Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom dia!!

 

Amanhecer de forte cerraçao aqui em santa rosa.Mas nao foi o suficiente para impedir o registro da minima do ano até agora,que ocorreu as 4:25 da manha,antes da cerraçao[6.2°c].Se nao tivesse cerraçao,poderiamos ter ido a 5°c ou até menos disso.Neste momento pressao em 1019 hpa,URA em 100%,sem vento e temperatura de 11.6°c.Confesso que fui pego de surpresa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui mínima de 16,2 depois da máxima de 20,5 de ontem.

 

Pro ILSON: engraçado como a chegada de cerração fez a temp disparar aí na baixada. Em topos em Curita, certamente ocorria o mesmo, aquecimento na chegada da cerração, mas este aquecimento nunca chegou a 5 graus, geralmente ficava em 1 grau. Imagino que aqui seja parecido, com a diferença de que ocorre um resfriamento instantâneo na hora da chegada da cerração, e pouco depois é que esquenta.

Link to comment
Share on other sites

Coisa rara por aqui, dois dias seguidos com nevoeiro ao amanhecer aqui na cidade de ,embora seja comum na região sudeste do Alto da Serra do Botucaraí, Fontoura Xavier, São José do Herval, o fenômeno é pouco frequente em Soledade.

Ontem.

Rajada máxima de vento 28 km/h

Máxima 22º

Hoje.

Mínima Inmet 11.3º

As 8h, vento nulo, UR 98%, pressão em 1015,7 Hpa

Link to comment
Share on other sites

Sei que não tem como considerar a dinâmica de Sampa um xerox defasado da dinâmica de Curita, já que tem elementos que tem diferença entre lá e aqui, como:

- maior presença de névoas úmidas/cerração/garoa em Mauá;

- maior diferença entre a chuiva do inverno e a chuva do verão;

mas já levando em consideração estas diferenças, posso dizer que a mínima de 16,2 que tive aqui, seria comparável a uma mínima de 14,0 no Inmet/Simepar de Curita.

Link to comment
Share on other sites

Em relação a previsão do inmet para o inverno:

 

Perdi minha noite [1]

 

Ainda devo passar boa parte do inverno na Bahia, indo esporadicamente pra Ctba e SP. Com minha sorte, ja era de se esperar, capaz de nevar em Curitiba esse ano :lol:

 

Aqui na bahia, choveu forte quase que a noite inteira, e pela manhã ta uma garoa leve, com ceu bem nublado e 22ºC. Não fosse os coqueiros e palmeiras por todos os lados, até dava pra esqueçer o clima tropical daqui 8-)

Link to comment
Share on other sites

O La niña não possibilita a formação de bloqueios com mais frequência?

Ano passado aquele bloqueio de julho me deixou p*** da vida.

 

Nao Vini, acho que o El Nino que fortalece o jato e desvia as frentes.

La Niña com bloqueio, nunca vi ,pelo menos aqui pra nós.Ano passado foi congelante julho, agosto e setembro. :D

Link to comment
Share on other sites

Como já está fazendo frio na campanha gaúcha :shock:

 

A partir de agora é só festa, o frio só aumenta, e o BAZ ganha muita

vida ^^

 

Aqui em JDF tempo nublado desde a madrugada, no momento garoa

inapreciável e 18ºC no aeroporto. Segundo os modelos ETA e GFS,

nos próximos dias teremos mínimas baixas, ao redor dos 12 graus.

Algo normal para cá com a aproximação do inverno. 8-)

Link to comment
Share on other sites

O La niña não possibilita a formação de bloqueios com mais frequência?

Ano passado aquele bloqueio de julho me deixou p*** da vida.

 

Nao Vini, acho que o El Nino que fortalece o jato e desvia as frentes.

 

 

Por favor, quem teve a pachorra de editar minha mensagem?

A parte em negrito não fui eu quem escreveu. :roll:

 

Seja quem for, não faça mais isso, pls, tem quote para isso.

Link to comment
Share on other sites

Como já está fazendo frio na campanha gaúcha :shock:

 

A partir de agora é só festa, o frio só aumenta, e o BAZ ganha muita

vida ^^

 

Aqui em JDF tempo nublado desde a madrugada, no momento garoa

inapreciável e 18ºC no aeroporto. Segundo os modelos ETA e GFS,

nos próximos dias teremos mínimas baixas, ao redor dos 12 graus.

Algo normal para cá com a aproximação do inverno. 8-)

 

Quaraí com vários dias de 4 a 6 graus, ao nível do mar, em pleno abril!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E a cerraçao segue firme nas partes mais elevadas da cidade,principalmente na area do parque,é umas das mais intensas dos ultimos anos.Temos agora uma fina garoa aqui na abaixada,pressao em 1021 hpa,URA em 92%,sem vento e 16.5°c.Incrivel como o tempo pode nos surpreender,até o inicio dessa madrugada,nao havia nenhum indicio de que teriamos cerraçao e ainda mais uma dessa magnitude.

