Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

12Z do GFS dando alguma neve no 1o episódio (restrita às áreas acima de 1200m do nordeste do RS e sudeste de SC na próxima 2a feira) e terminando a grade de 180 horas (Wetterzentrale) com a baixa formada e já jogando muito frio abaixo de 0oC em 850 hpa no oeste e no sudeste do RS, mas sem dar para perceber até onde o frio iria. Pelo desenho clássico, teria frio para afundar de neve as Serras de RS e SC, mas terei de esperar os outros sites para confirmar. De qualquer forma, 180 horas significam uma semana, e é justamente nesta grade de tempo, entre 180 e 120 horas (5 dias), que o nosso amigo tende a surtar e variar muito!

 

Portanto eu diria que temos duas janelas importantes em vista:

1) A do final de semana, com muito frio já garantido, e chance de paraguaias esparsas no período (a tradicional choradeira de sempre, rezando para que acumule algo) e;

2) A do meio da semana que vem, com muitas possibilidades de não se concretizar, mas com um potencial muito maior de produzir neve.

 

Zé. o frio deste final de semana parece que pode ser até melhor pra Curitiba do que o do meio da semana que vem, caso este último nào tenha uma baixa e se maritimize na altura do RS!! O que você espera pra esse final de semana aqui na capital??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SAIDA DO EUROPEU DECEPCIONA O PESSOAL DO FRIO.

 

Tá muito cedo ainda...

 

Fiquemos GFS X Europeu... O problema era se os dois dessem sem a baixa desde já. O simples fato dele maritimizar o frio agora significa que a peleia ainda está em aberto, porque o GFS ainda o coloca continental e com uns 10- 20 cm de neve nas regiões mais favoráveis...

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS dando alguma neve no 1o episódio (restrita às áreas acima de 1200m do nordeste do RS e sudeste de SC na próxima 2a feira) e terminando a grade de 180 horas (Wetterzentrale) com a baixa formada e já jogando muito frio abaixo de 0oC em 850 hpa no oeste e no sudeste do RS, mas sem dar para perceber até onde o frio iria. Pelo desenho clássico, teria frio para afundar de neve as Serras de RS e SC, mas terei de esperar os outros sites para confirmar. De qualquer forma, 180 horas significam uma semana, e é justamente nesta grade de tempo, entre 180 e 120 horas (5 dias), que o nosso amigo tende a surtar e variar muito!

 

Portanto eu diria que temos duas janelas importantes em vista:

1) A do final de semana, com muito frio já garantido, e chance de paraguaias esparsas no período (a tradicional choradeira de sempre, rezando para que acumule algo) e;

2) A do meio da semana que vem, com muitas possibilidades de não se concretizar, mas com um potencial muito maior de produzir neve.

 

Zé. o frio deste final de semana parece que pode ser até melhor pra Curitiba do que o do meio da semana que vem, caso este último nào tenha uma baixa e se maritimize na altura do RS!! O que você espera pra esse final de semana aqui na capital??

Sds.

 

Cara, no primeiro pulso devemos ficar que nem na última MP, máximas muito baixas, mínimas em torno de 5oC no aeroporto. Na melhor das hipóteses um pouquinho mais secos (1oC ou 2oC de mínima), mas sem negativas. A esperança de termos negativas é o segundo pulso, no qual a 12Z do GFS joga a linha de 0oC a 850 hpa até o paralelo 26...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º :cry: :evil: uma pena, por enquanto este ano tá ficando com Urupema a taça de menor mínima.Já consertei o fio do sensor externo e vou deixá-lo em casa, pelo menos para monitorar as temperaturas.

PH, essa medição ai no Pantera não é mto precária não? Sairia muito caro colocar uns equipamentinhos (abrigo/termômetro) com mais qualidade, pra ter uma medição confiável?

 

O sensor de temperatura que fica dentro do aparelho, pode medir a mais, devido a embalagem e etc.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

E nesta quarta,o ar quente se estabeleceu em definito aqui em santa rosa,sendo registrada a maior temperatura do mes de julho,parece inacreditavel,que ontem foi registrado -4 e hoje 29°c.Amplitude de 33° em pouco mais de 24 horas.

