Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O ciclone ainda joga bandas de nebulosidade entre a região compreendida de Ausentes ao Morro da Igreja onde as automáticas continuam registrando precipitações. Situação típica para a neve sob a atuação de potentes anticiclones no interior do continente.

 

Fica tranquilo, quando tivermos um frio potencial para isso o ciclone nao se posicionará naquela posição, lei de murphy.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas no RS hoje e a queda em °C a partir da meia noite (03UTC):

 

4,7°C (-10,8) Bagé

7,0°C (-4,9) Jaguarão

7,5°C (-4,4) Quaraí

7,6°C (-5,7) Canguçu

7,6°C (-3,4) Chuí

7,8°C (-5,7) Dom Pedrito

8,2°C (-3,8) Santana do Livramento

8,7°C (-4,9) Caçapava do Sul

8,9°C (-5,4) Uruguaiana

9,1°C (-1,7) São José dos Ausentes

9,5°C (-3,6) Canela

9,5°C (-6,3) São Gabriel

Link to comment
Share on other sites

Sorte da minha mãe que está em Bagé! :D

 

Aqui em casa a mínima ficou em 13,8°, a modestíssima mínima de 2010 até agora! Foi um valor bom se levado em conta que passei toda a madrugada com u.r. em 84% ou mais, e que tive elevação para 16,0° às 4:30. Agora temos variação de sol e nuvens e faz 19,1° com 72%. Venta de SSE a 3,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

O ciclone ainda joga bandas de nebulosidade entre a região compreendida de Ausentes ao Morro da Igreja onde as automáticas continuam registrando precipitações. Situação típica para a neve sob a atuação de potentes anticiclones no interior do continente.

 

Fica tranquilo, quando tivermos um frio potencial para isso o ciclone nao se posicionará naquela posição, lei de murphy.

 

Infelizmente tem sido assim nos últimos anos.

Link to comment
Share on other sites

O ciclone ainda joga bandas de nebulosidade entre a região compreendida de Ausentes ao Morro da Igreja onde as automáticas continuam registrando precipitações. Situação típica para a neve sob a atuação de potentes anticiclones no interior do continente.

Não senhor, aqui também teve precipitação de 0,2mm, na realidade quando dá 0,2, pode ser apenas neblina, aliás tinha muita neblina hoje ao amanhecer no vale do Fão, aqui em casa a mais de 700m, tenho uma panorâmica privilegiada, para o quadrante sul, onde estão os vales do Tatim, do Fão, ;)

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Caio Cesar: Situação típica de neve....verdade....Como ensaio para 2010 até que valeu..... O ciclone no local certo e o anticiclone também no local certo.

 

Vinícius Lucyrio escreveu:

 

O jeito é fazer uma prece para Nossa Senhora das Massas Polares ...

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

PHP: Não senhor, aqui também teve precipitação de 0,2mm....

 

Assim no teu caso teríamos SINCELO.

 

ensaio completo....agora... :lol:

Quanto ao quadro de neve é isto mesmo, Mafili, tivemos precipitação, garoa bem esparsa até umas horas da noite ontem. No entanto, o que registrou a aut Inmet?Nada...

Aqui na cidade com garoa e lá, nada...

Link to comment
Share on other sites

O ciclone ainda joga bandas de nebulosidade entre a região compreendida de Ausentes ao Morro da Igreja onde as automáticas continuam registrando precipitações. Situação típica para a neve sob a atuação de potentes anticiclones no interior do continente.

Não senhor, aqui também teve precipitação de 0,2mm, na realidade quando dá 0,2, pode ser apenas neblina, aliás tinha muita neblina hoje ao amanhecer no vale do Fão, aqui em casa a mais de 700m, tenho uma panorâmica privilegiada, para o quadrante sul, onde estão os vales do Tatim, do Fão, ;)

 

Então tá bom Paulo...

Link to comment
Share on other sites

Mococa-SP:

 

25ºC com 54% de Umidade.

 

Ano passado fiquei animado com 2010,vários meteorologistas disseram que esse ano teríamos La Nina de moderada á forte intensidade(SENÃO ME ENGANO)e que o inverno iria ser rigoroso,mas veio uma bela de uma Onda Kelvin e ferrou com tudo.

