Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Buenas!

 

A Somar está prevendo uma baita mP para a segunda metade da próxima semana. Se ocorrer metade daquele frio eu já fico muito feliz, e mesmo ainda acho difícil.

 

:)

 

Os modelitos também....Fabiano.

 

 

Sim. Mas o GFS, por exemplo, prevê uma mínima ao redor de 10ºC para Jaraguá, enquanto que a Somar chegou a prever 4ºC. É muita diferença e algo digno para o frio mais forte de um inverno normal. Bem por isso que acho improvável acontecer... ;)

 

Com os modelos até concordo, mas com a SOMAR tenho minhas "reservas"...

 

33y6ccw.jpg

 

Tá frio :D ... SBSM: 12°C; 88% (muitas nuvens esparsas); 1022 hPa; vento (Se) à 11Km/h... INMET com 13.8°C; PO em 9.3°C; 74% e indicativo de rajada em 28Km/h (bateu 30Km na última atualização)...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Eu prefiro me basear a curto prazo no ETA 20 km do Cptec e a médio prazo no Ensemble de Campinas (já que a previsão pra Sampa já vem com muita ilha de calor embutido, e aqui a ilha de calor não chega a patamares paulistanos, apesar de ser longe de Campinas) e pro longo prazo vejo o Global Acoplado (tb de Campinas). As previsões de médio prazo do Climatempo e da Somar são fora da casinha.

Aqui, mínima matinal acma dos 21, máxima de 26.3 e chuva forte+vento entre 16 e 16h30. No momento, encoberto com uma garoa que, por si só, seria pouco pra molhar o chão, mas atualmente, impede que ele seque. Temp em 19,6. OBS: o Eta 20 costuma hiperbolizar as mínimas pra Sampa, mas achei interessante a mínima levemene abaixo de 10 que ele coloca pra sexta. Possivelmente, ficará levemente acima dos 10, a não ser em Freezerlac, pra lá de Parelheiros.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Eu prefiro me basear a curto prazo no ETA 20 km do Cptec

 

Ponto!!!

 

As previsões de médio prazo do Climatempo e da Somar são fora da casinha.

 

Ponto!!!

 

Mafili, é isso... Não é leitura de quem analisa o modelo / gáfico / mapa, mas de qual sitio vem...

 

Cantinho...

 

Aqui, SBSM 13005KT 9999 FEW035 10/09 Q1023; 90% de URA...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Na última hora (até 0 h):

 

Bagé: 6,5° :shock: :D (Empatado com o Morro da Igreja.)

 

Livramento: 7,1°

 

Jaguarão: 7,5°

 

Dom Pedrito: 7,8° (fazendo bonito logo após a abertura da estação :D )

 

Canguçu: 8,0°

 

Rio Grande: 9,9°

 

Mostardas: 18,2° até às 23 h. Não sei nem se isso está certo, mas Mostardas é a POA muito piorada do litoral gaúcho.

 

Por aqui o tempo até abriu um pouco em torno das 22 h, ao que eu pude ver, mas agora detonou geral e está totalmente fechado!! A camada de estratus é grossa e baixa. Desmonta qualquer expectativa de que vá limpar.

 

Estou estagnado em 16,0° com 81%. E o chão ainda está úmido. Não esfria nem sob tortura, a não ser que limpe. Também não há vento.

Link to comment
Share on other sites

Aqui já tenho 10.0°c e céu estrelado e nada de vento.Inmet faz 12.2°c.

 

O ar polar tá empurrando tudo...

 

Veja que no planalto médio o tempo ainda está muito ventoso e nublado. ]

 

Aqui em Ctba, 22h10, encoberto, vento, sem chuva e 14ºC.

Planalto Médio, é Passo Fundo, Carazinho e Cruz Alta...

Soledade é Alto da Serra do Botucaraí 8-) :lol:

Link to comment
Share on other sites

Dados de vento em algumas cidades serranas.

Dia 22 abril 2010.

Rajada máxima:

Soledade 61,2 km/h

Bento G 52,5 km/h

Canela 42,4 km/h

Vacaria 41 km/h

 

]Média das rajadas:

Soledade 26,7 km/h

Vacaria 21,9 km/h

Bento G 17,3 km/h

Canela 15,1 km/h

Média das medições horárias:

Soledade 14 km/h

Vacaria 11,8 km/h

Canela 5 km/h

Bento G 4 km/h

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de 1 dígito no Sul:

 

3,7°C Bagé

5,1°C Santana do Livramento

5,3°C Jaguarão

5,8°C Quaraí

6,4°C Morro da Igreja

6,9°C Dom Pedrito

7,6°C Santiago

7,9°C Canguçu

8,1°C Chuí

8,1°C São José dos Ausentes

8,4°C São Joaquim

8,7°C Uruguaiana

8,8°C Caçapava do Sul

9,0°C Alegrete

9,2°C Rio Grande

9,4°C Santa Maria

9,9°C Camaquã

9,9°C São Luiz Gonzaga

Link to comment
Share on other sites

Bagé teve 3.7°C.

aqui em Porto, para variar, não baixou mnuito. Muita nebulosidade.