 

 

TEMP.MIN: 9.0[bAIXADA] 11.7[iNMET] 14.6[ALTO PARQUE

TEMP.MAX: 28.7[bAIXADA] 26.5[iNMET] 26.0[ALTO PARQUE]

 

As paredes e os piso estao vertendo agua desde o inicio desta manha.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º :cry: :evil: uma pena, por enquanto este ano tá ficando com Urupema a taça de menor mínima.Já consertei o fio do sensor externo e vou deixá-lo em casa, pelo menos para monitorar as temperaturas.

PH, essa medição ai no Pantera não é mto precária não? Sairia muito caro colocar uns equipamentinhos (abrigo/termômetro) com mais qualidade, pra ter uma medição confiável?

 

O sensor de temperatura que fica dentro do aparelho, pode medir a mais, devido a embalagem e etc.

Precária?Tu só pode estar brincando, abrigo em madeira e termômetro TFA digital, aferido pelo Inmet...

Está bem mais no padrão do que muitas automáticas particulares por aí...

Mas já desativei, e trouxe de volta o termômetro.Possíveis novidades no que se refere à estações na região, quando tiver a informação eu trago aqui no BAZ...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º

 

Deixa o Marcos ler isso: Pantera, Soledade, registra -25.6ºC... :mrgreen: :mrgreen:

 

Mas o interno está correto. -6.1ºC.

 

Para quem não sabe, o termômetro era meu. Ficou uns 10 ou 15 dias no Inmet de Ctba calibrando, coisa que muitas PWS não tiveram a sorte e hoje está "sofrendo" em Soledade".. :lol:

 

E o abrigo é muito bem apropriado.

 

Valeu, PH! :D

Taí a foto Shima :lol: :lol: :lol: :lol:

panterajulho2010minima.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º :cry: :evil: uma pena, por enquanto este ano tá ficando com Urupema a taça de menor mínima.Já consertei o fio do sensor externo e vou deixá-lo em casa, pelo menos para monitorar as temperaturas.

 

 

Paulo, você poderia passar as cordenadas do tal Pantera pelo Google Earth? Tenho curiosidade em saber o tamanho do buraco...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º :cry: :evil: uma pena, por enquanto este ano tá ficando com Urupema a taça de menor mínima.Já consertei o fio do sensor externo e vou deixá-lo em casa, pelo menos para monitorar as temperaturas.

 

 

Paulo, você poderia passar as cordenadas do tal Pantera pelo Google Earth? Tenho curiosidade em saber o tamanho do buraco...

Grande Caio, não chega a ser um buracão, na base do vale cerca de 610m, e ao redor coxilhas de até 734m, te asseguro que existem buracões muito maiores na região, o Pantera seria uma baixada média perto das grandonas de FX, Barros Cassal, SJ do Herval, Arvorezinha, Itapuca, Ilópolis e outras. :D

As coordenadas Pantera em graus decimais:

Lat -28.892712º

Lon -52.441383º

E os Parque das Tuias, baixada um pouco menor que o Pantera.

Lat -28.888505º

Lon -52.414779º

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, pode crer tuas baixadas aí são muito geladas, mesmo as encostas, é muita altitude.No entanto tu há de convir que as baixadas aqui apresentam mínimas consideráveis, veja que a gelada Caçador, apresentou até agora, mínima absoluta de -4.6º e o freezer General Carneiro -5.7º, as duas perderam inclusive para o Parque das Tuias, onde deu -5.8º.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º

 

Deixa o Marcos ler isso: Pantera, Soledade, registra -25.6ºC... :mrgreen: :mrgreen:

 

Mas o interno está correto. -6.1ºC.

 

Para quem não sabe, o termômetro era meu. Ficou uns 10 ou 15 dias no Inmet de Ctba calibrando, coisa que muitas PWS não tiveram a sorte e hoje está "sofrendo" em Soledade".. :lol:

 

E o abrigo é muito bem apropriado.

 

Valeu, PH! :D

 

Shimutz, esse é aquele mesmo termômetro que levaste lá em Casa em Canela? Se sim, lembro que a correção que tínhamos que fazer era de 0,4C para maior. Vc até tinha colocado o sensor dentro do meu abrigo junto com o meu sensor. Lembro até hj que, enquanto a minha temperatura era de 4,4C, o teu digital indicava 4,0C.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Paulo! É uma baixadinha interessante, mas não chega a ser um buraco. Assim como o Tuias, que achei ainda mais inofensiva. Até porque não existem grandes buracos numa região com predominância de coxilhas, típicas de planalto.