Link to comment
Share on other sites

Aqui mínima de 16,2 depois da máxima de 20,5 de ontem.

 

Pro ILSON: engraçado como a chegada de cerração fez a temp disparar aí na baixada. Em topos em Curita, certamente ocorria o mesmo, aquecimento na chegada da cerração, mas este aquecimento nunca chegou a 5 graus, geralmente ficava em 1 grau. Imagino que aqui seja parecido, com a diferença de que ocorre um resfriamento instantâneo na hora da chegada da cerração, e pouco depois é que esquenta.

 

Exatamente por ser uma baixada,algumas condiçoes diferem do topo.O mesmo nao ocorreu no inmet e nem no parque,simplesmente porque a temperatura nao caiu muito ao longo da noite como aqui na baixada,por isso que a elevaçao é bem maior que no topo,pois o declinio da tempratura é muito maior aqui embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Como já está fazendo frio na campanha gaúcha :shock:

 

A partir de agora é só festa, o frio só aumenta, e o BAZ ganha muita

vida ^^

 

Aqui em JDF tempo nublado desde a madrugada, no momento garoa

inapreciável e 18ºC no aeroporto. Segundo os modelos ETA e GFS,

nos próximos dias teremos mínimas baixas, ao redor dos 12 graus.

Algo normal para cá com a aproximação do inverno. 8-)

 

Quaraí com vários dias de 4 a 6 graus, ao nível do mar, em pleno abril!

 

Normal pela posiçao geografica mais ao sul e pelo ar seco e céu aberto.Essa estaçao foi a que mais surpreendeu desde a sua abertura em materia de minima.Notem que uruguaiana e alegrete nao registram minimas como quarai.Micro clima dos microclima.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA tivemos o nevoeiro mais prolongado desde o Big Bang. :lol: Só às 11:30 o sol realmente aparece!! :shock: Ainda assim as áreas do extremo-norte da cidade (bairros Passo d´Areia, Av. Assis Brasil, Sertório, Aeroporto) ainda têm nevoeiro, bem como a região da Terceira Perimetral. Eu estava no Santo Antônio (no Morro Santo Atônio) e saí de lá com céu ainda fechado. Cheguei aqui em casa com céu limpo!

 

Minha mínima foi de 12,0°e passei das 2 às 7:30 como ausência praticamente total de vento. Agora há névoa úmida e sol. Faz 18,0° com 79% e venta de SSO a 3,7 km/h. Esquenta rapidamente.

 

Aqui mínima de 16,2 depois da máxima de 20,5 de ontem.

 

Pro ILSON: engraçado como a chegada de cerração fez a temp disparar aí na baixada. Em topos em Curita, certamente ocorria o mesmo, aquecimento na chegada da cerração, mas este aquecimento nunca chegou a 5 graus, geralmente ficava em 1 grau. Imagino que aqui seja parecido, com a diferença de que ocorre um resfriamento instantâneo na hora da chegada da cerração, e pouco depois é que esquenta.

 

Exatamente por ser uma baixada,algumas condiçoes diferem do topo.O mesmo nao ocorreu no inmet e nem no parque,simplesmente porque a temperatura nao caiu muito ao longo da noite como aqui na baixada,por isso que a elevaçao é bem maior que no topo,pois o declinio da tempratura é muito maior aqui embaixo.

Hipótese: não pode ser aquecimento adiabático? No momento em que se forma o nevoeiro, o calor utilizado para evaporar a água retorna à atmosfera. Assim o ar se aquece e, consequentemente, se expande. Mas como esse ar aquecido está numa baixa e há estabilidade atmosférica, esse ar expandido fica confinando na baixada, ou seja, sua expansão é contida pelo relevo à volta. Resultado: maior aquecimento.

 

Abraços adiabáticos!

Link to comment
Share on other sites

A noite foi fria aqui em Cascavel, mas um forte nevoeiro impediu que a temperatura diminuisse ainda mais. Apenas sobre a cidade o nevoeiro se formou. Ao longo das áreas rurais não havia qualquer neblina.

Sim, fui dormir com céu estreladíssimo, acordei de madrugada pra ir no banheiro, olhei na janela e aquele nevoeiro monstruoso, minha mínima foi 15,8°, no Simepar 15,7° e no Aeroporto 16° :mrgreen:

 

Agora faz 23,8° e a UR é de 69%, céu com nuvens, acho que vamos a uns 25° hoje :D

Link to comment
Share on other sites

O La niña não possibilita a formação de bloqueios com mais frequência?

