Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Para quem acha que "vento forte", " tornado" e "até furacões" são coisas do aquecimento global, veja o trecho do livro:

 

Viagem ao Rio Grande do Sul- Saint-Hilaire, Auguste de-Editora Itatiaia

 

Tronqueira, 13 de abril de 1821-Acompanhada de violenta ventania a chuva prosseguiu noite adentro.Durante toda a manhã tivemos alternativa(deve ser alternâncias)de chuva e bom tempo, e quando não chovia o calor era expressivo.

Algumas horas antes do por do sol o céu apresentou-se coberto de negras e espessas nuvens e logo teve início um verdadeiro furacão, o mais terrível que tenho presenciado em minha vida. A escuridão era tamanha que dificilmente se podia ler. Por todos os lados o céu era riscado por relâmpagos. As trovoadas sucediam-se, sem interrupção, e o ronco do vento sul ultrapassava o ruído do trovão, dada a sua violência. ...tudo que se achava sobre a mesa foi levado pelo vento, corri para fechá-las, mas nesse momento, uma parte do telhado foi arrebatada, e , appesas da casa ser nova, pedaço da parede, construída com tijolo e barro, foi derrubado pelo furacão e entulhado por cima das malas. A água caía torrencialmente dentro de casa; pedaços de telhas voavam ao redor de mim. Estava ferido numa coxa e temendo maiores acidentes corri para o quarto vizinho...Ao fim de 7 ou 8 minutos a intensidade do furacão diminuiu. ....

 

Claro que não deve ter sido uma furacão. Mas, a descrição é impressioante. As construções não tinham tanta solidez como hoje em dia. Não havia tanta preocupação com as estruturas da região, que eram frágeis.

A descrição de que foi um furacão é que achei engraçada. Foi um temporal somente? Foi um vento extremo? Uma 'microexplosão"?

 

Acho que foi uma chegada de uma frente fria...com certeza.

 

mais adiante cita;

 

o furacão quebrou todas as espigas de um belo milharal, prestes a ser colhido; desfolhou todas as laranjeiras e arrancou figueiras e enormes ipês que assombreavam o pátio.

 

Aqui, temperatura agora de 9.4°C

está uma sensação térmica bastante baixa lá fora.

Link to comment
Share on other sites

O Marcos deve estar feliz. Depois dia um dia gelado como foi ontem, hoje foi mais um belo dia de inverno em POA. Mínima de 6,8C, máxima de 15,9C, sol e apresentando um belo resfriamento agora no anoitecer.

 

Reclama, Marcos!!!

Hum.... tem vento E a 10,0 km/h no momento. Será sorte se não vierem nuvens!! :twisted:

 

Hehe, brincadeira!!

 

Aqui em casa deu variação de 7,7° a 15,9°. A u.r. não baixou de 57%. E sol. Típico dia de frio portoalegrense. Mas amanhã tudo muda com frente quente, depois aquecimento no domingo e uma nova frente fria com potencial de tempestades (vejam a MetSul). Ou seja: teremos loucura total pela frente!!

 

Agora faz 10,2°com 69%. Queda lenta a 0,3°/h devido ao vento. Céu limpo!

 

Abraços reclamões!!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, obrigado pelo comentário.

Pessoal, como aqui não é tempo severo...(discussão)...a vida continua...e eu com a minha certeza.

 

Ao Eric,

 

Alertas e Avisos de Tornados

 

Um alerta de tornado é um anuncio da possibilidade que tornados podem desenvolver em uma área designada durante um periódo especifico. O alerta é geralmente anunciado uma hora antes de ser oficializado e cobre uma área de 65,000 km^2* por um periodo de 6 horas. Nos Estados Unidos, alertas de tornados são anunciados no National Severe Storms Forecast Center (NSSFC) em Kansas City, Missouri. Dentro de 35 a 40 porcento destas previsões são corretas, quer dizer que um ou mais tornados ocorrem dentro da região. As previsões incorretas existem em casos quando tornados ocorrem fora mas proximas nas regiões indicadas.

 

Um quadrado aproximadamente 250 km por 250 km.

 

Certo, Se você tiver algo do tipo,

http://www.stormpredator.com/

 

o quadrado (grid) pode ser reduzido a uns 50 km x 50 km.

 

Com GPS, então. Fica bem simples.

 

LCD_Animation2.gif

 

 

Ótima explicação Mafili.

 

Só mais uma pergunta,o programa estava rodando em um notebook ou no GPS?

