Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

1. Se a saída das 12Z de segunda do Europeu se concretizar é bom o PHP providenciar uma pá para retirar a neve da entrada de sua casa;

 

2. A saída das 0Z desta terça do GFS é "O Dia Depois de Amanhã" na primeira quinzena de agosto no Cone Sul.

O Alexandre me deixou na expectativa :lol: :D:D:D:D:D

Geadão nas baixas e aqui em casa inclusive ,apesar de apenas 1º no topinho Inmet, da minha janela enxergo as baixadas do Farroupilha com muita geada.

Ainda não pude ir no Pantera. :(

Link to comment
Share on other sites

1. Se a saída das 12Z de segunda do Europeu se concretizar é bom o PHP providenciar uma pá para retirar a neve da entrada de sua casa;

 

2. A saída das 0Z desta terça do GFS é "O Dia Depois de Amanhã" na primeira quinzena de agosto no Cone Sul.

O Alexandre me deixou na expectativa :lol: :D:D:D:D:D

Geadão nas baixas e aqui em casa inclusive ,apesar de apenas 1º no topinho Inmet, da minha janela enxergo as baixadas do Farroupilha com muita geada.

Ainda não pude ir no Pantera. :(

 

Tu anda me saindo um cara extremamente "ficado" como diria o meu pai lá na campanha! Desse jeito acho que jamais irás a um encontro do BAZ, afinal não consegue ir no bairro vizinho para pegar um mísero dado!!! Seriam os enormes congestionamentos do centro nervoso e financeiro soledadense que te impedem de ir lá? :lol:

Link to comment
Share on other sites

00Z do Europeu, assim como a 6Z do americano colocam uma alta gigante no sul da Argentina de 1045hpa. É outra baleia, minha gente! O problema é que por estas duas rodadas a baleia fica bloqueada na altura do Uruguay. Vamos torcer para que o cenário apresentado pela rodada anterior, isto é, um ciclone na nossa costa, volte a aparecer.

 

Já para esse próximo fds o cenário melhorou muito!

Link to comment
Share on other sites

1. Se a saída das 12Z de segunda do Europeu se concretizar é bom o PHP providenciar uma pá para retirar a neve da entrada de sua casa;

 

2. A saída das 0Z desta terça do GFS é "O Dia Depois de Amanhã" na primeira quinzena de agosto no Cone Sul.

 

As rodadas desta madrugada não foram tão arrasadoras quanto a 12Z de segunda do europeu. Apesar do primeiro pulso continuar com força, o esperado ciclone que acompanhava o reforço polar para a semana que vem sumiu em todas as rodagens globais. A tendência no momento é por um segundo pulso maritimizado.

Link to comment
Share on other sites

00Z do Europeu, assim como a 6Z do americano colocam uma alta gigante no sul da Argentina de 1045hpa. É outra baleia, minha gente! O problema é que por estas duas rodadas a baleia fica bloqueada na altura do Uruguay. Vamos torcer para que o cenário apresentado pela rodada anterior, isto é, um ciclone na nossa costa, volte a aparecer.

 

Já para esse próximo fds o cenário melhorou muito!

 

Oh loco

 

Em quais sites vocês tem visto os modelos ?

Por que naqueles que vejo, não tem nada disto...devo estar desatualizado...hehe

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

1. Se a saída das 12Z de segunda do Europeu se concretizar é bom o PHP providenciar uma pá para retirar a neve da entrada de sua casa;

 

2. A saída das 0Z desta terça do GFS é "O Dia Depois de Amanhã" na primeira quinzena de agosto no Cone Sul.

 

As rodadas desta madrugada não foram tão arrasadoras quanto a 12Z de segunda do europeu. Apesar do primeiro pulso continuar com força, o esperado ciclone que acompanhava o reforço polar para a semana que vem sumiu em todas as rodagens globais. A tendência no momento é por um segundo pulso maritimizado.

