Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

Concordo 100% com as palavras do Ilson. PHP, as tuas afirmações sempre foram subjetivas aqui no BAZ, baseadas apenas em afirmações vagas. Não há números concretos e a única estação da cidade, Inmet, mostra dados modestos para a tua região, mesmo considerando que ela se encontra num topinho baixo. Passou da hora de vc instalar uma estação particular (ou publica) em um desses inúmeros lugares de que vc tanto fala para gente. O BAZ evoluiu muito nos últimos anos no quesito instrumentação meteorológica, porém vc continua monitorando o clima na base do diz-que-me-disse. Abre essa mão vivente!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

PAULO, DIA 23 FUI A AUSENTES POR SÃO JOAQUIM, ESTRADA DE CHÃO. TEM UMAS ÁREAS, GRANDES, DE BAIXADA, ENTRE 1000/1150 m, AQUILO LÁ DEVE SER UM GELO EM NOITES DE GEADA, NÃO DUVIDO QUE PASSE DOS -12/-15°C NAS NOITES EXTREMAMENTE FRIAS, ASSIM COMO AQUI NA NOSSA REGIÃO. COMPARAR BAIXADAS QUE ESTÃO AO NÍVEL DE 600/800 m E TOPOS PASSANDO, COM MUITO CUSTO, DOS 900 m, COM BAIXADAS QUE VARIAM DE 1000 A 1500 m COM TOPOS DE 1200 m A 1800 m, É QUERER NÃO ENXERGAR OUTRAS REALIDADES.

 

 

Ronaldo, eu e o Tucci voltamos de Ausentes p/ São Joaquim por essa estrada, em Julho de 2008. Tem locais realmente impressionanates, tanto pela geografia como pela beleza e singularidade até!! Me impressionou muito o próprio vale do rio Pelotas, pois tirei fotos de locais altos, onde o vale aparece ao fundo, num verdadeiro buraco, além de ser belíssimo!!

 

O que me impressionou bastante também foram as casas em alguns vilarejos e fazendas da região, sem nenhuma estrutura pra enfrentar todo esse frio. A maioria são de madeira, daquelas estilo antigo, onde entra vento por todo lado...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

PAULO, DIA 23 FUI A AUSENTES POR SÃO JOAQUIM, ESTRADA DE CHÃO. TEM UMAS ÁREAS, GRANDES, DE BAIXADA, ENTRE 1000/1150 m, AQUILO LÁ DEVE SER UM GELO EM NOITES DE GEADA, NÃO DUVIDO QUE PASSE DOS -12/-15°C NAS NOITES EXTREMAMENTE FRIAS, ASSIM COMO AQUI NA NOSSA REGIÃO. COMPARAR BAIXADAS QUE ESTÃO AO NÍVEL DE 600/800 m E TOPOS PASSANDO, COM MUITO CUSTO, DOS 900 m, COM BAIXADAS QUE VARIAM DE 1000 A 1500 m COM TOPOS DE 1200 m A 1800 m, É QUERER NÃO ENXERGAR OUTRAS REALIDADES.

Eu não duvido Ronaldo, mas te pergunto:Não tem nenhuma baixada deste formato monitorada?

Tenho curiosidade em saber o que daria.

Link to comment
Share on other sites

Concordo 100% com as palavras do Ilson. PHP, as tuas afirmações sempre foram subjetivas aqui no BAZ, baseadas apenas em afirmações vagas. Não há números concretos e a única estação da cidade, Inmet, mostra dados modestos para a tua região, mesmo considerando que ela se encontra num tipinho baixo. Passou da hora de vc instalar uma estação particular (ou publica) em um desses inúmeros lugares de que vc tanto fala para gente. O BAZ evoluiu muito nos últimos anos no quesito instrumentação meteorológica, porém vc continua monitorando o clima na base do diz-que-me-disse. Abre essa mão vivente!!!

Informações vagas?

Por favor Bruno tem o video da neve de 2007,as fotos da neve da Raia da Pedra, e os dados de vento que muitos aqui duvidavam de mim, estão sendo confirmados pelo topinho do Inmet, de sensação térmica idem, e a filmagem da sanga congelada, do termômetro dentro do abrigo em PVC marcando -8.5º,tudo bem que não é o ideal, mas tu achas que daria muito diferença?Pois vou colocar o abrigo de madeira venezianas, lá no Pantera.Vais dizer que a estação moderna tem mais precisão que um digital de max e min, estação esta que alguns aqui descontam 0,8º???

Ilson, e os demais, querem mais padrão que a do Parque das Tuias, que registrou -6.8º ano passado?Ou seja, uma leve baixada com abrigo louco de especial e bateu Vacaria...