 

Agora faço uma pergunta aos BAZ's,temos chance de termos um inverno rigoroso no Centro-Sul ou o El Nino vai ir embora tarde demais?

 

Abraços e se eu falei alguma besteira,corrijam-me.

Link to comment
Share on other sites

As principais rodagens datam a possibilidade de uma La Nina começando em meados de junho. A considerar este fato e de que o El Nino está perdendo força, acredito que ao menos estaremos menos sujeitos aqueles bloqueios infernais. Agora, não podemos ainda saber como andará a fábrica de MP's. Pelos modelos ela deve ir bem nos meses de maio e junho, perdendendo um pouco de força em julho (o que não acredito se a La Nina ganhar força neste período). Tem tudo para ser um inverno ao menos dentro da média climatológica no centro-sul. Acho que teremo um mês bem congelante.

Link to comment
Share on other sites

As principais rodagens datam a possibilidade de uma La Nina começando em meados de junho. A considerar este fato e de que o El Nino está perdendo força, acredito que ao menos estaremos menos sujeitos aqueles bloqueios infernais. Agora, não podemos ainda saber como andará a fábrica de MP's. Pelos modelos ela deve ir bem nos meses de maio e junho, perdendendo um pouco de força em julho (o que não acredito se a La Nina ganhar força neste período). Tem tudo para ser um inverno ao menos dentro da média climatológica no centro-sul. Acho que teremo um mês bem congelante.

 

Esse é o velho Caio que conheço....porque explica didaticamente o que está acontecendo.... 8-)

 

 

Caio, tem um gráfico interessante no tópico Enso/PDO postado por um colega mostrando exatamente isso, anomalias bem interessantes no Pacífico Equatorial, mostrando que a reversão no Pacífico poderia ser bem rápida!!

Inteessante esse quadro hein, pois com isso a PDO deve voltar a ficar predominantemente negativa...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

 

Tivemos um amanhecer de forte cerraçao,o que impediu com que a minima fosse menor que a registrada,o ar seco retornou a cidade,fazendo o sol dar as caras de verdade.Nao acredito que a temperatura minima ainda seja registrada neste finald e noite.

 

TEMP MIN: 10.6[bAIXADA]

TEMP.MAX: 25.1[bAIXADA]

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E o sol vai se pondo aqui na fronteira noroeste,céu bem limpo,nada de vento e tempeartura em lento declinio.

 

20.1[inmet] 21.3[baixada]

 

Será que teremos um forte declinio da temperatura nesta proxima madrugada,sendo o suficiente para registrarmos a minima do ano até agora??As proximas horas dirao.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por aqui, SBSM com 16°C; PO em 10°C; 68%; 1017 hPa e vento (Se-S) à 3.70Km/h... No INMET, (vejam ontem às 20UTC), caiu 3°C em relação à última atualização... Estávamos com 19.7°C e agora 16.4°C; 66% (estávamos com 49% :cry: ); PO em 10.1°C (estávamos com 8.5°C :cry: ); 1016 hPa e indicativo de rajada (Se :D ) em 11Km/h... Agora só resta aguardar e torcer para que não "vire cerração". Porém, como estamos cercado por morros :( ... Mas mesmo assim creio em um digito pela madrugada/amanhecer...

 

Valeu Coutinho, mais uma vez, a tradução ;) ...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Boato de ciclone causa tumulto em escolas de Curitiba e região

 

Paula Melech

 

A notícia de que um ciclone extra tropical estaria se formando na região do Paraná gerou tumulto em muitas escolas de Curitiba e região metropolitana. Na tarde desta segunda-feira (26), a Defesa Civil recebeu várias ligações de colégios, receosos de que o fenômeno pudesse trazer perigo aos alunos.

 

Os telefonemas foram recebidos apenas durante o período da tarde. De acordo com a Defesa Civil, as escolas estavam preocupadas e queriam saber se seria necessário suspender as aulas. Informados de que o fato não procedia, os colégios funcionaram normalmente hoje.

 

ntretanto, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, tudo não passou de um boato. De acordo com o instituto, não há nenhuma indicação de formação de ciclones na região. O Simepar esclarece, também, que há uma diferença importante entre os dois tipos de ciclones: o tropical atinge o solo terrestre e o extra tropical chega somente ao oceano.

 

O Simepar e a Defesa Civil não souberam explicar como o boato teve início, mas confirmaram que a informação é falsa e não há necessidade de pânico.