 

Ainda pode oscilar! Quem diria ficarmos com o primeiro pulso mais forte, com forte inversão de tendÊncia do GFS a menos de 120 horas do evento...

Por esta e por outras acho que para daqui a uma semana as coisas ainda podem mudar... Torçamos, pois!

Link to comment
Share on other sites

MINIMAS

 

CETREJO; -5,7

 

CLIMATERRA; -5,2

 

PERICÓ; -4,9

 

URUPEMA; -3,8

 

VILA; -3,0

 

CRUZEIRO; -1,0

 

INMET; 0,8

Mas que coisa o INMET, hein? Única estação da região a não negativa, sem contar a diferença de 9,3° para a Climaterra às 3 h da manhã!!! :shock: :shock: Essa foi a noite das baixadas!

 

Mesmo algumas estações da RBS tiveram bons dados de frio: 1,1° em Caxias do Sul (certamente zerou na cidade), 1,6° em Lages e 2,0° em Passo Fundo (e 1,8° no INMET).

 

Dessa vez também entrou calor em altitude, tanto é que o vento virou para O e NO em Ausentes e estragou a mínima: fez 0,4° na primeira hora da madrugada, depois esquentou a u.r. atingiu 17% com p.o. em -17,7° e voltou a esfriar. No Morro da Igreja deu 2,2°, u.r. em 5% ( :shock: :shock: ) e p.o. em -31,0°!! SJ com 0,5° na primeira hota da madrugada, u.r. em 9% e p.o. em -24,3°!! :shock: Impressionante, mas pelas temperatuas e a u.r. os topos e baixadas viraram dois ambientes totalmente distintos!!

 

A mínima de 1,4° em Bento Gonçalves foi muito boa!! E nossa querida Mostardas trancou em 8,0°.

 

Como o Bruno disse: o vento detonou com as mínimas em topo. Pior, vento "quente" e seco proveniente de um fraco jato de baixos níveis, mas que preservou as baixadas.

 

Aqui em casa a mínima foi boa: 6,1°. Deu 5,2° no INMET e 7,6° no prédio da RBS. Agora faz 14,3° com 65% com céu limpo! Venta de ONO a 4,8 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

No Vale 2°C pelo INMET... Infelizmente problemas de coluna me impediram de levantar cedo para acompanhar a BASM entre 5:00 e 7:00h, pois lá sempre são registradas menores temperaturas... Ponto para o GFS... Essa "chuva" de amanhã é que tá totalmente "fora da casinha"... Mas a umidade sobre o RS é consenso...

 

SBSM com 7°C e INMET com 6.2°C / 8.8°C nas últimas atualizações... Agora SBSM "pulou" à 10°C e INMET 11.3°C... Triste ouvir sobre mortes devido ao frio...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Tivemos uma colossal diferença de temperatura entre o topo e a baixada,diferença essa que passou dos 8°c,sendo uma das maiores já registradas sendo o vento,o maior responsavel.A temperatura afundou a valores aqui na baixada que me surpreenderam,sendo registrada a 2º menor minima do ano e um das 5 menores em 14 anos.

 

-3.8[baixada] 0.5[inmet] 2.9[centro] 4.6[alto parque]

Link to comment
Share on other sites

MARCOS...EM LAGES DEU -3,0 NO INMET E FICA A MENOS DE 3 KM DA RBS!

 

VALEU A CONVERSA!!! FALEI COM O PREFEITO DE URUPEMA E TROCARÁ AS ESTAÇÕES, A QUE ESTAVA PERTO DO MORRO DAS TORRES E NÃO TRANSMITE O DADO IRÁ PARA O TOPO DO MORRO E A DA EPAGRI, ON LINE, FICARÁ NA CIDADE. ESTOU INDO AGORA DE TARDE PARA URUPEMA LOCAR A ESTAÇÃO, EM 2/3 DIAS ESTARÁ FUNCIONANDO.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS EM SC NO DIA 27/07/2010

- 27/07 - 12h42min

 

AS MÍNIMAS MAIS BAIXAS REGISTRADAS, EM SC, NO DIA 27/07/2010.

