Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

 

Eita!!!!!!! Que absurdo de baixada!!! Sinal de que teremos mínimas muito, mas muito impressionantes nesta região. Será que batemos os dois dígitos abaixo de zero numa onda de frio alá 2000???

[b]-Nós leigos, temos de ir aprendendo com a prática.Tenho de reconhecer, a força do Castelinho Bruno,e claro que nada é conclusivo, mas como bem dito pelo Caio, as mínimas lá são respeitáveis.

-Por um lado minha tese de que a continentalidade intensifica o efeito de baixada, não está se confirmando :oops:

- Por outro lado, a minha tese de que as baixadas do RS, estão em pé de igualdade com as de SC e PR está se confirmando :twisted: 8-) [/b]

 

Aqui a continentalidade esta intensificando o efeito baixada,sim,Paulo.E isto que nao tenho quase nada de ar frio aqui na regiao,a primeira continental de verdade que chegar,vou negativar.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, com R$500,00 você compra um abrigo profissional da Davis e uma estação meteorológia amadora (completa!) e poe essa baixada pra brigar de igual pra igual com a baixada x e y. Se quizer posso te ajudar na compra... Aproveite que o dolar ta baixo e poe seus registros no mapa.

Imagina Delai.Mas só pra explicar, eu já pensei na ideia de instalar uma destas profi,só que o sogro tá pra vender a propriedade, e aí,não teria nenhum lugar lá para deixar em segurança ;)

Outro problema lá é o sinal, não pega nem celular na baixada, somente lá em cima da coxilha :D

Mas está em tempo, tenho ainda a opção da enorme baixada da Picada Rosa, em Fontoura Xavier, nos familiares de minha sogra, o Pantera fica baixadinha perto dela.

Como o objetivo é para captação de mínimas,te dou razão num aspecto, o abrigo, sendo bom, com qualquer termômetro de máxima e mínima resolve.

A não ser que seja uma destas Davis que vc falou que registra todos os dados, claro que seria melhor, mesmo que não on line.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a continentalidade esta intensificando o efeito baixada,sim,Paulo.E isto que nao tenho quase nada de ar frio aqui na regiao,a primeira continental de verdade que chegar,vou negativar.

- Vou explicar melhor Ilson.O efeito da continentalidade existe sim, e sempre fui um dos maiores defensores disto aqui no BAZ.Só que este efeito é exercido em todos os relevos, para mínimas, exemplo:

-Um topo em S Rosa, com altitude de 300m, terá pela continentalidade, mínimas menores que um topo com os mesmos 300m, ao lado do litoral,enfim relevos equivalentes, a mesma coisa.Há um componente a mais que é altitude, neste comparativo de S Rosa com o Castelinho, ou com o Pantera, os dois últimos acima de 600m.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a continentalidade esta intensificando o efeito baixada,sim,Paulo.E isto que nao tenho quase nada de ar frio aqui na regiao,a primeira continental de verdade que chegar,vou negativar.

- Vou explicar melhor Ilson.O efeito da continentalidade existe sim, e sempre fui um dos maiores defensores disto aqui no BAZ.Só que este efeito é exercido em todos os relevos, para mínimas, exemplo:

-Um topo em S Rosa, com altitude de 300m, terá pela continentalidade, mínimas menores que um topo com os mesmos 300m, ao lado do litoral,enfim relevos equivalentes, a mesma coisa.Há um componente a mais que é altitude, neste comparativo de S Rosa com o Castelinho, ou com o Pantera, os dois últimos acima de 600m.

 

Nao esqueça de adicionar aí o ar seco.Tá mais que provado que o ar seco é determinante para se obter o maximo de declinio na temperatura,nao adianta ter muito ar frio e ar mais umido,o exempli classico disso que eu falo é aqui,pouco ar frio,mas muito seco.

Link to comment
Share on other sites

Ontem e hoje,o ar secou muito aqui em santa rosa,tanto que as minimas baixaram em toda a cidade,em relaçao ao restante da semana.Já é o segundo dia que o inmet daqui registra minima menor que o de soledade e canela,devido a secura maior do ar.O que me intriga ainda,é porque isso nao ocorre em outra cidades proximas daqui.Como santo augusto,cruz alta e principalmente sao luiz gonzaga.