Agora tu pediu, vai levar :lol: :lol: :lol:

Se estes pequenos buraquinhos dão laço em muitas gigantes, imagine a quanto pode chegar a mínima aqui:

Lat -28.998793º

Lon -52.533426º

Fontoura Xavier:

Lat -28.998471º

Lon -52.456168º

E dá uma navegada Caio vale a pena, e você vai se surpreender com o "planalto" :lol:

E olhem gurizada uma visão em superfície, do Alto da Serra do Botucaraí, feita pelo Thiago Friederich, gente buena o rapaz, oficial de justiça.

http://www.panoramio.com/user/61100?comment_page=1&photo_page=2

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, acabei de chegar lá do Pantera, a mínima foi decepcionante,segundo o tio Adão, a piazada andou mexendo no termômetro e arrebentaram o fio do sensor externo, que marcou -25.6º :shock: :o :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , o interno marcou -5.3º de toda forma, como desconto de 0.8º, a mínima ficou então em -6.1º

 

Deixa o Marcos ler isso: Pantera, Soledade, registra -25.6ºC... :mrgreen: :mrgreen:

 

Mas o interno está correto. -6.1ºC.

 

Para quem não sabe, o termômetro era meu. Ficou uns 10 ou 15 dias no Inmet de Ctba calibrando, coisa que muitas PWS não tiveram a sorte e hoje está "sofrendo" em Soledade".. :lol:

 

E o abrigo é muito bem apropriado.

 

Valeu, PH! :D

 

Shimutz, esse é aquele mesmo termômetro que levaste lá em Casa em Canela? Se sim, lembro que a correção que tínhamos que fazer era de 0,4C para maior. Vc até tinha colocado o sensor dentro do meu abrigo junto com o meu sensor. Lembro até hj que, enquanto a minha temperatura era de 4,4C, o teu digital indicava 4,0C.

Agora confundiu a minha cabeça Brunão, :? mas afinal tu não descontas -0.8º do teu???

Sei que algum dos digitais aqui mede a mais, só se for o do Bairro Farroupilha então, o Shimutz pode esclarecer.

Link to comment
Share on other sites

E dá uma navegada Caio vale a pena, e você vai se surpreender com o "planalto" :lol:

 

Não existe coisa melhor que esse Google Earth. E navegando nele logo percebe-se aque a região de Soledade é como sempre fora chamada em todos os livros, um planalto. Com coxilhas que produzem baixadas suaves. Essas cordenadas e fotos que você passou já são de regiões mais baixas, de encosta da serra ou borda do planalto. Aí com certeza mais acidentadas.

Link to comment
Share on other sites

 

Shimutz, esse é aquele mesmo termômetro que levaste lá em Casa em Canela? Se sim, lembro que a correção que tínhamos que fazer era de 0,4C para maior. Vc até tinha colocado o sensor dentro do meu abrigo junto com o meu sensor. Lembro até hj que, enquanto a minha temperatura era de 4,4C, o teu digital indicava 4,0C.

 

Não, Bruno, mas muito bem lembrado. Este que marca a menos está comigo, 0.5ºC.:mrgreen:

 

Mas o calibrado que está em Soledade, serviu para calibrar este.

Lembra-se deste dia, 16/06/2008, em que o seu marcou a mínima de 0.1ºC? Estava perfeitamente calibrado com o Inmet, pois o meu estava e conferiu contigo:

 

RS059.jpg?t=1280354914

 

 

Claro!! Essa foto foi na mediação que fizemos ao amanhecer! Era 0,5C a diferença, realmente!

 

Então esse termômetro não é o do Pantera, ok.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Agora confundiu a minha cabeça Brunão, :? mas afinal tu não descontas -0.8º do teu???

Sei que algum dos digitais aqui mede a mais, só se for o do Bairro Farroupilha então, o Shimutz pode esclarecer.

 

Não desconto nada. Os dados que vcs recebem de Canela são o que aparece no sensor.

 

Antigamente, quando possuia Oregon, eu descontava. Elas marcavam 0,8C a mais. Esse foi outro motivo por ter desistido das Oregon.