Não fossem os investimentos na minha casa, eu já teria adquirido uma filmadora e câmera melhores, que aliás é o que parece que vou ter de fazer,em vez de estação, filmadoras, para os "Tomés" bazianos.

Quem agora pode dizer que o vento que eu falei sempre é coisa de minha cabeça?Tem razão Ilson, não vou levar muito a sério, sei do que estou falando e conheço minha região.

Link to comment
Share on other sites

Quem fotografou geada as 3 da tarde de um dia de inverno foi o próprio Shima.

Mas tudo bem gurizada, cansei de polemizar.

Vou apenas colocar o abrigo lá e depois confiro qual foi a mínima absoluta do ano, e gostaria de ter dados de outras baixadas para comparar, sem competição, mas com a verdade dos fatos.

Assim como S Rosa passou a ser respeitada por suas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

E é a lei da fisica se aplicando.É Apartir da 2º noite de céu estrelado com ar seco e frio,que as diferenças de temperatura entre o topo e a baixada se acentuam de verdade.Agora as 21:00 um abismo vem se abrindo entre os 4 pontos da cidade:

 

12.8[baixada] 15.3[parque] 15,9[inmet] 17.2[centro]

Link to comment
Share on other sites

PHP, alguma vez disse ter duvidado dos dados do Inmet? Estou falando das inúmeras baixadas e bairros de Soledade que tanto citas: fão, 4 rodas, Almeida, itapuca, pantera, farroupilha, etc, onde vc lança desafios em relação aos mesmos há anos e até hoje o máximo que tivemos desses locais foram medições pouco confiáveis e relatos tendenciosos sobre eventos nos mesmos. Soledade é hoje um Mito e, ao mesmo tempo, uma lenda aqui no BAZ. Acho que chegou a hora da

verdade. Fotos de geada não traduzem o potencial de frio de lugar algum (gea com +4C e -10C), numeros sim. Nós, bazianos, estamos carentes de dados de todas estas regiões de Soledade. Não queremos mais ouvir falar em apostas e desafios. Afinal do que adianta lançar os mesmos se não temos dados alguns sobre estes locais? Qualquer um pode vir aqui no BAZ e dizer que geou forte na rua do tio bin laden, porém não será assim que essa mesma pessoa conseguirá ilustrar o clima daquele locail, pois na comparação relativa com lugares próximos, tudo levará a crer que a sua fonte é duvidosa, a não ser que ele nos traga dados, dados diários e confiáveis deste local.

Link to comment
Share on other sites

PHP, alguma vez disse ter duvidado dos dados do Inmet? Estou falando das inúmeras baixadas e bairros de Soledade que tanto citas: fão, 4 rodas, Almeida, itapuca, pantera, farroupilha, etc, onde vc lança desafios em relação aos mesmos há anos e até hoje o máximo que tivemos desses locais foram medições pouco confiáveis e relatos tendenciosos sobre eventos nos mesmos. Soledade é hoje um Mito e, ao mesmo tempo, uma lenda aqui no BAZ. Acho que chegou a hora da

verdade. Fotos de geada não traduzem o potencial de frio de lugar algum (gea com +4C e -10C), numeros sim. Nós, bazianos, estamos carentes de dados de todas estas regiões de Soledade. Não queremos mais ouvir falar em apostas e desafios. Afinal do que adianta lançar os mesmos se não temos dados alguns sobre estes locais? Qualquer um pode vir aqui no BAZ e dizer que geou forte na rua do tio bin laden, porém não será assim que essa mesma pessoa conseguirá ilustrar o clima daquele locail, pois na comparação relativa com lugares próximos, tudo levará a crer que a sua fonte é duvidosa, a não ser que ele nos traga dados, dados diários e confiáveis deste local.

Já que tu apelou, vamos aos fatos:

-Em 2009 a mínima absoluta no topinho mixuruca do Inmet, foi menor que a do topo elevado de Canela.

- Tu achas a estação do Parque das Tuias duvidosas?Aí já forçou a barra.

-Quando falarem em Raia da Pedra e Itapuca, coloquem na cabeça, não estão falando de qualquer pontinho de 400, 500m do Planalto Médio, estão falando de locais de até 827m, que ficam a mais de 150km a sudeste de Lagoa Vermelha.

-É mito?

Então responda:

-Continua achando mito, os ventos em Soledade?

- Lenda a sensação térmica?

Dependendo de tua resposta, vamos ver quem é tendencioso.

Até "gabei" o Castelinho hoje, e acho realmente um local muito frio.

 

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar, não estou brigando com ninguém, muito menos apelando para coisa alguma. Apenas expresso a minha opinião e ela não contesta de forma alguma os dados do Inmet de Soledade. Logo a impressão que passa é que vc está fazendo força para não me entender.