Link to comment
Share on other sites

é algo tao surreal que acontece aqui,que a metsul tambem nao conseguiu se aproximar da minima em sua previsao para santa rosa,quando a tendencia foi de aumento da temperatura minima na maior parte do RS,aqui se deu o contrario,mas a metsul é o unico instituto de previsao que mais acerta na temperatura daqui da cidade.Nem os modelos conseguem se aproximar,se eu foxsse atraz do gfs,a minima nao teria baixado dos 11°c aqui na cidade esta semana.E deu no que deu.

Me digam outra coisa,porque quaraí destoa tanto na minima em comparaçao a cidades proximas?Nem livramento,alegrete,sao gabriel e uruguaiana batem esta cidade,e todas ficam no oste-sudoeste gaucho e possuem altitudes parecidas,qual o fator que faz quaraí ser diferente nisso?

Link to comment
Share on other sites

é algo tao surreal que acontece aqui,que a metsul tambem nao conseguiu se aproximar da minima em sua previsao para santa rosa,quando a tendencia foi de aumento da temperatura minima na maior parte do RS,aqui se deu o contrario,mas a metsul é o unico instituto de previsao que mais acerta na temperatura daqui da cidade.Nem os modelos conseguem se aproximar,se eu foxsse atraz do gfs,a minima nao teria baixado dos 11°c aqui na cidade esta semana.E deu no que deu.

Me digam outra coisa,porque quaraí destoa tanto na minima em comparaçao a cidades proximas?Nem livramento,alegrete,sao gabriel e uruguaiana batem esta cidade,e todas ficam no oste-sudoeste gaucho e possuem altitudes parecidas,qual o fator que faz quaraí ser diferente nisso?

Ilson, vem cá, tu viu a temperatura do Castelinho?

E tu achas que aqui foi muito diferente?Mais tarde consigo os dados do Tuias e do Farroupilha, deve ter ficado nesta média mesmo,de 2 a 4º.

Raciocina comigo, se tu tivesse aí em S Rosa uma baixada com 600m de altitude, cercada por coxilhas de mais de 700m,a mínima deste local teria chegado frouxo aos -10º quando deu -8.5º aqui. ;)

E me diz uma coisa,tu conhece pessoalmente onde está a automática do Inmet de S Rosa?

É topo, topo mesmo, ou altiplano, encosta, semi-baixada?Se me tirar esta dúvida, aí realmente não consigo entender o que ocorre na tua cidade. :D

Link to comment
Share on other sites

é algo tao surreal que acontece aqui,que a metsul tambem nao conseguiu se aproximar da minima em sua previsao para santa rosa,quando a tendencia foi de aumento da temperatura minima na maior parte do RS,aqui se deu o contrario,mas a metsul é o unico instituto de previsao que mais acerta na temperatura daqui da cidade.Nem os modelos conseguem se aproximar,se eu foxsse atraz do gfs,a minima nao teria baixado dos 11°c aqui na cidade esta semana.E deu no que deu.

Me digam outra coisa,porque quaraí destoa tanto na minima em comparaçao a cidades proximas?Nem livramento,alegrete,sao gabriel e uruguaiana batem esta cidade,e todas ficam no oste-sudoeste gaucho e possuem altitudes parecidas,qual o fator que faz quaraí ser diferente nisso?

Ilson, vem cá, tu viu a temperatura do Castelinho?

E tu achas que aqui foi muito diferente?Mais tarde consigo os dados do Tuias e do Farroupilha, deve ter ficado nesta média mesmo,de 2 a 4º.

Raciocina comigo, se tu tivesse aí em S Rosa uma baixada com 600m de altitude, cercada por coxilhas de mais de 700m,a mínima deste local teria chegado frouxo aos -10º quando deu -8.5º aqui. ;)

E me diz uma coisa,tu conhece pessoalmente onde está a automática do Inmet de S Rosa?

É topo, topo mesmo, ou altiplano, encosta, semi-baixada?Se me tirar esta dúvida, aí realmente não consigo entender o que ocorre na tua cidade. :D

 

Nao conheço pessoalmente o inmet daqui,porque esta errado a localizaçao no mapa e as coordenadas tambem.Mas pela altitude que consta[se for de fato verdadeira essa altitude] ela fica no topo sim.Nao existe praticamente nenhum lugar acima dos 300 mts aqui na cidade,apenas o parque passa disso,e registrou minima inferior ao do inmet,apesar de estar quase 40 metros mais elevado.