 

abrs

Link to comment
Share on other sites

Vento oceânico entrou em Americana por volta das 20h, baixou a temperatura e a visibilidade e aumentou de forma expressiva o vento. Neste momento (22h30), uma fina nebina recobre a cidade, venta de sul e a temperatura está em 17,0°C. Na Capital temos 18°C. Somente a título de comparação: 25°C em Ribeirão Preto.

Link to comment
Share on other sites

E agora PH, como fica Soledade? Rajada de 124km/h em Canela. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Uma coisa é rajada isolada em temporal, outra é média de vento e média de rajadas :lol:

Brincadeiras à parte, mas o tornado de Canela, está sendo disparado o fenômeno do ano ;):D

Está frio demais em Soledade Alto da Serra do Botucaraí,a temperatura de 4º aqui em casa e 4.7º no Inmet, dando sensação térmica média de -3º, e de -7.4º em função da rajada de 34 km/h às 22:00.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

SM com rápida pancada aqui onde moro com vento de E-Se... Indicativo de rajada em 36Km/h há duas atualizações atrás pelo INMET e na última atualização SBSM com 7°C; 1021 hPa e vento (Se) à 18Km/h... INMET com 8.1°C e indicativo de rajada em 29.52Km/h... Nebulosidade avançando de W-No...

 

Atualização: SM com trovoadas... Céu extranhíssimo... Nuvens escurecidas, aberturas entre nuvens, céu limpo para So-S-Se... Muito estranho... Aqui venta fraco... SBSM com 7°C e INMET com 8.0°C e indicativo de rajada (Se) em 30.9Km/h...

 

Atualização 10:00h: Sol, céu "limpo" e 9°C na BASM com 10.4°C no INMET...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Vejam as temperaturas:

 

21h: 6.4ºC

22h: 2.9ºC

23h: 7.8ºC[/b]

 

Que houve em SJ a noite passada? Seria o Vento sudeste às 22h? Viração rápida?

 

:shock:

 

Meu primo, de Canela, Rua Fernandeo Ferrari, bairro centro, me disse que lá tá muito abafado com vento morno e garoa... Segundo o mesmo: "Aqui vento norte acelarado, esquentando, ficando abafado, parece repeteco de quarta. Há pouco chuviscou, sol e chuvisco"...

 

Por aqui, SBSM com 10°C; 1022; 87% e vento (Se) à 22Km/h... INMET com 11.2°C; vento (N-Ne) à 15Km/h com indicativo de rajada em 28Km/h... Após um sol radiante e céu azul, começa à nublar...

 

Já que estou com uma página exclusiva :D ... Começa garoa de novo aqui... A sensação é de friagem... Vou aguardar as próximas atualizações das 13:00h...

 

Peru decreta Estado de Emergência devido ao frio... Chegou à -20°C...

 

Defesa Civil está monitorando o estado e em Canoas famílias podem ser abrigadas em outros locais... Na "prainha" do Paquetá Agentes de Saúde estão fazendo "trabalhos de conscientização"...

 

Aqui, nova carga de trovoadas e chuva pesada... Sem alterações significativas desde as últimas atualizações...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Canela está na sua mínima do dia: 4,9C (Em Casa) e 4,1C (INMET)

 

Amanhã, se não nublar de madrugada, gea lá em casa e negativa no Castelinho.

 

 

Adivinhem o quê aconteceu? NUBLOU!!!!!!

 

E a minha mínima foi no início da madrugada e ficou em 3,9C.... :evil: :evil:

Aqui em POA foi o vento E refortaleceu e estancou a mínima. Minha mínima foi de 8,5° à meia-noite. Passei praticamente a totalidade da madrugada com 9° e atingi 10,0° às 7:29. O tempo em Canela deve ter nublado devido ao mesmo vento E.

 

O mais interessante é que a umas 2 h atrás tinha sol, mas o tempo fechou com altoestratus se formando ao norte. Tivemos trovoadas e choveu até moderado. Entroua frente quente, hehe! Pelo satélite se pode ver a formação de instabilidade pelo jato, pegando a faixa S do Planalto, a serra, a Depressão Central e o E do RS.

 

Já tive máxima de 18,9°. Agora faz 16,1° com 79% com acumulado de 2,2 mm de chuva. Ainda chove fraco. Venta de ESE a 3,7 km/h.

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

A frente quente estragou o forte declinio da temperatura ao longo da madrugada,poderiamos ter ido abaixo de zero se a nebulosidade tivesse entrado apenas pela manha e nao no inicio da madrugada.Ocorreram varias pancadas de chuva ao longo do dia com algums periodos de sol,nao há mais nada de ar frio na regiao.