 

Sobre a Raia da Pedra, esse é a maior dos mitos, pois é o tema mais comentado deste site sem que jamais trabalhássemos um dado se quer deste sítio. Não temos nada da Raia da Pedra. Nada!!!! Em 6 anos desde que comecei a ouvir deste sítio, jamais tive um dado de temperatura de lá, apenas declarações subjetivas sobre a mesma.

Link to comment
Share on other sites

Concordo 100% com as palavras do Ilson. PHP, as tuas afirmações sempre foram subjetivas aqui no BAZ, baseadas apenas em afirmações vagas. Não há números concretos e a única estação da cidade, Inmet, mostra dados modestos para a tua região, mesmo considerando que ela se encontra num topinho baixo. Passou da hora de vc instalar uma estação particular (ou publica) em um desses inúmeros lugares de que vc tanto fala para gente. O BAZ evoluiu muito nos últimos anos no quesito instrumentação meteorológica, porém vc continua monitorando o clima na base do diz-que-me-disse. Abre essa mão vivente!!!

Também não estou brigado com ninguém e quando falo em desafio, é em tom de brincadeira, pra ver se a galera se anima em acompanhar as baixadas pelo RS, SC e PR afora. ;):D

-Apesar de ter muita estima por ti, Bruno e por todos os demais que escreveram a respeito do assunto, hoje, não posso aceitar contestação de fatos.Não é pq não apareceu nenhuma geada decente em tua web cam em Canela,que eu não acredite que tenha dado boas geadas em baixadas daí.

- O que tu chamas de modestos?Os dados de vento são bem extremos,

Link to comment
Share on other sites

Tempo bastante nublado aqui hoje. Agora continua assim, mas a sensação é de frio leve devido ao vento fraco...

 

O GFS tem colocado constantemente uma mínima de cerca de 10ºC para cá no domingo. Estou aguardando ansiosamente. :)

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas são modestas.

Os dados de vento refletem em sensação de frio forte se comparado a muitas famosas cidades serranas elevadas e frias,em sensação térmica do jeito que tu quiseres, em média, em sensação mínima, Soledade (topinho Inmet) supera, Canela, Vacaria, Lagoa Vermelha.

E mesmo no vento em si, minha terra com a estação a 667m, embora todos saibam que a média da cidade é 720m,se equipara e até supera cidades litorâneas do RS,e quase iguala Ausentes a 1240m, encostada no mar...

Canela é boa de média, de máxima, mas não se pode ganhar em todos os aspectos Bruno, em termos de vento, sensação térmica e mínima ela perde para Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Cara, todos os questionamentos que faço são em relação a temperatura. Não analiso sensação pois, pois não é somente com vento que se faz essa analise. Há outras variáveis em jogo que não embutes no calculo, tal como umidade e a enorme variabilidade da distribuição da velocidade dos ventos dentro de pequenas áreas.

 

As minhas contratações são somente em relação a temperatura.

 

Bruno: Sensação térmica é para o indíviduo pelado, nú....então a menos que determinadas cidades sejam campos de nudismo não faz o menor sentido em falar de sensação térmica.

Não faz sentido eu estar discutindo contigo este teu argumento tão sem consistência... :roll:

Bruno tu contestas tudo o que for daqui de minha região já estou acostumado, eu posso colocar o abrigo de madeira bonitinho, pintadinho, em altura padrão OMM, co digital lá no Pantera, e tu sempre vai arrumar uma desculpa para querer desqualificar os dados.

Eu não to falando só de sensação Mafili, falo de temperaturas mesmo, por isto que eu vou colocar o abrigo lá no Pantera, e sem este papo de estação on line, então as convencionais servem pra nada ...

Link to comment
Share on other sites

Ótimo, PHP! É isso que queremos! Coloque uma estação e nos traga dados. Coloque uma na Raia da Pedra, na verdade, pois na verdade é de lá que vem as minhas maiores contestacoes e duvidas.

Pode anotar pra não esquecer, tu vais ter de engolir muitas vezes estar nevando mais na Raia da Pedra e Itapuca do que em Canela, o que já aconteceu em 2007, pra citar apenas 1 exemplo. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ótimo, PHP! É isso que queremos! Coloque uma estação e nos traga dados. Coloque uma na Raia da Pedra, na verdade, pois na verdade é de lá que vem as minhas maiores contestacoes e duvidas.

 

Creio que todas cidades do Brasil tenha sua Raia da Pedra...Mas na media, seria maism fria que o Pantera..??

Nas médias de inverno não.

Link to comment
Share on other sites

Ótimo, PHP! É isso que queremos! Coloque uma estação e nos traga dados. Coloque uma na Raia da Pedra, na verdade, pois na verdade é de lá que vem as minhas maiores contestacoes e duvidas.