 

Que bela mínima em Bagé ! Várias outras localidades do sul do RS também tiveram

mínimas próximas ou abaixo dos 5ºC. A instabilidade forte que estava sobre SP se

desintegrou e de fato não teremos chuva por aqui :x

Link to comment
Share on other sites

Não esfria nem sob tortura

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Essa do Marcos, valeu a minha manhã... :D

Não só não baixou como a temperatura subiu nessa noite!! A mínima foi de 15,9° à meia-noite em ponto, sendo que perto das 6 h estava 16,7°. Ou seja: NÃO há frio em POA! Há apenas mera sensação de frio pela falta de sol e vento. Tivemos vento E toda a noite, e com as águas do oceano aquecidas ficará improvável uma noite fria com vento nessa direção. É um privilégio também concedido ao nosso Litoral Norte que não baixou dos 16° hoje, sem contar a ventania por lá.

 

Agora continua nublado, mas o tempo tenta abrir. Faz 18,9° com 80% e venta de ENE a 4,5 km/h. Pressão em 1019,3 mb.

 

Também vamos cuidar porque o Morro da Igreja terá sua primeira máxima abaixo dos 10° no ano hoje.

 

Abraços torturados!

Link to comment
Share on other sites

Quero dizer que em termos de clima, são regiões diferentes do PLanalto Médio,,Shima, as regiões da Serra do Botucaraí, Vale do Taquari,parte alta, e região Centro-Serra.

Mínima hoje na baixada Jesuíta, 9.7º

 

Continuam sendo microrregiões de diferentes mesorregiões, PH. Na serra do NE, que é uma mesorregião, possui diversas microrregiões. E não existe a mesorregião do Alto da Serra do Botucarai (sei bem que este nome existe), por isso não foi específico e sim genérico, abrangente.

 

É a mesma coisa que eu disse que não moro no Brasil ao dizer moro em Curitiba, ou no Primeiro Planalto Paranaense, ou na Região Sul, ou no Planalto Meridional, ou nos Campos de Curitiba, ou nas Vertentes da Serra do Mar, ou no Leste do PR, ou no América do Sul, ou Latina, ou hemisfério Sul...

 

Captou?

 

Neste aspecto, usei o princípio da Consunção ou, trocando em miudos, "peixe grande consome peixe pequeno". :P;)

 

Veja as 35 Microrregiões, selecionadas pelo IBGE:

http://mapas.fee.tche.br/wp-content/uploads/2009/08/microrregioes_rs_2009.pdf

 

Veja que Carazinho e PF são microrregiões diferentes.

 

E este o mapa das mesorregiões fisiográficas do RS:

 

a13fig01.gif

Beleza de mapinha Shima, a maior parte da Serra do Botucaraí, se enquadrana região 6.

Meu futuro genro estuda na UPF em PF, e ele agora mesmo disse, a diferença é enorme,PF ontem tinha bem menos vento que aqui...

Link to comment
Share on other sites

Antes eu até ouvi um trovão, mas para variar um pouco está apenas garoando... :roll:

 

Morro da Igreja SC - Menores máximas de 2010 :

 

05/04 : 07,6

06/04 : 06,5

07/04 : 07,8

08/04 : 08,0

09/04 : 09,1

10/04 : 10,1

 

Abril começou realmente muito bem em termos de frio, mas depois não teve mais nada de muito interessante para cá.

Link to comment
Share on other sites

E o ar frio acabou de deixar a regiao de santa rosa,se até ao meio-dia tinhamos vento sul e sensaçao de frio,agora a tarde o vento virou para NEE,o que elevou um pouco a temperatura.O céu esta carregado de nuvens escuras e a chuva deve cair a qualquer momento.Pressao em queda a 1016 hpa,URA em 65%,vento a 7 km/h e temperatura de 23.3°c.

Link to comment
Share on other sites

Mococa-SP

 

26ºC com 61% de umidade.

 

Calor suportável...

 

Preciso de uma desses:

 

http://azula.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1364&Y=3492255748525&IDProduto=1986978

 

HAHAHA

 

Se uma davis eles conrarm 12.000 reais,imagina esa daí.Nao quero nem saber o valor dessa estaçao.Ainda mais nessa loja.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela hoje:

 

Em Casa: 10,6C

Castelinho: 10,9C

 

Sem estrelas no céu, sem efeito baixada.

E vento SE, pegando bem na região onde está a tua casa. Por isso o empate com o Castelinho.

 

Aqui em POA o sol apareceu entre muitas nuvens. Está 22,5° com 71% e venta de ESE a 3,5 km/h, mas já tive rajada de 33,3 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Eu dizia ontem a noite:''Nao quero ser otimista,mas salvo um ''ecatombe''devo registrar a minima do ano,que até entao está em 6.6°c''Pois bem,o ''ecatombe'' veio logo no inicio da madrugada e estragou tudo,a temperatura a meia noite já era de um digito apenas e a minima foi registrada as 00:15,antes da nebulosidade tomar conta da regiao.O ar frio durou apenas 24 horas aqui em santa rosa,logo no inicio da tarde o vento virou de sul para nordeste e a temperatura se elevou um pouco,mesmo nao tendo quase nada de sol.Algumas pancadas fracas de chuva ocorreram de forma isolada nesta tarde,mas que nao acumularam nada.

 

TEMP.MIN: 9.7[bAIXADA] 12.1[iNMET]

TEMP.MAX:23.5[bAIXADA] 22.2[iNMET]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.