Link to comment
Share on other sites

No sábado pela manhã haveria uma alta de 1030 mb sobre a Patagônia e, pela atuação das baixas na costa da Antártida, temperatura de -16° em 850 hpa sobre as Malvinas. E o jato estaria na diagonal NO-SE, correndo desde a divisa da Argentina com a Bolívia, atravessando a fronteira com o Paraguai, sobre o Uruguai e indo para o alto-mar ao sul do Atlântico. Ou seja: essa porcaria tem de se deslocar para ou norte, ou um ciclone se formar no oceano. Essa previsão reproduz com similaridade a dinâmica da última onda de frio, que ficou bloqueada no Sul e se espalhou até a Amazônia.

 

Aqui em casa tive variação de 11,4° a 22,7°. Dia um pouco nublado por alguns instantes e úmido. Não baixei dos 60% de umidade. Ontem tive 36%!

 

Agora faz 17,4° com 77%. P.o. em elevados 13,3°. Céu limpo e sem vento.

Link to comment
Share on other sites

E dá uma navegada Caio vale a pena, e você vai se surpreender com o "planalto" :lol:

 

Não existe coisa melhor que esse Google Earth. E navegando nele logo percebe-se aque a região de Soledade é como sempre fora chamada em todos os livros, um planalto. Com coxilhas que produzem baixadas suaves. Essas cordenadas e fotos que você passou já são de regiões mais baixas, de encosta da serra ou borda do planalto. Aí com certeza mais acidentadas.

Caio, meu amigo dá uma olhada nestas fotos que eu to passando os endereços do blog do Tiago Freiderich, são da mesma minha região do Alto da Serra do Botucaraí,meu amigo as fotos são claras e nítidas, até Soledade(cidade) o relevo é ondulado, a leste, nordeste, sudeste, sul é bem mais íngreme e irregular.

Veja

http://www.panoramio.com/photo/25259832

Link to comment
Share on other sites

Caio, meu amigo dá uma olhada nestas fotos que eu to passando os endereços do blog do Tiago Freiderich, são da mesma minha região do Alto da Serra do Botucaraí,meu amigo as fotos são claras e nítidas, até Soledade(cidade) o relevo é ondulado, a leste, nordeste, sudeste, sul é bem mais íngreme e irregular.

Veja

http://www.panoramio.com/photo/25259832

 

Já olhei e respondi. As regiões acidentadas estão na borda do planalto. O dia que conheceres uma Campos do Jordão tu vais entender o que é baixada própriamente dita.

 

Fico por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Caio, meu amigo dá uma olhada nestas fotos que eu to passando os endereços do blog do Tiago Freiderich, são da mesma minha região do Alto da Serra do Botucaraí,meu amigo as fotos são claras e nítidas, até Soledade(cidade) o relevo é ondulado, a leste, nordeste, sudeste, sul é bem mais íngreme e irregular.

Veja

http://www.panoramio.com/photo/25259832

 

Já olhei e respondi. As regiões acidentadas estão na borda do planalto. O dia que conheceres uma Campos do Jordão tu vais entender o que é baixada própriamente dita.

 

Fico por aqui!

Tu podes chamar do que quiser, borda de planalto, encosta da serra, o que importa é que estes locais tem altíssima capacidade de reter ar frio e apresentar mínimas entre as mais baixas do país, e encerro por aqui.

Link to comment
Share on other sites

O ETA de 7 dias dá toda a primeira metade da semana com chuva e variação de 8° a 12° em POA. Muito frio e úmido. Vai ser bom para o S do RS.

 

Cara, em outras épocas a gente sabe muito bem no que o quadro proposto pelo ETA resultaria na serra.

 

As últimas rodadas do Global também estão bombásticas para o frio e neve na serra.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Modelos, modelos... Pelo menos os que olho, esses simplórios de Internet, estão em consenso sobre a umidade sobre o RS sábado e domingo... Aqui, em SM, estou projetando 60mm de chuva... Após essa "virada", já no domingo, a temperatura "despenca" e teremos uma semana de 0°C à 3°C, nos "amanheceres", entre 1º e 4/08, aqui para a região...

 

O caso não é o modelo, mas a perspectiva e "objetiva" de quem "lê"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Caio, meu amigo dá uma olhada nestas fotos que eu to passando os endereços do blog do Tiago Freiderich, são da mesma minha região do Alto da Serra do Botucaraí,meu amigo as fotos são claras e nítidas, até Soledade(cidade) o relevo é ondulado, a leste, nordeste, sudeste, sul é bem mais íngreme e irregular.

