexta e o começo da madrugada de sábado quando as mínimas estariam entre 2 e 1 grau. O oceano quente e o continente gelado vão ser os ingredientes decisivos para uma semana muito abaixo da média em Cascavel. Uma intensa onda de frio avançará pelo interior da América do Sul gelando o ar no Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no Sul do Brasil. Há chance de nevar nas serras do Sul do Brasil, no Paraguai e na Bolívia. Se confirmada a previsão, será o evento de frio mais intenso no interior do continente desde 2001

 

Exato Lucas!!Eu tenho os pés firmes no chao e nao me emociono muito :D:D:D:D .Mas acredito que o frio seja certo e que a sua tragetoria será continental,mas vamos ficar atentos com o bloqueio,porque na rodada do gfs das 12z,a chuva desceu algums kms para baixo entre a sexta e o sabado. :x:x:x:x

 

Poxa, Ilson! Deixa a chuva descer! Estaríamos naquele momento com -6C a 850!! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,foi se o tempo das ilusao antecipada para mim.Neve só acrdito vendo. :lol: :lol: :lol: :lol: Mas quanto a quebra de algum recorde de minima,acho possivel se isso tudo se confirmar.

 

Geada, e de palmo, teremos toda semana... Deixa umidade fazer o resto.. Antes perder 2 dias de geada e estar com esperança de uma nevada. hehehe

 

Na realidade, não acredito em nada pra cá - por enquanto - (ahh, o MBAR tá dando neve pra Westphalen), mas se a situação do ETA (que já coloca muito boa precipitação com 4C pra cá na próxima sexta, e nuvens altas) se conjugar a do GFS, aí o espetáculo está montado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bonito de ver foi agora a pouco no jornal local da RBS.A reporter estava em gramado ao vivo com luva e manta,mas adivinhema temperatura no momento: 13°c no termometro que ela mostrou ao vivo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Aqui na baixada já tenho quase 15°c e estou de bermuda. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Palhaçada completa!!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,foi se o tempo das ilusao antecipada para mim.Neve só acrdito vendo. :lol: :lol: :lol: :lol: Mas quanto a quebra de algum recorde de minima,acho possivel se isso tudo se confirmar.

 

Geada, e de palmo, teremos toda semana... Deixa umidade fazer o resto.. Antes perder 2 dias de geada e estar com esperança de uma nevada. hehehe

 

Na realidade, não acredito em nada pra cá - por enquanto - (ahh, o MBAR tá dando neve pra Westphalen), mas se a situação do ETA (que já coloca muito boa precipitação com 4C pra cá na próxima sexta, e nuvens altas) se conjugar a do GFS, aí o espetáculo está montado.

 

PS.: Está ficando bom. Uma olhada nos modelos e: MBAR com neve pra Frederico; Acoplado com neve pra Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Porto Xavier e Cia.; ETA, provavelmente neve, pra outras tantas daqui. (Pra próxima sexta/sábado). Vamos sonhar! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Bruno nem um ciclone à vista.

Nas próximas 168 horas tudo deve estar tranquilo....(isto costuma pregar peças)

Tá vendo o número 131 na costa do Chile, pois é pode fechar uma baixa de 1010 (nada espetacular pode atrapalhar)...Ao lado (força de expressão) do 131 no norte da Argentina (vou chamar de """""""cavado""""""" de 1012/1020) e deste ponto que pode dar azar (ou sorte).

Observe atentamente a posição os campos de alta pressão acima de 1028 (1 no atlântico, 2 no Pacífico e 1 no Índico). Principalmente no Atlântico (neste caso ponto para o Zé Vicente).

alltrack.png

 

 

Mas o modelo global preve uma baixada de 990 hpa pouco abaixo da bacia do prata para o iniicio desta semana.So nao sei se vira um ciclone.

Link to comment
Share on other sites

Bonito de ver foi agora a pouco no jornal local da RBS.A reporter estava em gramado ao vivo com luva e manta,mas adivinhema temperatura no momento: 13°c no termometro que ela mostrou ao vivo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Aqui na baixada já tenho quase 15°c e estou de bermuda. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Palhaçada completa!!

 

Já usei manta com 13C... São as paredes da tua casa que ainda estão quentes do sol da tarde, alemão.

Link to comment
Share on other sites

 

Em 1965 fez um bom frio por aqui, mas não tanto.

 

Exato, NADA de excepcional. ^^^

 

A onde de frio de 1965 na parte leste de SP, se não me engano, ficou marcada por um mega-bloqueio, além de muita chuva posteriormente e temperaturas decepcionantes para quem curte extremos e frio democrático estilo 1955, 1975 ,1979 ou mesmo 1994.

Link to comment
Share on other sites

MBAR de 7 km dando neve para POA na 3ª-feira!

 

http://meteoweb.inmet.gov.br/7km/web/?change=0&id=20

 

Na verdade dá neve para praticamente todo o RS, até Torres, hehe! Torres com 11° e neve, POA com 6°/7° e neve. Haveria lugares com até 10 mm de neve precipitada.

 

Sobre os mapas, ver neve para o sul do Pantanal é bizarrice, mas não de todo impossível!

 

Agora tenho 15,0° com 86%. A máxima foi de 17,3°.

Link to comment
Share on other sites

MBAR de 7 km dando neve para POA na 3ª-feira!

 

http://meteoweb.inmet.gov.br/7km/web/?change=0&id=20

 

Na verdade dá neve para praticamente todo o RS, até Torres, hehe! Torres com 11° e neve, POA com 6°/7° e neve. Haveria lugares com até 10 mm de neve precipitada.

 

Sobre os mapas, ver neve para o sul do Pantanal é bizarrice, mas não de todo impossível!

 

Agora tenho 15,0° com 86%. A máxima foi de 17,3°.

 

BAHH! Neve pra Santa Rosa, Santo Augusto, e Santo Ângelo com incríveis 5mm!!

Link to comment
Share on other sites

O negócio é o GFS galera. Os demais modelos... chutem pra cima!

Sigo com a previsão de 5°C de máxima para sexta, possibilidade de SLEET ou chuvisco e 3 dias abaixo de 10°C. Os resultados obtidos na última rodada mantém o frio intenso!

Vocês viram o Acre e Rondônia???????

 

Enquanto isso, nada pra São Paulo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Saí de momentos de tristeza profunda para entrar em momentos de euforia. O GFS volta a indicar muito frio úmido para cá, e pela primeira vez projeta temperatura abaixo de 10°C nessa mp.

 

Por essa rodada, a fronteira do AM com a Colômbia, bem lá no norte, terá maxima abaixo de 20°C no último dia de projeção. Impressionante :shock:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.