Ano passado aquele bloqueio de julho me deixou p*** da vida.

 

Nao Vini, acho que o El Nino que fortalece o jato e desvia as frentes.

 

 

Por favor, quem teve a pachorra de editar minha mensagem?

A parte em negrito não fui eu quem escreveu. :roll:

 

Seja quem for, não faça mais isso, pls, tem quote para isso.

 

O bom é que ninguém me respondeu :evil:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA tivemos o nevoeiro mais prolongado desde o Big Bang. :lol: Só às 11:30 o sol realmente aparece!! :shock: Ainda assim as áreas do extremo-norte da cidade (bairros Passo d´Areia, Av. Assis Brasil, Sertório, Aeroporto) ainda têm nevoeiro, bem como a região da Terceira Perimetral. Eu estava no Santo Antônio (no Morro Santo Atônio) e saí de lá com céu ainda fechado. Cheguei aqui em casa com céu limpo!

 

 

Pois é Marcos, aqui no Cristal, agora às 13hs, continua tudo fechado. Não se vê um raio de sol, e olhando para a zona sul, não enxergo a Vila Assunção, que fica a 2-3km em linha reta. Às oito horas da manhã a visibilidade não ultrapassava, com certeza, os 100 metros. Saí para o Campus do Vale (extremo leste) e chegando lá, estava abrindo o tempo. Ao meio-dia, céu azul e bastante sol. Aqui, tudo fechado.

 

Agora, 17,7C. Não sei se veremos céu azul hoje.

Link to comment
Share on other sites

Será que vossa excelência poderia ser mais paciente?

 

Pelos registros do moderador foi o Tucci. E em evidente equívoco:

 

jdctucci  	200.160.119.36  	30 Abr 2010, 10:43  	Mensagem editada Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010 escrito por » Vinícius Lucyrio Ver tópico | Ver fórum

 

Veja se acalme os nervos, pois aqui é um site de lazer.

 

Att.

 

Escrevi de novo por que os usuários iam escrever mensagens e a minha iria acabar sendo passada para trás. E só a vossa excelência está enxergando nervosismo em mim!

 

Foi apenas uma advertência, entendeu?

 

Não estou bravo com ninguém, apenas quero que isso não se repita. Estou agindo da mesma forma que outros foristas agiriam no mesmo caso.

 

No mais, do meu lado, assunto encerrado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA tivemos o nevoeiro mais prolongado desde o Big Bang. :lol: Só às 11:30 o sol realmente aparece!! :shock: Ainda assim as áreas do extremo-norte da cidade (bairros Passo d´Areia, Av. Assis Brasil, Sertório, Aeroporto) ainda têm nevoeiro, bem como a região da Terceira Perimetral. Eu estava no Santo Antônio (no Morro Santo Atônio) e saí de lá com céu ainda fechado. Cheguei aqui em casa com céu limpo!

 

Minha mínima foi de 12,0°e passei das 2 às 7:30 como ausência praticamente total de vento. Agora há névoa úmida e sol. Faz 18,0° com 79% e venta de SSO a 3,7 km/h. Esquenta rapidamente.

 

Aqui mínima de 16,2 depois da máxima de 20,5 de ontem.

 

Pro ILSON: engraçado como a chegada de cerração fez a temp disparar aí na baixada. Em topos em Curita, certamente ocorria o mesmo, aquecimento na chegada da cerração, mas este aquecimento nunca chegou a 5 graus, geralmente ficava em 1 grau. Imagino que aqui seja parecido, com a diferença de que ocorre um resfriamento instantâneo na hora da chegada da cerração, e pouco depois é que esquenta.

 

Exatamente por ser uma baixada,algumas condiçoes diferem do topo.O mesmo nao ocorreu no inmet e nem no parque,simplesmente porque a temperatura nao caiu muito ao longo da noite como aqui na baixada,por isso que a elevaçao é bem maior que no topo,pois o declinio da tempratura é muito maior aqui embaixo.

Hipótese: não pode ser aquecimento adiabático? No momento em que se forma o nevoeiro, o calor utilizado para evaporar a água retorna à atmosfera. Assim o ar se aquece e, consequentemente, se expande. Mas como esse ar aquecido está numa baixa e há estabilidade atmosférica, esse ar expandido fica confinando na baixada, ou seja, sua expansão é contida pelo relevo à volta. Resultado: maior aquecimento.

 

Abraços adiabáticos!

 

Se for isso Marcos,eu tambem detesto o aquecimento adiabatico.Assim como o nevoeiro ou cerraçao. :x:x:x:x

Link to comment
Share on other sites

Tenho a bizarra sensação que a neblina está aumentado! Não sei, agora há pouco via bem a claridade do sol por trás da cobertura, agora sumiu e parece que deu uma leve escurecida aqui... Vai entender!