 

SÃO JOAQUIM/PREFEITURA/EPAGRI; -5,7°C

 

SÃO JOAQUIM/CLIMATERRA; -5,2°C

 

SÃO JOAQUIM/PERICÓ/MALWEE; -4,9°C

 

SÃO JOAQUIM/VALE DA NEVE/CLIMATERRA; -4,5°C

 

URUPEMA/EPAGRI; -3,8°C

 

SÃO JOAQUIM/VILA FRANCIONI; -3,0°C

 

LAGES/INMET; -3,0°C

 

CAMPO BELO DO SUL; -2,0°C

 

ABDON BATÍSTA/EPAGRI; -0,4°C

 

CELSO RAMOS/EPAGRI; -0,2°C

 

CAMPOS NOVOS/EPAGRI; -0,1°C

 

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

Link to comment
Share on other sites

1. Se a saída das 12Z de segunda do Europeu se concretizar é bom o PHP providenciar uma pá para retirar a neve da entrada de sua casa;

 

2. A saída das 0Z desta terça do GFS é "O Dia Depois de Amanhã" na primeira quinzena de agosto no Cone Sul.

O Alexandre me deixou na expectativa :lol: :D:D:D:D:D

Geadão nas baixas e aqui em casa inclusive ,apesar de apenas 1º no topinho Inmet, da minha janela enxergo as baixadas do Farroupilha com muita geada.

Ainda não pude ir no Pantera. :(

 

Tu anda me saindo um cara extremamente "ficado" como diria o meu pai lá na campanha! Desse jeito acho que jamais irás a um encontro do BAZ, afinal não consegue ir no bairro vizinho para pegar um mísero dado!!! Seriam os enormes congestionamentos do centro nervoso e financeiro soledadense que te impedem de ir lá? :lol:

O Brunão, ando realmente com problemas de saúde, :( e estou sem carro, vendi o meu, mas pretendo comprar outro em breve .E o Pantera não é de tão fácil acesso assim ;) E por azar no Tuias o Eliano tá de férias, liguei pra lá, vou ver e consigo alguém pra fazer a leitura da mínima de hoje. :evil: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Em São Joaquim a verdadeira referência , deu 0.5º ,para comparar com o topinho do Inmet aqui, é topo x topo e olha diferença de altitude,resumindo é só usar o raciocínio lógico em situações de geada, ou noites frias a diferença será diretamente proporcional, portanto hoje:

SJ 0.5º

Soledade 1º

Praticamente empate técnico, e nas baixadas daqui nada muito diferente dos -5º a -6º registrados em São Joaquim :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Continuo com minhas convicções, nas mínimas, as baixadas da Serra do Botucaraí, são equivalentes às de SJ.

Link to comment
Share on other sites

Em São Joaquim a verdadeira referência , deu 0.5º ,para comparar com o topinho do Inmet aqui, é topo x topo e olha diferença de altitude,resumindo é só usar o raciocínio lógico em situações de geada, ou noites frias a diferença será diretamente proporcional, portanto hoje:

SJ 0.5º

Soledade 1º

Praticamente empate técnico, e nas baixadas daqui nada muito diferente dos -5º a -6º registrados em São Joaquim :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Continuo com minhas convicções, nas mínimas, as baixadas da Serra do Botucaraí, são equivalentes às de SJ.

 

 

Ah se a mainha baixada nao fosse urbana e o meu abrigo nao estivesse ainda a 4 metros de altura.....seria um escandalo.

Link to comment
Share on other sites

Em São Joaquim a verdadeira referência , deu 0.5º ,para comparar com o topinho do Inmet aqui, é topo x topo e olha diferença de altitude,resumindo é só usar o raciocínio lógico em situações de geada, ou noites frias a diferença será diretamente proporcional, portanto hoje:

SJ 0.5º

Soledade 1º

Praticamente empate técnico, e nas baixadas daqui nada muito diferente dos -5º a -6º registrados em São Joaquim :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Continuo com minhas convicções, nas mínimas, as baixadas da Serra do Botucaraí, são equivalentes às de SJ.