 

Contatados sobre o assunto, a Secretaria Estadual de Educação informou, através do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, que não houve nenhum pedido feito por escolas estaduais para suspender as aulas devido a ciclones.

Link to comment
Share on other sites

As principais rodagens datam a possibilidade de uma La Nina começando em meados de junho. A considerar este fato e de que o El Nino está perdendo força, acredito que ao menos estaremos menos sujeitos aqueles bloqueios infernais. Agora, não podemos ainda saber como andará a fábrica de MP's. Pelos modelos ela deve ir bem nos meses de maio e junho, perdendendo um pouco de força em julho (o que não acredito se a La Nina ganhar força neste período). Tem tudo para ser um inverno ao menos dentro da média climatológica no centro-sul. Acho que teremo um mês bem congelante.

 

Esse é o velho Caio que conheço....porque explica didaticamente o que está acontecendo.... 8-)

Excelente descrição caio :D

Link to comment
Share on other sites

Caio, tem um gráfico interessante no tópico Enso/PDO postado por um colega mostrando exatamente isso, anomalias bem interessantes no Pacífico Equatorial, mostrando que a reversão no Pacífico poderia ser bem rápida!!

Inteessante esse quadro hein, pois com isso a PDO deve voltar a ficar predominantemente negativa...

 

Caio na transição do El-Niño de 1998 houve uma queda de aproximadamente 2,4ºC na anomalia da região 3.4 em 30 dias (entre meados de maio a meados de junho de 1998)...um quadro que pode ser repetido....A questão é a fase atual da PDO é oposta da PDO em 1998...e particularmente não sei correlacionar isto...(poderia argumentar que em Fase negativas da PDO o El-Niño deveria ter menor intensidade e menor duração..isto é verdade {parcialmente}....ou que teríamos mais La-Niñas que El-Niños o que também tem se mostrado verdadeiro....mas não está claro o mecanismo).

 

Bom tenho e trabalho no meu modelito de ENSO.....Eu sempre vou de semana em semana.

 

Mafili, houve uma queda dessa monta, mas se não me engano continuávamos com o menino em 98 pois a anomalia positiva de 97/98 era das mais altas já vistas. Viemos de um super-El Nino para um El Nino mais domesticado. A La Nina só deu as caras em 1999. Posso estar errado, mas pelo menos é isso que eu me lembro.

 

Até hoje não sei se a PDO é causa ou efeito do ENSO, também tenho dúvidas acerca do mecanismo. Mas penso que ela deve entrar no terreno negativo já já, evidenciando a tendência de queda da TSM do pacífico. Estou curioso com o índice de abril, se tocar ou baixar de zero aí é batata, lá vem a menina...

Link to comment
Share on other sites

Ar bem seco, ceu limpíssimo e sem vento. Resultado: os microclimas estão com tudo por aqui!

 

Pelo Metroclima temos variação em POA desde os 15,6° do Moinhos de Vento até os 11,4° da Lomba do Pinheiro. Aqui em casa faz 14,2° com 78% o que dá p.o. em 10,4°. Não há um ventinho sequer e a lua está cheia. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Que tristeza!!!!!!

 

A previsão de 12°C, sexta e sábado, já era...........passaram para 17°C, essa FF terá influência quase zero por aqui.........pelo menos, as máximas irão ficar alguns dias abaixo dos 25°C; infelizmente por pouco tempo, na semana que vem deve voltar para perto dos 30°C :twisted:

 

No momento, 19°C :(

Link to comment
Share on other sites

9.8°C de mínima aqui no Morro Santana.

Nas baixadas havia pequenos bancos de neoveiros.

Certamente, nas baixadas deve ter feito uns 7°C. A impressão que se tinha era de quase geada.

Agora faz 12.1°C.

Acredito que deva ter feito mais ou menos a mesma temperatura no Jardim Botânico, no Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Pelo monitoramento de algumas baixadas daqui,cheguei à uma dedução, apenas inicial, mas é um indicativo.

-As baixadas são equivalentes em todo a parte norte do RS, portanto com variação mínima, para mais ou para menos, observando-se um incremento no efeito de baixada no período de inverno,sob forte massa de ar polar, com estabilidade atmosférica.

- As baixadas rurais apresentam sensível vantagem , sobre as baixadas urbanas.