 

Será que o aquecimento por cima deste nevoeiro não poderia estar se expandindo e empurrando o ar frio e a umidade ainda mais pra baixo??

Link to comment
Share on other sites

Será que vossa excelência poderia ser mais paciente?

 

Pelos registros do moderador foi o Tucci. E em evidente equívoco:

 

jdctucci  	200.160.119.36  	30 Abr 2010, 10:43  	Mensagem editada Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010 escrito por » Vinícius Lucyrio Ver tópico | Ver fórum

 

Veja se acalme os nervos, pois aqui é um site de lazer.

 

Att.

 

Escrevi de novo por que os usuários iam escrever mensagens e a minha iria acabar sendo passada para trás. E só a vossa excelência está enxergando nervosismo em mim!

 

Foi apenas uma advertência, entendeu?

 

Não estou bravo com ninguém, apenas quero que isso não se repita. Estou agindo da mesma forma que outros foristas agiriam no mesmo caso.

 

No mais, do meu lado, assunto encerrado.

 

 

Calma, Vinícius. Isso é um erro involuntário que nós moderadores frequentemente cometemos ao confundir o botão 'edit" com o botão "quote". Acho que tu tiveste uma reação exagerada ao ocorrido. Não era para tanto. Outros usuários que sofreram com estes erros apenas relataram o problema e o mesmo foi corrigido.

 

Não foi uma "pachorra", o que ocorreu foi apenas um acidente.

Link to comment
Share on other sites

Hipótese: não pode ser aquecimento adiabático? No momento em que se forma o nevoeiro, o calor utilizado para evaporar a água retorna à atmosfera. Assim o ar se aquece e, consequentemente, se expande. Mas como esse ar aquecido está numa baixa e há estabilidade atmosférica, esse ar expandido fica confinando na baixada, ou seja, sua expansão é contida pelo relevo à volta. Resultado: maior aquecimento.

 

Abraços adiabáticos!

 

Se for isso Marcos,eu tambem detesto o aquecimento adiabatico.Assim como o nevoeiro ou cerraçao. :x:x:x:x

Lamento, mas em se tratando de baixada isso é inevitável. O mesmo ocorre em Santa Maria e Campo Bom.

 

Por sinal, a temperatura está custando a subir em POA. Parece piada, mas a verde e afastada Lomba do Pinheiro está 5° mais quente que os bairros centrais!! :shock: Eis os dados atuais do Metroclima e de outras estações:

 

Lomba do Pinheiro: 22,2°

Chácara das Pedras (aqui em casa): 20,4° com 71%

Sertório: 20,2°

Belém Novo: 20,2°

Cristal (PWS): 19,4°

Centro (Correio do Povo): 18,8°

Jardim Botânico (INMET): 18,3°

Menino Deus: 17,2° :shock:

Moinhos de Vento: 17,1° :shock:

Av. Ipiranga (RBS): 16,5° :shock:

Aeroporto: 16° (13 h) :shock:

 

Bizarro. Esse frio incomum também pode ser efeito da forte névoa seca que cobre a cidade.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a dinâmica de POA hj é típica da Pianura Padana no norte da Itália (região de Milão) onde os longos dias de estabilidade atmosférica no inverno provocam um céu translúcido no céu da região, causa dos nevoeiros que não conseguem se dissipar devido a pouca duração dos dias no paralelo 45ºN. É um "haze" eterno!

 

nebbiami.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem. Entendi.

Me desculpem se me exaltei, mas em momento algum fiquei irritado.

Desculpe Vini... fui responder sua mensagem e, como disse o Shima e Bruno, dei um edit ao inves de um quote.

Foi sem querer mesmo... preciso me acostumar a esses comandos novos!

Abs

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem. Entendi.

Me desculpem se me exaltei, mas em momento algum fiquei irritado.

Desculpe Vini... fui responder sua mensagem e, como disse o Shima e Bruno, dei um edit ao inves de um quote.

Foi sem querer mesmo... preciso me acostumar a esses comandos novos!

Abs

 

Relaxa 8-)

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem. Entendi.

Me desculpem se me exaltei, mas em momento algum fiquei irritado.

Desculpe Vini... fui responder sua mensagem e, como disse o Shima e Bruno, dei um edit ao inves de um quote.

Foi sem querer mesmo... preciso me acostumar a esses comandos novos!

Abs

 

eu faço isso direto, normal quando o alcool toma conta do organismo. :lol:

 

abraços.

 

Começa a "ventar gelado" por aqui, fui ver a temperatura e tchann termometro no sol, mas mesmo assim 22,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.