 

 

Ah se a mainha baixada nao fosse urbana e o meu abrigo nao estivesse ainda a 4 metros de altura.....seria um escandalo.

 

Nossa, está a 4 metros? certamente daria alguma diferença se ele estivesse a 1,8 metros, não?

Link to comment
Share on other sites

olhem a notícia no site do Climerh aqui de SC....

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/Controlador?command=ExibirNoticiaMeteorologica&module=website&idNotic=789&ixFoto=0&pag=1

 

Olhem a mínima anotada em São Joaquim: 0,5ºC

 

abaixo da tabela, mostra o seguinte dizer:

Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram.

 

agora pergunto: a estação do CETREJO não pertece a própria Epagri/Ciram??? e lá não foi a -5,7ºC?? Por que omitir esse fato?

:roll:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Diego,

Daria no minimo 1 e no maximo 2°c.O meu abrigo segue na antena,já que a transmissao dos dados é de 100 metros de distancia.Quando eu adquiri uma davis as coisas vao mudar de figura,o abrigo será colocado ao lado do rio em uma extensa area de pastagem,distante a 200 metros daqui. ;);)

 

Recordes a vista, então... 8-)

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS é quase que um dèjavu da forte onda de frio de julho. O primeiro pulso ficou ainda mais forte e deve fazer muito frio nesse próximo fds. O segundo pulso fica uma baleia enorme de 1045hpa que não consegue ser empurrada para cima devido à falta de uma baixa na costa, logo uma frente quente se forma e a baleia começa a se dividir em dois pedaços: o primeiro fica no interiorzão e o segundo vai para o oceano. Nós ficaríamos no limbo, em um frio meia-boca! Alguém discorda?

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU 12Z APOSTA NO PRIMEIRO PULSO E COLOCA UMA BOMBA. ANÔMALA? VEREMOS...

 

Muitos podem discordar, mas eu acho esse cenário ainda melhor que o apresentado no 12Z de ontem, pois agora a aposta não é mais para o longo-prazo, mas sim para um evento que começará a entrar na sexta-feira. A confiabilidade é muito maior.

 

Talvez não seja anômala, afinal o GFS veio quase que na mesma balada.

Link to comment
Share on other sites

EUROPEU 12Z APOSTA NO PRIMEIRO PULSO E COLOCA UMA BOMBA. ANÔMALA? VEREMOS...

 

Muitos podem discordar, mas eu acho esse cenário ainda melhor que o apresentado no 12Z de ontem, pois agora a aposta não é mais para o longo-prazo, mas sim para um evento que começará a entrar na sexta-feira. A confiabilidade é muito maior.

 

Talvez não seja anômala, afinal o GFS veio quase que na mesma balada.

 

O Europeu das 12Z retardou a chegada do frio em 12 horas e despenca a tempetura no DOMINGO !!!!

 

Em compensação, coloca frio EXTREMO - valores em 850 iguais ou menores que o da segunda semana de julho - e ainda por cima projeta frio de longa duração.

 

Vou congelar na Argentina neste fim de semana e na segunda.

Link to comment
Share on other sites

Mais do mesmo, pessoal !

 

Uma forte entrada de ar frio no fim de semana sim, porém com neve paraguaia -ou mesmo sem neve alguma-, e PNEU aqui

no Sudeste. Nem ligo para esse primeiro pulso, o segundo que ainda está nebuloso e pode quem sabe gerar coisas boas

para latitudes mais baixas.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu, o ar frio é tão grande que a na segunda metade da outra semana ele avançaria com força até SP com temperaturas entre 0C e +4C em 850hpa sobre praticamente todo Estado.

 

No mais, RS/SC congelarão por uma semana, com pequena chance de neve mais uma vez.

 

Ah, antes que eu me esqueça: 1040hpa em Buenos Aires virou mato (by catarinenses)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.