 

E raciocina comigo o seguinte: se voces tivessem a secura que esta regiao tem,voces teriam chego facilmente a -10.Pra voce ver como essas 2 regioes possuem 2 fatores para o declinio da temperatura,o ar mmais seco daqui e a altiude daí.Se houvesse a combinaçao desses dois fatores em uma mesma regiao,as minimas seriam as mais baixas do brasil.

 

 

Eu já enviei diversos e-mails ao inmet para saber as coordenadas certas da automatica daqui e nunca me retornaram uma resposta.Se alguem conseguir me ajudar nisso,poderei localizar exatamente onde fica a estaçao e ter uma ideia do seu relevo em volta.

Link to comment
Share on other sites

Nao conheço pessoalmente o inmet daqui,porque esta errado a localizaçao no mapa e as coordenadas tambem.Mas pela altitude que consta[se for de fato verdadeira essa altitude] ela fica no topo sim.Nao existe praticamente nenhum lugar acima dos 300 mts aqui na cidade,apenas o parque passa disso,e registrou minima inferior ao do inmet,apesar de estar quase 40 metros mais elevado.

Quer dizer que o Parque está mais elevado que o Inmet?Estranho ele ter nesta situação de hoje, a mínima menor.

E raciocina comigo o seguinte: se voces tivessem a secura que esta regiao tem,voces teriam chego facilmente a -10.Pra voce ver como essas 2 regioes possuem 2 fatores para o declinio da temperatura,o ar mmais seco daqui e a altiude daí.Se houvesse a combinaçao desses dois fatores em uma mesma regiao,as minimas seriam as mais baixas do brasil.

Exatamente.

 

 

Eu já enviei diversos e-mails ao inmet para saber as coordenadas certas da automatica daqui e nunca me retornaram uma resposta.Se alguem conseguir me ajudar nisso,poderei localizar exatamente onde fica a estaçao e ter uma ideia do seu relevo em volta.

Ótimo.

Link to comment
Share on other sites

Vou dar minha opinião de observador, afinal mesmo sendo leigo, aprendi como radialista a absorver e assimilar novos conhecimentos.

Tenho observado que:

-Nos grandes vales que acompanham os leitos dos rios no RS, a capacidade de retenção de ar frio é extraordinária.

-Cito alguns exemplos, existem outros além destes:vale do Rio Buricá,e Rio Santa Rosa, aí pertinho do Ilson e do Ricardo, vale do Rio das Antas, especialmente entre Jaquirana e Ausentes, Bom Jesus(deve ter as menores mínimas do estado, por se tratarem de baixadas em elevada altitude); ao norte da cascata do Caracol em Canela, tem este formato,vale do Rio Guaporé,entre Esmeralda e Tupanci do Sul, tem um vale parecido, e deixei por último a minha região,vale do Fão, Forqueta e Rio Pardo, igualmente poderosos em reter ar frio.

Resumindo:

- As baixadas, situadas dentro de outra baixada maior (vale dos rios)são os verdadeiros poços frios do RS. ;)

- O Pantera, é uma baixada dentro de outra baixada, o Vale do Fão, que fica entre dois anteparos (coxilhas) de FX e de Soledade.

- Admito que o Ronaldo não tenha ainda encontrado a baixada ideal de SC, ela deve estar mesmo nestes vales de rios, com altitudes acima de 1500m. :DMas eu é que não vou dar o mapa da mina para ele :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui céu azuladíssimo com muitas cirrus e stratus compondo um lindo visual azul e branco... Saímos de 5°C para atingirmos 25°C agora; URA em 39% com vento (N-Ne) à 5.56Km/h... INMET com 43% e vento (Ne) à 10Km/h com indicativo de rajada em 17.54Km/h... Aspecto de pancada se conformando...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

O ar extremamente seco afundou as temperatura neste domingo aqui em santa rosa,sendo registrado a menor do ano até entao nos 4 pontos da cidade,tendo sido muito provavel a ocorrencia de geada no interior do municipio.Se o ar seco derruba a temperatura durante a madrugada,faz com que ela dispare a tarde,principalmente com o vento norte soprando e transportando ar quente,a amplitude termica registrada hoje,foi a maior do ano e uma das maiores nestes ultimos 14 anos de monitoramento[24.8°c]

 

TEMP.MIN: 3.7[bAIXADA] 7.2[iNMET]

TEMP.MAX:28.5[bAIXADA]26.8[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

A amplitude térmica foi a marca do dia de hoje. Nada como os dados do Ilson, mas variei de 10,9° a 25,8°, o que dá variação de 14,9°! Na automática do INMET variou de 10,1° a 25,8° (deu 9,6° na convencional). O interessante é que o vento NO manteve a temperatura prolongadamente elevada no dia de hoje.

