Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Essa camera fica no centrinho do Capivari, em cima da famosa cervejaria Baden Baden. Ai temos a visao de um shopping pequeno, onde ha algumas malharias. Essa eh a regiao do agito de Campos, e costuma ficar cheia de gente nos finais de semana de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Essa noite a festa é na Mantiqueira! Já tá 5C lá agora! No RS e SC pode ser que as baixadas batam recordes do ano, pois o PO esteve baixíssimo nas respectivas serras. Amanhã acho que pode dar uns 2C no Castelinho. Estou curioso para saber. A diferença da Vicentina para a estação da malharia Anselmi já é de 4C agora. Vamos ver como serão os dados amanhã.

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas seguem em queda, e parece que há mesmo uma grande chance de a próxima manhã ser a mais fria do ano até agora em alguns locais.

 

21:00

 

Campo Alegre: 4,6ºC

Rio Negrinho - Epagri: 7,5ºC

Rio Negrinho - INMET: 11,3ºC

Papanduva: 7,6ºC

Monte Castelo: 8,1ºC

 

Continuo chocado com Campo Alegre. A estação deve estar numa baita baixada, não é possível.

Link to comment
Share on other sites

Essa noite a festa é na Mantiqueira! Já tá 5C lá agora! No RS e SC pode ser que as baixadas batam recordes do ano, pois o PO esteve baixíssimo nas respectivas serras. Amanhã acho que pode dar uns 2C no Castelinho. Estou curioso para saber. A diferença da Vicentina para a estação da malharia Anselmi já é de 4C agora. Vamos ver como serão os dados amanhã.

 

A credito que em areas de baixada daqui do interior da cidade pode dar geada fraca nesta madrugada.O ar está muito seco,a relva registra até 5°c a menos que a temperatura no ar.

Link to comment
Share on other sites

Amigos boa noite!!

 

''Os poços de ar frio'' estao atacando novamente aqui em santa rosa e a temperatura vai desabando em toda a cidade.Pressao em 1018 hpa,URA em 92% e nadad e vento:

 

10.1[baixada] 11.8[parque] 12.1[inmet] 14.6[centro]

 

O parque esta lotado nesta noite devido a fenasoja.

 

 

A amplitude termica para este domingo poderá se fenomenalmente elevada,talvez bata o recorde dos 26.5°c.

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas seguem em queda, e parece que há mesmo uma grande chance de a próxima manhã ser a mais fria do ano até agora em alguns locais.

 

21:00

 

Campo Alegre: 4,6ºC

Rio Negrinho - Epagri: 7,5ºC

Rio Negrinho - INMET: 11,3ºC

Papanduva: 7,6ºC

Monte Castelo: 8,1ºC

 

Continuo chocado com Campo Alegre. A estação deve estar numa baita baixada, não é possível.

Com certeza está num baita ninho de minhoca, by Bruno :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Fechamento mês de abril, dados de vento, em algumas cidades serranas do Brasil,total de 720 horas.

Média das rajadas máximas em km/h:

SJ Ausentes 32,4

Soledade 28,4

S Joaquim 25,5

Passo Fundo 23,6

Vacaria 23,2

Canela 21,7

Campos do Jordão 16,9

Média horária em km/h:

SJ Ausentes 20,3

Soledade 15

Vacaria 11,7

S Joaquim 11

Passo Fundo 10,3

Canela 9,4

Campos do Jordão 5,8

Link to comment
Share on other sites

Abril terminou como o mês mais chuvoso que já registrei, com um total de 419mm aqui no subúrbio carioca, graças ao dilúvio dos dia 5 e 6, quando em apenas 24 horas tive absurdos 287mm(sendo 228mm só no dia 6).Já maio começa sem sinal de chuva, tivemos um sábado de sol e algumas nuvens mas temperatura bem amena, por aqui mínima de 20,6°C e máxima de 27,1°C, com 22,0°C no momento.O tempo deve permanecer estável no Rio até o final da semana.

Link to comment
Share on other sites

Não lembro se foi o Bruno ou o Caio comentando que a diferença de temp e dinâmica entre SP e CJ e muito mais marcada que entre POA e Canela.

Pelo lado da dinâmica, pode até ser, pois bloqueios, enquanto tanto em Sampa quanto em Curita são vistos como sinônimo de temp ponderada diária acima da média (acima do frio vampiro) em CJ bloqueio é garntia de diversão.

Já nas temps... acho que o que dá esta impressão de ser tão gigantesca a variação, é comparar CJ com algum ponto de Sampa bem aquecido pela ilha de calor.