 

TEMP.MIN: 4.8[bAIXADA] 8.0[iNMET] 9.4[ALTO PARQUE]

TEMP.MAX:21.7[bAIXADA]20.8[iNMET]20.4[ALTO PARQUE]

CHUVA: 4.4 MM[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há exatamente 1 ano atrás o RS vivia a mais intensa onda de frio desde 2000.

 

 

Exato!!Com diferença de 1 dia em relaçao a este ano.O dia 24/07/09 caia numa sexta e o apice ocorreu em um sabado dia 25.Inesquecivel!!Essa foi a maior onda de frio que ocorreu aqui em santa rosa desde que eu moro no RS.[25 anos]A de 2000 nao conseguiu nem chegar perto nas temperaturas minimas e maximas como na do ano passado aqui na regiao.

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há exatamente 1 ano atrás o RS vivia a mais intensa onda de frio desde 2000.

Máxima de 10,4° aqui em casa com sol e vento no dia 24 e mínima de 1,5° com um geadão no dia 25! Geou SOBRE a minha casa nos dias 25, 26 e 27! Fantástico!!

 

Agora tenho 14,5° com + de 88%. Foram apenas 3,5 mm de chuva no dia de hoje. Amanhã esquenta e vem mais!

 

Abraços recordados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

É... O tempo severo vai "bombar"... Aqui tudo, ainda, na normalidade... SBSM com 11ºC; 100%; 1017 hPa e Vento (Se) à 9,26 Km/h... Esperemos pelo "menos pior"...

 

Alguma notícia sobre Uruguaiana, Bagé, Livramento, São Borja???

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há exatamente 1 ano atrás o RS vivia a mais intensa onda de frio desde 2000.

 

 

Exato!!Com diferença de 1 dia em relaçao a este ano.O dia 24/07/09 caia numa sexta e o apice ocorreu em um sabado dia 25.Inesquecivel!!Essa foi a maior onda de frio que ocorreu aqui em santa rosa desde que eu moro no RS.[25 anos]A de 2000 nao conseguiu nem chegar perto nas temperaturas minimas e maximas como na do ano passado aqui na regiao.

 

Aqui no leste do Estado 2000 foi mais "bombástico", digamos assim. Porém essa onda de 2009 ficou marcada pelo frio extremo com sol à pino. POA mais uma vez teve máxima abaixo de 10C e Canela teve máxima de 5,5C no INMET sem uma nuvem no céu e registrei -9,0C no Castelinho em uma medição fora dos padrões. Foi histórico para a gente.

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há exatamente 1 ano atrás o RS vivia a mais intensa onda de frio desde 2000.

 

 

Exato!!Com diferença de 1 dia em relaçao a este ano.O dia 24/07/09 caia numa sexta e o apice ocorreu em um sabado dia 25.Inesquecivel!!Essa foi a maior onda de frio que ocorreu aqui em santa rosa desde que eu moro no RS.[25 anos]A de 2000 nao conseguiu nem chegar perto nas temperaturas minimas e maximas como na do ano passado aqui na regiao.

 

Aqui no leste do Estado 2000 foi mais "bombástico", digamos assim. Porém essa onda de 2009 ficou marcada pelo frio extremo com sol à pino. POA mais uma vez teve máxima abaixo de 10C e Canela teve máxima de 5,5C no INMET sem uma nuvem no céu e registrei -9,0C no Castelinho em uma medição fora dos padrões. Foi histórico para a gente.

 

Eu acho que vai demorar para repertir esses valores do ano passado.Mas o clima sempre nos surpreende.Quanto a neve,a ultima neve de verdade registrada aqui an cidade foi em julho de 1976.Neve com flocos.Depois houveram registros de neve granulada e etc.....Se no noroeste argentino,centro norte e oeste do paraguai nevou pela 1° vez em 100 anos,nao posso reclamar que nao tenha mais nevado nos ultimos 34 anos aqui. :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao dia 24/07/2009,foi um dia memoravel,reproduzo o meu balanço daquele dia postado na Metsul e no meu outro foum que participo:

 

Amigos,

 

Tivemos um dia memoravel,nao muito pela minima[superada ainda no ano

passado]mas pela maxima,foram poucos as vezes em que a maxima havia ficado de 1

digito aqui na baixada e foi a 1º vez que isso ocorreu com tempo bom.

 

TEMP.MIN: -4,8[bAIXADA] -3,6[PARQUE] -3,2[iNMET] -1,5[CENTRO]

TEMP.MAX: 9.2[bAIXADA] 7.5[PARQUE] 8.4[iNMET] 8.9[CENTRO]

 

E quanto ao dia 25/07/2009 entao,foi de uma emoçao sem tamanho:

 

Foi mais um dia memoravel aqui em santa rosa,onde foi registrada a temperatura

mais baixa em decadas,negativou em toda a cidade,com forte formaçao de geada na

area central,onde nao geava forte desde o ano de 2000.Tivemos a 20° geada e a

13° temperatura negativa deste ano.