Veja

http://www.panoramio.com/photo/25259832

 

Já olhei e respondi. As regiões acidentadas estão na borda do planalto. O dia que conheceres uma Campos do Jordão tu vais entender o que é baixada própriamente dita.

 

Fico por aqui!

Tu podes chamar do que quiser, borda de planalto, encosta da serra, o que importa é que estes locais tem altíssima capacidade de reter ar frio e apresentar mínimas entre as mais baixas do país, e encerro por aqui.

 

 

Meu deus,voces ainda estao discutindo isso??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

A previsao da RBS agora no intervalo da novela dava maxima para santa rosa de apenas 22°c com sol. :lol: :lol: :lol: :lol: A mesma empresa,representado pelo jornal zero hora on line,mancheteia maxima de quase 30°c para o noroeste gaucho nesta quinta. :o:o:o:o E aí,cade a coerencia da informaçao??? :o:o:o:o:o Depois ficam dizendo que eu só sei criticar a previsao deles,mas tambem pedem pra levar,né?? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

quem sabe se discute a questão noutro tópico???

 

Gostaria de lembrar a previsão da Metsul para o inverno gaúcho. Muita gente se revoltou aqui (inclusive, eu) de que teríamos frio e calor. Dito e feito. Está se concretizando.

 

Teremos, aquecimento forte´até sabado. Apos, chuva e frio.

 

A grande discussão que devemos travar aqui é o porquê o deslocamento das MPs não tem sido a invasão Brasil a dentro. Diria que entrou no continente, subiu a última Mp forte, indo até o Peru, e margeando o Brasil. Mas, não fez uma diagonal no BRasil

 

Depende dos ventos e uma série de fatores. TAlvez, seja a transição para o La Nina.

 

Pode ser que "subam" mais facilmente com o recrudescimento do La Nina. Porém, secando a atmosfera,

Link to comment
Share on other sites

quem sabe se discute a questão noutro tópico???

 

Gostaria de lembrar a previsão da Metsul para o inverno gaúcho. Muita gente se revoltou aqui (inclusive, eu) de que teríamos frio e calor. Dito e feito. Está se concretizando.

 

Teremos, aquecimento forte´até sabado. Apos, chuva e frio.

 

A grande discussão que devemos travar aqui é o porquê o deslocamento das MPs não tem sido a invasão Brasil a dentro. Diria que entrou no continente, subiu a última Mp forte, indo até o Peru, e margeando o Brasil. Mas, não fez uma diagonal no BRasil

 

Como diria o professor Eugenio: ''Nenhuma incursao de ar frio é igual a outra''Bingo!!

Link to comment
Share on other sites

Boa Noite!

 

Aqui no PR, os modelos estão indicando forte declínio da temperatura à partir do domingo. Entretanto, mais uma vez, aqui em Curitiba e região teremos a presença da "MM", o que irá influenciar nas temperaturas máximas baixas de segunda e terça. Não teremos chance de geada. Situação bem diferente para o Sudoeste do estado que terá mínimas bem baixas devido ao tempo aberto e umidade do ar baixa...

 

Espero que esta situação mude... Não vi geada este ano aqui na RMC...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O ETA de 7 dias dá toda a primeira metade da semana com chuva e variação de 8° a 12° em POA. Muito frio e úmido. Vai ser bom para o S do RS.

 

Cara, em outras épocas a gente sabe muito bem no que o quadro proposto pelo ETA resultaria na serra.

 

As últimas rodadas do Global também estão bombásticas para o frio e neve na serra.

Sim, só que nesse caso parece ser uma frente semi-estacionária! Ou seja: f*deu o frio pro Brasil! Ficaria mais retido no RS e, de novo, em parte do oeste do Brasil (com uma alta de 1030 mb migrande pelo sul do continente é previsível que o ar frio se esparrame pela Bacia do Paraná).

 

Agora está 15,1° com 85%. Céu limpo, névoa úmida e estabilidade! Sem vento.

 

Abraços semi-estacionários!

Link to comment
Share on other sites

No GFS 18Z, cheiro de paraguaia no ar !