 

Estive hoje no Jardim Botânico de POA e pude perceber que, realmente, a região é mais fresca que minha casa. E ainda há locais que são mais frios do que a estação, ainda que sendo áreas bem restritas.

 

Ainda fez 10,7° em Tramandaí (creio que a menor do ano) e 11,3° em Torres. Soledade deu 11,8° no INMET.

 

Agora tenho 21,1° com 55%, o que dá p.o. de 12,2°. Venta de SE a 4,0 km/h. Os cirrus aumentaram.

Link to comment
Share on other sites

Observador da MetSul Meteorologia registrou 1,8°C em Canela

 

A madrugada deste domingo foi marcada por frio e enormes variações de temperatura dentro de uma mesma cidade, de acordo com a MetSul Meteorologia. Em Canela, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de 9,1ºC perto do aeroporto local, mas estação de um colaborador da MetSul Meteorologia em baixada na área do Parque do Caracol, também em Canela, acusou 1,8ºC, a menor temperatura até agora registrada por estação meteorológica no Rio Grande do Sul neste ano. O observador local informou que houve geada.

 

Na Serra, pontos de baixada tiveram muito mais frio que locais altos, em alguns casos distantes poucas centenas de metros. Em Farroupilha, estação situada na área urbana e de maior altitude acusou 10,2ºC, mas no mesmo município, estação automática localizada no Vale da Vicentina, indicou 4,1ºC.

 

Já em Santa Rosa, no Noroeste, a estação do Inmet na cidade assinalou mínima de 7,2ºC, mas outra, mantida por observador da MetSul em baixada na área urbana, acusou 3,7ºC. "O ar mais frio, e mais pesado, concentra-se nas baixadas e, por isso, surgem grandes diferenças de temperatura em noites de céu limpo e ar bastante seco", explica o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall. A semana que começa, contudo, não promete sustentar esta seqüência de noites frias, já que as áreas de instabilidade de hoje para amanhã e de quinta para sexta trazem maior umidade, nuvens e chuva.

 

Porto Alegre teve neste domingo seu quinto dia seguido de temperatura baixa, a quarta de um dígito. Apenas no sábado não houve marca abaixo de 10ºC devido ao intenso nevoeiro que se formou muito cedo. A mínima na cidade neste domingo foi registrada na estação do Sistema Metroclima em Belém Novo com 8,2ºC. Nos demais pontos da cidade, a rede do Metroclima acusou 9,6ºC na Avenida Sertório; 11,3ºC no Menino Deus; e 11,7ºC no Moinhos de Vento. A ausência de neblina hoje em grande parte da Capital e o céu totalmente limpo na madrugada favoreceram o forte declínio da temperatura.

 

As mínimas em sequência, em Porto Alegre, foram registradas na estação de Belém Novo. Na quarta-feira (28/04) fez 7,9ºC; na quinta-feira (29/04), 7,4ºC; na sexta-feira (30/04), 9,1ºC;, no sábado (01/05), 10,3ºC e no domingo (02/05), 8,2ºC.

 

Fonte: MetSul Meteorologia

Link to comment
Share on other sites

Muito caro :?

Eu gastaria mais com o vinho do que com a viagem :lol: .

 

Ah, estou praticamente confirmando minha presença no ebaz.

 

Em Matão, 19,4°C. Máxima de 26,9°C em uma tarde linda de céu azul.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, me mudei para uma casa na Palhoça, na grande Fpolis, é uma cidade que fica aos pés de morros de 900m e não longe dos picos da serra catarinense. Acho que o efeito baixada deve ser bem pronunciado, estou bem otimista para o inverno.

 

Noite passada, a mínima foi 15,1°C no INMET/São José e aqui na Palhoça ficou 12,5°C!

Link to comment
Share on other sites

Eu fico com pé atrás com essas tal ondas de frio "democráticas", chegando até Amazônia, historicamente quando isso ocorre geralmente funcionam muito bem para o Sul, mas depois de um tempo vem um certo marasmo, um longo período estável.

Nas ondas "democráticas" é bom para o centro-oeste da Região Sul. O parte do leste quase sempre se ferra, em especial o litoral gaúcho.

 

Do mais, a umidade subiu e a temperatura mal caiu. Tenho 18,9° com 80%. O p.o. está em 15,3°, o maior do dia. Temos cirrus e vento ESE a 1,8 km/h. Pressão caindo: 1014,0 mb.