 

TEMP.MIN: -6.5[baixada] -4.7[inmet] -4.5[parque] -2.0[CENTRO]

TEMP.MAX: 12.8[bAIXADA] 12.4[iNMET] 11.5[PARQUE] 13.0[CENTRO]

 

Memoravel e na qual nunca mais esquecerei!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui iniciou um pancadão, após até a lua poder ser vista à N-No... Novamente pancada-trégua-pancada... Aguardemos... A carga está aumentando...

 

Atualização 23:00h: Pode até parecer "brincadeira", mas novamente aberturas à S-Se e No-N-Ne deixam a noite muito esquisita... Novamente é possível ver o clarão da lua para um lado e dê-le garoa fininha por outro...

 

SBSM com 11°C; 1018 e vento pífio... INMET com 12.4°C e indicativo de rajada em 14Km/h... Tudo de N-Ne...

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Algum expert poderia me dizer qual onda foi mais marcante na Mantiqueira a de 94 ou 2000?

 

Não tenho os dados da Mantiqueira, mas posso adiantar que, com base nos dados do Inmet de Sampa (94 deu 0,3ºC e 2000 se não me engano não baixou dos 3,0ºC), em 94 fez mais frio na Mantiqueira. Chuto uns -5/6ºC para Campos do Jordão tanto na onda polar do final de julho como a de início/meados julho (dia do jogo Brasil x Holanda, gol do Branco de falta!).

Link to comment
Share on other sites

Algum expert poderia me dizer qual onda foi mais marcante na Mantiqueira a de 94 ou 2000?

 

Não tenho os dados da Mantiqueira, mas posso adiantar que, com base nos dados do Inmet de Sampa (94 deu 0,3ºC e 2000 se não me engano não baixou dos 3,0ºC), em 94 fez mais frio na Mantiqueira. Chuto uns -5/6ºC para Campos do Jordão tanto na onda polar do final de julho como a de início/meados julho (dia do jogo Brasil x Holanda, gol do Branco de falta!).

Em 2000 fez negativa na estação da USP em SP. Mas a recordação de frioque tenho é de 94. Como fez frio naquele ano!

Link to comment
Share on other sites

Algum expert poderia me dizer qual onda foi mais marcante na Mantiqueira a de 94 ou 2000?

 

Não tenho os dados da Mantiqueira, mas posso adiantar que, com base nos dados do Inmet de Sampa (94 deu 0,3ºC e 2000 se não me engano não baixou dos 3,0ºC), em 94 fez mais frio na Mantiqueira. Chuto uns -5/6ºC para Campos do Jordão tanto na onda polar do final de julho como a de início/meados julho (dia do jogo Brasil x Holanda, gol do Branco de falta!).

Em 2000 fez negativa na estação da USP em SP. Mas a recordação de frioque tenho é de 94. Como fez frio naquele ano!

 

Realmente a estação do IAG da USP é mais fria que a do Mirante de Santana do Inmet. Fico pensando, se deu 0,3ºC em 94 no Inmet, quanto teria dado então na USP?! Por nada não, mas beira os -3ºC! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Tava dando uma olhada no Inpe e realmente vêm coisa boa lá para o dia 02. Melhor: o bloqueio seria vencido! :mrgreen: A linha de 6ºC atinge Sampa, o frio vai subindo bonito para cima. Não é uma MP da intensidade da última, porém o que parece que ajuda é que ela terá caminho aberto. (talvez pela possível formação de um ciclone).

 

A serra RS/SC fica sob a linha de 3ºC, enquanto que 2/3 do RS sob a linha de 0ºC.

 

Ainda está longe, mas com os dados de até agora não dá paa arriscar um palpite de Neve?

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

As maravilhas que a natureza propicia... Pois aqui, devido aberturas à Ne-E o sol até está "dando as caras"...Mas duas linhas de nebulosidade escurecida, tanto à So-S-Se quanto à No-N-Ne, avançam de W... Outra, chove por toda a região So-S do estado com ventos até moderados e São Gabriel com vento e rajada em '0.0' Km???...

 

Aqui, após SBSM e INMET baterem 17°C, na última atualização SBSM baixou à 14°C e INMET à 13.9°C... 1012 hPa e vento (No-N) à 9Km/h na BASM... INMET com indicativo de rajada (So-W) em 18.7Km/h...

 

SyS!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.