Mas, uma coisa é comparar CJ com oa aeros, que tiveram em 1/5 mínimas de 12 (Guarulhos) e 13 (Congonhas); mas o que dizer dos 7 que fez em Crucutu? e lá não é a Cantareira, é uma área a 800m, como a área urbana da RMSP em geral. Mas, mesmo em Guarulhos, com seus 14,9 em julho e 21,8 em fevereiro (valores de 2001 a 2009) já tem uma ilha de calor em relação a Marsilac-Crucutu, onde os valores são mais frios que os do Inmet/Simepar de Curita.

Ou seja, hoje a diferença foi causada principalmente pela ilha de calor:

2,7 (CJ-VI) a 7 em Marsilac : 4,3 de diferença pela altitude

7 em Marsi a 13 em Congonhas: 6 de diferença pela ilha de calor

Link to comment
Share on other sites

Não lembro se foi o Bruno ou o Caio comentando que a diferença de temp e dinâmica entre SP e CJ e muito mais marcada que entre POA e Canela.

Pelo lado da dinâmica, pode até ser, pois bloqueios, enquanto tanto em Sampa quanto em Curita são vistos como sinônimo de temp ponderada diária acima da média (acima do frio vampiro) em CJ bloqueio é garntia de diversão.

Já nas temps... acho que o que dá esta impressão de ser tão gigantesca a variação, é comparar CJ com algum ponto de Sampa bem aquecido pela ilha de calor.

Mas, uma coisa é comparar CJ com oa aeros, que tiveram em 1/5 mínimas de 12 (Guarulhos) e 13 (Congonhas); mas o que dizer dos 7 que fez em Crucutu? e lá não é a Cantareira, é uma área a 800m, como a área urbana da RMSP em geral. Mas, mesmo em Guarulhos, com seus 14,9 em julho e 21,8 em fevereiro (valores de 2001 a 2009) já tem uma ilha de calor em relação a Marsilac-Crucutu, onde os valores são mais frios que os do Inmet/Simepar de Curita.

Ou seja, hoje a diferença foi causada principalmente pela ilha de calor:

2,7 (CJ-VI) a 7 em Marsilac : 4,3 de diferença pela altitude

7 em Marsi a 13 em Congonhas: 6 de diferença pela ilha de calor

Lucci, seu raciocinio esta perfeito... Concordo integralmente. Na da para comparar com a capital pela ilha de concreto que eh isso aqui! Veja que acomparacao com Marsilac ja mostracomo seria a queda aqui na capital se nao fosse a urbanizacao. Abs

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive a segunda menor temperatura do ano: 10,9°. :D O céu totalmente limpo, totalmente sem vento e a ausência de nevoeiro (nem no aero ele apareceu, onde deu 9°), garantiram o bom resfriamento noturno.

 

Agora temos sol e cirrus e já faz 16,4° com 78%. Efeito do sol entrando no pátio de casa. Vento NO a 3,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!

 

E novamente,o ar estremamente seco derrubou as temperaturas aqui em santa rosa nesta ultima madrugada,registrando novamente a minima do ano no inmet e aqui na baixada.Só nao caiu mais,porque tivemos a entrada de nuvens cirrus apartir das 6:00 da manha.Nao tenho duvida de que tenha geado fraco em areas de baixada descampada no interior da cidade.

 

3.7[baixada] 7.2[inmet]

Link to comment
Share on other sites

Eu desconfiava e fui atrás, pesquisar. A estação de Rancharia, como todos sabem, fica numa bela baixada.

A de Pradópolis fica numa baixada leve, com desnível baixo, e próximo ao Rio Mogi-Guaçu. A de Ariranha fica na Usina Catanduva, com desnível de até 50 metros, uma baixada também, na saída para Palmares Paulista. A convencional de São Simão fica na cidade, mas a cidade é uma baixada. A de Ituverava fica fora da cidade, e também é baixada.

 

Como o Inmet gosta de baixadas, não é mesmo?

 

Uma que não é do Inmet, uma automática de Ribeirão Preto, no Ipê Golf Club, fica dentro da grande mancha urbana, mas fica em baixada. Hoje esta registrou uma mínima inferior a 8°C.

 

Isto não é ruim até certo ponto, porque não se sabe quanto fez nas cidades em si. Acredito que em Ariranha tenha feito uns 12°C e em Pradópolis uns 11°C, igual aqui.

Link to comment
Share on other sites

Rancharia tem mínima incríveis!! Em frio continental frequentemente bate boa parte do RS.

 

Agora tenho 17,9° com 71%. E segue aquecendo a uma taxa de 4,1°/h.