- As grande baixadas, dos vales do Forqueta, do Fão e outros vales, mais acentuados são as mais frias aqui da região do Alto da Serra do Botucaraí.

-Em breve reativarei a estação da baixada do Pantera ou do Rincão dos Silvanos,(300m a noroeste da anterior) e com a mesma altitude.Foi na baixada do Pantera onde o termômetro digital em abrigo registrou -8.5º, ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Caio se não cometi algum erro a sequencia 1998/2000 é a seguinte....verificarei.

 

AMJ 1997 –AMJ 1998 2.5 ......El-Niño

 

JJA 1998 –MJJ 2000 -1.6.......La-Niña

 

foi rápido.

 

Abraços

 

Poxa, obrigado! Mas fiquei muito surpreso, ainda mesmo com La Nina 1998 foi sofrível em termos de frio. Nas palavras do Marcos, o pior já registrado. Pessoalmente considero 1995 e a dupla 2001/2002 (se salvou aos 45 do segundo tempo pela nevada de setembro).

Link to comment
Share on other sites

Como a Metsul alertou, essa seria a noite das baixadas. Os dados apresentados pelos amigos corroboram com esta afirmação. Em Canela não foi diferente:

 

Em Casa: 7,8C

Castelinho: 4,8C

 

Aqui em SP onde estou houve um leve resfriamento. Não desceu dos 18C.

Brunão, pelos teus dados, o Castelinho é equivalente ao Pantera :? :shock: :lol:

Só tem um detalhe importante:

Ano passado no comparativo Inmet x Inmet, deduzo que lá também topo, Canela não bateu a mínima absoluta de Soledade, com toda a maleza do topinho... :lol:

Mas vejam como o Vicentina é valente, gurizada, ficou taco a taco com o Castelinho hoje :o

Link to comment
Share on other sites

Como a Metsul alertou, essa seria a noite das baixadas. Os dados apresentados pelos amigos corroboram com esta afirmação. Em Canela não foi diferente:

 

Em Casa: 7,8C

Castelinho: 4,8C

 

Aqui em SP onde estou houve um leve resfriamento. Não desceu dos 18C.

Bela noite fria! Mínima aqui em casa de 10,8°! :D Bruno, cheguei a ter uma diferença de apenas 3,0° em relação à tua casa em Canela, mesmo numa área urbanizada no pátio de casa! Para ver como a noite foi boa por aqui. Também parece ter havido nevoeiro de manhã, pelo menos no extremo-norte da cidade e no aeroporto.

 

Na noite que vem a diferença entre a tua casa e o Castelinho, bem como as demais baixadas, irá aumentar porque o ar estará mais seco. Ontem não baixei dos 51%, mas hoje creio que irei aos 40% ou mesmo menos.

 

Agora o sol bate com força na estação e já tenho 17,7° com 73%. Venta de N a 4,2 km/h e o céu está limpíssimo!

 

Abraços gelados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Como a Metsul alertou, essa seria a noite das baixadas. Os dados apresentados pelos amigos corroboram com esta afirmação. Em Canela não foi diferente:

 

Em Casa: 7,8C

Castelinho: 4,8C

 

Aqui em SP onde estou houve um leve resfriamento. Não desceu dos 18C.

Bela noite fria! Mínima aqui em casa de 10,8°! :D Bruno, cheguei a ter uma diferença de apenas 3,0° em relação à tua casa em Canela, mesmo numa área urbanizada no pátio de casa! Para ver como a noite foi boa por aqui. Também parece ter havido nevoeiro de manhã, pelo menos no extremo-norte da cidade e no aeroporto.

 

Agora o sol bate com força na estação e já tenho 17,7° com 73%. Venta de N a 4,2 km/h e o céu está limpíssimo!

 

Abraços gelados!

POA ficou bem na foto hoje, Marquito :D

Link to comment
Share on other sites

Vi mesmo! No Inmet deu 9,2°C em Poa.

 

Aqui a neblina travou a temperatura por volta das 4h, quando a UR subiu bastante, indicando que começou nesta hora. Minha avó falou que a visibilidade era bem baixa por volta das 7h30, nesta hora eu já tinha voltado pra cama.

 

Faz agora 23,1°C com 79% e altocumulus cobrindo boa parte do céu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.