 

Abraços democráticos!

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

Fantastica marca Bruno! Que diferenca que uma baixada profunda faz em dias de clima estavel! Veja a diferenca tambem do Inmet/SJ para o Perico. Nesses dias, quanto mais estacoes tivermos, melhor.

Link to comment
Share on other sites

15,6ºC agora. Se continuar como está, chego a uns 12 +-. Já seria uma

boa marca...

 

Os modelos globais começaram a convergir para uma erupção de ar frio em 120hs no Cone Sul. Algumas rodagens inclusive já sugerem uma intensidade bastante interessante. Vem coisa boa por aí!

 

CONM DADOS DE HOJE DE NOITE, FRIO INTENSO DE SEXTA EM DIANTE. PEGARÁ ATÉ O ACRE/RONDÔNIA E EXTREMO-SUDOESTE DO AM.

 

GEADAS AMPLAS.

 

Então esta é uma boa notícia, já que nos últimos anos não temos tido muitas ondas de frio

democráticas. Tivemos uma bem interessante em Abril, e nada melhor do que começar bem

Maio. 8-)

Rodada das 18Z mantém o frio forte.

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

Consegui falar com o Eliano hoje, a mínima ontem no Parque das Tuias ;foi de 3.5º, com geada;mesmo ficando acima do Castelinho, ganhou até de várias estações de SJ, perdendo para Urupema que deu 3º Pericó, com 0.9º. :D :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Ainda são apenas projeções mas o que mais chama a atenção nas rodagens acerca da próxima onda de ar frio a atingir o Cone Sul no final desta semana é a sua provável duração. Como mostram as projeções, o anticiclone é amplo e tende a ficar estacionado entre a Pca. Buenos Aires, o Prata e o Sul do Brasil, recebendo ao longo de sua trajetória ainda mais reforço frio direto do sul do continente. Neste momento os modelos mostram que o anticiclone pode ter um lento deslocamento para o norte, evitando o comum aquecimento acelerado destes bolsões de ar frio quando do atingimento das zonas tropicais ou a sua incorporação ao ASAS. Esses fatores combinados ocasionariam um período de aproximadamente 10 dias de efeitos bastante pronunciados do anticiclone, com temperaturas baixas e máximas comportadas. Talvez aí um indicativo de que maio possa ficar pelo menos dentro da média se tivermos outra erupção de ar frio significativa no decorrer do mês.

Link to comment
Share on other sites

Ainda são apenas projeções mas o que mais chama a atenção nas rodagens acerca da próxima onda de ar frio a atingir o Cone Sul no final desta semana é a sua provável duração. Como mostram as projeções, o anticiclone é amplo e tende a ficar estacionado entre a Pca. Buenos Aires, o Prata e o Sul do Brasil, recebendo ao longo de sua trajetória ainda mais reforço frio direto do sul do continente. Neste momento os modelos mostram que o anticiclone pode ter um lento deslocamento para o norte, evitando o comum aquecimento acelerado destes bolsões de ar frio quando do atingimento das zonas tropicais ou a sua incorporação ao ASAS. Esses fatores combinados ocasionariam um período de aproximadamente 10 dias de efeitos bastante pronunciados do anticiclone, com temperaturas baixas e máximas comportadas. Talvez aí um indicativo de que maio possa ficar pelo menos dentro da média se tivermos outra erupção de ar frio significativa no decorrer do mês.

 

Acho que essa situação pode ser um pouco perigosa. Anticiclone com deslocamento lento, estacionado na prata, pode significar bloqueio forte no Brasil. Assim o frio fica bem restrito, as vezes nem SC chega a pegar.

 

Vou torçer como nunca para essa onda de frio, pois no fim da semana volto a Curitiba. Ja não aguento mais o "marasmo" tropical aqui da Bahia...

Link to comment
Share on other sites

Bruno, com os últimos dados apostaria minhas fichas nas baixadas. Com mais advecção e cobertura de nuvens vejo neste momento máximas interessantes nos dias 7, 8 e 9.

 

Rodrigo, me preocuparia se o anticiclone estivesse na direção de se juntar a ASAS. Mas neste momento a posição e a trajetória apresentada não oferece riscos de um aquecimento/bloqueio no curto prazo.

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

 

Nossa! Mínima muito baixa. E veja só a diferença nas temperaturas. Show de bola, Bruno!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.