 

Sim, aquela região no geral tem mínimas boas, mas quanto a estação de lá, fica próxima a um rio e é um baixadão. A estação fica a 350m de altitude, mas a cidade, 18km a norte em linha reta, fica a pouco mais de 500m.

 

Aqueles -1,0°C que deu ano passado, creio que na cidade tenha dado uns 2/3°C.

Link to comment
Share on other sites

11,4 aqui em Nova Friburgo, em casa. Onde fica a estação da UERJ é possível ter baixado dos 10°C, já q ela tem apresentado problemas. As 2h50min ela registrava 11,8°C e só voltou a funcionar as 7h30m quando já registrava 14,4°C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Madrugada com uma boa temperatura ra região. Corupá teve mínima de 13,2ºC e Massaranduba de 14,7ºC. As duas estações estabilizaram a queda de temperatura por volta das 2 horas da manhã devido ao nevoeiro. Por volta das 5 horas a visibilidade estava bem reduzida aqui no centro de Jaraguá.

 

Agora céu com poucas nuvens e vento oeste fraco.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS:

 

Mafra: 7,4ºC

Três Barras: 3,0ºC

Canoinhas: 5,1ºC

Papanduva: 3,9ºC

Monte Castelo: 3,7ºC

Irienópolis: 5,5ºC

Rio Negrinho: 8,3ºC (chegou a 7,5 às 10 horas da noite)

Campo Alegre: 4,8ºC (chegou a 4,2 às 11 horas da noite) :roll:

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

:o

O Castelinho é dos bons mesmo.

Vou ver se consigo ir lá Farroupilha, hoje, nas Tuias o Eliano tá muito ocupado, não pude falar com ele.

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

 

Eita!!!!!!! Que absurdo de baixada!!! Sinal de que teremos mínimas muito, mas muito impressionantes nesta região. Será que batemos os dois dígitos abaixo de zero numa onda de frio alá 2000???

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

 

Eita!!!!!!! Que absurdo de baixada!!! Sinal de que teremos mínimas muito, mas muito impressionantes nesta região. Será que batemos os dois dígitos abaixo de zero numa onda de frio alá 2000???

[b]-Nós leigos, temos de ir aprendendo com a prática.Tenho de reconhecer, a força do Castelinho Bruno,e claro que nada é conclusivo, mas como bem dito pelo Caio, as mínimas lá são respeitáveis.

-Por um lado minha tese de que a continentalidade intensifica o efeito de baixada, não está se confirmando :oops:

- Por outro lado, a minha tese de que as baixadas do RS, estão em pé de igualdade com as de SC e PR está se confirmando :twisted: 8-) [/b]

Link to comment
Share on other sites

Começou a farra do boi no Castelinho!!!!! Enquanto que em casa tive mínima de 8,3C, o Castelinho teve a mínima do ano no RS em uma estação meteorológica: 1,8C e geada cfe a funcionaria que faz a leitura dos dados para mim!

 

Eita!!!!!!! Que absurdo de baixada!!! Sinal de que teremos mínimas muito, mas muito impressionantes nesta região. Será que batemos os dois dígitos abaixo de zero numa onda de frio alá 2000???

[b]-Nós leigos, temos de ir aprendendo com a prática.Tenho de reconhecer, a força do Castelinho Bruno,e claro que nada é conclusivo, mas como bem dito pelo Caio, as mínimas lá são respeitáveis.

-Por um lado minha tese de que a continentalidade intensifica o efeito de baixada, não está se confirmando :oops:

- Por outro lado, a minha tese de que as baixadas do RS, estão em pé de igualdade com as de SC e PR está se confirmando :twisted: 8-) [/b]

Uma especificidade não necessariamente nega uma generalidade. A baixada do Castelinho pode ter alguma configuração específica para que, mesmo sendo uma região cercada de mato e mais umida do que o Planalto Médio do RS, tenha mínimas espetaculares. A propósito, 1,8° de mínima foi um dado IMPRESSIONANTE!! :shock: :shock: :shock: Foi apenas 9,1° a menos do que aqui em casa.

 

Agora tenho 23,2° com 48%. P.o. em 11,8° e vento de NO a 7,6 km/h. Vamos ver a máxima do Castelinho hoje. A amplitude é capaz de bater os 20°.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Caio, minha meta ao instalar a estação era bater o recorde gaúcho de Bom Jesus que é de -9,8C. Acredito que é possível pq as áreas mais geladas do Estado não são monitoradas, como as baixadas de Ausentes. É uma meta audaz, porém capaz!

Eu creio plenamente que tanto Castelinho quanto Pantera, podem bater esta marca histórica, Bruno.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.