Pode anotar pra não esquecer, tu vais ter de engolir muitas vezes estar nevando mais na Raia da Pedra e Itapuca do que em Canela, o que já aconteceu em 2007, pra citar apenas 1 exemplo. :lol:

É justamente esse diz-que-me-disse, essas palavras soltas no ar (que aceita tudo), que eu quero eliminar. Se não será eternamente a minha palavra contra a tua.

Link to comment
Share on other sites

Ótimo, PHP! É isso que queremos! Coloque uma estação e nos traga dados. Coloque uma na Raia da Pedra, na verdade, pois na verdade é de lá que vem as minhas maiores contestacoes e duvidas.

Pode anotar pra não esquecer, tu vais ter de engolir muitas vezes estar nevando mais na Raia da Pedra e Itapuca do que em Canela, o que já aconteceu em 2007, pra citar apenas 1 exemplo. :lol:

É justamente esse diz-que-me-disse, essas palavras soltas no ar (que aceita tudo), que eu quero eliminar. Se não será eternamente a minha palavra contra a tua.

Não são palavras soltas no ar, são fatos e fotos.

E lembrando, O Marcelo Comin, agora está de Câmera das boas , ele ficou muito "cutucado" por duvidarem do pessoal de lá.

Mas este debate já deu,,já é assunto esgotado,que venha o inverno pra gente ver como fica. ;)

Link to comment
Share on other sites

RS - 00:00 HS

Porto Alegre : 13,3

Nessa hora eu tinha 15,0°.

 

Agora tenho os mesmos 15,0° com 78%. E é incrível como os microclimas estão aqui!!! Eis as estações do Metroclima:

 

Moinhos de Vento: 16,3°

Menino Deus: 13,7°

Lomba do Pinheiro: 11,1°

Belém Novo: 9,9° :shock:

Sertório: s/d

 

Variação de 6,4° do local mais quente ao mais frio! E o termômetro do Correio do Povo, no Centro, marca 17,5°!! São 7,6° de diferença em relação ao Belém Novo!! :shock:

 

Eu estava na PUC até às 23 h, a uns 500 m do INMET, e lá já começava a sair alguma fumaça da boca, muito de leve. Havia um leve vento e a sensação era de bastante frio! Cheguei em casa e estava menos frio, com 15,4°. Às 23 h o INMET tinha 13,8°.

 

Creio que o vento está segurando a queda nos locais mais altos. Agora ele sopra de SSE a 6,9 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Aí é que tá o problema: como é que eu vou ver como fica no inverno? Esse é o problema! Tu termina o debate apostando todas as tuas fichas em algo que não pode ser mensurado. SEMPRE!

Bruno, eu não ia mais debater este tema, mas só pra ficar bem claro para quem lê.

Sobre a Raia da Pedra, insisti e persisto falando sobre o aspecto neve, e tu sabes que neve pode ser sim medida,fotografada, filmada, anotada, observada, verificada.E por isto que espero que volte o ciclo favorável à neve no RS,mesmo que seja aquela que pega os pontos mais favoráveis,e aí teremos imagens,que falarão mais do que palavras ou números.Quanto as temperaturas eu apenas deduzo pela lógica , que seja mais fria em média que o topinho, por estar cerca de 150m mais elevada.

Este Mafili :lol:

Link to comment
Share on other sites

Hj acho que o vento atrapalhou as mínimas em baixada. Não houve muita diferença dentro de Canela:

 

Em Casa: 8,2C

Castelinho: 7,8C

Aqui em casa o vento SE parou e comecei a ter queda de 1°/h. Eis minha sequência:

1 h - 14,9°

2 h - 13,9°

3 h - 12,6°

4 h - 12,1°

 

Tive mínima de 11,4° às 6:49 (mesmo horário do Ilson lá em S. Rosa). Depois das 4 h a temperatura ficou estável até às 8:30, quando estava 12,5°. Depois disparei.

 

Agora faz 19,6° com 73%. Céu limpo e névoa seca. Venta de NO a 7,6 km/h, ou seja: ainda temos entrada de ar seco. :D

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu prometi não mais debater Soledade. Conheço a região, sei do petencial, mas creio que o tema infelizmente se esgotou.

 

PH, deixa pra lá. Não precisa se preocupar em comprovar isso ou aquilo aqui no BAZ. O mais importante não é reconhecimento alheio, mas sim o seu. A aceitação geral não é um passaporte para a verdade, apesar de ser interessante compartilhar informações.

 

Assim, querer que aceitem o que dizemos é algo dispensável.

 

Creio que isso vale para todos.

 

Abraços

Tudo bem Shima, de minha parte tá beleza.

Como vc disse, na medida do possível trarei dados dentro dos padrões, imagens e relatos.

O que importa é a realidade, e os fatos,fora disto é parcialidade.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.