 

Para tristeza de alguns, alegria de alguns secadores de plantão e quase suicídio de outros, a 18 Z do GFS seguiu a 12Z do Europeu: sem baixa no meio da semana que vem! A esta altura, creio que mais uma vez, nosso (Sul do BR como um todo) frio extremo com neve abundante nas serrras Gaúcha e Catarinense foi para o saco em virtude da INCRÍVEL falta de sincronia entre altas e baixas, coisa mais frequente que xuxu na serra até a década de 1990.

Ainda falta muito tempo, mas o único modelo que ficou isolado com a baixa foi o totalmente não confiável INPE (nunca vi acertar nada quando chega perto!)!

 

Quanto ao primeiro pulso, muito semelhnate a onda de frio do meio de julho, com algumas diferenças:

1) O frio não será tão forte no oeste do sul e no centro-oeste, pois a linha de 0oC por lá avança pouco mais que no próprio RS e em SC;

2) O padrão de redução do frio seria mais saída para o mar do que frente quente, embora sinalize recuos da alta em alguns pontos. O bom é que a linha de 0oC a 850 hpa fica mias tempo sobre o leste de RS/sul de SC, justo quando haveria alguma precipitação...

3) Chance de uma paraguaia melhorzinha do que o vexame de julho....

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de lembrar a previsão da Metsul para o inverno gaúcho. Muita gente se revoltou aqui (inclusive, eu) de que teríamos frio e calor. Dito e feito. Está se concretizando.

 

O mais importante do prognóstico de inverno que ninguém lembra:

 

A MetSul Meteorologia considera preocupante um risco maior de tempo severo neste inverno de 2010. Maior variabilidade na temperatura com variações bruscas e ainda condições atmosféricas globais semelhantes a anos que registraram evento graves de tempestades no inverno aqui no Rio Grande do Sul, dentre eles 2005, quando se deu o tornado de Muitos Capões, levam os meteorologistas da empresa a advertir para o risco de episódios de temporais nesta nova estação, alguns podendo ser graves, com granizo grande e vendavais, não se descartando tornados.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante inversão térmica em POA às 21H:

 

Superfície: 14,4ºC

20 metros: 18ºC

54 metros: 18,8ºC

167 metros: 21,4ºC

228 metros: 21,8ºC

289 metros: 22,1ºC

307 metros: 22,2ºC

413 metros: 21,6ºC

842 metros: 19,4ºC

888 metros: 19ºC

1563 metros: 13,8ºC

1865 metros: 11,2ºC

 

NEVOEIROOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante inversão térmica em POA às 21H:

 

Superfície: 14,4ºC

20 metros: 18ºC

54 metros: 18,8ºC

167 metros: 21,4ºC

228 metros: 21,8ºC

289 metros: 22,1ºC

307 metros: 22,2ºC

413 metros: 21,6ºC

842 metros: 19,4ºC

888 metros: 19ºC

1563 metros: 13,8ºC

1865 metros: 11,2ºC

 

NEVOEIROOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

 

Aqui em Curitiba tapou tudo, nevoeiro forte!! Uma pena, pois a temperatura vinha caindo bem...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia !

 

E a 00Z veio com o ciclone que nós queríamos. Dada a raridade com que este tipo de situação

vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos, eu vejo como algo quase surreal esta rodada que,

seria sem dúvidas a melhor para a maioria dos bazianos. Esfria até mesmo aqui no Sudeste,

olha só que raridade, frio no Sudeste... :roll: :roll:

 

Bom frio no centro-oeste... acumulação de neve em áreas diversas do RS, SC, PR... máxima

negativa no MI na quinta !

 

Mas... já conheço este filme... que tal esperarmos até domingo ?

Link to comment
Share on other sites

E a rodada das 6Z dá uma bela nevada na Serra na segunda metade da semana.

 

Surreal, Alexandre ! Melhor rodada do ano disparada para o Brasil. Seria também o frio do ano aqui para o Sudeste.

A linha abaixo de 0ºC toca até o MS. DIFÍCIL, muito difícil de acreditar nisso...

Link to comment
Share on other sites

Devemos ressaltar, Zé, que esse ano ainda não tivemos nem paraguaia clássica, aquela que cai por 5 minutos e acabam tendo vários filmes no youtube. O que tivemos foram relatos de 2 ou 3 flocos perdidos que caíram em cidades isoladas. Foram falsas paraguaias!

 

Foram paraguaias chinesas... :mrgreen:

 

Aqui a tempertura é quase de primavera.: 14.5°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.